Blog Santo Antônio
Notícias
22
Out / 2020

OFERTAS RELÂMPAGO

Fonte: Grupo Santo Antonio

Após rumores de que estaria tentando se reconciliar com a ex-esposa, Andressa Suita, o cantor Gusttavo Lima decretou o fim do relacionamento de vez. O sertanejo conversou com o colunista Leo Dias, do Metrópoles.

– Referente à relação, acabou. […] Respeito e admiração continuam, mas o relacionamento acabou – disse o cantor a Dias.

Gusttavo também negou que ele e Andressa tenham viajado para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, como uma última tentativa de retomar o casamento. A informação havia sido confirmada a Leo Dias por fontes do colunista.

Gusttavo Lima e Andressa Suita anunciaram a separação no dia 9 de outubro. No entanto, alguns dias após se pronunciarem em suas respectivas redes sociais, o ex-casal apagou as publicações, dando esperanças a fãs de que o casal teria voltado.

A esperança, no entanto, foi sepultada com as declarações do cantor. Já Andressa permanece em silêncio desde que confirmou a separação.

Fonte: Pleno News

A Rede Globo cancelou o tradicional Show da Virada, que acontece todo ano na noite do dia 31 de dezembro. A emissora já informou às afiliadas sobre a mudança na programação e permitiu que o horário fosse usado para transmissões locais. Na rede, no entanto, o horário deve ser dedicado à cobertura jornalística do réveillon.

Esta é a primeira vez desde 1998, quando a atração surgiu, que a emissora não exibirá o Show da Virada.

As afiliadas terão liberdade para exibir atrações próprias e as festas locais, mas também poderão seguir com a programação da rede.

Apesar de colocar em prática uma série de cortes no orçamento, o motivo principal para o cancelamento da atração é a pandemia. Tradicionalmente, o Show da Virada é previamente gravado em uma casa de festas, com aglomeração e sem distanciamento social. Por esta razão, a emissora considerou que seria inviável manter os cuidados para evitar que o vírus da Covid-19 fosse disseminado entre os convidados.

Chegou a cogitar-se um novo formato para que a atração acontecesse. Nela, os artistas seriam divididos em dois grupos, com uma parte cantando de casa e outra nos estúdios Globo, mas a ideia teve resistência nos bastidores e dos próprios artistas.

Em seu lugar entra o jornalismo da casa, que teve o espaço ampliado desde o início da pandemia no Brasil e deve seguir assim por tempo indeterminado.

Fonte: Pleno News

Em uma carta emocionante, o apresentador Silvio Santos revelou seu lado mais íntimo como fez poucas vezes em seus quase 90 anos de idade. O texto escrito pelo magnata da comunicação brasileira abre o prefácio do livro Sonho Sequestrado, de Marcondes Gadelha, que aborda a corrida eleitoral de Silvio para Presidência do Brasil, em 1989.

Na abertura do livro, divulgada pelos familiares de Silvio, o apresentador comenta sobre sua memória, que, segundo ele, “vai se apagando vagarosamente”.

– Como muito de meus órgãos, incluindo o óbvio, que não funciona há muito tempo, minha memória a cada dia que passa vai se apagando vagarosamente. Este seu livro me lembra de acontecimentos que eu já tinha esquecido e me deixa emocionado a cada página que leio – escreveu.

Silvio também comentou sobre a aventura de tentar se lançar à política. Ele disse ainda que teria feito um governo voltado aos mais pobres.

Carta de Silvio Santos para o livro Sonho Sequestrado Foto: Reprodução

– Considero que estava qualificado para exercer a Presidência da República e tenho certeza de que a equipe que escolheria, no mínimo, melhoraria as condições das pessoas mais necessitadas neste país. Parte do povo mais humilde do Brasil, infelizmente, ainda vive debaixo de pontes, em casebres de papelão ou de madeira, onde, muitas vezes, só tem um prato de feijão para comer e ainda precisa se preocupar com saúde e com os remédios que precisa tomar. Minha atuação seria voltada para esses temas que tanto afligem a nossa pobre população. Os demais problemas do nosso país seriam enfrentados também pelo presidente Silvio Santos, mas preservada sempre a prioridade dada à habitação e à saúde – afirmou.

Mesmo tendo visto de tudo em quase 70 anos na TV, Silvio disse que o livro causou “lágrimas de saudade e emoção”.

– Você, com seu talento de escritor e generosidade de amigo, me deixou por diversos momentos com lágrimas de saudade e emoção ao trazer de volta aqueles compromissos – afirmou.

Aos 89 anos, Silvio Santos segue afastado dos estúdios do SBT por causa da pandemia da Covid-19. Ainda não se sabe quando o apresentador voltara para a emissora.

Fonte: Pleno News

Morreu na noite desta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro, o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ). Aos 83 anos, o parlamentar teve falência múltipla dos órgãos após complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul.

Em post no Twitter, a família citou o Salmos 116:15 (Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos) e agradeceu a todas as manifestações de carinho e orações recebidas durante todos os dias em que Arolde esteve internado.

– Comunicamos que, nesta noite (dia 21 de outubro), o Senhor Jesus recolheu para si nosso amado irmão, senador Arolde de Oliveira. Falecido vítima de covid e, como consequência, a falência múltipla dos órgãos. A família agradece desde já todas as manifestações de carinho e orações recebidas todos estes dias – informou o perfil do senador.

Arolde deixa esposa, a empresária Yvelise de Oliveira; uma filha, a diretora artística da gravadora MK Music, Marina de Oliveira, e cinco netos.

VIDA PÚBLICA
Arolde de Oliveira nasceu no Rio Grande do Sul e dedicou 38 anos de sua vida na carreira parlamentar. Cursou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e depois se formou como Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), se especializando em Telecomunicações.

Em 2018, Arolde foi eleito ao Senado pelo Rio de Janeiro com 2.382.265 votos. Anteriormente, foi nove vezes deputado federal, Secretário de Transporte do Município do RJ e Secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro. Arolde de Oliveira lutava pela defesa da família.

Fonte: Pleno News

Com 38 anos de vida política, Arolde de Oliveira, morto aos 83 anos por complicações da Covid-19, exercia seu primeiro mandato como senador. Antes de ser eleito em 2018, o militar, engenheiro, cientista, empreendedor e visionário já havia contribuído para o Brasil por nove mandatos como deputado federal.

Gaúcho de São Luiz Gonzaga, Arolde deu contribuições marcantes ao setor das Telecomunicações. Foi responsável pela entrada do sistema de comunicação por celulares no Brasil e pela redação de muitos textos da Constituinte de 1988, especialmente os que tratam sobre comunicação e liberdade de imprensa.

Ainda no início da juventude, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre. Em seguida, entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro, onde cursou Engenharia de Combate. Dois anos depois, em 1960, ingressou no Instituto Militar de Engenharia (IME), também no Rio, onde se formou em Engenharia Eletrônica.

E não parou por aí. Incansável, fez pós-graduação em áreas correlatas de sua formação. Estudou Física Quântica, Matemática Moderna, Engenharia Econômica e Ciências Econômicas. Em 1982, fez também a Escola Superior de Guerra.

 

Fonte: Pleno News

Em entrevista concedida para a CNN Brasil, a vice-diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou que não recomenda que a aplicação das vacinas contra a Covid-19 seja obrigatória em todos os países. Segundo ela, a entidade é contra “medidas autoritárias” a respeito da imunização.

– A OMS defende que isso é para cada país decidir. Mas em uma situação que você está falando com adultos, que têm capacidade de discernimento para fazer escolhas informadas, não se recomenda medidas autoritárias. Até porque é difícil fiscalizar. Vai depender da situação interna de cada país, mas é de difícil implementação – declarou.

A vice-diretora da OMS também falou sobre a decisão do Reino Unido de apoiar o “desafio humano”, no qual voluntários jovens e saudáveis são infectados, deliberadamente, com o novo coronavírus, para acelerar o desenvolvimento de vacinas para a Covid-19. Mariângela afirmou que a entidade apoia e regula esse tipo de teste.

– O desafio humano é usado para acelerar o processo e comparar uma vacina com outra, o que demora bastante tempo. A OMS tem colocado que precisa ter critérios: justificativa científica; tem que avaliar o custo benefício; recomenda-se que faça consulta pública sobre o tema; que haja coordenação entre pesquisadores e serviços de saúde; que a escolha de onde estudo vai acontecer seja criteriosa – apontou.

Ao ser perguntada sobre o que acontece em caso de morte de um voluntário do “desafio humano”, a vice-diretora da OMS afirmou que o comitê de ética de cada país tem liberdade para determinar o procedimento que achar adequado. A entidade global só estipula que isso precisa estar claro no acordo de consentimento.

 

 

Fonte: Pleno News

A proporção de pessoas obesos na população brasileira com 20 anos ou mais de idade passou  de 12,2% para 26,8% entre 2003 e 2019 

Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2% , enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.

Os dados são do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 do IBGE , o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A amostragem da pesquisa envolveu 108 mil domicílios no Brasil.

Outro dado mostra que, em 2019, uma em cada quatro pessoas acima de 18 anos no Brasil estava obesa, que equivale a 41 milhões de pessoas. 

Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62% das mulheres e 57% dos homens. A prevalência de excesso de peso aumenta com a idade e ultrapassa os 50% na faixa etária de 25 a 39 anos.

Nessa faixa , a proporção de sobrepeso é um pouco mais elevada no sexo masculino , 58%do que no feminino , 57%. No entanto, nos demais grupos etários, os percentuais de excesso de peso eram maiores entre as mulheres. É considerado como excesso de peso o índice de massa corporal (IMC) maior do que 25. A pessoa obesa tem IMC maior do que 30. O IMC é calculado pelo peso em quilograma dividido pelo quadrado da altura em metro.

Fonte: redenacionalderadio

A Ebserh , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares liberou  liberou R$ 79 milhões e 900 mil reais para os hospitais universitários.

Os recursos são destinados ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais , gerido pela Ebserh.

Cerca de R$ 77 milhões de reais deverão  ser utilizados  em atividades de custeio dos hospitais , como aquisição de insumos, medicamentos e materiais para o uso diário, por exemplo). 

O restante é para  obras ou compra de equipamentos.

Fonte: redenacionalderadio

Para evitar bloqueios, suspensões ou cancelamentos de benefícios, o Inss, Instituto Nacional do Seguro Social,  passou a dispensar, excepcionalmente, o envio do comprovante de remessa dos documentos originais para a prova de vida durante a pandemia do novo coronavírus

Segundo portaria do INSS , os beneficiários que residem em países nos quais o serviço de correio local não esteja funcionando, poderão anexar informações que registrem a impossibilidade de utilização dos serviços postais. 

A prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Na portaria, o INSS especifica os procedimentos para comprovação de vida por parte de beneficiários que residem no exterior, que estejam ou não amparados por acordos internacionais. 

A comprovação deverá ser emitida pelas representações consulares ou diplomáticas brasileiras.

Para residentes em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, a comprovação de vida pode ser realizada com a utilização do Formulário Específico de “Atestado de Vida para comprovação perante o INSS”, disponível no site do INSS, assinado na presença de um notário público local e com certificado de autenticidade dos órgãos designados em cada país.

Outras informações no site inss.gov.br

Fonte: redenacionalderadio

Os militares das Forças Armadas  vão atuar na Garantia da Votação e Apuração das eleições municipais de 2020. 

O objetivo é garantir, em parceria com os órgãos de segurança pública, tranquilidade para que o eleitor  exerça o seu direito de voto. 

Além disso, após solicitação do Tribunal Superior Eleitoral, as Forças Armadas vão apoiar o processo eleitoral com transporte de urnas eletrônicas em locais de difícil acesso. 

Tanto a mobilização de pessoal militar para a segurança dos locais de votação, quanto o apoio logístico para regiões remotas do país são definidas pelo TSE.

Fonte: redenacionalderadio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 29 (VINTE E NOVE) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: dezesseis pacientes do gênero masculino, entre 26 e 77 anos; treze pacientes do gênero feminino, entre 24 e 49 anos. Os pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 3.252 (três mil, duzentos e cinquenta e dois) casos confirmados da Covid-19 e 33 (trinta e três) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Grupo Santo Antonio

Indivíduos infectados com a Covid-19 com sintomas leves ou assintomáticas podem transmitir o vírus por até nove dias. A conclusão é de um estudo conduzido por cientistas da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos.

 

O estudo identificou que as pessoas com a infecção e que desenvolveram a forma grave da doença podem repassá-la por um período duas vezes maior.

 

As conclusões da pesquisa foram publicadas nesta terça-feira (20) na revista Infection Control and Hospital Epidemiology e são trazidas em reportagem da revista Galileu. 

 

Para chegar às percepções os autores revisaram 77 estudos mundiais sobre o período de transmissão do novo coronavírus.  

 

"Os pesquisadores decidiram conduzir essa revisão para obter mais informações sobre a transmissão e ajudar a informar as práticas de controle de infecção", disse, em nota, a coautora Monica Sikka, professora assistente de Medicina na Universidade de Oregon.

Fonte: Bahia Notícias

A arrecadação federal de impostos em setembro voltou a registrar uma leve alta. Os recolhimentos no mês subiram 1,97% na comparação real (considerando a inflação) com o mesmo mês de 2019.

Esse é o segundo resultado positivo após seis meses de retração (de fevereiro a julho), influenciado pelo início do pagamento de tributos adiados nos últimos meses.

De acordo com os dados da Receita Federal, os pagamentos dos tributos adiados impulsionaram o valor arrecadado a R$ 119,8 bilhões em setembro.

Na série da Receita, os dados da arrecadação de agosto e setembro interrompem uma sequência de quedas significativas no ano.

Até julho, os recolhimentos federais apresentaram expansão em apenas um mês: janeiro (4,69%).

Em fevereiro e março, houve queda de 2,71% e 3,32% (respectivamente).

Em abril, com os efeitos da pandemia, começaram as quedas de dois dígitos. Naquele mês, houve retração de 28,95% contra um ano antes e, em maio, de 32,92%.

Junho voltou a registrar um forte recuo, de 29,59%. Mas, em julho, os efeitos começaram a arrefecer e a retração foi de 17,68%.

Foi anunciada, depois, uma alta real de 1,33% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2019.

Apesar da leve recuperação de valores em agosto e setembro, o acumulado do ano continua mostrando queda de dois dígitos.

A arrecadação foi de R$ 1,026 trilhão até setembro, o que representa uma retração real de 11,7% na comparação com igual período de 2019.

Houve impacto da alteração do prazo de recolhimento dos impostos.

Cobranças para MEI (microempreendedor individual) e para o regime geral do Simples Nacional (como o IRPJ, o IPI, a CSLL, a Cofins, a contribuição previdenciária) foram postergadas.

Além disso, o governo cortou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de crédito no período da pandemia.

Fonte: Bahia Notícias

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a decidir nesta quarta-feira (21) se o estado de Mato Grosso do Sul tem direito exclusivo de receber o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pela importação de gás da Bolívia. Em caso de decisão desfavorável, o governo local estima a perda de aproximadamente R$ 1 bilhão em arrecadação. 

 

A disputa judicial está em andamento há 14 anos na Corte e envolve uma guerra fiscal entre São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além do Paraná, os estados também são abastecidos pelo gasoduto Bolívia-Brasil, de acordo com a Agência Brasil. 

 

Nesta tarde, durante o primeiro dia de julgamento, somente os procuradores dos estados e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestaram sobre a questão. Amanhã (22), o julgamento será retomado com o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Mais nove ministros também devem votar. 

 

O caso envolve a importação de gás natural pelo gasoduto Bolívia-Brasil. O Mato Grosso do Sul sustenta que tem o direito exclusivo de receber 100% do ICMS incidente sobre a importação produto. O estado argumenta que o gás é nacionalizado pela Petrobras em uma estação localizada em Corumbá.  

 

Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul argumentam que, após ser recebido em Corumbá, o gás percorre a parte brasileira do gasoduto e é vendido às companhias estaduais. Sendo assim, as outras unidades da federação também devem receber parte do ICMS. 

 

Durante o julgamento, o procurador de Mato Grosso do Sul, Ulisses Schwarz Viana, defendeu que o estado deve ser o destinatário exclusivo do imposto. “Essa estação é mais que um mero posto da Petrobras, é um núcleo de operações. É nela que se verifica física e juridicamente a entrada do gás no Brasil”, defendeu o procurador. 

 

O procurador de Santa Catarina, Weber Luiz de Oliveira, discordou e afirmou que a entrega do gás ocorre em todos os estados abastecidos pelo gasoduto e não somente em Corumbá. Segundo Oliveira, o pagamento do ICMS conforme a entrega do gás aos estados é uma forma que evitar uma guerra fiscal e não permitir que somente estados que possuem portos e aeroportos sejam beneficiados com receitas de impostos. “Situações iguais nos estados estão tendo tratamento diferente ao ofenderem a autonomia federativa”, afirmou. 

 

O representante da procuradoria do Rio Grande do Sul, Thiago Holanda González, argumentou que o gás é importado para ser entregue aos estados, sendo o principal motivo para a construção do gasoduto. 

 

“Nas conexões entre os gasodutos de transporte e os gasodutos de transferência é que a Petrobras passa a ter o volume do gás natural. Somente nesses pontos é que pode ser empregada a função econômica da mercadoria pela empresa importadora, que condiciona para o consumo e para entrega às concessionárias estaduais”, disse González. 

 

O representante da Petrobras sustentou que a concretização da importação ocorre no Mato Grosso do Sul e que a distribuição para os demais estados é objeto de outro contrato da estatal. Desde 2007, somente Mato Grosso do Sul recebe as receitas da importação do gás boliviano devido à liminar concedida pelo ministro Celso de Mello, que reconheceu a exclusividade do estado no recebimento. 

 

Na parte brasileira, o gasoduto atravessa 136 municípios localizados no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: Bahia Notícias

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (21), meia tonelada de cocaína e desativou um laboratório de refino. O imóvel, usado por uma facção, fica localizado na Estrada das Cascalheiras, em Camaçari, e produzia quatro toneladas do entorpecente por mês.

 

Os investigadores da Coordenação de Narcóticos desenvolviam ações de inteligência há um mês e descobriram a possível casa usada para refinar, prensar, embalar e distribuir cocaína para bairros de Salvador e Região Metropolitana. Os tabletes era identificados com escudos de times de futebol do Brasil e da Europa.

 

Em campana desde as 5h desta quarta, os investigadores perceberam a movimentação de dois suspeitos que eram monitorados. No final da tarde, quando um deles saiu do imóvel, os policiais civis fizeram a abordagem. No primeiro contato, o homem confessou que trabalhava para uma facção envolvida com tráfico, homicídios, roubos e corrupção de menores.

 

Divididos em equipes, os investigadores cercaram a casa e encontraram uma mulher que também atua para a organização criminosa. Dentro da casa foram apreendidos meia tonelada de cocaína, dois tabletes de maconha, três prensas (duas com capacidade para 20 toneladas e uma hidráulica com capacidade para 70 toneladas), substâncias para refinar cocaína, liquidificadores e caderno com anotações do tráfico. 

 

A dupla e todo o material apreendido foram apresentados no Draco. "Trabalho de excelência, com inteligência e precisão. Continuaremos com as investigações contra essa organização criminosa", afirmou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.

Fonte: Bahia Notícias

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, nesta quarta-feira (21), que, de outubro de 2019 até outubro deste ano, foram arrecadados R$ 35 milhões com a venda de bens dos traficantes em 94 pregões. O montante contribuiu, juntamente com a conversão de mais de R$ 60 milhões em moedas estrangeiras, para o recorde de R$ 112 milhões do Fundo Nacional Antidrogas, gerido pelo ministério.

 

Ao todo, foram vendidos 2.700 itens, em 25 estados e no Distrito Federal, a partir do novo redesenho da Senad, que passou a contar com o apoio de leiloeiros cadastrados e comissões compostas por funcionários públicos nas unidades federativas, que ajudaram a agilizar os leilões junto com a secretaria. Até 2018, eram realizados, em média, seis leilões ao ano, de acordo com a Agência Brasil. 

 

O objetivo da Senad é ultrapassar a marca de 100 leilões até o final do ano em todo o Brasil. Já foram arrematados 2.100 veículos, sete aeronaves, cinco imóveis, 155 eletrônicos, 15 diamantes, cinco lingotes de ouro e 29 toneladas de ração usadas para camuflar o transporte de drogas, dentre outros itens.

 

Os pregões ocorreram nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, da Bahia, do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Rondônia, Roraima, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo. Até o fim deste ano, todos os estados deverão ser contemplados com algum leilão do tipo.

 

Com a ampliação da competência da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, por meio do Decreto 9.662/2019, a Senad passou a regular a venda de bens apreendidos de outros crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro. Dos 94 leilões realizados, 8 foram do patrimônio de crimes não ligados ao tráfico de drogas, com arrecadação de R$ 10 milhões.

 

Em outubro, a Lei 13.886/2019 completou um ano em vigor. Foi a medida que passou a permitir a venda do patrimônio perdido de crimes vinculados ao tráfico de drogas, em favor da União, a partir de 50% do valor avaliado, o que, segundo o governo, deu mais atratividade para os leilões. A lei prevê, ainda, a destinação de até 40% dos recursos da venda de bens apreendidos para o reforço das polícias estaduais e distrital, responsáveis pelas apreensões, desde que disponibilizem uma comissão para gestão de ativos apreendidos nas unidades federativas para auxiliar a Senad no controle e na alienação de bens apreendidos e na efetivação de suas destinações. 

 

Com alienação antecipada, prevista na Lei 13.840/2019, o juiz tem até 30 dias para decretar a venda do patrimônio apreendido do tráfico de drogas. Desde então, a Senad já recebeu 216 pedidos judiciais.

Fonte: Bahia Notícias

O fechamento das escolas e a omissão de alguns estados e municípios durante a pandemia da Covid-19 aprofundaram as desigualdades regionais no Brasil e devem ter impactos profundos sobre a renda futura dos atuais estudantes. Não só a classe A/B estudou mais em 2020 como os estados mais pobres ofereceram muito menos atividades escolares na rede pública a seus alunos.

 

Em média, cada ano de ensino a mais no Brasil representa ganho de 15% no salário futuro e 8% mais chance de conseguir um emprego. Mas, em 2020, uma massa enorme de crianças no ensino fundamental, e jovens no ensino médio, majoritariamente na rede pública, nem sequer teve a alternativa de estudar em casa. No Pará, 62,6% dos jovens entre 16 e 17 anos não receberam atividades escolares das redes de ensino. Na Bahia, 45,3%.

 

No outro extremo, apenas 2,5% do jovens em Santa Catarina, e 3,2% no Paraná, ficaram sem tarefas enviadas pelas escolas. No ensino fundamental, a tendência foi a mesma, embora com percentuais menores de estudantes sem tarefas (45,3% no Pará e 26,8% na Bahia, por exemplo). Em São Paulo, 5% dos alunos do ensino fundamental ficaram sem atividades; e 7,5%, no médio.

 

Segundo dados organizados pela FGV Social com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19 de agosto, quanto mais baixa a classe social do aluno, menor foi a oferta de atividade escolar - e, consequentemente, menos horas empenhadas nos estudos. Entre alunos de 6 a 15 anos da classe A/B, por exemplo, apenas 2,9% não tiveram oferta de tarefas escolares em agosto. Na classe E, a média no país foi de 21,1%.

 

Julho, mês de férias escolares, teve números parecidos, o que permite inferir que os resultados de agosto podem ter se repetido, com algumas variações, nos demais meses da pandemia. O Brasil tem cerca de 30 milhões de estudantes entre 6 e 15 anos, e 81,7% receberam atividades das escolas. Entre os alunos de 16 e 17 anos, o percentual médio cai a 76,3%.

 

Do ponto de vista do aumento da desigualdade regional, o problema é que os administradores de estados e municípios que não disponibilizaram tarefas concentram-se justamente nas áreas mais pobres. A falta de conectividade dos alunos não justifica a indisponibilidade de tarefas em muitos locais, já que pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que somente 10% dos alunos brasileiros no ensino médio, por exemplo, não tinham acesso à internet em 2018.

 

Os alunos de locais menos atendidos por governadores e prefeitos pela educação a distância também estão estudando bem menos horas diárias que seus conterrâneos da classe A/B. Em Alagoas, por exemplo, o segundo estado com mais pessoas na extrema pobreza no país (Maranhão é o primeiro), foram os alunos da classe A/B os que estudaram mais horas no mês de agosto.

 

"Se existia alguma coisa que ainda melhorava no Brasil em termos de desigualdade era a educação. Agora, isso também está sendo quebrado pela pandemia", diz Marcelo Neri, diretor da FGV Social. "Como preditor da desigualdade futura, o nível educacional é o melhor de todos. A Covid deixará uma cicatriz importante também para o mercado de trabalho."

 

Neri ressalta que, até 2017, foram os jovens com idades entre 14 e 19 anos os que mais perderam renda do trabalho como consequência da última recessão (2014-2016). Agora, são eles novamente os mais afetados pela perda do ano escolar. A FGV Social destaca que o governo federal também teve responsabilidade em não coordenar uma resposta em nível nacional na área da educação.

 

Até a segunda semana de outubro, segundo o portal Monitoramento dos Gastos da União com Combate à Covid-19, enquanto as despesas totais no enfrentamento à epidemia somavam R$ 448 bilhões, o Ministério da Educação acumula gastos de apenas R$ 479 milhões. Para o economista Naercio Menezes, pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, a "geração coronavírus" provavelmente será menos produtiva e mais desigual em relação às anteriores e posteriores.

 

"Muitos alunos provavelmente abandonarão a escola, especialmente os mais velhos, assim que o mercado de trabalho ou o crime organizado oferecerem mais oportunidades", afirma. Menezes defende que, para evitar mais evasão escolar, os estados e municípios decidam por não reprovar nenhum de seus alunos diante das condições a que eles foram submetidos em 2020.

Fonte: Bahia Notícias

Ao contrário do que acontecia nos anos anteriores onde apenas as finais eram exibidas na TV, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e TVE Bahia anunciaram na noite desta terça-feira (20) a transmissão de jogos da primeira fase da Série B do Baiano. A emissora estatal vai incluir na sua grade uma partida por rodada da disputa pelo título e, principalmente, o acesso à elite do futebol baiano.

 

"O futebol sem dúvida é o esporte mais popular do mundo. E a forma mais democrática de fazê-lo chegar aos torcedores é através das transmissões em TV. Em se tratando do Campeonato Baiano Série B não é diferente. A transmissão de um jogo a cada rodada é de fundamental importância para se ter uma maior visibilidade da competição. Principalmente neste período de pandemia, onde não é permitida a presença de público nos estádios", afirmou Ricardo Lima, presidente da FBF.

 

Serão sete jogos exibidos na TV, sendo cinco da primeira fase e os dois da decisão do título. O duelo entre Unirb e Barcelona de Ilhéus, no próximo domingo (25), às 15h, no Carneirão, pela primeira rodada, vai abrir as transmissões da TVE.

 

"A TVE é a emissora que mais promove o futebol da Bahia. Em função da pandemia ampliamos a transmissão da Série B que inicialmente seria apenas dos jogos finais porque é importante para jogadores e equipes mas principalmente para os torcedores que poderão acompanhar gratuitamente pela TV aberta e pelo Youtube.com/tvebahia e Facebook.com/tvebahia. Temos compromisso em prestar um serviço público relevante para os baianos que são apaixonados por futebol", disse Flávio Gonçalves, diretor geral da Irdeb/TVE.

 

Além da Série B estadual, a TVE tem transmitido nos últimos anos o Campeonato Intermunicipal, Baianão Feminino, Copa 2 de Julho, Baianão Sub-20, Baianão Sub-15 e Sub-17.

 

Confira os demais jogos que serão transmitidos, lembrando que as duas finais ainda serão definidas pela FBF:

 

2ª rodada
01/11, domingo, às 15h
Barcelona de Ilhéus x Canaã, na Arena Valfredão

 

3ª rodada
08/11, domingo, às 15h
Barcelona x Teixeira de Freitas (Portela), na Arena Valfredão

 

4ª rodada
18/11, domingo, às 15h
Canaã x Unirb, no José Rocha

 

5ª rodada
22/11, domingo, às 15h
Unirb x Teixeira de Freitas (Portela), no Carneirão

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |