Blog Santo Antônio
Notícias

 

 

Ontem, segunda-feira, 26, a BCS/Santa Luzia, em Barreiras, realizou a formatura da primeira turma de violão do Projeto Primeiro Som.

 

A turma de 15 alunos, entre crianças e adultos, moradores dos bairros da área de cobertura da BCS, passou por cinco meses de instruções de teoria musical e práticas com o instrumento violão.

 

 

No encerramento do curso, estiveram presentes na cerimônia o comandante da 83ª CIPM, Major PM Araken, o comandante da BCS/Santa Luzia, Ten PM Éder e o instrutor Sd PM Pereira Silva.

 

 

Na ocasião, cada aluno realizou individualmente uma apresentação musical, oportunidade em que puderam demonstrar o aprendizado adquirido ao longo desse tempo.

 

 

Por fim, após receberem seus certificados, puderam ainda prestigiar um coffee-break preparado para os formandos e seus familiares. 

 

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/83ª CIPM
A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, principalmente, quando a oferta do bem é muito abaixo do valor de mercado.

Na tarde de hoje (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo furtado durante abordagem no quilômetro 800 da BR 242, no município de Barreiras, oeste baiano.

Era por volta das 14 horas e 30 minutos quando a equipe de policiais abordou uma motocicleta que trafegava com o QRCode da placa suprimido. Ao realizar a fiscalização, a equipe da PRF constatou que os demais elementos identificadores também tinham sido adulterados.

Após uma análise detalhada foi possível identificar o veículo original, que possuía restrição de furto registrada em abril de 2022 na cidade de Brasília (DF).

Diante dos fatos, o veículo e condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil competente para adoção das medidas cabíveis. Inicialmente ele responderá por receptação.

Fonte: PRF BA

Fonte: JOVEM PAN
Doença causa paralisia infantil

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (24), em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga. Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro.

A estratégia tem como meta mobilizar pais e responsáveis para a imunização de crianças de menores de cinco anos contra o vírus que causa a paralisia infantil e a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

"Nós temos um grande desafio, não permitir que a poliomielite seja reintroduzida no Brasil", disse o ministro da Saúde. Ele pediu engajamento da população na imunização das crianças.

"Nós temos 15 milhões de crianças para vacinar e precisamos que vocês nos ajudem para que possamos trazer os pais e avós para vacinar pelo menos 95% dessas crianças", explicou. O último caso de poliomielite registrado foi em 1989, na cidade de Sousa, na Paraíba. O ministro lembrou que Programa Nacional de Imunizações disponibiliza mais de 22 vacinas para a população brasileira contra diversas doenças.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo reúne 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que crianças menores de um ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário.

Gotinha

As crianças de um a quatro anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida popularmente como gotinha, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Até agora, cerca de seis milhões de doses foram aplicadas no Brasil.

Desde 2016, a cobertura vacinal contra a poliomielite está abaixo de 95%, o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, menos de 70% das crianças foram vacinadas, segundo informações do DataSUS.

Além da mobilização contra a poliomielite, o ato em Brasília tem serviço de aferição de pressão, teste de diabetes e práticas integrativas, além de serviços de atendimento e encaminhamento médico, todos gratuitos.

O evento marca também os 32 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), concebido pela Constituição de 1988.

Pandemia e monkeypox

Em seu discurso, o ministro da Saúde comentou a situação atual da pandemia de covid-19 no Brasil, comparando com o período mais grave da crise, em 2021, quando o país registrava média móvel diária de mortes superior a três mil pessoas.

"A união de todos fez com que conseguíssemos superar essa emergência de saúde pública. Hoje, a média móvel de óbitos é inferior a 70 casos por dia. Ou seja, vivemos em um cenário epidemiológico mais controlado", enfatizou.

Sobre a varíola dos macacos (monkeypox), o ministro disse que o SUS conseguiu estruturar uma rede com mais de 15 laboratórios aptos a fazer o diagnóstico, além da aquisição de medicamentos. "Em breve, chegarão as vacinas, tudo isso é fruto do SUS", afirmou.

Ele também mencionou a ampliação do sistema de vigilância em saúde, desde o início da pandemia. "Nossa estrutura de vigilância em saúde triplicou. Os Cievs [Centro de Informações Estratégicas em Saúde] eram 55 e hoje são 164, muitos dos quais em região de fronteira", finalizou.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio
Candidato à reeleição, o senador Otto Alencar (PSD) lidera com folga a corrida pela única vaga disponível na eleição desse ano. Otto tinha 33,9% em 19 de setembro e chegou a 38,1% na nova rodada do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias. Cacá Leão (PP) oscilou positivamente de 19,2% para 19,9%, muito distante de incomodar a liderança mantida por Otto desde o início da disputa pelo Senado.

Dra. Raíssa Soares (PL) caiu abaixo da margem de erro no comparativo entre as duas pesquisas. Ela tinha 14% e foi a 11,3%. Os demais candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Tâmara Azevedo (PSOL) tinha 2,7% e foi a 2,8%; Marcelo Barreto (PMN) tinha 2,1% e foi a 2% e Cícero Araújo (PCO) tinha 1,5% e foi a 1,4%.

Não souberam ou não responderam 12,5% dos eleitores, enquanto 11,9% disseram votar branco/ nulo ou nenhum.

O levantamento ouviu 1540 pessoas com mais de 16 anos em 68 municípios baianos entre os dias 19 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,5% e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob nº 05363/2022.

Fonte: Bahia Notícias



A descarga elétrica provocada por um raio é apontada como causa da morte de 23 animais, na tarde da última sexta-feira (23), em uma fazenda na zona rural de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. A informação foi confirmada neste sábado (24) pela Neoenergia Coelba, empresa concessionária de energia no estado.

Em nota, a Neoenergia Coelba explicou que a descarga atmosférica atingiu equipamentos da rede elétrica, na localidade de Brejinho, e causou danos na linha de distribuição de energia. Equipes técnicas, de acordo com o empresa, chegaram ao local 20 minutos após o incidente e iniciaram a recomposição na rede, que foi finalizada às 19h.

A concessionária afirma que a energia no local foi restabelecida e clientes que tenham sido impactados podem solicitar o ressarcimento por danos elétricos no site da distribuidora ou na central atendimento no número 116.

Fonte: G1/Bahia
Busca pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral

No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Faltando uma semana para o pleito, o eleitor pode consultar com antecedência o local de votação e evitar eventuais transtornos.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria.

Quem tiver interesse pode baixar gratuitamente a ferramenta, que está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.

Em 1° de outubro, dia anterior ao primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.

A última opção para consultar o local de votação é utilizar o Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp e iniciar a conversa virtual com o aplicativo.

Fonte: Agência Brasil
24
Set / 2022

Há Vagas!

Fonte: Grupo Santo Antonio
Valor a ser restituído será depositado em 30 de setembro

A Receita Federal libera nesta sexta-feira, a partir das 10h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. Contribuintes que entregaram a declaração tanto do ano-base 2021 como de anos anteriores poderão fazer a consulta.

O valor a ser restituído será depositado em 30 de setembro. De acordo com a Receita, o montante de R$ 1,9 bilhão será depositado a 1.220.501 contribuintes. Desse total, R$ 221.130.324,62 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 5.201 idosos acima de 80 anos; 36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 15.378 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 1.159.183 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores.

Fonte: CNN Brasil, *Com informações de Agência Brasil
Crime foi cometido em julho deste ano. Vereador e policial militar foram presos no começo de setembro.

O segundo comparsa do vereador Jean Charles Alexandre (PSB), presidente da Câmara de Ibotirama, no oeste da Bahia, foi preso na manhã desta sexta-feira (23). Ele também está envolvido na morte de Marcello Leite Fernandes, de 39 anos, em julho deste ano, a mando do político.

Jean Charles foi preso no dia 8 de setembro, durante a primeira fase da Operação Petúnia. Eles seguem custodiados à disposição da Justiça. A Polícia Civil cumpre oito mandados de busca e apreensão no Centro da cidade e em uma aldeia indígena da região.

O homem preso nesta manhã não teve o nome divulgado, por causa da Lei de Abuso de Autoridade. No entanto, a polícia detalhou que ele é investigado como o piloto da moto usada no dia do crime. Além disso, ele também foi autuado em flagrante por posse de uma pistola.

A polícia vai fazer a perícia da arma para investigar se ela foi usada para matar Marcello. Uma espingarda e seis munições também foram apreendidas na residência do acusado. A linha principal é a do crime ter sido motivo por desentendimentos relacionados à política local.

Apesar disso, também há a suspeita de outras possíveis motivações, como de disputas de terras. A diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Andréa Ribeiro, informou que outros envolvidos também serão identificados.

"Após as duas primeiras prisões conseguimos elementos diante da análise do material apreendido, da escuta de testemunhas e oitivas, de modo a alcançar outros envolvidos no grupo criminoso. Os cumprimentos de hoje vão robustecer, ainda mais, a nossa investigação", disse.

A ação conta com policiais do DHPP, da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Polícia Federal (PF), do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin).

Fonte: G1

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, promove hoje (quinta) e amanhã (sexta-feira) no Centro Cultural, uma capacitação sobre boas práticas na fabricação e conservação de alimentos. O curso é gratuito e reuniu dezenas de produtores da sede e zona rural do município. A capacitação aconteceu em alguns povoados da zona rural.

“Hoje, abordamos temas diversos, como boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, problemas de intoxicação e infecção de origem alimentar, diversificação da produção e dentre outros”, explicou a instrutora do Senar, Especialistas em Inspeção e Tecnologia de alimentos e médica veterinária, Andressa Novais.

Os produtores aprovaram a capacitação. “Um curso muito bom, hoje a gente tem uma visão ampla dos cuidados com os alimentos, aprendemos que a qualidade é melhor que a quantidade. Todos esses processos de como fazer desde fabricação e conservação contribui muito para o nosso crescimento”, disse a participante Suely Xavier.

Todos os produtores que conseguirem 75% de presença nas aulas receberão certificado com uma carga horária de 16 horas. “A capacitação visa trazer o produtor para perto, incentivar e auxiliar no aprimoramento da produção. Esse momento é de grande importância para a segurança alimentar e mais competitividade no mercado”, reforçou o secretário interino de Agricultura Felipe Gusmão.

Fonte: Ascom SD
Levantamento nacional aponta empate técnico de 39,2% a 39,1% entre os dois principais candidatos a presidente



Levantamento encomendado pelo banco Modal realizado pela Futura Inteligência aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está numericamente à frente do candidato petista Lula: 39,2% a 39,1%.

O resultado é um empate técnico, levando em conta a margem de erro de 2,2 pontos apresentado pela pesquisa.

O candidato do PDT Ciro Gomes é o terceiro colocado com 6,6%, seguid pela candidata do MDB Simone Tebet, que disparou para 6,1% e também está tecnicamente empatada na terceira colocação.

Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto, segundo a Futura Inteligência.


A pesquisa realizou 2 mil entrevistas, entre os dias 19 a 21 de setembro de 2022, por meio de técnica de abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador), e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02650/2022.

Fonte: Diário do Poder
As oportunidades são para pessoas com idade acima de 18 anos.

Os cursos de Educação de Jovens e Adultos a Distância, do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), estão com 1.078 vagas gratuitas abertas. As atividades são reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educação.

Estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano), podem se inscrever nos cursos. Os interessados devem efetuar a inscrição através do site do SESI Bahia, que ficará aberta até que as vagas sejam preenchidas.

As vagas estão distribuídas em diversos municípios do estado. Em Salvador, há 195 vagas disponíveis, enquanto Feira de Santana 129, Ilhéus contam com 200 oportunidades. A cidade de Juazeiro tem 179 vagas, Teixeira de Freitas tem 200 e Vitória da Conquista 175.

Os cursos são realizados na modalidade a distância (EaD), com 80% das aulas on-line, em plataforma de estudos do SESI, e 20% presenciais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sesieja@fieb.org.br ou nas Escolas SESI dos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Fonte: G1
Por volta das 13h43, os futuros do petróleo Brent recuaram mais de 5%, para cerca de US$ 85,66 por barril

Os preços do petróleo despencaram nesta sexta-feira (23) para o menor patamar desde janeiro, com o índice do dólar chegando ao seu valor mais alto em mais de duas décadas e com os temores sobre a demanda, já que o aumento das taxas de juros arrisca levar as principais economias à recessão.

Por volta das 13h43, do horário de Brasília, os futuros do petróleo Brent recuaram mais de 5%, para cerca de US$ 85,66 por barril.

A commodity negociada nos Estado Unidos, o WTI, no mesmo horário, perdia mais de 6%, a 78,24 dólares o barril.

Já o dólar americano estava a caminho de seu maior fechamento em relação a uma cesta de outras moedas desde maio de 2002.

Um dólar forte reduz a demanda por petróleo tornando o combustível mais caro para compradores que usam outras moedas.

Fonte: Bahia.ba

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, informa que devido um problema no voo que ocasionou o atraso de quatro horas, o show da Banda RPM, que aconteceria nesta sexta-feira (23), dentro do Festival Primavera de Entretenimento e Negócio, foi adiado para este sábado (24).

A programação especial do maior festival de negócios e entretenimento do interior da Bahia segue normalmente nesta sexta-feira,23, com exposição de stands comerciais destinados à divulgação de marcas, produtos, serviços e as apresentações musicais da cantora Roberta Miranda, Kátila Lima e Leoni Cunha.

No sábado, último dia da 4ª edição do Festival Primavera, terá as apresentações das bandas RPM, Kell Smith e Di Propósito.

Fonte: Dircom PMB

Na noite de quinta-feira (22) foi a vez dos produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães receberem a comitiva da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para mais uma edição do projeto reuniões das comunidades, que foi realizado na sede do Sindicato Rural do município. 

O encontro foi marcado pela interação entre diretoria da entidade agrícola e agricultores que puderam transmitir as principais demandas da região produtiva. “Reunimos com os agricultores das comunidades de Alto Horizonte, Novo Paraná e Placas. Apresentamos nossas ideias e informações importantes aos nossos produtores associados. É sempre bom momentos como esse, de debate e troca de conhecimentos, o que faz a reunião ser bem satisfatória”, afirmou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

A produtora rural e vice-presidente da Faeb, Carminha Missio, prestigiou o momento e destacou a relevância do encontro. “Tanto para nós produtores, quanto representantes institucionais, essa proximidade faz com que a solução das demandas se tornem cada vez mais fácil e a Aiba consiga intervir em favor dos representantes de cada comunidade. Sinto um orgulho muito grande pelo que a Aiba tem feito ao longo desses anos por todos nós produtores, como representantes de classe”, destacou.

Projetos e ações institucionais nas áreas de Segurança, Infraestrutura, Fitossanitário, Sustentabilidade e Responsabilidade Social foram apresentados durante a programação, que contou com a participação do vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt, delegados regionais, membros da diretoria da Aiba e Abapa, representantes do Núcleo Mulheres do Agro e colaboradores.

Fonte: Aiba

Na noite de quinta-feira (22) foi a vez dos produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães receberem a comitiva da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para mais uma edição do projeto reuniões das comunidades, que foi realizado na sede do Sindicato Rural do município. 

O encontro foi marcado pela interação entre diretoria da entidade agrícola e agricultores que puderam transmitir as principais demandas da região produtiva. “Reunimos com os agricultores das comunidades de Alto Horizonte, Novo Paraná e Placas. Apresentamos nossas ideias e informações importantes aos nossos produtores associados. É sempre bom momentos como esse, de debate e troca de conhecimentos, o que faz a reunião ser bem satisfatória”, afirmou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

A produtora rural e vice-presidente da Faeb, Carminha Missio, prestigiou o momento e destacou a relevância do encontro. “Tanto para nós produtores, quanto representantes institucionais, essa proximidade faz com que a solução das demandas se tornem cada vez mais fácil e a Aiba consiga intervir em favor dos representantes de cada comunidade. Sinto um orgulho muito grande pelo que a Aiba tem feito ao longo desses anos por todos nós produtores, como representantes de classe”, destacou.

Projetos e ações institucionais nas áreas de Segurança, Infraestrutura, Fitossanitário, Sustentabilidade e Responsabilidade Social foram apresentados durante a programação, que contou com a participação do vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt, delegados regionais, membros da diretoria da Aiba e Abapa, representantes do Núcleo Mulheres do Agro e colaboradores.

Fonte: Aiba

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 574 casos de Covid-19. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.695.377 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.664.013 são considerados recuperados, 606 encontram-se ativos e 30.696 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta sexta-feira (23) contabiliza ainda 2.028.538 casos descartados e 358.089 em investigação. Na Bahia, conforme a secretaria, 68.542 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.655.854 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.819.043 com a segunda ou dose única, 7.302.075 com a de reforço e 2.214.823 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.043.654 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 676.853 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 47.594 tomaram a primeira e 7.939 tomaram a segunda dose.

Fonte: Política Livre

Fonte: JOVEM PAN
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |