Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Presidente do Eleitoral, desembargador Jatahy Júnior, e outros membros da Corte estarão na cidade no próximo dia 18 de fevereiro – data limite para o recadastramento; objetivo é acompanhar de perto a conclusão dos trabalhos no município de maior eleitorado desta última fase

O encerramento do recadastramento biométrico dos últimos 242 municípios da Bahia, no dia 18 de fevereiro, será marcado por evento oficial no município de Luís Eduardo Magalhães, região oeste do estado. A ocasião contará com a presença do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, que acompanhará de perto a conclusão dos trabalhos no município de maior eleitorado desta última fase. 

“Escolhemos a cidade de Luís Eduardo Magalhães para sediar a cerimônia de encerramento da biometria na Bahia no intuito de coroar o trabalho realizado no maior eleitorado dentre todas as 242 cidades desta última fase da revisão. Em determinado momento, quando a procura dos eleitores diminuiu, o TRE-BA, em parceira com o poder público municipal fez a intervenção necessária e, nesta reta final, alcançamos índices próximos a 90% de eleitores biometrizados. Tudo sem filas, com justiça, cidadania e serviço, marcas da nossa administração”, justificou o desembargador Jatahy sobre a escolha da cidade. 

Além do presidente do Eleitoral e demais membros da Corte, representantes do poder público municipal e da sociedade civil do município de Luís Eduardo também deverão acompanhar as atividades previstas para o último dia da revisão. 

De acordo com o aplicativo Biomaps, que acompanha em tempo real a evolução do atendimento em toda a Bahia, Luís Eduardo Magalhães possui 62.850 eleitores. Desses, 56.244 realizaram o recadastramento, restando 6.606 cidadãos a regularizar. O Regional baiano orienta os cidadãos a buscarem atendimento o quanto antes, de modo a evitar os possíveis transtornos de última hora, a exemplo de longas filas. 

Na Bahia, a revisão biométrica teve início em 2009, no município de Pojuca. Desde então, até a quinta-feira (23/1), 9.671.791 eleitores em todo o estado foram biometrizados. Atualmente, dos 10.519.728 eleitores da Bahia, (91,94%) realizaram a coleta dos dados biométricos. Assim, 847.937 (8,06%) ainda estão em débito com a Justiça Eleitoral. 

O cidadão que não atender a convocação terá o título cancelado. Além de ficar impedido de votar para prefeito e vereador nas próximas eleições, o eleitor estará sujeito a uma série de implicações previstas pelo artigo de número 7 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965).

Atendimento

Durante os quatro últimos dias de recadastramento biométrico, os eleitores de Luís Eduardo Magalhães ganharão mais um reforço com a presença do Caminhão da Biometria. O serviço ocorrerá de 15 a 18 de fevereiro. O veículo dispõe de oito kits de atendimento e tem capacidade para fazer o recadastramento de cerca de 30 eleitores por hora. O caminhão atenderá por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento. 

O cartório eleitoral da cidade, bem como os demais postos de atendimento da biometria, funcionarão em regime de plantão no último fim de semana da revisão, das 7 às 13 horas.

Documentos necessários

Para ser atendido, o eleitor deve levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, três meses). Para homens de 18 a 45 anos de idade que farão a primeira via do título, é obrigatório apresentar o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar). A Justiça Eleitoral lembra ainda que, para todos os casos (homens ou mulheres) de alistamento eleitoral (primeiro título), a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.

Balanço

O balanço oficial do trabalho de recadastramento biométrico deverá ser apresentado à imprensa e aos demais interessados no próximo dia 12 de março, após conclusão processamento dos dados por parte dos cartórios eleitorais. A apresentação será conduzida pelo presidente do Regional baiano, desembargador Jatahy Júnior, em evento marcado para acontecer na sede do TRE-BA, em Salvador. Na ocasião, o Tribunal fará ainda uma homenagem àqueles que colaboraram para o sucesso do recadastramento.

Sessão Itinerante

Como parte dos eventos relacionados ao encerramento da biometria no estado, uma sessão itinerante será realizada na cidade de Barreiras, também na região oeste. O objetivo é aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. Na ocasião, serão realizados julgamentos relacionados aos municípios limítrofes.

Fonte: Ascom TRE-BA

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Começa na próxima segunda-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Barreiras, as 26 unidades de saúde já estão preparadas para receber todas as pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos de idade que ainda não foram imunizadas. A ação se estende até 13 de março, sendo que o Dia ‘D’ será no sábado 15 de fevereiro.

De acordo com a coordenadora de imunização, Renata Queiroz, a meta é imunizar 95% do público-alvo. “Conforme informações do Ministério da Saúde, até janeiro desse ano havia circulação do vírus do sarampo ativo no País, dessa maneira, diante da necessidade de proteger a população contra a doença, estaremos realizando essa vacina e atualizando os cartões de vacinação”, destacou Renata.

Nesta primeira etapa, a Campanha tem o objetivo de resgatar pessoas de cinco a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para sarampo de forma seletiva, seguindo o calendário nacional de vacinação. Já a segunda etapa será no período de 03 a 31 de agosto de 2020, o dia ‘D’ de mobilização nacional, para esta etapa, será no dia 22 de agosto, para o público de 30 a 59 anos de idade.

Na zona rural de Barreiras, a primeira etapa da Campanha contra o Sarampo será no período de 27 de fevereiro a 10 de março também para as pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos

Fonte: DIRCOM

 

Vinte agentes de combate de endemias (ACE), aprovados no processo seletivo de 2019 e convocados no último mês de janeiro pela Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, participaram entre os dias 03 à 06 de fevereiro, de uma capacitação ministrada pelas equipes dos Núcleos de Endemias e de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do município.

Os novos agentes receberam orientações teóricas sobre as doenças de Chagas, Leishmaniose, Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e treinamento prático de técnicas de identificação e localização de criadouros, incluindo visitas de inspeção domiciliar e de como proceder no relacionamento com as pessoas, nas visitas que realizarão periodicamente.

Para o secretário de Saúde, Felipe Melhem, a convocação destes profissionais é mais um reforço no trabalho de combate a endemias na cidade, em especial da Dengue.

“Essa capacitação possibilitou que os novos agentes de endemias do nosso município desempenhem um trabalho com ainda mais qualidade, focando principalmente na conscientização da população, no que cada morador pode contribuir no processo de prevenção das endemias”, comentou Melhem.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Cristina Barreto, lembrou que no próximo dia 10 de fevereiro, inicia o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) deste ano no município e que os novos agentes já irão participar do trabalho.

“Nossos agentes estão treinados e capacitados para desempenharem o seu papel com eficiência junto aos moradores. Eles passaram por aulas teóricas e práticas e já estão prontos para realizar as operações de campo”, comentou Barreto.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
07
Fev / 2020

CONVITE

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, convida os veículos de imprensa do município, para acompanharem a abertura da Exposição Folia & Arte que acontecerá nesta próxima sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020, às 17h, no Centro Cultural.

Contamos com a sua valorosa presença!

Agenda:
Abertura da Exposição Folia & Arte
Local: Centro Cultural – Avenida Enedino Alves da Paixão, bairro Florais Léa.
Horário: Sexta-feira (07), às 17h.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Autoridades sanitárias chinesas informam que mais de 28 mil pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus na China continental. O total de mortes aumentou para 563.

O Comitê Nacional de Saúde da China afirma que o número de casos confirmados no país aumentou em 3.694 desde a última contagem, chegando a um total de 28.018 infectados nessa quarta-feira (5).

O número de mortes somente na província de Hubei subiu em mais 70 casos. O total de mortes também já soma mais um caso cada na cidade de Tianjin e nas províncias de Heilongjiang e Guizhou.

Contágio por coronavírus

A CCTV, emissora estatal chinesa, informou que um recém-nascido foi identificado entre os infectados pelo novo coronavírus.

Segundo a emissora, o bebê nasceu no domingo (2) em Wuhan, a cidade mais atingida pelo surto. O bebê passou por exames 30 horas após o nascimento, já que a mãe estava infectada pelo coronavírus. O resultado deu positivo também para o bebê.

A criança aparentemente não apresenta sintomas de febre ou tosse, mas foram detectados problemas respiratórios. Um raio-x mostra infecção nos pulmões.

Um médico do hospital onde nasceu o bebê alertou para os riscos de contágio de mãe para filho, e pediu que especialistas e pessoal médico não descartem essa possibilidade.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, está realizando uma série de ações visando o combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. A iniciativa foi intensificada com o objetivo de diminuir os potenciais criadouros, reduzindo a possibilidade do aparecimento de casos das doenças no município. 

O trabalho educativo já foi realizado em pontos estratégicos, como as feiras dos bairros Jardim das Acácias, Mimoso II e Santa Cruz. Os agentes também conscientizaram passageiros que embarcavam e desembarcavam no terminal rodoviário de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, um trabalho de extrema importância, principalmente nesta época do ano em que o calor e a umidade favorecem o aparecimento de focos do inseto.
 
“Se cada um fizer a sua parte não há dúvidas de que o município não enfrentará problemas com o aumento do número de casos das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, principalmente a dengue”, exclamou Arisleide Bispo. 

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e jarros de plantas. Outras medidas também são fundamentais, como limpar sempre as calhas dos canos, não jogar lixo em terrenos baldios, acondicionar o lixo sempre em sacos fechados e deixar materiais que possam acumular água ao abrigo da chuva. 

“Estamos trabalho intensamente para que a nossa população não tenha problemas com a dengue. Estaremos realizando esse trabalho educativo em vários pontos da cidade para que a população saiba o que fazer e ajude nossas equipes nesse trabalho permanente de saúde pública”, finalizou Arisleide Bispo.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA











Ontem, segunda-feira, 3, uma cerimônia marcou o primeiro dia letivo do Colégio da Polícia Militar em Barreiras.

Após a semana de adaptação, período em que aprendem noções do regimento escolar, hierarquia e disciplina, os alunos novos apresentaram-se aptos a incorporarem ao corpo discente da escola.

"Os integrantes da família CPM são recebidos de braços abertos e desejam a todos um ano significativo e de muito aprendizado.", disse a coordenação.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |