Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Além de atingir a sua segunda maior safra da história, o algodão produzido na Bahia também avançou no cumprimento dos rígidos critérios de sustentabilidade mundiais. Foram certificadas como sustentável 77,7% da área plantada da fibra na Bahia pela entidade suíça Better Cotton Iniciative (BCI) que atua em conjunto com o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), desenvolvido localmente pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
O programa certificou ao longo da safra 2018/2019 uma área total de 247.840 mil hectares, garantindo um crescimento de 29,4% da área de algodão que vem cumprindo à risca a legislação ambiental e adotando critérios de sustentabilidade dentro e fora das propriedades. Desde quando foi iniciado o programa, em 2011, a área classificada como sustentável saiu de 21,1% para os atuais 77,7% no Oeste da Bahia.

Segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, estes resultados demonstram o quanto os cotonicultores baianos estão no mesmo patamar de excelência de outros grandes produtores como Austrália e Estados Unidos. “Além de investir tecnicamente nas melhores soluções de plantio, colheita, monitoramento de pragas e beneficiamento da fibra, os produtores baianos também investem em boas práticas sociais e ambientais e vem sendo reconhecidos internacionalmente pelo mercado com a chancela desta certificação”, afirma.
Durante o trabalho de auditoria externa, são checados um total de 225 itens com parâmetros de sustentabilidade internacionais, ligado ao respeito dos trabalhadores no campo, a exemplo do cumprimento de normas de saúde e segurança; e da legislação trabalhista e de preservação de meio ambiente.

O programa ABR tem como alicerce o incremento progressivo das boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas unidades produtivas de algodão na Bahia e em todo o Brasil, por meio das entidades ligadas à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Segundo maior produtor de algodão do Brasil, na safra 2018/2019, foram colhidos 1,5 milhão de toneladas (caroço e pluma). Os agricultores iniciaram em dezembro o plantio da nova safra 2019/2020 que deverá se manter no mesmo patamar da última safra, com a uma área total prevista de 301.070 hectares. Cerca de 40% do algodão baiano é exportado para países asiáticos, como Indonésia, Bangladesh e Vietnã, e 60% é comercializado para as indústrias têxtis no Brasil. A Bahia contribui com a participação de 25% da safra nacional, sendo considerada a área agrícola com a maior produtividade de algodão não irrigado do mundo.

Fonte: Ascom ABAPA

As inscrições para a terceira edição do Rally Minas Brasil estão abertas e seis estados já serão representados: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, com destaque para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, que, até o momento, tem oito inscritos. A prova será realizada de 06 a 08 de março, nas cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário (MG), e conta com a organização da Rallymakers.
“Acredito que a Bahia nunca veio tão forte nas nossas competições, como agora”, refletiu o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio. “E isso é muito gratificante pois mostra que estamos entregando bons roteiros e provas desafiadoras e atrativas”, completou ele, destacando que nos próximos dias, haverá confirmações de participantes de Minas Gerais, Goiás, Ceará, Piauí, Alagoas, Distrito Federal e demais estados onde se concentram os principais pilotos e navegadores do país.

De Luis Eduardo Magalhães, a Mandacaru Rally Team é a responsável pelos off-roaders inscritos, e, segundo o chefe de equipe Rui Bissoto, o número deverá aumentar. “A expectativa para o Rally Minas Brasil é a melhor possível, pois trata-se de um certame maravilhoso, em um lugar bastante interessante para o rali e, também, em uma região extremamente bonita”, elogiou Bissoto que também estará na torcida pelos dois filhos, Guilherme pela categoria Marathon, e Gabriel na categoria Brasil; ambos representantes da nova geração de pilotos na disputa pelo título do Rally Minas Brasil.
O roteiro terá cerca de 300 quilômetros, divididos em dois dias de disputas. De acordo com Bentivoglio, com o auxílio das Prefeituras de Patos de Minas e Presidente Olegário, novos caminhos serão explorados a fim de que o percurso tenha praticamente 100% de trechos inéditos e com muitas belezas naturais.

O 3º Rally Minas Brasil abrirá a temporada 2020 dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country (CBA) e Brasileiro de Rally Baja (CBM), e terá o apoio no Parque de Exposições de Patos de Minas, localizado na Rua Maj. Gote, 1158, no bairro Alto dos Caiçaras. As inscrições estão abertas pelo site www.rallymakers.com.br, para as categorias carros, UTVs, motos e quadriciclos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Não há a menor dúvida de que o Nordeste brasileiro é um dos principais destinos turísticos do mundo. Só que a região é bem mais que suas belíssimas praias de águas quentes e sol que parece que é verão o ano inteiro. Quem nos diz isso é o resultado da pesquisa realizada pelo ‘Melhores Destinos’ que, numa consulta com internautas, colocou Lençóis, na Chapada Diamantina, no topo da lista de melhores do Nordeste.

Principal base para quem deseja conhecer a Chapada, Lençóis é uma cidadezinha pequena, histórica, colorida, cheia de restaurantes e onde vive um povo muito carismático e hospitaleiro. O clima aconchegante do município, associado aos diversos passeios pela região chapadeira que partem dele para atrações em cidades próximas, certamente foram os motivos que levaram Lençóis ao primeiro lugar entre os melhores destinos brasileiros no Prêmio Melhores Destinos 2019.

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos brasileiros para quem curte o ecoturismo. É impossível ficar indiferente diante das cachoeiras enormes, de cores e formatos diversos, grutas de água cristalina, trilhas, paredões rochosos perfeitos para escaladas e diversos mirantes naturais que nos entregam a imensidão das paisagens.

Além de Lençóis, Barra Grande (península de Maraú), Itacaré, Arraial D’Ajuda, Morro de São Paulo, Praia do Forte (Mata de São João) e Caraíva, completam o time baiano nos principais destinos entre os nove estados da região.

Fonte: Jornal da Chapada

Mais de 2,5 milhões de inscrições foram realizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 20h20 desta quarta-feira. Segundo o Ministério da Educação, o número de inscritos chegou a 1,31 milhão de estudantes. 

“O sistema está rodando normalmente. Não teve interrupção. Está tudo funcionando”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em vídeo publicado em rede social.

A pasta ressalta que entre meia-noite e 1 h desta quinta-feira (23), o Sisu será interrompido para que seja realizada a classificação de todas as inscrições. O período para inscrições no Sisu fica aberto até as 23h59 do dia 26. O Sisu é a principal forma de acesso ao ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada.

Nesta tarde, a pasta informou que cerca de 70% das inscrições do Sisu têm sido feitas por dispositivos móveis, como celulares e tablets. No início das inscrições, o sistema chegou a registrar 7 mil inscrições por minuto e apresentou lentidão. Segundo o MEC, a dificuldade em acessar a página eletrônica foi registrada após mudança do sistema, que nessa edição está armazenado em nuvem. 

Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

Fonte: Agência Brasil
Animal tinha cerca de 1,5 m e foi devolvido à natureza.

Bombeiros militares do 17º Grupamento foram acionados para resgatar uma jiboia do assoalho inferior de um carro, na tarde desta quarta-feira (22), no bairro Santa Luzia, em Barreiras.

A cobra se escondeu próximo ao escapamento do motor e foi percebida pelo dono do veículo.
Assim que chegaram ao local, os bombeiros precisaram desmontar parte da peça para conseguir realizar o resgate.

Após o fim do trabalho, os militares levaram a jiboia para uma região de mata, distante da área urbana. O animal aparentava não ter ferimentos.

Fonte: 17° GBM

Buscando estreitar ainda mais o relacionamento com a Prefeitura de Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recepcionou na última quarta-feira (15), secretários e técnicos do executivo municipal para debater questões relativas ao serviço de abastecimento de água. Uma das primeiras demandas elencadas foi uma parceria com o objetivo de prevenir desperdícios de água nos prédios ligados à Prefeitura, como as sedes das secretarias, escolas, creches, hospitais municipais e postos de saúde. Outro ponto debatido é para levar o projeto “De Olho nas Perdas” junto aos funcionários da Prefeitura e estudantes da rede municipal visando a identificação e retirada de vazamentos nas instalações dos prédios públicos.

Ao representar o prefeito Zito Barbosa, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho, entende que a reunião possibilitou que secretários e técnicos pudessem entender melhor as demandas dos serviços ligados ao abastecimento no município. “É também um aprendizado para o monitoramento do consumo evitando as perdas e garantindo o consumo racional da água e sem desperdícios pela administração pública municipal”, afirma. Para a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, esta interlocução vai ajudar a solucionar a executar um trabalho em andamento na Prefeitura para a redução do desperdício e incentivo ao consumo racional de água. “Finalizamos um relatório que será apresentado a Embasa para informar quais os imóveis ainda sob a responsabilidade da Prefeitura e circular internamente para melhor acompanhamento de cada setor”, afirma.

Para o gerente regional da Embasa, Francisco Andrade, a reunião reforça a preocupação da Embasa no atendimento às demandas dos municípios. “Nossos técnicos estão à disposição no sentido de promover treinamentos e orientações para que sejam implementadas ações de monitoramento e fiscalização das instalações internas dos prédios por parte da Prefeitura, garantindo o uso racional da água nos 238 prédios atualmente cadastrados e atendidos com água tratada pela Embasa”, afirma. Ainda segundo ele, a concessionária pretende fomentar novos encontros com o prefeito e secretários no sentido de aproximar os técnicos para a solução rápida das demandas dentro do município ligadas ao dia-a-dia dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

 

O Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) denunciou hoje (21) o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e mais dez funcionários da mineradora pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ano passado. De acordo com o MP, os denunciados devem responder na Justiça pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, porque teriam responsabilidade na morte de 270 pessoas, que foram soterradas pela avalanche de rejeitos da represa. 

 

 

Segundo o MP, cinco funcionários da empresa TÜV SÜD, que também foram denunciados, auxiliaram a Vale na emissão de declarações falsas de estabilidade da barragem do Córrego do Feijão.

 

Em coletiva de imprensa, realizada em Belo Horizonte, os promotores responsáveis pela investigação afirmaram que a Vale tinha conhecimento da falta de segurança da barragem e que a empresa tinha uma "lista sigilosa" na qual estava listava a "situação inaceitável" de segurança do local. Desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros permanece realizando buscas para encontrar os corpos. A barragem se rompeu em janeiro de 2019, resultando em mortes e na destruição de casas e equipamentos públicos na cidade, que fica próxima à capital mineira, Belo Horizonte.

 

Em nota à imprensa, a TÜV SÜD informou que está cooperando com as autoridades e reiterou o "compromisso em ver os fatos sobre o rompimento da barragem esclarecidos". A Vale ainda não se manifestou sobre a denúncia.

 

Fonte: Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para 240 vagas em curso técnico gratuito de nível médio em agronegócio, nas cidades de Senhor do Bonfim, Gandu, Itamaraju, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Salvador. Os cursos são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As inscrições serão feitas até o dia 22 de janeiro, através do site do Senar. Ao todo, são 40 vagas em Senhor do Bonfim, 40 em Gandu, 40 em Itamaraju, 40 em Luís Eduardo Magalhães, 60 em Juazeiro, e 20 na capital baiana.

As aulas vão começar no primeiro semestre de 2020, sendo 20% presencial e 80% à distância. O curso tem carga horária de 1.230 horas e, ao longo da formação, o participante vai estudar técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

No ato da inscrição, o candidato deve anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino em que deseja participar das aulas presenciais. O edital aceita somente uma candidatura por CPF e não permite edição após o envio dos dados. Para mais informações entre em contato pelo telefone: 0800 642 0999.

Fonte: Ascom SENAR

Com o objetivo de melhorar a segurança do trânsito em Luís Eduardo Magalhães, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e da SUTRANS (Superintendência de Transporte e Trânsito) está implantando novas placas de sinalização em diversos locais da cidade.

A ação vai contribuir para uma melhor organização do trânsito, reforçando a visibilidade dos locais onde é proibido estacionar, indicando o sentido das vias e avisando o condutor do veículo da existência de lombadas com novas placas de advertência.

Entre os locais onde foram colocadas as placas estão as avenidas JK, Salvador, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras e as ruas Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Sucupira, Rio Ponta D’água, entre outras.

De acordo com o coordenador dos agentes de trânsito, Wanderson Santana, as prioridades para a instalação das placas são vias de maior movimentação, os locais em que a fiscalização de trânsito detecta ter maior necessidade e, principalmente, pedidos da população.

“Nos últimos dias, estamos trabalhando para o aprimoramento da sinalização vertical das vias. Novas placas de lombada, “pare” e orientação do sentido das ruas já podem ser vistas em diversos locais da cidade”, comentou o coordenador. “A intensificação da sinalização é muito importante para trazer mais segurança aos usuários e organização na circulação de veículos e pedestres e nos próximos dias, mais placas também serão instaladas”, finalizou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |