Blog Santo Antônio
Notícias

Na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou a soltura de 10.400 alevinos das espécies nativas curimatã, surubim, cari e pacu, com aproximadamente 8cm de comprimento, nos rios Grande e Branco. Os alevinos para o peixamento é resultado de uma ação de compensação por danos ambientais, realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria Regional Ambiental (PJRA), em que beneficia a sociedade e o meio ambiente, em especial a Bacia Hidrográfica do Rio Grande, recompondo a sua ictiofauna, colaborando para a preservação de espécies ameaçadas e na manutenção dos estoques pesqueiros dos rios.

Vale ressaltar que essa ação de repovoamento dos rios em Barreiras, já está inclusa no Projeto de revitalização das bacias do Rio Grande e afluentes do São Francisco. “O peixamento de espécies nativas é importante tanto para o repovoamento da fauna aquática, quanto para o fomento alimentar das famílias ribeirinhas, o fortalecimento econômico dos pescadores e também da promoção da educação ambiental, demonstrando a importância de todo o ecossistema”, destacou o secretário de Meio Ambiente Demósthenes Junior.

Em 2021 até o momento, já foram realizados três peixamentos nos rios do município.  A primeira etapa desse projeto ocorreu em outubro de 2021 com a lançamento de 15.000 alevinos e a segunda etapa em fevereiro de 2022, com o repovoamento de 40.000 alevinos, ambos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Já o terceiro repovoamento ocorreu nesta quinta-feira (28), por meio da ação de compensação, com a soltura de 10.400 alevinos.

Fonte: DIRCOM/PMB

A partir desta segunda-feira (2), os moradores da cidade de Barreiras, no Região Oeste, vão contar com os serviços de saúde e cidadania oferecidos pela Feira de Saúde, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). A iniciativa segue até quarta-feira (4), com previsão de atender mais de oito mil pessoas.

No espaço, que será montado no Batalhão de Instrução e Capacitação de Polícia Militar, localizado na Avenida Rui Barbosa, bairro Vila Regina, a população terá acesso a exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, e consultas com oftalmologista. No local reservado ao atendimento odontológico, os profissionais realização procedimentos de obturação, restauração, limpeza, canal e procedimentos mais complexos, como cirurgias bucomaxilo. 

Aliado aos serviços de saúde, a população também contará com o auxílio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que vai disponibilizar serviços como emissão de segunda via do RG, cadastramento de biometria de eleitor, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.

Coordenador da Feira, pelas VSBA, Edvaldo Gomes destaca que a edição do projeto vai reunir uma série de serviços de saúde e cidadania. “A Feira Cidadã veio para comemorar as grandes inaugurações das estruturas de saúde feitas pelo Governo do Estado nos últimos meses. Os exames de imagem de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x estaremos ofertando para pacientes que estão no aguardo das cirurgias eletivas. É importante destacar que, para os exames de imagem, é necessário ter a requisição médica”, destaca. Para ser atendido, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Fonte: Ascom/Sesab

Com o aumento das chuvas, o risco de disseminação da leptospirose também se torna maior. Segundo dados da Secretaria de de Saúde da Bahia (Sesab), obtidos pelo Bahia Notícias, de janeiro a março de 2022 o estado registrou 46 casos da doença, sendo que desses 4 evoluíram para óbito.

No final do ano passado, um forte temporal atingiu o Extremo Sul do estado, resultando em um cenário de ruas alagadas e pessoas desabrigadas, também impactando na saúde da população. Conforme a Sesab, somando o total de casos durante todo ano 2021, 63 pessoas tiveram leptospirose, com 17 casos resultando em óbitos. 

Segundo Lucélia Magalhães, epidemiologista e coordenadora do curso de Medicina da Unesulbahia, em Eunápolis, as águas que inundam as cidades não são tratadas e não proporcionam nenhum tipo de qualidade para consumo, podendo desencadear diversas reações à pele.

“Um dos fatores de preocupação também nesse caso das enchentes é a leptospira, microorganismos em forma de cobra minúscula que perfuram a pele e podem, independente de contato com mucosa, produzir uma doença bastante grave que é a leptospirose”, destacou. 

De acordo com a médica infectologista especialista em controle de infecção hospitalar e infecção em imunocomprometidos, Clarissa Cerqueira, a leptospirose é causada por uma bactéria que fica na urina dos ratos, podendo ser causa por poças deixadas por chuvas. "As pessoas que entram contato com essa água acabam entrando em contato com a leptospira que causa a leptospirose, e essa bactéria entra na pele da pessoa e penetra na pele. Quanto maior o tempo da pele em contato com essa água, maior o risco. Os sintomas são variados, podem ser desde leves até quadros bem graves, mas a doença se caracteriza mais por febre, dor no corpo e dor em panturrilhas, sintomas bem parecidos com a dengue [...] Nos casos mais graves o paciente pode evoluir para sangramentos ou disfunção renal, podendo até precisar de diálise", explica 

Nos primeiros três meses de 2022, Itabuna ocupou o primeiro lugar em casos, com 46 registros de leptospirose. Salvador veio logo em seguida com 10 casos da doença. Além disso, registraram ocorrências neste ano: Gandu (4); Ilhéus (4); Jequié (4); Eunápolis (2); Feira de Santana (2); Cruz das Almas (1); Irecê (1); Itapetinga (1) e Seabra (1). 

Com as chuvas, que provocam enchentes em regiões do estado, a doença volta a ser um fator de preocupação (veja aqui). Diante das inundações, a urina dos ratos, presentes em esgotos, se mistura com água da chuva e lama podendo contaminar indivíduos que entram em contato com esses materiais. Com isso, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar o contato com essa água que pode estar contaminada.

Clarissa Cerqueira alerta que a população precisa ficar atenta e previnir a dengue, zika e chikungunya, que são doenças parecidas com a leptospirose, clinicamente falando, e evitar água parada, que são criadouros de mosquitos, quanto também o contato direto com poças e enchentes, que podem causar a leptospirose. A especialista ressalta ainda que em qualquer sinal de febre procurar uma unidade de saúde.

Fonte: Bahia Notícias

Na tarde desta quinta-feira, 28 de abril de 2022, na sede da 83ª CIPM, 𝗼 𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿𝗻𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗳í𝘀𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗙𝗼𝗿ç𝗮 𝗙𝗲𝗺𝗶𝗻𝗶𝗻𝗮, 𝘀𝗼𝗯 𝗮 𝗰𝗼𝗼𝗿𝗱𝗲𝗻𝗮çã𝗼 𝗱𝗮 𝗦𝗮𝗿𝗴𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗠 𝗦𝘂𝗲𝗹𝗶 𝗔𝗹𝘃𝗲𝘀 e contou também com o apoio de Selma, gerente da Word Tênis, a qual sempre apoia os projetos da Polícia Militar 

Na ocasião o Comandante da 83ª CIPM, Major PM Araken Ferreira de Souza, enfatizou a importância da prática de atividade físicas para as Policiais Femininas.

Agradeceu aos educadores físicos, Valeska Berto e Allex Fabiano pela aula de aerobox e também a todos que colaboraram direta ou indiretamente com a retomada do projeto.

Ao término foi servido um coffee-break aos participantes.

Fonte: 83ª CIPM
Projeto de Lei do Congresso Nacional segue para sanção

O Congresso aprovou hoje (28) um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem necessidade de compensar a perda de arrecadação. Normalmente, sempre que um ente federativo aceita perder arrecadação (com redução ou isenção de tributos, por exemplo) é obrigado a indicar uma outra fonte de recursos para fazer a compensação. Com a aprovação desse projeto, essa indicação não será necessária.

Na prática, a medida facilita a redução de tributos de combustíveis, o que pode refletir em um preço menor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha para a população. Em seu parecer, o deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA), relator do PLN, disse que o aumento nos preços dos combustíveis é devido a uma “combinação de diversos fatores”.

O parlamentar acrescentou que isso tem provocado discussões no Congresso em busca de alternativas para “suavizar a alta”. “O PLN pretende criar condições para a devida avaliação e aprovação de propostas que incorporem redução de tributos incidentes na formação dos preços dos combustíveis”, afirmou o deputado em seu parecer.

Plano Safra

A votação dos PLNs só pode ocorrer em uma sessão do Congresso Nacional, onde deputados e senadores votam esse tipo de projeto e decidem sobre a derrubada ou manutenção de vetos do presidente da República. Nessa sessão, os parlamentares também aprovaram um PLN que abre crédito de R$ 2,57 bilhões para recomposição de despesas com pessoal do Executivo e o reforço de dotações do Plano Safra 2021/2022.

 

O Plano Safra é uma iniciativa do governo federal que orienta a destinação de recursos para a cadeia do agronegócio e viabiliza o financiamento e a securitização da atividade agrícola e comercialização da produção em todo o Brasil. O projeto aprovado hoje destina R$ 868 milhões a ele. Os PLNs aprovados hoje seguem para sanção presidencial.

Vetos

Os parlamentares também analisaram vetos presidenciais. A maioria dos vetos analisados hoje foram mantidos. Entre eles, o veto de trecho de lei que proibia a divulgação, publicação ou disseminação de vídeos ou imagens de crimes de trânsito ou infrações.

Outro veto mantido diz respeito ao processo de privatização da Eletrobras. A Câmara derrubou dois vetos, mas o Senado decidiu mantê-los. Esses trechos previam como responsabilidade da Eletrobras a realocação de moradores ocupantes de faixas de transmissão. Haveria prioridade desses moradores para a ocupação de casas construídas pelo programa habitacional Casa Verde e Amarela.

Outros vetos sobre o mesmo assunto continuam pendentes. Um dos trechos vetados prevê o aproveitamento, pelo Poder Executivo, de funcionários da empresa demitidos nos 12 meses após a desestatização. A oposição considera a derrubada desse veto muito importante e decidiu entrar em acordo com a base do governo para deixar a apreciação desse veto para a próxima sessão, possivelmente na próxima semana. Isso dará tempo para parlamentares de oposição tentarem construir um acordo a favor da derrubada desse veto.

Também foi mantido um veto em relação ao marco legal das startups. Um dos trechos vetados permitia ao investidor pessoa física compensar os prejuízos acumulados nas fases iniciais da startup com os lucros apurados na venda de ações obtidas posteriormente. Foi vetado ainda dispositivo que determinava à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentar condições facilitadas para o acesso de companhias de menor porte ao mercado de capitais.

A sessão de hoje também marcou a rejeição de um veto ao Projeto de Lei do Orçamento de 2022 (PLN 19/21), já convertido em lei. Os parlamentares optaram por incorporar à LOA 2022 mais R$ 97,8 milhões para apoio à implantação e a modernização de infraestrutura para o esporte educacional recreativo e de lazer.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Jovem Pan

Nesta quarta-feira, 27, por volta das 12h30, a CIPE CERRADO prendeu uma mulher de 40 anos, com drogas no município de Correntina. 

Enquanto realizavam patrulhamento, guarnições da CIPE CERRADO foram informadas de que no bairro Portelinha, uma senhora contumaz na prática do tráfico de drogas, estaria em frente a sua residência, vendendo entorpecentes. Ao chegar local a guarnição encontrou a referida senhora e já na entrada casa foram visualizados pequenos tabletes de maconha, prontos para a venda. 

A senhora alegou que aquelas porções eram para consumo próprio, contudo, após vistoria, foram encontrados mais pedaços, além de material para embalagem, dinheiro trocado e balança de precisão.

Diante dos fatos apresentados, mulher e todo material encontrado foram levados para a delegacia de Correntina, onde foi realizado a apresentação à autoridade policial.

Fonte: Cipe Cerrado

Na tarde de ontem, quarta-feira, 27, teve início uma operação conjunta envolvendo policiais militares da 83ª CIPM e da RONDESP/Oeste, atuando em apoio à Polícia Rodoviária Federal, em Barreiras. 

A operação foi realizada em frente a Delegacia 10/10 da PRF e contou com o emprego de dois cães farejadores, K9 Dick e K9 Ana, que auxiliaram na fiscalização do transporte interestadual de passageiros com o propósito de localizar armas e drogas, além de transmitir sensação de segurança a população.

Fonte: Ascom 83ª CIPM

O prazo para inscrição e regularização do título de eleitor se encerra no dia 4 de maio. Para oferecer ao cidadão mais uma possibilidade de regularizar o documento e também fazer o primeiro título, o SAC realiza um mutirão no próximo sábado (30). A ação, que envolve 14 postos da rede na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior, oferece também atendimento para RG e Carteira de Habilitação (CNH), além dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA).

As unidades que participam do mutirão são os postos SAC Barra, Cajazeiras e Periperi, na capital; Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS; além de Barreiras, Conquista II, Eunápolis, Feira I, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Santo Antonio de Jesus e Teixeira de Freitas, no interior do Estado. O atendimento é por ordem de chegada, exceto nos postos SAC Barra, Camaçari, Lauro de Freitas e Conquista II, que são por hora marcada. O agendamento deve ser feito através do SAC Digital. Para isso, é só baixar o aplicativo ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br e escolher o horário para se dirigir ao posto.

Vale lembrar que para ter acesso aos postos SAC, é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 (incluindo a dose de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o portal SAC Digital e o site institucional do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (capitais e regiões metropolitanas, com custo de ligação local); ou 0800 071 5353 (ligação de outras localidades, de telefone fixo ou celular).

Confira a lista dos postos do mutirão no sábado (30):

SAC Barra: Shopping Barra. De 9h às 15h

SAC Cajazeiras: Estrada do Coqueiro Grande, Fazenda Grande III. De 8h às 12h

SAC Periperi: Empresarial Innovarcenter (Praça da Revolução). De 8h às 12h

SAC Camaçari: Boulevard Shopping. De 9h às 15h

SAC Lauro de Freitas: Parque Shopping Bahia. De 10h às 16h

SAC Barreiras: Av. Barão do Rio Branco. De 8h às 12h

SAC Conquista II: Boulevard Shopping. De 8h às 12h

SAC Eunápolis: Rua 5 de Novembro (Centro). De 8h às 12h

SAC Feira I: Desembargador Felinto Bastos. De 8h às 12h

SAC Guanambi: Rua Raposo Tavares (Aeroporto velho). De 8h às 12h

SAC Ilhéus: Rua Eustáquio Bastos (Centro). De 8h às 12h

SAC Irecê: Av. Clériston Andrade (Centro). De 8h às 12h

SAC Santo Antônio de Jesus: Itaguari Shopping. De 8h às 12h

SAC Teixeira de Freitas: Shopping Pátio Mix. De 8h às 12h

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

A Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste da Bahia, decidiu abrir nesta quarta-feira (27) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos casos de superfaturamento na área da Educação.

Inicialmente, o prefeito Junior Marabá (PP) foi convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos acerca dessas supostas irregularidades na Educação. Entretanto, o gestor municipal acionou a Justiça e não compareceu à Casa legislativa.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Fernandes (UB), afirmou que a recusa de Marabá em comparecer à Casa legislativa foi o “start” para a movimentação dos vereadores em favor da criação de uma CPI.

“Tudo começou quando o chefe do Poder Executivo se recusou a comparecer à Câmara. Nós o convocamos para prestar esclarecimentos sobre coisas que se apresentavam como uma possível irregularidade. Mas ele preferiu ir à Justiça para não ser obrigado a comparecer. A partir daí, a gente começou a se movimentar para abrir a CPI”, explicou Fernandes.

O presidente da Câmara ainda disse que as escolas reformadas pela prefeitura estão paradas, sem serem utilizadas por alunos da rede pública de Luís Eduardo Magalhães, o que indicaria um mau uso do dinheiro do município.

“Além desses R$ 28 milhões dos containers, eles ainda gastaram R$ 20 milhões em reformas de escolas que nunca foram usadas. Só aí dá R$ 48 milhões. É isso que queremos apurar nessa CPI”, finalizou Fernandes.

O requerimento de abertura da CPI, então, foi assinado por nove parlamentares: Silvano Santos (UB), Irmão Deusdete (PDT), Victor do Ferro Velho (PDT), Fábio Lauck (Podemos), Sandra da Ong (PSC), Reinildo Nery (PSD), Dé do Sol do Cerrado (PTC), Fábio Rocha (PTC), além do próprio presidente da Câmara.

Fernandes e Marabá foram eleitos no final de 2020 como aliados, mas acabaram rompendo ainda no primeiro ano de mandato, provocando a mudança de legenda do gestor do município.

De acordo com Fernando Fernandes, a CPI deve ter foco em investimentos da ordem de R$ 28 milhões em contêineres que seriam utilizados como salas de aula e de R$ 20 milhões em reformas escolares. O presidente da Câmara vê indícios de superfaturamento nesses casos.

“Eu acho que eles estão se inspirando em um colégio sustentável que tem em Rio Verde, em Goiás. Mas, para a gente aqui, parece superfaturado. Lá em Rio Verde, foi um valor; aqui foi outro valor, muito maior. Ou seja: não está batendo”, afirmou o vereador ao BN.

Fonte: Bahia Notícias
Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Informe Baiano

O pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), aparece com ampla vantagem sobre dois dos seus principais adversários ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL), sendo eleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Séculus à pedido do portal Informe Baiano.

Divulgada nesta quinta-feira (28), a pesquisa traz, em um primeiro cenário estimulado, ACM Neto na primeira colocação, com 61,54% das intenções de voto. Jerônimo aparece em segundo lugar, com 11,26%, seguido de Roma com 5,47%.

No estudo espontâneo, ACM Neto lidera com 39,19%. Jerônimo Rodrigues (PT) soma 9,40% e João Roma (PL) tem 5,21%.

Já em um outro panorama estimulado, quando os nomes de Jerônimo e Roma são associados com apoiadores, o cenário muda um pouco. 

ACM Neto, como candidato independente, tem 56,05%. Jerônimo, que com o apoio de Jaques Wagner, Rui Costa e Lula, mantém a segunda colocação, chegando a 19,43%. Por sua vez, João Roma com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) atinge 7,85%.

Segundo o Informe Baiano, foram entrevistadas 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial, em 72 municípios baianos, entre os dias 20 e 22 de abril deste ano. 

A margem de erro da amostragem é de 2,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-09727/2022.

Fonte: MUITA INFORMAÇÃO
Dados fazem parte de pesquisa do do Informe Baiano/Séculus, divulgada nesta quinta-feira (28)

O senador Otto Alencar (PSD) se mantém firme na primeira colocação na disputa pela única vaga ao Senado pela Bahia, nestas eleições, e seria reconduzido ao posto caso o pleito fosse hoje.

Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Instituto Séculos, feita à pedido do portal Informe Baiano. Nela, o presidente estadual da sigla aparece com 28,44%. Em segundo lugar aparece o vice-governador João Leão (PP), que tem 16,09%.

Também são citados no levantamento: Raíssa Soares (PL), ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, com 8,49%, e Tâmara Azevedo (PSOL) com 1,61%. Nenhum/nulo somam 21,11% e não sabem/não opinaram são 24,26%.

Fonte: MUITA INFORMAÇÃO
Programa de Qualificação para Exportação atenderá 350 empresas na Bahia



A partir de 26 de abril, empresas baianas de diversos portes e segmentos poderão se inscrever para o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi). 

A qualificação tem duração de 24 meses e prevê atendimento de especialistas em comércio exterior para orientar os empresários sobre como vender para o mercado externo. Podem fazer parte do programa empresas produtoras de bens e ofertantes de serviços. Os participantes poderão participar de uma rodada de negócios, que será realizada ao final do ciclo.

Na Bahia, são 100 vagas para empresas da RMS, 100 para a Região de Feira de Santana, 50 na Região Sul, 50 na Região Sudoeste e 50 na Região Oeste. O programa, cujo novo ciclo terá lançamento oficial no dia 26.04, também vai oferecer 25 vagas para Sergipe.  Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail monitor.lem@apexbrasil.com.br ou telefone (77) 3611-6971.

O PEIEX é executado na Bahia e em Sergipe desde 2008.  Desde então, já atendeu 1.713 empresas. Atualmente, o programa conta com quatro núcleos, localizados em Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães e Ilhéus, além de dois polos: um em Vitória da Conquista e outro em Aracaju.

Sobre o PEIEX

PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.  O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.

SOBRE A APEXBRASIL 

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Sobre o IEL

Mais do que caminhar ao lado da indústria, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, fundado em 1969, ajuda as empresas a ganharem competitividade. O IEL oferece serviços que, aplicados individualmente ou em conjunto, ajudam a melhorar os processos internos da empresa e colaboram com o seu crescimento e de seus colaboradores. 

EVENTO DE LANÇAMENTO NO NÚCLEO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (LEM)

Data: 04/05, a partir das 08h30.

Local: No auditório do Hotel Solar Rio de Pedras - Rua Enedino Alves da Paixão, 4788 - Jardim Paraiso Fase I. Contatos: (77) 3611-6971/e-mail:  monitor.lem@apexbrasil.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Manual do Mundo

Fonte: ASCOM - Câmara de Vereadores de LEM

Os deputados do PP na Assembleia Legislativa da Bahia resolveram boicotar a CPI dos Respiradores, cujo requerimento foi protocolado nesta terça-feira (26) pela oposição. A decisão foi entendida no próprio governo como uma forma de evitar expor o vice-governador João Leão, do PP, que hoje é candidato ao Senado na chapa do candidato a governador do União Brasil, ACM Neto.

Num suposto depoimento que um dos investigados teria dado à época em que as apurações foram iniciadas, o nome do empresário Cléber Isaac aparece relacionado com indicado por Leão para participar das tratativas para a compra mal-sucedida dos 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste.

Dos 28 deputados que a oposição possui na Casa, 21 assinaram o requerimento para instalação da CPI. Seis do PP – Aderbal Caldas, Antônio Henrique Jr, Eduardo Sales, Luiz Augusto, Nelson Leal e Niltinho -, além do ex-secretário municipal de Saúde, Léo Prates (PDT), não assinaram o documento que poderia iniciar investigações no âmbito da Assembleia baiana.

O advogado Frederico Matos, que representa Leão em interpelação judicial movida por ele contra Isaac, diz que o empresário negou, ao ser interpelado, ter citado ou se apresentado como indicado do vice-governador na negociação.

“O empresário respondeu à nossa interpelação, que tramitou na 12ª Vara Criminal de Salvador, sob o número 0506234-25.2020.8.05.0001, negando a citação ou qualquer alusão ao nome de João Leão ou ligação com o próprio”, disse o advogado de Leão.

Matos ainda destacou que o empresário afirmou que jamais teria tratado do assunto com o vice-governador que, na ocasião, era secretário de Desenvolvimento Econômico. Isaac é um dos investigados na Operação que apura a compra dos equipamentos.

Fonte: Política Livre
Durante três dias Barreiras será o centro dos debates do turismo no Brasil

Entre os dias 26 e 28 de maio, Barreiras será transformada na capital brasileira do turismo, período em que ocorrerá o Encontro dos Gestores Municipais do Turismo do Estado da Bahia (Gestur). O evento, que integra a programação de aniversário do município, reunirá prefeitos e secretários da pasta de 128 municípios da Bahia. Com o tema “Um destino turístico, novas atitudes!”, o evento inédito reforçará junto aos gestores que a atividade turística é transformadora, capaz de gerar emprego, renda, divisas e movimentar a economia.

Os detalhes do encontro foram apresentados à população no dia 07 de abril, pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho, oportunidade em que todos puderam conhecer toda a programação de aniversário dos 131 anos de emancipação política de Barreiras.

“Em março passado, o Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro que reúne os municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. Dos 417 municípios da Bahia, 128 estão na relação, ou, 31% do total. Queremos, com o encontro, mostrar aos prefeitos e secretários as reais possibilidades de incrementar a atividade turística, para isso, palestras com casos reais de sucesso serão apresentadas aos presentes”, destaca o consultor em turismo, Jorge Ávila. Ele está na organização e coordenação do encontro junto com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Barreiras.

Na abertura, o evento contará com a palestra do colombiano Jorge Melguizo, consultor e professor de Gestão Pública, Cultura Cidadã, Desenvolvimento Organizacional da Sociedade Civil Convivência e Segurança. E no decorrer dos dias do encontro, passarão pelo palco, palestrantes como Augusto Barbosa Mariano, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito e a Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado (RS) e presidente da Gramado Tur. “Será uma grade vasta, com temas que perpassam o turismo religioso, a economia, estratégias de comunicação na área turística, entre outros”, finaliza Ávila.

Ainda no primeiro dia do encontro, realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, será divulgado o resultado do Projeto História Viva – Cidade do Futuro que Preserva Seu Passado, uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras junto aos arquitetos que fará a escolha de propostas destinadas a requalificação de pontos turísticos de Barreiras. A divulgação dos vencedores será às 16h, logo depois, o credenciamento para os participantes do Gestur que terá a abertura oficial às 17h30.

Fonte: DIRCOM/PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |