Blog Santo Antônio
Notícias
Bombeiros militares e esquadrão antibombas foram chamados. Esplanada dos Ministérios foi fechada

Duas explosões, em um intervalo de 20 segundos, ocorreram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, no começo da noite desta quarta-feira (13). A área foi isolada. Bombeiros e militares especializados em explosivos foram ao local (veja vídeo acima). Segundo testemunhas, houve duas explosões "muito fortes".

O que sabe sobre o caso:

  • Um homem morreu após uma explosão na Praça dos Três Poderes, que fica entre o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, edifício de trabalho da Presidência da República. O corpo foi retirado do local. Até a última atualização desta reportagem, o corpo não havia sido retirado do local.
  • Um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos deputados. No porta-malas do veículo, havia fogos de artifício e tijolos.
  • Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o que provocou as explosões.
  • No momento do incidente, estavam ocorrendo sessões de plenário na Câmara (suspensa após a confirmação da morte) e no Senado (mantida até as 21h, pelo menos).
  • A sessão do STF já tinha terminado, e os ocupantes do prédio foram retirados.
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava mais no Planalto – e não houve ordem para evacuar o prédio.
  • A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar as explosões.

No momento do ocorrido, Lauana Costa estava em um ponto de ônibus em frente ao STF. Segundo ela, um homem passou, segurando uma sacola, e acenou com "um joinha". A mulher afirma que, em seguida, ouviu a primeira explosão e, ao olhar para trás, viu que o homem jogou algo perto da estátua da Justiça e logo caiu.

Em nota, o STF informou que, após a sessão desta quarta, "dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança". "Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela."

A Corte informou ainda que a segurança do STF colabora com as autoridades policiais do Distrito Federal. O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, informou que a Esplanada dos Ministérios foi fechada.

"Nesse momento estamos tentando entender o que aconteceu e estamos enviando um efetivo muito grande do batalhão especial da PMDF para fechar parte da Esplanada", disse Avelar.

Fonte: Texto do G1 e vídeo do SBT
Veículo estava carregado de fogos de artifício. Um homem morreu.

O dono do carro que explodiu na noite desta quarta-feira (13) no estacionamento anexo à Câmara dos Deputados, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), está no nome de Francisco Wanderley Luiz. Ele foi candidato a vereador pelo PL em 2020 em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, mas não se elegeu.

Um homem morreu nas explosões. De acordo com a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, provavelmente o dono do carro é o homem morto nas explosões. Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia confirmação oficial sobre a identidade dele.

No porta-malas do veículo, havia fogos de artifício e tijolos.

Duas explosões, em um intervalo de 20 segundos, ocorreram em frente ao STF.

Resumo do caso:

  • Ainda não há informações sobre o que provocou as explosões.
  • No momento das explosões, estavam ocorrendo sessões de plenário na Câmara (suspensa após a confirmação da morte) e no Senado (mantida até as 21h, pelo menos).
  • A sessão do STF já tinha terminado, e os ocupantes do prédio foram retirados.
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava mais no Planalto – e não houve ordem para evacuar o prédio.
  • Até a última atualização desta reportagem, o corpo não havia sido retirado do local.

No momento do ocorrido, Lauana Costa estava em um ponto de ônibus em frente ao STF. Segundo ela, um homem passou, segurando uma sacola, e acenou com "um joinha". A mulher afirma que, em seguida, ouviu a primeira explosão e, ao olhar para trás, viu que o homem jogou algo perto da estátua da Justiça e logo caiu.

Fonte: G1
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (13) autorizar a importação de sementes e o cultivo de cannabis (maconha) exclusivamente para fins medicinais, farmacêuticos e industriais. 

A decisão vale para o chamado cânhamo industrial (hemp), variedade de cannabis com percentual menor de 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), princípio psicoativo da maconha. 

Durante a sessão, os ministros entenderam que a concentração não é considerada entorpecente. Dessa forma, o cultivo não pode ser restringido devido ao baixo teor de THC. 

Com a decisão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá prazo de seis meses para regulamentar a questão. 

Por unanimidade, o resultado do julgamento foi obtido com o voto proferido pela relatora, ministra Regina Helena Costa. No entendimento da relatora, a baixa concentração de THC encontrada no cânhamo industrial não pode ser enquadrada nas restrições da Lei de Drogas, norma que define como crime a compra, porte e transporte de entorpecentes.

"Conferir ao cânhamo industrial o mesmo tratamento proibitivo imposto à maconha, desprezando as fundamentações científicas existentes entre ambos, configura medida notadamente discrepante da teleologia abraçada pela Lei de Drogas", justificou a ministra.

Regina Helena também ressaltou que a proibição de uso da cannabis para fins medicinais prejudica a indústria nacional e impede o acesso dos pacientes aos tratamentos.

"A indústria nacional não pode produzir, mas pode importar", completou a ministra. 

A liberação da cannabis para fins medicinais foi decidida a partir de um recurso de uma empresa de biotecnologia que buscava garantir a exploração industrial no Brasil. Apesar de a importação ser autorizada pela Anvisa, os insumos se tornam caros no mercado nacional.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Sol com nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde; noite deve ser chuvosa, diz Clima Tempo

 

Nesta terça-feira, 12 de novembro, Barreiras terá um início de dia com sol e aumento gradual de nuvens, conforme previsão do Instituto Clima Tempo. Pancadas de chuva estão previstas para o fim da manhã e início da tarde, e a noite promete ser chuvosa, com uma probabilidade de 85% para precipitações que podem somar até 8,2 milímetros.

As temperaturas devem variar entre mínima de 21°C e máxima de 28°C, enquanto a umidade relativa do ar oscila entre 70% e 96%.

O sol nasceu às 5h24 e se põe às 18h03. Em fase de lua crescente, o dia também terá ventos nordeste de 6 km/h. Combinadas às chuvas e à alta umidade, essas condições aumentam a chance de formação de arco-íris, especialmente nas áreas com maior incidência de chuvas ao longo do dia.

Fonte: Caso de Política | Luís Carlos Nunes | Parceiro do Blog do Sigi Vilares
Os municípios mais afetados são Salvador (677), Vitória da Conquista (116) e Feira de Santana (100)

A Bahia registrou, em média, 11 mortes diárias por pneumonia em 2024. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), coletados até 30 de outubro deste ano, foram contabilizados 3.442 óbitos por conta da enfermidade. Os municípios mais afetados são Salvador (677), Vitória da Conquista (116) e Feira de Santana (100). Em todo o período de 2023, 3.805 baianos morreram por causa da inflamação pulmonar, o que indica que a Bahia já atingiu em 2024 mais de 90% das ocorrências em relação ao ano passado.

Nesta terça-feira (12), a enfermidade é lembrada por conta do Dia Mundial da Pneumonia, data que busca conscientizar a população. A moléstia é causada por agentes que invadem o corpo e inflamam o pulmão, conforme explica o pneumologista Álvaro Cruz: “A doença, em geral, provoca tosse e febre. Pode haver também dificuldade para respirar, secreção, corpo mole e dor nas costas”.

O médico destaca que os invasores podem ser vírus, bactérias e, apesar de menos comuns, fungos: “Em pessoas que são previamente sadias, as bactérias são as mais graves. Quando é uma pessoa com problemas sérios, como câncer, ela pode ser diagnosticada com uma pneumonia por fungo, que é muito grave. Já a pneumonia por vírus, em geral, são as mais contagiosas”.

Para Álvaro, a pneumonia dá sinais sutis que precisam ser levados em consideração para a ida ao hospital, como a duração dos sintomas por um período prolongado ou a recuperação seguida de uma piora no quadro patológico. É o caso da jovem Sofia Mutti, 12 anos, que apresentou tosse seca durante três semanas antes de ser diagnosticada. Moradora de Stella Maris, a mãe da garota, Vanessa Mutti, 44, revela que a doença parecia ser uma alergia. “Ela parecia ter melhorado. Voltou para a escola e apresentou uma tosse pior do que antes, com catarro e mais volume. Deixei ela fazer uma prova e fomos fazer o exame logo depois. Agora, por não ter riscos graves, ela está usando máscara e álcool, mas continua as atividades”, diz.

Entre os óbitos por pneumonia registrados na Bahia, o tipo mais comum é quando o micro-organismo não é especificado, o que representa 80,6% das ocorrências - 2.775 casos. Em seguida, vem a pneumonia bacteriana, que contabilizou 641 registros - 18,6% dos casos. O pneumologista esclarece que a dificuldade não é restrita ao estado, mas um problema de diagnóstico no mundo todo.

“Mesmo nos melhores centros do mundo, somente cerca de metade dos casos são identificados. Exames de sangue e radiografia podem sugerir qual é a causa. Para ter certeza, é necessário realizar outros exames que não são muito precisos. Não há um foco muito grande em descobrir a causa específica”, afirma.

No recorte de gênero, há um equilíbrio, mas os homens representam pouco mais da metade dos casos, aproximadamente 51,2%. Das 3.442 ocorrências, o sexo masculino foi acometido 1.764 vezes, enquanto as mulheres contabilizaram 1.678 registros (48,8%). Para a pneumologista Larissa Voss, a estatística tem razões comportamentais e de cuidado com o próprio corpo: “O homem tem menos cuidado e, em geral, tem mais comorbidades associadas. A mulher vai ao médico muito rapidamente, enquanto o homem retarda mais esse processo”.

A pneumonia dispõe de tratamento, que vai de alimentação e observação até o uso de antibióticos. A médica ainda ressaltou a importância da vacinação contra a pneumonia relacionada à bactéria Streptococcus Pneumococo, o que reduz casos mais graves. “Qualquer virose é um fator de risco para pneumonia, então também é essencial a vacinação contra a gripe. Em 20 anos de formada, nunca atendi tantas pessoas adoecidas por pneumonia”, afirma.

Fonte: Do Correio da Bahia/Vitor Rocha

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Gusttavo Lima senador em 2026? É o que deseja o ex-presidente Jair Bolsonaro, que já teria aberto negociações com o cantor sertanejo para que ele se filie ao Partido Liberal (PL) e entre na disputa pelo Senado Federal nas próximas eleições. É o que afirma o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo deste domingo (10). 

Segundo a coluna, Gusttavo Lima já manifestou por algumas vezes o seu desejo de ingressar na carreira política. Sua intenção é concorrer ao Senado pelo estado no qual tem domicílio eleitoral, Goiás. De acordo com Lauro Jardim, Bolsonaro já fez uma primeira reunião com o cantor e estaria animado com a possibilidade de filiação no PL.

"Bolsonaro aconselhou Lima a acertar os últimos detalhes da aliança com Valdemar Costa Neto, presidente do partido e quem cuida dessas questões mais burocráticas. A avaliação é que o sertanejo como candidato a qualquer cargo tem potencial para ajudar a eleger Wilder Morais (PL) como governador de Goiás em 2026", afirma o colunista em O Globo.

O desejo de Bolsonaro, entretanto, pode não se concretizar pelo fato de Gusttavo Lima também já ter conversas para se candidatar ao Senado por convite do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O governador, que nessa semana anunciou sua pré-candidatura a presidente da República, já fez sondagens ao cantor e músico sobre a possibilidade de disputar mandato por alguma partido grande, como PP ou MDB.

A ideia de Caiado é que o "embaixador" faça uma dobradinha para o Senado com Gracinha Caiado, esposa do governador, e que também pode vir a ser candidata a uma segunda vaga de senadora. A dupla, Gusttavo Lima e Gracinha Caiado, portanto, faria dobradinha na chapa que apoiaria Ronaldo Caiado à Presidência da República. 

Fonte: Do Bahia Notícias

Gusttavo Lima senador em 2026? É o que deseja o ex-presidente Jair Bolsonaro, que já teria aberto negociações com o cantor sertanejo para que ele se filie ao Partido Liberal (PL) e entre na disputa pelo Senado Federal nas próximas eleições. É o que afirma o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo deste domingo (10). 

Segundo a coluna, Gusttavo Lima já manifestou por algumas vezes o seu desejo de ingressar na carreira política. Sua intenção é concorrer ao Senado pelo estado no qual tem domicílio eleitoral, Goiás. De acordo com Lauro Jardim, Bolsonaro já fez uma primeira reunião com o cantor e estaria animado com a possibilidade de filiação no PL.

"Bolsonaro aconselhou Lima a acertar os últimos detalhes da aliança com Valdemar Costa Neto, presidente do partido e quem cuida dessas questões mais burocráticas. A avaliação é que o sertanejo como candidato a qualquer cargo tem potencial para ajudar a eleger Wilder Morais (PL) como governador de Goiás em 2026", afirma o colunista em O Globo.

O desejo de Bolsonaro, entretanto, pode não se concretizar pelo fato de Gusttavo Lima também já ter conversas para se candidatar ao Senado por convite do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O governador, que nessa semana anunciou sua pré-candidatura a presidente da República, já fez sondagens ao cantor e músico sobre a possibilidade de disputar mandato por alguma partido grande, como PP ou MDB.

A ideia de Caiado é que o "embaixador" faça uma dobradinha para o Senado com Gracinha Caiado, esposa do governador, e que também pode vir a ser candidata a uma segunda vaga de senadora. A dupla, Gusttavo Lima e Gracinha Caiado, portanto, faria dobradinha na chapa que apoiaria Ronaldo Caiado à Presidência da República. 

Fonte: Do Bahia Notícias

Um crime bárbaro aconteceu na noite do último domingo (10) no bairro da Narandiba, em Salvador. Um homem recebeu mais de cem tiros no corpo, segundo informações do site Alô Juca.

Os suspeitos do homicídio chegaram com a vítima amarrada ao local do crime, na Rua Edgar Medrado Junior, e dispararam centenas de tiros contra o homem.

Após o fato, a 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para averiguar a ocorrência, bem como equipes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram chamadas para a localidade na sequência.

Fonte: Do Bahia Notícias
Briga entre homens acirra insegurança em área movimentada; polícia investiga o caso

Na noite do último sábado, 9 de novembro, uma briga generalizada gerou tumulto em uma das áreas mais movimentadas do centro histórico de Barreiras, assustando transeuntes e comerciantes. O confronto, motivado por um desentendimento prévio entre dois homens, rapidamente escalou, envolvendo agressões físicas e lançamento de garrafas e copos de vidro. A situação atingiu um ponto de alta tensão quando um dos homens foi flagrado segurando uma arma de fogo.

Testemunhas relataram que o incidente trouxe pânico aos presentes, enquanto o homem armado parecia ameaçar os envolvidos. Ainda que ninguém tenha sido atingido pelos objetos arremessados, o episódio é o segundo em menos de um mês na mesma área, aumentando as preocupações com a segurança pública no centro histórico de Barreiras, que tem sido alvo de reclamações frequentes pela falta de policiamento ostensivo.

A polícia iniciou buscas para identificar todos os participantes do tumulto e apurar as motivações que desencadearam a violência. As autoridades locais solicitam a colaboração da população para fornecer informações que possam contribuir com as investigações, ressaltando a importância de fortalecer a segurança no local para evitar novos conflitos.

Fonte: Caso de Política

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Bahia se tornou destaque nacional ao conquistar liderança na redução do desmatamento entre os biomas Cerrado e Amazônia Legal, registrando uma queda expressiva de 63,3%, entre agosto de 2023 e julho de 2024. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, entre outras autoridades.

O secretário Eduardo Sodré celebrou a conquista e creditou o sucesso à equipe do Estado da Bahia. “Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe, orientado pelo nosso governador Jerônimo, mas de responsabilidade de cada um dos servidores e servidoras do sistema ambiental. Juntos, aplicando a viabilidade ambiental e técnicas corretas de licenciamento e combate a incêndios florestais, enfrentamos o desmatamento como ele merece”, destacou.

No evento desta quarta, o Governo Federal firmou com os estados da região de Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – um pacto para a prevenção e controle do desmatamento e incêndios ilegais nos biomas.

Além da Bahia, que liderou a redução, os demais estados do Matopiba também apresentaram quedas em suas taxas de desmatamento no período: o Maranhão registrou redução de 15,1%; o Piauí alcançou uma diminuição de 10,1%; e o Tocantins teve queda de 9,6%.

Os dados apresentados no evento mostram que o Brasil reduziu o desmatamento em 30,6% na Amazônia e em 25,7% no Cerrado, com a Bahia se destacando pela maior taxa de queda entre os estados do Matopiba. De acordo com o SAD Cerrado, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o desmatamento da savana brasileira emitiu mais de 135 milhões de toneladas de CO₂ entre janeiro de 2023 e julho de 2024, um volume considerável, comparado a 1,5 vezes as emissões anuais do setor industrial brasileiro. Na Amazônia, a taxa oficial de desmatamento foi de 6.288 km² no último ano, representando a maior queda percentual em 15 anos.

Ainda durante a cerimônia, o governo federal reforçou seu compromisso com a preservação dos biomas e celebrou a atuação da Bahia e demais estados do Matopiba, que apresentaram uma redução de 76,4% no desmatamento. A parceria com o governo federal inclui também investimentos em desenvolvimento sustentável, como a criação de novas unidades de conservação e a retomada do Fundo Amazônia. Esses resultados são vistos como parte de um esforço contínuo para fortalecer a governança ambiental e garantir um desenvolvimento econômico que respeite o meio ambiente e combata o avanço do desmatamento.

Pacto

O Pacto Interfederativo para a Prevenção e Controle do Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais no Cerrado, assinado pelo Secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, juntamente com representantes do governo federal e dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí (região do MATOPIBA), estabelece medidas para combater a perda de vegetação nativa no Cerrado — um bioma essencial para a agricultura, pecuária e conservação dos recursos hídricos do Brasil. O pacto prevê a identificação e a punição dos responsáveis por desmatamento ilegal, além de reforçar a transparência e o compartilhamento de dados entre os governos. Também será formado um grupo de trabalho dedicado ao desenvolvimento de estratégias de conservação ambiental. Essa iniciativa integra o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Cerrado, promovendo a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável na região.

Fonte: Texto e fotos: Eduardo Aiache/GOVBA



O eletricista identificado como Sergio Matos Figueredo, 32 anos, natural de Coribe (Ba), foi vítima de um acidente fatal de trabalho ocorrido em uma fazenda na zona rural da cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Sérgio desempenhava seu serviço quando em determinado momento recebeu uma forte descarga elétrica e morreu no local.

O Departamento de Polícia Técnica de LEM foi acionado e fez a perícia de corpo e do local, removendo depois para o necrotério para exame. 

O laudo definitivo deverá ser enviado para a Delegacia Territorial de LEM.

Fonte: Repórter Paiva



Nesta quarta-feira (06), por volta das 11h45min, uma guarnição da 86ª CIPM foi acionada via telefone funcional para averiguar uma ocorrência de homicídio, ocorrido em uma estrada vicinal, no Bairro São Gabriel, Santa Rita de Cássia/BA, nas proximidades do Aeroporto.

Jeane Paiva de Carvalho, 40 anos, vulgo “Shaolin”, estava caído ao solo e apresentava uma lesão profunda na região da cabeça, possivelmente provocada por arma branca tipo foice.

O corpo da vítima apresentava rigidez cadavérica, foi encontrado por transeuntes que não souberam informar a autoria do crime. O DPT foi acionado para tomada das medidas cabíveis.

HISTÓRICO DA VÍTIMA: Em consulta aos portais policiais disponíveis, verificou-se que JEANE, responde a inquéritos relacionados a posse ilegal de arma de fogo, Processo art 12 DA LEI 10.826/03 e art 33 DA LEI 11.343/06, e por tráfico de entorpecentes, Inquérito, 0018/2019, de 19/05/2019, LEI 11.343/06 12 LEI 10.826/03, ambos provenientes da cidade de Santa Rita de Cássia/BA.

Fonte: CoordOInt/CIDE/CPR-O – CICOM/Barreiras   

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Fonte: Repórter Paiva/86ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na manhã desta quarta-feira, 6, o prefeito Junior Marabá anunciou a doação de um terreno para a construção da sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) em Luís Eduardo Magalhães. O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega de 28 carteiras para novos corretores de imóveis, evento que contou com a presença do repórter Weslei Santos, além de autoridades e empresários locais. 

Atualmente, a unidade do CRECI funciona em um prédio alugado na Rua Paraíba, no cruzamento com a Avenida JK. Com a nova área destinada para a sede própria, a gestão municipal reforça seu compromisso com o crescimento da cidade, reconhecendo a importância dos corretores no desenvolvimento da economia local. "Esse é um setor que abre portas para o progresso e é fundamental para nossa cidade", destacou o prefeito Junior Marabá ao parabenizar os novos corretores. 

Francisco Pereira Neto, conhecido como “Chiquinho” e delegado do CRECI no município, agradeceu ao prefeito pelo apoio e enfatizou a necessidade de um espaço próprio. “Estamos em uma cidade pujante, a quinta maior economia do estado, e a nova sede será fundamental para a categoria”, disse ele, lembrando que a cidade já conta com cerca de 600 corretores e que a demanda por profissionais cresce a cada ano. Ele ainda acrescentou que o mercado vai aquecer com a chegada de grandes empreendimentos trazidos pelo prefeito Junior Marabá 

Chiquinho também destacou a importância de que a população adquira imóveis com corretores credenciados para evitar fraudes. O evento também teve a presença de outras lideranças do CRECI, incluindo o subdelegado Jeonasio Carvalho, a diretora de eventos Consuelo Leal, o diretor tesoureiro Mário Augusto, e o vice-presidente do CRECI na Bahia, Francisco Hélder. 

A área para a nova sede passará pelos trâmites de doação antes de iniciar a construção, ainda sem data definida para o início das obras.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares*
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |