Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Fonte: Grupo Santo Antonio

Os homens que morreram intoxicados com uma bebida que eles acharam ser pinga (veja aqui), aguardavam o pagamento pelos serviços prestados no local, dentro de um ônibus em uma fazenda, em São Félix do Coribe, oeste baiano.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo estava no ônibus, de onde seguiria para outra fazenda na região, quando um dos trabalhadores ofereceu uma dose de bebida aos colegas. Ao ingerir o líquido, as sete pessoas começaram a passar mal ainda no ônibus. Algumas vítimas tiveram convulsões.

Conforme a publicação, as vítimas foram socorridas para uma unidade de saúde. O homem que ofereceu a bebida já prestou depoimento e outros depoimentos estão agendados. O Departamento de Polícia Técnica fará a necropsia e o exame toxicológico para identificar que substância teria sido ingerida pelos trabalhadores.

Outros quatro trabalhadores hospitalizados foram identificados como Anderson Santos das Neves, que chegou a ser entubado; Elena Deziderio Bispo está em observação, Soniele Alves da Silva foi transferida para o município de Barra e Carina Catia dos Santos está em estado grave.

De acordo com o G1, os trabalhadores hospitalizados são moradores de Porto Novo e alguns do município de Serra do Ramalho. O caso é investigado na 26ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (26ª Coorpin) de Santa Maria da Vitória.

Fonte: Bahia Notícias

Acadêmicos e colaboradores do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste (Ufob), em Luís Eduardo Magalhães, participaram de uma palestra sobre noções básicas de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar (APH), na última sexta-feira (20).

O treinamento teórico/prático foi ministrado por bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM).

Na sala de aula, os participantes puderam acompanhar explicações sobre as fases de um incêndio, as principais formas de combatê-lo e agentes extintores. As emergências pré-hospitalares mais importantes também foram reunidas no conteúdo.



Já na prática, acadêmicos e colabores manusearam os equipamentos existentes no Centro, a exemplo de mangueiras, extintores e hidrantes, e treinaram manobras e procedimentos específicos do APH.

Fonte: 17º GBM

Na noite de ontem, sábado, 21, foi montado o policiamento direcionado ao primeiro dia de evento alusivo ao aniversário de 131 anos da cidade de Barreiras.

Além das patrulhas dentro do circuito da praça Landulfo Alves, no centro histórico, o policiamento contou com apoio da base móvel de segurança, bem como viaturas 4 rodas e motocicletas (ROCAM) no perímetro externo, promovendo a segurança não só para quem está curtindo o evento, mas também para todos que estiverem chegando ou saindo.

Fonte: 83ª CIPM

No início da noite de ontem, sábado, 21, por volta das 18h20, ocorreu uma oposição a intervenção policial com resultado lesão corporal na rua Pernambuco no bairro Vila Brasil, na cidade de Barreiras.

Segundo informações policiais, o CICOM foi informado que um homem portando arma de fogo na cintura, intimidou populares, os policiais militares da 83ªCIPM foram até o local informado e o suspeito ao avistar a viatura, empreendeu fuga para o interior de um estabelecimento comercial.

Foi realizado a incursão e a guarnição foi surpreendida com o suspeito empunhando a arma de fogo, um revolver calibre 38, na direção da PM, que de imediato, realizou um disparo de segurança para evitar confronto e injusta agressão.

Uma equipe do SAMU socorreu o rapaz e encaminhou com vida para o Hospital do Oeste e posteriormente o caso foi registrado na delegacia de polícia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
20
Mai / 2022

Abandono de Emprego

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Segundo ministro das Comunicações, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro. SpaceX, empresa de transporte espacial do homem mais rico do mundo, teve autorização da Anatel em janeiro para operar no país.

Bolsonaro e Elon Musk posam para foto em hotel de luxo em Porto Feliz — Foto: Reprodução/Redes sociais

O bilionário Elon Musk e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontraram na manhã desta sexta-feira (20) durante um evento no interior de SP. Os dois participaram de um encontro com cerca de 100 convidados em um hotel de luxo em Porto Feliz (SP).

A visita do homem mais rico do mundo ao Brasil faz parte do lançamento de um projeto envolvendo a Starlink, rede de satélites da empresa Space X, da qual ele é dono, que promete internet de alta velocidade e acesso em locais remotos. Em uma postagem no Twitter, Musk disse que o projeto vai conectar 19 mil escolas nas zonas rurais e monitorar a Amazônia, porém, não explicou como fará isso.

"Starlink tem uma política bem rigorosa de proteção dos dados, temos um nível de encriptação no nível do terminal e no nível do satélite. Mesmo que quiséssemos, não tem como saber quais dados você está mandando. Se é impossível para nós, também é impossível para os outros. Sobre proteger a Amazônia, temos que usar os dados, porque a Amazônia é gigantesca. Se você tentar fazer um monte de fotos e vídeos para entender o que está acontecendo, a quantidade de dados a serem transmitidos será enorme. Então, precisamos dessa conectividade para monitorar a Amazônia efetivamente", diz (veja mais frases do bilionário abaixo).

Elon Musk foi condecorado durante o evento em Porto Feliz (SP)  com uma medalha de honra ao mérito. O Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, postou uma foto com o empresário usando a medalha — Foto: Ciro Nogueira/Twitter/Reprodução

Fonte: G1

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou uma reunião comunitária nesta segunda-feira (16) para levar informações sobre o início da prestação do serviço de abastecimento de água na localidade de Mata do Cedro, em Cristópolis. A empresa investiu R$ 500 mil para levar água tratada a cerca de 237 novos imóveis da localidade. Durante a ação de mobilização, que reforçou sobre a qualidade da água e a importância do uso racional, teve início a ação de cadastramento das ligações.

A moradora Noelhir Alves gostou muito da reunião orientação aos moradores. “Eu moro há 32 anos aqui na comunidade e essa água é muito desejada por quem mora aqui na localidade. Estávamos ansiosos para saber como fazer para ter água em casa”, afirma. Para o morador Clevisson Jesus de Macedo, este momento é importante. “Ter água doce é algo muito importante e agora com as explicações, muitas pessoas vão querer ter o serviço”, explica.

A Embasa implantou 7.426 mil metros de rede distribuidora em Mata do Cedro. Essa rede traz água tratada de um reservatório na sede de Cristópolis. Durante a reunião, o gerente da Embasa em Cristópolis, Ronaldo Souza, explicou que, por enquanto, o sistema vem operando em fase de testes. “É importante que, neste momento, a população também se prepare antes que se inicie a medição e cobrança da água fornecida em cada imóvel, revisando as instalações internas para evitar vazamentos e valores altos na conta mensal”, reforça.

Fonte: Ascom Embasa
Destaques serão votados na próxima sessão, nesta quinta-feira

A Câmara aprovou na noite de hoje (18) o texto-base do projeto de lei (PL) 3.179 de 2012, que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, também conhecida como homeschooling.

Os destaques da matéria ainda não foram votados, e serão analisados na próxima sessão, na quinta-feira. Para usufruir da educação domiciliar, o estudante deverá estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, que acompanhará o desenvolvimento educacional durante o ensino.

Uma das exigências é que pelo menos um dos pais ou responsáveis tenha escolaridade de nível superior ou profissional tecnológica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Outro requisito é a certidão negativa perante as justiças federal e estadual (o distrital).

Ensino em casa

Os pais interessados em ensinar os filhos em casa deverão seguir a Base Nacional Comum Curricular definida pelo MEC. Além disso, poderão ser incluídas matérias e disciplinas adicionais à rotina de ensino.

Os responsáveis terão de garantir a convivência familiar e comunitária do estudante e a realização de atividades pedagógicas para promover a formação integral do estudante, contemplando seu desenvolvimento intelectual, emocional, físico, social e cultural.

Será de responsabilidade dos pais manterem registros periódicos das atividades e encaminhar, na forma de relatórios, à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado. O aluno também deverá participar de avaliações anuais de aprendizagem durante o ciclo de educação básica.

Nos ensinos fundamental e médio, além desses relatórios, deverá haver avaliação anual com base no conteúdo curricular, admitida a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Se o desempenho do estudante nessa avaliação anual for considerado insatisfatório, uma nova avaliação, em caráter de recuperação, será oferecida no mesmo ano.

Fonte: Agência Brasil
Procedimentos serão ofertados de imediato por 11 hospitais habilitados em oncologia

Para ampliar os tratamentos de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde incorporou dois procedimentos oncológicos – a Peritonectomia em Oncologia e a Quimioperfusão Intraperitoneal Hipertérmica - na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais SUS. Os novos tratamentos, que serão ofertados por 11 hospitais habilitados no país, estão em duas portarias assinadas nesta quarta-feira (18).

As novas incorporações têm o objetivo de oferecer mais opções de procedimentos para o tratamento oncológico de dois tipos de câncer: mesotelioma peritoneal maligno (MPM), que atinge a região abdominal, e pseudomixoma peritoneal (PMP), tumor que se manifesta na cavidade peritoneal.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Brasil é um dos países que tem as políticas públicas para enfrentamento do câncer mais sólidas do mundo. “Alocamos mais de R$ 4,6 bilhões para o tratamento da doença. Desses recursos, cerca de R$ 900 milhões são para tratamento cirúrgico, 500 milhões para tratamento radioterápico e 2,6 bilhões para a quimioterapia. E a inclusão dessas novas técnicas é uma conquista dos pacientes oncológicos”, disse.

A secretária de Atenção Especilizada à Saúde (Saes), Maíra Botelho, destaca que os hospitais precisarão cumprir critérios para manter a habilitação. “As portarias também preveem o monitoramento e traz toda organização e diretrizes. Ela oriente gestores e profissionais de Saúde no processo de habilitação que agora será feito no nosso sistema de uma forma muito organizada”, afirma.

Além disso, o Ministério da Saúde elaborou protocolos específicos para orientação aos profissionais da saúde sobre as doenças e o uso dos novos procedimentos. Os protocolos são publicados conjuntamente pelas Secretarias de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE).

Com a nova incorporação, a expectativa é que 200 procedimentos para a cirurgia de citorredução com hipertermoquimioterapia sejam feitos no SUS por ano, em pacientes com MPM e PMP. A cirurgia de citorredução tem o objetivo de remover o máximo possível de lesões tumorais e é associada aos outros procedimentos, como a hipertermoquimioterapia.

O impacto orçamentário federal com a inclusão dos procedimentos é estimado em mais de R$ 6,7 milhões ao ano. O custeio federal será pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). Com a finalidade de acelerar o início da oferta tabelada desses procedimentos no âmbito do SUS, o Ministério da Saúde analisou os dados dos hospitais habilitados na alta complexidade em oncologia, relativos a cirurgias de câncer e cirurgias do aparelho digestivo, para avaliar quais estão capacitados para a realização imediata dos novos procedimentos incorporados.

O gestor local do SUS poderá solicitar a habilitação de novos hospitais de acordo com os critérios estabelecidos na mesma portaria.

Sobre as doenças

O mesotelioma peritoneal maligno (MPM), um tipo raro de câncer, possui um comportamento agressivo que ocorre na superfície peritoneal da cavidade abdominal. Pacientes com MPM apresentam sobrevida de poucos meses após o diagnóstico, quando não tratados. A incidência de MPM varia em todo o mundo, sendo que as maiores taxas, estimadas em 30 casos por milhão de habitantes por ano, ocorrem em países com mineração e larga utilização do amianto em suas indústrias até a década de 1980.

Já o pseudomixoma peritoneal (PMP) é um tumor raro, com incidência estimada em aproximadamente um por milhão de habitantes por ano, sendo mais frequente em mulheres (2 a 3 vezes mais que homens). Apesar de tradicionalmente considerada como neoplasia “benigna”, a doença se manifesta em um amplo espectro, variando de um comportamento com crescimento lento até tumores agressivos e podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Fonte: Ministério da Saúde

O PSDB, o Cidadania e o MDB escolheram o nome da senadora Simone Tebet (MDB) como a candidata da "terceira via", apesar do projeto presidencial de João Doria (PSDB).

Segundo o portal Congresso em Foco, os dirigentes dos três partidos se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (18) para avaliar os nomes possíveis para defender o espectro nas urnas. 

Apesar da decisão, as executivas das legendas vão se reunir separadamente para oficializar o nome de Tebet como candidata ao cargo. A candidatura pode ser oficializada na próxima terça-feira (24).

“Nós três chegamos a um consenso, mas não somos nós quem vamos decidir. O que nós aqui acordamos é que vamos levar nossa posição, cada um a seu partido, e vamos dar tempo para o partido decidir. Fiquem tranquilos, nós chegamos a um consenso”, disse o presidente Roberto Freire, do Cidadania, sem citar o nome da senadora.

A situação também foi comentada pelo presidente do MDB, Baleia Rossi. “A pesquisa nos trouxe alguns números que são muito positivos na construção de uma unidade de uma melhor via. Primeiro, o que já foi falado: a sensação da polarização é que ela prejudica os brasileiros. Esse é um dado extremamente relevante para construção de uma alternativa mais equilibrada, mais moderada que busque responder aos problemas reais dos brasileiros”, disse.

Fonte: Bahia Notícias

Ontem, quarta-feira, 18, a Polícia Civil, Militar, com a participação e requisição do Poder Judiciário da Comarca de Formosa do Rio Preto, realizaram diligência em local de conflitos de terra em algumas fazendas na região da Coaceral, Garganta no município.

As equipes percorerram aproximadamente 460 quilômetros. Durante a diligência, foram convidados os advogados das partes em conflito e em determinado momento houve uma audiência ao ar livre, onde pôde-se ouvir as versões de algumas pessoas daquelas áreas conflitantes, sendo, contudo, respeitado o bom senso às instituições ali presentes.

O objetivo era evitar em conflito e em determinado momento houve uma Audiência ao ar livre, onde pôde-se ouvir as versões de algumas pessoas daquelas áreas conflitantes, sendo, contudo, respeitado o bom senso às instituições ali presentes.

Fonte: Formosa: Polícias Civil, Militar e poder judiciário realizam diligência em conflitos de terra

Ocorreu na noite da última terça-feira (17/05/2022) no Plenário da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhaes-BA, a 13ª Sessão Ordinária do ano de 2022, que aconteceu sem a presença do público devido ao tumulto, vandalismo, agressões físicas e verbais ocorridas no Plenário desta Casa Legislativa durante a realização da 12ª Sessão Ordinária. Nesta sessão foram lidos os Projetos de Leis nº 023 e 026 de Autoria do Poder Executivo, que reajustavam os salários dos servidores públicos em geral e o dos professores municipais, respectivamente.

No mais, seguindo os trabalhos legislativos, os Vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Resolução nº 05/2022, que altera o regimento interno da casa. Posteriormente, no dia 19/05/2022, ocorreu a 1ª Sessão Extraordinária de 2022, a fim de votar os Projetos lidos na Sessão Ordinária do dia 17, assim sendo, restou aprovado por unanimidade os projetos, em dois turnos. Os Projetos seguem agora para sanção do Prefeito, para então entrar em vigor.

Fonte: ASCOM - Câmara de Vereadores de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |