Blog Santo Antônio
Notícias

O papa Francisco e o papa emérito Bento XVI receberam a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus, disse o Vaticano nesta quinta-feira (14).

O papa de 84 anos e o papa emérito de 93 anos receberam suas vacinas como parte de um programa de vacinação do Vaticano que começou na quarta-feira. Ambos são grupo de risco  devido à idade.

Francisco talvez esteja em maior risco porque parte de um de seus pulmões foi removido após uma doença quando ele era jovem em sua Argentina natal. Já Bento XVI é frágil e sofre de várias doenças relacionadas à velhice, como artrite.

Houve menos de 30 casos de coronavírus na Cidade do Vaticano, a maioria deles entre a Guarda Suíça, que vive em um quartel comunitário.

O papa Francisco disse no fim de semana que todos deveriam receber a vacina. "É uma escolha ética porque você está jogando com sua saúde, com sua vida, mas também está jogando com a vida de outras pessoas", disse ele à estação de TV italiana Canale 5.

 

Fonte: CNN Brasil

O ministério da Saúde diz que que os estados têm autonomia para montar campanhas de vacinação contra Covid-19 locais, desde que o imunizante tenha sido aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A pasta esclareceu que estados, municípios e o Distrito Federal podem fazer a adesão diretamente com os fornecedores das vacinas, desde que registrem diariamente os dados da aplicação das vacinas e de eventuais eventos adversos em um sistema do Ministério, como previsto na Medida Provisória das vacinas, editada na última semana.

No entanto, a pasta diz que a recomendação é para "que estados e Distrito Federal sigam as diretrizes do Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19", disse em nota.

O plano nacional estabelece alguns direcionamentos, como a definição dos grupos prioritários para aplicação da vacina e a logística centralizada no Ministério da Saúde, que faria o repasse das doses aos estados, que, então, as distribuiria aos municípios. 

O ministério ainda não apontou uma data exata para o início da campanha e trabalha com três hipóteses: a primeira, que começaria em 20 de janeiro, uma intermediária, que com início entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, e uma tardia, que começaria após 10 de fevereiro.

O único estado que fixou um dia para começar a imunização foi São Paulo, que prevê administrar as primeiras doses em 25 de janeiro.

No entanto, o ministério da Saúde informou, no último sábado, que comprou todas as doses da Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan e que a vacinação com o imunizante seria simultânea em todo o país.

Em nota, a pasta disse também que todas as vacinas adquiridas ou em negociação, que tenham aval da Anvisa, seguirão o mesmo caminho e serão incorporadas e distribuídas a toda a população, ao mesmo tempo. A distribuição seria feita de forma proporcional aos habitantes de cada estado.

Temor nos estados

A comunicação do Ministério, porém, não parece tranquilizar os estados. Nessa quarta (13), o governo do Espírito Santo pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que impeça o governo federal de requisitar os insumos comprados pelo estado para cumprir o plano local de vacinação contra a Covid-19.

No documento, a gestão capixaba diz ter um plano estadual próprio de vacinação e afirmou que negocia a compra de imunizantes diretamente com laboratórios, além de ter adquirido 6 milhões de seringas e agulhas. 

O temor parece ser a requisição administrativa, um dispositivo legal que permitiria que o Ministério da Saúde indenizasse os estados pelos bens requeridos posteriormente, sem data definida. 

Em dezembro de 2020, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), publicou nas redes sociais que o governo federal planejava uma medida provisória que centralizaria as vacinas contra Covid-19 na esfera federal.

"Toda e qualquer vacina certificada que for produzida ou importada será requisitada pelo Ministério da Saúde”, escreveu ele. 

No entanto, a publicação gerou uma resposta do Ministério, que comunicou que nunca "se manifestou sobre confisco ou requerimento de vacinas adquiridas pelos estados". 

Essa postura ficou em xeque após o governo de São Paulo relatar ao STF que uma empresa que forneceria agulhas e seringas ao estado disse que não poderia honrar a compra, porque o Ministério havia requerido a entrega de todo o estoque. 

Uma decisão cautelar do ministro Ricardo Lewandowski impediu que a União requisitasse os insumos adquiridos por São Paulo. 

No texto, Lewandowski diz que "nos termos da histórica jurisprudência desta Suprema Corte, a requisição administrativa não pode se voltar contra bem ou serviço de outro ente federativo, de maneira que haja indevida interferência na autonomia de um sobre outro".

Campanhas estaduais

Apesar da possibilidade de uma campanha autônoma, nenhum estado além de São Paulo tem, agora, vacinas prontas para aplicação. 

O governo da Bahia anunciou em setembro a compra de 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, mas ela ainda aguarda autorização da Anvisa para realizar um estudo clínico no país.

A agência informou à CNN que o laboratório União Química entrou com o pedido para fazer os testes do imunizante no país em 29 de dezembro, mas identificou que há informações que precisam de complementação. "Ou seja, o pedido está em exigência aguardando documentos faltantes", disse em comunicado.

Em dezembro, o governo de Minas Gerais assinou um memorando com tratativas para fazer uma parceria com a Covaxx, uma divisão da americana United Biomedical, que desenvolve um potencial imunizante. No entanto, como ainda passará por testes, essa candidata não estará disponível antes de 2022. 

O presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, disse em entrevista à rádio CBN em 4 de janeiro que estados negociavam em paralelo com a Pfizer para a aquisição de doses da vacina. 

A afirmação, no entanto, foi negada pela farmacêutica, que disse ter recebido contato de alguns entes da federação, mas que aguarda a definição do governo federal.

(*Com informações do Estadão Conteúdo)

Fonte: CNN Brasil

Em 2006, a baiana Mara Viana ganhou a sexta edição do programa de televisão Big Brother Brasil. O prêmio no BBB 6 foi de R$ 1 milhão. A meta da técnica de enfermagem era de conseguir dinheiro para tratamento da filha, na época de cinco anos e com problemas de locomoção. A baiana foi mais além no programa e na aplicação dos recursos. As informações são do UOL.

“Consegui uma renda mensal muito boa e com o dinheiro fui comprando mais imóveis”, relatou Mara. Destes investimentos surgiu uma pousada perto da praia em Porto Seguro. Este empreendimento foi demolido e no terreno a empresária está construindo um prédio avaliado em R$ 3 milhões, três vezes o valor recebido do BBB.

“Não tenho bobagem com dinheiro, gosto de investir e não ficar guardando. Acabei de comprar um apartamento em Vitória da Conquista”, disse. Quando o prédio em Porto Seguro ficar pronto será destinado a aluguel.

A filha hoje tem 21 anos e estuda Direito, enquanto a campeã do BBB faz Psicologia, aos 48 anos. “Eu trabalhava na área da saúde e gosto muito e ajudar as pessoas. Estou no segundo período e adorando o curso”, diz

Mara relatou que tem vontade de voltar à casa do BBB para uma visita ou participação. “Foi onde tudo começou na minha vida. Fico assistindo e revivendo. É muito emocionante”, completa.

Fonte: bahia.ba

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 101/20, que promove o equacionamento das dívidas dos entes federados com a União e aprimora o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o que permite que as unidades da Federação com baixa capacidade de pagamento possam contratar operações de crédito com garantia da União, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste fiscal. O PLP será publicado amanhã (13) no Diário Oficial da União.

O texto institui o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAT), cuja adesão pelo estado ou município passa a ser requisito ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e para repactuação dos acordos firmados com a União. A propositura também cria o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), o qual conterá o conjunto de metas e de compromissos destinados a promover o equilíbrio fiscal e a melhoria da capacidade de pagamento dos entes federados.

A concessão dos benefícios nos contratos de refinanciamento com a União fica condicionada à adoção de contrapartidas destinadas à redução dos gastos públicos. O objetivo, segundo o governo federal, é assegurar a sustentabilidade econômico-financeira dos estados e municípios, além de elevar a sua capacidade de pagamento ao longo do tempo.

O Plano de Recuperação Fiscal deverá prever, dentre outras ações, a alienação total ou parcial de participação societária de empresas estatais; a redução de 20% dos incentivos e benefícios fiscais que representem renúncias de receitas; e a limitação do crescimento anual das despesas primárias ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O projeto também apresenta medidas de reforço à responsabilidade fiscal, como a eliminação escalonada das despesas de pessoal que estiverem acima dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a proibição de contratar operações de crédito dos entes que não conseguirem reduzir as despesas de pessoal.

O presidente vetou parcialmente quatro artigos e integralmente dois artigos do projeto de lei complementar com o argumento de risco de desequilíbrio dos acordos com a União, sob o ponto de vista orçamentário e financeiro e por afetarem as relações entre os entes da Federação, em prejuízo à adequada execução das medidas de ajuste fiscal pelos estados e pelos municípios endividados.

 

Fonte: Agência Brasil

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta quinta-feira (14) para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O procedimento pode ser feito também pela internet, em um computador, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em todo caso, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo porque não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.

Isso porque o RJE pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo.

Se tiver o requerimento negado, para regularizar sua situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. A multa pode variar de acordo com o valor estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

Nas eleições 2020, foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo turno (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.

A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, conforme o Artigo 14 da Constituição. Quem não justificar e não pagar a multa para regularizar a situação na Justiça Eleitoral fica sujeito a uma série de restrições legais, impedido de:

- obter passaporte (1) ou carteira de identidade;

- receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

- participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

- obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração ele participe, e com essas entidades celebrar contratos;

- inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;

- renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

- praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

- obter certidão de quitação eleitoral;

- obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

 

Fonte: Agência Brasil

Os estudantes da rede municipal de ensino de Salvador serão aprovados automaticamente com o fim do ano letivo de 2020 após serem concluídos os conteúdos passados pelo professores.
 
 A informação foi passada pelo secretário de Educação, Marcelo Oliveira, em entrevista à TV Bahia, nesta terça-feira (12).
 
De acordo com ele, a previsão é que o ano letivo de 2020 seja concluído brevemente para que as aulas de 2021 comecem a ser dadas ainda este ano. A retomada, segundo Oliveira, será por meio do ensino híbrido, uma parte presencial e a outra remota. As aulas foram suspensas em março do ano passado em virtude da pandemia do novo coronavírus.
 
“Os alunos vão estar automaticamente aprovados. É preciso que a gente conclua os conteúdos, não podemos promover os alunos sem a gente ter a certeza de que nós oferecemos todos os conteúdos, de alguma forma, com a aula presencial e com o complemento das aulas remotas, no chamado ensino híbrido. (…) A nossa proposta é fazer praticamente dois anos em um, para que a gente não prejudique ainda mais as crianças pela falta das aulas e do conhecimento”, afirmou.
 
 
Fonte: bahia.ba

Nesta quarta-feira (13), o governo afirmou que a vacinação contra Covid-19 no Brasil terá início pelas capitais. De acordo com o Ministério da Saúde, esperar pela chegada do imunizante a todas as cidades do Brasil iria atrasar o cronograma.

A informação foi dada pelo secretário executivo do ministério, Élcio Franco.

– Vai começar pelas capitais, eu não posso esperar chegar em 5570 municípios, 38 mil salas de vacinação para então ‘startar’ a vacinação. Vai começar quando chegar nas capitais, se ao mesmo tempo já tiver conseguido chegar também nos municípios mais próximos ou até em todos municípios, se a gente conseguir cumprir o prazo podemos começar em todos municípios de um estado. Mas os senhores conhecem a realidade do Brasil com seus 8,5 milhões de Km² – disse.

Franco também informou que a Legislação permite que as vacinas sejam enviadas para os municípios apenas após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

– É uma questão até legal. A vacina que não tem autorização está sob termo de guarda. Então ela está com o Butantan, mas não pode ser usada. O termo de guarda há responsável técnico que etá com a guarda dessa vacina, ele não pode usar a vacina, não pode distribuir, não pode lotear. A mesma coisa para a vacina que vier importada da Índia que ficará com termo de guarda na Fiocruz – destacou.

Fonte: Pleno News

Em entrevista à revista Veja, Paola Carosella revelou que fechou uma parceria com o youtuber Felipe Neto, dono da empresa Play9. Por meio do acordo, Paola terá ajuda para reformular seu canal no YouTube.

– Eu já estava fazendo os vídeos do “Nossa Cozinha”, que são receitas caseiras, com ingredientes simples, que fazia na cozinha da minha casa mesmo ao lado do Jason. Mas eu fazia apenas um vídeo por semana. O Felipe disse que acreditava no potencial dos vídeos e que gostava do que eu estava fazendo, mas que eu precisava de algo mais profissional; e como sou perfeccionista em tudo o que eu faço, escutei ele. Sentamos para conversar e fechamos essa parceria – explicou Paola.

A chef argentina anunciou, nesta quarta-feira (13), sua saída da Band e do MasterChef Brasil.

De acordo com um comunicado da Band, Paola deseja sair porque planeja “focar suas atenções em seus negócios particulares, neste momento em fase de grande expansão”.

Fonte: Pleno News

A Justiça Federal decidiu suspender a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcadas para este domingo (17) no estado do Amazonas. A decisão foi tomada pelo juiz federal José Ricardo, na noite de quarta-feira (13) e considera a situação vivenciada lá por conta da pandemia de Covid-19.

A determinação judicial aponta que a realização do exame deve ficar suspensa enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo amazonense, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

De acordo com a decisão, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame. Ainda não há outra data definida.

A realização do Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O balanço com número de cidades que terão Enem só será divulgado após a aplicação das provas, segundo o Inep.

Fonte: Pleno News

O governo quer incentivar a realização de processos seletivos na administração pública, sobretudo para os chamados cargos de liderança, postos estratégicos de comando na máquina pública que têm como característica serem de livre nomeação. O objetivo é aproveitar melhor a mão de obra disponível entre os servidores e criar um mercado de trabalho dentro do governo, a exemplo do que já existe nos Estados Unidos e em outros países.

Para isso, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mapeou competências profissionais almejadas para servidores, em especial para quem ocupar esses cargos de liderança na administração pública. Além disso, o órgão está testando uma plataforma para ajudar nas candidaturas e seleções.

A instituição analisou a experiência de dez países e identificou ao todo 60 competências, que foram adaptadas ao cenário brasileiro. Para os cargos de liderança, nove delas são consideradas essenciais: visão de futuro, inovação e mudança, comunicação estratégica, geração de valor para o usuário, gestão de crises, gestão para resultados, coordenação e colaboração em rede, engajamento de pessoas e equipes, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

A definição das competências é um primeiro passo para a estratégia de modernização do serviço público, afirma o presidente da Enap, Diogo Costa. Antes disso, não havia no setor público brasileiro uma definição clara do que se busca no funcionário. Agora, começa a segunda etapa do trabalho, que envolverá um levantamento amplo das competências que os atuais servidores já possuem (como análise de dados, área tida como cada vez mais necessária) e quais precisarão ser aprimoradas ou buscadas fora da administração.

Com isso, segundo Costa, o Executivo conseguirá desenhar sua estratégia de formação de servidores, com cursos de capacitação, ou até mesmo abrir processos seletivos para preencher os postos de liderança com pessoas de fora do quadro efetivo do funcionalismo – algo que já é possível, pois os cargos são de livre nomeação. O governo tem hoje 11.322 cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), sendo que 10,4 mil estão ocupados (3,6 mil em níveis de livre nomeação).

*Estadão

Fonte: Pleno News

As mudanças na política de privacidade do WhatsApp têm se mostrado desastrosas dia após dia, com o crescimento vertiginoso dos concorrentes e a queda da plataforma de mensagens instantâneas mais utilizada no mundo. Segundo a plataforma Sensor Tower, o Telegram passou para a liderança como app mais baixado entre os usuários de iOS e o Signal em telefones Android. Em ambos os sistemas, o WhatsApp agora é o 3°.

A alta de downloads dos rivais nos últimos dias é devido ao fato de que o WhatsApp vem informando aos usuários que vai passar a compartilhar os dados de seus utilizadores com o Facebook, o Instagram e o Messenger. Usuários que não aceitarem os novos termos até o dia 8 de fevereiro poderão ter sua conta excluída.

Diante do fato, internautas se revoltaram contra a plataforma e começaram a buscar novas alternativas. Com isso, apps como Telegram e Signal têm sido muito procurados nos últimos dias. Na última terça-feira (12), Pavel Durov, fundador do Telegram, registrou a chegada de 25 milhões de novos usuários ao app desde sábado (9), fazendo com que o app ultrapassasse a marca de 500 milhões de usuários ativos.

Outro aplicativo que teve grande ascensão desde a última semana é o Signal. Na quarta-feira (13), o aplicativo de mensagens tornou-se o app gratuito mais baixado na Play Store brasileira. Além disso, a plataforma ganhou o apoio público do bilionário Elon Musk. Para encontrar a página do Pleno.News no Signal, basta clicar neste link e, assim, ficará atualizado com as principais notícias.

POLÍTICOS COMEÇAM A MIGRAR PARA O TELEGRAM
Aproveitando o momento de popularidade da plataforma, diversos políticos começaram a migrar para o novo mensageiro, entre eles o presidente Jair Bolsonaro. Em um anúncio feito em suas redes sociais na última terça-feira (12), o chefe do Executivo divulgou o link para a página dele no sistema.

Outra personalidade política a aderir ao Telegram foi a deputada Bia Kicis (PSL-DF). No último domingo (10), Bia escreveu em seu Twitter que agora deve intensificar o uso da rede de mensagens, já que possuía uma conta na plataforma que usava pouco.

TELEGRAM BRINCA COM SITUAÇÃO DO WHATSAPP
A plataforma não perdeu a oportunidade de brincar com o momento de queda do concorrente e da alta de seus downloads. Em uma postagem no último domingo, o mensageiro usou até o famoso “meme do caixão” para zombar da queda do rival.

Fonte: Pleno News

O presidente Jair Bolsonaro agora tem mais uma maneira de se comunicar com seus eleitores. Nesta terça-feira (12), Bolsonaro revelou a seus seguidores que criou um canal no aplicativo de mensagens Telegram.

Ele compartilhou o link em suas redes sociais e pediu aos apoiadores que entrem no canal oficial.

O canal oficial de Bolsonaro no Telegram pode ser acessado por aqui.

 

Até o momento, mais de 157 mil pessoas já ingressaram no canal.

Fonte: Pleno News

Gafe! Um acontecimento inusitado roubou a cena no Jornal Hoje. Cenas de sexo foram exibidas nas telas atrás da apresentadora Maju Coutinho, em um erro da produção que durou cerca de 20 segundos. A confusão ocorreu na edição do dia 4 de janeiro, mas viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (12).

O noticiário havia acabado de voltar de um intervalo comercial, e Maju falava sobre a forte chuva em Minas Gerais, que tirou a vida de cinco pessoas.

– Voltamos falando do ano novo, mas de um problema antigo: as chuvas. Cinco pessoas morreram por causa das fortes chuvas em Minas Gerais apenas no começo de 2021 – dizia ela enquanto a cena era exibida nas telas do estúdio. Aparentemente, as imagens são oriundas de alguma novela ou filme.

Os internautas não perderam a oportunidade de se divertir com o ocorrido nas redes sociais.

– Isso a Globo mostra – afirmou um deles, enquanto outros questionavam se era montagem.

Fonte: Pleno News

Nesta quarta-feira (13), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, explicou a jornalistas como se recuperou da Covid-19. De acordo com ele, o principal foi ter feito o “tratamento precoce”.

Mourão foi infectado com Covid-19 no dia 27 de dezembro e precisou passar 14 dias em isolamento. De acordo com sua assessoria de imprensa, ele foi tratado com hidroxicloroquina, Annita e Azitromicina.

– Eu fiquei bom pelo tratamento precoce, pô. Se eu tivesse ficado em casa esperando ou começar a tossir ou ficar com o pulmão comprometido, eu tinha ido pro barro. Não estava aqui. Vocês estariam rezando no meu velório – explicou.

Fonte: Pleno News

Após a prefeitura e o governo do Rio de Janeiro decidirem pela volta da presença de público nos estádios, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (DEM), decidiu que vai revogar a medida por considerar impossível que ela seja fiscalizada. Contudo, de acordo com o gestor municipal, a decisão estava correta tecnicamente.

– A decisão de liberar os estádios, com uma ocupação máxima de 1/10, está correta tecnicamente de acordo com nossa Secretaria de Saúde. No entanto, obviamente, trata-se de medida quase impossível de ser fiscalizada. A medida será revogada – escreveu em suas redes sociais.

A medida constava nas novas regras contra a Covid-19, publicadas nesta quarta-feira (13) em uma resolução conjunta das secretarias de Saúde do estado e do município. A volta dos torcedores às arquibancadas seria com restrição da capacidade, cujo limite dependeria da classificação de risco para Covid-19 da região, divulgada toda sexta-feira pelo município.

Se a região do estádio estivesse em risco moderado, as arquibancadas poderiam receber 20% da capacidade e manter afastamento de dois metros entre os torcedores. Se o risco estivesse alto, as arquibancadas poderiam receber somente 10% da capacidade, com os torcedores a três metros de distância uns dos outros. Já se o risco fosse muito alto, o público não poderia entrar.

Fonte: Pleno News

Ozélio de Oliveira, condenado pelo sequestro do cantor gospel Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, foi morto em um confronto com a Polícia Militar em São José dos Pinhais, no Paraná, na madrugada do último sábado (9). A informação foi divulgada pelo portal G1 após confirmação do delegado que investiga o ocorrido.

Wellington Camargo foi sequestrado em 16 de dezembro de 1998 em sua casa, no Jardim Europa, em Goiânia, por quatro homens armados, entre eles Ozélio, e foi resgatado no dia 21 de março de 1999. Os cinco mortos na madrugada de sábado eram suspeitos de planejar o sequestro de um empresário paranaense e foram localizados em dois carros.

Na quarta-feira (13), a Polícia Militar do Paraná informou que a corporação soube da existência do plano de sequestro por denúncias e que o confronto ocorreu após tentativa de abordagem dos suspeitos. Os nomes dos demais mortos não foram divulgados. De acordo com a PM, nenhum policial foi ferido.

– Eles vieram de São Paulo, eram faccionados, do crime organizado, e estavam envolvidos com situações criminosas – disse o tenente Cruz, da Polícia Militar, logo após o confronto.

Ozélio havia sido condenado a mais de 108 anos de prisão por crimes como roubo, homicídio, além do sequestro de Wellington. Entretanto, ele conseguiu fugir junto com outros 28 presos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região Metropolitana de Curitiba, no dia 11 de setembro de 2018.

Fonte: Pleno News

Um vereador do Sul de Minas escapou por pouco da morte, ao quase ser atingido por um raio no último domingo (10). José Omar, de Minduri (MG), estava filmando a paisagem rural do município quando uma descarga elétrica caiu entre ele e uma cerca metálica. As imagens do acontecimento viralizaram nas redes sociais.

– O raio caiu no chão. Voou terra e pedaços de madeira, mas não fui atingido. Só [me] senti agradecido a Deus por ter salvado a minha vida – declarou em entrevista ao R7.

José, que também é produtor rural, relata que havia acabado de participar de um programa de rádio na região. Ao sair do estúdio, encantou-se pelo céu, que se mostrava chuvoso de um lado e azul do outro. Resolveu, então, registrar o momento no celular.

O vídeo, no entanto, é interrompido por um estouro, seguido de um clarão. José descreve o momento como “aterrorizante”. Mas, apesar do susto, ele não se feriu. Ele celebra a vida e a considera um “milagre”.

– Não morri porque não era a minha hora – disse ao portal Bhaz.

O vereador só percebeu que o acontecimento havia sido gravado quando se abrigou dentro do carro, com o amigo.

– Depois que a adrenalina abaixou, perguntei se o celular havia explodido e vi o vídeo com o momento – conta.

COMO SE PROTEGER
Especialistas apontam que raios podem provocar a morte, se caírem diretamente na vítima ou se a corrente passar pelo seu corpo. Em geral, as pessoas só são atingidas quando são um ponto de destaque em uma área aberta, ou quando estão próximas de outros pontos proeminentes, como árvores e postes.

O melhor a se fazer em caso de tempestade é evitar vastas áreas abertas, como campos ou praias, não se abrigar em pequenas construções não protegidas e manter-se longe de materiais metálicos ou de estruturas altas. Caso o temporal já tenha começado, é recomendado manter-se abaixado até que os raios cessem.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
13
Jan / 2021

MEGA-SENA ACUMULADA

Mega-Sena acumulada no prêmio principal pode pagar R$ 12 milhões de reais nessa quarta-feira para quem acertar os seis números  do concurso 2.334. 

O sorteio será realizado a partir das oito da noite horário de Brasília), no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as sete da noite  desta quarta-feira nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA loteriasonline.caixa.gov.br e pelo aplicativo Loterias CAIXA, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. 

Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone.

Fonte: Rede Nacional de Rádio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |