Blog Santo Antônio
Notícias
O licenciamento ambiental foi expedido pelo INEMA, através da portaria n° 26.881, que autoriza a ação de supressão de vegetação, na BR-030.

A empresa Construtora Luís Costa LTDA (CLC) vai iniciar a supressão de vegetação nativa, para a implantação da pavimentação asfáltica da rodovia BR-030, trecho Cocos Carinhanha, passando por Feira da Mata, totalizando 88,2km.

O licenciamento ambiental foi expedido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), portaria n° 26.881, que autoriza a ação de supressão de vegetação, em uma área :712,22 hectares. Com largura/faixa de domínio: 40 m (cada lado).

Em junho, representes da empresa esteve em Cocos procurando um local para instalar o canteiro de obras. Na época, faltava a autorização de uma licença ambiental para a instalação do canteiro e do escritório regional da empresa.

 Em 2017, os prefeitos dos municípios de Cocos, Marcelo de Souza Emererciano, Dr.Marcelo (PR) e Feira da Mata, Aparecido Alves da Silva, Cidim (PPS), receberam o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, o qual garantiu que o processo de processo de licitação seria aberto até setembro daquele ano.

Fonte: Folha do Vale
Objetivo é coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral

Foi publicada, na edição desta quinta-feira (1º) do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJe/TSE), a Portaria TSE nº 833, que institui o Núcleo de Inteligência voltado ao enfrentamento da violência política nas Eleições 2022.

A ação é fruto de uma parceria firmada entre o TSE e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG). A forma de atuação ainda será definida pelo presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, que também exercerá a presidência do núcleo especializado. As ações devem ser definidas durante a primeira reunião entre os integrantes em data ainda não definida.

No dia 24 de julho, Moraes se reuniu com comandantes das PMs dos Estados e do Distrito Federal para alinhar procedimentos e discutir questões relacionadas à segurança preventiva durante o pleito deste ano. Foi durante este encontro que ficou acordada a implantação do Núcleo de Inteligência, que terá a composição paritária, ou seja, equilibrada entre as instituições.

Formação

O núcleo será formado por representantes do TSE e também do CNCG, que atuarão em conjunto para coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral.

Por parte da Corte Eleitoral, além do ministro Alexandre de Moraes, o grupo contará com a participação do juiz auxiliar Marco Antonio Martin Vargas, que ficará responsável pela Secretaria-Executiva; o assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) Eduardo de Oliveira Tagliaferro; e Roberto Allegretti.

Já o CNCG será representado pelo tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Waldicharbel Gomes Moreira; pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Lázaro Tavares de Melo da Silva; e pelo tenente-coronel da PM da Bahia (PMBA) José Luís Santos Silva.

Fonte: TSE

 Bombeiros militares do 17º GBM, resgataram um trabalhador que caiu de uma altura de cerca de 3 metros numa obra de construção de uma escola nesta quinta-feira (1), em Barreiras. O acidente aconteceu no bairro Flamengo, por volta das 10h. Os bombeiros utilizaram uma escada para acessar o local e retirar o homem.

O homem teve o quadril e as pernas imobilizadas por suspeita de fraturas. A vítima, um ajudante de pedreiro de 59 anos, recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  para uma unidade hospitalar.

Segundo informações, a vítima tirava a tampa de um espaço destinado a um reservatório quando se desequilibrou e caiu dentro do local. Ao notar o acidente, colegas de trabalho acionaram o resgate.

Fonte: Bahia Notícias
Ocorrências foram registradas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras e Simões Filho

3

Nesta quarta-feira, 31, em três ocorrências, policiais rodoviários federais recuperaram 2 motocicletas roubadas e 1 carro com registro de apropriação indébita na Bahia.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 17:00, no Km 107 da BR 101, município de Alagoinhas (BA). A Equipe realizava fiscalizações de trânsito, quando abordaram uma Honda/Cg 125 Titan para procedimentos de fiscalização. Ao examinar as características identificadoras do veículo, verificou-se indícios de adulteração. Após consultar os sistemas policiais, foi constatado que a motocicleta original possuía restrição de roubo/furto.

Já no km 185 da BR 135, trecho do município de Barreiras (BA), por volta das 18:40, uma motocicleta HONDA/CG 160 TITAN desobedeceu a ordem de parada dos policiais e evadiu-se em alta velocidade. Após acompanhamento tático, a equipe conseguiu abordar o veículo. Ao realizar as consultas, verificou-se que a motocicleta estava com seus elementos identificadores adulterados. Foi constatado também que o condutor não possuía CNH.

Por fim, no município de Simões Filho (BA), no km 599 da BR 324, às 20:45, durante abordagem ao veículo Caoa Chery/Tiggo8, os policiais verificaram que o automóvel possuía uma restrição de apropriação indébita registrada na 2ª DP de Santo André/SP. Segundo consta, o veículo havia sido alugado em 24/06/2022 pelo condutor, com devolução prevista para o dia 09/07/2022, mas que não havia sido devolvido até então.

Diante dos fatos, todos os envolvidos e os respectivos veículos foram encaminhados às Delegacias de Polícia Civil locais para adoção dos procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF
Patamar continua abaixo do nível pré-pandemia

A produção industrial brasileira subiu 0,6% em julho, após cair 0,3% em junho deste ano. Com isso, o setor ainda se encontra 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020, e 17,3% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Na comparação anual, a queda foi de 0,5% e a perda acumulada no ano é de 2%. Em 12 meses, a indústria acumula retração de 3%.

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foram divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o gerente da Pesquisa, André Macedo, apesar da perda acumulada no ano, é possível observar melhora ao logo do período.

“O setor industrial ao longo do ano de 2022 vem mostrando uma maior frequência de resultados positivos. São cinco meses de crescimento em sete oportunidades. Nesses resultados, observa-se a influência das medidas governamentais de estímulo e que ajudam a explicar a melhora registrada no ritmo da produção. Mas vale destacar que ainda assim a produção industrial não recuperou as perdas do passado”.

Atividades

Em julho, 16 atividades pesquisadas tiveram queda e outras dez registraram alta. A maior influência positiva veio do setor de produtos alimentícios, com a alta de 4,3%. Macedo pontua que foi o terceiro mês seguido de avanço nessa atividade industrial, que acumula ganho de 7,3%.

“Esse crescimento foi bastante disseminado entre os principais itens dessa atividade. Desde o açúcar que tem uma alta importante para esse par de meses, até carnes bovinas, suínas e de aves, além dos laticínios e dos derivados da soja”.

Também tiveram crescimento as indústrias de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com alta de 2% em julho após recuar 1,3% no mês anterior; e indústrias extrativas, que subiu 2,1%, acumulando expansão de 5% em dois meses.

As principais quedas ocorreram em máquinas e equipamentos, que caiu 10,4% em julho e 3,8% em junho; outros produtos químicos tiveram redução de 9% e acumulam perda de 17,3% em três meses; e veículos automotores, reboques e carrocerias registraram -5,7%, resultado que elimina parte do crescimento de 10% acumulado em maio e junho de 2022.

Categorias econômicas

Entre as quatro grandes categorias econômicas, duas avançaram na passagem de junho para julho. A maior elevação veio de bens intermediários (2,2%) que, com isso, eliminou a perda acumulada nos dois meses anteriores. Os bens de consumo semi e não duráveis subiram 1,6%, após queda de 0,9% em junho.

As quedas vieram dos produtores de bens de consumo duráveis (-7,8%), interrompendo dois meses seguidos em que acumulou alta de 10,2%; e de bens de capital (-3,7%), intensificando a queda de 1,9% registrada em junho.

De acordo com Macedo, o saldo negativo da indústria ocorreu pelas restrições de ofertas de insumos e componentes eletrônicos para a produção do bem final, além do cenário econômico que reprime a demanda doméstica e a piora nas condições dos empregos gerados no mercado de trabalho.

“São juros e inflação em patamares mais elevados. Isso aumenta os custos de crédito, diminui a renda disponível por parte das famílias e faz com que as taxas de inadimplência permaneçam em patamares mais elevados. Mesmo com a redução das taxas de desocupação nos últimos meses ainda se percebe um contingente elevado de trabalhadores fora desse mercado de trabalho e uma piora nas condições de emprego que são gerados”.

Comparação anual

Na comparação com julho de 2021, a principal influência negativa foi na atividade outros produtos químicos, que caiu 9,9% pressionada pela menor fabricação dos itens adubos ou fertilizantes, fungicidas para uso na agricultura, tintas e vernizes para construção, ureia e polietileno de alta e de baixa densidade.

De acordo com o IBGE, também impactaram o índice as atividades de máquinas e equipamentos (-9,3%), indústrias extrativas (-3,8%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-13%) e produtos de metal (-9,2%).

Entre os ramos da indústria, contribuíram negativamente para o índice os produtos de minerais não metálicos (-4,8%), produtos de madeira (-13,3%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-7,7%), metalurgia (-2,7%), móveis (-14,8%), produtos têxteis (-10%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-4,7%) e o ramo de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-10,1%).

Dez atividades registraram expansão, sendo as principais influências os segmentos de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (8,6%), com o aumento na produção dos itens óleos combustíveis, óleo diesel, naftas para petroquímica, gasolina automotiva e querosenes de aviação; e produtos alimentícios (4,3%), com a maior produção de açúcar cristal, biscoitos e bolachas, carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas, tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja e carnes de suínos congeladas.

Fonte: Agência Brasil

O prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro, documento necessário para o receber as parcelas referentes a julho e agosto do Benefício Caminhoneiro foi prorrogado até o dia 12 de setembro.

Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro ativo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

“Todos os profissionais nessa situação estão com uma notificação nos sistemas do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). E poderão utilizar esses mesmos canais para fazer a autodeclaração. O acesso pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil, utilizando o login do Gov.br, no link serviços, ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O documento dará mais segurança e transparência à utilização dos recursos públicos”, explica o ministério.

O recebimento deverá ocorrer junto com o pagamento da terceira parcela do benefício (referente a setembro), no dia 24 de setembro. “Assim, aqueles que preencherem a autodeclaração após 18h30 do dia 29 de agosto até 12 de setembro poderão receber as parcelas 1, 2 e 3 no próximo dia 24 de setembro”, informou o Ministério do Trabalho e Previdência.

Até as 18h do dia 29 de agosto, 129.788 transportadores já tinham feito a autodeclaração: “esses motoristas devem receber as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro e a terceira, no dia 24 do mesmo mês - se atendidos todos os critérios”.

Na autodeclaração, o caminhoneiro autônomo deverá afirmar que atende aos requisitos legais exigidos para recebimento do benefício e que está apto a realizar, de forma regular, transporte rodoviário de carga. Também será necessário informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) dos veículos cadastrados junto à ANTT.

Fonte: Agência Brasil

Na noite de ontem, quinta-feira, 1, e adentrando pela madrugada desta sexta-feira, 2, a Policia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste, realizou com êxito o Simulado de Primeiras Respostas a ataque contra instituições financeiras, no centro histórico, nas proximidades do Banco do Brasil, localizado na Praça São João BaTista, na cidade de Barreiras.

O evento contou com um cenário fictício (simulado) em que criminosos fortemente armados explodem o cofre do Banco do Brasil, capturam reféns e realizam diversos disparos (festim), acionando diversas granadas e realizando fortes explosões com bombas. Todo o evento foi controlado e acompanhado pelo Comandante do Policiamento da Região Oeste, Cel Osival e demais oficiais do staff do Comando.

O evento contou com as presenças dos Comandantes de outras Unidades da PMBA, imprensa, representantes dos Bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal e Prossegur, que foram parceiros e colaboradores na construção de todo o evento. 

O resultado alcançado pela PMBA, além de oferecer um serviço mais especializado à população, foi a resposta eficaz e eficiente das Forças Policiais frente ao "Grupo Criminoso" que após a tentativa de fuga foram capturados, presos e todo o material do roubo (simulado) foi recuperado e apreendido, numa demonstração de que o planejamento da PMBA e toda sua tropa empregada, em total alinhamento com o CICOM/Barreiras, Guarda Municipal, PRF, Bombeiro Militar, SAMU, alcançou o êxito desejado na missão.

A Policia Militar da Bahia agradece a população, a imprensa, a todas as instituições envolvidas, e especialmente a toda equipe de instrutores e monitores que tiveram lado a lado com a tropa na construção desse trabalho, sendo de fundamental importância para a Região Oeste do Estado.

Fonte: CPRO



Segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para o Senado, o deputado federal Cacá Leão recebeu o primeiro repasse do PP, seu partido, para a campanha. Os dados constam na Justiça Eleitoral.

O primeiro aporte feito pela sigla, que contempla a coligação “Pra Mudar a Bahia”, foi no valor de R$ 3,5 milhões. No levantamento IPEC, divulgado na última semana, Cacá Leão aparece na segunda colocação, com 11% das intenções de voto, atrás do senador Otto Alencar (PSD), que lidera com 30% da preferência dos eleitores baianos.

Na última quarta-feira (31), a coluna ‘Vixe’, do site Muita Informação, noticiou que o PP teria ‘admitido’ a dificuldade de engatar a campanha a candidatura de Cacá Leão. O pepista, que foi escolhido em maio, após o recuo da candidatura do seu pai, o vice-governador João Leão (PP), teria um “discurso e uma postura que remetem à velha política, além de não empolgar nas suas falas”.

Fonte: Política Ao Vivo



A proposta do candidato do PCB ao governo da Bahia, Giovani Damico, de descontar o salário dos policiais militares por disparo feito pelos agentes, apresentada durante a sabatina ao portal G1, na última semana, foi alvo de crítica do advogado criminalista Dinoermeson Nascimento, vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-BA.

A proposta aparece também no programa de governo de Giovani. Em entrevista ao jornal A Tarde, Dinoermeson avaliou a medida, que seria adotada em um eventual governo, como ‘absurda’. O advogado ainda disse que Giovani deveria agradecer aos profissionais pelo trabalho executado diariamente nas ruas.

“É um absurdo um candidato ao governo da Bahia fazer uma afirmação dessa. Primeiramente, a gente tem que agradecer a cada profissional da Segurança Pública, seja o policial militar, o policial civil, o guarda-civil, enfim, são eles que arriscam diariamente as suas vidas em prol da sociedade […] Se eles utilizam a arma de fogo é porque precisam da arma de fogo para nos defender e defender a própria integridade. A própria natureza do serviço já põe em risco a vida e a integridade física dos policiais”, disse o advogado.

Dinoemermeson ainda acusou candidato de não mostrar preocupação com a atuação situação dos policiais e subiu o tom ao afirmar que o Giovani deveria “respeitar o profissional da Segurança Pública”.

“O candidato, pelo visto, não está nem um pouco preocupado com nada disso. O candidato precisa tomar vergonha na cara e respeitar o profissional da Segurança Pública, além de trazer, na condição de candidato, pautas que sejam importantes e ajudem a melhorar a condição de vida dos profissionais da segurança”, disparou.

Fonte: Política Ao Vivo

Em Barreiras, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer deu início às comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil com os desfiles cívicos nos bairros. As duas primeiras unidades escolares a mobilizar os estudantes para saudar a Pátria foram a Escola Municipal Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, e a Dr. Abílio Farias, no povoado do Mucambo, nesta manhã de sexta-feira (2). A programação se estende até o dia 9 deste mês. No dia da Independência (7), será realizado o tradicional Desfile Cívico, na Avenida Clériston Andrade.

A agenda comemorativa ao bicentenário da Independência foi construída pela Secretaria de Educação e socializada entre as demais entidades participantes do desfile cívico, considerando quatro etapas distintas. “Após a pandemia, retomamos este importante momento para nós brasileiros. Então, iniciamos hoje com os desfiles dos bairros e daremos sequência à programação com momentos cívicos nas unidades escolares, no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger e o tradicional desfile do Sete de Setembro”, explica a secretária Gabriela Nogueira.

Os estudantes da Escola Municipal Santa Luzia percorreram ruas do bairro, acompanhados pela fanfarra do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Já os estudantes da Escola Municipal Dr. Abílio Farias, desfilaram com o apoio da Fanfarra do Colégio Eurides Sant’Anna. Na próxima terça-feira (6), o evento terá sequência nas escolas municipais Paulo Freire, Professor José Agostinho Porto, Francisco Joaquim de Lima, Santa Luzia (Rio de Pedras) e Colégio Municipal São Francisco de Assis.

Os desfiles e apresentações nos bairros serão encerrados na sexta-feira (9), com a participação dos estudantes das escolas municipais São João, Luzia Gonçalves de Souza, Centro de Aprendizagem Paulo Machado e CMEI Edna dos Passos.

Fonte: Dircom PMB

A tarde de quinta-feira,01, foi de muita emoção para Dona Maronita Ferreira da Cruz, moradora do povoado de Comboio. Mãe de seis filhos, recebeu uma casa digna por meio do Programa Municipal Casa Bela desenvolvido pela Prefeitura de São Desiderio através da Secretaria de Assistência Social (SAS). Além de Maronita, mais quatro famílias, residentes nos povoados de Poço Dantas, Vereda Grande e Ponte de Mateus foram beneficiadas.

 “Primeiramente quero agradecer a Deus e depois a prefeitura que realizou o meu sonho e da minha família. Antes dessa casa, eu vivia no sofrimento, a casinha de barro molhava muito e a gente passava muito perigo, hoje estamos no conforto e segurança”, disse Maronita.

A cerimônia simbólica foi acompanhada por dezenas de pessoas que presenciaram de perto a felicidade dos moradores. “Tudo isso aqui é um sonho sendo realizado, não tem lugar nenhum que faz tantas casas para as pessoas, a prefeitura prometeu e cumpriu, eu sempre falo para minha família e vizinhos confiar, porque se a prefeitura garantiu pode acreditar”, agradeceu o morador do povoado Ponte de Mateus, João Francisco da Silva.    

O Programa Casa Bela já entregou mais de 200 casas populares construídas com recursos próprios em vários lugares do município. “ A cada casa entregue, dá sensação de alegria, satisfação e emoção, por cada palavra e cada gesto de gratidão”, agradeceu o prefeito Zé Carlos.

Fonte: Ascom SD

Após mais de um mês de cuidados e tratamento para as queimaduras que afetaram grande parte do corpo, a égua recolhida pelo Centro de Controle de Zoonoses foi devolvida para a proprietária, na terça-feira (30). O animal estava amarrado em uma área onde ocorreu um incêndio criminoso, em julho passado, recém parida acabou perdendo o potrinho para o fogo. As equipes do Zoonoses recolheram a égua e ofereceram os cuidados necessários, com medicamentos e muito carinho.

“Pedimos aos proprietários que tenham mais cuidados com os animais. Neste período de seca, o risco de queimadas e incêndios aumenta muito, expondo os animais soltos. Em muitos casos os proprietários amarram as patas dianteiras para que os animais não fujam e isso configura maus tratos. Se constatarmos este crime, faremos a apreensão e os donos perdem a posse”, explica o coordenador do Centro de Zoonoses, Dorimar Almeida.

Ao devolver a égua à proprietária, o coordenador e equipe repassaram orientações para que o animal não seja exposto novamente. “ Sou muito grata por tudo que fizeram, vou procurar cuidar melhor dela, botar em um lugar melhor para não acontecer mais”, disse Maria Valdirene da Silva, ao receber o animal.  A égua saiu do tratamento sem sequelas, mas, a recomendação é que fique por algum tempo ainda sem fazer esforços ao ser utilizada para o trabalho.

Em média, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses retiram 20 equinos de logradouros públicos todos os meses. Além de rondas diárias para busca de animais soltos, as denúncias são outra fonte que ajuda no trabalho de captura. Para denunciar maus-tratos à animais, a população pode utilizar o telefone/WhatsApp (77) 99803-4508. O Zoonoses fica às margens da BR 135, saída para São Desidério.

Fonte: Dircom PMB

Alunos da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB, da Unidade de Barreiras, participam de um abaixo-assinado contra a aplicação de provas presenciais pela faculdade. O documento já conta com mais de 500 assinaturas e incluiu universitários de outros polos, que também enfrentam a mesma situação, segundo o documento.

Conforme  os discentes, os cursos têm sido realizados de maneira virtual, com aulas on-line, razão pela qual as provas não poderiam ser aplicadas de outra maneira. Os universitários pedem que as avaliações sigam o padrão das demais atividades e solicitam à UNIRB que atenda ao requerimento deles.

O abaixo-assinado conta com a assinatura de estudantes de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Engenharia Mecânica, Direito, Engenharia Civil, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, entre outros. Em sua grande maioria, no caso de Barreiras, as queixas vêm do curso de Odontologia.

Em resposta à situação, por meio de e-mail, Carlos Joel, reitor da instituição, informou que a faculdade está aplicando as normas legais.

Pelo mesmo problema, estudantes do polo de Salvador realizaram uma manifestação na quinta-feira (1º), em frente à sede de Patamares. Já em Barreiras, além do abaixo-assinado, os universitários se mobilizam pela busca de melhorias junto à UNIRB.

Fonte: Gazeta 5

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 679 casos de Covid-19 e 11 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.686.670 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.655.333 são considerados recuperados, 683 encontram-se ativos e 30.654 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (1º) contabiliza ainda 2.005.756 casos descartados e 359.289 em investigação. Na Bahia, de acordo com a secretaria, 68.338 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.680.154 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.852.084 com a segunda ou dose única, 7.156.662 com o reforço e 1.979.014 com o segundo reforço.

Do público de 5 a 11 anos, 1.033.545 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 654.649 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 37.255 tomaram a primeira dose.

Fonte: Política Livre

O gás de cozinha (GLP) fica 6,1% mais barato na Bahia a partir desta quinta-feira (1º), confirmou a Acelen, que gerencia a Refinaria de Mataripe, no estado. O botijão está custando de R$ 125 a R$ 130.

A empresa destaca que os valores dos produtos são definidos seguindo critérios de mercado levando em conta variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete. Todo início de mês, os preços costumam ser revistos.

Segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás (Sindigás), o dissídio da categoria está previsto para acontecer na semana que vem, o que deve trazer um novo reajuste nos valores, dessa vez para mais caro. Em agosto, o GLP ficou 8,2% mais caro no estado, contabilizando os reajustes.

Fonte: Correio da Bahia

A Petrobras (PETR4) vai reduzir em 7,08% o preço da gasolina nas refinarias ligadas à empresa a partir de amanhã, sexta-feira, 2 de setembro. 

O anúncio realizado nesta quinta-feira, 1º de setembro, é o segundo indicando redução em pouco mais de duas semanas. Mas, considerando desde 20 de julho, é o quarto corte de preços, indo de R$ 4,06 por litro para agora R$ 3,28.

Portanto, em suma, o valor médio de venda de gasolina A da empresa para as distribuidoras passa de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro. Com isso, há uma redução anunciada de de R$ 0,25 por litro nas refinarias.

Segundo a Petrobras, com a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina vendida nos postos de combustível, a parcela da estatal na composição da precificação ao consumidor final passará de R$ 2,57, em média, para R$ 2,39 a cada litro vendido na bomba.

Fonte: O Povo

Ontem, quarta-feira, 31, a 83ª CIPM deu continuidade a operação faro fino no município de Barreiras.

O objetivo é localizar armas e drogas ilícitas, que possivelmente cruzam a nossa cidade através de ônibus e vans.
A operação realizada num primeiro momento no Terminal Rodoviário de Barreiras e após no posto 10/10 da PRF na BR 020, teve o apoio do Canil Setorial da CIPT-O, em conjunto com PRF e o PETO da 83ª CIPM.

Foi realizada abordagens com o cão k9 DICK em 07 ônibus e 04 caminhões, sendo localizado 02 petecas de substância análoga à maconha.

Fonte: 83ª CIPM
Imunização contra a poliomielite nas creches será feita mediante autorização dos pais e apresentação da carteirinha de vacinação

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças contra a Poliomielite, a Secretaria de Saúde de Barreiras por meio da Coordenação do Programa de Imunização (COPIM), lançou uma nova estratégia em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que é levar a vacinação para as creches municipais. A meta é alcançar pelo menos quatro unidades educacionais, entre os dias 31 de agosto a 09 de setembro, para vacinar crianças menores de cinco anos.

O Centro Municipal de Educação Infantil Edna dos Passos, no bairro Ribeirão, foi o primeiro a ser contemplado com a iniciativa. A equipe da COPIM e o mascote “Zé Gotinha” estiveram nesta quarta-feira (31),  para imunizar as crianças que apresentaram a autorização dos pais e carteirinha de vacinação. Segundo a coordenadora da COPIM, Charlei Janne, somente neste dia foram imunizadas 68 crianças.

“É fundamental que as crianças sejam vacinadas contra a Poliomielite, e devido a rotina dos pais, muitas vezes não conseguem levar seus filhos aos postos de vacinação, por isso, traçamos essa ação para as creches do município, que concentram grande número de crianças na faixa etária elegível da campanha”, explica a coordenadora.

Nesta sexta-feira (2), os pequenos da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco receberão a visita da equipe de imunização e do Zé Gotinha, que interage com as crianças durante a vacinação.

Fonte: Dircom PMB

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 679 casos de Covid-19 e 11 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.686.670 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.655.333 são considerados recuperados, 683 encontram-se ativos e 30.654 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (1º) contabiliza ainda 2.005.756 casos descartados e 359.289 em investigação. Na Bahia, de acordo com a secretaria, 68.338 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.680.154 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.852.084 com a segunda ou dose única, 7.156.662 com o reforço e 1.979.014 com o segundo reforço.

Do público de 5 a 11 anos, 1.033.545 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 654.649 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 37.255 tomaram a primeira dose.

Fonte: Política Livre
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |