Blog Santo Antônio
Notícias
Patógeno, detectado pela primeira vez em dezembro de 2018, causa febre e outros sintomas semelhantes aos de uma gripe

Cientistas reportaram na revista The New England Journal of Medicine 35 pessoas infectadas na China pelo vírus Langya, parente dos vírus Hendra e Nipah.

No artigo, eles acrescentam que a descoberta se deu por meio de vigilância-sentinela de pacientes febris e exposição animal no leste da China.

"Um henipavírus filogeneticamente distinto, denominado Langya henipavirus (LayV), foi identificado em uma amostra de swab de garganta de um paciente por meio de análise metagenômica e vírus subsequente isolamento. [...] Investigações subsequentes identificaram 35 pacientes com infecção aguda por LayV nas províncias de Shandong e Henan da China, entre os quais 26 foram infectados apenas com LayV (nenhum outro patógeno estava presente)", descrevem.

Todos os 26 pacientes que tinham apenas um vírus apresentaram febre. Outros sintomas observados foram: cansaço (54%), tosse (50%), perda de apetite (50%), dor muscular (46%), náusea (38%), dor de cabeça (35%) e vômitos (35%), acompanhados por anormalidades de baixo nível de plaquetas (35%), baixo número de glóbulos brancos (54%) e redução da função hepática (35%) e renal (8%).

O vírus foi identificado pela primeira vez em 2018, nas mesmas duas províncias chinesas. Não há até o momento relato de mortos.

Os autores também tentaram buscar os possíveis animais que teriam transmitido o vírus às pessoas, já que não se trata de um patógeno que circula entre humanos. 

Eles encontraram o material genético do vírus em 3 de 168 (2%) das cabras analisadas e em 4 de 79 (5%) dos cães. 

Ao expandirem a análise para pequenos animais selvagens, os autores acharam o material genético do vírus Langya em 71 de 262 (27%) musaranhos, "um achado que sugere que o musaranho pode ser um reservatório natural" desse agente, afirmam eles. 

O grupo de pesquisadores também diz que não há transmissão entre humanos relatada para o vírus Nipah, da mesma família, e minimiza essa possibilidade para o Langya.

"Não houve contato próximo ou histórico de exposição comum entre os pacientes, o que sugere que a infecção na população humana pode ser esporádica. O rastreamento de 9 pacientes com 15 familiares de contato próximo não revelou transmissão de LayV de contato próximo, mas nosso tamanho de amostra era muito pequeno para determinar o status da transmissão de humano para humano para LayV."

Em Taiwan, o vice-diretor-geral do Centro de Controle de Doenças, Chuang Jen-hsiang, afirmou ao jornal Taipei Times que, apesar de não haver indícios da transmissão entre pessoas, o território vai trabalhar no desenvolvimento de um teste de material genético para detectar o vírus.

Fonte: R7
Horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro

A propaganda eleitoral dos candidatos que disputam as eleições de 2022 será iniciada oficialmente no dia 16 de agosto.

Essa data marca ainda o início da realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral. Fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet.

O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno.

O período da propaganda vai de 16 de agosto até 01 de outubro, véspera das eleições.  No dia do pleito, qualquer ato de propaganda poderá ser caracterizado como crime de boca de urna.

A propaganda eleitoral é ato fundamental da campanha, um direito dos candidatos e dos eleitores, que precisam conhecer os candidatos e suas propostas para exercer o voto consciente.

Os atos e divulgação obedecem a regras específicas da Lei das Eleições e quaisquer abusos serão coibidos pela Justiça Eleitoral.

Além do direito de resposta garantido por lei a qualquer candidato ofendido, a Justiça Eleitoral também pode determinar a remoção de conteúdo considerado impróprio.

A legislação eleitoral proíbe, desde 2006, a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Derivados do petróleo têm melhor 1º semestre e puxam alta

A produção industrial da Bahia teve aumento de 2,4% em junho, comparando com maio, segundo informou nesta terça-feira (9) o IBGE. Esse foi o quinto avanço seguido, muito à frente do índice nacional, que esse mês teve recuo de 0,4%. Considerando o primeiro semestre (9.4%), é segundo melhor entre os 15 locais pesquisados, abaixo apenas do Mato Grosso (22,6%).

Apesar do crescimento, o setor fábril baiano ainda não conseguiu se recuperar das perdas que começaram com a pandemia da covid-19, operando 15,7% do patamar registrado em fevereiro de 2020. 

Comparando a junho do ano passado, contudo, a produção também teve crescimento (11.9%), aponta o IBGE. Novamente, nesse comparativo o resultado ficou acima da média nacional, que é uma queda de 0,5%, e foi o segundo melhor do país, atrás somente do Mato Grosso.

Além disso, o IBGE aponta que esse é o maior crescimento para o setor fabril baiano em um mês de junho em 18 anos - em 2004, o índice foi de 21,5%.

Já considerando os doze meses encerrados em junho, a indústria baiana segue no negativo (- 2,7%), comparando com os 12 meses imediatamente anteriores. 

Setores em alta e em baixa

O crescimento da produção industrial baiana nesse primeiro semestre foi puxado pelo avanço na indústria de tranformação (11,1%). Por outro lado, a indústria extrativa teve queda significativa no período (- 14,3%).

Das 11 atividades pesquisadas, houve alta em 5, diz o IBGE. A fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis foi o setor com maior crescimento representativo (56,2%), no que é o melhor primeiro semestre para a área desde que a pesquisa começou, em 2003.

A segunda maior influência para o crescimendo fabril veio da área de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (4,8%). 

Já do lado negativo, a metalurgia foi quem mais puxou para baixo o crescimento da indústria baiana no primeiro semestre do ano, com queda de 40,8%. 

Fonte: Correio

Seguir com os objetivos de incentivar a criatividade estudantil, bem como promover o intercâmbio cultural nas escolas e difundir talentos como uma das maneiras de expressão cultural, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, deu início nesta segunda-feira (8) na realização da 2ª Edição do Festival Artístico Estudantil Barreirense – FAEB. O Festival que tem caráter artístico, cultural e educativo acontece até sexta-feira (12), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com participação dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos(EJA) das Escolas Municipais.

Logo na abertura do Festival com apresentação especial do StudioLife, os estudantes convidados das Escolas Municipais Francisco Joaquim, Juarez de Souza e Octávio Mangabeira, também o vice-prefeito Emerson Cardoso, a secretária de Educação Gabriela Nogueira, a subsecretária Cátia Alencar e equipe pedagógica da Secretaria de Educação, acompanharam as apresentações dos estudantes da EJA da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo e da Escola Municipal Santa Luzia, que apresentaram a dança Carimbó e Roda de Samba, respectivamente.

Conforme a secretária de educação, o FAEB deste ano teve o quantitativo de inscrições ampliado para as apresentações de Teatro, Música e Dança, divididos em quatro segmentos, sendo Educação Infantil (pré-escola) com caráter participativo e Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos com caráter competitivo.

 “Após o período mais crítico da pandemia, estamos retornando com muita alegria esse trabalho cultural e social perpetuado diariamente dentro das salas de aula, cuja principal meta é despertar o protagonismo artístico-cultural dos estudantes. A educação transcende os objetos de conhecimento vistos diariamente no ambiente escolar para a formação do cidadão. Assim, o FAEB traz as novas linguagens e faz com que esses estudantes transformem essas expressões em arte, tão importante para o processo educativo, para além da escolarização”, pontuou Gabriela Nogueira.

Serão cinco dias de apresentações, e nesta terça-feira (9), os estudantes de 13 escolas municipais se apresentam no palco principal. Na quarta-feira (10) pela manhã e quinta-feira (11), será a vez de descobrir os talentos na música, com apresentações dos estudantes pela manhã e à noite. Na quinta-feira (11), além das apresentações musicais, acontecerão as amostras teatrais à tarde. Já na sexta-feira (12), a premiação das escolas campeãs por modalidade.

Para o vice-prefeito de Barreiras, este é um momento de interatividade, de descobrir novos talentos barreirenses e, sobretudo, de valorizar a cultura. “Estamos muito felizes com o retorno deste evento, essa iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que busca trazer o protagonismo dos estudantes, mostrando a cada apresentação a criatividade individual e coletiva, trabalhando inclusive, o relacionamento interpessoal e o estímulo da veia artística dos jovens das nossas escolas municipais. Serão cinco dias de apresentações, estamos com boas expectativas neste momento que também é um intercâmbio cultural, de integração e valorização da família”, pontuou Emerson Cardoso.

Fonte: Dircom PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) designou oficiais de justiça avaliadores para um mutirão de cumprimento de mandados a ser realizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A expectativa é cumprir mais de 6 mil mandados na região. A designação é em caráter excepcional a partir do próximo dia 15, pelo período de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.

A designação leva em consideração portarias da Corregedoria das Comarcas do Interior, que instituiu o Mutirão de Cumprimento de Mandados, a quantidade de ordens judiciais pendentes de cumprimento na comarca, além da carência de oficiais de justiça na região oeste.

Para não prejudicar a regularidade dos trabalhos nas comarcas de Anagé, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas e Salvador, o TJ recomendou aos Oficiais de Justiça designados a cumprirem os mandados ainda pendentes em sua carga.

Os trabalhos desenvolvidos pelos oficiais de justiça serão coordenados pela juíza Renata Guimarães da Silva Firme. No período, deverão ser cumpridos, no mínimo, 200 mandados por mês, por oficial de justiça.Os oficiais deverão informar, diariamente, o quantitativo de mandados cumpridos.

Os profissionais receberão pagamento de diárias para cumprir os atos. Os oficiais de justiça lotados a menos de 100 km da Comarca de Luís Eduardo Magalhães não farão jus ao pagamento do benefício nos finais de semana.

Fonte: Bahia Notícias

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de LuíslEduardo Magalhães, divulga os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense na última semana, entre os dias 04 e 07 de agosto.

Indivíduo é preso pela GCM após ameaçar comerciante em LEM

Um individuo foi preso no início da manhã desta quinta-feira (04), na antiga rodoviária após ameaçar a proprietária de um estabelecimento comercial do local.
O indivíduo estava bastante alterado e agressivo, ao receber voz de abordagem o mesmo partiu pra cima dos agentes, sendo necessário o uso moderado da força para conter e imobilizar o agressor.

Diante dos fatos, o individuo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia, ficando a disposição das autoridades competentes.

Indivíduo é preso pela GCM por violência doméstica no Bosquedos Girassóis

Por volta das 15h30, desta quinta-feira (06), a central 153 da GCM recebeu uma informação dando conta que um indivíduo embriagado estaria agredindo a sua companheira de convívio, quebrando os móveis e ameaçando de morte. Ao chegar no local, a GCM constatou a veracidade das informações.

Diante dos fatos a mulher (vitima) e o seu companheiro (autor), foram conduzidos a Delegacia de Polícia para providências cabíveis.

Individuo é preso após ameaçar companheira de convívio no Mimoso l

Por volta das 22h00, deste sábado (06), uma mulher ligou na central da GCM informando que o seu companheiro de convívio estaria lhe ameaçando e quebrando os móveis da sua residência. Ao chegar no local, foi constado a veracidade das informações.

As partes foram conduzidas para Delegacia de Polícia.

GCM faz Segurança no circuito da Corrida do Algodão

A GCM de Luís Eduardo Magalhães, em apoio à corrida do algodão, que aconteceu neste sábado (06), no Jardim Paraiso, prestou apoio no fechamento de vias e rondas no entorno do evento, para garantir a segurança do local.

Durante o final de semana, a GCM prestou apoio nos jogos esportivos da Cidade de LEM

Durante o final de semana A Guarda Civil Municipal esteve presente no Capeonato Municipal de Futebol, no Estádio Municipal, Torneio de Futsal no Ginásio, Campeonato de futebol da Itiban, Torneio de futebol, na Vila ll.

Em apoio a SUTRANS, GCM conduz Indivíduo a Delegacia de Polícia

Um condutor foi conduzido para DP por embriaguez ao volante e o mesmo ter envolvido em acidente na BR 242, por volta 17h00, deste domingo (07).

A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.

Fonte: GCM LEM
Serão leiloados 124 lotes. Interessados em ofertar lances deverão se cadastrar com antecedência de até 48 horas antes do início do pregão.

O governo da Bahia, através da Secretaria de Administração (Seab), vai realizar um leilão eletrônico de bens públicos avaliados em R$ 956 mil. Serão 124 lotes leiloados com bens como automóveis, motocicletas, aparelhos, equipamentos eletrônicos, móveis de escritórios dentre outros. O leilão acontece de forma remota, a partir das 9h, do dia 22 de pelo site NordesteLeiloes.

Os interessados em participar do leilão eletrônico, ofertando lances, deverão se cadastrar no mesmo endereço eletrônico, até 48h antes do início do pregão.

Os bens que serão leiloados estão à disposição dos interessados para visitação em Salvador, e também nos municípios de Juazeiro, Barreiras e Guanambi. O período e os endereços completos para visitação dos bens que integram os lotes estão no edital disponível no site do governo ou no endereço eletrônico do leilão.

Para visitar os bens, é necessário realizar um cadastramento prévio através do email comissao.leilao@saeb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3117-8613. O leilão será comandado na modalidade de maior oferta, ou seja, o interessado que oferecer o maior lance arremata o bem.

No site também é possível ver fotos dos bens públicos que serão apregoados. As ofertas podem ser feitas antecipadamente, mesmo antes da abertura da sessão, sem prejuízos dos lances realizados no dia.

Os vencedores devem pagar, à vista, o valor integral do bem arrematado. Os vencedores também devem pagar ainda, a comissão do leiloeiro no correspondente a 5% sobre o valor do lote arrematado.

Os bens públicos que serão leiloados não estavam mais sendo utilizados pelo Estado. O valor arrecadado com a venda dos bens será destinado para o Tesouro Estadual. Interessados também podem obter mais informações pelos telefones (71) 9.9219-4314, (71) 3115-3191, (71) 3117-8613.

Fonte: G1

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Procuradoria-Geral da República se manifestar em um pedido de investigação contra o também ministro Alexandre de Moraes por suposta prevaricação e ativismo judicial.

A determinação de Rosa é praxe porque cabe à PGR decidir se pede a instauração de apurações formais contra autoridades com foro privilegiado.

“Determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental”, disse.

A ação foi apresentada por um advogado após o ministro Alexandre de Moraes, determinar, em julho, a proibição de associar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo o advogado, a decisão de Moraes tem influência direta com as eleições presidenciais próxima, ou seja, ao “tentar” esconder as informações em delação premiada que apontam para uma relação entre o Partido Dos Trabalhadores e o “PCC”, promove claramente benefícios injustos e ilegais ao candidato a presidência da República do Partido Dos trabalhadores

Fonte: CNN Brasil

A Superintendência de Trânsito (SUTRANS) iniciou o mês de agosto com bastante ocorrências. Fazendo um balanço positivo da primeira semana de agosto em relação a primeira semana do mês de julho, ocorreu uma diminuição de 30% de acidentes de trânsito, 4 condutores com sinais de embriaguez foram apresentados na delegacia, 10 atendimentos de perturbação do sossego foram atendidas e veículos autuados.

O órgão de trânsito prestou auxílio no evento evangélico no sábado do dia 06 e deu todo apoio ao evento “Corrida do Algodão”, sem falar nos atendimentos diários, como os realizados em frente às escolas municipais, faixa de pedestres nas avenidas, rondas noturnas, proporcionando mais segurança aos usuários das vias. Vale ressaltar que 90% dos acidentes ainda existentes no município são oriundos de falha humana, negligência, imprudência e imperícia.

Por fim, chamamos atenção dos usuários das vias, para que coloquem sua vida em primeiro lugar. Se beber, não dirija! Use cinto de segurança, respeite às velocidades das vias, respeite o pedestre e cicilista, que por sua vez, usem as ciclovias, para que juntos possamos ter um trânsito seguro e melhor.

Fonte: SUTRANS
Ao menos 84 pessoas morreram

Houve ao menos 131 tiroteios em Salvador e Região metropolitana. Ao todo, 108 pessoas foram baleadas, sendo 84 mortas e 24 feridas, segundo o primeiro balanço da violência armada lançado hoje (08) pelo Instituto Fogo Cruzado. Os números se referem ao mês de julho, quando o Instituto passou a mapear a Bahia, onde atua em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas. Os dados também estão disponíveis na API do instituto, onde podem ser consultados de forma aberta e gratuita.

"Isso significa que, em média, três pessoas foram baleadas por dia, em alguma das 13 cidades da região metropolitana. Dentre estes números estão vidas e famílias como a dos gêmeos rifeiros, mortos após saírem de uma festa no subúrbio de Salvador. Ainda não se sabe os motivos ou autores do crime, o que deixa a família ainda mais abalada", comenta Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado. Ela destaca ainda que Salvador despontou nesse primeiro mês no topo do ranking da violência armada na Bahia. "A cada 10 tiroteios na região metropolitana, oito aconteceram na cidade. A capital teve 105 tiroteios, 67 mortos e 20 feridos. São números bem graves, que indicam o tamanho do problema".

O balanço mostra ainda que, dos 131 tiroteios mapeados em julho, 37 ocorreram durante ações ou operações policiais, deixando 25 pessoas mortas e seis feridas. Chama atenção uma ação policial que deixou ferida a tiros uma adolescente de 15 anos no dia 20 de julho, em Lauro de Freitas, no bairro de Itinga. Railane França conversava com amigos, quando a polícia chegou ao local atirando e ela acabou atingida ao tentar proteger a sobrinha de três anos. O adolescente Janderson dos Santos, 14 anos, também ficou ferido.  

Outro caso impactantes de julho foi o duplo assassinato dos irmãos gêmeos no bairro do Lobato, em Salvador, Ruan e Rubens, de 23 anos, ambos rifeiros, que foram a uma festa perto de casa durante a madrugada do dia 25, e ao chegar, foram assassinados. Os corpos foram encontrados em outro local com marcas de tiros.Três dias antes, outro caso grave ocorreu. 

O mapa da violência armada

Entre a capital e a região metropolitana, os cinco mais afetados pela violência armada foram:
Salvador: 105 tiroteios, 67 mortos e 20 feridos
Camaçari: 12 tiroteios, 7 mortos e 1 feridos
Vera Cruz: 3 tiroteios, 3 mortos
Lauro de Freitas: 3 tiroteios e 3 feridos
Candeias: 2 tiroteios, 2 mortos

O perfil da violência armada

Ao todo, três agentes de segurança foram baleados em Salvador e região metropolitana: um morreu e dois ficaram feridos. 

Houve sete casos de ataques armados sob rodas, quando pessoas passam em carros atirando. Ao todo, nove pessoas foram baleadas nestes casos: seis morreram e três ficaram feridas. 

Três pessoas foram atingidas por balas perdidas em julho. Nenhuma delas morreu. Todas as vítimas foram atingidas durante ações ou operações policiais.

Uma pessoa morreu em uma ocorrência registrada no transporte público. E três pessoas morreram em ocorrências registradas em bar. 

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 30 casos de Covid-19 e 15 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.668.600 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.635.583 são considerados recuperados, 2.553 encontram-se ativos e 30.464 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta segunda-feira (8) contabiliza ainda 1.968.768 casos descartados e 358.595 em investigação. Ainda de acordo com a secretaria, na Bahia, 67.922 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesan ainda informa que a Bahia contabiliza 11.648.640 pessoas vacinadas contra a Covid-10 com a primeira dose, 10.813.617 com a segunda ou dose única, 6.884.921 com a de reforço e 1.576.562 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.013.233 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 622.991 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 14.721 tomaram a primeira dose.

Fonte: Política Livre



Levantamento realizado pela FSB Pesquisa e paga pelo banco BTG aponta que Lula (PT) tem 41% das intenções de voto, contra 34% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A diferença caiu seis pontos desde o último levantamento, há duas semanas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Segundo a FSB/BTG, Lula tinha 44% na pesquisa de 25 de julho e Bolsonaro, 31%.

Ciro Gomes (PDT) tem 9%, segundo a pesquisa desta segunda-feira (8).

Simone Tebet (MDB) empata com André Janones (Avante) com 2% e Pablo Marçal (Pros) tem 1%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores – por telefone – entre 22 e 24 de julho e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, nº BR-05938/2022.

O banco BTG Pactual pagou R$ 128.957,83 pelo levantamento.

Fonte: Diário do Poder
Ao menos 84 pessoas morreram

Houve ao menos 131 tiroteios em Salvador e Região metropolitana. Ao todo, 108 pessoas foram baleadas, sendo 84 mortas e 24 feridas, segundo o primeiro balanço da violência armada lançado hoje (08) pelo Instituto Fogo Cruzado. Os números se referem ao mês de julho, quando o Instituto passou a mapear a Bahia, onde atua em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas. Os dados também estão disponíveis na API do instituto, onde podem ser consultados de forma aberta e gratuita.

"Isso significa que, em média, três pessoas foram baleadas por dia, em alguma das 13 cidades da região metropolitana. Dentre estes números estão vidas e famílias como a dos gêmeos rifeiros, mortos após saírem de uma festa no subúrbio de Salvador. Ainda não se sabe os motivos ou autores do crime, o que deixa a família ainda mais abalada", comenta Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado. Ela destaca ainda que Salvador despontou nesse primeiro mês no topo do ranking da violência armada na Bahia. "A cada 10 tiroteios na região metropolitana, oito aconteceram na cidade. A capital teve 105 tiroteios, 67 mortos e 20 feridos. São números bem graves, que indicam o tamanho do problema".

O balanço mostra ainda que, dos 131 tiroteios mapeados em julho, 37 ocorreram durante ações ou operações policiais, deixando 25 pessoas mortas e seis feridas. Chama atenção uma ação policial que deixou ferida a tiros uma adolescente de 15 anos no dia 20 de julho, em Lauro de Freitas, no bairro de Itinga. Railane França conversava com amigos, quando a polícia chegou ao local atirando e ela acabou atingida ao tentar proteger a sobrinha de três anos. O adolescente Janderson dos Santos, 14 anos, também ficou ferido.  

Outro caso impactantes de julho foi o duplo assassinato dos irmãos gêmeos no bairro do Lobato, em Salvador, Ruan e Rubens, de 23 anos, ambos rifeiros, que foram a uma festa perto de casa durante a madrugada do dia 25, e ao chegar, foram assassinados. Os corpos foram encontrados em outro local com marcas de tiros.Três dias antes, outro caso grave ocorreu. 

O mapa da violência armada

Entre a capital e a região metropolitana, os cinco mais afetados pela violência armada foram:
Salvador: 105 tiroteios, 67 mortos e 20 feridos
Camaçari: 12 tiroteios, 7 mortos e 1 feridos
Vera Cruz: 3 tiroteios, 3 mortos
Lauro de Freitas: 3 tiroteios e 3 feridos
Candeias: 2 tiroteios, 2 mortos

O perfil da violência armada

Ao todo, três agentes de segurança foram baleados em Salvador e região metropolitana: um morreu e dois ficaram feridos. 

Houve sete casos de ataques armados sob rodas, quando pessoas passam em carros atirando. Ao todo, nove pessoas foram baleadas nestes casos: seis morreram e três ficaram feridas. 

Três pessoas foram atingidas por balas perdidas em julho. Nenhuma delas morreu. Todas as vítimas foram atingidas durante ações ou operações policiais.

Uma pessoa morreu em uma ocorrência registrada no transporte público. E três pessoas morreram em ocorrências registradas em bar. 

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA

 

Fonte: JOVEM PAN
As Unidades de Saúde de Barreiras já estão realizando a imunização infantil

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação teve início nesta segunda-feira (8) em todo Brasil, e em Barreiras as salas de vacinação já estão preparadas para receber as crianças e adolescentes que ainda não foram imunizados contra as doenças infecciosas.

Com objetivo de recuperar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta, estão disponibilizados 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional. A campanha vai até dia 09 de setembro, atingindo a vacinação de poliomielite para as crianças não vacinadas de 1 ano a menores de 5 anos, de forma indiscriminada, e multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, com definição do dia “D” em 20 de agosto, dia da Mobilização Nacional.

João Miguel, de dois meses, recebeu quatro vacinas no colinho da avó Luciana Siqueira que acompanhou a mãe Dulce Maria nesse momento importante. Ela aproveitou para atualizar a caderneta e ficar atenta para o período da primeira dose da poliomielite. “É muito importante essas vacinas que as crianças recebem ao longo da vida, e os pais precisam ficar atentos, porque existem tantas outras doenças que também são graves. Então, é necessária a vacinação. E, nós, como pais, devemos ter essa atenção e o cuidado permanente”, diz a mãe.

Esse ano as campanhas coincidirão com a realização da vacinação contra a Covid-19, dessa maneira, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora está disponibilizando através da Coordenação Municipal de Imunização (COPIM), estratégias para intensificar a vacinação no município.

“Durante todo ano, nossas equipes realizam a busca ativa em todo território municipal com a meta de manter atualizada a carteira de vacinação das crianças e adolescentes. A Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação segue até o dia 09 de setembro em todas as unidades de saúde, com o dia 20 de agosto dedicado ao Dia D, para atingir o maior número de infantes imunizados em nosso município. Iniciaremos também nesta próxima quarta-feira (10), a vacinação contra a Covid-19 para crianças de três e quatro anos, assim, contamos com a presença dos pais, que levem seus filhos para atualizar as vacinas, pois é essencial manter a carteira vacinal atualizada”, destacou o secretário de saúde, Melchisedec Neves.

Unidades de Saúde:  USF- Maria Santana Macedo Santos, USF- José Maria de Magalhães Neto, USF- Dr. José Davy Bessa, USF- Jardim Ouro Branco, Dr. Nivaldo Moreira, USF- Albert Sabin, USF- Martina Clara Batista Máximo, USF- Dr. Jaime Lima, USF- Antônia Zélia, USF- Clayton Pignata Macêdo, USF- Herculano Farias, USF- CAIC, USF- Glaúcia Gomes de Oliveira Aguiar, USF- Dr. Brancildes Olímpio do Espirito Santo Júnior, USF- Emilly Raquel, José Batista do Amaral, USF- Dr. Gileno de Sá, USF- Dr. Eduardo Medrado, USF- Romualdo Albernaz, Aurelina Barros, Centro de Especialidades Leonídia Ayres.

Fonte: Dircom PMB
Veja calendário

Com a antecipação do calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em agosto, tem início nesta terça-feira (9) a liberação de verbas para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) com final 1. Os demais grupos receberão os pagamentos até o dia 22.

As datas das parcelas do benefício referentes aos outros meses restantes do ano (setembro, outubro, novembro e dezembro) não foram afetadas.

Um total de 20,2 milhões de beneficiários em condição de vulnerabilidade social vai receber o mínimo de R$ 600 neste mês.

O adicional de R$ 200 para o Auxílio Brasil, que eleva o valor mínimo do benefício de R$ 400 para R$ 600, será válido entre agosto e dezembro deste ano. Esse acréscimo no valor do Auxílio Brasil está dentro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e prevê gastos de R$ 41,2 bilhões em medidas de auxílio à população pobre e a algumas categorias profissionais.

O investimento total para o pagamento do Auxílio Brasil em agosto de 2022 é superior a R$ R$ 12,1 bilhões. O valor médio é de R$ 607,88. Além do benefício principal, há benefícios complementares pagos de acordo com os perfis das famílias, como o Auxílio Esporte Escolar, a Bolsa de Iniciação Científica Júnior e o Auxílio Inclusão Produtiva Rural.

O Auxílio Brasil é destinado a famílias em situação de extrema pobreza. Famílias em situação de pobreza também podem receber, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos.

As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105, e as em situação de pobreza renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210.

Há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:

  • Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente
  • Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva
  • Se não está no CadÚnico: é preciso buscar um Cras para registro, sem garantia de receber

Clique aqui e veja como se inscrever no CadÚnico

Como obter informações

Por telefone

  • O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.
  • Também é possível obter informações sobre o benefício na Central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111.

Por aplicativos

  • No aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download gratuitamente para Android e iOS), é possível fazer o login utilizando a senha do Caixa
  • Tem. Caso não tenha, basta efetuar um cadastro.
  • No aplicativo Caixa Tem poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas.
Fonte: G1

Nesta segunda-feira (8), a Capital do Oeste deu mais um grande passo para o futuro com a inauguração da estrutura própria de atendimento da GOL Linhas Aéreas no Aeroporto Dom Ricardo Weberberger. O objetivo, segundo a gerência é ofertar mais agilidade, conforto e segurança no processo de embarque com esse início da operação em balcão para check-in e atendimento direto em Barreiras. Com essa nova estrutura, os clientes que embarcarem de Barreiras terão acesso a 35 destinos nacionais e internacionais contemplados pela companhia aérea em todo o País.

Participaram do evento de inauguração do espaço, o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da GOL, Ciro Camargo; também o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho; diretor de terminais SEINFRA-BA, Denisson de Oliveira; especialista de planejamento e infraestrutura da GOL, Matheus Motta; funcionários da GOL, empresários e os vereadores Rider Castro e Valdimiro José.

Na oportunidade, o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da GOL falou da escolha do município, agradeceu a receptividade e pontuou que os voos serão realizados em parceria com a VOEPASS, quatro vezes por semana com destino à Brasília e Salvador e, de lá, para outros destinos nacionais e internacionais operados pela GOL.

“Ter Barreiras no nosso sistema e integralmente conectada com os nossos serviços e a otimização da qualidade que queremos levar para todos os barreirenses é motivo de muito orgulho para a GOL. Comemoramos hoje, mais essa conquista para a GOL que é a interligação com nossos serviços para Salvador e Brasília. A GOL tem focado na expansão regional nesse momento pós-pandemia, e o nosso grande objetivo é trabalhar os principais polos de desenvolvimento no Brasil, por isso, elegemos Barreiras como um importantíssimo centro para nossas operações e esperamos que esse momento tão histórico para a GOL, possa ser refletido na qualidade, serviços e na conveniência para os passageiros”, destacou Ciro Camargo.

Para o vice-prefeito Emerson Cardoso, a implantação dessa base de atendimento em Barreiras reforça o destaque que o município passou a ter após investimentos da gestão municipal que tem, a cada dia, um cuidado e atenção especial com o desenvolvimento, classificando a Capital do Oeste como a cidade do futuro boa para viver, empreender, investir e rota turística no interior baiano.

“A chegada da GOL em Barreiras confirma o que estamos falando a muito tempo dessa cidade do futuro, que a cada dia recebe novos investimentos que se destacam. Barreiras é uma cidade em franco crescimento econômico, turístico e essa nova base de atendimento irá trazer além da integração dos voos, a facilidade de acesso para os nossos moradores e de toda região Oeste. Com essa nova estrutura, ganharemos mais tempo, mais qualidade na prestação de serviço e vai fazer com que nosso município esteja integrado com o Brasil e com o mundo. A estrutura do nosso Aeroporto, necessita ainda de um olhar e cuidado dos governos federal e estadual no quesito infraestrutura, porque Barreiras tem sim, esse grande potencial que a GOL percebeu e que hoje se consolida em nossa cidade. Nossa expectativa é de mais crescimento, desenvolvimento e qualidade de vida para todos”, disse.

As passagens podem ser adquiridas no site, no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e em agências de viagem.

Fonte: Dircom PMB

Uma maquiadora de Ibotirama está entre as mulheres que serão homenageadas com o prêmio Empreendedoras Baianas, no mês de setembro, em Salvador.

A iniciativa busca reconhecer, homenagear e capacitar as mulheres empreendedoras do estado da Bahia, através de palestras, cases de sucesso, rodas de negócio, networking e outras ações.

Carla Daniela, de 32 anos, atua como maquiadora profissional há 1 ano e 6 meses e se diz orgulhosa em poder fazer parte do evento.

“Sempre digo que nunca é sobre mim, mas sobre Deus. Ele confiou este talento às minhas mãos e não me deixou desistir, me fez vencer todos os meus medos e plantou grandes sonhos em meu coração”, comemora.

Sempre admiradora de maquiagens, Carla tinha receio de começar o trabalho profissionalmente, até que venceu a barreira e passou a se especializar na área. Assim que conquistou as primeiras clientes, ela não quis mais parar e segue em busca do propósito.

O prêmio Empreendedoras Baianas acontece no dia 11 de setembro, no Wish Hotel da Bahia. A organização descreve o evento como inesquecível e marcante para todas as participantes.

Fonte: Gazeta 5
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |