Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Centrais de Teleatendimento e Triagem, além da ampliação no horário de funcionamento de unidades de saúde estão entre as ações anunciadas

Na tarde desta terça-feira (04) a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou mais 23 novos leitos hospitalares para o Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra. Com esse acréscimo, somam-se 35 leitos hospitalares exclusivos para o atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. O anúncio da implantação das novas medidas no enfrentamento e combate ao novo Coronavírus engloba também a implantação da Central de Teleatendimento Covid-19, uma nova Central de Triagem e duas unidades de saúde para atender às pessoas com suspeição da doença e ainda a autorização para a compra de 20 mil testes rápidos para ampliação da testagem em todo município.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, os 23 novos leitos hospitalares entregues hoje serão destinados aos pacientes moderados com Covid-19 que são internados no P. A. Coronavírus. Já a Central de Teleatendimento, que atuará 24 horas via telefone, através do número 3613-9250, dará assistência no atendimento e condução de pacientes que tenham dificuldades de locomoção com o suporte de equipe multiprofissional de saúde.

A Secretaria de Saúde de Barreiras também ampliou o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde Emilly Raquel, no Centro, e no Jardim Ouro Branco, para pessoas com suspeita da Covid-19 até às 22h. Outra medida de retaguarda no enfrentamento à Covid-19 anunciada nesta terça-feira, foi a criação de uma Central de Triagem na Rua Ruy Barbosa, na antiga sede da COPIM (Coordenação de Imunização) ao lado da antiga delegacia, no centro da cidade.

Na oportunidade, o prefeito autorizou a aquisição de mais 20 mil testes rápidos, possibilitando maior eficácia no controle epidemiológico do novo Coronavírus. “A Prefeitura de Barreiras está empreendendo todos os esforços para salvar vidas no enfrentamento à pandemia, com as ações hoje anunciadas, vamos proporcionar maior assistência à população e melhores condições no atendimento à Covid-19 em nosso município. Os horários estendidos no atendimento à pacientes nas Unidade de Saúde, mais um local específico para triagem, o atendimento remoto com apoio de uma ambulância e a aquisição de mais 20 mil testes rápidos, irão contribuir positivamente no controle e no combate do novo Coronavírus. Nesse momento, precisamos também da contribuição de cada um, no cuidado e proteção individual, esse não é o momento de aglomeração, de realizar festas particulares, esse é um momento delicado e precisamos da ajuda de todos”, pontuou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 14 (catorze) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 10 (dez) pessoas do sexo feminino com idades entre 25 e 57 anos e 04 (quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 29 e 66 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 145 (cento e quarenta e cinco) resultados, sendo que 72 (setenta e dois) testaram negativo e 73 (setenta e três) testaram positivo. Os 72 (setenta e dois) casos que testaram negativo trata-se de 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 09 e 83 anos e 27 (vinte e sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 meses e 57 anos. Já os 73 (setenta e três) casos que testaram positivo, trata-se de 36 (trinta e seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 13 e 89 anos.

Destas, 23 (vinte e três) são sintomáticas, sendo 05 (cinco) profissionais de saúde, 09 (nove) tiveram contato com casos confirmados, sendo 02 (duas) profissionais de saúde e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coleta, sendo 02 (duas) profissionais de saúde. E 37 (trinta e sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 04 e 83 anos.

Destes, 27 (vinte e sete) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde e 07 (sete) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (um) profissional de saúde e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coleta. Dos 73 (setenta e três) casos positivos, 42 (quarenta e dois) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 67 (sessenta e sete) dos 72 (setenta e dois) que testaram negativo, totalizando 109 (cento e nove) que não foram diminuídos dos 340 (trezentos e quarenta) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 1.805 (um mil oitocentos e cinco) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 869 (oitocentos e sessenta e nove) estão recuperados, 880 (oitocentos e oitenta) estão em isolamento domiciliar, 23 (vinte e três) estão internados e o município registra 33 (trinta e três) óbitos.

Já os casos que aguardam resultado somam 318 (trezentos e dezoito). Barreiras contabiliza hoje 7.107 (sete mil cento e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.977 (mil novecentos e setenta e sete) casos descartados, cujos resultados foram negativos.

De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais. Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 04 de agosto de 2020. 

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM

 

Na manhã da última segunda-feira (03), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães entregou a sede própria de mais uma escola municipal. Desta vez foi a Luzia da Rosa Fontana, localizada no bairro Tropical Ville.

A unidade escolar é a oitava a ser entregue para a Secretaria de Educação, das 12 novas e modernas que estão sendo construídas pela gestão, levando mais infraestrutura, segurança e conforto para estudantes, professores e funcionários da educação.

Com 3.830,40 m² de área construída, a Escola Municipal Luzia da Rosa Fontana conta com 12 salas de aula climatizadas e quadros em vidro, setor administrativo, refeitório, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva coberta com dimensões oficiais das Federações Desportivas.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Rosilene Rodrigues Sertão, mais um passo importante para o melhor atendimento aos estudantes de Luís Eduardo Magalhães.

"A nova escola vai atender a uma parcela importante da população, que antes precisava se deslocar para outros bairros em busca de escolas e agora não haverá mais essa necessidade", comentou a secretária.

Durante o ato, o gestor do município também assinou a autorização da licitação para a reforma completa da Escola Municipal Henrique de Freitas Moreira, localizada na Vila II do Assentamento Rio de Ondas. O projeto também contemplará a construção de uma quadra coberta para a prática esportiva.

Sobre a homenageada - A escolha do nome da unidade escolar foi uma homenagem a assistente social, Luzia da Rosa Fontana, natural de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul. Ela era mestre em gestão com ênfase em políticas públicas, foi eleita vereadora no ano de 2000, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na primeira legislatura do município.

Luzia também foi uma das fundadoras do CTG Sinuelo dos Gerais; uma das idealizadoras da APAE em Luís Eduardo Magalhães e participou ativamente do processo se emancipação política do município.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 58 (CINQUENTA E OITO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: trinta e sete pacientes do gênero masculino, entre 03 e 65 anos; vinte e um pacientes do gênero feminino, entre 12 e 66 anos. Dois dos pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica. 

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.181 (mil, cento e oitenta e um) casos confirmados da Covid-19 e 13 (treze) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem

Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA


 
A saúde restabelecida de cada paciente acometido pela Covid-19 é sempre uma vitória para os profissionais que trabalham na linha de frente contra o novo Coronavírus e também para a Secretaria Municipal de Saúde. Nessa segunda-feira (03), mais uma vitória foi comemorada no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra com a alta da paciente de 77 anos, que retornou ao convívio social curada da Covid-19.

A alta hospitalar foi confirmada após a paciente ter cumprido o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, mantendo boa saturação em ar ambiente e sem novas queixas. De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, a equipe multiprofissional do P. A. Coronavírus realiza todos os procedimentos necessários durante a internação dos pacientes com monitoramento direcionado.

“Essa equipe composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e equipe administrativa, realiza o monitoramento diário de pacientes acometidos pelo novo Coronavírus, 24horas. O trabalho direcionado segue as determinações do Ministério da Saúde e tem proporcionado momentos como esse vivenciado hoje, temos registrado nessa terça-feira 869 casos recuperados, por isso reforçamos o pedido de cuidado individual, o vírus ainda está muito presente em nosso município, dessa maneira, é imprescindível a colaboração de todos no cumprimento dos decretos municipais, na higienização das mãos, no uso de máscaras e principalmente, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social", disse. 

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Animal estava ferido e com sinais de queimaduras

Um macaco foi resgatado por equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), na manhã deste domingo (2), no bairro Recanto dos Pássaros, em Barreiras.

O animal estava caído em uma calçada, por volta das 11h20, quando foi encontrado pelos militares. Os bombeiros receberam o chamado pela central de emergência.

De acordo com a guarnição que atuou no resgate, o macaco estava ferido e apresentava sinais de queimaduras pelo corpo, não sendo possível identificar as causas.

Assim que recebeu os primeiros socorros, o animal foi encaminhado pelos bombeiros ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde ficou em observação.

Fonte: 17º GBM

O protocolo de retorno das aulas na rede estadual baiana ainda está em fase de elaboração, mas o governo do estado já chegou a algumas conclusões. É o caso dos investimentos em internet, por exemplo.

"Retornaremos com 100% das escolas com pelo menos 50Mb disponíveis porque vamos agregar conteúdo que os alunos poderão baixar nos seus celulares, nos seus tablets e fazer tarefas", adiantou o governador Rui Costa (PT) em entrevista à Rádio Bandeirantes, na manhã desta segunda-feira (3).

Além disso, o petista confirmou que o sábado vai ser incorporado à carga horária e disse que o ano letivo se estenderá até fevereiro de 2021. 

Por outro lado, ainda não há uma "data fixada para o retorno das aulas". Vale lembrar que, em abril, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a imposição de pelo menos 200 dias para o ano letivo.

Neste contexto, Rui Costa informou que a gestão tem se reunido com professores e núcleos regionais para organizar a retomada das aulas. Enquanto isso, o governo tem aplicado testes de Covid-19 em professores e alunos de algumas cidades para ter uma análise do quadro geral.

Fonte: Bahia Notícias

A Secretaria de Saúde de Barreiras comunica nesta segunda-feira, 03, o 30º óbito em decorrência da Covid-19. O paciente de 72 anos, que faleceu no Hospital do Oeste - HO, era hipertenso e diabético. Ele foi internado no dia 25 de julho, mas apesar de todo o empenho dos profissionais de saúde, não resistiu às consequências provocadas pelo novo Coronavírus no início da manhã.

A Secretaria de Saúde, nesse momento, se solidariza com familiares e amigos e reafirma o compromisso na defesa da vida, mantendo diariamente os esforços necessários na promoção da assistência médica a todos os moradores que venham necessitar de atendimento decorrente da Covid-19.

O enfrentamento ao novo Coronavírus depende do compromisso de todos, dessa forma, a Secretaria de Saúde de Barreiras reforça o pedido à população que redobre os cuidados, fazendo valer os decretos municipais, também manter o distanciamento social, evitar aglomerações, usar obrigatoriamente máscaras e higienizar as mãos sempre que necessário.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar a DÉCIMA TERCEIRA MORTE pelo novo coronavírus no município. O paciente de gênero masculino, 56 anos, hipertenso, foi admitido na Unidade de Controle do Coronavírus – UCC de Luís Eduardo Magalhães, vindo de clínica particular já bem debilitado, no dia 16/07 e foi transferido para o Hospital Alayde Costa, em Salvador, no dia 21/07.

Apesar de todos os esforços das equipes médicas que o assistiu, o paciente não resistiu à gravidade do caso, entrando em óbito nesta segunda-feira (03). Solidarizamo-nos com a família e amigos do paciente neste momento, ao tempo em que reiteramos que todas as medidas de assistência tem sido tomadas na intenção de minimizar dentro do possível, a dor de sua perda. Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 1.123 (mil, cento e vinte e três) casos confirmados da doença, destes, 711 (setecentos e onze) recuperados.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. Ressaltamos que todos os procedimentos de prevenção e cuidados tem sido deliberados em consonância com as determinações da SESAB, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem

Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |