20
Mar / 2019 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
19
Mar / 2019 |
Prefeitura e CRECI formam parceria no combate à dengue |
Na tarde desta terça-feira (19), o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Felipe Melhem e representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e das imobiliárias, acertaram os detalhes para uma importante ação de combate ao mosquito transmissor da dengue.
A partir de agora, as imobiliárias abrirão as casas fechadas para que os agentes de combate às endemias realizem vistorias para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. As imobiliárias também farão um trabalho específico de limpeza nas casas e abrirão as portas e janelas dos imóveis vazios durante a passagem do carro fumacê. A medida objetiva eliminar os insetos na fase adulta e evitar a reprodução.
Para o delegado regional do CRECI, Francisco Pereira Neto, em pouco tempo a parceria entre a prefeitura, corretores e imobiliárias deve apresentar excelentes resultados. “Todos estamos prontos para ajudar. O combate à dengue é um dever de todos e a união de todos os segmentos da sociedade é fundamental para ganhar esta batalha”, explicou.
O secretário de Saúde, Felipe Melhem, agradeceu o apoio do CRECI para o sucesso da reunião e ratificou que o combate ao mosquito transmissor da dengue é de responsabilidade do poder público e de toda a sociedade. “Se cada um fizer a sua parte obteremos êxito. Vamos passar o carro fumacê e eliminar os mosquitos nas casas habitadas e nas vazias também”, encerrou o titular da pasta.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, vem nos últimos anos intensificando os esforços necessários para que o município aumente a cada dia o número de nascentes em recuperação. Ao todo, foram catalogadas em campo mais de 50 nascentes, dentre elas foram diagnosticadas 20, que já estão recebendo os serviços de recuperação hidroambiental, conforme o plano de trabalho elaborado pelo o poder público em parceria com os produtores rurais da região, por meio de Parceria Público - Privada.
Para manter o ritmo de atividades, foi realizado no início de março, mais um curso de recuperação de nascentes voltado aos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estudantes e membros do 4º Batalhão de Engenharia e Construção - 4º BEC/Batalhão General Argolo. Ao final do curso, mais uma nascente foi recuperada no município de Barreiras.
Desta vez, a comunidade de Tabua da Água Vermelha foi escolhida para receber a atenção das equipes, fruto de uma parceria firmada com os agricultores da região por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com a participação dos moradores das localidades participantes.
“Mais uma fez, foi adotado em Barreiras o método “Caxambu” para recuperação de nascentes, que consiste em limpeza do local e construção de uma espécie de caixa protetora com pedras e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”, e onde geralmente se trata a água, por meio de cloro, para que os moradores beneficiados possam ter mais segurança no consumo”, explicou o secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Junior.
O Presidente da ABAPA, Júlio Busato, comemorou os resultados do projeto. “Esse projeto está se tornando uma referência em todo o Brasil, através dessa sólida parceria com o poder público municipal, na qual vem se multiplicado em todos os segmentos dispostos a proteger e recuperar as nascentes de nossa região”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário Demósthenes Junior, que também é o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, o objetivo deste trabalho é aumentar a produção de água no município, proporcionando o aumento da recarga dos rios da Bacia hidrográfica do Rio Grande. “Este trabalho visa proporcionar o aumento da quantidade e qualidade de água da sub-bacia do Rio Grande que é uns dos maiores contribuintes do Rio São Francisco”, finalizou.
19
Mar / 2019 |
Promoção Semanal do Santo Antonio Atacadista! |
18
Mar / 2019 |
Embasa sensibiliza estudantes para o combate a perdas de água na zona rural de Barreiras |
Para iniciar os trabalhos da Semana da Água em Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última quinta-feira (14), a sensibilização de cerca de 30 estudantes da Escola Pedro Cavalcante da Silva, na localidade de Barreiras Sul, na zona rural de Barreiras. Ao final da ação, eles receberam o título simbólico de “Agentes Mirins de Combate a Perdas”, com a missão de conscientizar a comunidade em relação ao consumo racional e de ajudar a Embasa a identificar perdas de água na localidade.
A vice-diretora da escola, Francileide Oliveira, acredita que a palestra vai contribuir para a redução do consumo de água dentro da escola e na comunidade. “Com os ensinamentos aprendidos, tenho certeza de que eles vão conseguir sensibilizar os pais, a família e os próprios colegas para evitar o desperdício”, relata. Na oportunidade, a área social da empresa distribuiu cartilha educativa, além de camisetas, bonés e “squeezes” para as crianças do ensino fundamental, da faixa etária de seis a dez anos.
Também na última quinta-feira (14), a área social da Embasa promoveu uma reunião com os agentes comunitários de saúde do Barreiras Sul, abordando os processos de tratamento e as análises que atestam a qualidade da água fornecida pela empresa. Na terça-feira (12), foi realizado um encontro com os moradores da comunidade, alertando para a importância do consumo racional e para os altos índices de perda de água existentes na localidade. Esta ação da Embasa integra o projeto “De Olho nas Perdas”, que visa trabalhar, de maneira integrada e estratégica, uma série de ações das áreas operacionais, comerciais e sociais para reduzir os índices de perdas nos sistemas de abastecimento em toda a Bahia.
A assistente social Geisa Mendes, da Embasa, destaca que é fundamental a mobilização social e o apoio da comunidade, no sentido de comunicar a empresa sobre possíveis vazamentos na rede, ligações clandestinas ou by pass, que prejudicam a distribuição da água para a população. Essa mobilização irá se intensificar nesta semana, quando se comemora a Semana da Água (18 a 22 de março), que trará o tema “Entre no clima do uso responsável”. Durante a semana, a Embasa promoverá atividades como palestras, reuniões, blitz educativas, passeios ciclísticos, caminhadas, dentre outras.
Aconteceu nos dias 14 e 15 de março, no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, o I Fórum do Conselho Municipal de Defensa dos Direitos da Mulher (CMDDM). O evento promovido pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, objetivou discutir políticas públicas voltadas para as mulheres e realizar a solenidade de posse das conselheiras para o quadriênio 2019-2022.
No primeiro dia de evento, a promotora de Justiça, Stella Athanázio, ministrou a palestra "Lugar de Mulher é onde ela quiser", onde falou sobre as principais conquistas do público feminino nas últimas décadas, enfatizando o papel de destaque das mulheres na sociedade. Em seguida, a diretora de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Sônia Portella explicou aos presentes o que é e qual o objetivo da criação do CMDDM. Na oportunidade, também foram apresentadas as candidatas a conselheiras e as entidades que as indicaram.
Já no segundo dia de evento, a deputada estadual e primeira dama do município, Jusmari Oliveira, palestrou sobre a importância das mulheres na política, dizendo que as mulheres tem um papel fundamental para a melhoria da sociedade em virtude da sua sensibilidade e olhar diferenciado principalmente para as causas sociais, para lutar por aqueles que mais precisam e para tornar o nosso país mais justo para todos.
“Eu cresci com a convicção de que eu precisava conscientizar as outras pessoas. Essa responsabilidade como cidadã, me levou a entender que eu precisava estar na política. Como mulher, enfrentei muitos obstáculos e sofri muito preconceito. Entretanto, eu lutei! Eu disse: eu quero, eu posso, eu mereço e eu também tenho o direito de ter acesso ao poder”, disse Jusmari Oliveira
Para o prefeito Oziel Oliveira a formação deste Conselho Municipal é de suma importância para o avanço das garantias de direitos das mulheres luiseduardenses. “Quando fui deputado federal, tive a honra de poder votar a favor da criação da lei Maria da Penha e hoje, nesta tarde memorável, tenho a satisfação em participar da formação do nosso conselho de defesa da mulher em nossa cidade. Parabenizo todas as conselheiras, que aceitaram esse desafio de ser a voz de centenas de mulheres!”.
Integram o conselho, representantes das secretarias municipais de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, de Trabalho e Assistência Social e de Educação; das Associações Clube Rio de Ondas, Comércio de Insumos Agrícolas (ACIAGRI) e Amigos de Arte de Luís Eduardo Magalhães; além de representante do Lions Clube; Igreja Adventista do Sétimo Dia; OAB; Sindicato dos Produtores Rurais; AVOSLEM e Conselho de Segurança (CONSEG).
16
Mar / 2019 |
Agora no Hiper Santo Antonio: J. Almeida Cabeleireiros |
Através do Projeto “Cuidar de quem cuida”, as equipes de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras estão participando de várias capacitações na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tem como objetivo a educação continuada em unidades de pronto atendimento 24 horas.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará 12 encontros que acontecem nos meses de março, abril e maio para dois grupos de profissionais que terão a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas sobre o manejo de pacientes em estado grave e crítico, realização do protocolo de parada cardiorrespiratória, avaliação sobre a necessidade de uso de oxigênio, manejo em pacientes vítimas de trauma, de acidentes, administração de medicamentos, dentre outros quesitos importantes no cotidiano da UPA.
Na quinta-feira (14) o instrutor do SAMU, José Henrique, realizou uma dinâmica de trabalho e abordou as temáticas: organização do atendimento, como realizar o procedimento adequado da abertura de vias aéreas e avaliação do paciente para o uso de oxigênio.
De acordo com a coordenadora da UPA, Jamile Rodrigues, essas capacitações direcionadas aos profissionais que trabalham diretamente com os pacientes, fazem parte da educação continuada e contribuem na qualificação dos profissionais, bem como no comprometimento com a busca constante do crescimento pessoal e profissional.
“A direção da UPA vem desenvolvendo o Projeto Cuidar de quem cuida através da educação continuada desde o início dos atendimentos nessa nova unidade. Por dia, recebemos uma média de 300 pacientes, esses aprendizados e atualizações realizados nessa etapa no SAMU, com certeza, resultarão no aprimoramento técnico, na maior qualidade do atendimento e troca de saberes, fortalecendo uma saúde mais humanizada”, destacou.
16
Mar / 2019 |
85ª CIPM recebe 51 novos policiais recém formados |
Nesta sexta-feira, 15, 51 novos policiais militares, recém formados, foram apresentados à 85ª CIPM. Os policiais foram recepcionados pelo Capitão Giovanni, comandante da unidade.
O capitão deu as boas vindas e passou as primeiras orientações aos novos soldados que atuarão na área de responsabilidade da OPM.
Logo depois, oficiais da unidade se reuniram com o novo efetivo no auditório do hotel LG, onde tropa recém chegada pôde conhecer um pouco sobre a rotina e alguns procedimentos da 85ª CIPM.
Nesse primeiro momento, os novos soldados atuarão exclusivamente na cidade de Luís Eduardo Magalhães, para serem supervisionados de perto e terem todo o suporte que lhes será necessário nessa fase inicial da carreira.
Esse reforço aumentará a segurança da população e trará uma maior sensação de segurança na área de atuação da 85ª CIPM.
Nesta sexta-feira, 15, aconteceu mais uma Operação Saturação no município de Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 40 agentes da Segurança Pública das esferas Estadual e Municipal a bordo de 09 viaturas e 4 motos atuaram em toda a cidade com o objetivo de proporcionar sensação de segurança e coibir crimes violentos contra a vida.
Ao final da operação, foram alcançados os seguintes resultados:
• 09 estabelecimentos comerciais abordados;
• 253 pessoas abordadas;
• 193 veículos abordados;
• 23 veículos autuados;
• 08 veículos duas rodas removidos ao pátio;
• 04 veículos quatro rodas removidos ao pátio; e
• 02 CNH recolhidas.
Participaram da ação a 85ª CIPM, a CIPE Cerrado, a PRE, a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal e a Sutrans.
No mês dedicado à mulher, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, vem realizando várias atividades voltadas para atenção às mulheres. O Centro realizou uma tarde de piquenique, na quarta-feira (13), com as mulheres assistidas pelo serviço, que hoje é um dos principais suportes no atendimento e acolhimento às vítimas de violência doméstica. As atividades, que incluíram também aula de zumba, debates e roda de conversa, aconteceram no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.
A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Fabiana Grossi, professora da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB e a aula de zumba ao ar livre, conduzida pelo professor Leandro Braga.
Já na quinta-feira (14), cerca de 60 colaboradoras da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), da Faculdade São Francisco de Barreiras, participaram da palestra com o tema “Amarras Culturais e os Avanços na Luta pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. As orientações foram repassadas pela coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim, a advogada também do CRAM, Irenilta Castro e a tenente PM Nina Marques, da Ronda Maria da Penha.
Desde 2015, mas de 400 mulheres estão cadastradas no Centro. Segundo a coordenadora, as atividades diferenciadas fortalecem o vínculo de confiança com o público feminino e a luta pelo fim da violência contra as mulheres.
“Esses eventos nos permitem ratificar a importância do papel da mulher na sociedade, a essência do ser feminino e sobre como a luta para o fim da violência deve ser diária, fazendo com que elas entendam o quanto são importantes e quais os seus direitos para não permitir que nada venha fazê-las sofrer”, disse Fabiola Bomfim.
Até o final do mês outras atividades estão programadas em diversos bairros e instituições de Barreiras, com o tema Março Mulher, conforme cronograma do CRAS.
20/03 - Roda de Conversa sobre violência contra a mulher para grupo do PAIF no CRAS I
21/03 - Treinamento para acolhimento e atendimento à mulher em situação de violência para enfermeiras e técnicas de enfermagem do Hospital do Oeste (HO)
27/03 - Palestra sobre Violência contra a Mulher com grupo de Mulheres atendidas pelo CRAS III São Pedro às 09h (manhã) e às 15h
Quem gosta de artes plásticas, tem até o dia 31 de março para conhecer obras de artistas de Luís Eduardo Magalhães. É a exposição “A Arte de LEM: 19 anos da construção de uma identidade”, que está sendo realizada no Centro Cultural. Além de demonstrar a capacidade de pessoas da nossa cidade, a meta é incentivar as novas produções e despertar o interesse para a atividade.
“A cidade tem diversos ateliês e obras muito bonitas, porém uma grande parcela da população não tem conhecimento e acesso”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos.
Durante o lançamento da exposição também houve a inauguração do Salão das Artes. O espaço é destinado aos artistas locais interessados em expor os trabalhos. Outra novidade será o lançamento de um espaço para ensinar técnicas das artes plásticas e descobrir talentos.
“Com certeza teremos muitas pessoas interessadas em aprender e aprimorar os conhecimentos artísticos”, explicou o secretário de Cultura e Turismo.
O prefeito Oziel Oliveira também demostrou muita alegria com as novidades. Para o chefe do executivo municipal, além de proporcionar satisfação, as artes plásticas também podem se transformar em fonte alternativa de renda.
“O sonho de todo artista é viver da arte. Temos grandes trabalhos na cidade e alguns com grande reconhecimento internacional”, comemorou.
O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.
Artistas de Luís Eduardo Magalhães premiadas no exterior:
Léia Maria Puton
Obra: Triunfo
Premiação: Melhor do Salão de Dubai, Emirados Árabes e Medalha de Ouro na Mostra Gipsi, Buenos Aires, Argentina.
Jeane Cristina M. Campanholi
Obra: Garras de Omar
Premiação: Medalha de Prata, Dubai, Emirados Árabes.
Leonice Casali
Obra: Dança Cigana
Premiação: Medalha de Bronze, Bueno Aires, Argentina.
15
Mar / 2019 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |