Blog Santo Antônio
Notícias

Um homem, que se passava por líder religioso, no município de Barra, foi preso nesta terça-feira (24), suspeito de estupro mediante fraude contra ao menos 30 adolescentes de 12 a 18 anos. Ele teve o mandado de prisão cumprido por policiais da Delegacia Territorial do município.

“O homem se utilizava da prática espiritual, passando-se por pai de santo, utilizando nomes de entidades para realização dos abusos sexuais nas vítimas. Para manter as meninas presas à rotina, o suposto líder espiritual dizia que realizava esses trabalhos para que elas evoluíssem espiritualmente”, disse o titular da DT/Barra, delegado Jenivaldo Rodrigues.

Segundo o delegado, as adolescentes eram atendidas individualmente dentro de um quarto, onde tinham seus olhos vendados e tinham que tirar peças de roupas para ficarem nuas, por determinação dele. “Conforme investigamos, os crimes ocorrem há cerca de quatro anos e mais de 30 vítimas sofreram os abusos. Solicitamos que quem frequentava o local procure a DT para realizar a denúncia”, explicou o delegado.

O homem foi encaminhado para a DT, onde teve o mandado de prisão por abuso sexual mediante fraude cumprido, ficando à disposição do Judiciário. As adolescentes estão sendo ouvidas na unidade.

Fonte: Bahia Notícias

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 317 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 266 recuperados (+0,02%) e mais 2 óbitos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.547.074 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.516.740 são considerados recuperados, 412 encontram-se ativos e 29.922 pessoas foram a óbito de vido à doença.

O boletim epidemiológico da Sesab, desta terça-feira (24), contabiliza ainda 1.874.469 casos descartados e 334.259 em investigação. Na Bahia, 63.365 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A secretaria ainda informa que 11.640.959 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.678.636 com a segunda ou dose única, 5.801.031 com a dose de reforço e 183.388 com o segundo reforço. Ainda segundo a Sesab, do público de 5 a 11 anos, 931.727 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 461.908 tomaram também a segunda.

Fonte: Política Livre

A APLB-SINDICATO, Núcleo De Riachão Das Neves, Bahia, comunica aos pais, alunos e a toda população do município que após inúmeras tentativas de negociação e diálogo com o Poder Executivo Municipal sobre o reajuste do piso salarial nacional do magistério, assegurado pela Lei Federal n. 11.738/2008, fixado para o exercício de 2022 no percentual de 33,24%, a categoria deliberou acerca do tema em assembleia geral, às 17h05min do dia 23 de maio de 2022, e decidiu pela paralisação de suas funções nos dias 31 de maio de 2022 (terça-feira), 01(quarta-feira) e 02 (quinta-feira) do mês de junho de 2022, com reserva de 30% dos profissionais do magistério em atividade, em respeito ao princípio da continuidade do serviço público.



A entidade sindical informa ainda que a gestão pública municipal apresentou, em reunião promovida pelo representante do Ministério Público Do Estado Da Bahia, a proposta de conceder o reajuste de apenas 10,6% e de considerar como piso salarial o valor da remuneração, e não o do vencimento. Todavia, a proposta foi rejeitada pelos trabalhadores da educação básica, tendo em vista que contraria as disposições legais e o entendimento do STF firmado na ADI 4.167.



Diante desse cenário, a APLB-SINDICATO solicita o apoio da comunidade de Riachão Das Neves e convida a todos para participarem da manifestação que ocorrerá no dia 31 de maio, saindo às 8h, da sede da APLB-SINDICATO, localizada na Avenida Juarez De Souza, 47, Centro, Riachão das Neves, em direção às principais ruas da cidade a pé, de bicicletas, carros ou motos, em defesa da valorização do profissional da educação. Contamos com sua presença. Juntos somos mais fortes.

Fonte: APLB-SINDICATO, Núcleo De Riachão Das Neves

Fonte: JOVEM PAN

Onze pessoas presas, drogas, munições, dinheiro, armas, veículos, balanças e celulares apreendidos. Esse foi o resultado da Operação Revoada, deflagrada pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê, nesta terça-feira (24), para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão.

Os suspeitos localizados durante a ação, que visa combater o crime organizado, tráfico de drogas e homicídios, atuavam naquela cidade e no município de Cafarnaum. Eles estavam sendo investigados há nove meses.

Com os criminosos, a polícia apreendeu a quantia de R$ 27 mil, 3,5 quilos de cocaína, 150 gramas de maconha, 367 munições de diferentes calibres, três balanças, uma pistola ponto 380, um revólver e uma espingarda, calibres 38 e 28, respectivamente, duas réplicas de pistolas, três veículos, sendo um deles com restrição de roubo, e 12 celulares.

Além dos mandados cumpridos, quatro dos 11 criminosos também foram autuados em flagrante. “Após intenso trabalho investigativo, identificamos os integrantes da organização criminosa, todos com envolvimento direto com o tráfico de drogas”, ressaltou o titular da DTE de Irecê, delegado Alex Nunes Rocha.

Equipes da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), de Irecê, da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Chapada), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da 13ª Coorpin/Seabra e das Delegacias Territoriais de Presidente Dutra, Central, Ibititá, Barro Alto, Jussara e Morro do Chapéu participaram da Operação Revoada.

Fonte: Ascom / Polícia Civil
Valor estava previsto no orçamento; texto segue agora para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 24, a Medida Provisória (MP) que fixou o salário mínimo de 2022 em R$ 1.212, sem aumento real, apenas com a correção pela inflação de 2021. O texto seguirá agora para o Senado, onde precisa ser aprovado até 1º de junho, caso contrário ele perderá a validade – MPs precisam ser aprovadas no Congresso em até seis meses após serem publicadas pelo governo.

 valor está de acordo com o Orçamento de 2022, aprovado no Congresso em 21 de dezembro de 2021 com base numa previsão de inflação de 10,18%, o exato valor concedido para o aumento. Durante a tramitação, foram apresentadas 11 propostas na Câmara para aumentar o valor, mas a relatora, a deputada Greyce Elias (Avante-MG), rejeitou todas, com a justificativa de que, no atual momento de grandes dificuldades econômicas para o país, é inviável aprovar as emendas, e recomendou o texto como o governo enviou ao Legislativo.

Fonte: Jovem Pan

A prefeitura de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, emitiu alerta na noite desta terça-feira (24) sobre o aumento de casos de Covid-19. A medida ocorreu após o município ter zerado os casos da doença no final de abril e pacientes serem hospitalizados com a virose em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A pandemia da Covid-19 não acabou! Mantenha os protocolos preventivos e não vacile”, afirmou a gestão municipal.

No último boletim divulgado pela prefeitura, foram registrados mais sete novos casos positivos nas últimas 24 horas. No município há 22 casos ativos da doença, ou seja, que podem contaminar outras pessoas.

Ao longo da pandemia, Jequié registrou 22.637 casos confirmados da enfermidade, com 443 mortes provocadas. A taxa de ocupação na UTI é de 20%. 

Fonte: Bahia Notícias

A falta de um apoio de um candidato a Presidência da República vem incomodando o ex-prefeito e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB).

De acordo com a coluna “Tempo Presente”, do jornal A Tarde, apesar das negativas, ACM Neto estaria disposto a se aproximar do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta garantir um palanque na Bahia.

Ainda segundo a publicação, as tentativas de aproximação do ex-prefeito de Salvador com Bolsonaro se intensificaram depois que o senador Jaques Wagner (PT) ter revelado uma tentativa de ACM Neto de se aproximar do ex-presidente Lula (PT).

Fonte: Política Ao Vivo



O presidente Jair Bolsonaro (PL) retornará à Bahia na próxima terça-feira (31), quando vai participar de uma ‘motociata’ com apoiadores na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Esse será o segundo evento que Bolsonaro promove na Bahia. O primeiro ocorreu em Porto Seguro, no sul do estado, no dia 22 de abril. Em julho de 2021, apoiadores do presidente realizaram uma motociata em Salvador, mas sem a presença do presidente.

Em Luís Eduardo Magalhães, Bolsonaro fará uma visita à 16 edição da Bahia Farm Show, feira agropecuária que ocorre  entre os dias 31 de maio a 4 de junho. A chegada do presidente ao evento está prevista para às 13h. No mesmo dia, o evento receberá o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que vai participar da cerimônia de abertura da feira.

Fonte: Política Ao Vivo

Fonte: Grupo Santo Antonio

Com o objetivo de levar diversos atendimentos em saúde para os barreirenses, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou entre os dias 19 e 21 de maio, a 4° edição do Saúde Integrada em Ação, que aconteceu dentro da programação oficial das comemorações de 131 anos de emancipação política da Capital do Oeste, realizada no Parque Engenheiro Geraldo Rocha.

Considerada um sucesso pela organização durante os três dias de atividades, a 4ª edição do Saúde Integrada em Ação proporcionou 8.972 atendimentos a população nas especialidades de cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, hematologia, oftalmologia, psiquiatria, gastroenterologia, obstetrícia e urologia, assim como enfermagem, nutrição, psicologia, atividade física e fisioterapia. No espaço também foi possível realizar exames laboratoriais e de imagem como Raios-X diversos, Radiografia odontológica, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Ultrassom, Bioimpedância, Colposcopia, Preventivos e Exames com testagem rápida.

“Fechamos essa quarta edição do Saúde Integrada em Ação realizando um número expressivo de atendimentos, o que confere um grande êxito ao evento. Esses dois anos de pandemia gerou uma grande demanda reprimida na oferta de procedimentos de saúde, e após ações como essa, as demandas serão reduzidas sensivelmente. A Secretaria de Saúde seguirá trabalhando para aumentar a oferta de atendimentos nas unidades de saúde, e os exames que eventualmente não tenham sido realizados aqui, os pacientes serão atendidos pelas unidades de saúde do município”, pontuou o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

Fonte: DIRCOM/PMB

Com o tema “As Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos” foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (23), pelo prefeito Zito Barbosa, a 5ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras – FLIB. Após dois anos sem acontecer devido à pandemia da Covid-19, a Festa retorna na modalidade presencial e com transmissão online, realizada e coordenada pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O início das celebrações da cultura em suas diferentes linguagens e expressões aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso; presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; primeira-dama, Marisete Bastos; secretária de Educação, Gabriela Nogueira; diretora de Cultura, Emília Moreno; curadora da Flib, profª Doutora Marilde Guedes; Magnífico reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques Miranda; diretor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA), profº Gustavo Quirino; diretor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IX), profº Reginaldo Cerqueira; presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), Valney Rigonato; o representante da Diocese de Barreiras Pe. Manoel Aparecido, demais vereadores, secretários municipais, professores e estudantes da rede de ensino público e particular.

Serão três dias de festa que acontecerão no Centro Histórico de Barreiras, ocupando as principais praças e prédios do município, como na Praça Landulfo Alves, Duque de Caxias, Amphilophio Lopes, Mercado Municipal Caparrosa, Escola Municipal de Música e Teatro, Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e no Museu Municipal Napoleão Macêdo. Conforme a diretora de Cultura, a FLIB ocupa esses espaços com o objetivo de valorizar o histórico-cultural do município e oportunizar esse acesso a todos.

“Damos início hoje ao maior evento literário do Oeste da Bahia, estamos muito felizes com esse momento que projeta a nossa literatura para o Brasil e o mundo. A Prefeitura de Barreiras juntamente com a Curadoria da FLIB, preparou espaços para pensar, fazer e viver a literatura. Temos certeza que serão dias de celebração cultural em suas diversas e diferentes linguagens e expressões”, pontuou Emília Moreno.

Entre os dias 23 e 25 de maio serão mais de 150 eventos com a presença de literatas nacionais e internacionais, como o poeta e cordelista Bráulio Bessa, o escritor Roberth Novaes, atriz Márcia Andrade, também a fotografa e atriz Lauren Lima, cineasta e ator Vicentini Gomez, além de diversas atividades lúdicas, exposição de artes e fotografias, rodas de conversas e contação de histórias no espaço dedicado às crianças.

Para a curadora da FLIB, a temática deste ano foi concebida pelo coletivo da Curadoria com o desejo de dar visibilidade e destaque às diferentes vozes do sertão brasileiro, no tempo presente.

“Estamos alegres por esse retorno da Festa Literária Internacional de Barreiras. Celebrar é a palavra que traduz este momento, porque a FLIB 2022 tem essa motivação e propósito. A temática “As Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos” será o foco de todas as atividades que acontecerão neste três dias de evento na perspectiva de fazer ecoar as vozes dos sertões brasileiros nas diferentes linguagens, em especial a linguagem literária. Esperamos que todos os estudantes, participantes e visitantes possam mergulhar no universo envolvente da cultura dos sertões e que a FLIB possa reencantar as pessoas, atores, autores, autoridades, artistas, poetas, cordelistas, músicos e público geral. Agradeço imensamente o prefeito Zito Barbosa por fazer esse evento acontecer com toda grandeza e beleza que o oeste baiano merece”, destacou Marilde Queiroz Guedes.

Fonte: Dircom PMB

Com o tema “As Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos” foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (23), pelo prefeito Zito Barbosa, a 5ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras – FLIB. Após dois anos sem acontecer devido à pandemia da Covid-19, a Festa retorna na modalidade presencial e com transmissão online, realizada e coordenada pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O início das celebrações da cultura em suas diferentes linguagens e expressões aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso; presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; primeira-dama, Marisete Bastos; secretária de Educação, Gabriela Nogueira; diretora de Cultura, Emília Moreno; curadora da Flib, profª Doutora Marilde Guedes; Magnífico reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques Miranda; diretor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA), profº Gustavo Quirino; diretor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IX), profº Reginaldo Cerqueira; presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), Valney Rigonato; o representante da Diocese de Barreiras Pe. Manoel Aparecido, demais vereadores, secretários municipais, professores e estudantes da rede de ensino público e particular.

Serão três dias de festa que acontecerão no Centro Histórico de Barreiras, ocupando as principais praças e prédios do município, como na Praça Landulfo Alves, Duque de Caxias, Amphilophio Lopes, Mercado Municipal Caparrosa, Escola Municipal de Música e Teatro, Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e no Museu Municipal Napoleão Macêdo. Conforme a diretora de Cultura, a FLIB ocupa esses espaços com o objetivo de valorizar o histórico-cultural do município e oportunizar esse acesso a todos.

“Damos início hoje ao maior evento literário do Oeste da Bahia, estamos muito felizes com esse momento que projeta a nossa literatura para o Brasil e o mundo. A Prefeitura de Barreiras juntamente com a Curadoria da FLIB, preparou espaços para pensar, fazer e viver a literatura. Temos certeza que serão dias de celebração cultural em suas diversas e diferentes linguagens e expressões”, pontuou Emília Moreno.

Entre os dias 23 e 25 de maio serão mais de 150 eventos com a presença de literatas nacionais e internacionais, como o poeta e cordelista Bráulio Bessa, o escritor Roberth Novaes, atriz Márcia Andrade, também a fotografa e atriz Lauren Lima, cineasta e ator Vicentini Gomez, além de diversas atividades lúdicas, exposição de artes e fotografias, rodas de conversas e contação de histórias no espaço dedicado às crianças.

Para a curadora da FLIB, a temática deste ano foi concebida pelo coletivo da Curadoria com o desejo de dar visibilidade e destaque às diferentes vozes do sertão brasileiro, no tempo presente.

“Estamos alegres por esse retorno da Festa Literária Internacional de Barreiras. Celebrar é a palavra que traduz este momento, porque a FLIB 2022 tem essa motivação e propósito. A temática “As Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos” será o foco de todas as atividades que acontecerão neste três dias de evento na perspectiva de fazer ecoar as vozes dos sertões brasileiros nas diferentes linguagens, em especial a linguagem literária. Esperamos que todos os estudantes, participantes e visitantes possam mergulhar no universo envolvente da cultura dos sertões e que a FLIB possa reencantar as pessoas, atores, autores, autoridades, artistas, poetas, cordelistas, músicos e público geral. Agradeço imensamente o prefeito Zito Barbosa por fazer esse evento acontecer com toda grandeza e beleza que o oeste baiano merece”, destacou Marilde Queiroz Guedes.

Fonte: Dircom PMB

O balanço parcial de 2022 do projeto Partiu! #Testagem nas Escolas reúne dados animadores para a saúde do estado. O levantamento, que traz informações atualizadas referentes ao período de março até o dia 17 de maio, mostra que 99,3% das amostras analisadas foram não detectáveis para Covid-19.

Dos 30.561 exames realizados nesse período, apenas 228, ou 0,7 % do total, foram positivos para a doença, sendo que 29.747 foram descartados através de teste rápido e 586 por meio da análise feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/BA). Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

O Partiu! #Testagem foi instituído com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com os municípios. A testagem está sendo realizada em funcionários e estudantes da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, destaca que o projeto foi iniciado para detectar precocemente, com o rastreio e a identificação de casos para evitar a disseminação do vírus. “Nos casos positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários estão sendo implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, assim como o rastreamento e quarentena dos que tiveram contato direto com os contaminados”, ressalta.

Fonte: Sesab

O balanço parcial de 2022 do projeto Partiu! #Testagem nas Escolas reúne dados animadores para a saúde do estado. O levantamento, que traz informações atualizadas referentes ao período de março até o dia 17 de maio, mostra que 99,3% das amostras analisadas foram não detectáveis para Covid-19.

Dos 30.561 exames realizados nesse período, apenas 228, ou 0,7 % do total, foram positivos para a doença, sendo que 29.747 foram descartados através de teste rápido e 586 por meio da análise feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/BA). Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

O Partiu! #Testagem foi instituído com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com os municípios. A testagem está sendo realizada em funcionários e estudantes da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, destaca que o projeto foi iniciado para detectar precocemente, com o rastreio e a identificação de casos para evitar a disseminação do vírus. “Nos casos positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários estão sendo implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, assim como o rastreamento e quarentena dos que tiveram contato direto com os contaminados”, ressalta.

Fonte: Sesab

O governo federal anunciou, na noite desta segunda-feira (23), que decidiu trocar o presidente da Petrobras. A media vem pouco mais de um mês após a indicação de José Mauro Coelho. Deve assumir o cargo Caio Mário Paes de Andrade nome que, de acordo com o Jornal Folha de S. Paulo, atualmente trabalha diretamente com o ministro da economia, Paulo Guedes. 

Por meio de nota o governo a empresa agradeceu ao agora ex-presidente ,José Mauro, pelos serviços prestados. De acordo com o governo, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos "resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo".

De acordo com a gestão Bolsonaro,  Caio Mário Paes de Andrade é formado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

"O indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras", diz nota enviada à imprensa.

Fonte: Bahia Notícias
Cada médico poderá fazer até 12 atendimentos por dia

Após firmarem acordo com o governo federal, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram a greve, que durou quase dois meses, e retomam o atendimento aos beneficiários nesta segunda-feira (23).

A categoria se comprometeu a repor os 52 dias parados e a trabalhar para reduzir o estoque de perícias não realizadas durante a paralisação.

O anúncio do fim da greve foi feito após reunião entre o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, na última sexta-feira (20).

A categoria comemorou o acordo que resultou no atendimento de 18 itens da pauta de reivindicações.

Em transmissão pela internet, o vice-presidente da associação, Francisco Eduardo Cardoso Alves, explicou o que ficou acertado em relação ao reajuste salarial:

"A questão do aumento tem uma condicionante: se o governo for dar aumento linear para todas as carreiras do serviço público federal, sem nenhuma exceção, a gente, obviamente, vai entrar nesse aumento linear. Porém, se o governo quiser privilegiar uma ou outra carreira, que seja, automaticamente nós vamos entrar nos 19,9% [de reajuste]".

AtendimentoPara reduzir a fila de exames periciais agendados, foi definida a realização de até 12 atendimentos diários por profissional. No entanto, de acordo com lei de 2019, os médicos que ultrapassarem essa quantidade, vão receber R$ 61,72 por perícia extraordinária.

Os servidores terão 8 meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.

Fonte: Agência Brasil
Cada médico poderá fazer até 12 atendimentos por dia

Após firmarem acordo com o governo federal, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram a greve, que durou quase dois meses, e retomam o atendimento aos beneficiários nesta segunda-feira (23).

A categoria se comprometeu a repor os 52 dias parados e a trabalhar para reduzir o estoque de perícias não realizadas durante a paralisação.

O anúncio do fim da greve foi feito após reunião entre o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, na última sexta-feira (20).

A categoria comemorou o acordo que resultou no atendimento de 18 itens da pauta de reivindicações.

Em transmissão pela internet, o vice-presidente da associação, Francisco Eduardo Cardoso Alves, explicou o que ficou acertado em relação ao reajuste salarial:

"A questão do aumento tem uma condicionante: se o governo for dar aumento linear para todas as carreiras do serviço público federal, sem nenhuma exceção, a gente, obviamente, vai entrar nesse aumento linear. Porém, se o governo quiser privilegiar uma ou outra carreira, que seja, automaticamente nós vamos entrar nos 19,9% [de reajuste]".

AtendimentoPara reduzir a fila de exames periciais agendados, foi definida a realização de até 12 atendimentos diários por profissional. No entanto, de acordo com lei de 2019, os médicos que ultrapassarem essa quantidade, vão receber R$ 61,72 por perícia extraordinária.

Os servidores terão 8 meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.

Fonte: Agência Brasil
Produtos como arroz, feijão, carne e massas fazem parte da lista

O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Ministério da Economia, reduzir os impactos decorrentes da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre os preços de insumos do setor produtivo.

Serão afetados pela medida produtos como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção, dentre outros itens. No total, 6.195 mercadorias, quase todos os bens importados, terão redução no imposto. A medida foi anunciada na noite de hoje (23), em entrevista coletiva da equipe econômica do ministério. A redução se soma a outra, também de 10%, em novembro de 2021.

“A medida de hoje, somada à redução de 10% já realizada no ano passado, aproxima o nível tarifário brasileiro da média internacional e, em especial, dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, afirmou o secretário de Comércio Exterior do ministério, Lucas Ferraz. A vigência desta medida tem prazo determinado e deve vigorar até o final de 2023.

Na avaliação da equipe econômica do governo, a medida vai provocar impactos acumulados de R$ 533,1 bilhões de incremento no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), de R$ 376,8 bilhões em investimentos, de R$ 758,4 bilhões em aumento das importações e de R$ 676,1 bilhões de acréscimo nas exportações.

Os incrementos, em se confirmando, resultarão em R$ 1,434 trilhão de crescimento na corrente de comércio exterior (soma de importações e exportações), além de redução do nível geral de preços na economia.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |