23
Mai / 2018 |
Prefeito Zito Barbosa recebe Comissão de Moradores e discute melhorias no Bairro Morada da |
Em diálogo franco com a comissão de moradores do Bairro Morada da Lua, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado da chefe de gabinete Marileide Carvalho e do vereador Otoniel Teixeira, ouviu as demandas da comunidade e apontou as ações previstas para melhorar a qualidade de vida dos moradores. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, no Gabinete da Prefeitura.
A comissão apresentou o mapeamento das ruas não pavimentadas e aquelas que também necessitam de requalificação asfáltica. Segundo Marcos da Cruz, membro da comissão, o bairro sofre há décadas com problemas de infraestruturas.
“Fizemos o levantamento de todas as ruas do bairro, caracterizando a situação de cada uma. A partir daqui, demos a sugestão daquelas que mais necessitam de melhorias como a Durval Régis, onde trafegam muitos veículos diariamente”, disse o morador.
Segundo o prefeito, os esforços têm se encontrado na captação de recursos e na retomada de obras com pendências burocráticas. “Temos dado respostas sempre que a comunidade necessita, já asfaltamos diversas ruas do bairro e aguardamos o retorno de um convênio via Caixa Econômica para investir 10 milhões de reais em pavimentação na Morada da Lua, ainda este ano”, explicou Zito Barbosa.
Nos planos da Prefeitura de Barreiras, há também a construção de uma grande escola com ginásio de esportes. O anúncio oficial e autorização da licitação será feito durante as comemorações dos 127 anos de Barreiras.
“Eu gostaria que a comunidade da Morada da Lua soubesse do imenso carinho que a gestão tem por eles, faremos melhorias no bairro a partir de junho com as equipes que hoje estão na zona rural. Disponibilizaremos um novo local para a construção do campo de futebol do bairro com alambrado e iluminação, faremos também uma grande escola com ginásio que proporcionará mais lazer aos alunos e moradores”, comentou o prefeito.
Em junho de 2017, a Prefeitura de Barreiras investiu na pavimentação de 21 ruas, totalizando mais de 40 mil m² de requalificação, asfaltamento, instalação de meios-fios e sarjetas, na Morada da Lua de Cima. Destas, 18 vias foram recuperadas com recursos do tesouro municipal.
23
Mai / 2018 |
Maio Amarelo. Atenção pela vida! |
18
Mai / 2018 |
Conselheiros Tutelares falam sobre violência sexual contra crianças e adolescentes em LEM |
Em entrevista nesta sexta-feira, 18, Conselheiros Tutelares de LEM falaram sobre quais as formas de abuso sexual contra crianças e adolescentes, no que consiste o estupro de vulnerável, a forma de atuação de atuação do Conselho Tutelar e outros órgãos da rede de proteção diante desses casos.
Ao receber informação sobre confirmação ou suspeita de abuso sexual de criança ou adolescente.
Passar por situações de abuso ou exploração sexual trás prejuízos imensuráveis a uma criança. De modo algum pode passar despercebido e ao se detectar ameaças ou suspeitas todos devem se mobilizar para a total proteção da vitima adotando-se imediatamente todas as medidas de proteção previstas e possíveis.
Por outro lado, uma acusação de abuso sexual ou estupro de vulnerável pode destruir a vida de uma pessoa, por isso a sociedade deve estar atenta para não permitir abusos e punir severamente os autores desse tipo de crime contra nossas crianças, ao mesmo tempo deve ser responsável para evitar prejuízos a pessoas inocentes.
Por isso ao receber informações sobre confirmação ou suspeita de abuso sexual contra criança ou adolescente, por obrigação legal o Conselho Tutelar encaminhará a notícia de fato ao Ministério Público e tomará como verdade apenas e tão somente para fins de proteção a vitima, tomando medidas para garantir ela não continue a sofrer os possíveis abusos.
A parte investigativa criminal que irá colher provas e determinar materialidade e autoria do crime fica a cargo dos órgãos de segurança pública a Polícia Civil e do Ministério Público.
Quem perceber ou presenciar a prática desses crimes deve tomar todas as medidas que puder e informar as autoridades imediatamente para que se averigue a situação cessando maiores malefícios à possível vitima.
Para isso procure a delegacia de polícia, Ministério Público ou Conselho Tutelar ou ligue:
Polícia Militar 190
Disque Direitos Humanos 100
Conselho Tutelar LEM 77 9.8802-4773/ 77 3628-1293.
Na manhã de quinta-feira, 17, a Festa Literária de Barreiras – FLIB 2018 foi aberta oficialmente pelo prefeito Zito Barbosa e Conselho Curador. Idealizada numa grande estrutura física, no Parque de Exposições Engº. Geraldo Rocha, a FLIB iniciou com a solenidade de abertura, apresentações artísticas, palestras e a presença de centenas de estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino.
Nos corredores, crianças, jovens e adultos se encantavam com as exposições nos estandes, que trouxeram marcadas as homenagens aos escritores barreirenses e personalidades da literatura como Carlos Abdon, Antônio de Pádua, Robson Batista, Wilson Lins, Janinne Farias, Durval Nunes, Vinicius Lena, Nadir Xavier, Ignez Pitta e Clebert Luiz.
O espaço também agrega o auditório Walquíria Therezinha Amorim, espaço gastronômico, acervo literário com vendas de livros pela FTD e Gráfica Irmãos Ribeiro, amostra áudio visual “Seu Vavá” e a presença do Colégio Padre Vieira, Sagrado Coração de Jesus, José Agostinho, Escola de Música Antonino Sampaio, Escola do SESC, Santos Dumont e Semear. Quem participa também são as equipes do Museu Municipal, Biblioteca Folk Rocha e Academia Barreirense de Letras.
Solenidade de abertura
A solenidade de abertura aconteceu na Rota 5, Palco Principal Reginaldo Régis com a presença de autoridades, público e organizadores. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira dama e secretária de saúde Marisete Bastos, a vice prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de educação Cátia Alencar, a diretora de cultura Emília Moreno, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson Rodrigues e o Conselho Curador deram as boas-vindas aos estudantes e visitantes.
A secretária de educação, Cátia Alencar iniciou agradecendo a parceria da UFOB, UNEB, IFBA, NTE 11 e ABL que compõem o Conselho Curador. Apontou a importância da presença da editora da FTD e do diretor Sérgio Gama, que aceitaram o convite de expor durante a FLIB.
“Um dia de festa nessa manhã de literatura. Abrimos a FLIB 2018, com o verdadeiro sentimento de termos construídos essa festa a quatro mãos, levando aos escritores barreirenses essas lindas homenagens e exposições. Aqui, durante três dias teremos compartilhamento de experiências, aprendizado e acima de tudo uma viagem no mundo da literatura”, disse a secretária.
Os membros que integram o Conselho Curador se pronunciaram e demonstraram a aprovação na interação poder público, instituições de ensino e escritores. A diretora regional do NTE 11, Maria Aparecida foi enfática ao apontar o evento literário como referência na processo de aprendizagem.
“Nosso foco era reunir todos os municípios que fazem parte da NTE11 para visitarem a FLIB, e vamos alcançar esse objetivo. Iniciamos esse projeto em 2016, juntamente com as instituições de ensino e poder público, e vamos sim, dar continuidade, porque acreditamos no poder de mudança da literatura, ela abre os horizontes e fornece ferramentas para o desenvolvimento humano”, disse Maria Aparecida.
O prefeito Zito agradeceu o apoio e parceria das instituições que compõem o Conselho Curador e convidou a todos os visitantes para prestigiarem às 19h, no stand da ABL, o ato de sanção da lei que torna a Academia Barreirense de Letras entidade de utilidade pública do município de Barreiras, além da autorização para doação de terreno para construção da sede da instituição.
“É com grande alegria que iniciamos hoje a edição 2018 desse grande evento literário que é a FLIB. A inserção da Festa Literária nas comemorações do aniversário da nossa cidade só consolida seu significado para todos nós que sendo natos ou não somos todos filhos desta terra. Sabemos que precisamos ampliá-la ainda mais como meu amigo e diretor da UNEB, Joaquim Neto citou, e quem sabe chegar ao mesmo patamar da Feira de Parati. Vamos trabalhar para isso, buscar mais parceiros, editoras e firmar a FLIB como evento permanente no calendário municipal”, disse o prefeito Zito.
A região de Barreiras recebe, no período de 28 a 30 de maio, o Mutirão de Cirurgias da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). As consultas serão realizadas em unidades móveis, que ficarão estacionadas na Rua Arnaldo Horário Ferreira, em frente ao Lacen, no município de Luís Eduardo Magalhães. Além de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, participarão do mutirão os municípios de Angical, Baianópolis, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Riachão das Neves, São Desidério, Santa Rita de Cassia, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
O atendimento será direcionado para as pessoas que necessitam realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia (vesícula). Teremos também atendimento pediátrico (crianças de 4 a 13 anos) para a retirada de amígdalas e adenoide, hernias e retirada da bolsa de colostomia.
É importante lembrar que os pacientes que farão cirurgias devem levar todos os exames laboratoriais e outros que fizeram. No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG).
18
Mai / 2018 |
Maio Amarelo. Atenção pela vida! |
Uma parceria bem sucedida entre a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Aiba está beneficiando pequenos agricultores do Perímetro Irrigado Barreiras Norte, em Barreiras, com um curso prático de manuseio adequado de alimentos. A primeira turma iniciou a formação, nesta terça-feira (15), no Complexo de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Cozinha Industrial), na Fazenda Modelo Paulo Mizote. Com o intuito de qualificar pessoas e agregar valor ao produto comercializado pelos produtores rurais, o projeto Complexo de Alimentos vai capacitar os participantes em boas práticas de fabricação, processamento de frutas e de barras de cereais e também para o aproveitamento total dos alimentos, desde a casca até o caroço, que podem virar receitas deliciosas.
O objetivo é auxiliar os produtores da agricultura familiar no processamento dos alimentos para serem melhor utilizados e evitar o desperdício da produção. É o que explica o professor Adjunto da Ufob, Volnei Brito de Souza. “Nosso interesse é exclusivamente desenvolver pesquisas. O objetivo aqui é desenvolver a região, ajudar nesse processo. O curso é prático para que os participantes possam colocar a mão na massa, porque fixa melhor e entende como funciona”.
A produtora rural, Etiene Mota Veloso, se emociona ao falar dos benéficos que o projeto pode ofertar. “Já participei de outros projetos, mas por não terem apoio acabam se perdendo. Esse aqui é diferente, temos apoio, temos um ambiente adequado para aprender. E olha a maravilha: vamos poder produzir e saber que nosso produto pode ter outro destino que não será o desperdício”, avalia.
Durante o aprendizado, os participantes têm noções de higienização, dicas de como melhorar as embalagens dos produtos e como calcular o preço unitário para a comercialização. O curso será subdividido em quatro módulos, com duração de dois dias cada. Ao concluir a capacitação, os alunos receberão certificado e estarão aptos a aplicar o conhecimento adquirido em suas propriedades.
15
Mai / 2018 |
Dra. Graça agradece ao governador Rui Costa por atender sua solicitação que contempla Barr |
Durante a visita do governador Rui Costa, nesta segunda-feira, 14, para entrega do Hemocentro Regional de Barreiras e assinatura da ordem de serviço para construção da Policlínica Regional de Saúde, a cidade teve outra boa notícia. O governador entregou ao prefeito Zito Barbosa e a secretária de saúde, Marisete Bastos, uma ambulância.
O pedido foi feito pela vereadora Graça Melo (PTB), que desde o primeiro mandato trabalha com o objetivo de contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ao receber a solicitação da vereadora, o deputado federal Jorge Solla, por meio de emenda conseguiu a liberação.
“Estou muito satisfeita com o resultado da parceria com o deputado federal Jorge Solla e principalmente com o compromisso do governador Rui Costa, com a cidade de Barreiras. Somente assim, com trabalho conjunto e muita seriedade conseguiremos fazer o melhor pelo povo”, afirmou a vereadora Graça Melo.
O veículo recebido pela Secretaria de Saúde já está à disposição da Central Integrada de Regulação (CIR), que é responsável pela destinação das ambulâncias para o atendimento dos pacientes, seja para demandas dentro da própria sede, para outras cidades ou estados.
A vereadora Graça Melo parabenizou o governador Rui Costa pela entrega do Hemocentro e assinatura da ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional, pois, as obras representam grande avanço para a saúde de Barreiras e região. A Policlínica vai atender 655 mil moradores de 22 municípios do Oeste, que vão ter à disposição exames de ressonância magnética, raio-x e tomografia. No total serão 12 consultórios. A pretensão do governo é entregar a obra em 12 meses.
Outro grande anúncio feito pelo governador Rui Costa foi a ampliação do Hospital do Oeste. Ele disse que vão ser disponibilizados 60 novos leitos, além da oferta de serviços de oncologia e cardiologia, e finalizou afirmando que a Unidade de Pronto Atendimento de Barreiras –UPA, será entregue no próximo mês.
15
Mai / 2018 |
Abapa lança treinamento de operadores de máquinas de beneficiamento de algodão em Correnti |
Na noite do último sábado (11), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou em parceria com a Prefeitura de Correntina e Senai, o Curso de Operadores de Máquinas de Beneficiamento de Algodão. Foi iniciado nesta segunda-feira (14), o primeiro dos módulos do treinamento, sobre segurança do trabalho, que vai abranger 30 moradores da zona rural do município. Com carga horária de 80 horas/aula, a serem ministradas ao longo do mês, o curso vai permitir a formação de novos operadores capacitando os participantes a ingressarem no mercado de trabalho nas fazendas de algodão próximas à sede de Correntina.
Selecionado para o curso, José Souza Cézar, 39, do povoado de Salto do Santo Antônio, vê no curso uma oportunidade de conseguir um emprego com uma renda fixa. “É uma boa oportunidade, hoje eu fico mais ajudando na roça da família, e um salário ia ajudar”. Morador da região da Busca Vida, também na zona rural de Correntina, Antônio Florêncio de Barros, 66, está esperançoso diante da possibilidade do filho Cleiton fazer o curso e garantir um emprego mais próximo. “A gente planta na nossa terra, mas ele precisa mesmo de um trabalho fixo, e aqui na cidade, não tem mais. Ele já saiu para trabalhar em Goiás e no Mato Grosso. Se conseguisse um trabalho na fazenda mais perto, ele conseguiria ir e voltar final de semana”, afirma.
Ao representar a diretoria da Abapa durante o lançamento do curso, o diretor-executivo da entidade, Lidervan Morais, reforçou que a ação é mais uma oportunidade de estreitar o relacionamento com a comunidade de Correntina. “O município planta 30 mil hectares de algodão. Por causa do beneficiamento realizado na própria região, a cadeia do algodão é a que mais gera renda, com cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos gerados na região. A depender da dedicação e absorção do conhecimento durante o processo de qualificação, estes profissionais podem ser absorvidos a partir de junho, quando está prevista a colheita, nas fazendas e algodoeiras próximas à cidade”, afirma.
O prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, acredita que este é o início de uma parceria entre os produtores rurais, independente da sua escala de produção, pequenos, médios ou grandes, para gerar mais emprego e renda para Correntina. “Tivemos mais de 60 pessoas interessadas o que mostrou o interesse dos nossos moradores. Agora lançamos o nosso desafio para a Abapa, para capacitar os outros 30 que ficaram na lista. Tenho certeza que esta parceria trará mais desenvolvimento e renda para a nossa cidade”, afirmou ele, que também lançou na oportunidade a Central de Associações de Agricultores Familiares.
O Curso de Operadores de Máquinas de Beneficiamento de Algodão é uma ação do Centro de Treinamentos Parceiros da Tecnologia da Abapa, com sede em Luís Eduardo Magalhães. No ano passado, foram capacitados cerca de 6,3 mil pessoas que participaram de 236 cursos e treinamento em todo o oeste da Bahia. Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, o Centro de Treinamentos proporciona a qualificação dos profissionais da cadeia agrícola do algodão, garantindo o suporte no pilar social para a adoção de critérios de sustentabilidade pelas fazendas. “Existe o compromisso da cadeia de algodão, por meio do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) para o cumprimento e respeito da legislação trabalhista e para a qualidade de vida para quem trabalha nas fazendas e nos escritórios”.
Uma das palestras mais aguardadas do 16º CIC foi realizada na manhã de sábado (12), no auditório João Altivo Bergamo, na FASB. O médico-legal Angevaldo Lima e o perito médico-legal Samuel Reis apresentaram uma ampla explanação sobre Medicina Legal, para alunos da área de saúde e do curso de Direito.
“Alguns consideram a Medicina Legal uma especialidade médica, outros consideram como uma área da medicina que responde aos quesitos legais. Não existe uma definição sobre isso. De fato, ela responde à polícia judiciária, mas não deixa de ser uma ciência médica, a interdisciplinaridade torna essa atividade muito relevante para a sociedade de modo geral”, explicou Dr. Angevaldo.
A acadêmica de Direito Tuany Vasconcelos, destacou a importância da palestra na complementação dos assuntos vivenciados no dia a dia da sala de aula. “A gente acaba tirando as dúvidas e se orientando para não ficar alheia ao assunto que é tão influente no Direito. Como futura advogada preciso conhecer a medicina legal para poder acompanhar casos com embasamento técnico. O curso contribuiu para minha formação”, disse.
“Há uma lacuna nos cursos de Direito, que é a ausência da disciplina Medicina Legal. Com ela nós podemos entender o que ocorre e como os procedimentos são realizados desde o primeiro momento, após um caso de violência. Com esse curso nós demos um grande passo para avançar nessa área que é tão relevante para a área jurídica”, avaliou Francisco dos Santos Neto, do 9º semestre do curso de Direito da FASB.
15
Mai / 2018 |
Secretária de Educação, quadrilhas juninas e UNIQJOB dialogam sobre documentação para o Sã |
A secretária de educação, Cátia Alencar, a chefe de gabinete Marileide Carvalho e a diretora municipal de cultura, Emília Moreno se reuniram nesta tarde de segunda-feira, 14, com a diretoria da União de Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia – UNIQJOB e componentes das quadrilhas Rosa de Ouro, Êta Lasqueira e Luar do Nordeste de Barreiras. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, com a pauta de entrega da documentação para inclusão das quadrilhas no processo de fomento cultural para o São João no Parque. A secretária Cátia foi enfática ao reforçar a importância de manter o diálogo de valorização das tradições nordestinas e principalmente solicitou a celeridade na entrega da documentação para dar seguimento aos tramites e liberação da ajuda de custo para participação no concurso municipal.
“O prefeito Zito Barbosa já sinalizou desde o ano passado, que estará apoiando todas as manifestações culturais de Barreiras. E com a proximidade do São João no Parque não podemos mais adiar a regularização das quadrilhas no que diz respeito a entrega da documentação inclusive da UNIQJOB. Todos sabem que desde outubro de 2017 já começamos os preparativos, por isso esse momento é de acelerar, para que possamos apoiar as quadrilhas de Barreiras que estarão participando do concurso municipal”, disse Cátia.
A diretora Emília Moreno apresentou o edital do concurso municipal de quadrilhas junina, e também foi enfática ao mencionar os mecanismos para viabilização de incentivo para as quadrilhas, e a inserção de novos grupos culturais.
“Não podemos perder o foco, porque já estamos em clima de São João. No ano passado, assinamos o Termo de Cooperação com a UNIQJOB, desde então aguardamos a documentação necessária para a regularização e formalização do incentivo, já nos reunimos e vamos continuar agindo dentro da legalidade e formalidade, para proporcionar o apoio seja as quadrilhas, seja a UNIQJOB”, afirmou Emília.
No final do encontro, os componentes das quadrilhas sinalizaram a entrega da documentação até a próxima semana, e o presidente da UNIQJOB, Saulo Martins convidou para o 1ª Festival Gastronômico de São João que acontecerá dia 01 de junho, com intuito de arrecadar fundos para a instituição.
Foram iniciadas as obras da Policlínica Regional de Saúde que vai atender a região oeste. O governador Rui Costa foi a Barreiras na manhã desta segunda-feira (14), e assinou a ordem de serviço que garante o início imediato das intervenções da unidade que vai atender o Consórcio Público Interfederativo da Região de Barreiras e Ibotirama.
Confira a matéria completa no link abaixo:
https://bit.ly/2IDvPx8
15
Mai / 2018 |
Barreiras: CAM, CAPS e Hospital da Mulher proporcionam integração social na semana das mãe |
Uma semana dedicada às mães com bastante interação social e conhecimento aconteceu no Centro de Atendimento à Mulher – CAM, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e no Hospital da Mulher, em Barreiras.
São mais de 400 atendimentos pré-natais realizados por mês em pacientes de Barreiras e região no CAM, e na semana das mães, grávidas que fazem acompanhamento receberam atendimento especial com orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da palestra ministrada pela Psicóloga Fabíola Bonfim e da Advogada Irenilta Castro do Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM.
Com o ambiente todo decorado em homenagem a semana das mães, o foco da palestra foi para alertar contra a violência doméstica e as consequências para o bebê. “Infelizmente há casos de violência contra à mulheres grávidas e hoje explanamos os direitos e meios que essas mulheres devem proceder em casos de violência, de romper relações de conflitos”, explicou.
No CAM, são realizados os procedimentos de consulta ginecológica, atendimento com mastologistas e psicólogo, ultrassons, procedimentos pré-operatórios e pré-natal de alto risco.
No Centro de Atenção Psicossocial, a tarde da última quinta-feira, 10, foi da beleza. As mães usuárias do CAPS tiveram atenção especial através do trabalho voluntário da Academia de Cabeleireiros Ângelo Patrício.
Dona Maria de Andrade, 56 anos, moradora do bairro Cidade Nova, aproveitou a tarde para ficar ainda mais bonita. “Vou passar o dia das mães com meus cabelos escovados, mais bonitos, estou me sentindo linda”, disse.
Já no domingo, 13, as mães que foram ganhar seus bebês no Hospital da Mulher foram recebidas com uma linda decoração que deixou o espaço mais harmonioso no dia dedicado às mães. A coordenação do Hospital aproveitou para tirar fotos das puérperas para fazer um cartão como lembrança do nascimento do bebê, justamente nesse dia especial.