Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: JOVEM PAN

O Festival Primavera de Negócios e Entretenimento é uma vitrine de investimentos, tendências e bons negócios. Realizado pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo dentro do projeto Barreiras Investe, o espaço reúne em uma megaestrutura até o próximo sábado (24), investidores na área de tecnologia, inovação, lazer, arte e entretenimento.

Quem compareceu nesta quinta-feira (22), ao Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha pôde conferir muitas novidades tecnológicas. Estão lá para apresentar suas apostas para este ano, empresas pioneiras e recém-lançadas, como a Cabine 360 Graus Imagens, que disponibiliza uma experiência de simulação de vídeo em realidade virtual e grava reações das pessoas em todos os ângulos. A empresa PHW holding corporativa também disponibiliza em seu stand, um cubo de imagem virtual, onde o visitante é convidado a assistir em telas 3D uma leitura futurística e moderna de Barreiras para os próximos anos.

Os expositores de móveis, artigos de decoração e bem-estar também trouxeram os últimos lançamentos do mercado. Colchões com massageadores, simulador de aplicação de cores, objetos de decoração em formas geométricas e produtos de beleza que prometem resultados surpreendentes. A energia solar é um dos destaques, apresentando ao público a “energia limpa” e os benefícios de investir em placas fotovoltaicas.

Na área de gastronomia pratos típicos estão presentes, com destaque para o Food Truck do Chopp A Rodada, fabricado em Luís Eduardo Magalhães presente também no Festival. “O Festival Primavera nos dá a chance de promover a marca e principalmente, mostrar a Barreiras e visitantes, como produzimos chopp de qualidade aqui mesmo no Oeste. Investimos em muita tecnologia, colocamos muito amor e dedicação nesse investimento saboroso”, disse o empresário Rui.

Para fechar a segunda noite, o show da banda The Fevers animou o público relembrando grandes sucessos da trajetória de 58 anos marcados desde a Jovem Guarda, e logo depois, a energia e o alto-astral de Toni Garrido entraram no palco com um agradecimento especial por retornar a Barreiras. O fechamento da noite ficou por conta da atração local embalada pelos reggaes da banda Remanescentes.

O prefeito Zito Barbosa e o secretário de indústria, comércio e turismo, Roberto Carvalho, visitaram os expositores para conhecer de perto as tendências, que trazem o diferencial para o festival. “Tínhamos que realizar este Festival Primavera, vivenciamos dois anos difíceis com a pandemia, principalmente para o comércio, e agora esse festival vem para fortalecer os negócios, apresentar tecnologias, tendências e mostrar como nosso comércio é forte. Até sábado temos uma grande programação de shows, gastronomia e novidades nos stands. Convido a todos de Barreiras e Oeste para participar, porque preparamos com muito carinho este evento para toda família”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: Dircom PMB

Na manhã de ontem, sexta-feira, 23, por volta das 10h30, o PETO da 86ª CIPM, prendeu indivíduos por porte ilegal de arma de fogo e fartas munições nas proximidades da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Formosa do Rio Preto.

Após registro da Delegacia de Polícia de Formosa do Rio Preto, denunciantes procuraram o Comando da 86ª CIPM, informando que homens armados faziam abordagens a transeuntes. Prontamente, foi direcionada uma guarnição do PETO para verificar a denúncia, onde foi identificada uma caminhonete em suspeição, próximo a área de supressão vegetal (desmatamento).

Os policiais militares prosseguiram com a abordagem em fundada suspeita, localizando embaixo dos tapetes do motorista e passageiros traseiros e no porta luvas do veículo, 03 revólveres calibre .38 e  01 rifle .22, todos municiados e junto a grande quantidade de mais munições .22 e .38, além de cartuchos calibre 12, canivete, facão, carteira com documentos, cartões e pequena quantidade de dinheiro em espécie. 

Todo o material elencado em relatório de ocorrência policial juntamente com o veículo, foram apresentados na Delegacia de Polícia de Formosa do Rio Preto. 

Fonte: 86ª CIPM

No final da tarde de ontem, sexta-feira, 23, policiais militares da 83ª CIPM, apreenderam maconha na Avenida Estrada Cavalheira, no bairro Santa Luzia, na cidade de Barreiras.

O pelotão de Emprego Tático recebeu uma denuncia anônima  de uma residência que era utilizada como tráfico de drogas e um lote baldio próximo da casa que era usado para enterrar os entorpecentes. Ao deslocar até o local foi verificado que se tratava de uma construção abandonada. 

Foi realizado então a busca no perímetro e encontrado enterrado no lote, uma lata com uma quantidade pesando 950 gramas de substância análoga a Canabis sativa enrolada em várias sacolas. O material foi recolhido e apresentado a Delegacia de Polícia.

Fonte: 83ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio
22
Set / 2022

Há Vagas!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Indo e vindo na Rua Joaquim Neto, foi assim, de mãos dadas e entregando panfletos aos motoristas e pedestres atentamente sob a supervisão dos Agentes de Trânsito da Cootrans, que aproximadamente 150 crianças da pré-escola I e II da Escola Municipal Joaquim Neto na Vila Brasil, participaram da Blitz Educativa “Juntos Salvamos Vidas”, promovida pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, nesta quarta-feira (21).

A ação, que teve início às nove horas da manhã, faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito com pista de simulação de trânsito, carros e bicicletas infantis, semáforo, placas de sinalização, estacionamento e faixa de pedestres. Além disso, os pequenos da Educação Infantil foram às ruas entregar panfletos e conversar com os condutores.

Em frente à Escola Municipal Joaquim Neto, o pequeno Hugo Henrique acompanhado do subdiretor da Cootrans, Carlos Reis, alertou o motorista sobre a importância de usar cinto de segurança e respeitar o semáforo. “A Escola tem feito um trabalho educativo com as crianças durante o mês, e isso é essencial, porque insere no cotidiano deles e depois eles levam aos pais essa conscientização de respeitar, proteger e cuidar das pessoas no trânsito”, disse Carlos Reis.

A diretora Olivia Sampaio e a coordenadora pedagógica, Luzimar Santos, acompanharam as atividades e explicaram que a intervenção pedagógica de trânsito faz parte do projeto político pedagógico da escola Joaquim Neto. “Estamos aqui educando os adultos e condutores do futuro. As crianças ficaram eufóricas ao participar do evento, foram comunicativas, fizeram várias perguntas, tiveram interesse e até nos contaram sobre o comportamento de seus pais como condutores de veículos”, disse Luzimar Santos.

Ainda segundo o subdiretor da Cootrans, a Escola Balão Mágico também recebeu a equipe da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito na terça-feira (20), e as ações seguem o cronograma de escolas municipais, estaduais e privadas, alcançando estudantes de todas as faixas etárias.

“Nessa semana, que intensificamos a Campanha Nacional do Trânsito, buscamos atingir o público infantil, juvenil e também adulto. Levando a mensagem que todos somos responsáveis e precisamos juntos salvar vidas, porque a educação e comportamento no trânsito precisa ser um exercício diário”, finalizou o subdiretor.

A Semana Nacional do Trânsito acontece até o próximo domingo (25), com palestras e blitz educativas.

Fonte: Dircom

A terceira rodada da pesquisa Datafolha, contratada pela Rádio Metropole e divulgada nesta quarta-feira (21), aponta que o senador e candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) aparece na liderança com 41% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o deputado federal Cacá Leão (PP), com 19%, e a médica Raíssa Soares (PL), com 7%.

Cícero Araújo (PCO), Tâmara Azevedo (PSOL) e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) têm 3% cada um. Brancos e nulos somam 13% na disputa pelo Senado, e os indecisos são 12%.

Na pesquisa anterior, Otto Alencar tinha 39% contra 16% de Cacá Leão, 8% de Raíssa Soares, 6% de Cícero Araújo, 4% de Tâmara Azevedo e 3% de Marcelo Barreto Luz para Todos.

A pesquisa ouviu 1.526 eleitores, e foi feita entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A consulta está registrada no TSE : BA-07738/2022 e BR-09822/2022.

Fonte: Política Livre

A terceira pesquisa Datafolha sobre a sucessão na Bahia realizada nesta campanha eleitoral aponta o candidato ACM Neto (União Brasil) na liderança e confirma uma tendência de crescimento do candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

O ex-prefeito de Salvador tem 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada contra 31% de Jerônimo, candidato apoiado por Lula (PT). Em terceiro lugar, vem o ex-ministro João Roma (PL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 8%.

O candidato a governador Marcelo Millet (PCO) marcou 1%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% dos eleitores, enquanto 6% dizem estar indecisos em relação à sucessão estadual.

Ainda de acordo com a pesquisa, ACM Neto chega a 55% dos votos válidos, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem para o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), com 35%, seguido por João Roma (PL), com 9%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ACM Neto mantém também a primeira colocação. Do total, 35% dos entrevistados disseram que votariam no ex-prefeito da capital baiana, contra 19% do postulante do PT e 4% do candidato do PL.

Na pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, ACM Neto tinha 49% das intenções de voto contra 28% de Jerônimo e 7% de João Roma (PL).

Já a primeira pesquisa, divulgada em 24 de agosto, mostrava ACM Neto com 54% das intenções de voto contra 16% de Jerônimo Rodrigues e 8% de João Roma.

O levantamento, contratado pela rádio Metrópole, da Bahia, foi realizado de segunda (19) a quarta-feira (21) e entrevistou 1.526 eleitores. Ele está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BA- 07738/202. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: João Pedro Pitombo/Folhapress
O evento “Saúde Mental: Autocuidado e Prevenção” atendeu não só aos policiais, mas também aos servidores administrativos, terceirizados e estagiários

Com o propósito de despertar atenção e contribuir para uma maior conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através do Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Servidor (NUSINT), e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, promoveram encontros e palestras em alusão à campanha do Setembro Amarelo.

As atividades aconteceram na última terça (20) na Superintendência da PRF na Bahia e incluíram policiais, servidores administrativos, terceirizados e estagiários. O encontro faz parte de uma série de ações que visam conscientizar o maior número possível de pessoas sobre questões relacionadas ao suicídio, bem como reforçar os sinais indicativos que podem ser percebidos por pessoas próximas.

No evento, palestraram o Psicólogo e Especialista em Psicologia em Saúde, Florisvaldo Rodrigues Abreu; a psicóloga, pós-graduada em Psicologia das Emergências e Desastres e instrutora do CFAP/CBMBA, Valéria Tatiane Glória dos Santos e o Psicólogo e mestrando em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Murilo dos Anjos Santos.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Durante o mês, são realizadas atividades de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Fonte: PRF BA

Com 50% dos mais de 52 mil domicílios previstos para serem visitados já recenseados, as equipes do IBGE dão início à fase final do Censo 2022, em Barreiras. São 125 recenseadores devidamente identificados com bonés, crachás e coletes que se revezam nas visitas às residências, aplicando questionários entre a população e coletando dados econômicos, demográficos e sociais. O Censo do IBGE é realizado a cada 10 anos.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e para garantir dados reais da população, pedimos a colaboração na hora de receber nossos recenseadores. Utilizamos dois questionários, um mais básico que apura informações sobre arranjo familiar, saúde e grau de instrução. Ele dura entre cinco e sete minutos. O outro, por amostragem, é mais detalhado, mas mesmo assim, o tempo de resposta é de 12 a 15 minutos. Solicitamos que as pessoas contribuam, respondendo às perguntas nestes curtos espaços de tempo”, reforça o coordenador do Censo, João Marcos de Oliveira.

Para colaborar na realização do Censo 2022 a Prefeitura de Barreiras está apoiando o IBGE com a estruturação e cessão de espaço para abrigar os recenseadores com mobiliário e internet, além de veículo para o transporte das equipes. “Este apoio está sendo fundamental para nosso trabalho de campo e de compilação de dados”, descreve João Marcos. Ele destaca que Barreiras foi dividida em mais de 300 setores para a realização da pesquisa durante os três meses de execução, de 1º agosto a 31 de outubro.

No momento em que o recenseador chega a um domicílio ele se identifica e apresenta a um dos moradores a pesquisa, reforçando que as informações são sigilosas e protegidas por legislação própria. No crachá do profissional está a foto, CPF e o QRCode para checagem dos dados, caso haja dúvidas. O entrevistado pode fornecer as informações, além do formato presencial, por telefone ou e-mail, basta informar ao recenseador que posteriormente será procurado pelo meio escolhido. Importante destacar que no momento do censo é solicitado o CPF e data de nascimento do entrevistado.

Conforme o chefe de Gabinete, o trabalho do Censo é  fundamental para o município. “O IBGE está fazendo o levantamento dos dados em todo Brasil, aqui em Barreiras a Prefeitura está dando total apoio. Precisamos que nesse momento, a população contribua abrindo as portas para os recenseadores porque esses dados são fundamentais para o município, principalmente para a implantação e realização de políticas públicas”, destaca Jeferson Barbosa.

Fonte: Dircom

O Brasil registrou, nesta quarta-feira (21), 87 mortes por Covid e 7.335 casos da doença. Com isso, o país chega a 685.656 vidas perdidas e a 34.651.742 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

As médias móveis de mortes e casos permanecem em queda, em relação aos dados de duas semanas atrás. A média de óbitos --em redução há 18 dias consecutivos-- agora é de 68 por dia, queda de 28%. Já a média de infecções é de 7.011 ao dia (redução de 33%).

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Ao todo, 181.116.521 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen, são 170.576.374 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 84,31% da população com a 1ª dose e 79,4% dos brasileiros com as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen.

Até o momento, 103.734.618 pessoas já tomaram a terceira dose, e 29.837.596 a quarta.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes.

Fonte: Folha
MP do Programa Emprega + Mulher foi aprovado pelo Congresso

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (21) a lei que cria o Programa Emprega + Mulheres, que foi instituído por meio da Medida Provisória 1.116/2022. A iniciativa prevê uma série de medidas para estimular a empregabilidade de mulheres e inclui, por exemplo, a flexibilização do regime de trabalho, a qualificação em áreas estratégicas para promover ascensão profissional, a prevenção do assédio e da violência e o acesso ao microcrédito. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim de agosto. 

A nova lei também estabelece prioridade para a qualificação de mulheres vítimas de violência e a ampliação dos valores disponíveis para empréstimos para mulheres empreendedoras e trabalhadoras informais no Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).

O texto sancionado ainda inclui na legislação a regra de paridade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função dentro da mesma empresa.

"A medida buscou flexibilizar a jornada de trabalho para mães e pais que tenham filhos com até 6 anos ou com deficiência, os quais podem ser beneficiados com prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República, em nota. Ademais, a proposição determina que as mulheres recebam o mesmo salário dos homens que exercem a mesma função na empresa e, ainda, prevê apoio ao microcrédito para as mulheres. Nesse sentido, a iniciativa ampara o papel da mãe na primeira infância dos filhos, e, também, qualifica mulheres em áreas estratégicas, com o intuito de contribuir para a ascensão profissional e o retorno ao trabalho de mulheres após o término da licença-maternidade". 

A lei também estabelece que os empregadores que adotarem o benefício do reembolso-creche ficam desobrigados da instalação de local apropriado para a guarda e a assistência de filhos de empregadas no período da amamentação, nos termos da legislação vigente. Também foi ampliado para 5 anos e 11 meses a idade máxima para a criança ter direito a auxílio-creche. 

O texto da nova lei ainda prevê a possibilidade de suspensão do contrato de trabalho do trabalhador cuja esposa ou companheira tenha encerrado o prazo da licença-maternidade, mediante aproveitamento em curso de formação ou reciclagem. Assim, a proposta instituiu uma licença de longa duração a ser dividida por ambos os pais.

Fonte: Agência Brasil

Ontem, terça-feira, 20, por volta das 16h10, a Cipe Cerrado prendeu um homem por crime ambiental na localidade conhecida por Mata da Umburana, no município de LEM.

Após denúncia de que na localidade havia um homem que realizava disparos de arma de fogo, a guarnição foi até a região e após buscas encontrou um homem com as características descritas na denúncia.

Indagado sobre os disparos, o abordado que é caseiro de uma chácara no local, declinou que abateu um tucano e que já o teria consumido.
 
O homem apresentou a arma que teria utilizado, bem como materiais para recarga de munições e cartuchos deflagrados de diversos calibres. Diante dos fatos o abordado foi conduzido para o DISEP, em LEM, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Fonte: Cipe Cerrado

Fonte: Grupo Santo Antonio
19
Set / 2022

Siga-nos no Instagram

Fonte: Grupo Santo Antonio
Ele tentou se passar por outra pessoa para ‘escapar’ de fiscalizações e evitar a prisão.

Na madrugada deste sábado (17), policiais rodoviários federais realizavam fiscalização da Operação São Desidério Fest 2022, no Km 205 da BR 135, em São Desidério e abordaram um Fiat/Pálio, conduzido por um homem de 37 anos.

Ao se aproximarem do veículo, os PRFs solicitaram os documentos de porte obrigatório do motorista para consulta detalhada nos sistemas informatizados da polícia.

Notava-se que o homem apresentava um certo desconforto com a abordagem policial e ele tentando enganar a equipe informou nome falso.

Após alguns minutos da entrevista, o homem confessou o nome verdadeiro e disse que possuía um mandado de prisão ao seu desfavor.

Após consulta nos sistemas de segurança, ficou constatado que o foragido da justiça goiana decorrente de processo pelo crime previsto no artigo 121 do Código Penal (homicídio qualificado), documento expedido no ano de 2019.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, para formalização dos procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF BA

As atrações da primeira noite do São Desidério Fest fizeram o público cantar e dançar ao som do arrocha, axé e forró. O Coliseu da Paz recebeu milhares de foliões que foram conferir a voz marcante do cantor e compositor Tayrone. “Fico muito feliz em fazer esse show maravilhoso aqui em São Desidério, cidade de um povo acolhedor e que gosta muito de dançar agarradinho”, disse o cantor.

O evento é marcado por uma mistura de ritmos que fez todo mundo pular com o axé da banda Cheiro de Amor. “Sou muito fã da música baiana, não podia faltar o axé nessa festa tão linda, divertida e esperada”, confirma a foliã de Angical, Samira de Jesus. Em seguida o cantor Thiago Aquino fez todos dançarem aquele forrozinho. “Nordestino sempre pede forró e esse tá bom demais”, comemora o Gilson Vieira.

Também se apresentaram os artistas da terra Jeferson e Banda, Renan Felipe e Rodrigo Rocha. “Estamos muito felizes com o resultado desta primeira noite, grande público, shows marcantes e muita animação nesta festa linda”, conclui o secretário da SECULT, Florentino Filho.

Fonte: Ascom SD

Equipe Rodada Team de Rally é Campeã do Rally dos Sertões na Categoria Over 45, com o piloto Rui Gengnagel e Navegador Luiz Venson.
Foram 15 dias de prova, o Maior rally do mundo, o Rally dos Sertões, pilotos do mundo inteiro e Luís Eduardo Magalhães é claro não ficou de fora, foi representado por várias equipes, e a que mais se destacou foi a equipe Rodada Team.

O piloto Rui Gengnagel, sócio da Cervejaria Rodada e G7 Net estreia sua carreira nos rallys, junto com seu navegador André Venson, e trazem para casa o troféu de campeões da Categoria UTV Over 45.

Muita adrenalina e emoção. Parabéns a Equipe Rodada Team.

Fonte: Rodada

O primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos deve chegar ainda este mês ao Brasil, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista ao programa Brasil Em Pauta, da TV Brasil.

A negociação, feita com o laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, conta com a intermediação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Nessa primeira leva, devem estar disponíveis 50 mil imunizantes, os mesmos utilizados para o combate da varíola.

De acordo com o ministro, as vacinas não são para toda a população, e sim para grupos específicos. “Não há recomendação, no momento, para a vacinação em massa”, esclareceu Queiroga.

Entre os grupos específicos estão profissionais de saúde que lidam diretamente com amostras de infectados e pessoas que tiveram contato com portadores do vírus. “Estudos já mostram que uma dose dessa pode ser fracionada em cinco doses. Então nós podemos beneficiar um número maior de pessoas. A princípio são aqueles que têm contato com o material contaminado”, disse Queiroga.

O ministro da Saúde também reforçou as diferenças entre a varíola dos macacos e a covid-19. Segundo Queiroga, além da letalidade, o vírus da covid-19 apresentou inúmeras mutações no decorrer da pandemia, o que não se observa com a varíola dos macacos, que foi mapeada pela primeira vez na África, em 1976.

Queiroga reforçou ainda que os índices de contágio da varíola dos macacos estão em queda no mundo e em estabilidade no Brasil. “No mundo inteiro o surto tem diminuído, a velocidade de progressão dos casos é menor e nós estamos numa fase de platô com queda. Então esperamos que esse surto seja controlado”, defendeu Queiroga.

Além da importação emergencial de doses de vacina contra a varíola dos macacos, o Ministério da Saúde também recebeu autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar o antiviral Tecovirimat, que deve ser utilizado em situações graves e específicas. “O uso é diante de situações onde não temos mais alternativas para esses pacientes”, salientou o ministro da Saúde.

Vacina Nacional

O Ministério da Saúde também trabalha com o desenvolvimento de um imunizante nacional para enfrentar a doença. A expectativa é que a vacina esteja operacional no segundo semestre do ano que vem. Mas para isso, segundo o ministro Queiroga, o cenário epidemiológico tem de indicar a necessidade de ampliação do público alvo da vacinação.

“É algo que está trabalhado, em pesquisas. Já recebemos a Universidade Federal de Minas Gerais, que nós chamamos de semente, que depois gera a produção do IFA, e a Fundação Oswaldo Cruz, através de Biomanguinhos, tem capacidade de fazer escala. Mas isso é se houver uma indicação de vacinação para um grupo maior de pessoas”.  

A varíola dos macacos tem sinais e sintomas que se caracterizam por lesões e erupções de pele, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

O programa Brasil Em Pauta com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai ao ar neste domingo (18), às 22h30, na TV Brasil.

Fonte: IBahia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |