Blog Santo Antônio
Notícias

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.155 casos de Covid-19 e mais 13 mortes. De Acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.658.889 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.621.779 são considerados recuperados, 6.716 encontram-se ativos e 30.349 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta sexta-feira (29) contabiliza ainda 1.953.896 casos descartados e 357.706 em investigação. Ainda de acordo com a secretaria, na Bahia, 67.617 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.641.463 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.753.859 com a segunda ou dose única, 6.748.850 com a de reforço e 1.398.684 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.003.579 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 610.687 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 6.937 tomaram a primeira dose.

Fonte: Política Livre

Fonte: JOVEM PAN

A rotina dos profissionais que se dedicam ao combate das zoonoses, em Barreiras, ganha uma função extra e que exige um grau significativo de humanidade e desprendimento. Os animais vítimas de maus-tratos são recolhidos com frequência pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses e a partir daí, os três médicos veterinários iniciam um protocolo de cuidados para amenizar a dor e oferecer tratamento adequado aos animais, na maioria, equinos.

Os relatos são muitos e comoventes. Nesta semana, uma égua recolhida em uma área onde ocorreu um incêndio criminoso tem sido o centro das atenções dos médicos veterinários do Zoonoses. O animal estava amarrado e teve boa parte do corpo queimado, além disso, estava recém-parida, o potro não resistiu e acabou morrendo queimado. “A égua chegou aqui com sofrimento físico e psicológico, iniciamos o tratamento com medicamentos, além de oferecer comida e muito carinho”, diz o veterinário Antônio Luiz Pedrosa.

Há cinco meses no Centro de Controle de Zoonoses, outra égua, a Miguelina, foi encontrada abandonada no bairro São Miguel, com um corte provocado por foice em um dos membros anteriores. Estava tão debilitada que precisou ser carregada por quatro pessoas ao ser retirada do caminhão, já não ficava mais em pé. O tratamento foi iniciado com remédios e troca de curativos duas vezes ao dia. Hoje Miguelina já fica em pé e se alimenta bem, apesar do trauma sofrido e das fortes dores.

“Estes animais sentem dor, medo, frio, fome. Sensações que muitas vezes as pessoas pensam não existir. Sem falar nos traumas psicológicos que precisam ser tratados também”, conclui Antônio Luiz.  Os animais recolhidos das ruas durante as rondas diárias ficam no Centro de Controle, os proprietários, quando encontrados, recebem o aviso e precisam cumprir algumas exigências para retirada, como o exame negativo para anemia infecciosa equina, além de pagar taxa de estadia. Em casos de reincidência, quando o mesmo animal é recolhido pela segunda vez, o proprietário perde a posse.

“É necessário que as pessoas entendam e se conscientizem que maltratar os animais é crime e que estes seres possuem sentimentos e merecem respeito. Aqui no Zoonoses buscamos oferecer serviços que promovam o bem-estar dos animais e o incentivo à adoção consciente. A castração gratuita de cães e gatos adotados por famílias de baixa renda e a marcação com microchips, implantados sob a pele dos cavalos são exemplos desse compromisso que temos com os animais e a saúde pública da população, fala o coordenador do Zoonoses, Dorimar Almeida.

Em média, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses retiram 20 equinos de logradouros públicos todos os meses. Além de rondas diárias para busca de animais soltos, as denúncias são outra fonte que ajuda no trabalho de captura. Para denunciar maus-tratos a animais a população pode utilizar o telefone/WhatsApp (77) 99803-4508. O Zoonoses fica às margens da BR 135, saída para São Desidério.

Fonte: Dircom PMB

Com o objetivo de apresentar o que Barreiras tem realizado no combate ao trabalho infantil, bem como, conhecer das práticas realizadas pelos municípios vizinhos que integram a macrorregião Oeste do estado, Barreiras sediou na tarde desta sexta-feira (29), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa), um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do trabalho infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, em parceria com a Secretaria Municial de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Composto por instituições estatais/não-estatais, públicos/privados, empenhados com a temática e visando o fortalecimento das ações de Combate ao Trabalho Infantil no estado, o evento foi realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença da secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues; da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Janaina Oliveira; da coordenadora Regional do Samu, Juana Jamile; da técnica em Saúde do Trabalhador da Divast/Cesat e membro do colegiado Fetipa, Gildete Britto; demais técnicos, gestores, coordenadores e representantes interinstitucionais.

“Estamos realizando encontros macrorregionais com a temática do enfrentamento contra o trabalho infantil. Através do diálogo e da sensibilização da rede de apoio, buscamos estratégias de enfrentamento para fazer um planejamento integrado, e principalmente, destacar a importância da notificação, pois para realizar esse trabalho, primeiro precisamos conhecer a realidade de cada município. Então, esse momento de diálogo e troca de experiências é valioso para esse processo de construção”, destacou a membro do colegiado Fetipa, Gildete Britto.

A macrorregião Oeste tem Barreiras como sede e é composta também pelos municípios de Angical, Baianópolis, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Barra, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Ibotirama, Ipupiara, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato.

A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Barreiras destacou a importância desse fórum nas 09 macrorregionais e ressaltou que o momento é de fortalecer as ações de combate ao trabalho infantil. “Os encontros foram pensados como forma de mobilização e fortalecimento das ações de combate ao Trabalho Infantil e temos a oportunidade de planejar ações que contemplem a temática e adotar normas e ações sólidas de combate ao problema e, por meio delas, desenvolver políticas para proteção das crianças”, destacou, Janaina Oliveira.

Ao final do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa) foi realizado a entrega do certificado de participação no evento.

Fonte: Dircom PMB

A Pfizer submeteu nesta sexta-feira (29) à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o pedido de aprovação de sua vacina contra Covid para aplicação em crianças de seis meses a quatro anos.

Segundo a empresa, o pedido tem como base um estudo realizado com 4.526 crianças dessa faixa etária em um momento em que a ômicron já era a variante predominante. Na pesquisa, as crianças receberam três doses de 3 μg, com um intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda dose, e de pelo menos oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

Ainda de acordo com a Pfizer, não há diferença na composição da vacina proposta para os mais novos e aquela já oferecida para pessoas a partir de cinco anos. O que muda é a concentração: 3 μg por dose para crianças de seis meses a quatro anos, 10 μg por dose para crianças de cinco a 11 anos e 30 μg para aqueles a partir de 12 anos.

Para sinalizar a diferença na concentração, a fabricante pretende manter a política de embalagens com cores variadas: o imunizante para os mais novos terá tampa na cor vinho, enquanto para aqueles de cinco a 11 anos a vacina tem tampa laranja. O imunizante a população acima dos 12 anos segue com a tampa roxa.

Além da Pfizer, a Moderna também pretende submeter nas próximas semanas à Anvisa o pedido para aplicação de sua vacina. Os imunizantes das duas empresas utilizam tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), que protege por mais tempo segundo estudo conduzido por cientistas das universidades Yale e da Carolina do Norte publicado na revista científica PNAS.

As duas vacinas foram aprovadas pelo FDA (agência reguladora de drogas e alimentos dos Estados Unidos) em junho para aplicação em crianças americanas de seis meses a quatro anos e, se obtiverem aval da Anvisa, atingirão uma faixa não coberta pela Coronavac, que tem autorização para ser aplicada a partir de três anos.

Fonte: Folha Press

 

Expectativa da Aneel é não aplicar nenhuma cobrança adicional até o fim deste ano, devido à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (29/7), pela manutenção da bandeira verde para as contas de energia no mês de agosto.

Dessa forma, a conta de luz continuará sem cobrança adicional em decorrência das condições de geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas, que continuam favoráveis.

A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril. A expectativa da Aneel é não aplicar nenhuma cobrança adicional até o final deste ano, devido à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

Quando acionada a bandeira amarela cobra uma taxa extra de R$ 2,989 para cada 100 quilowatts-hora (kWh). A bandeira tarifária vermelha patamar 1 tem um adicional de R$ 6,50 a cada 100 kWh na conta do consumidor.

O que são as bandeiras tarifárias?

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias busca sinalizar o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores planejar como usar a energia elétrica.

Se a bandeira está vermelha, ele sabe que é conveniente economizar, ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício de água e energia.

 

Fonte: Metropoles
Suspeito atuava como vigilante e também como técnico de computadores

Um homem de 32 anos foi preso na quinta-feira (28), suspeito de estuprar a própria filha na cidade de Barra, no oeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, o possível autor já está respondendo a um inquérito e teve o mandado de prisão temporário cumprido.

Ainda segundo a PC, mais detalhes do caso não estão sendo divulgados, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Entretando, informações divulgadas pela TV Bahia dão conta de que a mãe da garota de 11 anos foi a responsável pela denúncia. Ela percebeu que a criança mudou de comportamento e se recusava a passar o final de semana com o pai. O suspeito atuava como vigilante e também como técnico de computadores.

Fonte: IBahia

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O preço da gasolina da Petrobras vendida às distribuidoras será reduzido mais uma vez a partir de sexta-feira (29): o valor médio do litro passará de R$ 3,86 para R$ 3,71 – redução de R$ 0,15 por litro, ou 3,88%. É a segunda redução seguida no valor do combustível anunciada pela petroleira, um dia após anunciar nova diretriz para a política de formação de preços dos combustíveis.

Na quarta-feira da semana passada, a estatal já havia reduzido em R$ 0,20 o preço médio da gasolina. Com o nove corte, o preço do combustível fica abaixo do valor que era comercializado em 10 de maio deste ano, que era de R$ 3,86.

Também nesta quinta-feira, a Petrobras anunciou reduções nos valores cobrados no querosene de aviação, na gasolina de aviação e no asfalto, válidos a partir de 1º de agosto.

"Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", destacou a companhia.

Nova diretriz para preços

Na quarta-feira, a Petrobras anunciou que o Conselho de Administração da empresa aprovou nova diretriz para a formação de preços de seus combustíveis. Segundo a companhia, a medida "incorpora camada adicional de supervisão", mas não altera a política de preços vigente, balizada pela paridade de preços internacionais (PPI), e mantém os reajustes sob responsabilidade da diretoria executiva.

A PPI foi instaurada pela Petrobras em 2016, no governo de Michel Temer. Desde então, companhia tenta parear o preço da gasolina na refinaria com o preço internacional. Ou seja, os reajustes são resultado das oscilações dos preços do petróleo e do câmbio.

Mas, mesmo com redução dos preços das commodities, o câmbio não aliviou. No fim de maio, o dólar comercial estava cotado na casa dos R$ 4,70. Hoje, opera próximo aos R$ 5,20.

Preços na bomba

Os preços de venda de combustíveis às refinarias pela Petrobras são um dos fatores de composição do preço final dos combustíveis, junto com impostos e fatia de distribuidoras e revendedores.

De acordo com a Petrobras , considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da estatal no preço ao consumidor passará de R$ 2,81, em média, para R$ 2,70 a cada litro vendido na bomba.

Fonte: G1

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.497 casos de Covid-19 e mais dez mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.656.734 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.619.321 são considerados recuperados, 7.077 encontram-se ativos e 30.336 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (28) contabiliza ainda 1.951.302 casos descartados e 357.610 em investigação. Ainda segundo a secretaria, na Bahia, 67.543 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.639.083 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.751.789 com a segunda ou dose única, 6.727.037 com a dose de reforço e 1.356.873 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.002.888 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 607.897 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 5.433 tomaram a primeira dose.

Fonte: Política Livre

 

 

Quatro homens que carregavam um caminhão com madeira retirada ilegalmente foram presos nesta quinta-feira (28), na Fazenda Vale Verde, situada zona rural de Cotegipe, no oeste da Bahia.

 

A prisão aconteceu durante uma operação conjunta entre profissionais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cippa/Lençóis).

Mais de 55 metros cúbicos de madeira utilizada para estaca eram carregadas no caminhão bitrem, estacionado na fazenda.

De acordo com o coordenador de operações, o 1º tenente Alisson de Jesus Soares, com a chegada da polícia, os quatro homens tentaram fugir em direção à uma mata, mas foram alcançados.

Um carro foi revistado e dentro os PMs encontraram um revólver calibre 38, seis munições, mais de R$ 35 mil, uma carteira com sete cartões de crédito e duas motosserras.

O quarteto e parte dos materiais foram encaminhados à Delegacia Territorial (DT) de Barreiras.

 

Fonte: G1

Fonte: JOVEM PAN

O preço do gás de cozinha na Bahia terá um reajuste a partir de segunda-feira (1°) e o produto ficará mais caro. O aumento foi confirmado ao iBahia nesta quinta-feira (28) pela Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, antiga Refinaria Landulpho Alves.

De acordo com a companhia, o reajuste será de 8,2% em cima do preço repassado para as distribuidoras. Em contato com o iBahia, o Sindigás informou que isso representa cerca de R$ 4,99 de aumento para as empresas.

Já para os consumidores, o valor do gás de cozinha possivelmente vai ficar em torno de R$ 5 a R$ 7 mais caro. Em Salvador e região metropolitana, segundo o sindicato, o preço médio é de R$ 125, e com esse novo reajuste poderá passar de R$ 130.

Este será o sexto reajuste do gás registrado só neste ano no estado – sendo cinco determinados pela Acelen e um aplicado pela Petrobras. O primeiro aumento de 2022 aconteceu em fevereiro deste ano. O último até então tinha sido no dia 1° de julho.

Confira nota da Acelen sobre o aumento:

A Acelen informa que os preços dos produtos produzidos pela Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dolar e frete.

A Acelen reafirma sua aposta em uma política transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Fonte: G1

A Prefeitura de Barreiras publicou no Diário Oficial 3724, desta quarta-feira (27), retificações no Edital 01/2022 referentes ao Concurso Público que está com as inscrições abertas até dia 08 de agosto. Os ajustes divulgados referem-se às informações de escolaridade, piso salarial e idade limite para inscrições em algumas vagas e ainda, a inclusão do cargo 429 para médico clínico geral. A municipalidade ressalta ainda que houve alteração no cargo de nível superior para odontólogos, no que se refere a carga horária semanal e o vencimento.

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Administração esclarece que será garantido o Piso Nacional, não inferior a dois salários mínimos, aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias, conforme Emenda Constitucional nº 120/2022, que acrescentou o §9º ao Art. 198 da CF/88.

Informa ainda, que no caso dos profissionais de Enfermagem (enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e parteiras), havendo a sanção do PL nº2564/2022, o Município de Barreiras encaminhará Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores, para adequar o piso da classe à Lei Federal.

O certame oferece mais de 230 vagas destinadas para diferentes cargos nos níveis fundamental, médio, técnico e superior. O valor das inscrições varia de R$ 60 a R$ 100, a depender do cargo pretendido. A previsão é que as provas objetivas ocorram no dia 25 de setembro, com locais e horários a serem definidos e divulgados no dia 20 do mesmo mês. Os salários oferecidos vão de R$ 1.427,44 para níveis médio e técnico a R$ 7.689,80 para cargo de médico clínico geral.

Todas as informações sobre as retificações apontadas no Diário Oficial 3724 podem ser conferidas na íntegra através do Site do Município de Barreiras no link: https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2022/diario3724.pdf

Fonte: Dircom PMB

O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, comemorado nesta quinta-feira (28), foi de mobilização na Praça Castro Alves com orientações sobre a doença e a oferta gratuita, de testes rápidos de H.I.V, Sífilis, Hepatite B e C, de Fator RH (tipagem sanguínea); vacinação contra Hepatite B; aferição de pressão arterial e monitoramento de níveis sanguíneos de glicose, além de distribuição de preservativos.

A ação que integra o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde de Barreiras, contou com a parceria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb), também do serviço da Coordenação de Imunização (Copim) e das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento e Atenção Primária do município.

Estiveram acompanhando a mobilização, a secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues; a coordenadora do CTA/SAE Edgard Pita, Ana Paula Miranda; coordenadora regional do SAMU, Juana Jamile Ribeiro; coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; médica ginecologista do CTA/SAE, Drª Kelita Lago; coordenadora da Copim, Charlei Janne; preceptora do curso de Farmácia da Ufob, Larissa Barbosa, além de acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem.

Conforme a coordenadora do CTA/SAE Edgar Pita, neste Dia D de combate às hepatites virais, a população pôde conhecer um pouco mais os trabalhos que são realizados no município, e em casos de resultados positivos, os pacientes são direcionados para o devido tratamento. “Essa doença atinge diretamente o fígado, e pode causar alterações leves, moderadas ou graves, dessa maneira, planejamos esse momento nesta Praça, chamando a atenção do público para as consequências da doença. Oferecemos atendimentos gratuitos e caso, algum resultado teste positivo, encaminhamos esse paciente para o CTA/SAE Edgar Pita, que fica localizado no bairro Morada Nobre, anexo ao Centro de Saúde Leonídia Ayres, para o devido acompanhamento e tratamento”, pontuou Ana Paula Miranda.

A mobilização segue até o final do dia e conforme a secretária de saúde em exercício, as hepatites virais são doenças silenciosas e, se não tratadas, podem levar à morte. “O nosso objetivo neste Dia de Mobilização contra as Hepatites Virais foi de conscientizar e despertar nas pessoas a importância para a prevenção e o controle destas doenças. Dentro da nossa rede proteção, as equipes da Atenção Primária também realizam nas Unidades de Saúde as testagens, assim como o acompanhamento e monitoramento no CTA/SAE com médicos especialistas. A luta contra essa doença começa sempre pela conscientização e a prevenção”, destacou Jamile Rodrigues.  

Fonte: Dircom PMB

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou na 4ª feira (27.jul.2022) a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox (varíola dos macacos). Segundo o órgão, integrantes de áreas técnicas da agência atuarão em conjunto com profissionais de saúde e com a comunidade científica.

“A atuação do Comitê permitirá ações coordenadas e céleres para salvaguardar a Saúde Pública”, disse a Anvisa. A agência também afirma que a atuação vai permitir “acelerar o desenvolvimento e as ações que envolvem pesquisas clínicas e autorização de medicamentos e vacinas”....

Segundo a Anvisa, a equipe técnica atuará “com orientações sobre protocolos de ensaios clínicos” de medicamentos “destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença causadora da emergência de saúde pública”. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou emergência global para a varíola dos macacos no sábado (23.jul). O órgão classificou na 3ª feira (26.jul) a doença como “muito preocupante para países como o Brasil”. Em entrevista a jornalistas, a líder técnica do órgão para a doença, Rosamund Lewis, afirmou que o Brasil está “relatando um número significativamente grande de casos [da va...

Fonte: Poder360

O estado da Bahia gerou 16.342 postos de trabalho com carteira assinada no mês de maio deste ano, conforme foi divulgado pelo boletim da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) utilizando os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Segundo nota divulgada pelo SEI, com o saldo, o estado passou a contar com 1.860.558 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,89% em relação ao mês anterior, uma diferença entre 76.499 admissões e 60.157 desligamentos.

Sobre o mês de abril, quando 15.788 postos de trabalho foram criados, com as declarações fora do prazo, o saldo de maio de 2022 foi superior ao resultado.

Em relação aos resultados de outros estados, com 16.342 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos entre a região nordestina no mês. Já entre os estados federativos, ficou na quarta colocação.

No acumulado de 12 meses, levando em conta os cinco primeiros meses de 2022 e a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, a Bahia preencheu 62.906 novas vagas, um avanço de 3,50% ante o total do início do ano.

Ainda em termos de saldo acumulado no ano, na capital baiana teve 18.704 novos postos no acumulado do ano de 2022, à frente das demais do Nordeste, como Ceará, com 19.999 postos, e Maranhão, aos 14.011 postos na segunda e terceira posições.

Entre as unidades da Federação, a Bahia teve 3,50% e se posicionou na oitava colocação, no nordeste ficou em primeiro lugar.

No país como um todo, o desempenho relativo baiano posicionou o estado na oitava colocação.

Ainda em maio, todos os cinco setores econômicos registraram saldo positivo. O segmento de Serviços foi o que mais gerou postos de trabalho, fechando o mês com alta de 4.887 vagas.

Em seguida, Indústria geral com 4.037 vagas, Construção (+3.649 postos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+2.258 vagas) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura

Fonte: Bahia.ba

Com o "congelamento" sobre o debate para ajustar a vice de ACM Neto (União) e a sinalização de anúncio na próxima quinta-feira (4), o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) acredita que o nome sairá de dentro do partido. Marinho indicou ainda que não acredita em surpresas na indicação. 

"Convicto que dentro do Republicanos, dentro dos três nomes está [a indicação]. Nome fora, é muito complicado, não ouvi isso de Neto ou de ninguém", disse Marinho ao Bahia Notícias.

Marinho ainda prefere aguardar a decisão de Neto, por se tratar, segundo ele, de uma "decisão partidária e também pessoal". "A todo momento tenho lutado que seja do Republicanos e acredito que será, mas em relação ao nome, não consigo dizer nada. Essa decisão será de Neto. Enquanto não ouvir ele anunciar quem será, todo mundo pode estar dentro ou fora", assinalou. 

O deputado ressaltou que a decisão de ACM Neto em retardar o anúncio deve ser acompanhada da retomada do diálogo com os partidos aliados. "Até porque não se terá tempo. Acredito que na próxima segunda, terça já tenha o nome indicado", disse.  

Não seria a primeira vez que um integrante do Republicanos ocuparia a vaga de vice em uma chapa liderada por ACM Neto. Em 2008, na disputa pela prefeitura de Salvador, o já deputado federal Márcio Marinho compôs a chapa majoritária na vice, enquanto filiado do até então PR, saindo derrotado. A vitória no pleito foi de João Henrique (MDB), contando com o apoio de Neto no segundo turno, em disputa com Walter Pinheiro (PT). 

DISPUTA INTERNA

Entre os nomes do Republicanos, além do próprio Marinho e do deputado federal Marcelo Nilo, está o da vereadora de Serrinha Edylene Ferreira. De acordo com Marinho, independentemente do nome, o partido não abre mão da indicação. 

"A gente não pode dizer quem é bom ou ruim. Ela [Edylene] está dentro do Republicanos, é um nome do partido. Se for ela não terá problema", apontou Marinho. 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |