31
Out / 2019 |
LEM É CONTEMPLADA NO EDITAL CIDADE+RECICLEIROS 2019 COM PLANO MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA |
A cidade de Luís Eduardo Magalhães é uma das 12 vencedoras da 2ª edição do Edital Cidade+Recicleiros e vai receber, gratuitamente, assessoria técnica especializada para aprimorar o programa Coleta Seletiva Solidária, que realiza a coleta de materiais recicláveis no município, com o objetivo de que o mesmo funcione de forma qualificada, independente, sustentável e economicamente viável a longo prazo.
O processo pelo qual Luís Eduardo Magalhães passou contou com três fases. Na primeira, 522 prefeitos ou gestores de municípios com mais de 20 mil habitantes se inscreveram virtualmente no Edital; 262 se qualificaram para a segunda etapa e 91 chegaram à última, com entrevistas entre a equipe Recicleiros e o grupo de trabalho dos municípios. A seleção das contempladas foi baseada em critérios técnicos, conduzida por um comitê de avaliação composto por especialistas do Instituto Recicleiros e pelos parceiros do Edital.
As cidades não terão custo para receber o projeto, que consiste em diagnóstico e desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva. Porém as que, de acordo com a avaliação do Instituto Recicleiros, tiverem boa performance no desenvolvimento dos Planos, poderão receber investimentos alocados diretamente em: implementação da UPMR (obras e equipamentos); 60 meses de assessoria técnica e apoio à gestão do Programa (prefeitura e cooperativa); formação e capacitação de cooperativa de trabalho para executar os serviços de separação, beneficiamento e destinação do material reciclável; e ações de comunicação para engajar e orientar a população sobre o descarte seletivo.
Como contrapartida, os municípios deverão assumir o compromisso com a regulamentação da coleta seletiva por meio do plano que será desenvolvido pela Recicleiros em parceria com a administração municipal e a realização da coleta e transporte dos resíduos descartados pelos munícipes até a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR). O capital necessário para realização do Programa Cidade+Recicleiros vem de um fundo formado pelo Instituto Recicleiros com recursos captados em diversas fontes, como empresas que investem para cumprir metas de Logística Reversa das embalagens que colocam no mercado.
Para o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães, Alcides Meira, receber esse apoio será de fundamental importância para que a Coleta Seletiva Solidária desenvolva ainda melhor as suas atividades e também um incentivo, para que mais pessoas contribuam doando seus materiais para o programa, que hoje conta com 27 colaboradores.
“Somos vitoriosos, pois dos 522 municípios concorrentes de todo o Brasil, Luís Eduardo foi um dos vencedores, sendo a única cidade selecionada na Bahia. É um investimento que receberemos para elaborar o Plano Municipal da Coleta Seletiva e melhoria do Projeto Coleta Seletiva Solidária proveniente da Ong Recicleiros, que possui um fundo com recursos de empresas de várias marcas de produtos que consumimos. Tenho a certeza, que a partir de agora, nossos colaboradores ficarão ainda mais animados em participar desse lindo programa, que cresce mais a cada ano, e que proporciona o sustento de suas famílias”, comentou o secretário.
De acordo com Erich Burger, sócio fundador do Instituto Recicleiros, todos ganham com a implantação do Programa. “Municípios, recebem o apoio necessário para efetivar a política pública da coleta seletiva que gera diversos benefícios e atrai visibilidade para a cidade; empresas, precisam cumprir com a obrigação legal da logística reversa; população, terá uma cidade menos dependente de aterros sanitários e mais sustentáveis; pessoas em situação de vulnerabilidade social, ao tornarem-se membros das cooperativas que operam as UPMR passam a ter trabalho e renda dignos”, disse Erich Burger.
Responsáveis pelo projeto – A Recicleiros (www.recicleiros.org.br) é uma organização brasileira sem fins lucrativos, que desde 2007 desenvolve soluções para fomentar a coleta seletiva inteligente e a reciclagem de resíduos sólidos em todo país. Já a empresa suíça SIG Combibloc (www.sig.biz), presente em mais de 65 países – no Brasil desde 2011 – é uma das líderes no fornecimento de sistemas e soluções para embalagem asséptica. As duas organizações são parceiras desde 2018 na idealização e realização do Edital Cidade+Recicleiros, que agora chega a 17 cidades brasileiras.
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Saúde realiza no próximo sábado (02), mais uma edição do “Mutirão Saúde do Bem”. Desta vez a iniciativa acontecerá no Luar do Oeste, das 8h às 12h, na praça Central do bairro.
O mutirão contará com consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinação, realização do Papanicolau (exame preventivo de colo de útero), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, pesagem da 2ª vigência do programa Bolsa Família e atendimento especial da equipe do Programa Borboleta.
“Convidamos todos os moradores do bairro Luar do Oeste e das localidades circunvizinhas para participar. O Mutirão Saúde do Bem é ação que visa levar os serviços da saúde para mais perto da população. Principalmente para aquelas pessoas que residem nas comunidades e nos bairros mais distantes do Centro”, comentou o secretário de Saúde, Felipe Melhem.
Até o momento, mais de 2 mil pessoas já participaram nos mutirões Saúde do Bem que aconteceram nos bairros Sol do Cerrado, Vista Alegre e Jardim Alvorada e nas comunidades Bela Vista, Galinhos, Muriçoca e Vila IV do Assentamento Rio de Ondas. As próximas ações acontecem no dia 09 de novembro com o Novembro Azul para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata na Policlínica Municipal; 30 de novembro na Vila Buriti e 1º de dezembro com o Dezembro Vermelho para a prevenção e o tratamento contra o HIV, com o local ainda a definir.
30
Out / 2019 |
Família RUNNERSLEM se reúnem na praça do Super. \"Outubro Rosa deve ser o ANO INTEIRO\". |
"Outubro Rosa deve ser o ANO INTEIRO. Meninas se cuidem, se toquem. Meninos cuidem das suas Meninas...
E foi assim essa família RUNNERSLEM unidos com todos na praça do Super Santo Antonio Floriais Leia II.
Toda nosso gratidão aoSr.Tadeu e D.Susana pelo carinho e Apoio de Sempre.
Juntos somos mais fortes e podemos ir mais longe! ♥ Gratidão"
Dr.Joao Ricardo palestrou para mais 160 pessoas.
E assim foi fechado o Outubro Rosa. Com esse mega abraço coletivo, enchendo com muito amor, orgulho e muita atenção as mulheres.
Gratidão pelos depoimento riquíssimo em dicas e Superação. O amor é capaz de curar tristezas, aflições, angústias e afastar medos que podem nos travar e impedir desse viver plenamente. Se você ama alguém que está passando por um período difícil, diga a essa pessoa o quanto ela é importante e como você estará sempre disponível para apoiá-la. Isso também é amor!
Todos os detalhes sobre o Censo Demográfico 2020 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o País, foram apresentados a representantes e autoridades da sociedade de Barreiras na última sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores. Representando a Prefeitura, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho participou do evento e recebeu informações sobre o Censo, que terá três meses de coleta de dados (agosto a outubro) e prevê visitar, em Barreiras, 43.536 mil domicílios.
“É fundamental para os Municípios, compreender o funcionamento do Censo, trata-se de uma ferramenta imprescindível para que os Municípios planejem suas ações e projetos, uma vez que os dados coletados servem de base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A gestão está à disposição do IBGE para auxiliar no que for preciso para que as coletas de dados se deem de forma tranquila e assertiva”, pontuou Marileide.
O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas, seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.
Em Barreiras serão mais de 43 mil domicílios visitados. O município contará com dois postos de coleta 122 recenseadores, além de supervisores, coordenador censitário de subárea, agente censitário municipal e agentes censitários supervisor. Para coleta de dados o IBGE utilizará Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que permitirão ao recenseador uma melhor identificação de sua área de trabalho, com a visualização de imagens de satélite no aparelho.
Há pelo menos uma semana, os moradores da Rua 12 de Outubro, no Bairro Renato Gonçalves acompanham de perto a execução da obra de pavimentação asfáltica da rua e três travessas de acesso, que por 30 anos foram motivo de tristeza e desconforto. Mesmo com as chuvas pontuais que ocorreram, os esforços da Prefeitura de Barreiras já estão garantindo o bom andamento dos trabalhos e a felicidade de quem transita pelo local.
A Rua 12 de Outubro se inicia nas proximidades da Igreja Perpétuo Socorro e segue até o encontro com a Avenida Rui Barbosa, era a única do bairro que não possuía pavimentação completa. Segundo a moradora, Jaci Marques, as más condições da rua surpreendiam as visitas que chegavam a sua casa. “As pessoas não entendiam como uma rua tão centralizada estava esquecida pelo poder público, por muitas vezes nos referíamos a este trecho como a rua pobre do bairro rico. As intervenções pouco eficientes das gestões anteriores desnivelaram a rua e causaram erosões nas travessas, o que foi corrigido agora. Estamos mais do que felizes pela qualidade e rapidez com que o trabalho foi executado”, disse a aposentada, que é uma das primeiras moradoras da rua.
A pavimentação asfáltica do trecho e travessas incluiu também o aterramento e terraplanagem de 5.360m² de área, as atividades serão concluídas nesta terça-feira, 29. Segundo a cabeleireira Vanessa Ramos, a chegada do asfalto muda a qualidade de vida da sua família e o andamento do seu salão, instalado na rua.
“Quando as máquinas chegaram pra começar as obras, nós nem acreditamos. Saímos na rua pra ver, foi um momento de muita alegria e alívio, pois eu em particular já não aguentava mais tanta poeira, a casa vivia suja, não podíamos ficar de portas e janelas abertas. Agora com esse tapete lindo, que está na nossa rua, é alegria e mais qualidade de vida. O movimento de clientes no salão vai aumentar com certeza, e nós poderemos fazer caminhada, andar de bike e muito mais. Agradeço à Prefeitura, em nome de todos moradores da Rua 12 de outubro”, acrescentou Vanessa.
A pavimentação da via faz parte do Projeto Pavimenta Barreiras, o maior já executado por uma prefeitura no estado da Bahia. “Temos realizado a pavimentação e a requalificação dos bairros de acordo com o nosso planejamento, primando sempre pela qualidade dos serviços e do material aplicado nas ruas. Na 12 de outubro não foi diferente, temos certeza pela receptividade dos moradores que vinham conversar com a equipe ou até mesmo oferecer suco ou lanche, e agora concluindo as atividades, sentimos que todos estão satisfeitos”, destacou Enoque Souza, subsecretário de infraestrutura.
Taxação de 60% da Aneel vai "matar" a energia solar no Brasil
A taxação criminosa de 60% em quem investe na geração de energia fotovoltaica, pretendida pela Aneel, “agência reguladora” de energia, pode liquidar de vez a energia solar no Brasil, adverte o deputado Léo Moraes (Pode-RO), da Comissão de Minas e Energia da Câmara. “Isso é crime de lesa-pátria!”, afirma. A taxação atende as distribuidoras de energia, que ambicionam alguns bilhões a mais, virando “sócias” dos geradores de energia solar. O caso deveria ser investigado pela polícia. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
“É o lucro a qualquer custo e que se lasque o Brasil”, diz o deputado, autor de proposta de “convite” ao presidente da Aneel para depor.
Por mais graves que sejam suas presepadas, como esta, dirigentes de agências reguladoras não podem ser convocados, apenas convidados.
Após incentivar consumidores a investirem em geração de energia solar, a Aneel agora quer penalizá-los com o aumento de encargos.
Além dos consumidores domésticos que gastaram pequenas fortunas em energia solar, agricultores serão os mais prejudicados pelo conluio.
30
Out / 2019 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
29
Out / 2019 |
Junior Nogueira. Agenda Aberta!!! |
25
Out / 2019 |
PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES REALIZA A PREMIAÇÃO DO CONCURSO DO PROGRAMA DESPERTAR |
Hoje (24) pela manhã, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da secretaria de Educação e em parceria com o SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais, realizou a premiação do Concurso Municipal do Programa Despertar 2019.
De acordo com a secretária de Educação, o objetivo do programa é promover a educação voltada para a responsabilidade social, alavancando mudanças de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental dos alunos das escolas do campo. A secretária da pasta falou sobre o tema desenvolvido esse ano.
“Em 2019, o tema trabalhado com os estudantes foi a produção de alimentos e a sustentabilidade no campo. Essa proposta reflete a importância do estudo das cadeias produtivas locais, valorizando o papel do produtor rural na produção de alimentos que abastecem as nossas feiras e mercados, chegando as nossas casas”, comentou a secretária, professora Rose Sertão.
A secretária também explicou que o concurso foi dividido em cindo categorias: desenho, produção textual, produção de vídeo elaborado pelo Agente Despertar, experiência pedagógica e portfólio do Coordenador Municipal. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Cícero Teixeira, considera que o Programa Despertar garante conhecimento para novas gerações.
"Esse trabalho é muito importante para qualificar os nossos futuros trabalhadores do agronegócio, garantindo conhecimento técnico, preservação ambiental e sustentabilidade", disse Cícero Teixeira.
A coordenadora do Despertar 2019, Rosilange Mabel Reis, destacou o trabalho realizado nas escolas municipais Fábio Johner, Henrique de Freitas Moreira, Ivanilde Santos Cedro, São Francisco e São Paulo.
"Todos estão de parabéns pelo envolvimento e dedicação em busca de um futuro melhor, cada diretor, coordenador, professor e nossos alunos, agentes despertar e cada estudante. A partir de agora, esses alunos serão multiplicadores e os resultados irão aparecer rapidamente", disse Rosilange.
Segundo o gestor municipal, Oziel Oliveira, esse é um incentivo importante para fomentar a valorização das riquezas locais.
"Esse é um momento muito importante que beneficia centenas de alunos da rede municipal e das comunidades onde eles estão inseridos. A conscientização ambiental aliada aos conhecimentos técnicos vai favorecer ainda mais o crescimento do nosso município. Estamos valorizando os nossos alunos da zona rural e preparando todos para uma vida profissional concreta e promissora", concluiu o prefeito.
25
Out / 2019 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |