10
Mai / 2021 |
Mães Na Pandemia: Desafios Da Maternidade |
A dona de casa Érica Silva está enfrentando um desafio duplo: é mãe de primeira viagem em pleno período de pandemia. O pequeno Antony Benjamim tem pouco mais de um mês e nasceu no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá.
Além de Érica, outras 607 mulheres deram à luz em Luís Eduardo Magalhães até abril de 2021, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município.
Antony foi um presente inesperado, a dona de casa fazia uso do anticoncepcional, quando percebeu a gravidez.
“Eu estou fazendo de tudo para ele não ficar doente. Não saio com ele, e quando saio, tomo todos os cuidados”.
Além de se cuidar, cuidar do bebê, a rede de apoio é fundamental no auxílio dessa mãe.
“Ele nasceu e as pessoas querem visitá-lo, mas tem todo um protocolo para essa visita, mas mesmo assim tem pessoas que eu não deixo vir”, contou.
E apesar de todas essas incertezas e inseguranças, a chegada de Antony foi de alegria. “Eu não esperava, mas foi um momento muito bom para a minha vida, porque como eu tinha perdido a minha avó, eu senti um vazio muito grande no meu coração, então meu filho chegou para preencher o vazio. Foi a melhor coisa que Deus me deu e eu o agradeço todos os dias”, contou a mãe.
Boa noite,
Passo a informar que o médico relatou que o quadro clínico de Silvano é estável, contínua usando os 15 litros de oxigênio. Os médicos fizeram procedimentos para que o pulmão ganhe força, que a saturação dele está boa chegou a 97 hoje, que ele está na fase mais crítica da doença, que estão torcendo para ele continuar assim para que não corra o risco de precisar entubar, que a partir dessa fase a tendência é ganhar força.
Vamos orar e pedir ao nosso bom Deus que cure e bençoe ele livrando o dessa doença maldita, amém.
10
Mai / 2021 |
NOTA DE PESAR |
O Grupo Santo Antonio lamenta o falecimento do nosso amado Ademir Alba e se solidariza com a família nesse momento de dor.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de combate à Dengue na comunidade do Novo Paraná. Agentes de Endemias identificaram focos do mosquito em pneus e garrafas. Também foram distribuídos panfletos informativos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, como a Dengue, Zika e Chikungunya.7
À tarde, o trabalho foi finalizado com o carro fumacê.
Mais uma ação da Prefeitura, para cuidar da população.
E a comunidade pode fazer a sua parte, com ações simples: sempre olhando o seu quintal, não deixando água parada e objetos que possam se tornar focos do Aedes aegypti.
10
Mai / 2021 |
Covid-19: LEM superou a marca dos 7 mil vacinados |
Luís Eduardo Magalhães superou a marca dos 7 mil vacinados contra o Covid-19, com um total de 7.512 pessoas que já receberam a 1° dose do imunizante, segundo dados da Secretaria de Saúde do município. Somente na manhã deste sábado (08), 300 pessoas foram vacinadas.
Nesta segunda-feira (10), a vacinação será retomada no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI),das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
Para os seguintes públicos:
- Idosos acima de 60 anos;
- Profissionais da educação, da rede pública e privada, acima de 45 anos;
- Trabalhadores da área de segurança e salvamento com idade superior a 40 anos;
- Autistas com idade de 18 a 59 anos, será necessária a apresentação de um relatório médico comprovando o transtorno;
- Gestantes e puérperas, que deram à luz há menos de 45 dias e possuem comorbidades. Importante lembrar: para que a vacinação aconteça, será necessária a apresentação de um relatório médico comprovando a comorbidade.
- Pessoas acima de 50 anos com as seguintes comorbidades (Diabetes Hipertensão, Doença renal crônica, Doença neurológica crônica, Doença hepática crônica, Doença respiratória crônica, Obesidade mórbida, Doença cardíaca crônica). Além de um documento com foto e a carteira de vacinação, o paciente precisa apresentar um laudo médico comprovando a doença ou a carteirinha do programa HIPERDIA.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).
Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 76 (setenta e seis) resultados, sendo que 24 (vinte e quatro) testaram negativos e 52 (cinquenta e dois) testaram positivos. Os 24 (vinte e quatro) casos que testaram negativos trata-se de 13 (treze) pessoas do sexo feminino com idades entre 17 e 86 anos. E 11 (onze) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 e 54 anos.
Já os 52 (cinquenta e dois) casos que testaram positivos, trata-se de 26 (vinte e seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 58 anos. Destas, 17 (dezessete) foram sintomáticas e 09 (nove) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (uma) profissional de saúde. E 26 (vinte e seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 09 e 47 anos. Destes, 16 (dezesseis) foram sintomáticos e 10 (dez) tiveram contato com caso confirmado.
Dos 52 (cinquenta e dois) casos positivos, 41 (quarenta e um) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 21 (vinte e um) dos 24 (vinte e quatro) que testaram negativos, totalizando 62 (sessenta e dois) que não foram diminuídos dos 163 (cento e sessenta e três) que aguardavam resultados.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 13.306 (treze mil trezentos e seis) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 11.839 (onze mil oitocentos e trinta e nove) estão recuperados, 1.232 (mil duzentos e trinta e dois) estão em isolamento domiciliar, 46 (quarenta e seis) pacientes estão internados e o município registra 189 (cento e oitenta e nove) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 49 (quarenta e nove).
Barreiras contabiliza hoje 35.221 (trinta e cinco mil duzentos e vinte e um) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 20.845 (vinte mil oitocentos e quarenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.
Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.
Barreiras – BA, 09 de maio de 2021.
Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde
Na madrugada de hoje, domingo, 09, a SEMATUR, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, juntamente com a Guarda Municipal, COOTRANS, Policia Militar e Vigilância Sanitária, realizaram uma grande ação conjunta, com o objetivo de identificar pontos de aglomerações no município de Barreiras. As equipes, receberam diversas denúncia de festas clandestinas, causando muita poluição sonora e desobedecia aos decretos município e estadual.
Durante a fiscalização, foram aprendidos diversos aparelhos de som e até um simulacro de arma de fogo. Várias chácaras e residências foram fiscalizadas. Um dos locais que a operação encontrou maior aglomeração foi em uma chácara as margens do Rio de Ondas, no bairro Angélica Aires. Diante das situações encontradas, várias pessoas foram encaminhadas para a delegacia de polícia, para prestar esclarecimentos.
O Ministério Público do Rio informou que investigará denúncias de prática de abuso policial na operação que deixou 25 mortos na manhã desta quinta-feira (6), na comunidade do Jacarezinho, no Rio.
Em nota, o MP informa que o canal de atendimento do plantão permanente "recebeu, nesta tarde, notícias sobre a ocorrência de abusos relacionados à operação em tela, que serão investigadas". E diz ainda que todas as apurações serão conduzidas em observância aos pressupostos de autonomia exigidos para o caso, de extrema e reconhecida gravidade.
"O MP-RJ, desde o conhecimento das primeiras notícias referentes à realização da operação que vitimou 24 civis e 1 policial civil, vem adotando todas as medidas para a verificação dos fundamentos e circunstâncias que envolvem a operação e mortes decorrentes da intervenção policial, de modo a permitir a abertura de investigação independente para apuração dos fatos, com a adoção das medidas de responsabilização aplicáveis", acrescenta.
O Ministério Público diz ter sido comunicado sobre a operação logo após seu início e esclarece que sua deflagração não depende de autorização da instituição. A nota diz também que a motivação apontada para a operação se reporta ao cumprimento de mandados judiciais de prisão preventiva e de buscas e apreensão na comunidade "sabidamente dominada por facção criminosa".
Para justificar a ação, a Polícia Civil alegou extrema violência praticada por traficantes, além de informações sobre a existência de locais como depósito de armas.
"A Polícia Civil apontou a extrema violência imposta pela organização criminosa como elemento ensejador da urgência e excepcionalidade para realização da operação, elencando a 'prática reiterada do tráfico de drogas, inclusive com a prática de homicídios, com constantes violação aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e demais moradores que residem nessas comunidades' como justificativas para a sua necessidade", diz a nota.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (08), a partir das 8h, mais um mutirão com 40 consultas obstétricas para as futuras mães do município.
No sábado também serão realizados 40 exames de ultrassom diversas. Os agendamentos estão sendo realizados pelas unidades de saúde em contato com a regulação.
As pacientes podem tirar dúvidas através do número (77) 3639-9503 ou na unidade de saúde mais próxima da sua residência.
A Secretaria de Saúde já planejou outros mutirões para o mês de maio, com o objetivo de atender a demanda.
06
Mai / 2021 |
CNMP absolve promotor baiano acusado de não investigar questões ambientais em Barreiras |
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) julgou improcedente um processo administrativo disciplinar contra o promotor de Justiça Eduardo Bittencourt, por não abrir inquéritos na Promotoria de Meio Ambiente de Barreiras, no oeste baiano (veja aqui). O relator do processo, conselheiro Silvio Roberto votou pela improcedência e arquivamento da sindicância.
Para o relator, as violações a deveres funcionais por parte de Membros do Ministério Público não podem ser presumidas, “ainda que em situações nas quais se vislumbre a existência de indícios, uma vez que devem fundamentar-se em conjunto probatório do qual resulte efetivamente caracterizada a materialidade”. O conselheiro assevera que ocorreram falhas pontuais na tramitação de dois procedimentos e considerou como fatos isolados na carreira do promotor de Justiça, que foram corrigidas posteriormente.
“O conjunto probatório não demonstra violação a dever funcional por insuficiência de produtividade uma vez que, no caso concreto, a acusação lastreou-se na aferição da infração realizada em recorte temporal diminuto, sem que fossem sopesadas a atuação funcional antecedente e a realização de diversas atividades não registradas estatisticamente, seja por impossibilidade técnica, seja pela própria natureza da atuação. 6. Improcedência da pretensão punitiva disciplinar”, disse o relator ao julgar improcedente a pretensão punitiva e absolver o promotor de Justiça.
06
Mai / 2021 |
Influenza: Quase cinco mil pessoas já foram vacinadas na primeira fase da campanha em LEM |
Luís Eduardo Magalhães tem 4.985 pessoas imunizadas contra a Influenza, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (04). A campanha começou no dia 13 de abril no município.
A cidade recebeu um total de 5.470 mil doses. Restam 485 doses.
A primeira fase da vacinação tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas e vai até o próximo dia 10 de maio.
Confira as próximas etapas:
Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Nessa terça-feira (04), a Prefeitura de Barreiras, através da coordenação do Programa de Imunização – COPIM, recebeu mais 5.240 novas doses contra a Covid-19. Produzido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, a nova remessa do imunizante foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio do Núcleo Regional de Saúde Oeste.
Seguindo os critérios definidos na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), essa nova remessa de vacinas será destinada à gestantes e puérperas com comorbidades e demais pacientes que integram o grupo de portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais.
Quatro pontos de drive-thru atenderão esse grupo prioritário, nas seguintes localidades: Praça Padre Armindo – Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Sandra Regina), Unidade de Saúde Jaime Lima (Vila Dulce), Unidade de Saúde Antônia Zélia (Vila Amorim) e Praça dos Sentidos (Vila dos SAS – Barreirinhas). Na quinta (05), serão vacinadas pessoas com comorbidades com idades entre 55 a 59 anos. Já na sexta-feira será para quem tem entre 50 a 54 anos. No ato da vacinação, além dos documentos pessoais como RG ou CPF, cartão do SUS e de vacina, será necessário a apresentação do laudo ou relatório médico atestando a comorbidade.
De acordo com a coordenadora da COPIM, as pessoas que fazem acompanhamento nas Unidades de Saúde do município serão vacinadas na próxima segunda (10) e terça-feira (11) nas suas unidades de referência. “Com base nas estimativas e ordenamento dos grupos prioritários, a Prefeitura de Barreiras segue vacinando a população conforme critérios elencados pelo Ministério da Saúde e avaliados pela CIB e seguindo o Plano de Imunização Municipal. Nesta quinta e sexta-feira serão priorizadas pessoas com comorbidades, no entanto, será necessária a apresentação do laudo ou relatório médico. Já aquelas pessoas que fazem acompanhamento nas Unidades de Saúde serão vacinadas na segunda e terça-feira, cada uma na sua unidade de referência”, pontuou Renata Queiroz.
Comorbidades que fazem parte do grupo de portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida e Cirrose hepática.
O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) retomará, a partir de segunda-feira (10), as atividades presenciais. A medida foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (5). A retomada presencial das atividades será de forma gradual, seguindo as medidas de higiene e segurança estabelecidas no Decreto Judiciário nº 414, de 24 de julho de 2020. A partir da próxima segunda-feira, ocorrerá a reabertura das unidades judiciais e administrativas do PJBA. É preciso, entretanto, se atentar para algumas restrições.
De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), entre segunda e sexta-feira (14), a reabertura das unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário estará limitada à realização de trabalho interno. Está vedado o acesso e o atendimento presencial aos advogados e às partes. O acesso das partes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público Estadual às dependências do PJBA estará autorizado a partir de 17 de maio. Entretanto será necessário o agendamento prévio.
Além disso, esse atendimento presencial deverá ocorrer somente nas hipóteses em que não for possível a realização do atendimento remoto via Balcão Virtual ou Central de Agendamento.
Policiais da PETO 83ª CIPM e RADIOPATRULHA 86ª CIPM efetuam prisão de um indivíduo após abordagem tática na zona rural de Formosa do Rio Preto. Em sua posse foram encontrados 10,7kg de droga ilícita dentro de 11 sacolas plásticas, uma balança de precisão e 13 plantas de cannabis sativa. O indivíduo e todo material, foram encaminhados para a 11°COORPIN em Barreiras, para adoção das medidas legais cabíveis.
06
Mai / 2021 |
Vereador Silvano será transferido para Barreiras |
O vereador Silvano Santos será transferido nas próximas horas da UCC em LEM para o Hospital Central em Barreiras. Os pulmões do edil estão com 75% comprometidos devido às complicações do COVID 19. Silvano Santos aguarda uma vaga para ser transferido. Ele está consciente e conversa com a equipe médica.
Pela primeira vez, Barreiras têm 1145 pessoas com vírus ativo
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 39 (trinta e nove) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 26 (vinte e seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 11 e 62 anos. E 13 (treze) pessoas do sexo masculino com idades entre 05 e 50 anos.
Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 316 (trezentos e dezesseis) resultados, sendo que 120 (cento e vinte) testaram negativos e 196 (cento e noventa e seis) testaram positivos. Os 120 (cento e vinte) casos que testaram negativos trata-se de 68 (sessenta e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 e 76 anos. E 52 (cinquenta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 79 anos.
Já os 196 (cento e noventa e seis) casos que testaram positivos, trata-se de 98 (noventa e oito) pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 76 anos. Destas, 80 (oitenta) foram sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado e 14 (quatorze) preencheram requisitos para coleta. E 98 (noventa e oito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 meses e 71 anos. Destes, 65 (sessenta e cinco) foram sintomáticos, 11 (onze) tiveram contato com caso confirmado e 22 (vinte e dois) preencheram requisitos para coleta.
Dos 196 (cento e noventa e seis) casos positivos, 172 (cento e setenta e dois) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 112 (cento e doze) dos 120 (cento e vinte) que testaram negativos, totalizando 284 (duzentos e oitenta e quatro) que não foram diminuídos dos 149 (cento e quarenta e nove) que aguardavam resultados.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 12.900 (doze mil e novecentos) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 11.569 (onze mil quinhentos e sessenta e nove) estão recuperados, 1.100 (mil e cem) estão em isolamento domiciliar, 45 (quarenta e cinco) pacientes estão internados e o município registra 186 (cento e oitenta e seis) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 156 (cento e cinquenta e seis).
Barreiras contabiliza hoje 34.524 (trinta e quatro mil quinhentos e vinte e quatro) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 20.414 (vinte mil quatrocentos e quatorze) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.
Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.
06
Mai / 2021 |
Covid-19: pessoas acima de 55 anos com comorbidades serão vacinadas em LEM a partir desta |
A vacinação contra o Covid-19 continua nesta quinta-feira (06), em Luís Eduardo Magalhães das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI).
A partir desta quinta, pessoas acima de 55 anos com comorbidades serão vacinadas. A faixa etária para os profissionais da educação também baixou, agora quem tiver a partir de 50 anos já pode procurar o sistema Drive-Thru.
Confira os públicos:
- Idosos acima de 60 anos;
- Profissionais da educação, da rede pública e privada, acima de 50 anos;
- Trabalhadores da área de segurança e salvamento com idade superior a 40 anos;
- Gestantes e puérperas, que deram à luz há menos de 45 dias e possuem comorbidades. Importante lembrar; para que a vacinação aconteça, será necessária a apresentação de um relatório médico comprovando a comorbidade.
- Pessoas acima de 55 anos com as seguintes comorbidades (Diabetes Hipertensão, Doença renal crônica, Doença neurológica crônica, Doença hepática crônica, Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica). Além de um documento com foto e a carteira de vacinação, o paciente precisa apresentar um laudo médico comprovando a doença ou a carteirinha do programa HIPERDIA.