Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio
Confiante, 'do Bronx' lembra momentos após perder cinturão: 'Difícil ouvir meu pai chorar'
Foto: Reprodução / Twitter - @UFCBrasil

Apesar de ter perdido o cinturão dos pesos-leves do UFC para a balança, o brasileiro Charles do Bronx está mais confiante do que nunca. Com uma exibição épica diante do americano Justin Gaethje (veja aqui), o lutador falou sobre os momentos de tristeza após não ter batido o peso da categoria. 

 

"O mais difícil foi escutar o meu pai chorar. Foi a parte mais difícil. Mas nós somos um time e uma família gigantescos. Eles souberam me acalmar e dizer o tempo inteiro que o campeão tem nome, e é Charles Oliveira. Nós batemos o peso na quinta-feira, temos a maior certeza disso, mas infelizmente deu no que deu. Mas já passou. O que eu vim para fazer, eu fiz", afirmou, em entrevista ao canal Combate. 

 

Charles está invicto há 11 lutas, e sua próxima luta deve valer novamente o cinturão, de acordo com o presidente do UFC, Dana White. O brasileiro garante que não vai desistir. 

 

"Aumentamos mais uma vez a sequência de vitórias e de finalizações, e vamos continuar nesse hype. Eu vou continuar dizendo: ele vão falar e eu vou vir aqui e fazer. Eles vão falar que eu vou desistir, e eu vou mostrar que não. Tomei três knockdowns seguidos, levantei, dei o knockdown e finalizei. O que eles vão falar mais? Dessa vez foi a balança. Da próxima vez eles vão me amarrar pra ver se eu não venho pra luta...", declarou. 

 

Ele ainda comentou sobre a finalização que aplicou em Gaethje, falando sobre a importância das instruções do técnico Jorge "Macaco" Patino. 

 

"Eu consegui conectar a mão nele, e eu acredito muito no poder de fogo que tenho nas mãos. Quando eu acertei o golpe e vi que ele caiu, eu fui com muita sede ao pote. Meu irmão sempre me diz pra eu ir com mais calma, mas eu fui com tudo e acabei passando do ponto. Mesmo assim, fechei o triângulo invertido, e foi quando escutei o Macaco. Ali eu fiquei mais calmo, mais tranquilo, esperando a oportunidade. Quando ele girou eu fui pras costas, e quando eu chego nas costas fica muito difícil de sair. Eu estava no esgana-galo e esperei ele explodir pra fechar o mata-leão. Quando chega nesse momento, é só correr pro abraço", contou. 

 

Por fim, falou sobre o desafio feito ao irlandês Conor McGregor. "Eu acho que o Conor quer a luta, como eu também quero. É uma luta muito boa pra mim, pro business e pro UFC. Quero ir para casa descansar, correr de cavalo e lutar de novo em dezembro, como foi no ano passado. Vou deixar com a equipe para eles verem qual é o melhor momento e com quem será a luta. Mas o que eu mais quero é que a luta seja no Brasil, Acho que eu mereço isso e o povo brasileiro merece isso. Se o Conor McGregor quiser... Ele falou que ele está na categoria dele, que é o peso-meio-médio. Mas eu também luto nos 77kg se ele quiser. Eu quero muito essa luta", concluiu. 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio
Rede de bingos Ronnie Lessa e Rogério de Andrade é alvo do MP; delegado é preso
Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou a Operação Calígula, nesta terça-feira (10), contra uma rede de jogos de azar explorada pelo bicheiro Rogério de Andrade e Ronnie Lessa - PM reformado e réu pela morte da vereadora Marielle Franco.

 

De acordo com informações do G1 sobre as investigações da força-tarefa do MP sobre o atentado à vereadora, Rogério e Ronnie abriram casas de apostas e bingos em diversos estados pelo menos desde 2018.

 

Cinco pessoas já foram presas na operação, inclusive o delegado Marcos Cipriano. A delegada Adriana Belém também é investigadas. Na casa dela, R$ 2 milhões em espécie foram apreendidos.

 

Ao todo, são 29 mandados de prisão e 119 de busca e apreensão, sendo 30 pessoas denunciadas pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

Segundo a Polícia Civil, Adriana Belém e Marcos Cipriano não têm cargos atualmente. “Adriana Belém está afastada de licença, e Cipriano, trabalhando em outra instituição. A Corregedoria solicitará acesso às investigações para dar andamento aos processos administrativos necessários”, declarou.

Fonte: Bahia Notícias



Pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB) se pronunciou, em vídeo publicado nas suas redes sociais, nesta segunda-feira (9), sobre as mortes de três policiais militares no último final de semana em Salvador.

No vídeo, Neto faz duras críticas ao governo da Bahia e disse que o estado tem perdido a guerra contra a criminalidade. O ex-prefeito de Salvador ainda pontuou que a Bahia só voltará a ser um lugar seguro contra o govern enfrentar o crime organizado e colocar os bandidos na cadeia. Desde o início de sua caminhada pelos municípios do interior, Neto tem feito duras críticas à segurança pública e adotado o discurso na linha de “colocar bandidos na cadeia”. Todas as críticas feitas no vídeo são direcionados ao ‘Governo do Estado’, sem mencionar diretamente o governador Rui Costa (PT).

“Vocês sabem o quanto a gente tem abordados os problemas da segurança pública no estado da Bahia. Infelizmente, neste final de semana, nós vimos mais cenas terríveis acontecerem em nossa terra. Imaginem vocês, um policial foi assassinado aqui em Salvador, na região de Cajazeiras, um policial de trinta anos de idade”, começou Neto, que endureceu o discurso.

“Ontem, domingo, voltando do sepultamento desse policial, outros dois policias foram assassinados e os bandidos comemorando, isso é lamentável. Mostra como o governo do estado está perdendo guera para o crime organizado […] A gente só vai virar esse jogo, a Bahia só voltar a ser um estado seguro, se houver determinação, coragem e decisão por parte do governo do estado de enfrentar o crime organizado e colocar os bandidos na cadeia, devolvendo a paz e a tranquilidade para o cidadão, dando condições efetivas para as pessoas que atuam na segurança pública possam trabalhar, cumprindo seu papel e terem suas vidas sempre preservadas”, pontuou ACM Neto.

Fonte: Política Ao Vivo

A Capital do Oeste deu mais um grande passo no quesito meio ambiente e sustentabilidade. Seguindo com o objetivo de assegurar o tratamento e destinação ambientalmente adequado dos resíduos sólidos urbanos, o prefeito Zito Barbosa, juntamente com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio; e a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; estiveram visitando a sede da empresa ontem, segunda-feira, (9).

O local onde será realizada a disposição é organizado em forma de aterro sanitário, em conformidade com a Política Nacional de Resíduo Sólido e com a Norma Técnica NBR 8419/1992 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o qual emprega técnicas e tecnologias apropriadas para que este procedimento não cause danos ao meio ambiente, minimizando assim os impactos ambientais.

O método de disposição final dos resíduos adotado prever a implantação de todos os elementos de proteção ambiental, como o sistema de impermeabilização de base e laterais, sistema de recobrimento diário e proteção à saúde pública, sistema de coleta e drenagem de líquido percolados ou chorume, sistema de drenagem superficial, sistemas de captação de gases, sistema de tratamento de líquido percolados e o sistema de monitoramento.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o município vai trabalhar para recuperação da área antiga que estava sendo usada para disposição dos resíduos. “A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, elaborará um projeto de encerramento e recuperação de área degradada do lixão que está sendo desativado. A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos de Nº 12.305/2010 traz como meta para cada município a erradicação dos lixões, tornando-se necessário a elaboração dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas para que estas desativações sigam procedimentos técnicos viáveis de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT”, pontuou Demósthenes Júnior.

A Prefeitura de Barreiras também implantou o Programa de Compensação Financeira Temporária destinado aos catadores de materiais recicláveis que exerciam atividades no lixão do município, tendo como objetivo contribuir com as condições de sobrevivências dos catadores até a implantação e o funcionamento do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos – CTR, com base no novo o marco legal do saneamento básico, onde os mesmos já estão recebendo um benefício de R$ 800,00 reais mensais, resultado de uma atuação em conjunto com a Defensoria Pública do Estado para o cadastramento dos catadores que se enquadram no Programa.

O lixão era um problema crônico que existia há décadas e que, além de dispor os resíduos no solo de uma forma não correta, causava danos ao meio ambiente e a saúde pública, sem falar do descumprimento de uma das cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo município de Barreiras desde 2012, com o Ministério Público do Estado da Bahia. Agora, o tão esperado momento chegou, é um marco histórico e de alegria com o fim do lixão em Barreiras, é o que destaca o prefeito Zito Barbosa.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Estamos começando a partir desta data a destinar de maneira ambientalmente adequada os resíduos sólidos urbanos recolhidos em nosso município. Esse era um compromisso que tínhamos assumido com a nossa cidade, e está inserido entre as 30 metas estabelecidas pelo Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, com isso, nós alcançamos a 4º meta do programa. Mas a Cidade do Futuro além de inteligente e sustentável, precisa ser também humana, e para isso pensamos nos catadores que trabalhavam no lixão e procuramos contemplar todos com uma ajuda de custo mensal, até iniciarmos a próxima etapa do processo no qual eles farão parte, que é a implantação do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos – CTR. Esse é o nosso compromisso e estamos cumprindo, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, disse Barbosa.

Fonte: DIRCOM/PMB

Na tarde de ontem ontem, segunda-feira, 9, por volta das 17h30, a guarnição do PETO prendeu uma mulher pelo crime de tráfico de drogas em Santa Rita de Cássia, após encontrar uma variada quantidade de entorpecentes em sua posse, na rua do Eixão - BNH, além de dinheiro do tráfico e uma balança de precisão.

Todo material ilícito, juntamente com a acusada, foi encaminhada para a delegacia de polícia local

Fonte: 86ª CIPM
Versões impressa e digital serão aplicadas em 13 e 20 de novembro. Taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga via boleto, cartão de crédito ou PIX.

O prazo para inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital, começa na terça-feira (10) e vai até 21 de maio.

Na última edição do exame no passado, 239.101 pessoas se inscreveram na Bahia para participar do exame, segundo informações do Inep. Desse total, 237.050 pessoas optaram por realizar a prova de maneira impressa, enquanto 2.051 baianos escolheram a versão digital do exame.

Em Salvador, 50.884 pessoas se inscreveram para o Enem. Desse total, 49.164 se inscreveram na prova impressa e 1.720 na versão digital.

Atenção: os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.

Novidade na aplicaçãO

Pela primeira vez, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como:

  • e-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e
  • RG Digital.

o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas.

Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Inglês ou espanhol? Prova impressa ou digital?

O candidato deve escolher, no ato da inscrição, se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol.

Também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital.

É importante lembrar que a versão informatizada:

  • também é aplicada nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa;
  • traz 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.

Confira o cronograma

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Provas: 13 e 20 de novembro

O candidato deverá fazer:

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas
Fonte: G1

A Bahia ainda não tem prazo para começar a emitir o novo documento de identificação digital. Anunciada pelo Governo Federal em fevereiro, a nova carteira de identidade será unificada em todas as unidades da federação.

Os institutos de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança. Essa é a data limite para que os órgãos estabeleçam um esquema de emissão do novo documento, que deverá ser gratuito. Em alguns estados, como Santa Catarina, o documento já está sendo emitido.

Na Bahia, o Departamento de Polícia Técnica, que faz parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP), é o responsável pela emissão do documento, através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). Procurado pelo Bahia Notícias, o IIPM informou que “tem empenhado esforços para se adequar no intuito de cumprir o prazo estabelecido da referida norma”.

Segundo o Governo Federal, o objetivo da unificação é simplificar a vida do cidadão e coibir fraudes. O novo documento será impresso com QR Code, que servirá para atestar a sua autenticidade. A documentação terá numeração única - a do CPF - e apenas este número será considerado.

Fonte: Bahia Notícias

Mais 2 mil policiais militares vão reforçar o efetivo da corporação, a partir do próximo ano. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (9), durante a cerimônia de formatura de 917 novos soldados, na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador.

“Prometi e cumpri que, quando esta turma se formasse, abriríamos este novo concurso. E, assim, queremos que, no próximo ano, os aprovados já possam iniciar o curso de formação”, afirmou. Até o final de 2022, 1.700 policiais aprovados no último concurso iniciam o curso de formação. Com esse contingente, serão 2.617 novos policiais no enfrentamento da violência, somente este ano.

Rui disse ainda que a Bahia segue investindo em equipamentos para as forças de segurança, com a autorização para a compra de mil novos fuzis para a Polícia Militar. O armamento será adquirido por meio de licitação do estado ou registro de preço de outros estados. “São muitos recursos destinados à infraestrutura, na aquisição de equipamentos e novas viaturas e na qualificação desses profissionais. Seguimos em frente para reforçar a segurança no estado, de maneira ágil, assertiva e eficaz no combate ao crime”, completou o governador.

Esses investimentos incluem outros dois concursos. Um deles oferece mil vagas para a Polícia Civil, e as inscrições começaram nesta segunda-feira (9). São 150 para o cargo de delegado, 150 para escrivão e 700 para investigador. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o certame é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil. As inscrições são realizadas pelo endereço www.ibfc.org.br, até 7 de junho. O outro concurso já autorizado oferecerá 456 vagas para peritos em diversas áreas da Polícia Técnica.

Fonte: Secom BA

O Ministério Público estadual (MP-BA) abriu seis editais para seleção de estagiários em Direito, com um total de 52 vagas destinadas aos municípios da região de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença. A taxa de inscrição é R$ 55.

O período, local e forma de inscrição de cada seleção e mais informações, como data, local e horário de prova, podem ser acessadas por meio do portal do MP. Os editais preveem 30% das vagas para candidatos negros e 10% para os com deficiência.

Nas provas, serão cobrados conhecimentos básicos em Língua Portuguesa e conhecimentos jurídicos em Direto Constitucional, Penal, Civil, Processual Penal e Civil e em legislação especial nas áreas do consumidor, meio ambiente e de improbidade administrativa; Estatutos do Idoso e da criança e do adolescente; e arbitragem.

A bolsa é de R$ 663,00 mais auxílio-transporte e a carga horária é de 20 horas semanais. 

Fonte: Aratu On

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Governo Biden abre possibilidade para encontro com Bolsonaro, afirma jornal
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Joe Biden acenou com a possibilidade de realizar a primeira reunião bilateral com o presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

O encontro pode ocorrer no próximo mês, durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles. O evento acontece entre os dias 6 e 10 de junho. Se confirmada, esta será a primeira reunião entre os dois chefes de Estado. 

 

De acordo com a publicação, diplomatas de alto escalão dos EUA avisaram ao Itamaraty que, se Bolsonaro comparecer à cúpula, há chance de um encontro, algo que poderia ser explorado politicamente por ambos. 

 

A Cúpula das Américas é um evento que reúne chefes de Estado do continente americano, com o objetivo de promover laços de cooperação entre os países da zona econômica americana. A cúpula deste ano deve tratar de ameaças à democracia.

Fonte: Bahia Notícias
Desembolsos são os menores em quase 20 anos, mostra FGV
Foto: Unsplash

Quando se olha os grandes números para além da infraestrutura, o Brasil registra os piores patamares de investimentos em décadas.
 

O volume de investimentos do governo federal, por exemplo, encerrou o ano passado equivalendo a 0,26% do PIB, segundo acompanhamento do Observatório de Política Fiscal do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).
 

O resultado é o mais baixo desde 2003 e 2004, quando os investimentos federais foram de 0,20% e 0,21%, respectivamente.
 

No entanto, o pesquisador Manoel Pires, coordenador do Observatório, chama a atenção para a enorme diferença entre os dois momentos. "Lá atrás, foi preciso fazer um ajuste fiscal no início do primeiro governo Lula, que levou à redução do investimento público num curto período, mas foi seguido de retomada."
 

Agora, o que se vê são anos seguidos de retração generalizada.
 

"Ao que tudo indica, a redução do investimento público não chegou ao piso e vai cair mais ainda", afirma Pires. Somando governo central, estados, municípios e estatais federais numa série histórica iniciada em 1947, o volume de investimentos totalizou 2,05% do PIB no ano passado. Trata-se do segundo menor índice, superando apenas o resultado de 2017, quando atingiu 1,94% do PIB.
 

Em parte, há uma redução de gastos para um ajuste fiscal a curto prazo, mas Pires visualiza uma transformação maior, de ordem estrutural. Segundo ele, a recessão e a mudança de governo federal em 2015 levaram a uma revisão, de fundo mais ideológico, do modelo econômico brasileiro.
 

"A ideia de reduzir a participação do Estado na economia foi posta em prática. Então, o setor público investe menos, o BNDES assume outras funções e buscam-se reformas para atrair capital privado", diz Pires.
 

O maior exemplo desse reposicionamento é a drástica retração dos investimentos das estatais, que atingiu o menor valor da série histórica iniciada em 1995, explica ele. A Petrobras chama a atenção. No ano passado, executou 38% dos investimentos previstos, quando historicamente aplicava 90%.
 

"A estatística está demonstrando o efeito prático de uma decisão anunciada pelo governo, que era conter a atuação da Petrobras", diz Pires.
 

Alguns analistas que acompanham a macroeconomia podem estranhar uma discussão sobre queda nos investimentos. Desde 2018, nas contas nacionais, o indicador que mede investimentos em bens e serviços que podem elevar a capacidade produtiva do Brasil, como máquinas e equipamentos, não para de subir. Estamos falando da FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) em relação ao PIB.
 

Em 2017, essa taxa caiu a 14,6%, o pior patamar da série iniciada em 1996. Porém, no ano seguinte, começou a subir, indo a 15,1% até chegar, no ano passado, a 19,2%. É um resultado surpreendente, pois supera a média dos últimos 25 anos, que está em 18,1%.
 

O pesquisador do FGV Ibre Gilberto Borça Júnior ficou intrigado com o comportamento do indicador. Debruçou-se sobre os dados e identificou itens que de alguma forma elevaram artificialmente o resultado do investimento nesses quatro anos.
 

Entre eles estão a importação de plataformas de petróleo da Petrobras, fabricadas aqui mesmo no Brasil, mas registradas no exterior e depois internalizadas, tudo na base da contabilidade.
 

Aumentos de preços dos produtos usados para representar investimento produtivo, principalmente por causa da alta do dólar. O repique da construção civil, produzido na verdade pelo efeito formiguinha das reformas durante a pandemia, financiadas em muitos casos pelo auxílio emergencial.
 

No artigo publicado em blog do Ibre, ele faz o alerta que repetiu na entrevista à Folha. "Esses dados mostram que nem tudo que reluz é ouro, e que precisamos criar condições para elevar o investimento público, porque é ele que pode induzir o crescimento e criar melhores condições para o investidor privado."
 

A taxa média anual de investimento, de 2018 a 2021, expurgados os eventos circunstanciais, estaria na casa de 16%, algo que não se via desde a década de 1960, segundo a série de dados do Cemec-Fipe (Centro de Estudos de Mercado de Capitais da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
 

O coordenador da entidade, Carlos Antonio Rocca, conta que eles também têm informações sobre todas as empresas de capital aberto, algumas desde 2005. Segundo pesquisa que consolida esses dados, foi identificado que dois fatores respondem por 70% das decisões de investimentos no Brasil: a projeção de taxa de retorno do capital investido, com critérios que variam de empresa a empresa, e o crescimento do PIB nos três anos seguintes à análise.
 

"Dado o resultado, é nítido que o cenário não é estimulante para as empresas", diz Rocca. "Ainda assim, não temos hoje nenhuma política pública que incentive investimento e crescimento."

Fonte: Folhapress

Fonte: Grupo Santo Antonio
Feira: Cachorro percebe incêndio, chama a atenção de cuidadora e salva idosos
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Um casal de idosos foi salvo de um incêndio de uma casa em Feira de Santana após intervenção de uma cuidadora e de um cachorro. O fato ocorreu na madrugada desta segunda-feira (9) em uma rua do bairro Ponto Central. Conforme o Acorda Cidade, a idosa Aline Lustosa, de 82 anos, e o esposo, Ivaldo Lustosa, de 86, dormiam quando o cachorro Bob percebeu o incêndio no quarto.

 

Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

 

O animal então pegou um pedaço de tecido que exalava fumaça e foi até o quarto da cuidadora de idosos e técnica de enfermagem, de nome Luciene. A mulher então percebeu que havia algo estranho e ao sair do quarto viu que se tratava de um incêndio.

 

Ainda segundo informações, a cuidadora socorreu os idosos, e os tirou de dentro de casa. Depois, ela chamou o Corpo de Bombeiros. O fogo consumiu grande parte do imóvel que ficou destruído. A casa deve ser demolida.

 

Tanto a idosa como o idoso não sofreram ferimentos. Um genro deles, identificado como Roberval Aleixo, disse que o casal chegou a inalar fumaça. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles.

 

Até o momento não se sabe o que provocou o incêndio. A suspeita é de um curto-circuito em um ventilador. O cachorro herói, Bob, é da raça pinscher e está há cerca de oito anos com a família.

Fonte: Bahia Notícias
Rui critica aumento de armas e autoriza 'uso de força máxima' após mortes de policiais
Foto: Anderson Ramos / Bahia Notícias

Em meio a alta da violência na Bahia, em especial em Salvador, o governador Rui Costa (PT) comentou as mortes dos três policiais militares durante o final de semana e apontou o aumento de armas pesadas no Brasil como principal ponto para as fatalidades. Em conversa com a imprensa na manhã desta segunda-feira (9), o gestor estadual ainda afirmou que autorizou o uso de força máxima das unidades especializadas da segurança pública e citou o sistema judicial ao pedir que a legislação "não facilite a soltura" de marginais.

 

"Primeiro eu quero prestar minha absoluta solidariedade, sentimentos às famílias dos policiais. Segundo, desde ontem [domingo] determinei ao comandante Coutinho o uso de força máxima de todas as especializadas nossas, inclusive com uso de helicóptero para que possamos capturar todos os responsáveis por esses ataques. Infelizmente o aumento do número de armas pesadas, inclusive de fuzis, a partir dessa orientação do governo federal de 'liberou geral' a entrada de armas no Brasil, o que tem facilitado ainda mais a possibilidade de os criminosos terem acesso cada vez a armas maiores e mais pesadas", disse o governador.

 

"Mas vamos buscar todos eles, a Polícia Militar cumprirá sua função em nome do estado baiano vamos capturar os responsáveis e punir esses que atentaram contra a vida dos policiais. Infelizmente é o tráfico de drogas com todo seu armamento pesado agredindo a sociedade como eu tenho denunciado seguidas vezes. Espero que tenhamos em breve uma legislação e um sistema judicial que não favoreça e não facilite a soltura desses marginais", acrescentou Rui Costa.

 

Ainda conforme o governador da Bahia, desde o domingo (8), o policiamento foi reforçado na área em que os policiais foram mortos e afirmou que todos os recursos das policiais militar e civil estão empenhados na busca pelos criminosos.

 

"Ela já está acontecendo desde ontem, estamos com policiamento na área e toda a determinação já foi dada para uso de todos os recursos militares especializados e eu ressalto aqui a mensagem para a nossa polícia militar: 'precisamos e vamos agir com força, mas com profissionalismo para que os responsáveis por isso possam ser capturados. É preciso muito sangue frio e muito profissionalismo na captura dos criminosos e a determinação já foi feita", disse ao ser questionado pelo Bahia Notícias.

 

Rui também foi perguntado sobre recentes declarações do prefeito de Salvador, Bruno Ries (UB), de que a onda crescente de violência pode prejudicar o turismo na capital baiana. De acordo com o governador, "seria bom o uso de menos politicagem em um assunto sério como a segurança pública".

 

"Eu nunca glamourizei representantes do tráfico de drogas e nunca patrocinei visibilidade deles. Então quem o fez que ao longo do seu exercício de política oportunista que quer buscar voto a qualquer custo, inclusive dá visibilidade e patrocina a entrada de muitos criminosos na política", pontuou ao tergiversar sobre o assunto, e sem deixar claro sobre a quem se referiu.

 

POLICIAIS MORTOS
Na noite do último sábado (7), o policial militar Alexandre Menezes, de 30 anos de idade, foi assassinado, enquanto fazia rondas no bairro de Águas Claras, na periferia de Salvador, pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM Cajazeiras) (leia mais aqui).

 

Conforme informações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a viatura em que Alexandre estava se encontrava na Rua Ulisses Guimarães, em Águas Claras, por volta das 22h, quando os policiais foram surpreendidos por disparos de armas de fogo. Alexandre foi atingido pelos tiros, chegou a ser socorrido por seus colegas policiais até o Hospital Eládio Lassére, também em Águas Claras, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. O também soldado Danilo Souza também chegou a ser alvejado por uma bala, mas apenas de raspão na orelha.

 

Já na noite deste domingo (8), na localidade conhecida como Invasão da Independência, na região de Cajazeiras, em Salvador, dois policiais militares da 3ªCIPM foram mortos a tiros. Os militares voltavam do velório do colega, soldado Menezes, morto um dia antes em Águas Claras (relembre aqui).

 

As vítimas foram identificadas como, soldados Vieira Cruz e Shanderson.  De acordo com informações iniciais, os agentes não estavam em serviço. As circunstâncias do crime ainda não foram divulgadas. Os policiais chegaram a receber os primeiros socorros ainda no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e depois encaminhados para o Hospital Municipal, mas não resistiram.

Fonte: Bahia Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, informa que a partir de hoje segunda-feira (09), pacientes com sintomas de síndromes gripais serão atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

No local, foram montadas salas especiais para o atendimento de pessoas com sintomas como tosse, dores de cabeça, febre, entre outros, mantendo todos os protocolos de segurança.

A medida foi adotada após uma diminuição significativa nos casos de Covid-19 no município, aliada ao avanço da cobertura vacinal, que chegou a 80% com a segunda dose.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) deram apoio a equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite da última sexta-feira (26), durante um resgate veicular na BR-135, em Barreiras.

A guarnição foi acionada por volta das 16h, via central de emergência, depois de um caminhão ter colidido na traseira de uma carreta, em frente ao Frigorífico Frango de Ouro, com a suspeita de que o motorista estivesse preso às ferragens.

Assim que chegaram ao local, os bombeiros constataram que não seria necessário o desencarceramento do condutor. A vítima foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para uma unidade de saúde do município.

A fim de separar os veículos e desobstruir a via, foi necessário uso de um maçarico e, para evitar a ignição de chamas, a equipe utilizou o líquido gerador de espuma (LGE). A ocorrência foi finalizada por volta das 23h.

Fonte: 17º GBM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |