Blog Santo Antônio
Ver todos
  Vídeos
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Nesta sexta-feira, 13, aconteceu um café da manhã com os parceiros da BCS/Santa Luzia, na cidade de Barreiras. 

Na oportunidade, comerciantes locais, agricultores, entidades e autoridades da cidade de Barreiras foram convidados a conhecerem a Base Comunitária e os projetos que ela realiza.

Além disso, aconteceu apresentações dos alunos do curso de Judô, Kung-fu e Violão. Ao fim do evento foi proporcionado um café para os participantes.

Estes momentos de comunhão tem o intuito de formar parcerias, e aproximar a BCS da comunidade local, bem como promover maior auxílio dos parceiros locais acerca das demandas dos cursos da BCS.

Fonte: 83ª CIPM
Ferramenta deve ser lançada no primeiro semestre deste ano

O Ministério da Educação (MEC) fez o pré-lançamento do aplicativo SouTec, que pretende estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico de acordo com cada perfil de interesse. O anúncio foi feito na feira Bett Brasil em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (12). A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2022.

De acordo com informações da pasta, por meio da ferramenta, o estudante deverá responder questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional. O foco são os quase 12 milhões de estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

“Essa demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [SETEC] do Ministério da Educação, que identificou a necessidade de os alunos brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. A ferramenta também pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira profissional, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”, divulgou o MEC.

No evento, foi apresentado outro aplicativo Jornada do Estudante, que pretende unificar informações da trajetória dos estudantes. A ideia é que os estudantes possam consultar os seus registros educacionais e documentos pertinentes à sua trajetória, desde o primeiro ingresso em estabelecimento de ensino, público ou privado, até o nível superior e de especializações.

Segundo o MEC, o aplicativo servirá também como mecanismo de comunicação, de modo que os estudantes recebam as novidades do governo federal voltadas à educação. O lançamento deve ocorrer também neste primeiro semestre.

Os aplicativos serão disponibilizados gratuitamente na loja do gov.br para as plataformas Android e IOS.

Fonte: Agência Brasil

Um belo e raro fenômeno enfeitará o céu entre a noite deste domingo (15), a partir das 23h27, horário de Brasília, e o início da madrugada de segunda-feira (16). Será uma Lua de Sangue “triplamente especial para o Brasil”, afirmou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional. O evento celeste será bem visível de todas as partes do Brasil.

O movimento lunar durará pouco mais de três horas, encerrando-se às 2h55. “Mas o ponto máximo, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra será exatamente à 1h11, no horário de Brasília”, disse Josina à Agência Brasil.

“A grande vantagem desse eclipse, que chamo de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro verá o eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, explicou Josina.

“Outra vantagem é que a Lua estará bem alta no céu, longe do horizonte, bem fácil de ser vista. Agora é torcer para que o tempo fique bom e não atrapalhe o espetáculo”, acrescentou.

Segundo Josina, o próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. “Até lá, teremos vários eclipses parciais”, tranquilizou a astrônoma.

Além do Brasil, terão o privilégio de observar a Lua de Sangue triplamente especial os demais países da América do Sul e da América Central. O fenômeno também será visível em parte da América do Norte, da Europa e da África.

Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. “Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, a sombra, um pouco mais clara, é a penumbra.

“Quando a Lua entra na sombra da penumbra, começa o eclipse penumbral; quando está totalmente na penumbra, é o eclipse penumbral. Quando começa a entrar na umbra, é o eclipse parcial. Quando a lua está totalmente mergulhada na umbra, é o eclipse total, e ela toma uma cor avermelhada belíssima. Por isso é chamada de Lua de Sangue”, detalhou a astrônoma do Observatório Nacional.

Planetário

O Planetário do Rio de Janeiro, localizado na Gávea, na zona sul da cidade, abrirá seus portões para que o público possa observar o eclipse total da Lua neste domingo (15). A abertura do anfiteatro ocorrerá às 21h, com a possibilidade de uso dos telescópios.

Durante o ápice do fenômeno, a Lua poderá ficar levemente avermelhada. De acordo com o presidente da Fundação Planetário, Gledson Vinícius, “este é um dos fenômenos astronômicos que mais despertam o imaginário popular e aproximam os jovens da ciência”.

A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Por se tratar de um evento mais longo, a Fundação Planetário recomenda que o público leve cadeira de praia, canga ou algum tipo de tapete para ficar mais à vontade no momento de acompanhar o eclipse. Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia de covid-19, que o planetário é aberto ao público para observar um fenômeno astronômico.

“A observação poderá ser feita a olho nu de qualquer parte da cidade, mas, aqui no Planetário, maior equipamento desse tipo da América Latina, o público contará com a nossa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvidas e interagir com todos”, explicou o diretor de Astronomia da instituição, Leandro Guedes.

Transmissão ao vivo

O evento contará também com projeções do eclipse no local e, para quem não puder comparecer presencialmente, o planetário prepara uma transmissão ao vivo via Youtube.

Vale informar que a atividade depende de condições meteorológicas para acontecer. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação ficará comprometida e a realização do encontro será avaliada pela fundação.

Fonte: CNN Brasil
O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos deste grupo, somados, representam 92,2% da estimativa da produção e respondem por 87,8% da área a ser colhida.

Em abril, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2022 deve totalizar 261,5 milhões toneladas, 3,3% acima (8,3 milhões de toneladas) da obtida em 2021 (253,2 milhões) e 1,0% acima da informação anterior (2,5 milhões). O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) aponta que a área a ser colhida é de 71,9 milhões de hectares, 4,9% (3,4 milhões de hectares) maior que a área colhida em 2021 e 0,2% (155,3 mil) maior do que o previsto no mês anterior.

O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos deste grupo, somados, representam 92,2% da estimativa da produção e respondem por 87,8% da área a ser colhida. Frente a 2021, houve acréscimos de 8,1% na área do milho (7,2% na primeira safra e 8,4% na segunda), de 10,4% na área do algodão herbáceo e de 4,2% na da soja.

Por outro lado, houve quedas de 2,0% nas áreas do arroz e de 2,9% na do trigo.

Na projeção de produção, houve altas de 11,6% para o algodão herbáceo em caroço, alcançando 6,5 milhões de toneladas; de 1,4% para o trigo (7,9 milhões) e de 27,5% para o milho (111,9 milhões). É esperada queda de 1,4% no milho na 1ª safra (25,3 milhões) e alta de 39,4% no milho na 2ª safra (86,6 milhões). Há projeção de queda de 12,2% para a soja (118,5 milhões) e de 8,5% para o arroz em casca (10,6 milhões).

A informação de abril para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2022 alcançou 261,5 milhões de toneladas e uma área colhida de 71,9 milhões de hectares. Em relação a 2021, a área a ser colhida cresceu 4,9% (3,4 milhões de hectares). Frente ao previsto no mês anterior, houve alta de 155,3 mil hectares (0,2%).

A estimativa da produção apresentou alta anual para quatro regiões: Centro-Oeste (11,7%), Sudeste (11,4%), Norte (5,2%) e Nordeste (9,9%), com queda para a Sul (-14,5%). Quanto à variação mensal, as cinco regiões apresentaram crescimento na estimativa da produção: Centro-Oeste (0,8%), Sul (1,0%), Sudeste (1,7%), Nordeste (0,8%) e Norte (1,5%).

Entre as unidades da Federação, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 30,5%, seguido pelo Paraná (13,9%), Goiás (10,7%) e Rio Grande do Sul (9,0%). As principais altas nas estimativas da produção, em relação ao mês anterior, ocorreram em Goiás (1.056.997 toneladas), no Paraná (624.917 t), em Minas Gerais (271.642 t), em São Paulo (191.668 t), no Ceará (140.094 t), em Rondônia (104.584 t), no Pará (91.289 t), no Piauí (47.176 t), na Bahia (30.800 t), no Maranhão (7.565 t), no Rio Grande do Norte (1.261 t), e no Rio de Janeiro (18 t).

Já as principais variações negativas ocorreram em Alagoas (-15.050 t), na Paraíba (-3.962 t), no Amapá (-1.100 t), no Acre (-580 t), e no Espírito Santo (-29 t).

Fonte: Agrolink

Pesquisadores da farmacêutica Oxford Vacmedix começaram a testar uma vacina contra o câncer de próstata, ovários e pulmão. A empresa responsável pela vacina foi criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Foram escolhidos 35 voluntários que receberão três doses do imunizante com um intervalo de duas semanas. Os vacinados serão acompanhados pela equipe de pesquisadores durante seis meses após as aplicações.

A vacina contra o câncer tem como foco a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico, fazendo com que o corpo não as ataque.

O produto possui uma versão sintética dessa proteína e ensina o organismo a reconhecer tumores e atacar essa substância.

Segundo os pesquisadores, os primeiros resultados foram promissores, mas é necessário cautela. Os responsáveis ainda ressaltam a importância de observar os possíveis efeitos colaterais a longo prazo nos voluntários.

Além disso, os cientistas também querem entender qual o impacto da vacina contra o câncer na sobrevivência dos voluntários.

Mudança no DNA torna ser humano mais propenso ao câncer; entenda

De acordo com um estudo publicado na Cell Reports, uma pequena mudança no DNA é responsável por tornar a humanidade mais propensa ao câncer. Os cientistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA) compararam vários genes entre humanos e outras espécies de primatas, já que é uma doença mais relativamente rara em outros primatas.

Com isso, eles descobriram que a espécie humana sofreu uma mutação de um gene chamado BRCA2, o qual está envolvido na regeneração do DNA. A mudança reduziu em 20% a capacidade de reparação do DNA, comparado com outras versões primatas do gene.

A teoria é justamente que essa mutação pode explicar as taxas mais altas de câncer. Isso baseia também outras pesquisas que apontavam que pessoas com determinadas variantes do gene BRCA2 possuem um risco maior de terem câncer de mama ou de ovário.

Fonte: Olhar Digital
O frio começa no Sul e se espalha rapidamente para a Região Norte

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país, com “queda acentuada” na Região Sul. De acordo com o instituto, o frio começa no domingo (15), exatamente no sul do país. Em seguida, o frio se espalhará rapidamente até o norte do país.

Na segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia. O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

Geada

Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.

“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.

Fonte: Agência Brasil

Ontem, domingo, 15, após registros de Boletim de Ocorrência referente a furto de aparelhos celulares ocorrido na cidade de São Félix do Coribe, durante a festa de Aniversário da cidade, a equipe do plantão ordinário da polícia civil, deu início as diligências seguindo o sinal de localização emitido por um dos aparelhos furtados.

Depois de várias tentativas e acompanhando em tempo real a localização do aparelho, a equipe de policiais Civis lograram êxito e conseguiram chegar a última localização que estava sendo enviada na Rua Jeremias, próximo a AABB.

Os aparelhos telefônicos tinham sido dispensados em um lote baldio na beira da pista. Os telefones localizados estavam todos em uma sacola plástica e totalizaram 12 aparelhos.

Apreendidos foram apresentados na Delegacia de Policia de Santa Maria da Vitória, para as devidas providências legais.

Todos ficaram a disposição das vítimas.

Fonte: 26ª COORPIN

Meses depois de atuar na Operação Chuva, uma equipe de bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) voltou a navegar nas águas do Rio São Francisco, em Ibotirama, neste domingo (15).

Desta vez, a missão foi levar segurança aos 120 competidores da 3ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que aconteceu no município.

Ao menos 15 participantes precisaram da ajuda dos bombeiros após terem suas embarcações viradas. Os atletas, que usavam coletes salva-vidas, foram retirados da água e levados até a margem.



Os militares também ajudaram na recuperação de canoas, evitando a exposição dos competidores, entre eles crianças, ao risco de buscá-las por conta própria. Não houve registro de afogamentos.

Na operação, além de uma equipe composta por militares especializados em atendimento pré-hospitalar, mergulhadores e piloto de embarcação,  o 17º GBM empregou um bote inflável motorizado e equipamentos de salvamento aquático.

Fonte: 17º GBM

Na noite de sábado, 14, policiais da 83ª CIPM, atenderam ao convite para homenagear os jovens Luis Gustavo de 06 anos, e Maria Heloísa de 02, durante festa de aniversário, que aconteceu na Morada da Lua, na cidade de Barreiras.

A Srª Micarla fez a solicitação atendendo o desejo das crianças, que sempre demonstraram carinho pela polícia militar, e desejavam contar com a presença dos policiais na confraternização.

A solicitação foi prontamente atendida pelo Comando, porque ações desta natureza, de integração com a comunidade, especialmente atendendo ao pedido de crianças, fazem parte dos princípios de polícia cidadã, causam grande satisfação a toda tropa, e devem fazer parte de nossa rotina profissional.a

Fonte: 83ª CIPM
Na sexta-feira, 13, a pedido do governo, o ministro André Mendonça suspendeu a possibilidade dos valores terem preços diferentes

Os 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal vão recorrer à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, de suspender a cobrança de valores diferentes do ICMS sobre o diesel. A decisão foi tomada no sábado, 14, em reunião do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretária de Fazenda, Finança, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) e tem como estratégia defender que a legislação foi cumprida. A liminar, decretada na sexta-feira, 13, dá até cinco dias para que os estados se manifestem sobre o assunto. O diretor-institucional do Comsefaz, André Horta, declarou que a ideia é recorrer o quando antes para garantir a aplicação das novas regras do ICMS que entrariam em vigo em julho.

A lei que obriga os estados e o Distrito Federal a adotarem a alíquota única de ICMS foi aprovada em março e corresponde a um valor fixo – de R$ 1,006 -, por litro de combustível. Ao mesmo tempo em que estipulou um valor, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), decretou que estados que atualmente possuam ICMS inferior à quantia datada recebam uma espécie de desconto para evitar que eles precisem aumentar o valor. Dessa forma, o ICMS ficaria igual ao que já é em casa estado. Anteriormente, cada federação cobrava um percentual diferente sobre o valor do combustível, ou seja, quando o preço sobia a arrecadação seguia os mesmo passos.

Fonte: :Jovem Pan



O pré-candidato bolsonarista ao governo da Bahia, João Roma (PL), usou suas redes sociais, nesta sexta-feira (13), para desmentir a possibilidade de fazer uma composição com o seu ex-aliado ACM Neto (União Brasil).

O ex-ministro afirmou que essa possibilidade foi plantada por adversários que temem o crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto.

“Toda vez que uma candidatura começa a crescer e incomodar, os adversários espalham mentiras, fake news. E agora não é diferente. Então deixo aqui bem claro: a minha candidatura a governador da Bahia é pra valer. Não trabalho com outro cenário.”, afirmou João Roma.

“Quem corre de campanha não sou eu. Precisamos de uma grande mudança no estado e minha pré-candidatura é a única capaz de realizá-la”, acrescentou.

“Ninguém se engane. Outro dia, nas minhas andanças pelo interior, uma senhora expressou a sabedoria popular sobre o cenário das eleições baianas: “João Roma é bolsonarista. Jerônimo é lulista. E ACM Neto é murista!”, concluiu

Fonte: Política Ao Vivo

Na madrugada do último domingo, 8, uma quadrilha composta por aproximadamente 10 homens fortemente armados, invadiram uma fazenda localizada na estrada do Café, município de Barreiras, sendo subtraído um veículo Volkswagen/Gol na cor preta, equipamentos de oficina mecânica, maquinários agrícolas de pequeno porte e defensivos agrícolas, avaliados em aproximadamente meio milhão de reais.

Investigadores do SI de Luis Eduardo Magalhães e do Cati Oeste, passaram a monitorar o individuo de iniciais E.A.L, que diante as investigações estaria se deslocando da cidade de Luis Eduardo Magalhães para a cidade de Barreiras no sentido de negociar os agrotóxicos da ação criminosa ocorrida na fazenda.

Assim, por volta das 16h, a pessoa de iniciais A.N.M. foi avistada juntamente com E.A.L. em um posto de gasolina em Barreiras negociando os defensivos agrícolas.

Dessa forma, a equipe policial optou pela abordagem dos suspeitos evidenciando a conduta criminosa. De imediato foi realizado diligências no local, onde os produtos estavam armazenados e assim foi dada voz de prisão a todos os envolvidos.

Foram recuperados quase meio milhão de reais em produtos, diminuindo o prejuízo da vítima causado por essa associação criminosa.

Para a Polícia Civil, o resultado da investigação será de tamanha importância, face ao desmantelamento de um quadrilha que vêm agindo na região Oeste da Bahia, sendo que agora as investigações irão ser focadas de forma irrestrita e concentrada em cima dos envolvidos visando a identificação, a prisão e a entrega de cada um à justiça.

Fonte: Ascom PC

Na tarde de hoje, sexta-feira, 13, por volta das 14h, ocorreu uma dupla tentativa de homicídio na rua Suíça, no Residencial Boa Sorte, na cidade de Barreiras.

Segundo informações, um indivíduo, provavelmente a bordo de um GM Astra, chegou atirando nos dois homens não identificados.

Uma das vítimas, foi socorrida por populares para a UPA, já o outro rapaz em estado grave, foi socorrido por uma equipe do SAMU no local e encaminhado para o Hospital do Oeste, não há maiores detalhes do estado de saúde de ambos.

A 83ª CIPM foi acionado, foram ao local, foi realizado a segurança e registrado o caso.

Não há informações da autoria e motivação do crime.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Um homem foi encontrado morto nesta sexta-feira (13) no povoado de São Pedro, na zona rural do município de Formosa do Rio Preto na Bahia. Inicialmente ele foi identificado como Zequinha.

Há a suspeita de que ele teria morrido afogado. No entanto ainda não há informações oficiais sobre a ocorrência e Polícia Civil já foi acionada e deverá ir ao local para o início das investigações.

O Departamento de Polícia Técnica -DPT também foi acionado e um carro deverá ser deslocado para o local para remover o corpo para o Instituto Médico Legal de Barreiras na Bahia.

O povoado de São Pedro está cerca de 125 km da sede do município.

Fonte: Portal do Cerrado
O resultado é o maior da série histórica iniciada em 1998

As exportações baianas registraram US$ 1,5 bilhão em abril, em mês marcado por forte aceleração de preços dos produtos e aumento dos volumes comercializados com o exterior. O resultado é o maior da série histórica iniciada em 1998, equivalente a um avanço de 73,4% em relação ao valor apurado em abril de 2021.

As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

As exportações baianas em abril refletiram de forma geral o impacto da guerra Rússia-Ucrânia sobre os preços dos produtos exportados e que ainda estão pressionados e pelo descompasso entre oferta e demanda resultante da pandemia e intensificado com o impacto dos lockdowns na China.

Esse movimento, de altas expressivas – março também foi recorde para o mês na série histórica, é reflexo, principalmente, do efeito preço (crescimento médio de 43,5% em relação ao mesmo mês do ano passado), que foi intensificado pelo aumento das cotações internacionais das commodities, que representam algo como 85% da pauta de exportações do estado. O volume embarcado também cresceu 20,8% no mês passado.

“O crescimento do volume exportado impactou de forma intensa o saldo na balança comercial. Podemos afirmar que a economia baiana vive um momento interessante, dado o crescimento interno já divulgado dos setores industrial, agropecuário e de comércio e serviços, associado também a ampliação do emprego formal. O resultado de crescimento de 90% do saldo da balança comercial em relação ao mesmo período do ano anterior vem corroborar a expectativa de crescimento relevante do PIB baiano em 2022,” afirma Armando Castro, diretor de Indicadores e Estatísticas da SEI.

No acumulado de janeiro a abril, as exportações baianas atingiram de US$ 4,07 bilhões, resultado 54,7% superior ao mesmo período do ano passado. No acumulado, o quantum (37%) pesou mais no crescimento obtido, mas os preços também acusaram incremento de 13% em média.

No recorte por setor, houve crescimento em abril de 101,7% nas exportações da indústria de transformação, com destaque para os derivados de petróleo que cresceram 193,1%, embalados pelas altas cotações do petróleo no mercado internacional. Também houve aumento de 14,2% na agropecuária. A indústria extrativa, embora com menor participação na pauta teve crescimento de 144,6% no mês.

A Ásia seguiu reforçando as compras da Bahia, liderando os destinos, com 37,3% de participação nas exportações em abril. A fatia da União Europeia ficou em  19,3%, enquanto que a América do Norte respondeu por 10,7%.

IMPORTAÇÕES 

As importações somaram US$ 852,1 milhões em abril, 17% acima do registrado em abril de 2021, com destaque para os desembarques de combustíveis e fertilizantes. Em 2022, as importações baianas acumulam US$ 3,69 bilhões, 151,7% acima do resultado acumulado até abril do ano passado e com expectativa que encerre o ano com um resultado bem acima do ano passado.

Em abril, a alta das importações foi comandada por preços, com avanço de 22,2%. Houve queda no volume desembarcado em 18,1%, o que reflete a fraca dinâmica da atividade econômica. Destaque para as compras de combustíveis com elevação de 59% e de bens intermediários (fertilizantes borracha e trigo).

Importações puxadas mais por preços do que volumes fazem parte do cenário esperado para 2022. Houve grande aumento no quadrimestre das despesas com as compras de fertilizantes e adubos. Este item somou US$ 258,3 milhões no período, quase o dobro dos US$ 130,2 milhões desembarcados em igual período de 2021. Houve queda de 6% no volume desembarcado, mesmo com antecipações desses insumos, em meio a receios de desabastecimento e alta nos preços.

Com os resultados de exportação e importação, o saldo da balança comercial da Bahia foi de US$ 627,4 milhões em abril, revertendo o déficit existente até março e fechando o quadrimestre com um saldo de US$ 388,2 milhões, o que representa um crescimento de 90,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Bahia.ba

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 256 casos de Covid-19 e duas mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.545.815 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.515.709 são considerados recuperados, 217 encontram-se ativos e 29.889 pessoas foram a óbito devido à doença.

O boletim epidemiológico da Sesab, desta sexta-feira (13), contabiliza ainda 1.866.743 casos descartados e 332.915 em investigação. Na Bahia, 63.318 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A secretaria ainda informa que 11.610.029 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 10.653.491 com a segunda ou dose única, 5.661.480 com a dose de reforço e 109.727 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 911.988 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 423.956 tomaram também a segunda.

Fonte: Política Livre

O Governo Federal apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra a política de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos estados sobre o diesel. Em sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro (PL), já havia anunciado que iria ao STF, e o pedido foi protocolado na quinta-feira (12), pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Mas, especialistas avaliam que uma mudança no ICMS não garante a redução dos preços, apesar de o presidente apostar nisso. Desde o início da gestão Bolsonaro, o litro do diesel já subiu cerca de 111%. Na última segunda-feira (9), a Petrobras anunciou um aumento de 8,87%, fazendo com que o preço médio do litro passasse de R$ 4,51 para R$ 4,91.

Na liminar, a AGU pede que o STF suspenda o convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que definiu a alíquota sobre o diesel.  

Ao serem procurados pela imprensa, os estados alegaram que ainda não foram notificados oficialmente por causa da ação. Em nota, o Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz) disse que "os Procuradores-Gerais dos Estados irão aprofundar os argumentos que embasaram o pedido da AGU e analisar a procedência ou não da ação". 

Fonte: Bahia Notícias

Na tarde de hoje, sexta-feira, 13, por volta das 16h30, ocorreu uma morte num auto de resistência contra um indivíduo com drogas no bairro Sol do Cerrado na cidade de LEM.

Segundo informações, A guarnição do PETO da 85ª CIPM foi acionada para prestar apoio à Seção de Inteligência da CIPE/Cerrado, com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo, quando receberam uma denúncia que um indivíduo estava praticando tráfico de drogas e aterrorizando a localidade armado.

A PM em conjunto, localizou o indivíduo acusado que estava sentado na escada com uma arma na mão, quando ao ser dado voz de abordagem, o mesmo acabou resistindo a prisão e efetuando disparos de arma de fogo com os agentes de segurança que acabaram revidando a injusta agressão.

O indivíduo foi socorrido para a unidade de saúde local, mas acabou não resistindo e vindo a óbito.

O corpo será removido para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: 85ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |