Blog Santo Antônio
Notícias
 
Nos dias 07 e 08 de junho, o Parque Vida Cerrado - primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Oeste baiano – e a Galvani – sua fundadora e principal mantenedora – distribuirão, gratuitamente, mudas nativas do bioma Cerrado à comunidade de Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa faz parte da campanha “Conservar a natureza é semear um futuro melhor” e marca as ações de conscientização pela Semana Mundial do Meio Ambiente, mas também antecipa as comemorações pelo 15º aniversário do parque.

“A Semana Mundial do Meio Ambiente traz como tema neste ano a Recuperação dos Ecossistemas, justamente para nos alertar sobre a importância da conservação dos serviços ecossistêmicos e dos recursos hídricos que dependem, dentre tantas coisas, da manutenção da vegetação nativa. No campo ou na cidade, é nosso dever de casa assegurar a conservação do Cerrado, não apenas pelos benefícios ao meio ambiente e agricultura, mas para nossa própria sobrevivência”, destaca a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Bes da Rosa. A distribuição das mudas será realizada em frente à portaria social da Galvani, através do sistema de drive thru.

Novidade deste ano diz respeito ao Tour Virtual 360° pelo Parque Vida Cerrado, que está impossibilitado de receber visitas presenciais em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Através do passeio virtual, que é inédito na região, os visitantes vão ter uma experiência única por meio da plataforma do Google Street View. Para Mayco Melo, sócio e designer da Agência Negra Comunicação, o tour virtual 360º tem por objetivo levar o contato com a natureza para ainda mais pessoas, onde quer que elas estejam. “É uma nova forma de conhecer lugares durante a pandemia. Tenho certeza que as pessoas ficarão com ainda mais vontade de visitar o parque quando isso for possível", comemora.
Fonte: H.Steffens Comunicação Empresarial - Assessoria de Comunicação

- 15 vagas para a colheita manual do café, ambos os sexos, entrevista na quinta-feira (10), às 08h no Ponto SAC.

- 40 vagas para gari, ambos os sexos, ensino fundamental incompleto, preferencialmente que resida nos bairros Santa Cruz, Loteamento Conquista e Florais Lea. Interessados deverão deixar o currículo no Sine.

- 01 vaga para técnico Agrícola.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

O avião com o 9º lote da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech está previsto para chegar ao Brasil por volta das 20h desta terça-feira (8) pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (SP). A remessa reúne mais 526,5 mil doses.

A farmacêutica ainda prevê novas entregas nesta quarta (9) e quinta-feira (10), ambas com 936 mil doses, totalizando 2,4 milhões nesta semana. Até o momento a Pfizer entregou 5,9 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Equipes da Polícia Federal fazem a segurança no desembarque em Campinas (SP) e transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Fonte: G1

Após reunião com o Conselho formado pela ACELEM e representantes da sociedade civil foram definidas as medidas contra o Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, com vigência até o próximo dia 15 de junho de 2021.

Toque de recolher
O toque de recolher será das 22h às 05h.

Funcionamento do comércio
O comércio em geral poderá funcionar das 05h às 22h, com observância dos protocolos de medidas sanitárias.

Bares, restaurantes, igrejas e academias
Os estabelecimentos que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, poderão funcionar com 50% da sua capacidade, das 22h às 24h somente na modalidade de entrega em domicílio (delivery). É obrigatória a utilização de máscaras e luvas descartáveis em serviços de buffet.

Academias e igrejas funcionarão, respeitando o limite de 50% da sua capacidade.

Espaços públicos
Fica proibida a aglomeração em praças públicas, áreas verdes e parques, sendo vedada a instalação e utilização de brinquedos infantis particulares em espaços públicos, brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos em restaurantes.

Casas de shows, boates, eventos de qualquer natureza, casas noturnas, beira-rio, públicos ou privados, bares e restaurantes localizados em balneários, deverão ser mantidos fechados, sob pena de multa e cassação temporária do alvará.

Aulas nas escolas particulares e cursos profissionalizantes
As unidades particulares de educação infantil, creches, pré-escolas e ensino fundamental I, poderão manter as atividades de forma presencial, devendo atender os protocolos de medidas sanitárias.

Os cursos técnicos profissionalizantes e de idiomas poderão retomar suas atividades, respeitando os protocolos de medidas sanitárias.

Fonte: Ascom

Fonte: Grupo Santo Antonio

Apreensões foram realizadas pelo 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Porto Seguro, no sul da Bahia. Polícia detalhou que foram apreendidos cerca de 4 kg de cocaína.

Fuzis e cocaína foram apreendidos em Porto Seguro pela PM — Foto: Divulgação/SSP-BA

Fuzis e cocaína foram apreendidos em Porto Seguro pela PM — Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois fuzis e cerca de 4 kg de cocaína foram apreendidos pelo 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Porto Seguro, no sul da Bahia, na tarde de segunda-feira (7).

Conforme detalhou a PM, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as apreensões dos fuzis modelo M4 calibres 7,62 e 5,56, ocorreram durante ações preventivas.

Além dos fuzis e da cocaína, no local os PMs apreenderam ainda carregadores de fuzil, munições, um liquidificador industrial, celulares e cadernos com anotações da venda de entorpecentes.

Os militares relataram que faziam rondas na localidade de Projeto Mangabeira, na zona rural de Porto Seguro, quando surpreenderam traficantes armados, em uma área de mata. Houve confronto e os homens conseguiram fugir.

Os materiais encontrados foram apresentados, na Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro.

Fonte: G1 Bahia

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães identificou nesta segunda-feira, 7, mais 132 novos casos de Covid-19 no Município. Os casos ativos passaram então para 533, 16 a mais que neste domingo e 39 a mais que em 7-05-2021, portanto há 32 dias corridos.

No mesmo período, foram registrados 25 óbitos decorrentes da doença. O número de internados está em 27, três a menos que ontem, e 6 a mais que há 32 dias. 135 pacientes esperam pelo resultado dos testes de contágio.

Fonte: Jornal O Expresso

Fonte: Grupo Santo Antonio

No início da noite desta segunda-feira, 7, por volta das 18h30, policiais da CIPE/Cerrado realizavam patrulhamento no bairro Santa Cruz, quando receberam denúncia que um elemento estaria refinando e misturando substâncias para produção de entorpecentes. Diante de informações do carro do suspeito e de onde o mesmo estaria, foi procedida a abordagem e com ele, encontrada certa quantidade de entorpecentes, e no condomínio onde estava, o material correspondente para o refino e mistura das substâncias.

Diante dos fatos, o elemento foi conduzido até a delegacia local, para que fossem tomadas as medidas julgadas necessárias.

Fonte: CIPE/Cerrado. A CIAC nos une, o CERRADO é nosso!🌵🦅



Novos decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (8) renovam as medidas restritivas em municípios da região oeste e instituem também restrições para cidades da região nordeste da Bahia.

No oeste, as medidas atingem 36 municípios: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Na região nordeste são 15 municípios onde valem a restrições: Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto.

Em ambas regiões está mantida, até 15 de junho, a restrição de locomoção noturna das 20h às 5h. Os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades 30 minutos mais cedo, para garantir o deslocamento de funcionários às residências. Cada município deve estabelecer critérios para lotação dos estabelecimentos permitidos e fiscalizar o cumprimento da medida.

Está proibido o funcionamento de academias, exceto os espaços voltados ao atendimento de fisioterapia, de acordo com protocolos sanitários estabelecidos, que indicam a atividade como uma possibilidade para determinados tratamentos pós Covid-19.

Ficam proibidos também a prática de esporte amador coletivo, os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, além dos shows e festas. Já os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer com 25% da capacidade dos espaços.

Ainda de acordo com o novo decreto, está vedado, nas duas regiões, o funcionamento de bares, restaurantes e congêneres, no período das 18h do dia 11 de junho até as 5h do dia 14 de junho. Também neste período, estará proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras.

Fonte: SECOM/BA

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 101 (cento e um) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 13 e 70 anos. E 52 (cinquenta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 08 e 81 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 290 (duzentos e noventa) resultados, sendo que 140 (cento e quarenta) testaram negativos e 150 (cento e cinquenta) testaram positivos. Os 140 (cento e quarenta) que testaram negativos trata-se de 72 (setenta e duas) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 e 73 anos. E 68 (sessenta e oito) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 82 anos.

Já os 150 (cento e cinquenta) casos que testaram positivos, trata-se de 80 (oitenta) pessoas do sexo feminino, com idades entre 04 meses e 82 anos. Destas, 61(sessenta e uma) foram sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 16 (dezesseis) preencheram requisitos para coleta. E 70 (setenta) pessoas do sexo masculino, com idades de 02 e 83 anos. Destes, 60 (sessenta) foram sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.

Dos 150 (cento e cinquenta) casos positivos, 127 (cento e vinte e sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 130 (cento e trinta) dos 140 (cento e quarenta) que testaram negativos, totalizando 257 (duzentos e cinquenta e sete) que não foram diminuídos 53 (cinquenta e três) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 16.135 (dezesseis mil cento e trinta e cinco) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 15.031 (quinze mil e trinta e um) estão recuperados, 820 (oitocentos e vinte) estão em isolamento domiciliar, 24 (vinte e quatro) pacientes estão internados e o município registra 258 (duzentos e cinquenta e oito) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 121 (cento e vinte e um).

Barreiras contabiliza hoje 41.237 (quarenta e um mil duzentos e trinta e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 23.924 (vinte e três mil novecentos e vinte e quatro) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Dicom Barreiras

A Secretaria Municipal de Saúde informa o 253º, 254°, 255°, 256º, 257° e o 258° óbitos decorrentes da Covid-19, ocorridos nos dias 22 de abril e nos dias 01, 04, 05, e 06 de junho de 2021. Mesmo com o empenho dos profissionais de saúde das unidades, os pacientes não resistiram ao avanço da Covid-19. A Secretaria de Saúde informa ainda, que o comunicado dos óbitos aconteceram nesta segunda-feira (07), pela necessidade de confirmação do caso, endereço e quadro clínico dos pacientes.

O 253º óbito se refere a um paciente de 48 anos, que fazia tratamento de diabetes, ocorrido no dia 05 de junho no Hospital do Oeste. O 254º óbito trata-se de um paciente de 30 anos que era portador de Síndrome de Down, ocorrido no dia 05 de junho no Hospital do Oeste. O 255° óbito se refere a uma paciente de 40 anos, que fazia tratamento de obesidade, ocorrido nesse domingo, 06, no Hospital do Oeste.

O 256° óbito trata-se de um paciente de 61 anos que fazia tratamento de hipertensão arterial, ocorrido no dia 22 de abril, no Hospital Geral de Tailândia/PA. O 257º óbito se refere a um paciente de 75 anos, ocorrido no 1º de junho em sua residência. Já o 258° óbito refere-se a um paciente de 62 anos, ocorrido no dia 04 de junho na ala de leitos contratados para pacientes com Covid-19 junto à Americas Health Especialidades – AMH.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos dos pacientes reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Barreiras-BA, 07 de junho de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Dicom Barreiras

Para encerrar as ações da Semana do Meio ambiente, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, realizou nesta segunda-feira, dia 7 de junho, a doação responsável de sete mil mudas nativas do Cerrado.

O agrônomo Edelson Menezes, aproveitou e levou 10 mudas, entre mogno e ipê branco. Para Rosânia de Lima, quanto mais arvores plantadas, melhor. “Eu vou plantar a minha muda em casa e acho que que todos podem fazer a sua parte”, destacou.

A dona de casa Jucelia Rodrigues garantiu sua muda de ipê e parabenizou a prefeitura pela ação. “Escolhi o Ipê Branco, porque é muito bonito e no futuro vai fazer uma boa sombra. Acho muito importante esse cuidado com o meio ambiente e a Prefeitura está de parabéns”, disse.

A iniciativa contou com a parceria da J&H Sementes, com a doação de 5 mil mudas. “Para nós da J&H Sementes é gratificante participar junto a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, nessa parceria de entrega de mudas. Nós somos produtores de sementes de soja e algodão e temos um viveiro próprio, onde costumamos fazer essas ações, pensando no bem estar de toda região”, contou a coordenadora Técnica da empresa, Mariana Torres.



A união entre as pastas de Meio ambiente e Agricultura, contribue para uma cidade mais sustentável.

“O meio ambiente e a agricultura andando juntos no Programa Terra Gentil, ações nas escolas, na agricultura familiar e na de larga escala do município. A partir de hoje a grande parceria entre agricultura e meio ambiente é dar ênfase na fiscalização e nas ações tomadas pelo programa Terra Gentil, na agricultura do nosso município”, disse o diretor de Agricultura, Kenni Henke.

“Estamos aqui com essa grande ação, em duas frentes de trabalho, além do projeto de arborização, nessa parceria com a J&H Sementes, estamos mostrando também o trabalho da Coleta Seletiva do município, que hoje beneficia mais de 30 famílias, por meio da Associação de catadores, Recicla LEM”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Jefferson Café.

Plante que sua cidade muda! Luís Eduardo Magalhães será exemplo também em arborização, e essa iniciativa busca incentivar a comunidade a preservar a natureza e tornar a cidade mais respirável. E a Prefeitura tem dado o exemplo.

“Assim como toda população pode contribuir para o meio ambiente com sua muda, nós também do governo estamos com um projeto de paisagismo e arborização na nossa cidade, em todas as nossas áreas verdes e praças. O nosso sonho é ver essa cidade toda arborizada”, concluiu o prefeito Junior Marabá.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, atendeu entre os dias 04 e 06 de junho, 107 ocorrências de descumprimento do decreto municipal, que proíbe festas clandestinas e aglomeração. Dessas, 51 foram através do Disque Denúncia 153, da Guarda Civil Municipal. Seis pessoas foram abordadas e conduzidas à delegacia.

“Continuamos na ativa, fiscalizando o cumprimento do decreto e protegendo a população. Mais uma vez lembramos que o apoio da comunidade é fundamental para que os índices de contaminação diminuam no município”, ressaltou o secretário de Segurança, João Paulo Nascimento.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Ocorrência foi atendida na zona rural, a cerca de 22 km da sede do município.

Mergulhadores do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM) recuperaram o corpo de um jovem de 20 anos que desapareceu em um trecho do Rio de Ondas, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde do último domingo (6).

Os bombeiros foram acionados por volta das 14h, com a informação de que a vítima havia desaparecido após entrar na água. Outras pessoas estariam na companhia do rapaz, mas não conseguiram o socorro.

Depois de cerca de 20 min de buscas, os mergulhadores obtiveram êxito e encontraram a vítima presa a raízes, no fundo do rio. Os militares, então, trouxeram o corpo às margens e o encaminharam à perícia.

Fonte: Redação Sigi Vilares com informações do Corpo de Bombeiros

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Nos dias 07 e 08 de junho, o Parque Vida Cerrado - primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Oeste baiano – e a Galvani – sua fundadora e principal mantenedora – distribuirão, gratuitamente, mudas nativas do bioma Cerrado à comunidade de Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa faz parte da campanha “Conservar a natureza é semear um futuro melhor” e marca as ações de conscientização pela Semana Mundial do Meio Ambiente, mas também antecipa as comemorações pelo 15º aniversário do parque.

“A Semana Mundial do Meio Ambiente traz como tema neste ano a Recuperação dos Ecossistemas, justamente para nos alertar sobre a importância da conservação dos serviços ecossistêmicos e dos recursos hídricos que dependem, dentre tantas coisas, da manutenção da vegetação nativa. No campo ou na cidade, é nosso dever de casa assegurar a conservação do Cerrado, não apenas pelos benefícios ao meio ambiente e agricultura, mas para nossa própria sobrevivência”, destaca a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Bes da Rosa. A distribuição das mudas será realizada a partir das 17h, em frente à portaria social da Galvani, através do sistema de drive thru.

Outra grande novidade deste ano diz respeito ao Tour Virtual 360° pelo Parque Vida Cerrado, que está impossibilitado de receber visitas presenciais em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Através do passeio virtual, que é inédito na região, os visitantes vão ter uma experiência única por meio da plataforma do Google Street View. Para Mayco Melo, sócio e designer da Agência Negra Comunicação, o tour virtual 360º tem por objetivo levar o contato com a natureza para ainda mais pessoas, onde quer que elas estejam. “É uma nova forma de conhecer lugares durante a pandemia. Tenho certeza que as pessoas ficarão com ainda mais vontade de visitar o parque quando isso for possível", comemora.
Fonte: ASCOM


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza encerra na próxima terça-feira, 08 de junho em todas as salas de vacinação de Luís Eduardo Magalhães.

Essa fase é destinada a idosos e professores. Pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra o covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Na manhã deste domingo, 06, por volta das 8h15, ocorreu uma colisão entre um veículo GM Monza e uma moto Honda CG, no cruzamento das ruas Abílio Faria e Avenida Benedita Silveira, Centro de Barreiras. Um casal que estava na motocicleta ficou ferido e foi atendido por uma equipe do SAMU e encaminhado para uma unidade de saúde da cidade. Uma equipe da Cootrans, esteve no local registrando o acidente e organizando o transito. 

De acordo com informações levantadas pelo blog Sigi Vilares, o veículo do Monza teria invadido o cruzamento com sinal vermelho e acabou provocando acidente. O condutor do veículo não se evadiu do local e aguardou o socorro.

Fonte: SigiVilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |