Blog Santo Antônio
Notícias

Uma das medidas anunciadas nesta quinta-feira (15) pelo governo federal para estimular a economia está a desburocratização para pagamento de obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Segundo o presidente Michel Temer, o esforço é para permitir uma “seríssima e expressiva desburocratização”, cujo resultado seria uma simplificação das obrigações públicas estaduais e federais com relação a essa burocracia. Os contribuintes passariam a utilizar o sistema eSocial para reduzir o tempo gasto pelas empresas para preencher as declarações, formulários e livros e a redundância de informações prestadas ao fisco, segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O prazo para implementação em todas as empresas seria julho de 2018.

Fonte: NBR

Um acidente envolvendo um veículo gol e uma carreta deixou uma pessoa morta no KM 30 da BR 242 na manhã desta quinta-feira (15). O acidente aconteceu por volta das 9h30 da manhã o motorista gol que trafegava sentido Luís Eduardo Magalhães perdeu o controle do veículo e acabou batendo na lateral da carreta.

Segundo informações da PRF João Vítor Ferreira teria pedido água a filha e quando abriu a garrafa a água com gás estourou, com isso João teria perdido a direção do veículo, que bateu na carreta e tombou e se arrastando pela pista por mais de 50 metros até o acostamento. O motorista morreu na hora.

O SAMU 192 foi acionado e socorreu as outras vítimas. No carro estavam quatro pessoas. O motorista e uma mulher e duas crianças. Os filhos foram socorridos por duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzidas para o Hospital do Oeste (HO). O estado de saúde não foi informado 

A Polícia Rodoviária esteve no local e fez o isolamento da área até a retirada do veículo. O corpo do motorista foi encaminhado para o IML e as vítimas foram socorridas para o Hospital do Oeste

Fonte: Douglas Batista



O julgamento, realizado na manhã desta terça-feira, 13, considerou ilegal a reintegração de posse de aproximadamente 300 mil hectares decidida pela justiça baiana em setembro deste ano

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (13), que cerca de 300 agricultores de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, permanecerão com a posse de suas fazendas e com a garantia do direito de continuar produzindo milho, feijão, soja e algodão nas terras que adquiriram, pagaram e que foram certificadas em cartório há cerca de 30 anos. 



O Plenário ratificou a liminar concedida pelo relator, Ministro João Otávio de Noronha, que manteve os agricultores baianos na posse das terras derrubando a Portaria 01/GHS, editada pelo juiz de Formosa do Rio Preto, que, de forma totalmente ilegal, tinha deferido administrativamente a reintegração de posse a uma única pessoa física que nunca teve posse e nunca plantou na região, fazendo com que se tornasse o maior latifundiário do país.

O julgamento do CNJ garante aos produtores rurais a legítima posse de 340 mil hectares, sendo 251,5 mil, com produção agrícola, para cerca de 300 famílias do oeste da Bahia.

Ao tornar ilegal a Portaria 01/GHS, de Formosa do Rio Preto, a decisão do CNJ afirma a ocorrência de irregularidades na decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), como por exemplo, à violação do direito ao contraditório e a ampla defesa, visto que nenhum dos representantes das 300 famílias de agricultores foi ouvido nem antes, e nem depois do cancelamento das suas matrículas.


A decisão do CNJ também considerou que os produtores adquiriram as áreas de boa-fé e que não é lícito ao juiz, em decisão administrativa, tomar medida de tamanha gravidade contra produtores que há anos estão regularmente instalados no local.

"O Conselho Nacional de Justiça, com esta decisão, fez, efetivamente justiça, visto que a discussão neste processo não tem nenhuma relação com grilagem de terras, não se está discutindo regularização fundiária, o que há, nesta região, são inúmeros, centenas de produtores rurais de boa fé e trabalhadores que há aproximadamente 30 anos desenvolvem suas atividades de forma íntegra e que adquiriram regularmente suas propriedades, com o aval do Estado.

Esses produtores não podem ser confundidos com pessoas que podem ter agido ilegalmente ou com uso da violência para obter outras áreas de terras naquela região", esclarece o advogado Leonardo Lamachia, que vem defendendo os produtores rurais e suas terras.



Sobre a área - A produção agrícola nestas áreas teve início na década de 80, quando os primeiros produtores adquiriram as terras por incentivo do programa de cooperação técnica entre os governos do Brasil e do Japão, Prodecer II [Programa Nipo-Brasileiro para Desenvolvimento do Cerrado]. São terras produtivas, reconhecidas pelos agentes financiadores e por todos os projetos e programas de agricultura do Estado, e que juntos geram emprego e renda, e apoiam o desenvolvimento socioeconômico da Bahia. Além dos agricultores, a área em questão também abriga multinacionais como a Bunge, a Cargill e a Amaggi/Dreyfus. Se esta área passar para as mãos de José Valter Dias, que alega ser o real proprietário, além de desabrigar agricultores que já fizeram sucessores legítimos, transformaria Dias no maior latifundiário do Brasil.

 

Fonte: Araticum Comunicação
14
Dez / 2016

Antecipe seu pedido!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Um ambiente ideal para promover o aprendizado, conciliando aulas teóricas e práticas. Esta é a finalidade da Fazenda Modelo Paulo Mizote, uma instalação onde os alunos matriculados no Programa Jovem Aprendiz na Área Rural recebem formação técnico-profissional. O local, equipado com salas de aula, laboratório e lavouras, funciona há três anos, mas só foi inaugurado nesta segunda-feira (12), pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Instituto Aiba, entidade responsável pelo programa.

Segundo o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhöfer, o ato foi uma espécie de prestação de contas para com todos os parceiros que contribuíram para a implantação da Fazenda Modelo. “Muitos devem se perguntar a razão de inaugurar algo que já funciona, mas fizemos questão de reunir todos os responsáveis por isso aqui e prestar-lhes uma satisfação. Não o fizemos antes porque queríamos que tudo estivesse pronto e em seu devido lugar para a entrega oficial. Aproveitamos a oportunidade para homenagear o produtor Paulo Mizote, dando o seu nome à Fazenda, como forma de agradecimento por toda a sua contribuição para que isso se tornasse uma realidade”, ressaltou.

Criado em 2013, o Programa Jovem Aprendiz na Área Rural atende à Lei 10.097/2000, cujo texto determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de aprendizes. Sob a coordenação da Aiba, o Cetep e o Senar/Faeb ofereceram a capacitação aos matriculados. O programa conta ainda com o apoio da Codevasf, que cedeu o terreno para a implantação da Fazenda Modelo; e do Ministério do Trabalho, responsável por viabilizar recursos, através do sistema de compensação de multas. Somado a tudo isso, empresas do ramo agrícola e os produtores associados da Aiba também investiram recursos para a infraestrutura, doaram equipamentos e maquinários.

“Esse é o resulto de um esforço coletivo. Quando tomamos conhecimento de que precisávamos implantar esse projeto, pensamos em como fazer para levar esses jovens às fazendas que ficam a 100, 200 Km de distância da cidade. Era inviável, pois em um turno eles estudam e no outro deveria passar por essa formação supervisionada. Não conseguiríamos, portanto, cumprir a carga horária e ainda os submeteríamos a riscos. Aí, veio a ideia de instalar um ambiente controlado e que fosse perto da cidade. Neste sentido, todos os parceiros foram fundamentais para a concretização desse sonho. Hoje, os jovens entram aqui alunos e saem profissionais”, disse o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato.

Durante a formação, que dura aproximadamente 10 meses, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, dentre outras disciplinas. Além da sala de aula, é na Fazenda Modelo que eles têm o contato com a terra e aprendem técnicas de plantio e a operar equipamentos agrícolas.

Mais de 200 jovens já passaram por lá desde a sua implantação, em 2013. Destes, cerca de 150 foram diplomados e muitos já estão no mercado de trabalho. É o caso da Carol de Souza, ex-aluna do Programa Jovem Aprendiz na área Rural, e que hoje trabalha no setor financeiro da Fazenda Santo Antônio do Rio Grande. “A formação foi muito importante para que eu estivesse empregada hoje. Graças a ela eu pude concorrer a uma vaga de monitor de pragas na fazenda e logo depois surgiu a oportunidade de atuar no administrativo, no escritório da fazenda. Sou imensamente grata pela oportunidade e deixo aqui um conselho aos jovens matriculados: dediquem-se, pois vale muito à pena”, pontuou.



Além das seis turmas que já foram formadas, outras duas estão em andamento. Ao todo, mais 67 jovens recebem a capacitação, com vistas ao primeiro emprego no campo. “A experiência é maravilhosa. Aqui nós não somos alunos e sim trabalhadores, pois temos responsabilidades, somo devidamente registrados e recebemos por isso. Estou me preparando e espero ser contratado após essa fase”, disse Israel Oliveira Júnior, que tem 18 anos, e é um jovem aprendiz da Fazenda Xanxerê.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Moisés Schmidt, a implantação do programa no Oeste da Bahia não só atende à legislação como também cumpre o papel social do produtor rural. “A Fazenda Modelo é um local controlado, onde esses futuros profissionais aprendem de forma segura. Esse projeto nos faz ver que além de alimentos, o produtor rural planta sonhos, esperança e educação”, salienta.

Durante a cerimônia de inauguração, a auditora fiscal e coordenadora do programa de aprendizado do Ministério do Trabalho e Emprego da Bahia, Marli Pereira, elogiou a estrutura da Fazenda Modelo e a metodologia nela aplicada. “Estou surpresa com o que aqui encontrei. Vocês todos estão de parabéns, sobretudo os jovens que se inscreveram no programa e que poderão desfrutar de tudo isso. No final, nós é quem ganhamos, pois teremos uma sociedade melhor”, disse. “Eu estive aqui na região em outras ocasiões para fiscalizar o trabalho nas fazendas. Agora, retorno para uma tarefa mais prazerosa: não a de penalizar, mas a de ver que os produtores rurais estão cumprindo a Lei e dando a sua contribuição para um mundo melhor e mais justo”, completou.

Fonte: ASCOM AIBA

A sessão ordinária desta terça-feira, 13, aconteceu em clima de despedida. Os Edis aproveitaram para fazerem seus agradecimentos à família, amigos, suas equipes de trabalho, aos funcionários efetivos da Câmara e aos seus eleitores. A sessão foi presidida por Elton Almeida, os vereadores Juvenal Canaã, Katerine Rios, Reinildo Nery, Claudionor Machado, Mardônio da Rocha, Erik Café, Cabo Carlos, Deusdete Petronílio, Sidney Giachini e Jarbas Rocha estiveram presentes.
Em seu discurso o presidente da Câmara, Elton Almeida declarou que ainda tem muito a contribuir para a nossa cidade. Demonstrando sua alegria, falou que vai continuar na luta.

"Inicialmente parabenizo os vereadores Mardônio e Juvenal. E enfatizo que a Cidade ainda precisa do trabalho do meu colega vereador Juvenal. Parabenizo a vereadora Katerine Rios pelo excelente, brilhante trabalho executado nesses 4 anos. E acredito que todos os novos vereadores serão atuantes, não tenho dúvida", afirma Eltinho.


Se referindo aos discursos anteriores, Elton disse que falar da gestão atual foi lamentável o tratamento dado a ele e sua atuação como vereador e Presidente por parte do atual prefeito, com atos de perseguição que prejudicou o andamento da casa infelizmente, e que não havia prefeitura nesses últimos 4 anos. "Queria uma prefeitura melhor, mais humana, por isso busquei apoiar Oziel Oliveira, e por isso estou ao seu lado", frisou Elton.



O vereador Elton reeleito vai se concorrer novamente na disputa pela presidência da Câmara de Luís Eduardo Magalhães. "Eu busco meus ideais, vou concorrer, respeito a todos, nunca foi minha política falar mal dos outros. A tendência é que a gente tenha uma candidatura para evidenciar as questões sobre a cidade”, concluiu Elton.

O Presidente afirmou que o aprendizado foi enorme junto aos colegas vereadores e que irá levar este aprendizado pelo resto de sua vida, e tem enorme respeito por todos. Agradeceu de forma muito especial, lembrando que faria tudo novamente.

Vereador Mardônio da Rocha
No uso da sua fala, o vereador Mardônio disse ser uma pessoa de atitude e de boas intenções, que sempre pensou no bem coletivo e nunca precisou falar mal de nenhum colega para chegar onde queria. Continuou seu discurso elogiando o vereador Juvenal pelo seu trabalho prestado e por lutaram juntos por benefícios para o bairro Jardim das Acácias. Finalizou agradecendo à família, amigos e eleitores por acreditar no seu trabalho e deixa-lo por mais quatro anos na Casa de leis, prometendo um trabalho com mais eficiência já que adquiriu experiência ao longo dessa jornada.

Vereador Juvenal Canaã
Em seu discurso o vereador Juvenal Canaã agradeceu primeiramente a Deus, logo após a sua família pelo apoio e dedicação, a sua equipe, cabos eleitorais, funcionários da Câmara pelo trabalho prestado e aos seus amigos eleitores que através do seu voto de confiança concederam a ele a oportunidade de legislar durante esses quatro anos. O Edil acredita ter dado sua parcela de contribuição para o Município. Continuou dizendo que mesmo havendo divergências nas decisões legislativas, a amizade com os vereadores continua. “Não consegui realizar todos os meus projetos, no entanto só o fato de ter conseguido juntamente com meus colegas uma Câmara independente e atuante me despeço feliz, de consciência tranquila”, finalizou o vereador.



Na ordem do dia em primeira votação: Projeto de Lei nº 061/2016 de autoria do Vereador Alaídio Castilho, que: "Declara de utilidade pública o Centro Espirita Lar de Amor Anjo Gabriel".

Projeto de Lei nº 063/2016 de autoria do Vereador Sidnei Giachini, que: “Dispõe sobre a inclusão do dia dos Desbravadores no calendário oficial do município de Luís Eduardo Magalhães - BA, e dá outras providências”.

Projeto de Lei nº 064/2016 de autoria do Vereador Sidnei Giachini, que: “Dispõe sobre a celebração todo o quarto sábado do mês de Agosto da semana do Quebrando o Silêncio no Calendário Oficial do município de Luís Eduardo Magalhães-BA, e dá outras providências”.



Em votação única projeto de resolução nº 005/2016 de autoria do Vereador Deusdete Petronílio, que: “Concede o título de cidadão honorífico ao Sr. Sigi Vilares".

Em segunda votação: Projeto de Lei nº 056/2016 de autoria do Poder Executivo, que: “Estima a Receita e Fixa a Despesa do Orçamento Anual do Município de Luís Eduardo Magalhães - BA, para o exercício financeiro de 2017, e dá outras providências".

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade. O Sr. Sigi Vilares será homenageado e receberá o título de Cidadão honorífico na sessão extraordinária, nesta quinta-feira, (15), a partir das 09h.

 

Fonte: ASCOM Câmara dos Vereadores
14
Dez / 2016

Há Vaga!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Para finalizar as intervenções na obra de ampliação da estação de tratamento, o abastecimento de água vai ser temporariamente interrompido neste domingo (11), a partir das 7h, em Barreiras. Os técnicos vão entroncar a estrutura ampliada com a estação de tratamento atualmente em funcionamento. Esta intervenção vai garantir um incremento no volume de água tratada de até 50% no município. Os serviços deverão ser concluídos até o final da tarde do mesmo dia, quando o fornecimento de água será gradualmente retomado. 

A Embasa recomenda que os moradores mantenham a utilização racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa normalização do sistema. Imóveis localizados em partes altas e distantes dos reservatórios elevados deverão ter o abastecimento retomado somente na segunda-feira (12). Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato no 0800 0555 195.  

Com investimento, com recursos próprios da Embasa, no valor de R$ 4,5 milhões, a obra de ampliação da estação de tratamento de água de Barreiras vai garantir um reforço de até 13,85 milhões de litros de água tratada por dia. Segundo o gerente regional de operações da Embasa, Marcos Rogério Moreira, a partir desta intervenção, o novo módulo da estação de tratamento de água passará a ser testado. “A obra foi concluída e depois da fase de testes deverá entrar em operação até o fim do mês o que vai incrementar a oferta de água, principalmente em períodos chuvosos, quando o tratamento é intensificado”, explica. 

A estação de tratamento da Embasa ampliada prevê a garantia de abastecer até 2025, em uma projeção futura de crescimento da sede municipal de Barreiras. Atualmente, a estação produz 28,8 milhões de litros de água por dia para abastecer 45 mil unidades domiciliares na sede e em mais 20 povoados de Barreiras.

Fonte: Ascom EMBASA
09
Dez / 2016

Pegadinha!!!

Fonte: YouTube

Em delação à Operação Lava Jato, a Odebrecht declarou que fez pagamento de caixa dois, em dinheiro vivo, para as campanhas de 2010 e 2014 do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a Folha, executivos da empresa citaram duas pessoas de convívio do governador que intermediaram a entrega do dinheiro. Os diretores disseram que não conversaram diretamente com o governador paulista.

Ainda segundo a delação, cerca de R$ 2 milhões em espécie foram entregues ao empresário Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama, Lu Alckmin. O repasse teria sido feito no escritório de Ribeiro, na capital paulista. Nas eleições de 2010, o tucano se elegeu no primeiro turno com 50,63% dos votos válidos.

Já em 2014, o caixa dois para a reeleição de Alckmin teve como um dos operadores o atual secretário de Planejamento do governo paulista, Marcos Monteiro, o MM para funcionários da Odebrecht. Em 2014, Alckmin foi reeleito com 57% dos votos. Ainda segundo a Folha, um dos executivos que delataram o caixa dois ao governador de São Paulo é Carlos Armando Paschoal, o CAP, ex-diretor da Odebrecht em São Paulo.

Paschoal, ou CAP,  faz parte do grupo de 77 funcionários da empreiteira que assinaram há duas semanas um acordo de delação premiada com investigadores da Lava Jato. CAP também fez afirmações sobre o suposto repasse de R$ 23 milhões via caixa dois para a campanha do atual ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), em 2010. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que não há doações diretas da Odebrecht à conta da candidatura de Alckmin em 2010 e 2014.

Fonte: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) e cumpre nesta sexta-feira (9) 84 ordens judiciais nos estados da Bahia, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Sergipe. Expedidas pela Justiça de Sergipe, as ordens judiciais incluem 28 mandados de prisão preventiva, sete de prisão temporária e 49 de busca e apreensão.

O prejuízo estimado pode passar dos R$ 15 milhões. Na Bahia, a Operação Canto da Sereia acontece nos municípios de Euclides da Cunha e Caldas do Jorro. Informações da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dão conta de que motoristas eram aliciados por uma quadrilha para entregarem cargas de interesse. Em alguns casos, os próprios motoristas teriam oferecido as mercadorias aos criminosos.

De acordo com a polícia, após a negociação, o motorista registrava ocorrência policial como roubo em outro estado, na tentativa de dificultar a investigação. Toda a logística para transporte, armazenamento e repasse da carga roubada era oferecida pelos aliciadores.

Por sua vez, os receptadores revendiam os produtos em estabelecimentos comerciais. Os envolvidos no crime deverão ser indiciados por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, falsa comunicação de crime e formação de organização criminosa. As penas somadas podem superar 700 anos de prisão.

Fonte: Agência Brasil

O Natal de Vitória da Conquista, no sudoeste, foi cancelado. Em nota, publicada nesta quinta-feira (8), a prefeitura municipal alegou falta de recursos para promover a festa. Esta seria a 20ª edição do Natal da Cidade, como o evento foi denominado.

De acordo com o secretário de Cultura, Nagib Barroso, mesmo com a redução do projeto, a festa só seria possível com a participação de “parceiros externos”, o que não ocorreu. Segundo a prefeitura, a meta é “manter os serviços funcionando e as contas e as finanças equilibradas”.

Ainda conforme a prefeitura, as medidas de contenção de despesas, adotadas há pelo menos dois anos, servem para garantir o pagamento dos servidores e os serviços municipais.

Fonte: Blog da Resenha Geral
09
Dez / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube


LEM

A ONG Mexicana Seguridade, Justicia y Paz, divulgou no início do ano um estudo que listava as 50 cidades mais violentas do mundo. No estudo, foram alocados dados de cidades que possuíam 300 mil habitantes ou mais, e excluía áreas em guerra.

Na Bahia, uma cidade que apareceu ocupando posição considerável na lista foi o município de Feira de Santana. Segunda maior cidade do estado, com seus 620 mil habitantes, já registra no ano de 2016 cerca de 330 mortes violentas. De acordo com o cálculo, Feira de Santana sofre hoje com quase 50 mortes a cada 100 mil habitantes, dados estes que se assemelham aos de 2015, e o índice de mortalidade violenta de Feira classificou o município como a 27º cidade mais violenta do mundo, segundo lista divulgada pela ONG. Você pode conferir o estudo na íntegra neste link.

Se o estudo fosse estendido a áreas com menos de 100 mil habitantes, a cidade de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, ocuparia  na lista o lugar como uma das mais violentas cidades do Brasil. Em 2016, a cidade já registrou 62 homicídios, dados estes que são superiores até aos de capitais como Fortaleza, que registrou 60,77 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2015, Natal, que registrou 60,66 e Salvador/Região Metropolitana que registrou 60,63.

Luis Eduardo Magalhães já teve a maior taxa de crescimento populacional do estado devido a imigração em busca de trabalho nos setores de agronegócio, o que de maneira desordenada, contribuiu para o crescimento da violência na cidade.

Por incrível que pareça, o Rio de Janeiro não aparece na lista. Em 2015, a cidade carioca teve a menor taxa de homicídio doloso dos últimos 24 anos, registrando apenas 1.202 homicídios, o que corresponde a 18,6 homicídios a cada 100 mil habitantes. Os números são do Instituto de Segurança Pública do RJ.

Fonte: SigiVilares

O presidente Michel Temer confirmou nesta sexta-feira (9) que o nome do líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA), foi cogitado para ocupar o cargo de ministro da Secretaria de Governo. No entanto, ressaltou que, diante da reação à indicação no Congresso Nacional, a questão ficou de ser fechada em um segundo momento, para buscar apoio junto à base do governo.

Segundo a Agência Brasil, Temer negou que houve qualquer “recuo” na definição de quem ocupará a secretaria. “Não houve convite ao iminente deputado Antônio Imbassahy. O que houve foram conversações relativas à ampliação da participação do PSDB no meu ministério. Quando me falaram do Imbassahy, eu logo recebi [a indicação] com o maior agrado, porque ele é um homem politicamente adequado e é exatamente o que preciso na Secretaria de Governo”, disse em entrevista à Rádio Jornal de Pernambuco.

De acordo com ele, em meio a essas conversações, houve um “equívoco de comunicação”, o que resultou na divulgação, pela imprensa, do nome do deputado antes mesmo de o assunto ser fechado. “O fato é que não estava fechada essa matéria. E, de fato, houve certa reação na medida em que estamos em processo de eleições na Câmara Federal e alguns partidos acharam que isso favoreceria um ou outro candidato. Daí a razão pela qual eu disse: vamos primeiro costurar os apoios todos necessários de todos os setores da base”, afirmou Temer. “De fato houve reações [à indicação de Imbassahy à Secretaria de Governo da Presidência da República], mas a meu ver elas não tiveram razão de ser”, completou.

Fonte: PR

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto distribuiu nota na manhã desta sexta-feira (9), para dizer que "é incorreta a informação de que o governo federal aceita diminuir a idade mínima de 65 para requerer a aposentadoria na proposta da Reforma da Previdência". Segundo a nota da comunicação do governo, "esse ponto é central" para que se atinja o equilíbrio futuro nos gastos com aposentadorias.

Apesar da negativa, o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) antecipou na quinta-feira, 8, e o jornal O Estado de S. Paulo destaca em sua edição desta sexta que, para enfrentar resistências à reforma, o Planalto está disposto a negociar com as centrais sindicais mudanças na idade mínima de 65 anos. Uma das alternativas possíveis é a fixação de um escalonamento, até se chegar à marca de 65. Durante a reunião do presidente Michel Temer com as centrais sindicais para apresentar a reforma, o governo viu que a fixação de uma idade mínima em 65 anos terá muita dificuldade de ser aprovada.

Foi o ponto mais atacado pelos sindicalistas. No entanto, segundo interlocutores do governo ouvidos pela reportagem, a proposta foi desenhada com uma "gordura" para negociação por causa da complexidade da reforma e das resistências já encontradas antes mesmo de seu anúncio pelo presidente Temer. O próprio ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já disse que o texto enviado ao Congresso é "para início de debate", sinalizando que as negociações estão abertas e vão ocorrer.

"Essa é uma proposta para início de debate e vamos debater. (...) Quanto mais amplo o debate, melhor. Por isso estou aqui", disse Meirelles, durante encontro com sindicalistas realizado na segunda-feira (5), em São Paulo. A reportagem ainda mostra que, além da idade mínima, poderá entrar nas negociações o "pedágio" que obrigará homens de 50 anos e mulheres de 45 a trabalhar mais para se aposentar, além do "gatilho" que elevaria a idade mínima a 67 anos até o fim dos anos 2050. A nota da assessoria do Planalto não faz referência ao "pedágio" nem ao "gatilho".

Fonte: Bahia Notícias

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na manhã desta quinta-feira (08), o Prefeito eleito Oziel Oliveira, realizou com parte de sua Comissão de Transição, uma visita técnica ao Hospital e Maternidade Dr. Gileno Sá. Acompanhado do Dr. Walney Toledo (membro da Comissão de Transição responsável pela área da Saúde), Oziel foi ciceroneado pelo diretor da unidade, Sr. Carlos Alberto C. Gomes, e pela Dra. Andreia Marins – Pediatra responsável pela UCIN (Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal) e também preceptora do programa de residência pediátrica na unidade.

A cada departamento visitado, irregularidades iam sendo encontradas, desde as mais simples – como a recepção inóspita que isola pacientes e acompanhantes dos atendentes e a falta de humanização dos consultórios; passando por problemas estruturais como mofo e sujeira, colchões rasgados e servindo como “esponjas” para bactérias, enfermarias apinhadas, sem locais apropriados para acomodar pertences das pacientes ou seus acompanhantes, falta de médicos, pediatras e obstetras para atender a mais de uma ocorrência simultaneamente; até chegar às questões de gestão e patrimônio que denotam desrespeito ao dinheiro público.

O que foi encontrado de patrimônio do município na maternidade foi comprado e deixado por Oziel, ainda na sua primeira gestão. O restante dos equipamentos e até insumos são ALUGADOS! Os valores pagos pelos aluguéis são exorbitantes e serviriam para comprar tudo novo e incorporar ao patrimônio do município.

A situação não é apenas grave, é caótica. Os equipamentos alugados – máquinas que dão suporte à vida, berços da UCIN, equipamentos de esterilização de instrumentos, até os lençóis e vestimentas utilizadas por médicos e pacientes (rotos e desgastados) são alugados e deverão ser recolhidos pelas empresas locadoras até 31 de dezembro. A cozinha – que fornece alimentação inclusive para pacientes internados, também é terceirizada, a lavanderia idem. Estes serviços também serão suspensos com o fim do governo atual.

Nem os médicos e servidores tinham ciência da situação. Alguns deles foram às lágrimas ao serem informados dos fatos.

“Não é possível que vidas humanas sejam tratadas com tamanho descaso. A equipe médica tem se sacrificado pessoal e profissionalmente para manter esta unidade funcionando após tantas demissões depois das eleições. Negociamos a redução dos nossos salários inicialmente em mais de 50% e posteriormente caímos mais 20% para manter uma equipe mínima, que se reveza em plantões muito mais extensos do que deveriam ser, em respeito aos pacientes e por amor e ética profissional.” Desabafou uma das médicas da unidade.

“O que vai acontecer com os pacientes, sobretudo as crianças da UCIN, se retirarem máquinas e equipamentos alugados que dão suporte à vida?” Questionou uma das internas da pediatria.

Tudo o que tornamos público aqui é apenas a ponta do iceberg. Os fatos referem-se à visita técnica realizada no Hospital e Maternidade Dr. Gileno Sá e não estão completos. Relatar todos os desmandos encontrados por lá tornaria esta matéria ainda mais extensa.

“Eu sabia que encontraria sucateamento e depredação, mas a situação é muito pior. A Prefeitura simplesmente não existe, o patrimônio é todo de papel. E o papel é todo superfaturado! Teremos muito trabalho pela frente, inclusive para manter vidas. Mas vamos consertar tudo o que está posto. Vamos construir como prometido, uma nova história para a nossa cidade.” Afirmou Oziel Oliveira.

Todas as informações levantadas estão compondo o relatório da Comissão de Transição de Governo que deve ser publicizado até o dia da posse de Oziel.
Fonte: Ascom Oziel Oliveira

A equipe de Luís Eduardo Magalhães viajou na noite de ontem, 08.

Começa nesta sexta-feira, 09, a etapa final do campeonato Baiano de Futsal 2016. O evento que é realizado pela Federação Baiana de Futsal será realizado na cidade de Santo Antônio de Jesus.

E a equipe de Luís Eduardo Magalhaes está na disputa da competição.

Os atletas do AECA/ULTRA/TERRAMAC viajaram na noite de ontem, 08, e já chegaram na cidade sede. Os jogadores prometem suar a camisa para levantar a taça.

O AECA/ULTRA/TERRAMAC estreia hoje, 09, as 20hs, contra a forte equipe do União São João e volta as quadras amanhã, 10, as 09hs45min quando enfrentara a temida equipe do Vitória.

Para conseguir viajar e participar da competição, os atletas de Luís Eduardo Magalhães contaram com o apoio da TERRAMAC, da empresa Rena TUR e do vereador eleito Keni Henki.

Fonte: Douglas Batista
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |