Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: JOVEM PAN

Com o objetivo de celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e promover a inclusão social, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nesta quarta-feira (23), o Dia D da Síndrome de Down com os pacientes que fazem acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação – CER II. Todo o espaço foi decorado chamando a atenção para a temática e reforçando que a Síndrome não é uma doença, e sim, uma condição da pessoa.

A estrutura da rede de cuidados para esse público é composta por uma equipe de estimulação precoce e de reabilitação intelectual. A fisioterapeuta Jurane Carvalho, a fonoaudióloga Rita Virgínio e a psicóloga Isabella Ayres, promoveram um bate-papo interagindo com as famílias sobre as trocas de experiências e apresentando os diversos espaços na sociedade que também podem ser conquistados por pessoas com a Síndrome de Down.

Dona Solange Augusto mora na comunidade do KM 30 e todas as quartas-feiras, acompanha o pequeno Lorenzo de um ano e quatro meses, no processo de estimulação precoce. “Descobri no parto que tive um bebê com Down, muitos achavam que teria rejeição por ele ter nascido com essa condição, mas o meu amor por ele veio em dobro e a cada dia aumenta mais. Ele faz acompanhamento desde os quatro meses aqui no CER, desenvolve bem os estímulos, é saudável e muito carismático”, destaca.

Já para o pai da pequena Alana, de dois anos, relata que o maior problema é ainda o preconceito em muitas pessoas. “Algumas pessoas são inconvenientes, às vezes por falta de conhecimento. Minha filha é muito esperta, ela faz acompanhamento desde bebê e se identifica muito com esse espaço. Hoje é um dia não só de comemoração, mas também de promover a inclusão social”, disse Kleber Alexandre.

O CER II, habilitado na modalidade física e intelectual, presta atendimentos às pessoas com deficiência que têm impedimentos temporários ou permanentes; progressivos, regressivos ou estáveis; também intermitentes ou contínuos de natureza física, os quais, em interação com várias barreiras podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. Conforme a coordenadora técnica, Geisa Queiroz Schwambach, também são oferecidos os serviços de reabilitação física e neurológica e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

“Na última segunda-feira, 21, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data bastante importante não somente pelo contexto de falar da inclusão social, como também é um momento de trocar experiência entre famílias, esse foi o nosso objetivo, promover um dia descontraído com café da manhã especial e atividades lúdicas que envolvem tanto as crianças como seus familiares”, pontuou Geisa.

No CER II, a estrutura da rede de cuidados às pessoas com deficiência atende pacientes da macrorregião Oeste, sendo dos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Fonte: Dircom PMB

Militares do 17º Grupamento (17º GBM) ministraram uma instrução sobre medidas de segurança e combate a incêndios florestais ao Grupamento Alfa 2022 do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), em Barreiras, na última terça-feira (22).

As atividades aconteceram no campo de treinamento do Batalhão General Argolo e foram conduzidas pelos soldados BM Jhon Lenon, ex-oficial temporário do Exército, e Almiro.

Durante o treinamento, os militares do Exército puderam aprimorar técnicas de combate a incêndios e utilizar equipamentos específicos para diversas ocorrências.

Uso de extintores, emprego de mochilas costais, proteção respiratória, acondicionamento de mangueiras e incidentes com gás de cozinha estiveram entre os temas abordados na instrução.

Fonte: 17º GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O ex-campeão do UFC, José Aldo, e o ex-campeão mundial de boxe, Acelino 'Popó' Freitas seguem trocando farpas após o ex-pugilista propor uma luta de exibição, mas que foi recusada pelo lutador de MMA. O manauara respondeu durante entrevista ao BarbaCast, no YouTube, a uma crítica do baiano feita através do filho para o seu treinador Dedé Pederneiras.

 

"Todo mundo me pergunta se eu vou aceitar o desafio e o cara vira e fala que estou corrido. Apenas dei uma resposta que ele está velho, não conseguiu nocautear o cara e ainda está barrigudo. Ele ainda pede para o filho dele falar com o Dedé (Pederneiras). Por que o cara não é homem de falar diretamente? Ele tem nosso contato, não somos crianças. Não sou de discutir em rede social [...] Me mostraram um vídeo dele treinando com o irmão, quase erra a manopla várias vezes e ainda me chama de 'feio'. Coisa de marica", afirmou.

 

Aldo recusou o desafio por ter contrato de exclusividade com o UFC. Diante disso, Popó chamou o lutador de MMA para comer um feijão na casa de sua mãe e depois fazer um treino de boxe na sua academia. O manauara não só aceitou o segundo desafio, como propôs uma aposta.

 

"Ir na casa da mãe, vou amarradão, lógico! Faço sparring! Ele veio na academia, viu a gente treinando, na época ele estava muito mais inteiro e não fez sparring com ninguém. Mas beleza, vou lá e faço. Isso é a mesma coisa que eu fazer isso aqui (e pega o copo d’água e bebe), subir no ringue é a mesma coisa, mesma facilidade. Não tenho medo de tamanho, se é campeão mundial, se não é… Treino Boxe na Marinha com a rapaziada e os moleques me deixam na ponta dos cascos. Se eu for lá fazer com ele uma luvinha, 18, 20, 10, bota 8 onças, que é bem mais fácil!", disse.

 

Aldo ainda fez uma análise da luta de Popó com Whindersson Nunes no final de janeiro deste ano. O baiano massacrou o youtuber, mas a luta, que era de exibição, terminou sem vencedor.

 

"O Popó desde o início da luta com Whindersson ficou jogando a mão forte, rápido, pegando embaixo e não conseguiu acertar o amigo. E o cara é um youtuber também, não vive daquilo. É isso que estou te falando, que falo para os fãs, falo para todo mundo, que foi isso que aconteceu. Jamais vou desrespeitar um cara que é campeão mundial, não importa a organização, não importa onde foi, respeito como qualquer brasileiro", comentou.

 

Popó está afastado do boxe desde 2017 e retornou ao ringue para a luta de exibição com Whindersson Nunes no dia 31 de janeiro. Durante a carreira, o baiano foi tetracampeão mundial da modalidade. Já Aldo, que dominou durante anos o cinturão dos penas, segue em atividade no UFC. Atualmente, ele compete no peso-galo (até 61kg) e vem de três vitórias consecutivas, ocupando a terceira colocação no ranking da categoria e está perto de lutar pelo cinturão.

Fonte: bh notícias

Um trecho da BA-001 em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, ficou interditado após um deslizamento de terra no início da manhã desta quarta-feira (23). Imagens do Ilha Notícias mostram diversos galhos espalhados pela via, o que bloqueou o tráfego nos dois sentidos.

O fato ocorreu em uma curva depois da Ponte do Funil, sentido Tairu. Momentos depois, um espaço no acostamento foi liberado, o que desafogou parcialmente o tráfego.   

Fonte: bh notícias

No final da tarde desta terça-feira, 22, por volta das 17h30, após compartilhamento de informações entre o CPE, CIPE CERRADO, 83ª CIPM e Policia Rodoviária Federal sobre uma quadrilha especializada em roubo de veículos, que teria no dia 19/03/2022 subtraído uma Fiat Toro e estaria prestes a trocar o referido carro por drogas e armas, com um comparsa no bairro Vila Nova.

Guarnições da CIPE CERRADO, 83ª CIPM e CIPT OESTE, deslocaram para a rua H, no bairro Vila Nova, a fim de verificar as informações tendo sido recebidas com disparos de arma de fogo.

Houve revide à injusta agressão, o resistente foi alvejado e imediatamente socorrido para a UPA de Barreiras, ainda com sinais vitais, porém, teve seu óbito constatado pelo médico de plantão. Um outro homem, que fazia a guarda da droga pertencente ao resistente, foi preso com vasta quantidade de maconha e cocaína.

O indivíduo foi preso em flagrante e juntamente com todo material foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Barreiras, onde foram adotadas as medidas de praxe.

Fonte: CIPE/CERRADO

A Secretaria de Saúde de Barreiras, com objetivo de ofertar um aporte adequado de nutrientes de forma a preservar o estado nutricional, bem como desempenhar um papel terapêutico em doenças agudas e crônicas, oferece diariamente dietas equilibradas e nutritivas a pacientes que estão internados no Hospital da Mulher, Hospital Municipal Eurico Dutra e na Unidade de Pronto Atendimento UPA/24H Clarice Borges, que compõem a rede de assistência à saúde do município de Barreiras, garantindo assim a segurança alimentar e nutricional dos mesmos.

Segundo a coordenadora Nélida Bastos, o Serviço de Nutrição e Dietética da Rede Municipal da Secretaria de Saúde oferece em média 400 refeições/dia aos pacientes e acompanhantes, distribuídas entre desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. O processo de produção das dietas hospitalares envolve a participação de diversos profissionais, desde a elaboração dos cardápios pelas nutricionistas, preparado pelas cozinheiras e auxiliares, até a entrega das refeições realizadas pelas copeiras, tudo em conformidade com padrões higiênico-sanitários e necessidades nutricionais dos pacientes.

O cardápio de almoço, por exemplo, é composto por arroz e feijão, proteína e salada, com redução de óleos e gordura no preparo, limitado o uso de produtos ultraprocessados e com incentivo ao consumo de verduras e legumes. Os lanches também seguem o incentivo a práticas alimentares saudáveis, composto, predominantemente, por frutas, sucos naturais, pães, biscoitos, vitaminas de fruta, mingaus e preparações regionais como a canjica e o cuscuz.

“Entendemos que o cuidado com alimentação é fundamental para a recuperação dos nossos pacientes e a efetividade da assistência compreende o oferecimento de refeições balanceadas, voltadas às necessidades nutricionais do indivíduo e que atendam também a apelos sensoriais e culturais”, destaca a nutricionista Bruna Amaral do Hospital da Mulher.

No próximo dia 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, assim, a Secretaria de Saúde tem reforçado essa temática através de palestras nas Unidades de Saúde ao longo de todo mês, reforçando a educação e saúde. “A qualidade de vida tem início também com uma boa alimentação, dessa maneira, em todas as Unidades de Saúde essa temática tem sido debatida uma oportunidade para mostrar a importância da redução de sal e açúcar no consumo doméstico e mudanças alimentares. Da mesma maneira inserimos essa alimentação saudável no cardápio diário dos nossos pacientes, importante no processo de recuperação”, pontuou a coordenadora Nélida Bastos.

Fonte: Dircom PMB

Nesta segunda-feira, 21, policiais civis prenderam um dos indivíduos acusados por vários roubos em dias diferentes, de aparelhos de celulares cometidos a transeuntes nas cidades de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória.

Os policiais civis iniciaram investigações e identificaram que um indivíduo estava a bordo de uma motocicleta, cor preta, com escapamento esportivo, fazendo uso de um revolver, cometendo assaltos e tentativa de latrocínio. Houve troca de informações também com a PM.

Os indivíduos chegaram a assaltar utilizando de violência até duas crianças para roubar aparelhos de celulares. Após informações, foi realizado diligências e encontrado a residência de um dos acusados, duas motocicletas com as mesmas características utilizadas nos crimes.

Uma das motos havia acabado de passar por uma pintura no tanque de combustível para tentar camuflar a verdadeira cor daquela usada nos assaltos..

As motos e o acusado foi encaminhado para a delegacia de polícia local e a Polícia Civil continua atuando, na busca de outros suspeitos, objetos roubados e que as vítimas possam fazer denúncias anônimas que ajudarão no trabalho investigativo.

Fonte: Sigi Vilares


Os governadores decidiram prorrogar o congelamento de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina e o GLP (gás liquefeito de petróleo) até o fim de junho. A medida valeria até o fim de março, mas foi postergada por mais 90 dias.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (22) em reunião do Fórum de Governadores e ainda precisa ser formalmente confirmada em reunião do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) a ser feita na próxima quinta-feira (24).

Com o congelamento, a base de cálculo do tributo sobre a gasolina continua inalterada desde novembro —quando a medida foi adotada para combustíveis em geral por decisão dos próprios estados. A previsão inicial era que ela valeria até o fim de janeiro.

O Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) afirma que o congelamento levou os estados a reduzirem suas receitas em R$ 3,4 bilhões no período de novembro de 2021 até 15 de fevereiro deste ano.

A nova prorrogação abrange apenas a gasolina e o GLP, enquanto a cobrança sobre o diesel será modificada em outro processo —por consequência de lei já aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) neste mês.

A sistemática da cobrança de ICMS sobre combustíveis usa como base o chamado Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (o PMPF) –valor calculado quinzenalmente a partir de pesquisas feitas pelo estado sobre os valores observados em uma amostra de postos.

Após verificar o PMPF, o estado aplica a ele a alíquota de ICMS em vigor, o que resulta, na prática, em um valor de tributo por litro –que é estendido a todo o estado. Ou seja, um aumento no PMPF costuma elevar a cobrança do ICMS para todos os postos.

A lei complementar 192 altera as regras. Ela foi sancionada integralmente por Bolsonaro em 11 de março e zera as alíquotas de PIS/Cofins sobre diesel e gás até o fim de 2022, além de modificar o ICMS.

Em vez do preço nas bombas, a lei determina que a cobrança de ICMS vai estabelecer um valor fixo por litro. Além disso, a alíquota do imposto será a mesma em todos os estados.

Ao longo das últimas semanas, estados afirmaram que a nova lei poderia até mesmo aumentar o imposto cobrado. Mais recentemente, no entanto, eles sinalizaram que estudavam uma alternativa para evitar a elevação da carga.

A ideia é estabelecer como alíquota única o valor equivalente ao percentual máximo usado pelos estados, hoje em 18% e permitir, em convênio do Confaz, a concessão de benefício fiscal sobre o combustível. Assim, cada estado poderia cobrar valor equivalente à alíquota que cobra atualmente.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou nesta terça que os estados ainda discutem quais serão os efeitos da lei e não deu detalhes. Segundo ele, será contestada apenas a constitucionalidade de um trecho da lei sancionada que trata da transição das regras.

A lei determina nesse ponto que, enquanto não disciplinada a incidência do ICMS nos termos da nova lei, a base de cálculo do imposto neste ano será a média móvel dos preços médios praticados nos 60 meses anteriores à sua fixação.

Dias evitou fazer estimativas sobre o ICMS a ser aplicado por litro sobre o diesel, mas técnicos envolvidos nas discussões dizem que ficará próximo de R$ 0,99 —embora os debates ainda continuem e devam ser concluídos ainda nesta semana.

Dias também afirmou que os governadores irão contestar no STF (Supremo Tribunal Federal) o decreto que reduziu em 25% o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O impacto para os cofres públicos é de aproximadamente R$ 20 bilhões por ano, sendo metade para a União e outra metade para estados e municípios.

Fonte: Bahia Notícias


Otto Alencar

Se a eleição fosse hoje, o senador Otto Alencar (PSD) seria reeleito para o cargo. Esse é o cenário que mostra a pesquisa Quaest contratada pelo Banco Genial, divulgada na manhã desta quarta-feira (23).

Veja os números:

Cenário I
* Otto Alencar – 21%
* Zé Ronaldo – 13%
* João Leão – 12%
* Márcio Marinho – 7%
* Raíssa Soares – 6%
* Marcelo Nilo – 4%
* Tâmara Azevedo – 3%
* Branco/Nulo/Não pretende votar – 26%
* Indecisos – 9%

Cenário II
* Otto Alencar – 24%
* Zé Ronaldo – 16%
* João Leão – 13%
* Raíssa Soares – 7%
* Tâmara Azevedo – 4%
* Branco/Nulo/Não pretende votar – 29%
* Indecisos – 7%

Cenário III
* Otto Alencar – 26%
* Zé Ronaldo – 20%
* João Leão – 16%
* Branco/Nulo/Não pretende votar – 30%
* Indecisos – 8%

A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos para mais ou para menos. 95% confiabilidade. 1140 pessoas ouvidas entre 16 e 19/03. Registro no TSE BA-06141/2022.

Fonte: BNEWS

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), lidera a corrida para o governo da Bahia com larga vantagem quando está no cenário sem apoios presidenciais. Esse é o dado mostrado na divulgação da pesquisa Quaest contratada pelo Banco Genial. O BNews adiantou alguns números na terça-feira (22), mas o restante dos índices foram apresentados na CNN Brasil na manhã desta quarta (23).

Veja os números:

ACM Neto (UB) - 66%
João Roma (Republicanos) - 5%
Jerônimo Rodrigues (PT) - 4%
Kleber Rosa - 2%
Brancos - 14%
Indecisos - 9%

Fonte: BNEWS

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na tarde de ontem, segunda-feira, 21, por volta das 15h30, a CIPE CERRADO e 38ª CIPM, apreenderam drogas na rua Esperança, na cidade de Bom Jesus da Lapa.

Após compartilhamento de informações entre a 38ª CIPM e CIPE CERRADO, foi realizado rondad e avistado um homem com com as características descritas em denúncia sobre tráfico de drogas.

Ao avistar a PM, o acusado abandonou uma sacola preta e empreendeu fuga, não sendo possível alcançá-lo.

O material abandonado, foi apresentado na delegacia de polícia local.

Fonte: CIPE CERRADO

O prefeito Zito Barbosa visitou o primeiro Projeto piloto de Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária Economia Verde, Criativa e Solidária que está sendo desenvolvido na comunidade de Alto Alegre, zona rural de Barreiras com a participação de dez famílias que possuem propriedades às margens de um córrego, próximo a Cargill. Essa ação faz parte do projeto desenvolvimento da economia verde, criativa e solidária, uma das iniciativas previstas no Programa Barreiras Verde e Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O Projeto que é pioneiro em Barreiras tem o objetivo de fomentar e fortalecer as trocas sociais locais, aumentando assim a percepção de como o meio ambiente em que estão inseridos é relevante na possibilidade de alcançar o desenvolvimento econômico, ambiental e cultural no município.

“Trata-se de um trabalho de desenvolvimento local, baseado nas culturas locais, suas produções e no resgate de saberes, com foco no turismo de base comunitária que é um turismo de vivências. Após uma primeira reunião construímos, junto com os moradores, que são os principais protagonistas, ações e aconselhamentos que visam melhorar o plantio das culturas como amendoim, banana, cana entre outras e da criação de peixes, galinhas, bem como, a melhoria dos espaços físicos”, explica a coordenadora do projeto, Maria da Penha.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o projeto consiste no desenvolvimento sustentável, levando em consideração a preservação ambiental, cultural e a inclusão social das comunidades rurais. “A ideia por trás desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas (planejamento, implementação e monitoramento) e, leve em consideração a sustentabilidade ambiental, social e cultural das atividades”, pontuou  Demósthenes Júnior.

Os moradores apresentaram à comitiva os primeiros resultados do projeto que inclui ações voltadas à produção sustentável e norteadas na cultura local e na preservação ambiental, com proteção de nascentes e repovoamento das margens dos rios. A distribuição de 250 mudas nativas de buriti, cupuaçu, xixá, açaí, ipês, entre outras, e a amostra gastronômica à base das produções locais de peixes e galinhas que já receberam melhorias nos processos de criação. Além disso, foi realizada a comercialização de artesanato orgânico, pimentas, doces, galinhas e peixes.

“Esta iniciativa é bastante promissora e uma excelente oportunidade para que estas pessoas tenham uma renda extra e uma melhor qualidade de vida. Este é um projeto piloto que após ser concluído deverá ser implantado também em outras comunidades de Barreiras. Mesmo não sendo reconhecido como um segmento turístico, o turismo de base comunitária é hoje uma forma de fazer turismo no Brasil e em outros países. Um modelo que veio para ficar aqui em nosso município”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Acompanharam a visita o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo; secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho; chefe de gabinete, Jeferson Barbosa, assessores e a gerente Regional do Sebrae Adriana Morais.

Fonte: Dircom PMB
Medida vale até o fim do ano e pretende conter inflação

Até o fim do ano, o etanol e seis alimentos não pagarão imposto para entrarem no país. A redução a zero das alíquotas foi anunciada hoje (21) à noite pelo Ministério da Economia, após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A medida beneficia os seguintes alimentos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Em relação ao etanol, a alíquota foi zerada tanto para o álcool misturado na gasolina como para o vendido separadamente. O imposto será zerado a partir de quarta-feira (23), quando a medida for publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, a medida tem como objetivo segurar a inflação. “Estamos preocupados com o impacto da inflação sobre a população. Estamos definindo redução a zero da tarifa de importação de pouco mais de sete produtos até o final do ano. Isso não resolve a inflação, isso é com política monetária, mas gera um importante incentivo”, declarou.

De acordo com a pasta, a medida fará o preço da gasolina cair até R$ 0,20 para o consumidor. Atualmente, o litro da gasolina tem 25% de álcool anidro. Por causa da alta recente dos combustíveis, o governo espera que a redução da tarifa de importação praticamente zere os efeitos do último aumento.

“Nós temos uma estimativa que isso poderia levar a uma redução do preço da gasolina da ordem de R$ 0,20 na bomba. Isso é uma análise estática. Na prática, essa medida vai acabar arrefecendo a dinâmica de crescimento dos preços na ordem de R$ 0,20”, disse o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz.

Em relação aos produtos alimentícios, o Ministério da Economia informou que os produtos beneficiados são o que mais estão pesando na inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse indicador mede o impacto dos preços sobre as famílias de menor renda.

Atualmente, o café paga Imposto de Importação de 9%; a margarina, 10,8%; o queijo, 28%; o macarrão, 14,4%; o açúcar, 16%; o óleo de soja, 9% e o etanol, 18%.

Bens de capital

A Camex também aprovou a redução em mais 10%, até o fim do ano, o Imposto de Importação sobre bens de capital (máquinas usadas em indústrias) e sobre bens de informática e de telecomunicações, como computadores, tablets e celulares. A medida pretende facilitar a compra de equipamentos usados pelos produtores industriais e baratear o preço de alguns itens tecnológicos, quase sempre importados.

Em março do ano passado, o governo tinha cortado em 10% a tarifa para a importação de bens de capital e de telecomunicações. No total, o corte chega a 20%.

Até o início do ano passado, as tarifas de importação desses produtos variavam de zero a 16% para as mercadorias que pagam a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul. Com a primeira redução, a faixa tinha passado de 0% a 14,4%. Agora, as alíquotas passaram de 0% a 12,8%.

Em novembro do ano passado, o governo reduziu em 10% a tarifa de 87% dos bens e serviços importados até o fim deste ano. Na época, o governo alegou a necessidade de aliviar os efeitos da pandemia de covid-19 e que a medida já havia sido acertada com a Argentina.

Segundo o Ministério da Economia, o governo deverá deixar de arrecadar R$ 1 bilhão com as medidas até o fim do ano.

Fonte: Agência Brasil

Um homem de 31 anos, identificado como Irlando Silva Rocha, foi baleado na cabeça e morreu durante uma festa no povoado de Vesperina, zona rural de Riacho de Santana, neste domingo (20).

Segundo o Achei Sudoeste, testemunhas informaram que a vítima foi baleada pelo ex-namorado da mulher que o mesmo dançava durante o evento, que também foi atingida. O suspeito fugiu após o ocorrido.

O corpo foi removido para o  Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |