Blog Santo Antônio
Notícias
Essa fase da campanha é destinada para caminhoneiros e profissionais da segurança

A partir desta sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães começará a receber um novo lote de vacinas contra a gripe. Desta vez o público-alvo da vacinação serão os caminhoneiros e os profissionais das forças de segurança do estado e do município. Entre eles policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais e agentes de trânsito.

A determinação da Vigilância Epidemiológica e Sanitária é restritiva por conta do baixo número de doses enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com a SESAB, o Governo da Bahia está aguardando a chegada de novos lotes que serão enviados pelo Governo Federal e repassados aos municípios.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde do município, Arisleide Bispo, esses profissionais beneficiados mantiveram as suas atividades durante a pandemia do novo coronavírus e precisam ser imunizados.

“Assim que o Governo do Estado enviar os lotes maiores, estaremos disponibilizando também para o restante dos públicos-alvo nos postos de saúde”, confirmou Arisleide Bispo.

Abaixo, o cronograma e os locais de vacinação para os caminhoneiros e profissionais das forças de segurança do estado e do município, estabelecidos pela Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães:

• 20/04: Guarda Municipal, Sutrans e Polícia Civil (pela manhã) e Polícia Militar (à tarde);
• 22/04: Pátio da Bungue;
• 23/04: Pátio da Bungue e Bombeiros (pela manhã) e Pátio da Bungue e Cipe Cerrado;
• 24/04: Pátio da Bungue (manhã e tarde);
• 27/04: ADM Transportadora (manhã e tarde);
• 28/04: ADM Transportadora (manhã e tarde);
• 29/04: Pátio da Cargil (manhã e tarde);
• 30/04: Pátio da Cargil (manhã e tarde).

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Profissionais do Hospital e Maternidade Gileno de Sá Oliveira, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Reabilitação, APAE e toda a equipe de fisioterapia do município, participaram de uma capacitação para o atendimento de possíveis casos da COVID-19. O treinamento foi organizado pela Secretaria de Saúde em parceria com representantes da Liga de Fisioterapia Intensiva e aconteceu na última quarta-feira (15), no Hospital de Campanha montado na sede do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS ADIII).

O foco da iniciativa foi atuação da fisioterapia diante de casos do novo coronavírus, visto que esses profissionais trabalham diretamente na prevenção de incapacidades físicas e respiratórias de pacientes de baixa e média complexidade, até o manuseio e tratamento intensivo de pacientes críticos e graves.

Durante o treinamento, foi abordada ainda a importância das vestimentas adequadas e o uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Também houve destaque para a retirada destes equipamentos de forma segura, bem como recomendações dos maiores centros de pesquisas de como deve-se aplicar a ventilação mecânica em pacientes graves.

De acordo com a diretora de Assistência em Saúde do município, Charlene Queiroz, atividades importantes que fazem toda a diferença no tratamento da Covid-19, desde o diagnóstico até a internação e cura dos pacientes.

“Poucas pessoas sabem, mas a atuação dos fisioterapeutas em internamento hospitalar é imprescindível para recuperação e manutenção da vida. Desta maneira nota-se a importância destes profissionais na assistência aos pacientes com diagnóstico de COVID-19”, destacou Charlene Queiroz.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: gr
Srs. Clientes e amigos, para evitar aglomerações e impedir a proliferação do novo coronavírus, estamos disponibilizando alguns canais para que possam fazer suas compras.
As lojas estarão abertas normalmente.
 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Srs. Clientes e amigos, para evitar aglomerações e impedir a proliferação do novo coronavírus, estamos disponibilizando alguns canais para que possam fazer suas compras.
As lojas estarão abertas normalmente.
 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Equipes da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Guarda Municipal percorrem os estabelecimentos comerciais conferindo o cumprimento do Decreto 64

Desde o dia 05 deste mês, com a publicação do Decreto Municipal 64 (Diário Oficial 05/04/2020 – Edição 3168) que permitiu a reabertura do comércio em Barreiras, após uma quarentena em decorrência da pandemia de coronavírus (Covid-19), equipes da Vigilância Sanitária (VISA) com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal estão trabalhando em escalas ininterruptas, percorrendo lojas, academias, supermercados e demais estabelecimentos comerciais da cidade. A meta é fazer cumprir as orientações do Decreto, principalmente em relação aos cuidados com a saúde e segurança de funcionários e do público em geral.



Os trabalhos diários começam as 6h da manhã e se estendem até a meia noite. A Vigilância Sanitária atua com onze equipes nas ruas, que recebem o reforço dos parceiros nas fiscalizações. “Seguimos uma escala de trabalho com duas equipe pela manhã, duas à tarde e sete à noite, nossos fiscais contam com 11 veículos de apoio além de outros cinco da Polícia Militar e Guarda Municipal. É uma rotina cansativa, mas necessária”, explica o diretor da Visa, Canuto Ayres.

As empresas devem se adequar às orientações do Decreto 64 para garantir o funcionamento, observando as especificidades de cada segmento. O não cumprimento está sujeito às sanções legais previstas no documento inclusive, no que couber, a interdição do estabelecimento e cassação da licença de funcionamento. “Intensificamos as fiscalizações noturnas para evitar que bares, restaurantes e lanchonetes ultrapassem o horário das 20h, conforme prevê o Decreto. Estamos bastante criteriosos com estes segmentos para impedir as aglomerações, assim como em supermercados, bancos e locais em que normalmente há a permanência de mais pessoas”, diz Canuto.



Medidas de enfrentamento - Para que as atividades comerciais fossem retomadas a Prefeitura de Barreiras levou em consideração as medidas adotadas no enfrentamento à pandemia, os dados estatísticos de monitoramento da propagação do Coronavírus na cidade, cujo número de casos confirmados se manteve inalterado, assim como a parceria com o Governo do Estado que resultou na transformação do Hospital Municipal Eurico Dutra em unidade de referência para triagem e pronto atendimento da Covid-19. Além do termo de cooperação técnica, firmado com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para a realização de exames.

Fonte: Dircom/PMB
É o primeiro município a ter essa iniciativa em todo Estado



Em pronunciamento realizando nessa terça-feira, 14, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, anunciou que o Município é o primeiro no estado a contratar com recursos próprios, 20 leitos hospitalares, sendo 10 leitos de enfermaria e 10 dedicados ao tratamento de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos serão instalados no Hospital Central de Barreiras e atenderão exclusivamente a pacientes do município acometidos pela Covid-19.

A importante medida de retaguarda anunciada pelo prefeito se soma a outras já efetivadas como a transformação do Hospital Municipal Eurico Dutra em unidade de referência para triagem e pronto atendimento da Covid-19, com 12 leitos, 10 de observação e 02 de estabilização com ventiladores mecânicos, podendo expandir para até 35 leitos, ação executada em parceria com o Governo do Estado e o termo de cooperação técnica firmada em parceria com empresários com a Universidade Federal do Oeste da Bahia para a realização de testes que possibilitará maior eficácia no controle epidemiológico do vírus.

De acordo com o Prefeito Zito Barbosa, a gestão tem tomado decisões importantes, para assegurar a prevenção e a proteção da população barreirense, agindo sempre com coerência e responsabilidade. “Fomos coerentes quando avaliamos o atual quadro do controle do vírus em nossa cidade e autorizamos mediante o cumprimento de normas de prevenção a reabertura do comércio local. E foi com a responsabilidade que temos com Barreiras que com recursos próprios do município, contratamos 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria que serão instalados no Hospital Central, para atender exclusivamente, se necessário, a pacientes de Barreiras com Coronavírus”, anunciou Zito.

O prefeito destacou ainda o fato de Barreiras ser o primeiro município do Estado a adotar essa iniciativa nessa proporção com recursos próprios para atender a população do município. “Estamos atentos e avaliando o cenário epidemiológico do município todos os dias e agindo sempre em favor de Barreiras e em defesa da vida”, concluiu o Zito Barbosa, parabenizando todos profissionais envolvidos no enfrentamento da pandemia e recomendando a população que fique em casa.

Fonte: Prefeitura de Barreiras

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães em consonância com a Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus no município, que é composto por representantes da OAB, ASSOMIBA, Sindicato dos Produtores Rurais, ACELEM, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Câmara Municipal e outras autoridades, reforçou as medidas restritivas temporárias para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) no município, após o primeiro caso positivo da doença, ocorrido na manhã do último sábado (11).

O novo Decreto, de nº 156, mantém a quarentena em Luís Eduardo Magalhães até o dia 30 de abril; reforça as medidas de organização para evitar aglomerações nos estabelecimentos comerciais e não comerciais; restringe o horário de funcionando de parte do comércio, que não poderá funcionar aos sábados e domingos, com exceção dos serviços considerados essenciais. O Decreto nº 150/2020, que dispõe sobre a regulamentação dos serviços e as atividades essenciais, pode ser acessado através do link: https://www.io.org.br/ba/luiseduardomagalhaes/diarioOficial/download/469/1776/0

O Decreto nº 156/2020 também suspende as atividades de bares e casas noturnas; os eventos e atividades particulares com mais de 10 pessoas (inclusive as realizadas nas residências dos moradores); os parques e brinquedos infantis públicos ou particulares; o balneário Rio de Pedras e demais balneários do município, públicos ou privados, bem como os quiosques e bares existentes nestes locais, também deverão ser mantidos fechados, sob pena de multa e cassação temporária do alvará.

Os restaurantes e lojas de conveniências não poderão vender bebidas alcoólicas para serem consumidas no local. Os restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas e as lojas de conveniências não poderão disponibilizar mesas e cadeiras para os clientes, afim de inibir o consumo no local.

O Decreto ainda prevê e reforça que cada família eleja apenas uma pessoa da casa, que não seja do grupo de risco, se possível, para realizar afazeres essenciais fora da residência. Sendo que a máscara caseira ou de farmácia é uma ferramenta essencial para aqueles que necessitem sair de casa. A orientação para o restante dos familiares é permanecer em casa o máximo de tempo possível para evitar a exposição e o contato com o vírus.

As forças de Segurança do município e as equipes do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica realizarão a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e não comerciais. A gestão municipal convida a população a ser parceira nesta fiscalização, através de denúncias que podem ser realizadas para os números 153, (77) 9 9701 4560 e (77) 9 9946 7171, sendo que os dois últimos também recebem mensagens via aplicativo WhatsApp.

O decreto nº 156/2020 pode ser conferido na íntegra no Diário Oficial do Município através do link: https://www.io.org.br/ba/luiseduardomagalhaes/diarioOficial/download/469/1791/0

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
14
Abr / 2020

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar o segundo caso positivo de COVID-19 (novo coronavírus) no município. Trata-se da esposa do caminhoneiro de 44 anos, diagnosticado com a doença no último sábado (11).

A família está em isolamento domiciliar e sendo monitorada desde o último dia 06 de abril, após o caminhoneiro procurar a Unidade de Saúde Paulo Rodolfo Castelli, com tosse e cefaleia e ser considerado suspeito da COVID-19.

A Prefeitura reforça que todas as providências de isolamento e monitoramento estão sendo tomadas e até o momento, os dois pacientes (marido e esposa) não apresentam sintomas que indiquem suas internações hospitalares, permanecendo em casa e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Os pacientes seguirão recebendo acompanhamento diuturnamente pela equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

 

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |