Diante da necessidade que a Prefeitura de Barreiras terá em concentrar investimentos na reconstrução do pavilhão destruído no incêndio,na reforma do pavilhão de açougues, também atingido pelas chamas há cerca de quinze diasno Centro de Abastecimento de Barreiras - CAB, bem como na requalificação da área do Estádio Geraldão e deixá-la pronta pra receber os feirantes,a comissão responsável pela organização da Exposição Agropecuária, após ouvir parceiros importantes na realização do evento, em comum acordo, resolveu pela não realização da feira este ano.
“Os investimentos vão além da área do Geraldão, todo o espaço que foi atingido pelo fogo terá que passar por reforma completa. Nos reunimos, por duas vezes com a equipe responsável pela Exposição e chegamos a decisão de que hoje, a prioridade é solucionar a situação destes feirantes, os investimentos serão todos neste sentido”, explica o secretário de Agricultura José Marques.
Porém, o evento Oeste Genética, que estaria na programação oficial da Exposição Agropecuária, fica mantido. Será realizado pela Prefeitura de Barreiras, Acrioestee Sindicato dos Produtores Rurais, no período de 23 a 26 de novembro no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. “A Oeste Genética é um importante espaço para discussões e inovações sobre o melhoramento do rebanho e das raças da região Oeste, faremos juntos um grande evento”, diz o subcoordenador da secretaria, Rider Castro.
Reconstrução no CAB–Neste momento a Prefeitura está atuando initerruptamente com três frentes de trabalho. Na área externa do Estádio Geraldão, preparando toda a infraestrutura de piso, instalações elétricas e iluminação para onde será feita a transferência provisóriados feirantes que atualmente estão alocados na Rua Alberto Coimbra e na área de estacionamento em frente ao CAB, na remoção dos destroços do galpão destruído no incêndio e na reforma do galpão dos açougues, também atingindo pelas chamas.
O Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu ao longo desta semana, em Luís Eduardo Magalhães, mais três cursos: Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Tecnologia de Pneus Agrícolas e Desenvolvimento de Lideranças. Com carga horária de 50 horas/aula, o primeiro contou com a participação de 23 inscritos, em sua maioria, funcionários de fazendas, que receberão até sábado (21) noções básicas de segurança para transportar, por exemplo, produtos inflamáveis, além de orientação em direção defensiva, legislação básica, meio ambiente, dentre outros. Este curso é realizado em parceria com Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Em parceria com a Pirelli, o Curso de Tecnologias de Pneus Agrícolas teve carga horária de 8 horas aula, sendo finalizado na última terça-feira (17). Os 22 inscritos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a composição e padrões técnicos dos pneus, manutenção e segurança. Ao final, eles participaram de uma aula prática para o manuseio adequado durante possível substituição e reparos. Para Edicarlos Bresolin, 35, técnico agrícola da Fazenda Marechal Rondon, em Luís Eduardo Magalhães, o curso vai ajudá-lo principalmente no suporte à manutenção de máquinas. “Aprendemos a trabalhar com ainda mais segurança e de maneira correta levando menos tempo em caso de um novo reparo que surgir na fazenda”, explicou.
Pela primeira vez no Centro de Treinamento, Cássio Fernando Batista, 34, veio de Formosa do Rio Preto para o curso de MOPP. “Estou gostando do curso porque vem trazendo informações novas, principalmente nas regras e dicas para carregar produtos com cargas como inflamáveis”, afirma ele, que trabalha há três anos, na fazenda do Grupo Uemura. Para o coordenador do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes, os cursos oferecidos têm como principal função a capacitação de quem trabalha principalmente em fazendas no oeste da Bahia. “Somos o braço de capacitação para os agricultores associados da Abapa na qualificação do quadro de profissionais das fazendas, possibilitando melhores resultados na cadeia agrícola da Bahia”, afirma.
Nesta quinta-feira (19), teve início do curso de Desenvolvimento de Lideranças, com carga horária de 16 horas/aula. Os inscritos terão a oportunidade de, durante dois dias de treinamento, ampliar o conhecimento em administração além de proporcionar uma maior capacidade de gerenciamento dos processos, pessoas e projetos desenvolvidos nas fazendas baianas. Na lista dos próximos cursos estão agendados: E-Social Contábil e Jurídico e Métodos de Análise e Solução de Problemas (Masp). Com a promoção de 180 cursos até o início do mês de outubro, a Abapa por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, capacitou cerca de 5 mil técnicos e profissionais que atuam no mercado agrícola nas fazendas do oeste da Bahia.
O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com apoio da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Outras informações sobre os cursos do Centro de Treinamentos podem ser acessados em: http://abapa.com.br/projeto-centro-de-treinamento.
24
Out / 2017 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
23
Out / 2017 |
Missa da Família na Igreja Santa Rita de Cássia |
23
Out / 2017 |
Educação de Luís Eduardo Magalhães em festa: foi aberta a maior olimpíada estudantil da hi |
A quadra poliesportiva do Colégio Ottomar Schwengber teve uma noite de festa e confraternização com a abertura da 17ª Olimpíada Intercolegial de Luís Eduardo Magalhães-OILEM. A competição reúne cerca de 7.600 alunos da APAE e de 36 instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular, distribuídos em 12 modalidades esportivas (futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, vôlei de praia, futebol society e queimada). A coordenação da OILEM disponibilizou 350 profissionais entre auxiliares, professores e árbitros para a organização das disputas.
Durante a cerimônia, estudantes de todas as escolas desfilaram ao som da Fanfarra Guerreiros do Oeste. Para o Secretário de Educação de Luís Eduardo Magalhães, Leandro dos Santos, "a realização desta olimpíada é motivo de comemoração para toda a comunidade. O titular da pasta complementou fazendo um agradecimento especial. “Agradeço aos discentes e professores por participarem deste evento tão grandioso, que se destaca em todo o oeste da Bahia. Com certeza, nos orgulharemos muito disso no final da competição".
Já o prefeito Oziel Oliveira, destacou a felicidade em ter criado a OILEM há 17 anos e voltar a realizar as Olimpíadas em proporções inéditas, com mais de 7 mil alunos competindo."Temos aqui estudantes das redes pública e privada sem a menor distinção, com o único objetivo de competir de forma leal e honesta", salientou.
Depois da abertura da solenidade houve apresentações dos alunos do Projeto Social Semeando o Futuro, dança, ginástica rítmica e da cantora Keissy Oliveira.
Os jogos da 17ª OILEM começarão na próxima segunda feira, dia 23 e seguem até o dia 18 de novembro. Todas as provas foram distribuídas de acordo com a idade dos participantes.
Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (22), pessoas de diversas idades começaram a chegar à Praça Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz para participar ou assistir à Corrida da Primavera. Organizada pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Esporte – a competição, que atraiu 700 inscritos em diferentes categorias, tem por finalidade estimular a prática esportiva e a adoção de hábitos saudáveis, utilizando a corrida de rua como ferramenta. A modalidade é cada vez mais praticada entre pessoas de todos os gêneros, idades e classes sociais.
Logo na abertura, o prefeito Oziel Oliveira destacou a importância de eventos como esse que reúnem adeptos e mostram a importância do esporte no cotidiano das pessoas. "As atividades esportivas melhoram as condições físicas, elevam a qualidade de vida e a autoestima dos praticantes", explicou.
As provas começaram às 6h45min. Os primeiros a largar foram os juvenis, adultos e veteranos, que fizeram os trajetos de 5 e 10 km. No percurso de 5 km, os vencedores foram Célia da Cruz Pereira (adulto feminino), Agnair Roque (veterana feminina), Rafaete Carvalho (adulto masculino) e Marcelo Francisco (veterano masculino). Na disputa dos 10 km conquistaram a vitória: Rosicleide de Oliveira (adulto feminino), Edvânia Barbosa (veterano feminino) e Cícero Marcelo (veterano masculino). Já na categoria adulto masculino do mesmo trajeto, o mais rápido foi Cleriston Alves Dourado. Acostumado a participar de provas em diversas partes do estado, o atleta elogiou a organização da Corrida da Primavera. "Tudo muito bem feito e o percurso com uma sinalização perfeita", exclamou.
O Secretário Municipal de Esporte, Elton Almeida, ficou satisfeito com os resultados da Corrida e afirmou que a disputa entrará no calendário oficial de eventos do município. "Além de proporcionar benefícios ao corpo e mente, esse tipo de atividade também é fator de inclusão social", enfatizou.
Ao final do evento, Oziel premiou as academias que colaboraram para a realização da Corrida da Primavera e garantiu continuar apoiando todas as modalidades esportivas em Luís Eduardo Magalhães. "O esporte muda a vida pessoas. Por isso, não mediremos esforços para incentivar o desporto em nossa cidade”, encerrou.
23
Out / 2017 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
21
Out / 2017 |
Fim de Semana Hiper Bacana no Grupo Santo Antonio!!! |
21
Out / 2017 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
20
Out / 2017 |
Audiência pública em Luís Eduardo Magalhães discutiu estratégias de combate ao Trabalho In |
Um encontro realizado na quarta-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, debateu diretrizes com o intuito de prevenir, reduzir e erradicar o trabalho infantil no município. Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Sistema de Proteção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a audiência pública contou com a participação de vários atores da sociedade, que apresentaram sugestões para o enfrentamento do problema.
Além do prefeito Oziel Oliveira, estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Vanir Kolln; a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson; os vereadores Luciano Santos e Cleide Bosa; o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Dr. Claudemir da Silva Pereira; o representante do Conselho Tutelar, Uedmateus Ribeiro Rosa e a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Lorena Stresser.
“A união de todos é muito importante para combater essa forma de violação de direitos. O trabalho de conscientização também é um fator determinante para enfrentar a problemática, uma vez que nem sempre os pais, adultos ou responsáveis pelas crianças, sabem que em determinadas situações estão cometendo um crime dessa natureza”, explicou a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson.
Durante a programação, houve também atividades dirigidas por profissionais atuantes na área como psicóloga e assistente social, que abordaram temas como o mapeamento do trabalho infantil no município, os desafios que circundam o impasse e as ações desenvolvidas pela atual gestão neste âmbito.
“Discussões como esta são de extrema importância para auxiliar o poder público municipal no combate ao trabalho infantil. Não tenho dúvidas que daqui sairão ideias e propostas eficientes que serão colocadas em prática pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social e toda a rede de proteção à criança e adolescente”, encerrou o prefeito Oziel Oliveira.
20
Out / 2017 |
Investimentos em infraestrutura darão fim aos transtornos do período chuvoso no Loteamento |
Com o andamento das obras de pavimentação asfáltica, macro e microdrenagem nos bairros Morada da Lua de Baixo, Loteamento São Paulo e Vila Jurí, os moradores viverão uma nova realidade em relação à infraestrutura, principalmente no período chuvoso que se aproxima.
O Loteamento São Paulo será um dos principais beneficiados com o fim dos alagamentos recorrentes. Nesta primeira etapa, as mudanças serão vistas nas ruas: Uberaba, Tancredo Neves, Roberto Marinho, Luiz Gonzaga e Floriano Peixoto, onde a prefeitura está finalizando a imprimação para iniciar a pavimentação asfáltica, na próxima terça-feira, 24.
“Temos uma previsão de chuvas com maior impacto na primeira quinzena de novembro, os moradores do Loteamento São Paulo já estão vendo o andamento das obras e colaborando com as nossas equipes de trabalho. Temos certeza que a chegada das chuvas, sem os antigos transtornos serão um alívio para todos”, disse o prefeito Zito Barbosa.
Antes da aplicação do asfalto CBUQ, as ruas passam pelas intervenções de microdrenagem, implantação de base e sub-base com encascalhamento e imprimação. O trabalho é finalizado com a instalação dos meios-fios e sarjetas. Desde a chegada das equipes, os moradores estão colaborando na conservação das vias.
“A população tem recebido as equipes de braços abertos, respeitando as sinalizações e as áreas interditadas. Sabemos do incômodo de uma obra deste tamanho, mas esse era um anseio antigo e todos estão felizes com as melhorias”, disse o secretário de infraestrutura João Sá Teles.
As obras foram iniciadas no fim de março, com prazo de execução de 18 meses.
20
Out / 2017 |
Dia D de ações contra o câncer de mama acontece neste sábado, (21), na Policlínica de LEM |
Amanhã, (21), a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde, realiza o Dia D em alusão ao Outubro Rosa, das 8h às 12h, na Policlínica.
Segundo o diretor de Promoção à Saúde do município, Gustavo Ribeiro, as mulheres terão à sua disposição o exame de toque físico e em caso de necessidade, encaminhadas para a mamografia.
Na oportunidade, também serão coletados preventivos. O atendimento será por ordem de chegada.
Ainda segundo Ribeiro, desde do dia 11 de outubro estão sendo realizadas palestras com a distribuição de cartazes sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
20
Out / 2017 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |
20
Out / 2017 |
Promoção 16 Anos do Grupo Santo Antonio!!! |
Um encontro realizado ontem (18), no Plenário da Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, debateu diretrizes com o intuito de prevenir, reduzir e erradicar o trabalho infantil no município. Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Sistema de Proteção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a audiência pública contou com a participação de vários atores da sociedade, que apresentaram sugestões para o enfrentamento do problema.
Além do prefeito Oziel Oliveira, estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Vanir Kolln; a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson; os vereadores Luciano Santos e Cleide Bosa; o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Dr. Claudemir da Silva Pereira; o representante do Conselho Tutelar, Uedmateus Ribeiro Rosa e a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Lorena Stresser.
“A união de todos é muito importante para combater essa forma de violação de direitos. O trabalho de conscientização também é um fator determinante para enfrentar a problemática, uma vez que nem sempre os pais, adultos ou responsáveis pelas crianças, sabem que em determinadas situações estão cometendo um crime dessa natureza”, explicou a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson.
Durante a programação, houve também atividades dirigidas por profissionais atuantes na área, como psicóloga e assistente social, que abordaram temas como o mapeamento do trabalho infantil no município, os desafios que circundam o impasse e as ações desenvolvidas pela atual gestão neste âmbito.
“Discussões como esta são de extrema importância para auxiliar o poder público municipal no combate ao trabalho infantil. Não tenho dúvidas que daqui sairão ideias e propostas eficientes que serão colocadas em prática pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social e toda a rede de proteção à criança e adolescente”, encerrou o prefeito Oziel Oliveira.
19
Out / 2017 |
LEM: Abapa recebe visita de grupo que propõe nova rota de exportação para o algodão baiano |
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) recebeu nesta terça-feira (17), em Luís Eduardo Magalhães (BA), a visita técnica de um grupo que estuda a viabilidade para implementar um nova rota de exportação do algodão baiano para os países da Ásia, em especial a China, por meio de um porto do nordeste brasileiro. Formada pelas empresas Star Logística, Suzuyo Gerenciamento Logístico, Alfatrans, Transparana e CMA/CGM do Brasil, que se reuniram para viabilizar a rota, os representantes conheceram as instalações da UBahia, Eisa Interagrícola, e do Centro de Análise de Fibras da Abapa.
"Este é um estudo inicial de uma novo modelo de exportação do algodão baiano para a Ásia e a China, com a possibilidade de otimizar a logística e reduzir os custos de operação. A ideia é conhecer como funciona o mercado e as condições de armazenamento, transporte e escoamento do produto para criar também uma operação atrativa financeiramente para os produtores baianos", explicou Érika Murata, diretora comercial da Suzuyo Gerenciamento Logístico.
“Ficamos impressionados com toda a estrutura montada e os detalhes inerentes à venda do algodão. Agradecemos pela visita e informações sobre a matéria-prima e escoamento da produção. Neste estudo prévio, iremos entender também a capacidade de exportação para montar uma estrutura em um porto do Nordeste e disponibilizar navios para levar o produto até a Ásia”, reforçou Adeline Bellion, gerente de desenvolvimento de negócios da CMA/CGM.
Ao representar a diretoria da Abapa na visita, o produtor do grupo Santo Inácio, Marcelo Kappes, acredita no potencial do algodão baiano, em específico, do oeste da Bahia, para que sejam oferecidas novas rotas, e de preferência com menor custo, para escoar a matéria–prima. “Além de evidenciar a qualidade do nosso algodão, existe todo o trabalho desenvolvido pela Abapa para estabelecer alternativas aos produtores como forma de reduzir custo em logística”, afirma, ao garantir que a entidade está aberta para as empresas que queiram investir no setor.
Durante a visita às instalações da Abapa, o diretor-executivo, Lidervan Mota Morais, e o coordenador do Centro de Análises de Fibras, Sérgio Brentano, ressaltaram a adequação dos produtores e da cadeia de algodão da Bahia às exigências de qualidade para fornecer matéria-prima para o mercado têxtil no Brasil e no exterior. Na UBahia, a beneficiadora foi apresentada por um dos sócios fundadores, Miguel Goldenberg, e na Eisa Interagrícola, pela gerente da filial em Luís Eduardo Magalhães, Márcia Enéias. Também integraram a comitiva, Carlos Vedovato da Transparana e Josias de Oliveira, da Alfatrans.
19
Out / 2017 |
Prefeitura de Barreiras intensifica ações para melhorar condições de trabalho dos feirante |
Desde a ocorrência do incêndio na Feira Livre do CAB, a Administração Municipal vem trabalhando ininterruptamente para manter o funcionamento da feira e assegurar melhores condições de trabalho aos feirantes. As ações coordenadas pela Comissão Especial constituída para gerir as atividades de recuperação do pavilhão destruído pelas chamas têm concentrado esforços na remoção dos entulhos e na reestruturação do galpão dos açougues, que também foi atingido pelas chamas.
Com a inutilização do pavilhão destinado ao comércio de frutas e verduras, os feirantes que tinham bancas instaladas no local foram emergencialmente alocados no estacionamento em frente à feira e na Rua Alberto Coimbra. Todavia como a Feira Livre do CAB (Centro de Abastecimento de Barreiras) funciona de segunda a segunda-feira, o bloqueio permanente da rua vem causando inúmeros transtornos. Seja pela interrupção do forte fluxo de tráfego na via que dá acesso aos órgãos importantes como cartórios, Receita Federal, Ministério Público, dentre outros, seja pela ausência de infraestrutura, espaço e o mínimo de conforto para feirantes e clientes que circulam pelo comércio.
Para buscar amenizar esta situação, a Prefeitura está preparando toda a infraestrutura de piso, instalações elétricas e iluminação na área externa do Estádio Geraldão, onde será feita a TRANSFERÊNCIA PROVISÓRIA pelo prazo de 20 dias dos feirantes que atualmente estão alocados na Rua Alberto Coimbra e na área de estacionamento em frente à feira, este é o tempo estimado para reconstrução do galpão destruído no incêndio.
“Estamos com equipes trabalhando todos os dias, na feira livre e na área externa do Geraldão para proporcionar um espaço com condições adequadas para os feirantes e seus fregueses.”, disse o secretário de agricultura e presidente da Comissão Especial José Marques.