Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Lançado há menos de dois anos, o Pix não para de crescer. O Brasil já possui mais de duas chaves de pagamento instantâneo para cada habitante. São 214,8 milhões de brasileiros e 469 milhões de chaves ativas. Os dados foram analisados pelo site Metrópoles com base em informações divulgadas pelo Banco Central.

De acordo com o levantamento, as chaves aleatórias são a maioria: 185,2 milhões. O ranking é composto ainda pelo CPF (107,8 milhões), celular (98,7 milhões) e e-mail (68,8 milhões).

Segundo o Banco Central, a facilidade de acesso e a ausência de tarifas impulsionou o crescimento do meio eletrônicos de pagamento.

Fonte: Bahia Notícias

O cineasta e produtor audiovisual brasileiro Sebastião Dias Braga Neto, de 37 anos, será o primeiro paciente no mundo a receber o tratamento CAR-T Cell Triplo contra o câncer. O método, cujos testes estão sendo iniciados agora nos Estados Unidos, é uma evolução das terapias CAR-T Cell, apontadas como uma revolução no combate ao câncer por usarem células do próprio paciente geneticamente modificadas para combater tumores.

Em entrevista ao jonal O Globo, Sebastião revelou que foi diagnosticado com leucemia, câncer que afeta os glóbulos brancos, no início da pandemia, após investigar dores nas pernas. O caso dele é de leucemia mieloide crônica (LMC), que se caracteriza pela multiplicação anormal de glóbulos brancos devido a uma alteração no DNA das células da medula óssea.

Para tratar o problema, ele iniciou sessões de quimioterapia. A opção não funcionou após sete meses e ele precisou recorrer a um transplante de medula óssea. Um ano após o procedimento, o cineasta viu o câncer retornar mais forte como uma leucemia linfoide aguda (LLA). Sebastião se viu sem opções de tratamento, até que uma amiga o colocou em contato com o pesquisador Vanderson Rocha, do Hospital das Clínicas de São Paulo. O médico o colocou em contato com o colega Marcos de Lima, que está nos Estados Unidos, e buscava voluntários para um novo estudo.

Sebastião Dias se inscreveu, então, para ser voluntário na pesquisa chefiada por Lima, no hospital da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e foi aceito.

Tratamento

O método usado em Sebastião consiste em pegar as células brancas, que têm como função a defesa do corpo, e alterá-las geneticamente para que respondam a uma necessidade maior, deixando-as mais fortes. Ao serem reintroduzidas nele, o objetivo é que trabalhem na eliminação das células defeituosas. A técnica é individualizada, pois cada paciente tem suas células modificadas de acordo com o tipo de problema que precisa combater.

Sebastião já recebeu 40% das células depois de um procedimento realizado em 12 de julho e deve receber o restante em uma segunda dose na próxima semana. Ele apresentou febre, que é uma reação esperada. A expectativa é que dentro de um mês o câncer apresente remissão.

Um dos problemas desta opção é o custo. Somente a produção das células fortalecidas gira em torno dos R$ 2 milhões. Todo o procedimento pode chegar em R$ 8 milhões. Como o brasileiro é voluntário no método, não precisa pagar pelos procedimentos. O alto custo é explicado pelo fato de poucas empresas estarem autorizadas a manipularem as células usadas no procedimento.

Fonte: Metrópoles

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, neste sábado (23), que a doença varíola dos macacos agora é considerada uma emergência de saúde pública global.

“Acreditamos que isso possa mobilizar o mundo a agir em conjunto. Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

“Com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”, acrescentou.

Em seu pronunciamento, Tedros explicou que são considerados cinco elementos para a tomada de decisão se um surto constitui uma emergência global.

“Primeiro, as informações fornecidas pelos países – que neste caso mostram que esse vírus [varíola dos macacos] se espalhou rapidamente para muitos países que não o viram antes”, disse o diretor da OMS.

Em segundo lugar, ele cita que foram atendidos os critérios do Regulamento Sanitário Internacional – uma norma jurídica que a OMS segue.

Em terceiro lugar, é levada em consideração a opinião do Conselho do Comitê de Emergência, que, neste caso da varíola dos macacos, não chegou em consenso.

“Quarto: princípios científicos, evidências e outras informações relevantes, que atualmente são insuficientes e nos deixam com muitas incógnitas”, afirmou Tedros.

“Quinto: o risco para a saúde humana, disseminação internacional e o potencial de interferência no tráfego internacional”, acrescentou.

A avaliação da OMS é que o risco de varíola é moderado globalmente e em todas as regiões, exceto na região europeia, onde avaliamos o risco como alto.

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

“Então, resumindo, temos um surto que se espalhou pelo mundo rapidamente, através de novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco e atende aos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, concluiu o diretor da OMS.

Nota do Ministério da Saúde sobre declaração de emergência

O controle da varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, é prioridade para o Ministério da Saúde, que realiza o constante monitoramento e analisa diuturnamente a situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância e resposta à doença no Brasil.

Todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já são realizadas pelo Brasil desde o início de julho de forma a realizar uma vigilância oportuna da doença.

Antes mesmo da ocorrência de casos suspeitos ou confirmados da varíola dos macacos no país, o ministério instalou uma Sala de Situação para elaborar um plano de ação com o objetivo de estabelecer estados e municípios sobre a melhor forma de atender a população.

Sob a coordenação do Ministério da Saúde, a atuação contou também com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

A partir do dia 11 de julho, com fluxos de notificação, diagnóstico, assistência e medidas de contenção e controle instituídos, o trabalho realizado pela Sala foi incorporado às atividades da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o que inclui o monitoramento de casos, a análise do perfil epidemiológico das notificações, a orientação das ações de vigilância, bem como a divulgação diária da situação dos casos no país.

Essas atividades ainda são realizadas rotineiramente pela área técnica responsável.

A pasta informa que os testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola dos macacos, sendo atualmente realizados em quatro laboratórios de referência no país.

Além disso, o Brasil capacitou países das Américas para a realização de diagnóstico laboratorial. O Ministério da Saúde também tem articulado com a OMS as tratativas para aquisição da vacina varíola dos macacos, de forma que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possa definir a estratégia de imunização para o Brasil.Com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o Brasil está preparado para enfrentar a varíola dos macacos.

Fonte: CNN Brasil
'É como fumar 20 cigarros por dia'


Cigarros eletrônicos estão proibidos no Brasil desde 2009

Tratar a dependência por cigarros eletrônicos já virou rotina para a cardiologista Jaqueline Scholz. "Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos que usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente ao consumo de mais de 20 cigarros por dia", calcula.

Para ter ideia, o fumante brasileiro consome em média 17 cigarros "convencionais" por dia, segundo um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), a médica mostra-se preocupada com o apelo desses dispositivos, especialmente entre os adolescentes e os adultos jovens.

Um levantamento publicado neste ano mostrou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida, mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Nosso país tinha uma taxa de iniciação do tabagismo muito baixa entre adolescentes, mas vemos que essa política está em risco agora", analisa Scholz, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

"Se não cuidarmos desse problema agora, o uso desses dispositivos tem tudo para virar uma epidemia em breve", complementa.

Em entrevista à BBC News Brasil, a especialista listou todos os riscos e controvérsias do uso do cigarro eletrônico e o impacto que isso pode ter na saúde.

Lobo em pele de cordeiro?

Scholz aponta que, desde o surgimento das primeiras versões há cerca de 20 anos, esses aparelhos sempre se promoveram com base no argumento de que seriam menos danosos à saúde.

"Ainda se diz que, por não ter combustão e não produzir fumaça, esses dispositivos seriam supostamente mais seguros", contextualiza.

A grande questão, argumenta ela, é que não existem estudos científicos suficientes para dar suporte a tais afirmações — e toda a publicidade relacionada a esses produtos parece estar mais voltada a conquistar novos usuários (especialmente os jovens), e praticamente ignora esse possível viés terapêutico.

"Vários países, como o próprio Reino Unido, aceitaram esse argumento e liberaram os cigarros eletrônicos. O que aconteceu nesses lugares foi um aumento da prevalência de fumantes", observa Scholz.

Para a médica, não faz sentido ver o cigarro eletrônico como um tratamento médico e deixá-lo apenas na mão das pessoas, para que elas decidam quando e como usá-lo. "Se o propósito desse produto fosse terapêutico mesmo, ele não poderia ser vendido em qualquer lugar, como acontece agora."

"Ele teria que ser prescrito após uma avaliação médica, em que o profissional concluiria que o paciente não consegue parar de fumar com os outros métodos que temos a oferecer. A partir daí, seria possível indicar a dosagem e o uso correto dessa substância", complementa.

A médica diz com conhecimento de causa: ela lidera um dos mais bem sucedidos ambulatórios de tratamento do tabagismo do país. Ao aliar medicamentos, mudanças comportamentais e acompanhamento, ela consegue que até 70% dos pacientes larguem o vício.

A cardiologista lembra que essas informações serviram de base para vender o cigarro eletrônico em muitos países como uma espécie de "redução de danos", ou um tratamento para indivíduos que desejavam parar de fumar.

Scholz aponta que, além de não cumprir as promessas terapêuticas, o cigarro eletrônico pode seguir pelo caminho contrário e fazer mal à saúde.


Diversos líquidos aromáticos podem ser utilizados nos cigarros eletrônicos 

Condicionamento e estímulo ao vício

A médica chama a atenção para três dos principais ingredientes que aparecem nesses dispositivos: o propilenoglicol, a nicotina e as substâncias aromáticas.

O propilenoglicol funciona como uma espécie de veículo, capaz de diluir e carregar a nicotina pelo nosso organismo.

A nicotina, por sua vez, é uma substância psicoativa encontrada originalmente no tabaco, que provoca uma dependência muito forte.

Durante o uso do cigarro eletrônico, ela é tragada pela boca, passa pelos pulmões, cai na corrente sanguínea e vai parar no cérebro, onde provoca uma sensação momentânea de bem-estar.

Fonte: G1

Fonte: JOVEM PAN

 

Presidente falou em defesa da liberdade e da pátria e sobre jogar ‘dentro das quatro linhas’ da Constituição

 

Em discurso no lançamento da sua candidatura à reeleição para a presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores a irem para as ruas no próximo 7 de setembro para mostrar aos “surdos de capa preta”, em uma clara referência aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que quem faz as leis são Executivo e Legislativo. “Nós não vamos sair do Brasil. Nós somos a maioria, nós somos do bem, temos disposição para lutar pela nossa liberdade e nossa pátria. Convoco todos vocês para que todo mundo, no 7 de setembro, vá às ruas pela última vez. Vamos às ruas pela última vez. Estes poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo, tem que entender que quem faz as leis é o poder Executivo e Legislativo. Todos têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição, interessa para todos nós”, afirmou.



Em seguida, Bolsonaro falou em harmonia entre os Poderes e exaltou novamente que o norte é o povo. “A maioria dessas pessoas querem o nosso bem, não podemos simplesmente deixar as coisas acontecerem. Não é fácil tentar mudar algo que vinha torto há décadas, mas dá para mudar”, reforçou. Pouco antes, o presidente já tinha citado diretamente a Suprema Corte, ao afirmar que, agora, o povo conhece o STF, sendo interrompido por vaias dos apoiadores que gritavam: “Supremo é o povo”. “O posso povo tem conhecimento, sabe pelo que deve lutar. O poder emana do povo se o povo bem escolher os seus representantes”, afirmou. Além de falar sobre a Suprema Corte, Bolsonaro também falou sobre ações feitas pelo governo nos últimos anos, enalteceu o presidente da Câmara, Arthur Lira, fez acenos a Tarcísio Gomes de Freitas, que é pré-candidato ao Governo de São Paulo, e fez contrapontos ao ex-presidente Lula, seu principal oponente nas eleições 2022, segundo as pesquisas eleitorais.

 

Fonte: JOVEM PAN

Na manhã dested domingo, 24, por volta das 9h, a 83ª CIPM realizou mais um treino na rodoviária de Barreiras.

Durante o treinamento realizado por policiais militares, a *K9 Heineken* localizou aproximadamente 10kg de uma substância análoga à maconha. A droga estava escondida na bagagem de um dos suspeitos que foi detido e encaminhado para o DP onde será tomada as medidas cabíveis.

Fonte: 83ª CIPM

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 798 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%), 2.017 recuperados (+0,13%) e 7 óbitos. Dos 1.649.355 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.609.337 já são considerados recuperados, 9.745 encontram-se ativos e 30.273 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico deste domingo (24) contabiliza ainda 1.943.394 casos descartados e 356.751 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 67.276 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.643.480 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.750.092 com a segunda dose ou dose única, 6.653.676 com a dose de reforço e 1.277.453 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.015.294 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 796.099 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 2.753 tomaram a primeira dose.

Fonte: Política Livre

Na tarde de sexta-feira, 22, a 83ª CIPM deflagrou a primeira fase da Operação de Combate ao Tráfico de Drogas na cidade de Barreiras.

A operação foi deflagrada no Centro de Abastecimento - CAB, e contou com apoio da RONDESP OESTE, Guarda Municipal e Canil Setorial, através do emprego de dois cães farejadores, K9 Dick e K9 Ana, que realizam o trabalho de busca nos bares, restaurantes, e em suspeitos.

O objetivo da operação é localizar drogas, armas, e transmitir a sensação de segurança aos comerciantes, clientes e a população que frequentam o CAB.

Fonte: 83ª CIPM

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) alcançou a marca de um foragido da Justiça preso por dia, na Bahia, após o início da expansão da tecnologia na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e também no interior do estado.

De acordo com a SSP, entre os dias 14 de junho e 23 de julho, quando a ferramenta foi ampliada, 68 criminosos com mandados de prisão foram capturados.

Nesse período foram 37 presos em Salvador, oito em Porto Seguro, cinco em Alagoinhas, três em Barreiras, dois em Feira de Santana, Itabuna, Camaçari e Simões Filho, além de um caso nas cidades de Itaberaba, Jequié, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Valença, São Francisco do Conde e Candeias.

Crimes cometidos pelos foragidos

Segundo a Secretaria, entre os 68 foragidos da Justiça capturados nos últimos 39 dias, 44 eram procurados pela prática de roubos, 15 envolvidos com assassinatos, cinco traficantes, um autor de violência sexual, um homem que cometeu estupro, um autor de sequestro e um que portava ilegalmente armas de fogo.

"É importante parabenizar todos os envolvidos nesse processo que torna a Bahia referência, não só no Brasil. O êxito nas prisões de foragidos da Justiça se deve aos nossos profissionais do setor de Tecnologia (Sgto), da parte de Telecomunicações (Stelecom), das polícias Militar, Civil e Técnica, além do apoio dos Bombeiros", destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Mandarino ainda acrescentou que R$665 milhões foram investidos na expansão da tecnologia. "Avançaremos com outros equipamentos, permitindo a melhoria do serviço prestado à população", completou.

Fonte: Bahia Notícias

Entre as vagas divulgadas, 16 são para motoboy. Há também oportunidades para auxiliar administrativo, atendente de loja, pedreiro, entre outros

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou as oportunidades de emprego desta segunda-feira (25), em Barreiras, no oeste do estado.

Entre as vagas divulgadas, 16 são para motoboy. Há também oportunidades para auxiliar administrativo, atendente de loja, pedreiro, entre outros.

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

É preciso levar a carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.

Vagas para Barreiras:

 

AUXILIAR DE LIMPEZA (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Experiência na função
1 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e noções básicas em computação
1 VAGA

AUXILIAR DE PEDREIRO
Não exige escolaridade
Experiência na área
4 VAGAS

AGENTE DE VENDAS E SERVIÇOS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Salário R$ 1.212 + comissão
10 VAGAS

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA DE MERCADORIA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir curso de direção defensiva
2 VAGAS

ATENDENTE DE LOJAS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA

AUXILIAR DE REFRIGERAÇÃO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA

CASEIRO
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA

COSTUREIRA DE MÁQUINA RETA
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
4 VAGAS

EMPREGADA DOMÉSTICA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA

ESTOQUISTA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e conhecimento no pacote MS Power
2 VAGAS

GERENTE FINANCEIRO
Ensino Superior completo em Administração
Experiência na função em Gestão Financeira, Recursos Humanos e Gestão de Contratos
1 VAGA

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS

MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS
Não exige escolaridade
Não exige experiência
1 VAGA

MOTOFRETISTA / MOTOBOY
Ensino Fundamental completo
Obrigatório possuir CNH ‘A’
Salário R$ 1.212 + benefício
16 VAGAS

MOTOFRETISTA ENTREGADOR
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’
1 VAGA

MOTORISTA ENTREGADOR
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘D’, curso de direção defensiva e disponibilidade para realizar viagens
1 VAGA

MOTORISTA DE AMBULÂNCIA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’
1 VAGA

OFFICE BOY
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A’ e conhecimento no pacote MSPower
Salário R$1.212 + benefício
2 VAGAS

PEDREIRO
Não exige escolaridade
Experiência na área
3 VAGAS

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO
Ensino Médio completo
Experiência na função com vendas de peças automotivas
Salário R$ 2 mil + benefício
1 VAGA

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTONÔMO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’, moto própria e disponibilidade para realizar viagens
1 VAGA

RECEPCIONISTA DE CLÍNICA MÉDICA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e conhecimento em informática
02 VAGAS

SORVETEIRO
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Salário + comissão
8 VAGAS

SUPERVISOR DE VENDAS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘B’ e conhecimento no pacote MS Power
Salário R$ 2.029,57 + benefício
1 VAGA

SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAIS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS

Fonte: G1

Fonte: Grupo Santo Antonio

A cidade de Baianópólis é a única cidade no oeste baiano que está sem registrar mortes violentas há quase um ano (726 dias), segundo dados levantados pelo g1 com a Polícia Civil, e dizem respeito aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

São considerados CVLI os casos que envolvem homicídios dolosos, além de agressões e roubos seguidos de assassinato.

As cidades baianas sem mortes violentas há pelo menos um ano entraram em evidência depois que Abaíra – que fica na região da Chapada Diamantina –, registrou um homicídio após oito anos sem assassinatos.

A atuação das polícias Militar do 4º Pelotão da 83ª CIPM, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal são imprescindíveis no resultado em ter uma cidade como uma das mais tranquilas do Brasil.

Fonte: G1 - ASCOM NOTÍCIAS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.165 casos de Covid-19 e 15 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.646.766 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.604.259 são considerados recuperados, 12.259 encontram-se ativos e 30.248 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta sexta-feira (22) contabiliza ainda 1.941.090 casos descartados e 356.583 em investigação. Ainda de acordo com a secretaria, na Bahia, 67.182 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.643.243 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.749.799 com a segunda ou dose única, 6.645.519 com a de reforço e 1.268.665 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.006.715 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 599.220 tomaram também a segunda.

Fonte: Política Livre

O preço da gasolina caiu mais 2,9% nos postos brasileiros esta semana, voltando a patamar equivalente ao registrado em abril de 2021, em valores corrigidos pela inflação. É a quarta semana seguida de queda, com redução acumulada de 20,3%.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o preço médio da gasolina no país foi de R$ 5,89 por litro esta semana. O valor já tem impacto de repasses do corte de 4,9% promovido pela Petrobras em suas refinarias na terça-feira (19).

A queda nas últimas semanas responde principalmente a cortes nos impostos federais e estaduais sobre os combustíveis, fruto de projetos de lei aprovados pelo Congresso com apoio do governo federal para reverter prejuízos à sua imagem às vésperas da eleição.

O governo estimava que as medidas derrubariam o preço médio gasolina em R$ 1,55 por litro. De acordo com a ANP, a queda acumulada já chega a R$ 1,50 por litro.

Com as quedas consecutivas, a ANP já encontrou gasolina se aproximando dos R$ 5 por litro. Em Passos (MG), por exemplo, o produto foi encontrado a R$ 5,09, o valor mais baixo desta semana. Já a gasolina mais cara foi encontrada em Altamira (PA), a R$ 7,75.

Nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou decreto prorrogando o cumprimento de metas de compra de créditos de carbono pelo setor de combustíveis, que deve ampliar a redução dos preços nas próximas semanas.

Depois, visitou um posto em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para celebrar o decreto e a queda dos preços.

A medida deve ajudar a reduzir o preço do diesel, que sofreu menos impacto dos cortes de impostos, pois já vinha com impostos federais zerados e, na maior parte dos estados, já tinha alíquota de ICMS abaixo do teto estabelecido por lei aprovada no fim de junho.

Fonte: FOLHA

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN
Pediatra foi assassinado a tiros enquanto trabalhava em setembro de 2021; família cobra resolução do caso

O assassinato brutal do médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira completa dez meses neste sábado (23). Coincidentemente, 23 de julho era a sua data de aniversário, ou seja, amanhã, se estivesse vivo, ele faria 45 anos.

O crime aconteceu na manhã do dia 23 de setembro de 2021 e chocou pela covardia e crueldade. Por volta das 8h daquele dia, Júlio César foi atingido por tiros à queima roupa enquanto atendia uma criança em uma clínica médica no município de Barra, no oeste do estado.

O crime foi testemunhado pela mãe do paciente, a esposa de Júlio César - enfermeira - e uma assistente que também estava no consultório. Mesmo socorrido, ele não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu no local.Júlio César deixou esposa e dois filhos pequenos. Além disso, sua morte trouxe impactos na rede de saúde da região, pois em algumas localidades, ele era o único pediatra a acompanhar a saúde das crianças.

Até o momento, cinco criminosos foram indiciados por participação na morte do médico Júlio César: o assassino profissional contratado para planejar e executar o crime, o atirador e mais três comparsas (dois homens e uma mulher) que ajudaram a forjar o cenário para execução do pediatra. Todos estão em prisão preventiva aguardando julgamento por homicídio qualificado.

A primeira audiência de instrução e julgamento está marcada para o dia 13 de setembro de 2022 no Fórum de Justiça da Comarca de Barra. Como os cinco réus estão presos em penitenciárias de Barreiras e Salvador, a audiência será em formato híbrido, ou seja, com Ministério Público, advogados e testemunhas no fórum e réus virtualmente.

Fonte: BNews
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |