Um veículo em chamas explodiu em estacionamento de Washington (EUA) após o motorista higienizar as mãos com álcool em gel e acender um cigarro logo depois. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o homem conseguiu deixar o carro a tempo de se salvar e sofreu pequenas queimaduras.
– O paciente sofreu queimaduras de 1º e 2º grau nas mãos e na parte interna das coxas e foi transportado para o hospital. Ele passa bem. O carro, porém, sofreu danos irreparáveis.
– Usar desinfetante para as mãos e fumar um cigarro é uma combinação ruim em áreas sem ventilação, como um carro – alertou um funcionário do Serviço de Bombeiros e Resgate do Condado de Montgomery em entrevista ao NYPost.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, negou de forma veemente qualquer acusação de que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, tenha sido fruto de um golpe orquestrado por parlamentares. Em entrevista à CNN Brasil, Cunha afirmou que “a grande golpista foi a Dilma”, que “deu um golpe no Lula para não deixar ele ser candidato”.
– No caso da Dilma, não foi nem propriamente as pedaladas fiscais [que provocaram] o resultado. Dilma, na realidade, praticou atos violando a lei orçamentária, emitiu decretos violando a lei orçamentaria. Efetivamente, praticou crime de responsabilidade. Estava no segundo mandato, em uma reeleição em que ela saiu com as pessoas já pedindo o impeachment dela – detalhou.
Cunha também ressaltou que a ex-presidente da República perdeu apoio da base aliada ao fazer promessas que não foi capaz de cumprir em seu segundo mandato. O ex-presidente da Câmara afirmou que o prejuízo causado por Dilma foi equivalente ao da pandemia.
– Tudo que ela pregou teve que fazer exatamente o contrário, e a sociedade não se conformava. No período do primeiro ano do governo Dilma, a queda de PIB é igual ao tamanho da pandemia agora – afirmou.
Questionado sobre em qual candidato votará no próximo ano, em um eventual 2° turno entre o ex-presidente Lula e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, Cunha afirmou que Bolsonaro teria seu voto.
– Não sou bolsonarista, mas sou antipetista. Eu não voto no PT. Não quero o PT de volta para o país. Eu já vivi o PT – completou Cunha.
18
Mai / 2021 |
Procurado por estupro de vulnerável é preso em Ibotirama |
Com mandado de prisão por estupro de vulnerável, um homem foi encontrado em posse de armas de fogo na tarde do último domingo (16). Equipes da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar depois de receberem informações de que o foragido estaria no povoado do Riacho, zona rural de Ibotirama, se dirigiram à localidade e cumpriram a determinação judicial.
Ele foi encontrado em frente a sua residência sem documentos de identificação. Depois de identificado foi feita a checagem no sistema do Conselho Nacional de Justiça e constatado o mandado contra o foragido que é de Brasília-DF.
“Foi feita uma patrulha após essas informações sobre o foragido, chegamos na localidade não sofremos nenhum tipo de resistência no ato e conseguimos efetuar a apreensão desse homem e das armas em sua casa”, informou o major Anderson Ronni, comandante da 28ª CIPM.
Na ação foram apreendidas duas espingardas e munições. Ele e todo o material foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Ibotirama.
O final do mês de maio é marcado pela realização da maior feira de tecnologia agrícola e negócios do norte e nordeste do País, a Bahia Farm Show. Por conta da pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo a organização, considerando o risco sanitário para visitantes e expositores, decidiu pelo adiamento da exposição.
Para lembrar essa data tão importante do calendário agrícola, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) desenvolveu a Bahia Farm Show Digital Experience 2021, uma plataforma interativa que vai unir a expertise da equipe da feira ao profissionalismo e a abrangência do Canal Rural. A programação especial será transmitida, ao vivo, no dia 17 de junho, com alcance em todo o território nacional.
Para o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, a iniciativa visa a manutenção das parcerias entre organizadores, expositores e clientes. “É um momento oportuno para lembrarmos o que já foi realizado pela Bahia Farm Show, nas primeiras 15 edições, e tudo o que essa feira representa para nossa região. O objetivo desse evento é proporcionar ao público uma experiência única, de conhecimento, baseada na alta produtividade sustentável que vem guiando os produtores rurais e levando aos excelentes resultados obtidos no campo”, afirmou. O dirigente esclareceu que não se trata de uma feira online, mas de um encontro com interação e informação.
O formato revela um ambiente dinâmico e inspirador, com a utilização de sistema de streaming (via Zoom), que possibilita a participação do público. A programação será transmitida, em tempo real, pelo Canal Rural, na TV e nos meios digitais. O usuário pode acompanhar, também, pelos portais, canais do YouTube e páginas do Facebook do Canal Rural, da Aiba e da Bahia Farm Show.
“Para marcar ainda mais a transmissão, o Bahia Farm Show Digital Experience 2021 terá moderação e apresentação da jornalista Pryscilla Paiva, comentários de Alexandre Garcia e Giovani Ferreira, do Canal Rural, além de especialistas convidados, em uma roda de bate-papo e discussão sobre os caminhos trilhados pelo setor agrícola”, disse a responsável pelo setor comercial da feira, Regiane Oliveira.
Feira presencial, só em 2022
O formato presencial da Bahia Farm Show já está programado para ocorrer entre os dias 31 de maio e 04 de junho de 2022, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Com 90% dos espaços já comercializados, a coordenação da Bahia Farm show se prepara para receber o público e os mais de 210 expositores, em estrutura moderna, repleta de novas tecnologias, para a apresentação do que há de melhor nos segmentos de maquinários, equipamentos agrícolas, sementes, defensivos, fertilizantes, energia solar, aviação, veículos, tecnologia de irrigação, entre outros produtos e serviços.
Na tarde desta segunda-feira, 17, policiais da CIPE/CERRADO prenderam um homem de 24 anos, após flagrá-lo com uma razoável quantidade de drogas.
A abordagem aconteceu durante a Operação Presença, quando o indivíduo estava abordo de uma motocicleta no bairro Santa Cruz. Com ele, a Polícia encontrou entorpecentes, uma motocicleta, dinheiro e uma balança de precisão. O material apreendido, foi apresentado junto com o conduzido no DISEP de Luís Eduardo Magalhaes.
A Procuradoria-Geral da República enviou à CPI da Covid, que apura a atuação do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, investigações contra cinco governadores que estão em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em uma delas, o alvo investigado é o governador Rui Costa (PT).
No documento enviado, o procurador Augusto Aras afirma que compartilha os inquéritos por considerar útil para o progresso da linha investigativa. Além disso, Aras ainda aponta que o levantamento é “oriundo da Assessoria Jurídica Criminal no STJ deste gabinete, contendo informações acerca dos procedimentos investigativos criminais em que se apuram crimes relacionados à aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia e que estão sob a responsabilidade daquela assessoria”. O documento é enderaçado ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD).
Contra Rui, há no Superior Tribunal de Justiça um inquérito sobre a compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste, até então presidido pelo governador, ainda em 2020. Na época, o caso ganhou repercussão e abriu uma crise no governo de Rui, que passou a ser questionado sobre o assunto, e gerou desconfianças.
Além de Rui, foram enviados inquéritos sobre o governador de São Paulo, João Doria; Amazonas, Wilson Lima; Helder Barbalho, Pará, e de Minas Gerais, Romeu Zema.
18
Mai / 2021 |
Após Aras mandar à CPI da Covid investigações no STJ, Rui diz ser ‘maior interessado’ nas |
Na imagem, o governador Rui Costa e o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas
Após o procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhar à CPI da Covid um resumo sobre as investigações relacionadas aos gastos de chefes de Estado no enfrentamento à pandemia, o governador Rui Costa (PT), em nota encaminhada a este Política Livre na manhã desta terça-feira (18), garantiu ser “o maior interessado no aprofundamento das investigações com a exemplar punição dos envolvidos e a recuperação dos valores despendidos pelo Consórcio Nordeste”.
Em seu documento, Aras diz que o levantamento é “oriundo da Assessoria Jurídica Criminal no STJ deste gabinete, contendo informações acerca dos procedimentos investigativos criminais em que se apuram crimes relacionados à aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia e que estão sob a responsabilidade daquela assessoria”. Sobre Rui Costa, há um inquérito aberto investigando a compra de respiradores.
Aras também diz que “o compartilhamento de documentos e informações entre autoridades em esforços apuratórios são muito úteis para o progresso de suas respectivas linhas investigativas, preservando-as nos casos sigilosos de sua exposição”.
No texto enviado à reportagem pela assessoria do chefe do Executivo baiano, Rui defende que “após tomar conhecimento da fraude, o Consórcio do Nordeste, na época presidido pelo governador, apresentou notícia crime à Polícia Civil do Estado da Bahia”. “No curso das investigações, a polícia baiana solicitou medidas cautelares, que resultaram na prisão temporária de pessoas envolvidas no crime”, pontua.
Confira o texto na íntegra:
O ofício encaminhado pelo Procurador-Geral da República à CPI da Covid refere-se à compra realizada pelo Consórcio do Nordeste, em que se constatou procedimento fraudulento pela empresa contratada, que pretendia substituir os respiradores comprados por um outro equipamento de fabricação nacional e sem registro na Anvisa.
Após tomar conhecimento da fraude, o Consórcio do Nordeste, na época presidido pelo Governador Rui Costa, apresentou notícia crime à Polícia Civil do Estado da Bahia. No curso das investigações, a Polícia baiana solicitou medidas cautelares, que resultaram na prisão temporária de pessoas envolvidas no crime.
O Ministério Público do Estado da Bahia, pelo Promotor da causa, considerou que o inquérito deveria ser encaminhado para Ministério Público Federal. Além do procedimento criminal iniciado por determinação do então Presidente do Consórcio, foi ajuizada ação cível com vistas à recuperação dos valores, em curso na Justiça baiana que visa garantir o ressarcimento ao erário de valores que foram locupletado por fraudadores.
O governador Rui Costa declara ser o maior interessado no aprofundamento das investigações com a exemplar punição dos envolvidos e a recuperação dos valores despendidos pelo Consórcio Nordeste.
Um novo lote com 297.300 doses de vacina contra Covid-19 chegou à Bahia, na madrugada desta terça-feira (18). Os imunizantes chegaram ao estado em voo comercial, que pousou no aeroporto de Salvador. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do total das novas doses, 246.300 são da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, e 51 mil são da CoronaVac, produzida pelo Butantan.
Ainda de acordo com a Sesab, todas as vacinas deste lote serão destinadas para a aplicação da segunda dose, completando o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose. Após a organização das doses, feita pela equipe da coordenação de imunização do estado, as vacinas serão enviadas para o interior da Bahia em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG).
Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior, e depois despachadas para as cidades. Todos os municípios estão aptos a receberem as vacinas. Além dessas doses que chegaram na madrugada, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou pelas redes sociais que um lote com vacinas da Pfizer está previsto para chegar ao estado nesta terça.
O Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, publicou no Diário Oficial de Barreiras nessa segunda-feira (17), a exoneração de Cátia Pereira Aires de Alencar do comando da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município. Cátia Pereira Aires de Alencar continuará na secretaria, agora como subsecretária conforme Portaria n.º 455.
Gabriela Galdina Santana Nogueira, antes subsecretaria da pasta, passa a ser a nova Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município conforme Portaria n.º 454 publicada no Diário Oficial de Barreiras. Cátia Alencar estava a frente da pasta há 04 anos e 05 meses.
Dona Marli Arinhart de 61 anos recebeu a vacina contra a gripe na manhã desta segunda-feira (17), no Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). Ela que já foi imunizada contra o Covid-19 tem a caderneta de vacina em dia. “Essa é a melhor prevenção”, disse.
Além de dona Marli, outros 441 idosos já receberam o imunizante da influenza em Luís Eduardo Magalhães, de acordo com informações da Secretaria de Saúde.
A segunda fase da vacinação contra a Influenza segue até o próximo dia 08 de junho em todas as salas de vacinação do município.
É importante lembrar que a recomendação do Ministério da Saúde é de que a dose da influenza seja administrada 14 dias depois da primeira ou segunda dose contra o Covid-19.
A Prefeitura de Barreiras determinou o fechamento do comércio ‘não essencial’ por 10 dias por causa da situação da pandemia na cidade. A medida começou a valer à meia-noite de sábado (15) e segue até o dia 24 de maio.
Em razão disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), divulgou uma nota de repúdio ao Decreto, e afirmou que os lojistas não são os responsáveis pelo momento atual de agravação e disseminação no coronavírus, uma vez que eles vêm adotando todas as medidas necessárias para o seu controle dentro dos estabelecimentos.
A CDL também pede o fim de todas as restrições ao setor comercial e o direito de trabalhar irrestritamente. A justificativa do pedido é, segundo eles, salvar empregos e impedir que mais empresas fechem as portas.
“A verdade é que a situação atual da saúde do município e da região não é nossa culpa. Fechar o comércio não resolve, o que resolve são mais leitos, que hoje são insuficientes para a região. O que resolve é mais médicos, mais apoio e respeito aos profissionais de saúde. O que resolve é mais consciência nas pessoas e mais fiscalização nas ruas, nos bairros e nas chácaras”. Sinalizou a CDL.
Vale lembrar que, depois de mais de um ano de pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Barreiras implantou apenas dez leitos de UTI no Hospital Central (particular), inclusive alugados, e mesmo com o agravamento da crise sanitária e a disseminação do vírus, já com mais de 200 mortos somente em Barreiras, nenhum novo leito de UTI foi disponibilizado pela gestão municipal. Há de se considerar que tanto o Governo Federal, quanto o Governo do Estadual, enviaram milhões de reais para a prefeitura fazer exatamente o que ela não está fazendo, que é implantar leitos de UTI e proteger a população.
18
Mai / 2021 |
NOTA DA ACELEM |
A segunda-feira (17), iniciou com o funcionamento de mais um conjunto de semáforos em Luís Eduardo Magalhães. Desta vez, no cruzamento entre a Avenida JK com a Paraíba.
Para determinação dos tempos semafóricos foi realizada uma contagem volumétrica nos horários de pico: início da manhã (7h30 às 9h30), início (11h30 às 13h30) e final da tarde (16h30 às 18h30), o que deu um volume de 5.487 veículos.
A requalificação faz parte do programa ‘Nova JK’. Na última quinta-feira (12), a Superintendência de Trânsito de Luís Eduardo Magalhães (Sutrans) liberou o primeiro conjunto de semáforos da Avenida JK e realizou a abertura dos quatro primeiros retornos da via, no trecho entre a UPA e a Avenida Salvador.
17
Mai / 2021 |
Transporte intermunicipal será suspenso no período de São João e São Pedro, confirma gover |
O governador Rui Costa (PT), em coletiva na manhã desta segunda-feira (17), reafirmou que está proibida a realização da popular festa de São João na Bahia em junho deste ano. De acordo com o petista, os eventos juninos “não serão permitidos de jeito nenhum”.
O ainda descontrole da pandemia do coronavirus no Estado é a justificativa apresentada pelo chefe do Palácio de Ondina.
Rui também confirmou que o transporte intermunical será suspenso no período de São João e São Pedro. “Não haverá transporte para evitar ums nova explosão de casos na Bahia”.
“Temos que ter consciência. Não consigo ver uma pessoa que se diz cristão e não tenha essa sensibilidade”, disse. “Fazer festa, aglomeração nesse momento é desrespeitar com a vida humana”, completou.
O petista refirmou que deve agir no sentido de limitar mais os festejos. “É assim mesmo: se a gente olha desde o início da pandemia todas as datas que por alguma razão as pessoas se juntaram duas semanas depois os casos aparecem, Natal ano novo todo o momento que as pessoas se juntaram gerou contaminação e evidente que o próximo é o São João e as festas juninas”. Bnews
O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 25 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (16), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).
Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h.
A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 21 maio até as 5h de 24 de maio.
Para a comercialização de bebida alcoólica aos fins de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o fim de semana.
A circulação dos meios de transporte metropolitanos continua suspensa no período das 22h30 às 5h, até 25 de maio. Também segue proibida a circulação dos ferry boats das 22h30 às 5h, ficando vedado o funcionamento nos dias 22 e 23 de maio.
A circulação das lanchinhas deve ser suspensa também das 22h30 às 5h, até 25 de maio, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 22 e 23 de maio.
As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Para Salvador, o Governo do Estado já havia autorizado o retorno das aulas, respeitando tais critérios.
Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.
Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados.
Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todos os municípios baianos, até 25 de maio.
Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé, Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José do Jacuípe, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Umburanas, Urandi, Utinga, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.
Em função do decreto do Governo do Estado, estão suspensos os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Barreiras e no Ponto SAC, em Luís Eduardo Magalhães, desta segunda-feira (17) até próxima segunda-feira (24 de maio).
O órgão voltará a atender na terça-feira (dia 25), caso não haja prorrogação das medidas.
O dia mais feliz para dona Custódia Moreira, no período em que estava internada na enfermaria para pacientes de Covid-19 do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras, sem dúvida foi aquele em que recebeu a visita da neta, Versiane Moreira. O reencontro propiciou um suporte emocional importante na luta da paciente contra a doença, contribuindo para que ela finalmente pudesse voltar para casa. “Sabemos que minha avó se sentia mais segura com a nossa presença e acreditamos que isso tenha ajudado na sua recuperação e, consequentemente, na desospitalização”, comenta Versiane.
A percepção da neta de dona Custódia reflete a proposta do projeto Perto do Coração, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da unidade. O objetivo é oferecer um alento maior aos pacientes durante o período em que precisam ficar em isolamento para o tratamento da doença. A ação é realizada respeitando as normas de segurança exigidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HO e conta com o suporte do Serviço de Psicologia da unidade.
Tudo é feito com muito cuidado. Além da verificação dos protocolos de segurança vigentes, os visitantes e os pacientes também são avaliados emocionalmente antes da primeira visita. “Desde que implantamos o projeto, percebemos seus benefícios para as famílias, pois se tranquilizam mais, deixando os pacientes mais confiantes e seguros”, afirma Izabela Marques, psicóloga do HO.
O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, que atendia pelo nome artístico de MC Kevin, não resistiu ao grave acidente ocorrido na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e morreu. Ele caiu da varanda do 5° andar do hotel em que estava e precisou ser levado para o hospital Miguel Couto, na Gávea, pelos Bombeiros.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que MC Kevin caiu do 11º andar. Depois, a informação foi corrigida. Segundo a Polícia Militar, a queda ocorreu do 5° andar. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Mais cedo, a secretaria já havia dito, em nota, que o estado de saúde do Mc Kevin “era considerado muito grave”.
MC Kevin havia realizado um show na noite deste sábado (15).
Ele veio à cidade acompanhado da esposa, Deolane Bezerra.