21
Jan / 2020 |
Cerca de 600 pessoas serão atendidas pelo Mutirão de Oftalmologia em Luís Eduardo Magalhãe |
20
Jan / 2020 |
89 mil candidados realizaram prova do concurso da PM |
Diante da oportunidade de conquistar uma vaga no funcionalismo público estadual, 89 mil candidatos realizaram neste domingo (19) as provas objetivas e discursiva do concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O certame teve um índice de abstenção em 20,67%. As provas correspondem a primeira e segunda etapas do certame e ocorreram em 183 locais, distribuídos entre as cidades de Salvador e mais seis municípios baianos.
O certame teve início às 9h15, em 45 locais de prova em Salvador e outros 138 em Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. A avaliação teve cinco horas de duração e contou com 80 questões, entre gerais e específicas, além de uma redação. O concurso teve 112,3 mil inscritos, sendo que 89,1 mil compareceram para realizar as provas. Outros 23 mil não se apresentaram nos locais de prova, o que representa 20,67% de abstenção.
Na busca pela realização profissional, dentre os 89,1 mil candidatos presentes, participaram do concurso tanto baianos quanto pessoas de outros estados. Este é o caso de Luan Mendes, que anseia com a aprovação no intuito de alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. “Sou do estado do Piauí. Estou concluindo minha licenciatura em educação física e realizo vários concursos, para futuramente ter uma vida mais estabilizada e uma aposentadoria confortável”, ressaltou.
O candidato Jorge Amorim, natural de Aracaju, Sergipe, presta o concurso para os quadros da PM na Bahia pela segunda vez. Com foco em seu objetivo, Amorim revelou que sua meta é se tornar policial militar. “Prestei o concurso pela primeira vez em 2017, tive uma boa nota, mas não fiquei dentro do número de vagas ofertadas. Dessa vez, me preparei melhor e voltei com foco no meu objetivo, quero a estabilidade que o Estado oferece e seguirei o meu sonho na carreira policial”, explicou.
Por meio do certame, lançado em outubro de 2019, a administração pública baiana disponibilizou 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades para cargos efetivos de nível médio. Mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021.
O diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Robson Carvalho, comentou a realização das provas neste domingo. “As provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, disse Carvalho.
De acordo com o Decreto Estadual nº 15.353/2014, 30% das vagas ofertadas foram reservadas a candidatos que se autodeclaram negros. O certame tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.
Os candidatos podem acompanhar o andamento das demais fases do concurso através do site institucional do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br<http://www.ibfc.org.br>), empresa responsável pela organização do concurso.
20
Jan / 2020 |
Acompanhe a agenda do Cantor Junior Nogueira! |
18
Jan / 2020 |
Acompanhe a agenda do Cantor Junior Nogueira! |
18
Jan / 2020 |
PROGRAMA DE RECICLAGEM DE LEM É AMPLIADO E BENEFICIA AS COMUNIDADES MURIÇOCA E GALHINHO |
Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária lançou oficialmente o Programa Coleta Seletiva Solidária Rural. O evento, realizado na Escola Municipal Ivanilde dos Santos Cedro, localizada na Comunidade da Muriçoca, reuniu moradores, representantes de associações, secretarias municipais e o prefeito Oziel Oliveira.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães, o principal objetivo da implantação da Coleta Seletiva Solidária na zona rural do município, é proporcionar aos moradores das comunidades a oportunidade de reciclar o lixo e preservar o meio ambiente local.
“O programa Coleta Seletiva Solidária já atende a zona urbana da nossa cidade, e agora estamos ampliando o trabalho para a zona rural. As primeiras comunidades beneficiadas são a da Muriçoca e Galhinho, porém em breve vamos estender para as demais localidades”, comentou o Alcides Meira.
Durante o lançamento, técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realizaram palestras educativas para conscientizar a população sobre a importância de reciclar o lixo e contribuir com o programa. Eles também receberam orientações de como separar e acondicionar o material que será descartado e os que podem ser reaproveitados pela reciclagem. Os moradores também receberam cestos de lixo recicláveis e foram apresentados aos funcionários que realizarão a coleta seletiva na zona rural do município.
Para o prefeito Oziel Oliveira uma iniciativa fundamental que retrata a importância que a atual gestão proporciona para as questões ambientais do município. De acordo com o gestor, a medida que a população aumenta o lixo produzido também é maior, por isso esse tipo de ação será cada vez mais comum em todo o município.
“A reciclagem e destinação correta do lixo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e a vida humana”, concluiu o chefe do executivo municipal.
Durante a ação, também foi entregue para a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária uma caminhonete Nissan Frontier, zero quilômetro, adquirida com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que auxiliará nos trabalhos realizados pela pasta.
17
Jan / 2020 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
17
Jan / 2020 |
Bahia alcança redução de quase 26% em roubos a bancos |
Operações constantes para desbaratar quadrilhas especializadas em investidas contra instituições financeiras e apreensão das armas utilizadas por esses grupos conseguiram reduzir em quase 26% o número de ocorrências em 2019. Este é o quinto ano consecutivo de redução desta modalidade de crime. Os dados criminais e as ações policiais de 2019 foram apresentados na manhã desta segunda-feira (13), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, em coletiva realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB.
Em 2019 foram computados 17 casos a menos de roubos a bancos no estado, se comparado o mesmo período de 2018, sendo registrados 49 ocorrências em toda a Bahia. O interior do estado alcançou o maior índice de queda, com -42% de registros, seguida por Salvador com -14%.
Quinhentas e trinta e uma vidas foram preservadas de janeiro a dezembro de 2019, se comparado com o ano de 2018. Os números refletem a queda de 9,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte). Na capital, a redução foi de 11, 4% (-131), seguido pelo interior com – 9,7% (-370) e pelas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que computaram – 4,5% (-30).
Ainda na modalidade Crime Contra a Vida, a Bahia registrou 101 feminicídios em 2019. “Este é um dos nossos principais desafios. Apesar dos esforços da SSP e de outros órgãos, o aumento do feminicídio é uma realidade, não só da Bahia, mas em todo o país. Estamos engajados com a SPM, o MP, a Defensoria Pública e outros órgãos da rede de proteção à mulher para mudarmos essa realidade”, afirmou o secretário. Na ocasião, ele anunciou o lançamento da Operação Ronda Maria da Penha em mais nove municípios baianos.
Na análise dos Crimes Contra o Patrimônio, a modalidade que apresentou decréscimo de 465 casos foi o roubo de veículos, queda de 8,6%. Os roubos a coletivos também apresentaram declínio em 3,6%, sendo – 73 casos.
As ofensivas contra estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 34%, sendo registrados menos 655 ocorrências.
Tecnologia
Cento e dez criminosos (homicidas, feminicidas, traficantes, estupradores, receptadores, assaltantes e outros) foram alcançados, na capital e em Feira de Santana, em 2019 após alertas do Sistema de Reconhecimento Facial, implementado pela Secretaria da Segurança Pública.
O software analisa os rostos captados pelas câmeras inteligentes e compara com o banco de dados da pasta, possibilitando a captura de pessoas que tenham mandado de prisão expedido pela Justiça.
Investimentos
Mais de 10 mil pistolas Glocks, modelo G22 Geração 5 calibre.40, de fabricação austríaca e 200 fuzis e espingardas, calibres 5,56 e 12, respectivamente, foram adquiridos para equipar as policiais Civil, Militar e Técnica e o Corpo de Bombeiros Militar. No total foram empregados 22 milhões de reais na compra de armamento.
Setecentos e oitenta e seis novas viaturas renovaram as frotas de unidades das quatro forças de segurança, que atuam em todas as regiões do estado.
Produtividade
Através da análise criminal e de operações preventivas e ostensivas foram capturadas 20.799, sendo 17.355 em flagrante delito e 3.444 por meio de mandado de prisão. Mais de 4,8 mil adolescentes cometeram infrações legais e foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente Infrator.
Além de 23 fuzis (armas de grosso calibre utilizada principalmente por grupos especializados em roubos a bancos), também foram apreendidas 4.109 revólveres, espingardas, pistolas e metralhadoras.
Trinta e quatro toneladas de drogas foram apreendidas e incineradas em Salvador, RMS e interior. Além de porções prontas para comercialização em diversos bairros da capital, grandes operações conjuntas alcançaram quase 4 toneladas de cocaína e 30 de maconha (em tabletes e em plantações) e outros entorpecentes.
As ações de combate à violência contra a mulher também foram reforçadas ao longo do ano, gerando 76 prisões por intermédio da Operação Ronda Maria da Penha, que também promoveu 24 mil rondas ostensivas e 10.462 fiscalizações de medidas protetivas, dados registrados até o mês de novembro.
17
Jan / 2020 |
Barreiras Folia 2020: Prefeitura intensifica os preparativos do maior carnaval do interior |
Com estratégias e planejamento definidos desde 2019, a Prefeitura de Barreiras está acelerando os preparativos do Barreiras Folia 2020. Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (15), a coordenação geral do carnaval se juntou aos técnicos e coordenadores de trabalho com o objetivo de definir ajustes e inovações que potencializarão ainda mais o conforto e a diversão nos circuitos: Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas.
No encontro, foi apresentado o mapa do circuito, a composição completa das equipes de trabalho e suas funções nos cinco dias de folia. Ficou clara a expectativa do grupo em fazer desta edição do carnaval, um momento inesquecível para organizadores e foliões. A formatação também busca atender da melhor forma parceiros importantes como Forças de Segurança, Ministério Público, Serviços de Saúde, Assistência Social e Turismo.
As equipes de infraestrutura, segurança e trânsito já estão avaliando o perímetro dos circuitos, em campo, com o objetivo de manter a boa logística e a segurança, já reconhecidas pelo público e investidores como uma das melhores do estado. Até a quarta-feira (22), as equipes de trabalho de todas as secretárias levantarão suas necessidades e encaminharão à administração municipal. Segundo a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, que também é membro da coordenação geral, essa é uma fase estratégica já que falta pouco mais de um mês para o Barreiras Folia.
“O planejamento que antecede a realização dessa grande festa popular, tem sido trabalhado desde o lançamento das atrações, estamos muito comprometidos com a realização do Barreiras Folia, que se tornou um grande caso de amor e sucesso. O folião pode ficar tranquilo porque estamos preparando um carnaval ainda melhor que os anteriores”, enfatizou Gislaine.
A coordenação geral é formada por quatro membros da Comissão Geral de Eventos da Prefeitura (Gislaine Barbosa, Marileide Carvalho, Rider Castro e Luzenir Santos), e representantes das secretarias municipais: segurança cidadã (Júnior Sampaio), educação (Emília Moreno), indústria, comércio e serviços (Roberto de Carvalho), procuradoria geral (Karoline Kedma), da Agência de Comunicação – AIM e Empresa de Estrutura – Sucesso.
De 21 a 25 de fevereiro, as atrações da Prefeitura juntamente com as atrações dos blocos irão fazer a animação dos foliões em uma grande mistura no maior e melhor carnaval do interior do Brasil na Capital do Oeste.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realiza nesta sexta-feira (17), às 10h, na Escola Municipal Ivanilde dos Santos Cedro, localizada na Comunidade da Muriçoca, o lançamento oficial do Programa Coleta Seletiva Solidária Rural.
De acordo com o secretário da pasta e biólogo, Alcides Meira, o principal objetivo da implantação da Coleta Seletiva Solidária na zona rural do município, é proporcionar aos moradores das comunidades a oportunidade de também reciclarem o seu lixo.
“O programa Coleta Seletiva Solidária já atende a zona urbana da nossa cidade, e agora, vamos expandi-la para a zona rural. A primeira comunidade que será atendida é a da Muriçoca e em breve, vamos realizar o lançamento nas demais localidades”, comentou o secretário.
Durante o lançamento que acontecerá nesta sexta-feira, técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realizarão palestras educativas para conscientizar a população sobre a importância de reciclar o seu lixo e contribuir com o programa, como também, irão instruir os moradores a como separar e acondicionar o lixo adequadamente e quais materiais são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem.
“Conforme a população aumenta, cresce também a quantidade de lixo produzido. Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são a economia e a preservação. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e a vida humana. Além disso, também é fundamental para a geração de renda para muitas famílias, seja durante a coleta, na linha de produção ou mesmo para os artesãos”, finalizou Alcides.
16
Jan / 2020 |
Acompanhe a agenda do Cantor Junior Nogueira! |