Blog Santo Antônio
Notícias

Após um período com baixos índices de procura e adesão às campanhas de vacinação em Salvador, a população da cidade tem retornado aos postos de Saúde e salas de imunização. Entre os efeitos colaterais das medidas restritivas impostas na tentativa de frear a disseminação da Covid-19 na capital baiana, esteve a redução da procura por vacinas que protegem contra outras doenças. Mas com o relaxamento das medidas, a busca por imunização foi normalizada, comemora a subcoordenadora do setor de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos.

 

"A gente percebeu que houve durante a campanha de Influenza um temor maior pelo fato de que estávamos com significativo número de casos, taxa de ocupação de leitos elevados, medidas restrititas intensificadas, no auge nas restrições. Percebemos que a população aderiu a esse movimento. À medida que as medidas foram sendo flexibilizadas, as pessoas têm voltado", comentou Doiane. 

 

No mês de julho, em que foram registrados os índices mais graves da pandemia da Covid-19 na Bahia, a chefe do setor de imunização da SMS fez o alerta de que a baixa adesão às campanhas poderia comprometer o sistema de saúde no futuro. "Vacinamos pessoas saudáveis para que não adoeçam e não precisem utilizar o sistema de saúde. É preciso entender a relevância da vacinação", defendeu na ocasião. Na época acontecia a campanha da gripe, que havia sido iniciada em março e prorrogada duas vezes. Em Salvador, há uma semana do fim da mobilização, apenas 52% das crianças de 6 meses a 6 anos haviam sido imunizadas na capital baiana, o que acendou o alerta da SMS.

 

Atualmente a cidade possui três campanhas de vacinação em curso: contra poliomielite, sarampo e a multivacinação. A SMS realizou no último sábado (17) o Dia D das campanhas. A vacinação ocorreu entre 8h e 17h em 151 pontos de imunização espalhados por toda a cidade. Entre eles 138 postos fixos e 13 volantes, além de dois drive thru na Arena Fonte Nova e no Atakarejo de Fazenda Coutos. 

 

As campanhas de multivacinação e da pólio têm como público alvo crianças e adolescentes. Elas foram iniciadas em 5 de outubro e até o momento mais de 9 mil já compareceram. Desse total, 6 mil precisaram receber alguma outra vacina, seja inicial ou algum complemento. "Essa campanha de multivacinação tem essa dinâmica de ser uma oportunidade de atualizar a situação vacinal", conta Doiane. 

 

Em relação à mobilização para a prevenção ao sarampo, o foco é distribuir uma dose de campanha de forma indiscriminada para a população de 20 a 49 anos. "Mesmo que o indivíduo esteja com sua situação vacinal comprovada que está com as doses do esquema básico, ele deve receber essa dose de campanha", disse a subcoordenadora, que ainda explicou que o Ministério da Saúde estabelece campanhas de vacinação nesse molde com o objetivo de imunzar pessoas que não saibam se foram vacinadas, ou para aquelas que recebem a vacina e que não atingiram o nível esperado de proteção. Segundo Doiane essa "é uma possibilidade de corrigir falhas".

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em meio à pandemia, o sarampo tem se espalhado silenciosamente. O Brasil registrou até junho deste ano 10.332 notificações de casos considerados suspeitos. A pasta informa que 21 estados estão com circulação ativa do vírus do sarampo. O Pará concentra a maior parcela de casos, 1.918 (47,7%), e maior incidência (39,7 por 100.000 habitantes).

 

Em 2019, após a confirmação de casos da doença, o Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo que havia sido concedido ao país em 2016 pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas), um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse e é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Os sintomas incluem manchas avermelhadas na pele que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite, manchas brancas na parte interna das bochechas, otite, pneumonia e encefalite. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir.

Fonte: Bahia Notícias

O governador Rui Costa disse, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (19), que as aulas devem ser retomadas quando a Bahia atingir um patamar abaixo de 20 mortes diárias pela Covid-19. Ele adiantou ainda que os protocolos de retorno da educação já estão prontos. “Nós estamos avaliando isso e monitorando junto com a decisão de outros estados. Hoje nós estamos mais próximos do que distante, do retorno às aulas. Em entrevistas que eu dei há 20, 30 dias atrás, a gente estava no patamar de 40, 50 óbitos diários, como eu falei para vocês. Nós caímos para o patamar um pouquinho abaixo de 30: 28, 27″, ponderou Rui Costa.

“Se a gente reduzir abaixo de 20, a gente já se encoraja para retomar as aulas dentro daquele protocolo que já temos pronto. Nós vamos acompanhar mais uns dias só, se a tendência continuar como está se mostrando, ou seja, com redução do número de óbitos, acho que cria condições da gente reprogramar as aulas”. Rui adiantou ainda que o governo tem recebido pedidos de alunos que estão em ano letivo de conclusão do ensino médio e de cursos técnicos.

“Eu estou recebendo muita demanda, muitos pedidos, principalmente do último ano do nível médio e de alunos que fazem curso técnico e estão para concluir. Eles estão solicitando bastante o retorno e querem concluir sua etapa de estudos, para eventualmente fazer vestibular ou buscar o mercado de trabalho, então vamos dar uma atenção especial a esse público e em breve a gente deve tomar uma decisão sobre isso”, disse o governador. A aulas estão suspensas na Bahia desde o mês de março.

Fonte: G1

Com 5.235.344 casos de Covid no Brasil, pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, identificaram o primeiro caso de uma gata contaminada com o novo coronavírus.

Com poucos meses de vida, ela teria pego a doença dos donos. Os responsáveis pelo animal de estimação são dois adultos, que adoeceram por causa da doença, e uma criança, que permanece assimtomática. Além disso, há a possibilidade de outro gato e um cachorro terem contraído a doença a partir de seus respectivos donos.

Responsável por relatar o caso, a professora da UFMT, Valéria Dutra, trabalha no hospital onde o casal deu entrada para tratar a doença. Por ser veterinária, ela teve o cuidado de perguntar se eles possuíam algum animal de estimação e sugeriu que a gata fosse testada. Os pesquisadores investigam a possibilidade de outro gato e um cachorro também terem contraído o vírus de seus donos.

Fonte: Pleno News

Andressa Suita desistiu de dar prosseguimento a uma ação judicial para reivindicar 30% do patrimônio do ex-marido, o cantor Gusttavo Lima. A informação é do colunista Leo Dias.

De acordo com o jornalista, que teve acesso a dois processos, um de alimentos e outro de reparação, Andressa alegava que foi traída por Gusttavo. Ela pedia ainda a anulação de um pacto pré-nupcial, argumentando que havia se dedicado integralmente à família e que abriu mão dos próprios projetos. Como reparação, ela queria 30% do patrimônio do sertanejo, avaliado em R$ 150 milhões.

Segundo Leo Dias, a defesa de Andressa afirmava no processo que Gusttavo traiu a agora ex-esposa e ainda teria anexado provas da infidelidade. O acordo pré-nupcial indicava regime de separação total de bens. No entanto, uma das cláusulas era de que não poderia haver traição entre os dois, termo que a defesa de Andressa alega ter sido violado.

Como reparação, ela requeria 30% dos bens de Gusttavo, quantia que poderia chegar a R$ 45 milhões.

Os advogados também argumentaram que Andressa abriu mãos de projetos pessoais e trabalhos para se dedicar à família, enquanto Gusttavo permanecia com intensa agenda de shows. Eles afirmam que a perda de contratos de trabalho de Andressa daria a ela direito à parte da fortuna do cantor.

RECONCILIAÇÃO?
Neste domingo (18), o ex-casal deletou das redes sociais as publicações em que se pronunciavam sobre a separação. Gusttavo foi além e ainda publicou uma foto antiga em que aparece sozinho, mas de aliança.

Por causa disso, fãs começaram a especular sobre uma possível reconciliação. No entanto, a assessoria de Andressa negou qualquer movimento neste sentido e disse que não sabe porque Gusttavo fez as mudanças na rede.

Fonte: Pleno News

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo entrou com habeas corpus coletivo no Superior Tribunal de Justiça em favor de todas as pessoas idosas presas no Estado em razão de ‘situação de calamidade’ nas unidades paulistas por conta da pandemia do novo coronavírus. Os integrantes do Núcleo Especializado de Situação Carcerária do órgão pedem à Corte que defira liminar determinando o ‘imediato relaxamento’ ou revogação de prisões decretadas contra maiores de 60 anos por decisões dos juízos de primeira instância e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Caso o pedido principal não seja atendido, os defensores pedem que a liminar beneficie decisões relacionadas a crimes cometidos sem violência à pessoa. Além disso, uma segunda solicitação da Defensoria é a concessão da saída antecipada para todas as pessoas idosas presas dos regimes fechado e semiaberto.

O habeas corpus foi impetrado no STJ na última quinta-feira (15).

– A letalidade do Covid-19 é imperdoável com os idosos, ela chega a 37,8% nas pessoas com 90 anos ou mais, a 33,5% a pessoas que tem entre 80 e 89 anos, a 19,95% naquelas pessoas entre 70 e 79 anos. Existem aproximadamente 3 mil pessoas idosas presas no Estado mais rico desta República, muitos homens e mulheres que estão morrendo. Mesmo com uma quantidade irrisória de testagem e a subnotificação, os números oficiais mostram 32 mortes de pessoas presas em São Paulo e 10 mil casos. Quantos avós mais precisarão morrer para que aplicamos a legislação em vigor? – afirma o coordenador do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria de São Paulo Matheus Moro.

O habeas corpus ressalta a questão da superlotação, que ‘retira qualquer possibilidade de garantir condições mínimas para o cumprimento da pena de acordo com as previsões legais, o que significa distribuição insuficiente (às vezes inexistente) de itens de higiene básicos, insuficiência de atendimentos de saúde, falta de profissionais de saúde na esmagadora maioria das unidades prisionais, falta de estrutura para fornecer água aquecida para banho e baixíssima qualidade, quantidade e variedade da alimentação servida, racionamento de água’.

Fonte: Pleno News
19
Out / 2020

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde vem a público informar que, a partir do dia 1º de novembro de 2020 a marcação dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do município, será realizada diretamente na unidade de saúde que o paciente é atendido.

A Secretaria de Saúde informa ainda, que a partir da mesma data, não será mais realizado no LACEN o atendimento para a marcação de exames. Desta forma, se o paciente for atendido em uma Unidade Básica de Saúde (postinho), por exemplo, a marcação dos exames solicitados será realizada pela equipe da própria unidade de saúde. Não necessitando mais o deslocamento do paciente até o LACEN para realizar o ato.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo da mudança de protocolo tem em vista a otimização do trabalho da equipe de profissionais da unidade e dos serviços prestados pelo LACEN, como também, facilitar o acesso dos pacientes aos exames, que a partir do dia 1º de novembro, só necessitarão se deslocar ao LACEN para realizar a coleta e buscar o resultado dos exames.

Mais informações através do telefone: (77) 3639 0786.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Cervejaria Ambev faz saber aos interessados a abertura de mais de vagas de emprego efetivo, estágio e jovem aprendiz no Brasil. No total, são 376 vagas para diferentes áreas de atuação.

A Cervejaria Ambev é uma empresa brasileira de produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. É a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja.

“A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a nossa história começou muito antes, quando ainda éramos duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.”

Cargos
Analista de Dados
Analista de Sistemas
Analista de Qualidade
Arquiteto de Privacidade de Dados
Auxiliar de Produção
Auxiliar de Marketing
Cadastrador
Cientista de Dados
Conferente
Engenheiro de Dados
Especialista de Projetos
Técnico Administrativo
Líder de Execução
Operador de Processo
Promotor
Representante de Negócios
Supervisor de Vendas
Técnico de Informática
As vagas de emprego AMBEV estão localizadas nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Piauí e outros.

Fonte: noticiasconcursos

Com uma trajetória de 24 anos dedicados ao jornalismo da Rede Globo, o apresentador Márcio Gomes trocou a emissora pela CNN Brasil. Formado em Jornalismo desde 1992, Gomes será o principal nome da expansão de operações da CNN no país.

Com passagens pelo Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, as duas edições locais de São Paulo e Rio de Janeiro, Jornal Hoje e Jornal da Globo, ele também foi correspondente da Globo em Tóquio, no Japão. Durante a pandemia do novo coronavírus, o jornalista comandou o programa Combate ao Coronavírus, que ficou no ar pouco mais de um mês e apresentou problemas na audiência.

De acordo com o CEO e sócio-fundador da CNN Brasil, Douglas Tavolaro, o ex-global comandará um programa diário como parte de mais um projeto de inovação do canal.

– Márcio Gomes é um dos principais nomes da TV e chega para somar ao nosso elenco de grandes talentos. É um profissional completo, de alto gabarito. Além de ser conhecido por sua correção e caráter, é muito querido e respeitado pelo público de todo o Brasil.

Márcio, que está prestes a completar 50 anos de idade, disse que entrar para o time de profissionais da CNN é algo de muito orgulho. Ele espera “contribuir com a expansão do canal no Brasil e poder gerar ainda mais credibilidade à CNN”. Bastante motivado, ele define a nova fase como um grande desafio em sua carreira.

Fonte: Pleno News

O casamento de 25 anos da ex-jogadora de vôlei Fernanda Venturini e do treinador Bernardinho chegou ao fim. Pais de Júlia e Vitória, os dois estão separados desde o dia 9 de setembro. Em entrevista à Quem, Fernanda disse que eles continuam dividindo o mesmo teto.

– Nos separamos como homem e mulher. Por enquanto, continuamos na mesma casa. Temos uma boa relação e duas filhas lindas. Quando a separação acontece de maneira saudável, quando não há traição, não há motivos para o convívio não ser amigável. Ficamos juntos por 25 anos, casados por 21.

Fernanda e Bernardinho começaram o namoro em 1995. Na época, ele era técnico da seleção feminina e ela era levantadora titular da equipe. Quatro anos depois eles se casaram em uma cerimônia em Curitiba, no Paraná, e chegaram a ter uma breve separação em 2008. Os dois se seguem no Instagram, mas não comentaram o caso nas redes sociais.

Fonte: Pleno News

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer nesta segunda-feira (19) que uma possível vacina contra a Covid-19 não será obrigatória. O chefe do Executivo citou que o próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a imunização não será compulsória, apesar de ser oferecida gratuitamente pelo governo.

– A lei é bem clara e quem define isso é o Ministério da Saúde. O meu ministro da Saúde já disse que não será obrigatória essa vacina e ponto final – disse o presidente a apoiadores nesta manhã na saída do Palácio da Alvorada.

Na última sexta-feira (16) Bolsonaro já havia sinalizado que o governo não iria obrigar a população a se vacinar. A declaração via redes sociais ocorreu no mesmo dia em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a imunização seria obrigatória no Estado.

– Outra coisa, tem um governador que está se intitulando o médico do Brasil dizendo que ela (vacina) será obrigatória, e não será – destacou o presidente nesta segunda, sem citar Doria diretamente.

O chefe do Executivo opinou ainda que uma vacina estrangeira deve primeiro ser aplicada em massa no seu país de origem para depois ser oferecida a demais nações, e ressaltou que a imunização será oferecida no Brasil de forma gratuita.

– Da nossa parte, quando estiver em condições, depois de aprovada pelo Ministério da Saúde, com comprovação científica e validada pela Anvisa, aí ofereceremos ao Brasil de forma gratuita. Mas repito, não será obrigatória – acrescentou.

Fonte: Pleno News

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 25 (VINTE E CINCO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: onze pacientes do gênero masculino, entre 24 e 41 anos; quatorze pacientes do gênero feminino, entre 15 e 57 anos. Os pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 3.194 (três mil, cento e noventa e quatro) casos confirmados da Covid-19 e 33 (trinta e três) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Nesta segunda-feira (19), bandidos sequestraram um trem de manutenção da SuperVia no Rio de Janeiro. Cerca de dez criminosos armados renderam dois maquinistas na região da comunidade do Jacarezinho, onde acontecia uma operação da Polícia Militar, e seguiram para a comunidade da Mangueira.

Os bandidos pularam na linha do trem para interceptar os profissionais e, após sequestrar o transporte e chegar no destino final, abandonaram a linha férrea.

Os dois maquinistas foram encaminhados para a Central do Brasil para receber atendimento psicológico.

Fonte: Pleno News

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Uma festa irregular com mais de três mil pessoas foi encerrada na madrugada deste domingo (18), no bairro do Arenoso, em Salvador. Os eventos com mais de 100 pessoas estão proibidos para conter a pandemia do coronavírus. A SSP classificou a festa como do tipo paredão, com uso de grandes sons automotivos. O evento foi encontrado após denúncias anônimas. 

 

De acordo com a polícia, a maioria das pessoas eram adolescentes e jovens até 25 anos, que estavam sem máscaras, aglomerados e fazendo uso excessivo de bebidas alcoólicas. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não informou se alguém foi detido. 

 

Fonte: Mundial Notícias

Uma pesquisa realizada com professores de 118 cidades brasileiras, de todos os estados, demonstra que 82,4% dos entrevistados se sentem extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico para o ensino online. No início da pandemia, 52,9% dos professores se sentiam totalmente despreparados, ou muito pouco preparados tecnicamente. 

 

A pesquisa foi realizada pela International School e contou com o apoio do edc Collab - Educational Development Centre, plataforma colaborativa co-criada em 2019 por professores de todo o país. Foram ouvidos mais de 300 professores durante o levantamento. Na pesquisa, 96,6% dos professores relataram desgaste físico e emocional para preparar as aulas, enquanto 3,4% disseram que não tiveram prejuízos.  

 

Dos entrevistados, 49,5% têm atuação direta na educação infantil, 63,40% no fundamental e 11,70% no ensino médio. Dados colhidos na pesquisa mostraram o tipo de dispositivos utilizados pelo professor nas aulas online, sendo 19,7% desktop com internet, 83,7% laptop com internet, 45,5% celular com internet e 7% tablet com internet. Cerca de 66.8% disseram não compartilhar esses mesmos dispositivos com algum membro da família e 33.2% afirmaram o contrário. A pesquisa foi realizada em agosto deste ano, e contou com 325 participantes. 

 

De acordo com a pesquisa, 91,7% confessaram ter procurado ajuda psicológica durante esse período e 8,3% não buscaram plataformas de aconselhamento de saúde mental. Quando perguntados o quão se sentem preparados emocionalmente desde o início da pandemia até os dias atuais, o cenário é positivo. Entre os entrevistados, 64,6% relataram que no início das aulas remotas se sentiam totalmente ou muito inseguros emocionalmente, ao passo que, hoje, a percepção é outra: 58,5% se sentem muito ou totalmente confiantes, um dado que surpreendeu positivamente. 

 

Com relação às escolas oferecerem alguma formação extra neste período, 46.2% dos respondentes disseram que não receberam e 53.8% – confirmaram que foi oferecida. Já com relação a se haviam feito algum outro curso fora do colégio de atuação, 31.1% afirmaram que não buscaram e 68.9% responderam que aderiram a outros estudos de aperfeiçoamento neste período. Já no quesito desenvolvimento profissional 17,2% não se aprimoraram durante esse tempo, enquanto 82.8% sentiram necessidade de recorrer a essas ferramentas. 

Fonte: Brasil Notícias

A Itália registrou 11.705 novos casos do novo coronavírus neste domingo (18), informou o Ministério da Saúde, número acima do recorde anterior de 10.925 contabilizado no dia anterior, enquanto o governo prepara novas medidas para combater uma segunda onda da doença.

 

A Itália foi o primeiro país da Europa a ser duramente atingido pela covid-19 e tem o segundo maior número de mortos na região, depois do Reino Unido, com 36.543 óbitos desde o início do surto em fevereiro, de acordo com dados oficiais, de acordo com a Agência Brasil. 

 

As autoridades conseguiram manter o contágio sob controle no país até o verão, graças a um bloqueio rígido de dois meses em todo o país. Mas com o surgimento de uma segunda onda, elas determinaram novas medidas, incluindo o uso obrigatório de máscara em público e restrições a reuniões públicas e restaurantes.

 

O primeiro-ministro Giuseppe Conte deve anunciar novas medidas ainda hoje.

Fonte: Mundial Notícias

A Justiça baiana concedeu uma liminar favorável à Marinha, neste domingo (18) para reintegração de posse de uma área do Quilombo Rio dos Macacos, que teria sido ocupada irregularmente nos dias 10, 14 e 16 deste mês. O local fica na região da Base Naval de Aratu, em Simões Filho. 

 

Houve protesto de quilombolas na tarde deste domingo quando a liminar foi apresentada a comunidade por representantes da Marinha. O rio é a única fonte de água dos moradores do quilombo. O protesto foi transmitido via redes sociais. 

 

A Marinha informou em nota que o local pertence à União e não faz parte da área titulada em favor do Quilombo Rio dos Macacos, ocorrida no mês de julho. A reintegração foi determinada por uma juíza plantonista da Justiça Federal. No documento, a magistrada concedeu o pedido de uso de força policial para que a ordem seja cumprida. A fixação de um aviso no local sobre a decisão também foi autorizada pela magistrada. 

 

Os moradores questionaram a decisão judicial, já que o rio é a única fonte de água usada pela comunidade quilombola. "A água é um direito universal de todo ser humano. A Marinha não manda em água não. A água foi Deus quem deu para todo ser humano. A Marinha quer segregar a água que Deus deu para todo mundo. Ela quer ser dona de tudo, mas não é dona não. Os donos somos todos nós. Se é direito dela [Marinha], é direito nosso. É direito compartilhado", disse um dos moradores no protesto. 

 

O Quilombo Rio dos Macacos e a Marinha começaram a disputar o território em meados de 1970. O conflito começou depois que a Base Naval de Aratu foi construída e a União pediu a desocupação da área pelos quilombolas. Em meio à batalha judicial e entre tentativas de desapropriação, no ano de 2009, os quilombolas pediram uma intervenção do Ministério Público Federal (MPF) para provar que eles são remanescentes de povos escravizados e, portanto, tinham o direito de posse das terras. 

 

Somente em julho de 2012, o Incra classificou a terra do Rio dos Macacos como uma área quilombola. Um relatório técnico foi emitido constatando que a comunidade era centenária e estava no local antes da chegada da Marinha. As terras só foram tituladas para as famílias quilombolas em julho de 2020. 

Fonte: Brasil Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |