05
Fev / 2020 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
A Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa Cidade que te Quero Verde, realizou no último sábado (1º), um mutirão para o plantio de árvores nativas do Cerrado, no loteamento Cidade Alta. A ação aconteceu na área do campo de futebol da localidade e em frente às residências dos moradores, reunindo servidores da secretaria, catadores do programa Coleta Seletiva Solidária e pessoas da comunidade.
De acordo com biólogo e secretário da pasta, Alcides Meira, a iniciativa visa incentivar a preservação do meio ambiente através do plantio de mudas e do cuidado com as árvores, envolvendo a participação dos moradores para a criação de uma consciência ecológica e sobre a importância da existência de árvores para a melhoria da qualidade de vida na zona urbana.
“Neste mutirão, juntos com a comunidade, plantamos mudas de diversas espécies, entre elas, ipê-rosa, pata-de-vaca, moringa e jacarandá-mimoso. Essas árvores vão trazer oxigênio, conforto térmico, vida e embelezamento para o bairro”, comentou o secretário.
Além de realizar o plantio das mudas, o programa Cidade que te Quero Verde também visa a oferta e a entrega de mudas para as pessoas que desejam contribuir com o meio ambiente e plantar uma árvore em sua residência. Para tanto, basta preencher o formulário de adesão na Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, localizada na Rua José Cardoso de Lima, no Centro da cidade ou então diretamente no Viveiro Municipal, que se encontra na rua Teixeira de Freitas, no bairro Santa Cruz, próximo da Escola Municipal Amélio Gatto, e retirar a muda de árvore nativa do cerrado.
O mutirão contou ainda com o trabalho de divulgação junto aos moradores sobre o programa Coleta Seletiva Solidária, que realiza o recolhimento do lixo reciclável no município. Os catadores conscientizaram a população sobre a importância da sua participação não somente para a contribuição à economia solidária, como também, para a diminuição dos resíduos sólidos que são descartados no lixo comum e que poderiam ser reaproveitados e/ou reciclados. Os catadores também realizaram a coleta de materiais recicláveis nas residências dos moradores e recolheram os materiais depositados de forma incorreta nos terrenos baldios do loteamento.
Mais informações sobre os programas Cidade que te Quero Verde e Coleta Seletiva Solidária podem ser solicitadas através do telefone: (77) 3628 3800.
Na manhã desta segunda-feira (03), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Educação, abriu a Semana Pedagógica 2020, com o tema Ensinar: Inovar, Avançar, Cooperar. O evento foi realizado no Quatro Estações Hall e reuniu professores, coordenadores, diretores e vice-diretores escolares. Também compareceram secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada e do Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães.
Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Maria Rosilene Sertão, destacou sua importância que proporciona ainda mais qualificação para os educadores de Luís Eduardo Magalhães.
"Este é um momento muito importante para os nossos profissionais da educação. Com certeza eles sairão daqui mais preparados para garantir um ensino de qualidade para os milhares de alunos da rede municipal de ensino", comentou Maria Rosilene Sertão.
Neste primeiro dia, os profissionais da educação participaram das palestras ministradas por Leandro Alves de Carvalho Júnior da Capelania Escolar; pelo diretor da WWI no Brasil, Eduardo Athayde; pela diretora executiva do Fórum Nacional das Mantenedoras de Educação Profissional e Tecnológica, Cleunice Rehem e pelo renomado palestrante Dado Schneider. A Semana Pedagógica continua até a próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro.
O prefeito Oziel Oliveira enfatizou o esforço do poder público municipal no sentido de melhorar as condições de trabalho e atender às reivindicações dos professores. O gestor também comemorou a construção de doze escolas e anunciou que as inaugurações começarão nos próximos dias, sendo a unidade do bairro Vista Alegre, a primeira a ser entregue.
04
Fev / 2020 |
Barreiras: Secretaria de Saúde recebe munícipes da região oeste no Mutirão do Glaucoma |
Na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu pacientes que fazem tratamento e acompanhamento contra o glaucoma dos municípios de Mansidão, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Cristópolis, Cotegipe, Angical, Luís Eduardo Magalhães e de São Desidério. Organizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o mutirão teve como principal objetivo o diagnóstico, tratamento da doença, bem como um atendimento específico para quem abandonou o acompanhamento médico.
“Esse evento organizado pela Sesab ofereceu atendimento clínico com o médico oftalmologista que trabalha frente ao estado para alguns pacientes pela primeira vez. A Prefeitura de Barreiras, por meio do Projeto Saúde Humanizada, ofereceu toda estrutura para a concretização desse mutirão. Mais de 600 pessoas passaram pela sede do Idade Viva e antes do atendimento ao clínico, tiveram acompanhamento das equipes da Atenção Básica, também na organização e logística”, pontuou Anderson Vian, secretário de saúde.
O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que pode provocar lesões no nervo ótico, quando não tratado adequadamente, pode levar à cegueira. No mutirão, foram realizados exames de medição da pressão ocular e avaliação do fundo de olho, além da dispensação de colírios. Dona Corina Marçal faz tratamento há mais de 10 anos, aproveitou para atualizar a receita e adquirir o colírio. “Fazer o acompanhamento é muito importante, sabemos que é uma doença que precisa ser monitorada o tempo todo, por isso estou na fila para receber o medicamento adequado para o meu problema”, disse.
Já Alex Thiago acompanhou o sogro Aurelino José de 69 anos na consulta oftalmológica. “Moramos em Cristópolis e chegamos aqui bem cedinho. Essa é uma grande oportunidade e fomos bem atendidos em Barreiras, agora é monitorar de perto essa doença”, destacou.
DIRCOM
04
Fev / 2020 |
Junior Nogueira. Agenda Aberta!!! |
O calendário letivo do ensino convencional nem começou ainda, mas, em Barreiras, a Fazenda Modelo, que mantém o curso técnico-profissionalizante em supervisão agrícola, já iniciou as aulas de 2020. Na última quarta-feira (29), o programa integrou duas novas turmas. Durante os próximos 10 meses, os 48 jovens selecionados farão a formação que inclui aulas teóricas e práticas em ambiente controlado.
A cerimônia de boas-vindas aos novos estudantes reuniu representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), do Instituto Aiba (Iaiba), do Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e os gestores de Recursos Humanos das fazendas contratantes.
“Nós, agricultores, temos apostado nesses jovens que têm vontade de crescer na vida por meio do trabalho. Programas como esse contribuem enormemente para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, transformam a realidade econômica e social dos participantes”, afirma Odacil Ranzi, vice-presidente da Aiba. Ele fez uma reflexão sobre os investimentos que permitiram a implementação do programa. “A criação da Fazenda Modelo nos permitiu dar forma e fôlego a esse programa, por conta da estrutura que ela tem e a segurança jurídica que ela representa. Seria muito difícil levarmos esses jovens para fazer o curso nas fazendas, que ficam a cerca de 200 ou 300 quilômetros de distância, e trazê-los a tempo para eles irem para a escola”, observou.
A coordenadora adjunta do Senar Bahia, Liziane Rocha, explicou a importância do primeiro encontro com os cursistas. “O momento da integração é fundamental. Se a gente consegue fazer com que esse jovem se apaixone pelo trabalho que ele vai aprender aqui, a tendência é termos uma turma de excelência, com resultados muito positivos”. Ela informou que o curso tem carga horária de 800 horas. Em outras cidades, são aplicadas 400 horas de teoria, no início, e as aulas práticas ficam para a segunda parte do curso. Em Barreiras, as aulas práticas ocorrem ao final de cada módulo teórico, devido à estrutura oferecida pela Fazenda Modelo.
O barreirense José Nilton, participante do programa, tem 20 anos e define o Jovem Aprendiz como uma oportunidade revestida de responsabilidades. “Nossa remuneração e os custos do programa são pagos por recursos próprios dos produtores rurais. Essa é uma demonstração de que eles confiam que vamos nos dedicar e fazer valer essa oportunidade”, declarou.
Para o gerente de uma das propriedades contratantes, Leandro Uzueli Perez, “O programa se encaixa na estrutura da Fazenda Modelo de forma perfeita, permitindo que os jovens, que hoje têm tanta aptidão para as tecnologias, encontrem as condições ideais para alçar voos mais altos”, definiu.
31
Jan / 2020 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
Com os preparativos do Barreiras Folia em curso, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, está reunindo as forças de segurança que atuam no município para fortalecer ainda mais as estratégias que incluem a vigilância, ordenamento do trânsito, a proteção dos foliões e o monitoramento dos Circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas, para garantir a tranquilidade dos foliões na festa de Momo.
Na manhã de terça-feira, 28, o secretário municipal de segurança Júnior Sampaio reuniu os representantes do Comando de Policiamento Regional Oeste – CPRO, subcomandante Tenente Coronel Camilo Uzêda, Major Fábio e Major Becker para fazer os últimos ajustes no plano de segurança.
Nas edições anteriores, a segurança foi um dos pontos mais elogiados pelos foliões, turistas e visitantes. Para 2020, os Circuitos Aguinaldo Pereira e Zé de Hermes contarão com vídeo monitoramento, pontos estratégicos serão fechados e os foliões passarão por revista corporal com detector de metais. A abertura e o fechamento do perímetro nos dias de festa para limpeza, liberação do tráfego de veículos ficará sob a coordenação da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito.
“Serão 2.500 homens atuando nas forças de segurança dos nossos circuitos, o efetivo foi ampliado para atender as demandas crescentes do maior carnaval do interior da Bahia. Teremos 16 postos elevados, incluindo os que serão utilizados pela Guarda Civil Municipal, dando ainda mais eficiência à proteção dos nossos foliões”, detalhou o secretário de segurança cidadã, Júnior Sampaio.
No Circuito Zé de Hermes, onde ocorre o Carnaval Cultural, foram estabelecidos três vias de acesso, dois portais e pontos de revista. É possível conferir também pelo link CLIQUE AQUI, o decreto nº 19 de 21 de janeiro de 2020, que “Dispõe sobre normas de organização e segurança no Barreiras Folia 2020 e dá outras providências”, as ruas que estarão fechadas, os horários estabelecidos e os itens com venda e circulação proibidas como garrafas de vidro, facas, coco verde e material perfuro-cortante, que possam trazer prejuízo à segurança dos foliões e comerciantes.
O carnaval vem aí e muitos blocos já começaram a tomar conta das ruas. O Inmetro tem dicas importantes e simples para que você, consumidor, possa aproveitar a folia ou sua viagem em segurança. Confira nossas principais recomendações:
Fantasias e adereços:
- As fantasias devem obrigatoriamente ostentar a etiqueta têxtil, pois nela constam: as informações sobre a composição do tecido, importantes para que sejam evitadas reações alérgicas; dados sobre origem do produto e identificação do fabricante; e cuidados necessários na lavagem e conservação do tecido.
- Nas fantasias infantis, evite: cordões fixos ou ajustáveis, pois eles podem prender em objetos e sufocar a criança; botões pequenos, lantejoulas e adesivos, que podem ser engolidos e causar engasgamento; zíperes sem proteção, que podem prender a pele; velcros que podem cortar a pele.
- Muitas fantasias vêm com máscaras ou com acessórios. Os acessórios de fantasia são classificados como brinquedo e, portanto, devem apresentar o selo do Inmetro. Máscaras, por exemplo, podem causar asfixia e outros brinquedos podem ter peças pequenas que podem ser engolidas. Assim, verifique a faixa etária, descrita na embalagem do produto, e lembre-se sempre de procurar o selo do Inmetro na embalagem.
- Acessórios de modas e joias de fantasias (tiara de princesa, colares, tornozeleiras, chapéu, bigode, espada, óculos) são classificados como brinquedo e, portanto, devem apresentar o selo do Inmetro. Assim, verifique a faixa etária, descrita na embalagem do produto e a presença do selo.
Preservativos:
Os preservativos são regulamentados pela Anvisa. O Inmetro é responsável pelas regras do programa de certificação. Antes de comprar, verifique:
- A marca do Inmetro e do organismo de certificação, assim como a data de validade e instruções de uso.
- Se o preservativo é vendido em pacotes com uma unidade ou várias, mas nunca de forma avulsa, o que é autorizado apenas em campanhas do Ministério da Saúde.
Cadeiras plásticas:
As cadeiras plásticas são regulamentadas pelo Inmetro e, portanto, são certificadas por meio de um processo que simula o uso por parte do consumidor. Na hora da compra, verifique:
- A marca do Inmetro e do organismo de certificação;
- Identificação do fabricante;
- Data de fabricação e tempo de vida útil.
- Peso máximo suportado e a classe (se o uso é apenas interno ou pode ser utilizada em ambiente externo), pois o uso indevido pode levar a acidentes.
Segurança em casa e em viagens:
Nessa época do ano muitas pessoas viajam e se hospedam em casas, que costumam abrigar mais pessoas do que em dias comuns, ou pousadas. Por isso, é importante ter certo cuidados para evitar acidentes.
- Evite ligar muitos aparelhos na mesma tomada, mesmo com adaptadores e benjamins, principalmente na ausência do padrão brasileiro de plugues e tomadas. Há risco de choques elétricos, curto-circuitos e até incêndios.
- Crianças não devem ficar próximas aos fogões e deve-se tomar cuidado com panelas que não tenham superfície plana, que correm risco de escorregar e cair, provocando queimaduras.
- Cuidado com o tombamento de móveis e eletrodomésticos! É um acidente muito comum com crianças. Verifique se estão fixos na parede ou no chão os móveis que correm o risco de tombar, como estantes e cômodas; observe se a TV está sobre um móvel robusto e estável, adequado para suportar seu tamanho; TVs de tela plana devem ser afixadas diretamente na parede, num painel ou num móvel, conforme instruções do fabricante para garantir que elas estejam presas de forma segura.
Você sabia que o Inmetro possui uma cartilha de segurança com essas e outras orientações? Acesse já e saiba como manter sua casa segura.
Fique ligado:
Em caso de acidentes de consumo envolvendo fantasias ou qualquer outro produto ou serviço, faça o relato no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo – Sinmac (www.inmetro.gov.br/sinmac).