22
Fev / 2021 |
Há Vaga para PCD no Grupo Santo Antonio! |
Pelo terceiro dia consecutivo, a Bahia registra recorde de internados em leitos de UTI Covid-19. Neste domingo (21), de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 890 pessoas estão internadas em unidades de terapia intensiva.
O boletim deste domingo apresenta mais 63 mortes em relação ao divulgado no último sábado (20).
Com estes números, o estado chegou a 80% de lotação dos leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus. Por isto, o governador Rui Costa (PT)declarou a ampliação no horário do toque de recolher. Agora, em vez das 22h, a medida terá início, a partir desta segunda-feira (22), às 20h, e vai durar até às 5h.
O toque de recolher determinado pelo governo da Bahia ganhou mais três dias. Antes, a medida seria até a próxima quinta-feira (25), mas, com a atualização do decreto, ela agora está em vigor até domingo (28).
A mudança foi feita em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), publicada nesta segunda-feira (22).
O texto assinado pelo governador Rui Costa (PT) antecipa o início da restrição de 22h para 20h, com encerramento às 5h, e agrega mais cidades ao regime. Agora, apenas a região Oeste está fora do toque de recolher, que atinge 381 municípios, incluindo Salvador.
Ao anunciar as mudanças, na tarde deste domingo (21), o chefe do Executivo baiano esclareceu que a atitude foi necessária após o estado alcançar a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI Covid. A pandemia está em fase agravada, com o crescimento de novos casos e o consequente aumento de internações. Ontem, pelo terceiro dia consecutivo, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) contabilizou o maior número de pessoas internadas em UTIs por conta do coronavírus.
REGRAS ADAPTADAS
Com o horário da restrição ampliado, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar suas atividades com até 30 minutos de antecedência, ou seja, até 19h30. A exceção são os serviços de delivery de farmácia e medicamentos; serviços de limpeza pública e manutenção urbana; atividades profissionais de transporte privado de passageiros; e o funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, assim como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades fim. A circulação dos meios de transporte metropolitano deverá encerrar às 20h30.
Quanto aos estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, lojas de conveniência e similares que comercializem bebidas alcoólicas só poderão funcionar até às 18h. Já os serviços de delivery de alimentos poderão funcionar até às 23h.
De modo geral, as exceções ao decreto são o deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência. A restrição também não se aplica a servidores, funcionários e colaboradores no desempenho de suas funções nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança. Da mesma forma, ela não atinge os serviços necessários ao funcionamento das indústrias, do setor eletroenergético e dos Centros de Distribuição, bem como o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores. (Atualizada às 7h24)
Após um crescimento expressivo do número de casos e óbitos por Covid-19, o movimento que pede o retorno das aulas presenciais na Bahia perdeu o fôlego. É inconsequente tratar do assunto em meio à possibilidade de colapso do sistema de saúde. No entanto, é preciso também admitir que há uma falha grave das autoridades públicas quando instadas a falar sobre o tema. Eles se recusam a apresentar parâmetros objetivos sobre quando será possível retomar a rotina de atividades dos estudantes na rede pública e privada.
O município de Itabuna, no Sul do estado, chegou ao limite da ocupação de UTIs destinadas à Covid-19. Os leitos disponíveis na manhã desta segunda-feira (22) nos hospitais de Base e no Calixto Midlej Filho estão com 100% de ocupação. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, a secretaria de saúde do município informou a intenção de abrir novos leitos de UTI e um ofício já foi enviado ao governo do Estado.
ILHÉUS
Vizinho a Itabuna, o município de Ilhéus também está com o sistema de saúde quase à beira do colapso. Em duas unidades de saúde já não tem mais vaga em UTIs para Covid-19, caso dos hospitais Costa do Cacau e Vida Memoria. Apenas o Hospital de Ilhéus tem uma margem, porém a taxa de UTI no local é de 91%.
20
Fev / 2021 |
Vagas do Sinebahia para segunda-feira (22) |
01 vendedor interno
01 churrasqueiro com experiência comprovada
01 garçom com experiência comprovada
01 recepcionista com experiência comprovada.
01 marmorista
01 ajudante de marmorista
01 auxiliar de consultório dentario
01 Empregada doméstica com disponibilidade de horários
01 Porteiro com experiência
01 Assistente Administrativo cursando faculdade de administração ou áreas afins
05 Classificadores de grãos, com disponibilidade para viajar, não precisa ter experiência na área
Interessados encaminhar o currículo para sinebahia.luiseduardomagalhaes@setre.ba.gov.br
Um total de 1.383 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalham até 22 de março para desafogar a fila de pedidos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O órgão iniciou, no último dia 12, uma força-tarefa para acelerar as avaliações sociais, que analisam se o cidadão se enquadra nos critérios para receber o benefício assistencial.
Pago a idosos a partir de 65 anos, pessoas com deficiência e trabalhadores portuários avulsos, o BPC equivale a um salário mínimo e tem como objetivo reduzir a pobreza na população de menor renda. Para ter direito ao benefício, é necessário comprovar que a renda per capita (por pessoa) na família seja menor que um quarto do salário mínimo, atualmente R$ 275 mensais por membro da família.
A força-tarefa envolverá servidores de todas as regionais do país e terá foco na análise das condições sociais do segurado. Segundo o INSS, após o fim da ação emergencial, parte dos servidores permanecerá com dedicação exclusiva à análise de processos de benefícios assistenciais.
Em consequência dos últimos Boletins Epidemiológicos emitidos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, provenientes da alta taxa de contaminação da covid-19 em nosso Estado e, por sua vez, a alta ocupação das Unidades Hospitalares existentes, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), atendendo aos protocolos e medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde dos Servidores Penitenciários e da Comunidade Carcerária, decidiu suspender temporariamente, a partir da segunda-feira (22), as visitas sociais e religiosas nas Unidades Prisionais do Estado.
Essa medida preventiva, conforme já mencionado, visa minimizar os impactos causados por uma possível transmissibilidade da covid-19 no Sistema Penitenciário, como também, forçar a diminuição de possíveis vetores de contaminação em circulação nas ruas.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acessar o extrato para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O demonstrativo de rendimentos está disponível no Portal Meu INSS e no aplicativo de mesmo nome.
Segundo o INSS, por causa das medidas de prevenção contra a pandemia de covid-19, o extrato só será fornecido por meio eletrônico neste ano.
Após digitar a senha e entrar no sistema, basta escolher a opção “Extrato para Imposto de Renda”, do lado esquerdo da página, e emitir o documento. Caso o segurado tenha esquecido a senha ou tenha problemas com o acesso, pode obter informações podem ser obtidas no portal de serviços do Governo Federal:.
A segurança jurídica e a sucessão rural estão garantidas para 234 agricultores familiares que receberam seus títulos de terra, já registrados em cartório, nesta sexta-feira (19), no município de Barra, no Território Velho Chico.
Os títulos foram entregues pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (CONSID), fruto do Projeto Bahia mais Forte Terra Legal, criado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A posse do título propicia a permanência das famílias no campo. Com o documento em mãos, os beneficiários podem acessar financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos e a aquisição de bens duráveis.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, fez a entrega dos títulos. “Esses títulos de terra representam o início da concretização do sonho desses pequenos produtores de Barra. Tenho certeza que, com o esforço do governador Rui Costa e de todos os envolvidos nesta primeira conquista, entregaremos muito mais títulos”, disse.
Alexandre de Moraes, do Bairro do Rodeio, recebeu seu título de terra com emoção. “Eu estou muito feliz. Tem muitos anos que sonho em ter a posse da minha terra, onde eu planto cana, mandioca, que é o sustento da minha família. Era o meu sonho”, destacou.
O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi internado na noite desta sexta-feira (19), em um leito clínico do Hospital Aliança, unidade privada na capital baiana. Ele testou positivo para Covid-19 no dia 16 de fevereiro.
De acordo com a Sesab, pasta administrada por Vilas-Boas, o quadro de saúde do gestor é estável, porém apresenta dessaturação de oxigênio. Nesta sexta feira, nas redes sociais, o secretário informou que estava com febre, dor de cabeça e sem olfato. Disse ainda que estava tomando medicamento para dor e febre, além de beber bastante água de coco.
Ao anunciar que testou positivo para a doença, na terça-feira, Vilas-Boas publicou nas redes sociais que passou 11 meses tentando escapar do vírus, mas que com a confirmação da doença, permaneceria em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Na ocasião, ele tinha sintomas leves.
Na quinta-feira (18), o secretário informou que fez uma tomografia de tórax e também escreveu nas redes sociais: "Múltiplas áreas de pneumonia viral acometendo 25% dos pulmões. Por definição, doença 'leve'".
O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta sexta-feira (19), dos testes iniciais do acionamento das comportas do primeiro trecho do Ramal do Agreste, em Sertânia, no Estado de Pernambuco (PE). As obras fazem parte do Eixo Leste do projeto de integração do rio São Francisco.
Ele apertou o botão para o acionamento das comportas do Reservatório Barro Branco, da adutora do Agreste.
– É sempre motivo de muita alegria visitar o nosso Nordeste […] Água é vida. Para este povo sofrido do nosso Nordeste, isso é mais do que ganhar na Mega Sena. A água não tem preço – disse o presidente no evento.
Em suas redes sociais, o presidente afirmou que, nesta fase da transposição, 1,4 milhão de pernambucanos serão atendidos.
O presidente estava acompanhado dos ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, Gilson Machado, do Turismo, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, além do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
Marinho afirmou que a obra era apenas mais uma dentre o “cemitério de obras inacabadas, discursos, palavras e recursos desperdiçados” no Brasil.
Iniciada no governo Lula, a não finalização da obra de Transposição do rio São Francisco, segundo o ministro, é resultado de “falta de foco, vontade política e determinação”.
– Mas agora, senhor presidente, estamos dentro de um ministério tendo todo apoio, tendo toda a estrutura, tendo toda a condição para fazermos o que é de sua determinação para trazermos para o Nordeste: segurança hídrica – ressaltou.
Segundo o ministro, até o final deste ano, a obra irá chegar ao Rio Grande do Norte e será finalizado o Eixo Leste.
– O que esse governo fez vai permitir que pelo menos dois terços do semiárido nordestino, onde moram mais de 20 milhões de irmãos brasileiros, tenham respeito e dignidade – afirmou.
Já Bezerra apontou que a obra tem “grande importância para a segurança do país e para o nosso estado”.
O senador celebrou os testes iniciais e disse que estará ao lado de Bolsonaro no Congresso, para a viabilização de outras obras para o estado. Por fim, Bezerra afirmou que é uma “honra” ser o líder do governo de Bolsonaro no Senado.
Em outubro do ano passado, Bolsonaro já havia visitado as obras do Ramal do Agreste, em Sertânia. Na viagem, ele também inaugurou nova etapa de obras do Sistema Adutor do Pajeú, em São José do Egito (PE).
O presidente deve retornar a Brasília nesta tarde. A previsão de chegada à capital é às 16h30.
*Estadão
A deputada federal Magda Mofatto (PL-GO) foi escolhida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para relatar o processo da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).
O nome da deputada indicada para a função foi confirmado pela Câmara nesta sexta-feira (19) e causou surpresa. Até esta quinta-feira (18), a expectativa de líderes de partidos era a de que Carlos Sampaio (PSDB-SP) fosse o relator do caso, porém isto não chegou a ser formalizado. O tucano chegou a indicar, nas redes sociais, que votaria pela manutenção da prisão de Silveira.
Com a repercussão nas redes sociais, Magda defendeu a escolha por ela e afirmou sua seriedade.
A parlamentar afirmou que ainda não decidiu se será a favor da detenção ou da soltura do colega, mas que a análise será “profunda”, para que não haja um “julgamento injusto”.
– Estou conversando com nossos colegas para que a gente tome uma decisão acertada. Não [se] tem ainda um relatório pronto. Dá a impressão [de] que a tendência é essa [a manutenção da prisão]. Mas não [se] tem nada decidido. E lembrando que quem decide é o plenário, que pode ser favorável ao relatório ou não. De noite, vamos saber.
A relatora afirmou ainda que o Congresso não se sente pressionado, mesmo que o plenário do Supremo tenha votado, por unanimidade, pela manutenção da decisão do ministro Alexandre de Moraes de prender Daniel Silveira.
– São poderes [o Legislativo e o Judiciário] harmônicos entre si, mas independentes – afirmou ela.
Magda Mofatto tem 71 anos e está em seu terceiro mandato. Moradora de Caldas Novas (GO), a cerca de 300 km de Brasília, a deputada é defensora do Turismo e do “direito à legítima defesa para o cidadão de bem”.
Antes de ser eleita deputada federal, ela teve três mandatos como vereadora, um como prefeita de Caldas Novas (GO) e outro como deputada estadual. Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Posteriormente, no Governo Michel Temer, foi favorável à PEC do Teto dos Gastos Públicos.
Os humoristas Fábio Porchat e Dani Calabresa decidiram deixar de lado o tradicional discurso do “fique em casa” e resolveram “se jogar” de férias em uma viagem para Punta Cana, na República Dominicana, mesmo com o Brasil ainda envolto na pandemia de Covid-19.
Repetindo a atitude de famosos como Luciano Huck, João Doria e da médica e ex-BBB Thelma Assis, os dois, que são ferrenhos críticos do governo do presidente Jair Bolsonaro, saíram do país sem qualquer cerimônia e publicaram fotos nas redes sociais em uma ilha do paradisíaco país caribenho.
Em seus álbuns de fotos das redes sociais, é possível encontrar registros mostrando dias ensolarados e águas cristalinas, que são a marca registrada de um dos destinos mais desejados do Caribe. Dani viajou acompanhada de seu namorado, Richard Neuman, e Fábio está curtindo as férias com sua esposa, Nataly Mega.
A Defensoria Pública da União (DPU) determinou a recomendação da suspensão do reajuste dos planos de saúde em 2021 e das cobranças retroativas referentes a 2020. Além disso, a Defensoria recomendou o reinício da discussão a respeito da necessidade e do porcentual de reajuste dos planos de saúde em 2020 e 2021 com participação social.
De acordo com o documento do órgão compartilhado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Twitter, a decisão leva em consideração que “os reajustes aparentemente não refletem a necessidade de manter a sustentabilidade econômica das operadoras de planos de saúde”.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), tais instituições estariam apresentando “bom desempenho financeiro”.
A Defensoria recomenda à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que, no prazo de cinco dias úteis, decida pela suspensão dos reajustes e das cobranças retroativas.
Ainda segundo o documento, tem-se como necessário o reinício da discussão do porcentual de reajuste “com ampla participação social, sobretudo das Defensorias Públicas e das entidades representativas/[de] proteção dos consumidores”.
O senador comemorou a decisão na rede social e afirmou que “o mínimo que se pode fazer é não negar ou dificultar o acesso do povo à SAÚDE”.
Segundo ele, “a crise não é só sanitária, é econômica! Esta última atrelada ao aumento do desemprego e à queda na renda da população”.
A recomendação foi enviada pelo defensor público-geral federal, Daniel de Macedo Alves Pereira, à ANS após ofício apresentado por Randolfe.
*Estadão
A decisão do presidente Jair Bolsonaro de zerar a cobrança de PIS, Cofins e Cide sobre o preço do óleo diesel foi bem recebida pelos caminhoneiros. Eles entendem, no entanto, que se trata de uma medida paliativa, enquanto não se encontra uma solução definitiva. Em live feita na quinta-feira (18), o presidente afirmou que, a partir de 1º de março, não haverá cobrança de nenhum imposto federal sobre o diesel por dois meses.
Para Aldacir Cadore, uma das lideranças do Comando Nacional dos Transportes (CNT), a forma de reajuste da Petrobras é muito prejudicial aos caminhoneiros.
– Imagina um motorista que sai do Rio Grande do Sul para o Nordeste, numa viagem que pode durar 25 dias. Ele sai de casa com o litro do combustível num preço e volta com outro bem diferente – diz ele, explicando sobre a imprevisibilidade no orçamento.
Segundo ele, até 2018 os autônomos representavam cerca de 6% do consumo de diesel. Hoje esse porcentual está em torno de 4%. Na avaliação de Cadore, desde a greve que paralisou o país, em 2018, empresas de diferentes setores adotaram medidas para aumentar suas frotas, reduzindo o trabalho dos caminhoneiros autônomos.
O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o Chorão, é mais pessimista em relação à decisão do presidente de zerar momentaneamente a cobrança de impostos federais, para resolver os problemas do setor.
– Se em dois anos o governo não conseguiu encontrar uma solução para reduzir o massacre que o setor está sofrendo, em dois meses será muito difícil – avaliou Landim.
Segundo ele, há uma serie de reivindicações feitas pelos caminhoneiros nos últimos anos ainda pendentes de solução em Brasília, como as ações de inconstitucionalidade da tabela do frete, que está no Supremo Tribunal Federal (STF).
*Estadão
20
Fev / 2021 |
DPU recomenda suspensão de reajuste de planos de saúde |
O defensor público-geral federal, Daniel Macedo, recomendou nesta sexta-feira (19) à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que tome medidas para suspender o reajuste dos planos de saúde em 2021 e as cobranças retroativas das correções referentes a 2020 no prazo de cinco dias úteis.
No documento enviado à ANS pela Defensoria Pública da União (DPU), é recomendo o ressarcimento imediato dos valores que eventualmente tenham sido cobrados dos beneficiários, a título de reajuste de 2020. Também foi pedido que seja retomado o debate sobre a necessidade e o percentual de reajuste dos planos de saúde de 2020 e 2021 com a participação das Defensorias Públicas, das entidades representativas e de proteção dos consumidores.
Ainda de acordo com a recomendação, deve-se “considerar os enormes retrocessos de índole socioeconômica decorrentes da pandemia, dada a recessão econômica atrelada ao aumento do desemprego e à queda na renda da população, situação que ainda poderá se estender por meses”.
A DPU também argumenta que os reajustes dos planos de saúde ficaram suspensos nos últimos quatro meses de 2020, mas que a ANS manteve os aumentos dos planos de saúde para 2021 no patamar de 8,14%, o que, segundo o órgão, traz ainda mais ônus ao acesso à saúde suplementar (planos e seguros).
Além disso, o defensor público-geral federal alega que a ANS optou pela cobrança do retroativo do aumento dos planos de saúde no Comunicado nº 87/ANS, de 26 de novembro de 2020, decidindo que “os valores relativos à suspensão dos reajustes deverão ser diluídos em 12 parcelas iguais e sucessivas, de janeiro de 2021 a dezembro de 2021”.
O defensor também afirma que as correções aparentemente não refletem a necessidade de manter a sustentabilidade econômica das operadoras de planos de saúde que, segundo informações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), estariam apresentando bom desempenho financeiro.
A instituição também aponta que o acréscimo do valor dos planos neste ano e a cobrança retroativa a 2020, ao provocarem aumentos reais tão significativos, podem representar dificuldade de acesso aos planos privados por limitações orçamentárias da população. E, por isso, faria mais pessoas dependerem somente do Sistema Único de Saúde (SUS), já sobrecarregado.
O Brasil superou a marca de 10 milhões de casos de Covid-19, nesta quinta-feira (18), com o registro de 49.368 pessoas com infecções confirmadas nas últimas 24 horas. O número real de infecções, porém, deve ser consideravelmente superior às 10.028.644 documentadas, considerando a subnotificação existente desde o início da pandemia.
Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
Somente Estados Unidos e Índia têm mais registros de casos da Covid-19, mais de 27 milhões e quase 11 milhões, respectivamente.
O Brasil mantém, desde o dia 8 de janeiro, média móvel de casos de Covid acima de 40 mil. No dia 14 do mesmo mês, a média chegou a ficar acima de 56 mil casos. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.
O Ceará afirmou que atualizou a "integração da base de dados". Isso levou à diminuição do número de casos no estado.
Nesta quinta, o país registrou o 5º maior número de mortes pela Covid em 24 horas. Foram 1.432 óbitos, o que elevou o total para a marca de 243.610.
De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.030, mesmo número de 14 dias atrás. Portanto, a situação é de estabilidade, o que não significa um quadro tranquilo da pandemia.
O consórcio também atualizou informações repassadas sobre a vacinação contra a Covid-19 por 20 estados, além do Distrito Federal.
O país chegou a 5.558.105 primeiras doses aplicadas e 837.094 segundas, segundo informações das secretarias de saúde. Nesta quinta, 155.192 receberam a primeira dose do imunizante e 169.684, a segunda.
O Amapá detalhou os dados de vacinação e separou os montantes de primeiras e segundas doses. Por esse motivo, o número de primeiras doses do estado sofreu redução.
Por enquanto, as vacinas disponíveis no Brasil são a Coronavac, vacina do Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e o imunizante da Fiocruz, desenvolvido pela parceria entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca.
O total representa 3,45% da população acima de 18 anos no Brasil.
A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.