19
Jul / 2023 |
Com horizonte de 2026 à vista, ACM Neto mantém conversas abertas com Tarcísio de Freita |
O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) manteve encontros com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na semana passada, e com seu colega de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sete dias antes.
A movimentação de Neto tem como horizonte as sucessões à Presidência e aos governos estaduais de 2026, a qual seus aliados mais próximos acreditam que disputará na Bahia.
No entorno do ex-prefeito, há convicção de que a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) encerrou o ciclo de polarização eleitoral que marcou o último pleito e prejudicou imensamente sua candidatura ao governo baiano.
Desde o princípio avesso ao extremismo bolsonarista, Neto não teve com quem casar sua campanha nacionalmente, estratégia da qual seu adversário do PT, Jerônimo Rodrigues, tirou o máximo proveito com o então candidato Lula, elegendo-se governador.
O que estaria animando o ex-prefeito à disputa de 2026 seria o fato de que os potenciais adversários de Lula na próxima disputa pertencem à chamada centro-direita civilizada, para os quais poderia manter seu palanque aberto na Bahia.
Ele também mantém boa interlocução com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, outro nome que aparece como eventual postulante à sucessão presidencial.
A horta comunitária, instalada no bairro São Geraldo, localizado em Santana, no Oeste da Bahia, está proporcionando uma transformação significativa nas vidas de 100 famílias do município. A iniciativa, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana, tem sido fundamental para promover segurança alimentar e nutricional para essas famílias em situação de vulnerabilidade e garantir renda.
A horta ocupa uma área total de 7,5 hectares, sendo quatro hectares localizados na Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e os outros 3,5 hectares em áreas coletivas de assentamentos rurais. Ao todo, foram instalados 100 módulos com 32 canteiros, cada um com dimensões de 1,4m x 10m.
Essa ação faz parte do projeto ‘Santana Sustentável – Semente na terra, Alimento na Mesa’, que visa promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares do município, oferecendo a oportunidade de cultivar alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, gerar renda para as famílias envolvidas por meio da venda dos excedentes.
A horta comunitária promove a produção de alimentos livres de agrotóxicos, em harmonia com o meio ambiente, atendendo à crescente demanda por alimentos naturais e saudáveis. As hortaliças, por sua importância na dieta alimentar saudável, são priorizadas.
Joaquim Antônio, um dos beneficiários da horta comunitária, ressalta a importância dessa iniciativa. “Eu estava sem fazer nada, e essa horta trouxe uma melhoria para mim e para muitas pessoas. Agora, posso consumir alface, coentro, cebolinha, couve, cenoura e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos produtos”.
Para Francielle dos Santos, a horta comunitária representa vida e saúde. “Plantamos alface, cebola, pimentão e salsinha. Estou feliz em ter uma atividade no meu dia. Vou vender parte da produção e também levar para minha própria mesa”.
O agrônomo Sandro Oliveira, responsável pelo projeto, destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana. “São 100 famílias que estavam sem perspectivas de vida, desempregadas. Cada família recebeu um lote e uma caixa d’água de mil litros para regar os alimentos plantados, além de equipamentos de proteção, como botas, calças e luvas. Esperamos transformar vidas. Tudo o que é produzido é para consumo das famílias e o excedente será vendido para a prefeitura e programas governamentais”.
A iniciativa da CAR está alinhada com o programa Bahia Sem Fome – Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional no estado, garantindo o acesso a alimentos de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa busca reduzir os índices de insegurança alimentar grave na Bahia, com enfoque especial nas famílias extremamente pobres tanto em áreas rurais quanto urbanas.
Ao proporcionar a implantação das hortas comunitárias, a CAR contribui diretamente para a redução dos índices de insegurança alimentar, oferecendo oportunidades concretas para que famílias possam produzir seus próprios alimentos e ter uma fonte de renda. Além disso, a iniciativa fortalece a agricultura familiar e promove a sustentabilidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento socioeconômico do município de Santana.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, prorrogou as inscrições gratuitas as duas turmas do Qualifica LEM, dos cursos de Fabricação de Pizza e Produção de Salgados e Folhados.
Para participar da capacitação, o interessado deve ser maior de 16 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ter cadastro no CadÚnico e o título eleitoral do município.
Documentação necessária para a matrícula
Cópias e originais do RG, CPF, título de eleitor do município, comprovante de endereço, histórico escolar, cópia do CadÚnico.
As matrículas acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sala do Empreendedor, localizada na Rua José Cardoso de Lima, nº 425, Centro. Maiores informações, pelo telefone: (77) 9.9855-9114.
Iniciou na manhã desta terça-feira (18), o asfaltamento do bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, pela rua Angico, com o lançamento do Programa Novo Jardim das Acácias. O prefeito Junior Marabá assinou a ordem de serviço no valor de R$ 48,8 milhões, que vai contemplar todo o bairro. O lançamento foi em clima de festa, e reuniu moradores antigos do bairro, como o Sr. Edvaldo, Irineu, entre muitos outros, que sonharam com essa realização.
O prefeito Junior Marabá, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Franklin Willer e o secretário de Governo, Danilo Henrique
Quem comemorou a chegada do asfalto foi Hamilton Pereira, que mora há 10 anos na rua Angico. “Que Deus abençoe a vida do nosso prefeito Junior Marabá, porque sem o compromisso dele com a população, nada disso teria acontecido. Para a gente esse asfalto é uma benção”, agradeceu.
Francisca Adriana, é moradora do bairro há 16 anos e disse que a poeira era um dos principais incômodos. “Esse é um sonho realizado. A gente poder sair, voltar, entrar em casa e não parecer que vive em um chiqueiro”, disse.
O morador da rua Angico, Hamilton comemorou a chegada do asfalto
Planejamento
Para que o asfalto fosse uma realidade, foi necessário planejamento da gestão. A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo definiu o início da pavimentação, de acordo com o avanço das obras de esgotamento sanitário. Logo após, nas ruas com esgotamento concluído, foi iniciado o serviço de drenagem, terraplanagem e finalmente o asfalto.
“Lançamos hoje o Programa Novo Jardim das Acácias e iniciamos o asfaltamento da comunidade pela rua Angico. Um investimento de R$ 48,8 milhões, que vai contemplar todo o bairro. O Jardim das Acácias recebe o asfaltamento depois do avanço de 85% das obras de esgotamento sanitário e um trabalho sério de drenagem, que vai garantir um asfalto sem recortes no futuro, devolvendo a dignidade, autoestima e qualidade de vida para os moradores”, disse o prefeito.
Para Francisca Adriana esse é um sonho realizado
“É uma sensação de orgulho, de vitória, dizer que ‘nós conseguimos o asfaltamento do bairro Jardim das Acácias’. E é triste pensar que muitos trabalharam para impedir que essas obras iniciassem, mas nós continuamos e vamos continuar, porque Deus e a população está conosco. E quero lembrar a todos que esse é um governo de realizações, que trabalha pensando nas pessoas, e é por esse motivo que estamos na política”, concluiu Junior Marabá.
As equipes da 1ª e 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) enfrentaram mais um fim de semana intenso, com uma série de ocorrências de incêndios florestais. Durante os dias 15 e 16 de julho, os bombeiros agiram prontamente nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, atendendo a chamados em diversos bairros, incluindo Jardim Ouro Branco, Morada Nobre, entroncamento de acesso ao povoado Val da Boa Esperança, Jardim Alvorada, Florais Léia II, Parque Oeste Fases e Loteamento Tropical Ville II.
Os incêndios florestais representam uma ameaça séria ao meio ambiente e à segurança das comunidades. As equipes do 17º BBM demonstraram dedicação ao combater essas ocorrências em múltiplas áreas residenciais. O trabalho garantiu que os incêndios fossem controlados e extintos o mais rápido possível, evitando danos maiores às propriedades e vidas humanas.
É importante ressaltar a importância da conscientização da população sobre as práticas de prevenção de incêndios florestais, como evitar queimadas e descartar corretamente materiais inflamáveis. Essas ações podem reduzir significativamente o risco de incêndios e contribuir para a preservação do meio ambiente.
O Chefe da Delegacia da PRF de Barreiras, inspetor Cleiton de Souza Correia, recebeu nesta segunda-feira (17), a visita institucional do comandante geral do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), coronel da PMBA, José Carlos Soares Mariano. O encontro aconteceu nas dependências da unidade operacional da PRF de Barreiras, localizada na BR 242, no oeste baiano.
Durante a visita, o comandante da CPRO parabenizou a nomeação do chefe da DEL10BA e colocou-se à disposição para atuar de forma integrada em ações operacionais. O encontro foi acompanhado pelo chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização (NPF DEL10BA), Rivânio Reicardo Santos Silva.
Ao final do encontro, o inspetor Cleiton colocou-se à disposição para um permanente compartilhamento de estratégias institucionais, informações e boas práticas e ressaltou que esse intercâmbio de experiências tem sido uma constante na PRF, na busca permanente de prestar um serviço de excelência em segurança pública.
Subprocurador Carlos Frederico Santos pede os dados de quase 70 milhões de seguidores de Bolsonaro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma requisição para que o ministro autorize o envio dos dados de identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.
O documento não faz qualquer distinção sobre o seguidor ter manifestado apoio ou não em postagens críticas ao sistema eleitoral, urna eletrônica, Tribunal Superior Eleitoral ou os atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023. O critério determinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que assina o documento, é apenas seguir o ex-presidente.
O subprocurador também pede para que “eventuais autoridades com foro por prerrogativas junto ao Supremo Tribunal Federal”, ou seja, com foro privilegiado, e que tenham feito publicações semelhantes ou repostado o material, sejam identificadas e que as métricas (alcance, comentários, visualizações etc.) sejam fornecidas.
A decisão sobre o pedido da PGR caberá a Moraes por ser o relator do inquérito que apura os atos de vandalismo que ocorreram em Brasília no início do ano, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.
Se acatada, dados de quase 70 milhões de seguidores deverão ser repassados para o subprocurador.
Jair Bolsonaro conta com 25,2 milhões de seguidores no Instagram, 11,4 milhões no Twitter, 15 milhões no Facebook, 6,47 milhões no YouTube, 5,5 milhões no Tiktok e outros 426 mil no LinkdIn.
18
Jul / 2023 |
Venha participar da Grande Inauguração de mais uma Loja de Gás e Água do Grupo Santo A |
O governo federal começa nesta segunda-feira (17) as operações do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas que pode beneficiar até 70 milhões de pessoas.
As renegociações poderão ser feitas diretamente entre os clientes e as instituições financeiras onde os débitos existem. Com o nome limpo, é possível voltar a comprar a prazo, pegar empréstimos ou mesmo fechar contratos de aluguel.
Como participar
A renegociação das dívidas será feita por meio da plataforma do programa. Para participar, é preciso se cadastrar no site do governo federal (www.gov.br) e seguir as instruções para obter o nível de certificação "Prata" ou "Ouro". Na plataforma, os cidadãos terão acesso à lista de dívidas que poderão ser negociadas no programa e a situação de cada uma delas.
Os beneficiários serão incentivados a realizar um curso de Educação Financeira, que estará disponível no momento da habilitação ao programa. A iniciativa atenderá devedores em três faixas. A terceira será iniciada em setembro.
Veja na galeria como participar do programa
Na faixa 1, serão enquadradas pessoas físicas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640, ou que estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Poderão ser renegociadas dívidas financeiras e de consumo, como contas de água, luz, telefone ou varejo, negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022 e que não ultrapassem o valor total de R$ 5.000.
Nesta faixa, não podem ser financiadas:
• dívidas de crédito rural;
• financiamento imobiliário;
• créditos com garantia real; e
• operações com funding ou risco de terceiros.
As dívidas renegociadas poderão ser quitadas à vista ou parceladas em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50,00 e juros de até 1,99% ao mês.
Na faixa 2, podem participar pessoas físicas com renda mensal de até R$ 20.000 e que tenham dívidas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. Nesse caso, a renegociação dos débitos pode ser feita de forma direta entre os devedores e as instituições financeiras, por meio de seus próprios canais de atendimento, com um prazo mínimo de 12 meses para o pagamento.
Nesta faixa, não podem ser financiadas:
• dívidas de crédito rural;
• que possuam garantia da União ou de entidade pública;
• que não tenham o risco de crédito integralmente assumido pelos agentes financeiros;
• que tenham qualquer tipo de previsão de aporte de recursos públicos;
• ou que tenham qualquer equalização de taxa de juros por parte da União.
Neste final de semana, Tito prestigiou a abertura da Copa Reforma a convite da vereadora Mara, e cumpriu agenda com lideranças locais. Durante a abertura da Copa Reforma, Tito esteve acompanhado da vereadora Beza, de Barreiras, e de outras importantes lideranças. Também estiveram presentes o prefeito Mezo de Angical, os vereadores Décio, Itamar, Gilmarzão e Mara, além de outras lideranças locais.
Tito também participou de um encontro e almoço com o líder político Nado do PT, a convite da professora Nilza Martins, na comunidade de Junco I, no domingo.
"Foi um final de semana altamente produtivo, onde pude estar com muitos amigos e ter a oportunidade de prestigiar e apoiar as atividades esportivas realizadas pela comunidade. Participar das comemorações pelos 37 anos da Reforma Agrária de Angical, para todos nós é motivo de alegria e esperança em dias melhores, para todos esses produtores, homens e mulheres, que mesmo diante de inúmeros desafios, fazem acontecer esse importante espaco", disse Tito.
14
Jul / 2023 |
Hoje e dia da "Sexta do Peixe" no Grupo Santo Antonio!!! |
O prefeito Junior Marabá e a dona Noeme
O prefeito Junior Marabá e a dona Crispina
Dona Maria Aparecida é só alegria ao receber a chave de sua nova casa
Dona Maria Aparecida, moradora do bairro Conquista se emocionou ao receber a chave da sua casa novinha das mãos do prefeito Junior Marabá nesta quarta-feira (12). “Antes eu olhava para a minha casa e ficava triste, agora a minha casinha é motivo de muita alegria e felicidade. Agradeço muito ao prefeito e a toda a sua equipe pela realização do meu sonho”, comemorou.
Quem também recebeu a chave da sua casa completamente reformada foi Noeme Souza, que não conteve as lágrimas. “Agradeço muito a Deus e ao meu prefeito Junior Marabá, o melhor prefeito que já tivemos e que está transformando a nossa cidade”, disse. Ela contou que o desejo da reforma era antigo. “eu realmente precisava mesmo, do reboco, piso, banheiro e o telhado que estava muito danificado”.
Como era antes a casa de dona Noeme
Como ficou a nova casa de dona Noeme
Como era a casa de dona Crispina antes da reforma
Como era a casa de Dona Maria Aparecida antes da reforma
A casa de Dona Maria Aparecida após a reforma
Outra contemplada foi a idosa Crispina Alves Dias, do bairro Santa Cruz, que mora em LEM há quase 40 anos. "Eu sou muito grata pela minha casa e pelas pessoas que Deus colocou no meu caminho para que esse sonho se realizasse".
"O nosso compromisso é mudar a vida das pessoas e estamos conseguindo concretizar esses sonhos através de diversas ações. Começando assim, por dentro da casa das famílias, promovendo a qualidade de vida, a autoestima, proporcionando conforto. Também estamos chegando com o asfalto na porta de casa dessas famílias, levando drenagem e saneamento básico", disse o prefeito Junior Marabá.
14
Jul / 2023 |
Preço da gasolina e diesel sobe o preço na Bahia |
O preço da gasolina aumentou cerca de R$ 0,30 centavos nos postos de Salvador nesta quinta-feira (13). O valor do diesel também subiu.
Segundo a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, o reajuste foi de R$ 0,07 por litro da gasolina e R$ 0,03 no preço do diesel. Esses valores são repassados para os postos, que também atualizam os valores dos combustíveis vendidos.
Em um posto da capital baiana a gasolina está sendo vendida por R$ 5,99 o litro nesta quinta. Na quarta (12), o valor variava entre R$ 5,64 e R$ 5,69.
Ainda segundo a Acelen, os preços dos produtos seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é comprado a preços internacionais, dólar e frete, o que pode variar para mais ou menos.
A Acelen também informou que desde março foram mais de 15 reduções consecutivas nos preços dos combustíveis.
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foram mobilizadas na última quarta-feira (12) para combater uma série de incêndios em vegetação que assolaram as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Os bairros afetados incluem Morada da Lua, Jardim Vitória, Novo Horizonte, Povoado do Riachinho e Conquista.
O trabalho das equipes de bombeiros foi essencial para conter as chamas e minimizar os danos causados pelo fogo.
Os incêndios florestais se espalharam rapidamente devido às condições climáticas desfavoráveis, como o tempo seco e ventos fortes, o que contribuiu para a propagação das chamas.
Os bombeiros do 17º BBM permanecem em alerta, prontos para responder a quaisquer emergências e garantir a segurança da população.
No oeste baiano, o governador Jerônimo Rodrigues entregou a obra de pavimentação asfáltica de 30 quilômetros da BA-575 durante visita ao município de Santana, nesta quarta-feira (12). Os santanenses também foram contemplados com a inauguração da horta comunitária, no bairro São Geraldo, fruto do projeto “Santana Sustentável – Semente na Terra, Alimento na Mesa”, com 100 módulos de horta comunitária. Na ocasião, Jerônimo participou da VIII Exposição Agropecuária de Santana – a ExpoSantana, que conta com o apoio do Governo do Estado.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), em parceria com a prefeitura da cidade, realizou a implantação da horta comunitária, que ocupa 7,5 hectares, com 100 módulos de 32 canteiros, que contempla a Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e produtores em áreas coletivas de assentamentos rurais, beneficiando 100 famílias, com investimento de R$ 609,9 mil.
“Me deixa muito satisfeito poder incluir pessoas em situação de risco social, desempregadas, em um projeto de produção de hortas, que atende famílias de agricultoras. Daqui a poucos meses, estarão produzindo para sua mesa, para mesa das escolas e para nossas mesas, com a comercialização da produção “, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro destaca o caráter inovador do projeto, de trazer as pessoas que estão em situação de risco social, na periferia da cidade, para uma ação produtiva. “Nosso horizonte aqui é atender 100 famílias de Santana, que virão trabalhar aqui diariamente. É uma forma de gerar emprego e renda. Cada trabalhador rural recebe 10 ou 12 leiras, que juntas têm uma capacidade de ofertar R$ 2 mil de renda para cada família. Se multiplicarmos isso por 100, durante 12 meses, são R$ 2,4 milhões, que serão injetados na economia de Santana. É um grande modelo de desenvolvimento econômico, a partir do trabalho rural, decorrente de experiências como essa”, explicou Jeandro.
Para Aparecida Barbosa, a implantação do ‘Santana Sustentável- Semente na Terra, Alimento na Mesa’ trouxe esperança para muitos santanenses. “Estou muito emocionada e feliz por essa oportunidade. Estava desempregada e agora, aqui nessa horta, estou plantando alface, cheiro verde e pimenta, para tirar meu sustento. Estou muito agradecida”, conta a trabalhadora rural.
Mais R$ 2,4 milhões foram investidos na agricultura familiar, com a entrega de kits produtivos, compostos por 16 motos, 16 tablets e 16 tanques de resfriamento de leite, para oito municípios beneficiados pelo convênio celebrado entre a SDR/CAR e o Consórcio Intermunicipal Bacia do Rio Corrente (Cibarc). O governador participou ainda da entrega do Armazém da Agricultura Familiar, de iniciativa da prefeitura de Santana, para a comercialização dos produtos certificados, sob gestão da Central das Associações.
Infraestrutura
O trecho da BA-575, entre o distrito de Porto Novo e o entroncamento da BA-172, que dá acesso ao município de Santana, foi requalificado, com R$ 33,5 milhões de recursos. A obra realizada sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) viabiliza melhor escoamento da produção agropecuária da região.
“A pavimentação dessa estrada tem um valor especial, porque atende ao social e ao escoamento da produção agrícola. São quilômetros de estrada pavimentada, ligando ao núcleo agrícola de Ponto Novo. Vai facilitar o acesso à saúde e segurança das famílias locais, criando um anteparo para que eles não venham ocupar de forma desordenada a periferia da sede municipal”, declarou o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes.
Jeferson Silva é lavrador e destaca o quanto a obra facilitou sua rotina de trabalho. “Trabalho com roça, então, passo por aqui quase toda semana, indo e voltando para buscar suplementos. Agora com a obra, de carro ou moto, a gente passa aqui suavemente e a despesa com manutenção ficou menor”, comemora Jeferson Silva.
Durante a visita à Santana, Jerônimo inaugurou também as obras do Aeródromo da cidade, executadas pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), com investimento de R$ 11 milhões. O equipamento permite o rápido deslocamento de passageiros, para a fluidez de diversas atividades econômicas da região Oeste. O equipamento conta com nova pista de pouso e decolagem, área de resa, faixa lateral da pista, pista de táxi e pátio de aeronaves.
A obra incluiu também serviços de desmatamento e limpeza do sítio aeroportuário, terraplenagem, drenagem, cerca patrimonial, biruta, sinalização horizontal e vertical, receptivo e instalação de portão de acesso. “O povo de Santana agora tem um aeroporto, com uma pista de 1.200 metros, que entregamos hoje e agora buscaremos junto à ANAC a possibilidade da autorização de voos”, destacou Jerônimo.
Na área da educação, o governador entregou as obras de reforma e ampliação da escola municipal Clébeson Andrade de Jesus, que atende 360 alunos. As intervenções contaram com recursos da ordem de R$ 1milhão, para a reforma de seis salas de aula, laboratório de informática, calçada, muro, pátio da frente, secretaria e sala de coordenação. Além da ampliação de refeitório, recepção, diretoria, sala de professores e sanitários.
ExpoSantana
A ExpoSantana acontece de 12 a 16 de julho, no Parque Manoel Cardoso Pereira,e conta com apoio do Governo do Estado, com investimento de R$ 1,1 milhão, entre a realização da V Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária e outras ações coordenadas pelas secretarias estaduais da Educação, da Agricultura e de Segurança Pública. “A gente tem visto o investimento dos empresários e pessoas que procuram nosso município para instalar o seu negócio, a exemplo da ExpoSantana. Nós saímos de 80 stands no ano passado para, aproximadamente, 150 nesta edição, o que fortalece o significado de todo esse investimento do Governo do Estado para Santana”, comemora Marcão, prefeito da cidade.
A Feira de Agricultura Familiar tem apoio técnico da CAR e promove a exposição de produtos frescos e saudáveis diretamente dos agricultores, para fortalecer a economia local e incentivar a sustentabilidade.
Estudantes e professores de Santana e municípios vizinhos também participam da ExpoSantana, com incentivo, por meio da Secretaria da Educação, de R$ 773 mil para a realização da V Feira de Ciências e Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Integrado. O evento promove a troca de experiências e expõe projetos de tecnologias sociais da educação profissional e tecnológica. No total, 16 stands expõem 61 projetos de 38 unidades escolares, pertencentes a 37 municípios, que abrangem 21 Núcleos Territoriais de Educação e envolve 266 estudantes e professores.
A ExpoSantana tem acesso a internet gratuita garantida pelo Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Hispania Telecom Energy, Teleoeste Conect e Prefeitura de Santana. A conectividade para os expositores e visitantes do evento será disponibilizada por meio do sinal de Wi-Fi Conecta Bahia durante os cinco dias de evento.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, no primeiro semestre de 2023, um aumento de 168% nas formas graves da dengue em comparação ao ano passado. Foram 670 casos em 2023 contra 250 no mesmo período de 2022. Por outro lado, o número de mortes por dengue grave no primeiro semestre caiu de 20 no ano passado para nove neste ano, redução de 55%.
Vale ressaltar que nem todo caso de dengue grave é caso de dengue hemorrágica. “A gravidade da dengue não é definida apenas pela existência de hemorragias. Outras condições também se colocam como gravidade, a exemplo do choque e manifestações neurológicas. Por esse motivo, utiliza-se a nomenclatura dengue grave”, explica Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab.
Foram registrados, até 1º de julho deste ano, nove óbitos em todo o estado por conta da dengue, sendo um deles definido pela Câmara Técnica como dengue hemorrágica e dois como febre hemorrágica. Os outros seis óbitos transitam entre dengue e dengue grave. Os óbitos ocorreram nos seguintes municípios: Feira de Santana (3), Jandaíra (1), Campo Alegre de Lourdes (1), Boninal (1), Mucuri (1), Mirante (1) e Vitória da Conquista (1). Ressalta-se que esses óbitos são investigados pelos municípios e avaliados pelo Comitê de Óbito municipal ou Estadual. No primeiro semestre de 2022, foram registrados 20 óbitos pela dengue. Ou seja, os números de 2023 são 55% menores.
Casos totais
Em 2023, no primeiro semestre, foram notificados 31.864 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2022, foram notificados 29.343 casos prováveis, o que representa um incremento de 8,6%.
A dengue, assim como a zika e a chikungunya, são doenças adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o aedes albopictus. A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.
13
Jul / 2023 |
Gincana do JEB 2023: Competividade e integração das Escolas Municipais dos Jogos Estudan |
A Gincana do Jogos Estudantis Barreirense 2023 para o fundamental II, estudantes do 2° ao 5° ano, continua a pleno vapor, de segunda à sexta-feira no Complexo Esportivo Deputado Luís Braga, em Barreirinhas. Muita energia, sorrisos, equilíbrio e espírito de competitividade fazem parte das atividades interativas entre as escolas municipais. Preparada pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, as competições infantis envolvem provas de peteca, baleado, pula corda, slackline, cabo de guerra, e ainda três provas inopinadas.
Nesta manhã de quarta-feira, 12, foi a vez das escolas municipais Celso Barbosa e Paulo Machado se enfrentarem, buscando uma vaga na semifinal. E quem levou a melhor foi a Escola Paulo Machado vencendo por 7×2. A gincana segue ainda nessa fase classificatória, com as finais agendadas para o início de agosto, mas mesmo assim, os estudantes batalham ponto a ponto para ganhar as provas.
Acompanhando o desenvolvimento das escolas dentro da gincana, o coordenador geral e assessor técnico da Educação, professor Aparecido Freitas, destaca a participação intensa das 35 escolas e o planejamento para o JEB 2023.
“A Gincana é a fase mais animada, com interatividade e a alegria da criançada do 2º ao 5º ano. Mas estamos surpresos com a preparação dos estudantes, com todo fôlego, equilíbrio e vontade de vencer, e assim, agradeço o empenho de toda equipe técnica da secretaria, os professores e coordenadores pedagógicos, e já vamos para a fase de semifinais em breve. E no dia 11 de agosto nos preparamos para a abertura dos Jogos Estudantis Barreirense, com os estudantes do 6º ao 9º ano”, destaca Freitas.