Um relatório da Food and Drug Administration (FDA), agência do governo americano que produz testes clínicos sobre a eficácia das vacinas contra o novo coronavírus, apontou que dois pacientes que receberam as doses do imunizante da Moderna apresentaram edemas faciais relacionados a procedimentos estéticos recentes na pele.
Segundo a CNN Brasil, o estudo, realizado com 120 pessoas com mais de 18 anos – que receberam as duas doses da vacina Moderna, aponta que os dois casos que apresentam reações adversas são de pessoas na faixa dos 40 e 50 anos, que passaram há pouco tempo por processos de preenchimento dermatológico. Os edemas faciais apareceram entre um e dois dias após a segunda dose da vacina.
A inflamação foi apontada pelos cientistas como algo esperado e sem consequências graves. A reação adversa é uma resposta natural do sistema imunológico para reagir a algo que é estranho ao corpo, como as substâncias de preenchimento.
O sistema imune, instigado pela vacina, entende como agressoras as enzimas do Botox e outras substâncias que tenham sido aplicadas recentemente e ainda não se dissolveram.
31
Dez / 2020 |
Covid-19: Secretário de Meio Ambiente de Belmonte morre após complicações respiratórias |
O secretário do Meio Ambiente de Belmonte, na Costa do Descobrimento, Raimundo Carvalho, morreu na manhã desta quarta-feira (30), após passar por complicações respiratórias causadas pela Covid-19.
O Ex-secretário tinha 62 anos e estava internado em um hospital na cidade de Eunápolis desde o último dia 27. Conforme apurou o site Radar 64, familiares de Raimundo informaram que ele testou positivo para a Covid-19 no último dia 25, quando foi submetido a uma tomografia que constatou comprometimento de 50% dos pulmões.
Raimundo Carvalho deixa esposa, uma filha e uma neta, com quem morava. A esposa apresenta sintomas da doença. A filha do ex-secretário testou positivo para a Covid-19, mas se recupera em casa.
31
Dez / 2020 |
Donos de veículos não vão pagar Seguro DPVAT em 2021 |
Os proprietários de veículos não terão que pagar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Seguro DPVAT), em 2021. A decisão foi divulgada após o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou, em reunião extraordinária realizada na última terça-feira (29), prêmio zero para o DPVAT em 2021 e autorizou a contratação de novo operador pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em caráter emergencial e temporário.
As resoluções do CNSP foram publicadas hoje (30) no Diário Oficial da União. No final de novembro, foi anunciada a dissolução da Consórcio do Seguro DPVAT a partir de 1° de janeiro de 2021, após decisão de assembleia de seguradoras consorciadas. A partir desta data, a Seguradora Líder não poderá operar o Seguro DPVAT em nome das consorciadas, mas tão somente administrar os ativos, passivos e negócios do Consórcio realizados até 31 de dezembro de 2020.
No mês passado, a Susep notificou a Seguradora Líder a recolher ao caixa dos recursos do Seguro DPVAT a quantia de R$ 2,257 bilhões, referente a 2.119 despesas consideradas irregulares pela fiscalização da superintendência, que foram executadas com recursos públicos do seguro DPVAT entre os anos de 2008 e 2020, de acordo com a Agência Brasil.
“A Susep está envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira”, diz a superintendência em nota.
Nessa terça-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu decisão cautelar determinando que CNSP e Susep adotem as providências necessárias para assegurar a continuidade da operacionalização do seguro DPVAT. O Seguro DPVAT foi criado pela Lei n° 6.194 de 1974 e tem como finalidade o amparo às vítimas de acidentes de trânsito em todo o país, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.
Sem citar a Argentina, o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, criticou a decisão do Senado do país vizinho que deu direito à mulher de decidir sobre o aborto.
Nas redes sociais, o ministro das Relações Exteriores afirmou que "o Brasil permanecerá na vanguarda do direito à vida e na defesa dos indefesos, não importa quantos países legalizem a barbárie do aborto indiscriminado, disfarçado de 'saúde reprodutiva' ou 'direitos sociais'".
A postagem foi acompanhada de uma reprodução de notícia veiculada pelo jornal El País Brasil.
Após uma sessão que durou 12 horas, o Senado da Argentina aprovou, na madrugada desta quarta-feira (30), o direito de a mulher optar pelo aborto até a 14ª semana de gestação. A decisão histórica teve 38 votos a favor e 29 contra, além de 1 abstenção.
Até então, o procedimento era permitido em caso de estupro ou risco de morte da mãe. Agora, a Argentina se torna o primeiro país grande da América Latina a legalizar a interrupção da gravidez. Na região, a prática já era autorizada em Cuba, Guiana, Guiana Francesa, Uruguai, Porto Rico, na Cidade do México e no estado de Oaxaca --no México, esse tipo de legislação é decidido em nível regional.
Há dois anos, durante a gestão de Mauricio Macri, um presidente de centro-direita, projeto de lei semelhante foi derrotado no Senado por uma diferença de apenas sete votos. Agora, além de ter sido vitoriosa, a proposta era uma promessa de campanha do atual líder do país, Alberto Fernández, que certamente vai chancelar a decisão do Congresso.
A relação entre o Brasil sob Jair Bolsonaro e a Argentina com Fernández é marcada por rusgas e silêncio.
O presidente brasileiro fez campanha para Macri no pleito do ano passado e, depois da vitória do peronista, afirmou que não cumprimentaria o argentino. Também fez críticas ao "retorno do kirchnerismo" ao país vizinho, o que identificou como uma guinada de rumo da Argentina "em direção à Venezuela".
Logo após Fernández ser confirmado como presidente, Ernesto afirmou que "as forças do mal estão celebrando" e que "as forças da democracia estão lamentando pela Argentina, pelo Mercosul e por toda a América do Sul". Em uma série de posts em uma rede social, o chanceler escreveu ainda que a eleição do peronista traria "fechamento comercial, modelo econômico retrógrado e apoio às ditaduras".
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, foi ainda mais explícito em postagens nas redes sociais nas quais criticou o governo argentino. Em setembro, afirmou que o que estava acontecendo na Argentina devido à longa quarentena imposta por Fernández era uma "calamidade" e que o país tinha sido "destruído por seu governo socialista em poucos meses".
Recentemente, porém, houve uma aproximação entre os países, desde que o embaixador Daniel Scioli se instalou em Brasília. O argentino e Eduardo estiveram juntos em um jantar com outros diplomatas. Ao jornal Folha de S.Paulo ele afirmou que a conversa com o deputado brasileiro foi "informal e relaxada" e que a Argentina queria "colocar o foco nas coincidências e na agenda positiva com o Brasil".
No final de novembro, os presidentes fizeram a primeira reunião bilateral em quase um ano, na qual Bolsonaro iniciou a conversa com condolências pela morte de Diego Armando Maradona.
O encontro, que teve como pano de fundo a celebração do Dia da Amizade Argentino-Brasileira, foi realizado por videoconferência e durou cerca de 40 minutos.
30
Dez / 2020 |
CPF pode se tornar o único número oficial em documentos |
Um projeto de lei (PL) aprovado na Câmara dos Deputados e que passará por análise do Senado quer tornar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) o único número de registro em documentos oficiais do país. De autoria do deputado Felipe Rigoni e outros 11 parlamentares, o PL 1.422/2019 apresenta como justificativa a simplificação e desburocratização das documentações.
De acordo com o texto, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais e em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais, além de ser o número de identificação de documentos reemitidos por órgãos oficiais.
Assim, se o texto virar lei, o CPF será usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho e na CNH, por exemplo. Além destes, o número do documento de identidade atual, o Registro Geral (RG), que varia de estado para estado, também será o CPF.
Em caso de aprovação, a vigência prevista será de 12 meses a partir da publicação para que os órgãos e entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos, para adoção do CPF como número único. Já prazo para que órgãos e entidades mudem os sistemas e as bases de dados e troquem informações entre si, a partir do CPF, será de 24 meses.
O jornalista Eduardo Jordão, de 77 anos, foi encontrado morto, na noite desta segunda-feira (28), na chácara onde vivia, em Abadia de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Jordão apresentava sinais de violência.
A vítima foi encontrada já sem vida por um vizinho, que achou suspeito o fato de a porta de Jordão estar aberta e por ele não atender as ligações.
O delegado Arthur Fleury, que conduz o caso, afirmou que o jornalista foi morto a pauladas.
– Ainda estamos fazendo os levantamentos no local de crime, mas já é possível afirmar que houve um homicídio. A vítima foi morta a pauladas. […] Não temos o laudo ainda do local de crime, mas a casa estava bem desorganizada. Foram levados alguns objetos dele, como o som e o carro. Agora estamos ouvindo algumas pessoas que o conheciam para traçar nossa linha de investigação – informou.
A suspeita é de que o jornalista tenha sido vítima de latrocínio, quando há roubo seguido de morte. A informação foi confirmada pelo filho da vítima, André Jordão.
– Meu pai não gostava muito de Goiânia. Por isso, ele passava a maior parte [do tempo] nessa chácara. Ele era uma pessoa muito tranquila. Não merecia isso – lamentou o filho.
Além de ser jornalista, Jordão era escritor, artista plástico, cantor e poeta.
O pai da apresentadora Luciana Gimenez, João Alberto Morad, de 85 anos, morreu nesta terça-feira (29). De acordo com a assessoria de Luciana, o empresário morreu dormindo em casa, de causas naturais.
A apresentadora estava em Trancoso, na Bahia, onde passaria a virada do ano, mas precisou retornar às pressas para São Paulo após a morte do pai.
Luciana é fruto do casamento de João Alberto Morad com a atriz Vera Gimenez.
Após ser criticado por Felipe Neto por promover festa durante a pandemia, o humorista Carlinhos Maia resolveu se manifestar sobre o recente flagra do youtuber jogando futebol com os amigos em academia do Rio de Janeiro. Por meio do Instagram, Carlinhos admitiu ter ficado “feliz” em ver Felipe ser “pego na própria hipocrisia”.
– Antes de mais nada, não quero justificar erro nenhum. Continuo errado pela aglomeração. Mas confesso que estou feliz em ver esse cara sendo pego na própria hipocrisia – escreveu o humorista.
Ele também chamou Felipe de “espalhador de fake news”, por repassar a informação de que 47 funcionários haviam sido infectados durante o evento de Carlinhos.
– Ele nem teve a hombridade de desmentir. Posso cometer erros, mas o mau-caratismo de apontar o dedo pro outro quando meu telhado é de vidro… não! – concluiu o alagoano.
ENTENDA
No dia 25 de dezembro, Felipe Neto havia postado nas redes sociais críticas ao humorista, pelo evento Natal na Vila.
– Parabéns a todos os envolvidos. Agora multiplica esse número, pensando em quantas pessoas devem ter sido infectadas pelas pessoas que pegaram [o vírus] na festa. Será que a consciência pesa? Eu duvido – disse Felipe na ocasião.
Nesta segunda-feira (28), entretanto, o youtuber foi filmado na academia Rio Sport Center, Barra da Tijuca (RJ), em jogo de futebol com os amigos. Neto foi amplamente criticado na web por não agir conforme o próprio discurso.
– Decidi jogar um último futebol do ano. Como goleiro, indo e voltando de máscara, sem contato com ninguém e passando álcool em tudo. Ainda assim, é um erro. Não cometerei novamente até a vacina. Peço perdão pelo mau exemplo – afirmou Felipe Neto.
Comunicado divulgado pela Vice-Presidência da República nesta terça-feira (29) aponta que Hamilton Mourão “segue com bom estado de saúde”. O vice-presidente foi diagnosticado com Covid-19 neste domingo (27).
Mourão está em isolamento no Palácio do Jaburu, em Brasília, e, de acordo com sua assessoria, apresentou dores no corpo, dor de cabeça e febre antes de realizar o exame que deu positivo para o novo coronavírus.
Em nota, a assessoria informou que o vice-presidente “está sem febre”, mas que apresenta “dores leves pelo corpo”. Além disso, o comunicado ressaltou que Mourão está “se recuperando bem” e que continua “fazendo uso da medicação prescrita pela equipe médica”, no caso Hidroxicloroquina, Annita, Azitromicina e remédios para dor e febre.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou o Twitter mais cedo para pressionar o Senado a endossar um pagamento de US$ 2 mil a americanos com renda anual inferior a US$ 75 mil, diante dos estragos da pandemia.
– Deem às pessoas US$ 2 mil, não US$ 600. Elas já sofreram o suficiente! – afirmou ele na mensagem.
O pagamento mais elevado foi aprovado pela Câmara dos Representantes na segunda-feira (28) e deve agora ser apreciado pelo Senado americano nesta semana, talvez já nesta terça-feira (29).
*Estadão
Um vídeo publicado nas redes sociais, com um flagra do youtuber Felipe Neto jogando futebol com os amigos, causou grande polêmica na internet e motivou duras críticas contra o influenciador. Nas mensagens, internautas acusaram Neto de “hipocrisia” por conta das críticas que ele mesmo havia feito na última semana contra a festa de Natal do influenciador Carlinhos Maia.
– O pior é sua hipocrisia! Sabe por quê? Não há problema nenhum em jogar um futebol. É preciso se exercitar. Mas você e essa cambada fazem isso parecer um pecado mortal! Até finge remorso para manter a narrativa! – disse um usuário do Twitter.
No vídeo gravado na noite de segunda-feira (28), uma pessoa registra o momento em que Neto joga com os amigos e chega a ser intimidada a parar a gravação por um dos seguranças do influenciador. Apesar disso, segue gravando e aproveita para criticar o youtuber, ao lembrar que ele havia dito que não saiu à rua durante a pandemia.
Em sua defesa, Neto publicou um pedido de desculpas em seu perfil no Twitter e afirmou que usou máscara durante a partida de futebol. Felipe disse também que o erro não é justificável e declarou que ficará isolado por duas semanas, para não correr o risco de transmitir a doença.
– Decidi jogar um último futebol do ano. Como goleiro, indo e voltando de máscara, sem contato com ninguém e passando álcool em tudo. Ainda assim, é um erro. Não cometerei novamente até a vacina. Peço perdão pelo mau exemplo – completou.
Após aprovar a Sputnik V para uso emergencial, a Argentina se tornou a quarta nação latina a começar a vacinação contra a Covid-19. A campanha teve início nesta terça-feira (29), com as primeiras 300 mil doses entregues na semana passada. Inicialmente, elas serão administradas nos profissionais de saúde.
Do total da primeira remessa, 123 mil foram repassados à província de Buenos Aires, vizinha à cidade capital, que ficou com 23,1 mil. As demais unidades foram entregues a Santa Fe (24,1 mil), Córdoba (21,9 mil), Tucumán (11,5 mil), Mendoza (11 mil), Entre Ríos (10,1 mil) e Salta (8,3 mil). Até fevereiro, o país pretende receber mais 20 milhões de doses, de acordo com o jornal La Nación. No total, serão 25 milhões de unidades da vacina russa, aplicada em doses duplas.
Como cientistas já haviam alertado sobre a velocidade com que o país russo desenvolveu a vacina, o presidente da Argentina Alberto Fernández afirmou que seria o primeiro a ser imunizado para ampliar a confiança da população.
Terceira maior economia da América Latina, a Argentina foi duramente atingida pela pandemia. Até terça-feira (29), o país havia registrado 1,6 milhões de casos da doença e quase 43 mil óbitos.
O México e o Chile, seguidos pela Costa Rica, foram os pioneiros na vacinação contra a Covid-19 entre os países latinos.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse em entrevista na segunda-feira (28) que a defasagem do teto salarial municipal foi a principal justificativa para a sanção do aumento de 46% nos salários dele, do vice-prefeito e dos secretários, sancionada por ele na última quinta-feira (24) após aprovação da Câmara Municipal.
– O teto está congelado desde 2013, quando tivemos o último reajuste. Durante esse período de 8 anos, a inflação foi algo em torno de 60 a 100%, dependendo do valor considerado. O salário mínimo aumentou 68% nesse período. O valor do salário dos professores na rede municipal aumentou 80%. Então, hoje o teto está defasado – declarou Covas ao GloboNews.
Covas ainda destacou que o aumento do próprio salário só será realizado “em 2022, caso a pandemia já tenha passado” e afirmou que a medida busca evitar que servidores deixem os cargos municipais para trabalharem na iniciativa privada ou em outras esferas de governo.
– Algumas carreiras que recebem pelo teto, como é o caso dos auditores fiscais, os funcionários começam a se preparar para concursos, para trabalhar no governo federal ou em outros governos estaduais ou municipais. Então, nós vamos perdendo esses servidores que recebem pelo teto. Aqui não se trata apenas do salário apenas do prefeito; aqui se trata da correção do teto – completou.
A Caixa Econômica finalizou nesta terça-feira (29) o pagamento das parcelas do auxílio emergencial, com a liberação de crédito para 3,2 milhões de brasileiros nascidos em dezembro e que fazem parte do ciclo 6 do programa. Ao todo, serão depositados R$ 1,2 bilhão nas contas digitais dos beneficiários.
Do total, 50,3 mil pessoas receberão R$ 62,2 milhões da parcela do auxílio emergencial regular, no valor de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família). Os demais, 3,2 milhões de beneficiários, serão contemplados com parcela do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães chefes de família), num total de R$ 1,1 bilhão.
Os recursos estarão disponíveis na poupança social digital e poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível fazer compras nos sites, na internet, e pagamentos nas maquininhas, em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual ou QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas de consumo, como água, luz e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas lotéricas.
O auxílio emergencial foi criado em abril pelo governo federal e contou com o pagamento de cinco parcelas de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil. A extensão do benefício em parcelas de R$ 300 será creditado até o dia 31 de dezembro e foi liberada em setembro, por meio da Medida Provisória 1.000. Nesta etapa, foram depositadas até quatro parcelas de R$ 300 para os beneficiários; no caso das mães chefes de família, R$ 600.
Cerca de 1,2 milhão de beneficiários que têm direito apenas à parcela de dezembro do auxílio extensão receberam os R$ 300 ou R$ 600 desde o dia 21 de dezembro. São pessoas que foram contempladas com a primeira remessa do auxílio emergencial em julho.
Com o pagamento de hoje, a Caixa completa o crédito dos recursos para esse público. Os saques em espécie e transferências por meio do Caixa Tem também estão disponíveis desde dia 21 para nascidos em janeiro e fevereiro. Para os demais beneficiários, segue o calendário de liberação dos ciclos 5 e 6, a partir de 4 de janeiro.
30
Dez / 2020 |
Polícia espera resolver caso Madeleine McCann em 2021 |
De acordo com o jornal The Sun, detetives alemães afirmaram que “não haverá descanso” na investigação sobre o caso do desaparecimento da britânica Madeleine McCann. A menina sumiu em Portugal, em 2007, quando tinha 3 anos de idade. O alemão Christian B., apontado como principal suspeito, já está preso, mas por outro crime.
Segundo uma fonte, a polícia já esperava ter encontrado todas as informações que ligassem o suspeito ao desaparecimento da menina. Na tentativa de acelerar a solução do caso, os agentes não farão pausa no Ano Novo.
– Eles continuam tão determinados como sempre e não haverá absolutamente nenhuma pausa no Ano Novo. A polícia alemã não vai tirar o pé do acelerador.
O objetivo da polícia é resolver o caso em 2021.
Em junho de 2020, Christian B., de 43 anos, foi identificado. Pedófilo reincidente, ele está preso em Kiel, no Norte da Alemanha, após ter sido condenado a sete anos de prisão por estuprar uma idosa, perto da Praia da Luz, mesmo local onde Madeleine sumiu, em Portugal.
30
Dez / 2020 |
Eduardo Bolsonaro rebate Moro após post sobre vacina |
Na noite desta segunda-feira (28), o deputado federal Eduardo Bolsonaro rebateu críticas que o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, fez ao governo federal por conta da pandemia. Moro cobrou previsão de um plano de vacinação contra a Covid-19 e questionou se existe um presidente em Brasília.
– Quem era o ministro da Justiça quando mulheres eram algemadas na praia e senhoras [eram] jogadas ao chão apenas por estarem em praças? E por que se calava? Falando em América Latina, por que o senhor não menciona nossos vizinhos, que fazem lockdown mais severo, mas têm mais infecções? – questionou Eduardo Bolsonaro.
Além do parlamentar, o atual ministro da Justiça, André Mendonça, usou as redes sociais para deixar uma resposta ao “ataque” de Moro. Mendonça questionou se “alguém que manchou sua biografia tem legitimidade para cobrar algo”.
O presidente Jair Bolsonaro foi considerado a personalidade mais popular do mundo digital, se comparado a outros 12 nomes da política brasileira. A conclusão é da consultoria Quaest, que avaliou o desempenho de líderes nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.
A pesquisa levou em consideração nomes de destaque no cenário político nacional, incluindo aqueles que ainda não se manifestaram sobre uma possível candidatura em 2022, como o apresentador Luciano Huck e o ex-ministro Sergio Moro.
Atrás de Bolsonaro, diante de uma ampla vantagem, aparece Luciano Huck, em segundo lugar. Em uma avaliação mensal, Huck ficou atrás de Bolsonaro todos os meses. Fevereiro foi o mês em que a popularidade digital de Huck mais se aproximou da de Bolsonaro; a diferença entre ele e o presidente foi de 4,6 pontos. Nos demais meses, a diferença variou entre 20 e 30 pontos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem em terceiro lugar, tendo melhor desempenho no primeiro semestre. Ainda assim, ele manteve uma distância média de mais de 30 pontos de Huck.
O governador do Maranhão Flávio Dino aparece em quarto lugar, com destaques para os meses de abril, maio e junho, quando houve o crescimento desenfreado da pandemia no Brasil. Na ocasião, Dino antagonizou o discurso de Bolsonaro, defendendo medidas rígidas de isolamento social.
O governador de São Paulo, João Doria, embora viva sob polêmicas com Bolsonaro, conquistou apenas o oitavo lugar no ranking de popularidade digital. Ele ficou atrás até mesmo de Guilherme Boulos, Fernando Haddad e Ciro Gomes, lideranças famosas da esquerda.
O ranking termina com Alessandro Molon, João Amoêdo, Rodrigo Maia, Alvaro Dias e Marina Silva, respectivamente.
As nove cidades da região da Baixada Santista, no litoral sul do estado de São Paulo, decidiram que vão fechar suas praias na virada do ano, entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 1° de janeiro de 2021, mas optaram por não seguir o decreto de restrição de serviços imposto pelo governo estadual e que coloca todo o estado na fase vermelha do Plano São Paulo entre os dias 1° e 3 de janeiro.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), afirmou que a decisão das cidades da região são mais restritivas até do que as impostas pelo governo do estado e destacou que não poderia acatar o retorno para a fase vermelha, pois os indicadores da Baixada Santista estão positivos.
– A decisão de retroceder para a fase vermelha não pareceu adequada à situação da Baixada. Indicadores colocam a região na fase amarela, outros números poderiam até nos colocar na fase verde, então não faria sentido ir para a fase vermelha – disse o prefeito de Santos.
O gestor público ainda destacou que a decisão de fechar os locais de praia é até mais dura do que o estabelecido pela administração estadual que, por exemplo, não estabeleceu critérios para o uso da orla da praia, algo que está sendo definido pelas prefeituras.
– A decisão de fechar as praias tem como objetivo evitar aglomeração, já que o Plano São Paulo não estabeleceu regras para uso da orla da praia. Estamos sendo até mais restritivos no período do que prevê a decisão do governo do estado – completou.
A farmacêutica americana Pfizer informou, na segunda-feira (28), que não irá submeter sua vacina, feita em parceria com a BioNTech, para uso emergencial no Brasil e que deve apoiar-se na chamada submissão contínua. Segundo o laboratório, a decisão, na prática, deve agilizar o protocolo de aprovação do imunizante.
A Pfizer afirmou que teve uma reunião com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 14 de dezembro, para esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão, mas que acabou esbarrando em dificuldades do Guia de Submissão para Uso Emergencial, elaborado pela própria agência brasileira.
– Um exemplo é a solicitação de uma análise dos dados levantados exclusivamente na população brasileira, o que demanda tempo e avaliações estatísticas específicas. Outras agências regulatórias que possuem o processo de uso emergencial analisam os dados dos estudos em sua totalidade, sem pedir um recorte para avaliação de populações específicas – explicou a empresa.
A chamada submissão contínua ainda não é o pedido de registro da vacina, e sim uma forma de acelerar a análise dos dados por parte da Anvisa. Neste procedimento, os resultados das fases dos testes clínicos vão sendo apresentados à medida que ficam prontos, e não somente ao final da pesquisa.
Em um comunicado, a Pfizer informou que já submeteu à Anvisa, justamente por meio do processo de submissão contínua, os resultados dos estudos da Fase 3 de seu imunizante e ressaltou que o ato “significa mais um passo rumo à aprovação” da vacina desenvolvida pelo laboratório.
30
Dez / 2020 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antônio! |