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A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde tem realizado uma série de investimentos na área da saúde com a aquisição de equipamentos e materiais para o aprimoramento da qualidade dos atendimentos realizados nas unidades de saúde.

Somente no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá, foram investidos em 2019, mais de R$ 1 milhão de reais com a aquisição de todos os equipamentos para a Unidade de Cuidados Neonatal (UCI), que antes eram alugados. O investimento com recursos municipais propiciou equipamentos com mais tecnologia e a equipe da unidade foi treinada e reestruturada para ampliar o cuidado junto aos recém-nascidos.

No mesmo ano, o Gileno de Sá também recebeu um cardiotocógrafo para o acompanhamento gestacional, sendo o único Hospital Municipal do Oeste da Bahia a contar com esse recurso para dar mais segurança tanto as mães como para os seus bebês.

Agora, já no início do mês de janeiro, a unidade recebeu mais um investimento da gestão municipal com a aquisição do novo e completo enxoval para a unidade. São novos uniformes para a equipe técnica, lençóis, toalhas, fronhas, travesseiros, mantas, entres outros itens que propiciarão mais conforto e qualidade para servidores e pacientes.

Para a diretora do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá, Patrícia Arruda de Assis, os investimentos na unidade demostram o compromisso da gestão com saúde da população de Luís Eduardo Magalhães.

“Em 2019 realizamos cerca de 7.500 atendimentos, 1.697 partos e 103 crianças foram internadas na nossa UCI. Também fizemos centenas de cirurgias, de várias especialidades, como mastologia, ortopedia e oftalmologia e os materiais entregues na última segunda-feira (06), farão toda a diferença para a nossa equipe técnica e os pacientes atendidos pela unidade”, comentou Patrícia.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

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Janeiro será um mês decisivo para os estudantes que desejam ingressar na UFOB. Entre os dias 21 e 24, estarão abertas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Neste ano, a Universidade disponibilizará 1.032 vagas em 30 cursos de graduação ofertados nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.  Deste total, 518 são reservadas para estudantes oriundos de escola pública, incluindo pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência; 317 para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em 80 municípios baianos distantes até 150 km de qualquer um dos campi da UFOB; e 197 para a ampla concorrência.

Para participar, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem de 2019 e atingido as notas mínimas de corte de cada curso. O resultado do Exame será divulgado no dia 17 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Sisu, e os participantes podem solicitar até duas opções de cursos. 

Portal do Ingresso

Os candidatos que estejam com dúvidas podem tirá-las no Portal do Ingresso. A página web traz um conjunto de informações bastante útil aos candidatos que vão concorrer às 1028 vagas disponíveis nos 30 cursos de graduação.

Com uma linguagem simples e layout responsivo - que se adequa a tela de celulares e tablets, o site destaca, logo no menu principal, os pontos que geram mais dúvida, tais como a política de cotas, o critério de inclusão regional, matrícula e documentação e comprovação de renda. No Portal, é possível ainda acessar as notas de cortes dos cursos nas edições anteriores de 2015 a 2019 do Sisu.

O Sisu

É o sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem.  

Das 1.175 oportunidades de formação em cursos de graduação oferecidas pela UFOB em 2019, 143 são destinadas aos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares. Caso estes estudantes não as ocupem, outras chamadas do Sisu devem ser realizadas para que as vagas sejam preenchidas por outros candidatos.

Todas as informações sobre o Sisu 2020 podem ser acessadas http://aqui.

Fonte: Universidade Federal do Oeste da Bahia



A atual gestão de Barreiras, sob o comando do prefeito Zito Barbosa, acaba de se destacar entre os municípios da Bahia em premiação concedida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Barreiras conquistou o 1º lugar na categoria “Municípios com População Acima de 150 mil habitantes e recebeu dois prêmios de destaque no “Indicador: Despesa Social Per Capta”. O Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos dos Municípios da Bahia objetiva avaliar o desempenho dos índices fiscais, os gastos no desempenho e qualidade das ações desenvolvidas.



Os critérios são referentes aos investimentos realizados (assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo), despesas sociais e o equilíbrio financeiro de municípios na área de atuação da Sudene. A partir dessa premiação, as gestões municipais passam a ter parâmetros que podem subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas.

De acordo com a Sudene, a metodologia adotada, partiu de um levantamento de dados fornecidos pelo Tesouro Nacional, utilizando indicadores de investimentos, de gastos sociais e de equilíbrio financeiro dos municípios. Em nota enviada à administração de Barreiras a Sudene descreve que “com o resultado, espera mensurar a evolução da qualidade dos gastos públicos e disponibilizar informações confiáveis, ao tempo em que parabeniza o município pelo excelente desempenho na avaliação da qualidade do gasto público”.

Para o prefeito Zito Barbosa, o reconhecimento da Sudene em forma de premiação, atesta o resultado de um trabalho exitoso pautado na gestão e no planejamento. “Recebemos com muita alegria a distinção da Sudene para com o Município de Barreiras e compartilhamos com toda a nossa equipe esse reconhecimento, que certamente tem seu reflexo na transformação da qualidade de vida da nossa população e nos motiva a seguir trabalhando cada vez mais para cuidar das pessoas, transformando Barreiras em uma cidade cada vez melhor e cada vez mais nossa”, disse o prefeito.

Fonte: Dircom/PMB





Muito lixo, sofás, colchões, lama, pedras, troncos e galhos de árvores que são descartados de forma irregular pela própria população, estão sendo retirados dos canais de drenagem pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras de Barreiras. A ação de desobstrução e limpeza que já vinha sendo feita em diversos canais, está sendo intensificada durante todo o mês de janeiro, devido ao grande volume de chuvas que se concentra nesta época do ano.





Nesta quarta-feira, 08, os trabalhos estão concentrados nos Residenciais Arboreto I e II, Bairro Santa Luzia, e posteriormente máquinas e trabalhadores seguirão para o Bairro Buritis. O coordenador de infraestrutura, Celso Paranhos, que coordena os trabalhos juntamente com Domingos Ramos, falou da importância das intervenções. “Continuaremos intensificando a desobstrução dos canais, por toda a cidade, aqui no bairro Santa Luzia, por exemplo, serão retirados cerca de sete toneladas de lixo e detritos, que se acumularam em 500 metros de canal. Neste processo, encontramos até tonéis de aço, descartados de modo irregular, isso impossibilita a passagem das águas pluviais, provocando os alagamentos que prejudicam demais os moradores”, explicou Celso.





Às margens da BR 135, uma pedra de mais de 1 metro de circunferência vedou uma das manilhas, causando alagamentos no Conjunto Habitacional Arboreto II, onde a situação se agravou também por problemas causados pelo aterramento e construções irregulares, afetando também o Arboreto I. O morador do Arboreto II, Maurício da Silva observou a chegada da ação de limpeza nas proximidades de sua residência. “Muita gente sofreu com as chuvas do fim de semana, minha casa não foi invadida pela enchente, mas a água alcançou até o batente das portas. É muito bom ver o trabalho da Prefeitura chegando, estávamos precisando muito, por anos nos sentimos esquecidos”, comentou.



Além das ações emergenciais, a Prefeitura de Barreiras vem investindo na construção e ampliações das redes de micro e macrodrenagem e recuperação dos canais existentes, que passam por bairros como Loteamento São Paulo, Santa Luzia, Morada da Lua, Morada Nobre, Vila Jurí, Vila Rica, Vila dos Funcionários e Vila Amorim.

Fonte: Dircom Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O cartório eleitoral retorna hoje as suas atividades para regularização do eleitor perante  a justiça, além de serviços rotineiros como primeiro titulo e transferência de domicilio eleitoral, o cartório visa regularizar a situação de pouco mais de 8 mil eleitores que ainda não buscaram o órgão.

 O prazo termina no dia 18 de fevereiro e quem pretende votar nas eleições municipais em 2019 precisa buscar um dos pontos de atendimento, portando documentos pessoais e comprovante de residência. A não regularização do titulo ocasionará no cancelamento do mesmo, visto que a biometria é obrigatória em nosso município a partir deste ano.

Fonte: Blog Douglas Batista/Com inf. Cleu Fegally

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou nesta quinta-feira 02 de janeiro o Edital 01/2020 para acolher inscrições de propostas de pesquisa e/ou extensão nas áreas de conhecimento vinculadas à Ciência da Terra, Biotecnologias, Saúde e Bem Estar no Campo e Desenvolvimento Econômico. As inscrições podem ser realizadas até dia 24 deste mês via eletrônica para o e-mail projetos1@abapa.com.br, em mensagem intitulada “Cadastramento de Projeto 2020” ou, via impressa, devendo ser protocoladas na Coordenadoria de Projetos da Abapa.

Os projetos de pesquisa e/ou extensão aprovados serão desenvolvidos na Abapa mediante parceria com Instituições Públicas e Privadas de Pesquisa e Extensão do Oeste da Bahia e têm por objetivo, contribuir, de forma significativa para o desenvolvimento científico, econômico, social e tecnológico da região.

Todas as informações e requisitos necessários para participar e cadastrar as propostas, a formatação do projeto a ser apresentado, prazos, documentação exigida, dentre outros poderão ser conferidos no Edital, por meio do link EDITAL ABAPA. A divulgação dos resultados será no dia 10 de fevereiro.

Fonte: ABAPA

O leilão com lances iniciais a partir de 50 reais será realizado nas modalidades presencial e on-line no dia 24 de janeiro. Pátio da PRF estará disponível para visitação e avaliação visual aos interessados em participar do leilão.

A Polícia Rodoviária Federal (SPRF/BA), realizará um leilão de veículos, classificados como sucatas, que foram apreendidos na unidade da PRF localizada na Delegacia de Seabra, Região da Chapada Diamantina.

O evento presencial ocorrerá a partir das 09h do dia 24 de janeiro, no auditório da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, situado no Km 386 da BR 242, em Seabra. Poderão ser ofertados lances também na modalidade on-line (internet).

O edital 1/2020 do tipo maior lance ofertado, visa arrematação de veículos retidos, abandonados, removidos ou recolhidos a qualquer título, que se encontram há mais de 60 (sessenta) dias nos pátios administrados pela Regional do estado da Bahia.

Os interessados poderão examinar os lotes nos dias 22 e 23 de janeiro, das 08h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00 no seguinte endereço: BR 242 KM 386 (Posto próprio da PRF) – Zona Rural – Seabra/BA

Fonte: PRF

Os motoristas baianos têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), efetuando o pagamento em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Todas as informações podem ser consultadas por meio do  site da Sefaz-BA, no Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA, ou do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), pelo 0800 071 0071.

“O Estado também dá a possibilidade de regularizar o pagamento do imposto com o parcelamento em até três vezes. O contribuinte precisa apenas observar a data de vencimento das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa. O pagamento poderá ser efetuado no Banco do Brasil, no Bradesco ou no Bancoob, que são os bancos credenciados mediante a apresentação do número do Renavam. É importante lembrar que o proprietário do veículo precisa andar em dia. É necessário ainda quitar todo o licenciamento para que ele possa circular conforme o código de trânsito”, explica a gerente de IPVA da Sefaz, Aline Lessa. 

Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. 

O petroleiro Plínio Borges aproveitou o desconto para diminuir as despesas de início de ano. “Este é um período que as pessoas têm muitas coisas para pagar, e essa oportunidade de pagar um valor 10% menor é muita boa. Ajuda muito a preservar o orçamento da família dentro de casa”, afirma. 

Redução

O IPVA ficará, em média, 3,56% mais barato para os contribuintes baianos em 2020. A queda mais acentuada com relação aos valores de 2019 beneficiou os utilitários, que vão pagar 4,35% a menos. Em seguida, vêm os automóveis, com 4,20%. Para ônibus e micro-ônibus, o imposto ficará 3,93% menor. Já para as motos e caminhões, a queda no valor do imposto será de 2,72% e 2,62%, respectivamente. 

Os novos valores baseiam-se em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos preços praticados no estado em outubro de 2019. 

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado. A frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos. O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que o valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Fonte: Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia



O final de semana foi de intensas chuvas em Barreiras, somente entre as 22h da sexta-feira (3) e 22h do sábado (4), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registrados 54,6 mm. Até o domingo (5) ainda choveu, mesmo que em menor escala, em toda a cidade, o que resultou em um teste da eficiência das obras de micro e macrodrenagem recém construídas pela Prefeitura nos bairros Morada da Lua de Baixo, Loteamento São Paulo e Vila Jurí.

O resultado foi de uma nova e tranquila realidade para os moradores do Loteamento São Paulo, ruas como Uberaba, Tancredo Neves, Roberto Marinho e Luís Gonzaga, que ficavam meses alagadas, se apresentaram totalmente enxutas após as fortes chuvas, revelando assim a eficiência do sistema de micro e macrodrenagem que possibilitou o escoamento de todo o volume de água, sem transtornos à população.



A obra que teve a finalização da pavimentação sobre o canal no dia 18 de dezembro, envolveu a construção de uma ampla malha de micro drenagem abrangendo 12 ruas dos bairros Morada da Lua de Cima, Loteamento São Paulo e Vila Jurí, bem como um grande canal de macrodrenagem que percorre as ruas Padre Alfredo Hasler e Rua Barão de Cotegipe, na Morada da Lua de Baixo, transformando a vida de milhares de moradores.

Com uma extensão de 1.159m, a galeria de macrodrenagem construída em concreto armado, conduz as águas pluviais captadas através dos 1.690m metros de dutos coletores da micro drenagem ao córrego Ribeirão, resolvendo definitivamente os problemas de inundações e alagamentos que se concentravam especialmente no Loteamento São Paulo e Vila Jurí.



A pavimentação das ruas no Loteamento São Paulo também já está em fase conclusiva. Foram mais de cinco quilômetros de asfalto aplicados nas ruas Luiz Gonzaga, Roberto Marinho, Tancredo Neves, Uberaba, Floriano Peixoto, Eixo 4 da Floriano, Roberto Ribeiro, Maximino Rego, Olímpia, Tim Maia, Barão de Cotegipe e Padre Alfredo Hasler, beneficiadas também com a construção de calçadas com piso tátil, meio-fio e sarjeta.

Solução semelhante é aguardada com grande expectativa pelos moradores do Bairro Santa Luzia onde a Prefeitura de Barreiras está executando as obras de construção do canal de macro e micro drenagem já em fase avançada. O empreendimento visa a instalação de 5.300 metros de canal de drenagem nas redes principal e secundária, sendo 700 metros de galeria com aduelas de dimensões 2x2m pré-moldada em concreto armado e uma extensa rede de dutos de manilhas, que formam a rede de micro drenagem para o escoamento de águas pluviais.

“O canal da Santa Luzia é uma obra estruturante de grande importância para a cidade. E assim que for concluída, vamos resolver um problema histórico de alagamento em grande parte do bairro, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas”, afirmou o secretário de infraestrutura, João Sá Teles

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio
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