Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 10, no gabinete do vice-prefeito Emerson Cardoso, com a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fábio Nogueira, Associação de Músicos, Associação de Bares e Restaurantes e Vigilância Sanitária, foi discutido a importância do cumprimento dos protocolos sanitários em vigor estabelecidos por meio de decretos, por parte dos proprietários de bares e restaurantes, isso porque a realização de shows, festas públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, continuam suspensos em todo território do estado da Bahia, conforme Decreto nº 20.658 do governo do estado.
Segundo o presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Barreiras, Geovani Zorzo, foi muito importante a reunião, pois através do diálogo estabelecido, a Associação pretende buscar o total alinhamento para o cumprimento dos protocolos sanitários. “Vamos reforçar o cumprimento dos protocolos sanitários da Covid-19 nos estabelecimentos, além disso, vamos avaliar como podemos ajudar os proprietários de bares e restaurantes quanto às fiscalizações evitando assim, desconfortos nas abordagens. Foi possível identificar onde estamos errando e como podemos corrigir. Queremos seguir com nossas atividades, garantindo sempre a segurança dos nossos clientes, colaboradores e população em geral”, reforçou Geovani.
Desde o início da pandemia da Covid-19, as equipes da Vigilância Sanitária vem trabalhando nas fiscalizações do cumprimento aos decretos e, principalmente, dos protocolos sanitários. Para o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires, essa conversa aberta com os representantes das instituições vem fortalecer a preocupação que temos em preservar a vida das pessoas. “A Covid-19 infelizmente não acabou. Houve uma flexibilização na abertura desses espaços de bares e restaurantes para que as pessoas pudessem fazer a roda da economia girar, agora, o que nós não vamos flexibilizar é a falta de cumprimento dos protocolos sanitários que estão estabelecidos nos decretos”, enfatizou Canuto.
Para o vice-prefeito, é necessária a colaboração de todos. “Apenas reforçamos com a associação de bares e restaurantes e músicos a necessidade de continuarmos a cumprir as medidas sanitárias e os protocolos de segurança. A gestão municipal é sensível à luta desses empreendedores que foram tão prejudicados com a pandemia. Esse diálogo foi franco e aberto pois estamos buscando o mesmo objetivo, manter empregos e preservar vidas”, finalizou
10
Set / 2021 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
O ex-presidente Michel Temer disse acreditar que os ataques de Bolsonaro aos demais poderes ficaram no passado após a nota de recuo assinada por ele. Ação de Temer fez o presidente recuar na crise institucional. Leia a nota aqui, na íntegra.
“Aquelas frases no estilo ‘não vou cumprir decisão judicial’, eu acho que a partir de hoje, pelo menos muito fortemente essa sensação na conversa muito objetiva que Bolsonaro comigo, eu sinto isto é coisa do passado. Como se diz, ‘olha, vamos contar o tempo a partir daqui’, é porque ele vai pautar-se por esse documento, por essa declaração que lançou no dia de hoje”, afirmou o ex-presidente à CNN Brasil.
Michel Temer chegou pela manhã e retornou para São Paulo no final da tarde. O encontro aconteceu dois dias depois dos ataques de Bolsonaro ao Supremo, em especial o ministro Alexandre de Moraes.
Conforme divulgado, Bolsonaro conversou com Moraes em ligação mediada por Temer (leia mais aqui). De acordo com participantes do encontro, o ex-presidente teria chegado ao encontro já com a sugestão.
A conversa entre os dois ocorreu antes da divulgação da nota de recuo de Bolsonaro, com tom difrente do que vem adotando nos últimos meses. O texto foi redigido com ajuda do ex-presidente.
"Ao meu modo de ver, este documento [nota] que tivemos oportunidade de sugerir, colaborar, é um documento que revela um compromisso dele com a constituição, com a harmonia entre os Poderes. Faz até uma referência ao ministro Alexandre de Moraes, em face de fala que ele teve durante aquele encontro na Paulista", disse Temer ainda em entrevista à CNN Brasil.
A expectativa na Polícia Federal é sobre qual será o impacto da conversa entre Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes no andamento das investigações que miram o presidente e seus apoiadores no STF (Supremo Tribunal Federal) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Ações nos inquéritos que miram Bolsonaro, como os das fake news, acusações contra as urnas e milícias digitais, são consideradas inevitáveis no curto e médio prazo. Entretanto, cada vez mais a leitura interna é que as condições institucionais ficam mais difíceis.
Nesse contexto, a visita de Augusto Aras ao diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, nesta quinta (9) foi lida como um indicativo de que não é certo o apoio interno para os envolvidos nos casos. O Procurador-Geral da República esteve na corporação um dia após abrir investigação contra o delegado Felipe Leal por abuso de poder.
Leal conduzia o inquérito sobre a suposta interferência de Bolsonaro na PF e foi retirado do caso por Moraes após incluir atos de Maiurino na mira da investigação. Além disso, a presença de Aras reforçou a percepção entre os policiais de que o diretor-geral está mais preocupado com o apoio externo do que com o interno.
Além da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, que divulgou nota em apoio a Leal, uma petição online foi criada em defesa do investigador e no início da noite da quinta (9) angariava cerca de 880 assinaturas de delegados, peritos, agentes e funcionários da PF.
10
Set / 2021 |
Bombeiros tentam controlar mais um incêndio em Barreiras |
Mais um incêndio está sendo debelado pelos Bombeiros durante a noite e início da madrugada desta sexta-feira, 10, na cidade de Barreiras. Desta vez o incêndio está acontecendo em uma área de vegetação no bairro Morada Nobre. Além dos militares, homens também da Secretaria de Meio Ambiente do município foram para o local para tentar controlar o indício. Nos últimos dias, o município de Barreiras tem registrado vários focos de incêndios. Na última quarta-feira, 8, um grande incêndio foi controlado na Serra da Bandeira, próximo ao aeroporto da cidade.
De acordo com informações levantas pelo Blog do Sigi Vilares, em vários casos os incêndios são causados por populares que colocam fogo em objetos ou em lixos jogados pela vegetação, o que acaba provocando as queimadas. Em muitos casos o fogo acaba destruindo várias plantações, além de prejudicar o meio ambiente e dificultar a vida das pessoas que moram próximos a esses locais.
10
Set / 2021 |
Análise: Bolsonaro faz \"Declaração à Nação\". E agora? |
A Bahia registrou, nesta quinta-feira (9), 590 novos casos da Covid-19 e 220 óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Dos 1.225.258 casos confirmados no estado desde o início da pandemia, em março de 2020, 1.196.395 já são considerados recuperados, 2.246 encontram-se ativos e 26.617 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.513.994 casos descartados e 230.882 em investigação. Além disso, 51.917 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19 no Estado.
Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta.
Vacinação
Com 9.216.237 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 83,13% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169.
10
Set / 2021 |
Prefeitura de Barreiras e parceiros se unem em força tarefa para combater incêndios flores |
A grande ocorrência de incêndios florestais que atingiram a Serra da Bandeira – uma das regiões mais altas de Barreiras – de proporções significativas e que se alastrou de forma rápida, chegando próximo ao aeroporto Dom Ricardo Weberberger, fez com que uma operação de combate fosse organizada. A iniciativa uniu Prefeitura de Barreiras, Defesa Civil, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) através do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) e o 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM).
A ação, intensificada nesta quarta-feira (8), quando os focos de incêndio foram de maior proporção, contou com reforço de duas aeronaves cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, constantemente reabastecidas com água pelos caminhões pipa da Prefeitura. Teve ainda o apoio do Programa Bahia Sem Fogo, além de uma Guarnição de Combate Especializada em Incêndio Florestal do 17º GBM e Brigadistas do PREVFOGO /IBAMA de Barreiras. As equipes agiram com técnicas de combate como o isolamento das áreas de fogo por meio de aceiros progressivos e resfriamento com a utilização da moto bomba d’água Mini Striker, para frear o avanço do fogo sobre áreas próximas à rede de alta tensão e nos equipamentos do aeroporto.
Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior, que vem acompanhado a operação junto com o coordenador regional do INEMA, Saul Reis, além das duas equipes especializadas, a utilização de aeronaves nas áreas de difícil acesso se mostra uma das formas de apoio mais eficientes no combate a incêndios florestais, pois possibilita a melhor detecção do foco e seu ataque direto. “O combate ao fogo nessa região requer atenção redobrada em função das altas temperaturas e baixa umidade, além de difícil acesso. Estas parcerias foram fundamentais para que o incêndio não se alastrasse ainda mais, acarretando maiores prejuízos tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas”, disse.
Barreiras contra o fogo – Considerando o histórico de incêndios florestais no município, com ênfase entre os meses de agosto a outubro, período de baixos índices pluviométricos e altas temperaturas associadas a baixa umidade do ar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade vem reforçando campanhas de prevenção, com antecedência. Em julho passado foi lançada a Campanha “Barreiras contra o fogo”, um alerta para conscientizar a população a evitar queimadas e saber como agir ao identificar os focos. O número 193 está em alerta constante para receber as denúncias.
10
Set / 2021 |
Assista a Jovem PAN ao Vivo |
10
Set / 2021 |
BR 242 continua fechada em Luís Eduardo |
Desde a manhã desta quinta-feira, 9, alguns agricultores, empresários e caminhoneiros bloqueiam parcialmente a BR 020 dentro do perímetro urbano do distrito do Rosário, no município de Correntina. Os manifestantes seguem as mesmas pautas reivindicadas pelo movimento que acontece em vários pontos do país, sendo apoio ao presidente Jair Bolsonaro e críticas ao STF.
O trânsito de veículos de passeio, ônibus, viaturas e cargas perecíveis segue normalmente. Os demais veículos de carga estão ficando estacionados no pátio do Posto Rosário.
Um suposto policial militar está sendo acusado de matar o jovem Carlos Henrique Dias, de 21 anos, em uma boate localizada na Avenida Aylon Macedo, no bairro Morada Nobre, em Barreiras.
O crime ocorreu na noite de anteontem, terça-feira, 7. Segundo informações, o suposto policial teria mexido com a namorada de Carlos Henrique que não teria gostado. Ao reclamar com o suposto PM, o jovem acabou morto com um tiro no peito. Há ainda uma segunda versão para o crime de que Carlos tenha esbarrado no suposto policial e dali iniciado uma discussão que terminou no crime.
A polícia civil está investigando o caso e em breve deverá trazer informações oficiais do caso.
Diversos áudios e até um vídeo rolou nas redes sociais. No vídeo dá para ouvir de longe, um disparo de arma de fogo e em seguida um homem, que seria o suposto policial, saindo o local deixando todos os presentes revoltados.
Até o fechamento desta matéria, o comando da polícia militar na região oeste ainda não havia se manifestado se havia ou não tomado conhecimento do caso e que se o acusado seria mesmo um policial militar.
10
Set / 2021 |
Fogo em serra leva piora do ar em Barreiras. População já sente os efeitos da fumaça e da |
Olá Sigi;
Fiz umas fotos do fogo que está rondando a cidade desde o início da semana. Em Barreira a população já sente os efeitos da fumaça e da baixa umidade. Estradas com acessos controlados pelos Bombeiros e monitoramento do aeroporto.
Nas imagens, mirante das torres, empresas de internet em manutenção das suas redes. Veículos e pontos de transmissões regionais foram atingidos. O Cerrado pega fogo e coloca em risco a comunicação regional.
Att. Claudio Marchewicz
10
Set / 2021 |
Polícia Civil de Itapetinga recupera caminhão carregado de soja tomado de assalto em Itabe |
Na manhã do último domingo, 5, por volta das 10h30, um caminhão da marca MAN, modelo TGX 29.480, de cor azul, foi roubado por quatro marginais próximo ao Rosarinho, em Itaberaba-BA.
Os bandidos sequestraram o motorista do caminhão e o levaram para um cativeiro sendo o mesmo liberado na madrugada do dia seguinte às 04h30. Já no final da tarde do mesmo dia, policiais civis de Itapetinga recuperaram o caminhão ainda carregado com as 50 toneladas de soja.
O veículo passava por Itapetinga pela BA 670, em a cidade de Potiraguá, possivelmente com destino à BR-101, quando a polícia civil chegou. O caminhão estava aberto e recém abandonado, possivelmente o indivíduos perceberam a aproximação dos policiais civis e abandonaram o caminhão e a carga.
10
Set / 2021 |
Motoristas fazem fila para abastecer em Barreiras |
Após os bloqueios nas rodovias federais ganharem força pelas rodovias federais pela região oeste. Centenas de motoristas em Barreiras, começaram a procurar combustível nos mais diversos postos da cidade.
Em vários pontos de Barreiras, registramos filas enormes de pessoas para abastecer seus veículos. A filas começaram na noite desta quarta-feira, 08. Na manhã desta quinta, alguns pontos ainda registravam filas para abastecimento
Além de Feira de Santana (ver aqui), caminhoneiros também fazem piquetes em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste baiano, na manhã desta quinta-feira (9).
O foco é na BR-242. De acordo com a TV Oeste, assim como em outros lugares, os manifestantes pedem o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Os protestos são considerados antidemocráticos devido ao teor de ameaça à maior Corte do Poder Judiciário brasileiro.
09
Set / 2021 |
PDT-BA expulsa \'bolsonaristas\' e remove impasse de alinhamento com proposta nacional |
O presidente estadual do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Jr., utilizou o Twitter para anunciar, nesta quarta-feira (8), o início do processo de expulsão do deputado federal Alex Santana e do estadual Samuel Jr. (reveja). A decisão ocorre um dia após ambos participarem dos atos do 7 de Setembro. As manifestações foram organizadas pela militância favorável ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e tiveram por base pautas antidemocráticas. Os parlamentares, no entanto, defendem que a ida às ruas serve ao “processo democrático”.
De acordo com Félix, a expulsão tem por justificativa “a infidelidade partidária explicitada na participação dos dois em atos, votações e postagens contrárias às decisões do partido”. Em uma perspectiva macro, a decisão também resolve um impasse interno no partido, na medida em que retira de cena os membros ideologicamente afeitos ao atual presidente da República. O PDT baiano pavimenta o alinhamento com a perspectiva nacional da sigla, de se constituir, com a atual pré-candidatura de Ciro Gomes, como a terceira via ferrenhamente contrária ao bolsonarismo.
No âmbito estadual, permanece sem martelo batido a aliança com ACM Neto (DEM), ao passo que se efetivou o rompimento com a aliança governista, base de sustentação do governo Rui Costa (PT) (reveja).
Santana confirmou já ter explicitado com antecedência a existência de “divergência” com Félix em relação ao seu posicionamento com Bolsonaro, a exceção do “desrespeito às instituições”. Assim como o estadual Samuel Jr., ele tem uma base eleitoral concentrada em grupos evangélicos.
“É a base do meu eleitorado. Já tinha falado sobre ele ao presidente e a Lupi. Entendo que não fiz nenhum ato antidemocrático. Defendo as independência das instituições”, explica Santana. Segundo ele, sobre o futuro partidário, existe [diálogo] com alguns partidos. “Temos conversas. O PSL, o PRB, o PL, o PP, que na Bahia temos dificuldades, mas em Brasília temos uma facilidade com Lira.”
A possibilidade de expulsão de Santana da sigla se arrasta desde 2019 (reveja). À época, ele chegou a ser suspenso por ter votado a favor da reforma da Previdência, a contragosto da orientação partidária.
Ao Bahia Notícias, Samuel Jr. também admitiu a existência de diálogo com o PP, dentre outras “agremiações”. O desfecho, porém, depende, por hora, da efetivação da expulsão e da abertura da janela partidária, em março.
“Para mim tudo muito novo. Não houve nenhuma conversa e nenhum comunicado oficial. Até hoje eu não tenho nenhuma orientação do partido, então não sei onde está a desobediência. Eu me pergunto onde está a discussão da democracia. O partido não manda em minha vida para dizer se eu tenho que participar ou não de ato”, diz o parlamentar sobre a expulsão.
Samuel, por sua vez, já vinha tendo atuações independentes em relação ao PDT. Em maio, o Bahia Notícias apurou que, mesmo com a saída da legenda da base de apoio ao governador Rui Costa (PT), indicações dele seriam mantidas, assim como as dos deputados estaduais Roberto Carlos e Euclides Fernandes, e do próprio Alex Santana (reveja).
No último mês, Samuel marcou presença em um evento com o ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro. Na ocasião, ele minimizou o fato e afirmou que estava no local na condição de representante da igreja responsável pela administração do Centro de Cultura Cristã da Bahia, onde a solenidade foi realizada (reveja).