Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Deste quinta-feira, 26, até domingo, 29, a 86ª CIPM com o apoio do Comando de Policiamento Regional Oeste, Comando de Policiamento Especializado, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto, garantiram a Segurança da maior Vaquejada do Oeste da Bahia, no Parque Major Leopoldo, no município de Formosa do Rio Preto.

A festa foi marcada pela notória sensação de segurança percebida por todos os municípes e visitantes da cidade. O planejamento Operacional de cobertura da festa antecedeu os quatro dias festivos com campanhas e blitz educativas, prosseguindo com a distribuição do efetivo em pontos estratégicos da cidade e do Parque de Vaquejada Major Leopoldo.

Os resultados dos esforços empregados pelas Tropas resultaram em baixos índices de registros de ocorrências, e principalmente, nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais e Crimes contra o Patrimônio. Os investimentos na segurança da cidade seguem com o apoio da união das forças do Poder Público com a Operação Oeste em Paz na data de hoje, com o acompanhamento do fluxo de pessoas, veículos e cargas no primeiro dia pós Vaquejada, garantindo o retorno das pessoas, comerciantes, vaqueiros e transportadores que possibilitaram o brilhantismo da Festa de Vaquejada.

Fonte: 86ª CIPM

Na tarde de hoje, segunda-feira, 30, ocorreu uma colisão entre duas motos, sendo uma delas da PRF, no cruzamento das avenidas JK com e Salvador no centrode LEM.

Segundo informações, o acidente de trânsito ocorreu durante um treinamento para a recepção do presidente da República Jair Messias Bolsonaro que virá amanhã para a Bahia Farm Show.

Um vídeo flagrou o momento da colisão. Havia um casal na outra motocicleta. A mulher teve ferimentos leves. O PRF nada sofreu.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 15 casos de Covid-19e mais nove mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.548.499 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.517.921 são considerados recuperados, 643 encontram-se ativos e 29.935 pessoas foram a óbito.

O boletim epidemiológico da Sesab, desta segunda-feira (30), contabiliza ainda 1.881.479 casos descartados e 334.918 em investigação. Na Bahia, 63.414 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A secretaria ainda informa que 11.612.221 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.689.610 com a segunda ou dose única, 5.868.017 com a dose de reforço e 218.983 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 938.605 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 479.355 tomaram também a segunda dose.

Fonte: Política Livre

Na tarde desta segunda-feira, 30, por volta das15h, após compartilhamento de informações com a 85ª CIPM, uma guarnição da CIPE/CERRADO realizava rondas no bairro Verde Vida, em LEM, visando localizar um casal que estava praticando roubos à bordo de uma motocicleta velha, vermelha, nos bairros Mimoso I, Mimoso II e Mimoso III e se escondia no referido bairro. 

Durante o patrulhamento foi localizado um indivíduo com características semelhantes as relatadas pelas vítimas nas proximidades da rua T3 do bairro Verde Vida e ao ser dado voz de abordagem o indivíduo reagiu e passou a realizar disparos de arma de fogo contra a guarnição, que tomou postura de segurança e revidou à injusta agressão.

O resistente foi alvejado, caiu ao solo e mesmo tendo sido prontamente socorrido para UPA de LEM, ainda com sinais vitais, não resistiu e teve seu óbito foi constatado pelo médico plantonista.



O material descrito abaixo encontrado com o resistente foi levado para o DISEP, onde foi apresentado a autoridade policial para as providencias de praxe.

RESISTENTE:

▪️Homem de 20 anos.

MATERIAL APRESENTADO:

▪️ Um revólver calibre 32, com 4 munições deflagradas e 2 intactas;

▪️ Uma balança de precisão;

▪️ Dois aparelhos celulares;

▪️ Uma motocicleta de marca Honda, de cor vermelha, com placa policial inválida e chassi adulterado;

▪️ 44 papelotes de cocaína e um pedaço pequeno da mesma substância, pesando 69g no total.

Fonte: ASCOM - CIPE/CERRADO - PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO!

O domingo (29) foi de pura adrenalina em Barreiras, com a segunda etapa da Copa Oeste Baiano de Velocross e a terceira etapa Ricardo Moto Racing, que reuniu nas ruínas do Matadouro, centenas de pessoas acompanhando de perto as competições em nove categorias.

Acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa participou das competições e ainda arriscou umas manobras junto aos competidores. “Agradecemos aos organizadores que escolheram Barreiras para a realização dessas etapas e competições, nós ficamos muito felizes e acreditamos que o esporte contribui tanto na saúde das pessoas, como destaca grandes profissionais. Após esse período de pandemia, o esporte tem sido uma grande alternativa para cuidar da saúde e para a diversão. Parabéns aos classificados e boa sorte nas demais etapas finais”, disse Zito.

As disputas reuniram atletas de várias cidades do Oeste, como: Cristópolis, Baianópolis, Ibotirama, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, dentre outras cidades baianas e ainda dos estados do Piauí, Tocantins e Goiás.

No total serão seis etapas, nessa segunda etapa foram classificadas na primeira colocação feminina Gabi#57 de Ibotirama; na competição infantil o destaque foi Pedro Targino da cidade de Luís Eduardo Magalhães; na categoria iniciante, o piloto Guilherme Barreto de Barreiras ficou na primeira colocação, assim como Fábio Duarte de Correntina, na categoria 200CC.

Na categoria Nacional Profissional novamente o piloto Fábio Duarte alcançou a primeira colocação; Na categoria Nacional Intermediária, o piloto Iarley Igor de Barreiras, alcançou a primeira colocação;  o piloto Marcelo Pedoti também alcançou o primeiro lugar na categoria VX3, assim como o piloto Caio Macarrão na categoria VX Intermediária e o piloto, Bruno Zution na categoria VX 1.

A terceira etapa da Copa Oeste Baiano de Velocross acontecerá nos dias 02 e 03 de julho na cidade de Baianópolis.

Fonte: Dircom PMB

O povoado Arraial da Penha, considerado o berço da cidade de Barreiras, foi o destino de centenas de atletas que gostam da prática esportiva em contato com a natureza, neste domingo (29). A 4ª edição da Corrida Arraial Trail Run, que contou com o apoio da Prefeitura, através da Diretoria de Esportes, reuniu diversão, adrenalina e beleza nos percursos de 8km e 16 km.

Idealizado pela Alcateia, o evento que agrega o esporte e a cultura teve seu ponto de partida na Praça Nossa Senhora da Penha. De acordo com os organizadores, em 2019 foram quase 400 atletas participantes e devido a pandemia da Covid-19, a corrida rústica foi suspensa nos dois últimos anos, retornando nesse 2022 com mais de 300 inscritos.

Clausivane Mano, de 32 anos, tem paralisia cerebral e percorreu 5 km. Ela conta que começou a praticar corridas como desafio e percebeu melhoras em seu tratamento. “Devido minha limitação iniciei nesse esporte como desafio e percebi que ajudou bastante na minha saúde física e mental, além de ser uma oportunidade de criar novas amizades, é uma terapia”, pontuou.

Esse ano, o Arraial Trail Run contou também com a participação de atletas de Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Buritirama, Correntina e Jequié. No percurso tradicional de 8km, a premiação do primeiro colocado masculino ficou com Vailton Souza, que concluiu a corrida em 31 minutos e 59 segundos. Já na classificação feminina, o primeiro lugar ficou com Juscelia Moreira que realizou o percurso em 39 minutos e 10 segundos.

No percurso de 16km de estradas e trilhas, percorrendo trechos dentro de riachos, pedreiras, raízes e trechos com lindas paisagens, o primeiro lugar masculino ficou para Vilmário da Conceição. Já no feminino, o primeiro lugar de destaque ficou com a atleta Evanice Mendonça. Os atletas classificados do 1º ao 5º lugar receberam troféus e todos corredores ganharam medalhas de participação.

Ao final, a Banda Sem Nome, levou alegria à Praça em contrapartida da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, destinados aos fazedores de cultura que tiveram suas atividades prejudicadas com a pandemia da Covid-19. Para a Diretoria de Esporte, o Arraial Trail Run já se consolidou como um evento tradicional e recebe muitos adeptos a cada ano.

“A Prefeitura de Barreiras celebra, neste mês, os 131 anos dessa cidade que valoriza todos os esportes realizados, sejam nacionais, regionais ou locais. Essa corrida rústica já faz parte do calendário municipal e além de agregar o esporte e cultura ao mesmo tempo, contribui positivamente na saúde das pessoas, é um esporte singular e democrático” pontuou o subdiretor de Esportes, Danilo Farias, que acompanhou o evento junto com a equipe da Diretoria de Esportes.

Fonte: Dircom PMB

No último sábado, 28, policiais militares apreenderam veículo clonado com indicídios de adulteração após acidente nas imediações da Praça da Independência, na cidade de Mansidão.

A motocicleta envolvida no acidente, uma Honda Bros preta, de placa policial PQK-2313, sem tarja de identificação de cidade e estado, conduzida no momento do acidente por um adolescente.

Feita consulta ao sistema, foi retornado que o veículo possuia placa Mercosul (PQK-2D13), apesar de não ostentar o novo padrão e estaria em nome de um senhor da cidade de São Luís de Montes Belos/GO.

Diante dissso, foi realizado o procedimento de identificação veicular.

Na análise dos elementos de identificação (número do motor e chassi), verificou-se possível divergência no padrão de gravação da montadora, tendo ocorrida suposta supressão da numeração original e feita a gravação de número diverso em seu lugar.

Trata-se de um veículo clonado e o CRLV apresentado pelo condutor apresentava indícios de falsificação, tendo ocorrido suposta alteração da Unidade Federativa da Bahia para Goiás. Diante disto, o veículo foi apresenado na delegacia de polícia local.

Fonte: 86ª CIPM
Greve de funcionários atrasou o início das operações digitais

Os testes da verão digital do real, chamada de Real Digital, deverão começar em 2023, segundo o economista do Banco Central (BC), Fábio Araújo. De acordo com ele, o cronograma inicial previa os primeiros pilotos ainda em 2022, mas a greve dos funcionários do Banco Central atrasou a programação.

“A gente tinha a intenção de começar os pilotos [testes] talvez ainda no final desse ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, a gente vai ter os pilotos rodando e as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024”, disse Araújo em debate virtual sobre o tema, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na noite de hoje (30).

Em 2021, o Banco Central anunciou que estava desenvolvendo o Real Digital, uma moeda digital que deverá funcionar como uma extensão da moeda física. Diferentemente das criptomoedas, o Real Digital será garantido pelo BC e trará a possibilidade do uso de novas tecnologias, como contratos inteligentes (smart contracts), pagamento em outros países, e utilização em internet das coisas (IoT).

De acordo com o BC, as pessoas interessadas em utilizar o Real Digital deverão obter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo Banco Central – como um banco ou uma instituição de pagamento. A versão inicial da moeda digital será uma opção adicional ao uso de cédulas convencionais, e poderá ser convertida para qualquer outra forma de pagamento hoje disponível – como depósito bancário convencional ou em real físico.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O que acontece se o contribuinte estiver obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 (ano-base 2021) e perder o prazo estipulado pela Receita? Quais são as punições pelo atraso no envio do documento? O prazo de envio da declaração do IR à Receita este ano é dia 31 de maio, até 23h59, em uma terça-feira.

Quem deixar de enviar o documento ou atrasar a entrega provavelmente cairá na malha fina, ou seja, a Receita Federal, utilizando de outras declarações entregues, irá cruzar dados e identificar que você não prestou suas contas com o Leão.

Outra consequência para o contribuinte atrasado é ficar com o CPF irregular, o que pode o impedir de tirar documentos importantes como passaporte ou fazer um empréstimo.

Para regularizar a situação, será necessário entregar a declaração em atraso, pagando uma multa de 1% ao mês, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74, limitada a 20% do valor do Imposto de Renda devido.

Mas se você identificou que perdeu o prazo e precisava ter entregue a DIRPF, pode realizar a entrega antes de receber esta notificação do Fisco, evitando assim ficar com pendências em seu nome, mesmo que de forma temporária.

Este ano, a Receita Federal atualizou algumas das regras para preencher as informações no documento. Saiba mais quais as regras para declarar o IR em 2022.

Quem precisa declarar o IR 2022

Veja abaixo as situações nas quais você é obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal este ano:

  • 1 – recebeu rendimentos tributáveis em valor superior a R$ 28.559,70
  • 2 – recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;
  • 3 – obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
  • 4 – teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais);
  • 5 – teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais);
  • 6 – passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nesta condição se encontrava em 31 de dezembro;
  • 7 – optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contado da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005.
Fonte: Invest News

A partir desta semana, clínicas particulares das capitais de todo o país já poderão aplicar a vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

A fabricante importou dois milhões de doses dos Estados Unidos para o Brasil, uma das exigências para a venda no mercado particular, aberto a partir do fim do estado de emergência em saúde pública, definido pelo Ministério da Saúde em 22 de maio.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Geraldo Barbosa, a embalagem do imunizante será diferente da que os brasileiros estão acostumados a ver, na distribuição da Fiocruz para os postos de imunização espalhados pelo país.

“É uma embalagem específica para a venda. Conseguimos fazer com que o Brasil seja o primeiro no mercado privado no mundo. Um benefício de toda a sociedade que precisa completar o esquema vacinal”, afirma Barbosa.

Com o tempo, a imunização nas clínicas particulares avançará para outros municípios, mas o cronograma ainda não está definido.

As doses chegaram ao Brasil no fim de abril. O preço de venda do imunizante na fábrica chega aos R$ 151 reais, valor definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), instância interministerial que trata dos preços praticados no setor.

Para o consumidor final, no entanto, o custo deve variar entre R$ 300 e 350 reais. A aplicação vai obedecer aos mesmos critérios adotados na rede pública.

Serão oferecidas vacinas apenas para pessoas acima dos 18 anos, que precisam completar o esquema vacinal ou que estejam se vacinando pela primeira vez.

“Todos os casos serão registrados no programa de informações do Governo Federal, o ConecteSUS. As clínicas também devem checar se o paciente já se submeteu a todas as doses, para evitar excedentes”, conclui o presidente da associação.

Fonte: CNN Brasil


Sesab emite alerta para cidades baianas sobre sintomas da varíola dos macacos 

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) emitiu um alerta para os municípios baianos sobre os sintomas da varíola dos macacos. Até a manhã desta segunda-feira (30), nenhum caso da doença havia sido registrado no estado.

Apesar de ser trasmitida pelos primatas, a varíola dos macacos também pode ser propagada por outros tipos de animais como, por exemplo, esquilos e roedores. Ela causa um quadro semelhante a varíola humana, conforme explica o infectologista Antônio Bandeira, que atua como técnico de vigilância epidemiológica da Sesab.

"Basicamente o que vai chamar atenção é o indivíduo que viajou – ou vem de fora – e apresenta o que a gente chama de lesões vesiculares pustulosas. Ela começa na cabeça, passa para o tronco e depois tem uma distribuição centrífuga para os membros. É associada sempre a febre, dor de cabeça, dor nas costas e no corpo. Mas o que vai realmente chamar a atenção são essas feridas no corpo".
Para evitar o contágio, é preciso fazer uso de máscara e higienizar as mão. Antônio Bandeira ainda destacou que a varíola dos macacos é altamente transmissível e pode levar ao óbito.

Segundo o infectologista, há uma preocupação muito grande do órgão estadual em relação à doença.

"A qualquer momento pode acontecer um caso de varíola dos macacos [aqui no estado], até porque no mundo tem crescido muito e a Bahia é um destino turístico muito forte. Pessoas de fora chegam aqui o tempo todo e temos com os países europeus uma grande comunicação. Temos voos diretos, inclusive, para Portugal e Espanha, e isso facilita muito [a entrada da doença]", disse.

Além da Bahia, os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina também emitiram estado de alerta para a doença, principalmente nos aeroportos.

Fonte: G1

Numa realidade de desemprego e poucas oportunidades, a realização dos concursos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) abrem oportunidades para quem deseja ingressar num cargo público. No total, serão 768 vagas, para diversos níveis de escolaridade e remuneração que pode chegar até R$ 6.060,00.

No caso do Ibama, a seleção atenderá ao critério de simplificada emergencial e contratará novos funcionários temporários que ocupem as posições de Brigadista, Chefe de Esquadrão, Chefe de Brigada, Supervisor de Brigadas Estadual e Supervisor de Brigadas Federal para atuar no Prevfogo. Os salários variam de R$ 1.212,00 a R$ 6.060,00, com escolaridade do fundamental ao superior e faixa etária de 18 a 59 anos. 

Os aprovados receberão ainda auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar (quando couber), auxílio-transporte (quando couber) e seguro acidente e terão um vínculo de seis meses, podendo ser lotados em cidades e/ou localidades de estados como: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Rio de Janeiro. Clique aqui para acessar o edital.

De acordo com o professor do curso preparatório Impacto, Marcus Vinicius Mendes, o Marcão, a banca organizadora do certame do Ibama é a Cebraspe, conhecida por ser extremamente rigorosa. “O critério dela é: um erro elimina um acerto, então, o candidato tem que ter certeza nas respostas para não perder pontos nas questões certas”, orienta.

O professor, no entanto, salienta que apesar do critério rigoroso, as provas são bem objetivas nas perguntas e não possuem como características a presença de pegadinhas.

Médio e superior

A seleção para a Adab preencherá 184 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com oportunidades reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e para candidatos negros. Os aprovados também terão contratos temporários por um período de até 36 meses, com possibilidade de renovação por igual período, apenas uma vez. O concurso ficará válido por um ano a partir da data da publicação da homologação, havendo a possibilidade de prorrogação por igual período.

Para os candidatos com nível médio, serão disponibilizadas 80 vagas destinadas à função de Auxiliar de Fiscalização. Já para nível superior, serão 83 vagas para a função de Médico Veterinário e 21 vagas para Engenheiro Agrônomo. 

Aos profissionais de nível superior, será exigida a comprovação de graduação na área e o registro no respectivo conselho profissional. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 30 de maio e 03 de junho de 2022 no site: http://selecao.ba.gov.br/ 

A atuação será uma jornada de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 2.460,45 para a função de nível médio e de R$ 2.996,90 para as funções de nível superior. Também será concedido auxílio-transporte e auxílio-alimentação no valor de R$ 12,00 por dia útil trabalhado.

Provas

O professor Marcão destaca que a banca aplicará uma prova objetiva, de múltipla escolha, em português, matemática e conhecimentos específicos. “Vale salientar que este concurso é de regime especial, no qual os aprovados serão contratados no período de 36 meses, podendo ser renovado por igual período”, reforça.

Independente da seleção escolhida, a dica do professor é que os candidatos estudem o quanto antes, possibilitando o contato com todo o conteúdo programático antes das provas. “A melhor forma é seguindo a ordem do edital; assim haverá um estudo de forma mais organizada e eficiente”, ensina.

Para o professor, também é importante se debruçar sobre a resolução de questões das bancas organizadoras. “Assim, o candidato vai se familiarizando com as questões e terá uma maior probabilidade de ter êxitos nos processos seletivos”.

Ibama

Os candidatos devem atentar para as inscrições que ocorrem em datas e horários específicos para cada tipo de ocupação. Vale salientar que não há taxa de inscrição. 

Edital 3/2022
•    Iatetê/BA – de 16 a 31 de maio de 2022;

Edital 8/2022
•    Itaetê/BA – 16 de maio a 03 de junho de 2022;
•    Salvador/BA – 16 de maio a 03 de junho de 2022;

Programa Prevfogo:

•    Brigadista: R$ 1.212,00 mensais;
•    Chefe de Esquadrão: R$ 1.818,00 mensais;
•    Chefe de Brigada: R$ 2.424,00 mensais;
•    Supervisor de Brigadas Estadual: R$ 4.848,00;
•    Supervisor de Brigadas Federal: R$ 6.060,00.

ADAB

Tem vagas para vários municípios do interior, inclusive do oeste da Bahia.

Fonte: Correio da Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio
Com isso, contas de luz ficam sem cobrança extra no próximo mês

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Fonte: Agência Brasil
Com isso, contas de luz ficam sem cobrança extra no próximo mês

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Fonte: Agência Brasil

Nesta sexta-feira (27), os bombeiros combateram as chamas de um incêndio que atingiu a vegetação de um terreno baldio, no Centro de Luís Eduardo Magalhães.

O 17º Grupamento de Bombeiros Militar alerta a população sobre os riscos de se atear fogo a terrenos baldios, lotes e quintais. A mesma orientação é válida para grandes e pequenas áreas rurais, situadas ou não às margens de rodovias, bem como para as proximidades de parques de preservação ambiental. O ideal e mais seguro é fazer o trabalho de limpeza de lotes e terrenos sempre por meio de roçagem ou capinagem.



Com o tempo seco, as queimadas, principalmente em terrenos baldios, se tornam mais frequentes. Além do transtorno com a fumaça e a fuligem, as queimadas podem agravar problemas respiratórios. Sem falar que a prática é um crime ambiental, que pode dar multa e até prisão.

Fonte: 17º GBM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |