Blog Santo Antônio
Notícias



Na Bahia, 985 casos de Covid-19 foram registrados nesta quinta-feira (17), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, são 2.043 casos ativos, totalizando 1.521.110 casos confirmados desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas também foram contabilizados 18 óbitos em decorrência de complicações com o SarS Cov 2 no Estado, totalizando 29.549 desde o início da pandemia.

Vacinação

Ainda de acordo com a Seasb, são 11.405.233 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.443.423 com a segunda dose ou dose única e 4.351.190 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 726.176 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 55.842 já tomaram também a segunda dose.

Fonte: BNews

A Bahia notificou 68 casos suspeitos de meningites em 2022, sendo que 30 foram confirmados. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), de 1º de janeiro a 10 de março deste ano, também foram registrados 3 óbitos por meningite pneumocócica, meningite por outra etiologia e meningite não especificada.

Entre os casos registrados no estado, as meningites bacterianas e não especificadas foram as mais frequentes, com treze e dez casos cada uma, seguidas das meningites virais, com dois casos. Além disso, dois casos de Doença Meningocócica foram identificados. A Sesab ressaltou, contudo, que até o momento não há indícios de surto de meningite na Bahia.

O neurologista e professor da UniFTC, Emerson Marinho Gomes, explicou em entrevista ao Bahia Notícias que a meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus no cérebro, resultando em um processo inflamatório que acomete diretamente a meninge, tanto do cérebro quanto da medula espinhal.

Em 2021, o estado teve 416 casos de meningites notificados. Destes foram confirmados 167 casos (40,1%) e 30 óbitos (letalidade de 18%). Conforme apontou a Sesab, as meningites não especificadas foram responsáveis pela maioria das notificações, com 77 (46,1%); seguidas da meningite bacteriana, com 53 (31,7%); meningite viral, com 27 (16,6%); e por outras etiologias (fungos e parasitas), 10 (6%) casos.

“A doença tem praticamente três formas de se ter contato: o paciente pode ter o contato direto através de inoculação, por meio de saliva ou gotículas pelo próprio nariz. A segunda é pela proximidade de uma estrutura - por exemplo, um paciente que está com sinusite e não tratou de uma forma correta. Por a sinusite ser em uma parte da face e estar próxima do cérebro, pode fazer com que bactérias ou fungos passem de uma estrutura para outra, podendo entrar no cérebro e causar essa inflamação. Outra forma é a via hematogênica, que é a parte sanguínea. Quando você tem uma infecção generalizada na parte do sangue e essa infecção pode ser levada ao cérebro causando a inflamação na meninge”, explicou o especialista. 

O médico conta ainda que a informação de uma infecção de uma bactéria no cérebro é uma notícia que assusta o paciente. Porém, segundo Emerson, hoje em dia já existem diversos tratamentos por meio de antibióticos, antifúngicos e antivirais para se combater esse tipo de infecção. 

“Normalmente, pacientes que conseguem ser diagnosticados de uma forma precoce apresentam uma resolução melhor. Dos pacientes que começam a ter a complicações da meningite, 20% tem uma letalidade. No passado, esse índice era muito maior”, afirmou o especialista. 

Entre as possíveis sequelas deixadas por um caso de complicação de meningite, podem ser apresentados perda de memória, déficit motor e quadro de desorientação, além de problemas em outros órgãos. 

Como forma de prevenção, o neurologista diz que a vacinação é o principal método. “Já se sabe que a vacina não isenta 100% , mas faz que mesmo que o paciente pegue a meningite tenha a doença de forma mais amena, então isso ajuda bastante”.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que as vacinas que protegem contra as principais meningites bacterianas estão disponíveis nas salas de vacinas da rede pública de saúde.

Confira:

• Meningocócica Sorogrupo C: Disponível para menores de 05 anos: 03, 05 mês e reforço aos 12 meses.
• ACWY: Disponível para adolescentes: 11 e 12 anos
• Vacina Pneumocócica 10 Valente: Disponível para menores de 05 anos. 02, e 04 meses, com reforço aos 12 meses.
• Pentavalente: Protege contra Haemophilus Influenzae B, Difteria, Tétano, Coqueluche e Hapatite B. Disponível para menores de 01 ano.  (02, 04 e 06 meses)
• BCG: Disponível para recém nascidos.

Fonte: Bahia Notícias
Técnicas da Secretaria de Agricultura e Tecnologia participaram de capacitação sobre as ações do Programa Titula Brasil

Como parte do acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Barreiras e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com foco na regularização fundiária dos Assentamentos Rio de Ondas e Ilha da Liberdade, uma nova etapa de capacitação foi realizada por duas profissionais da secretaria nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), na sede do Incra, em Salvador. Representaram Barreiras a subsecretária de Agricultura, Manuela Maia e a diretora Ingrid Karen, ambas integram a coordenação do Titula Brasil junto à Secretaria. Também participaram representantes das prefeituras de Luís Eduardo Magalhães e de outros municípios baianos.

“Já havíamos feito outras capacitações à distância e agora veio este encontro presencial bastante oportuno para podermos dar continuidade às ações do Programa em Barreiras buscando a titulação e regularização dos lotes destes dois assentamentos”, explica Manuela Maia. Em fevereiro passado, já como resultado da parceria, o Incra entregou 22 Contratos de Concessão e Uso da Terra (CCU), provisórios, às famílias do Assentamento Ilha da Liberdade.

Na sede do Incra as representantes de Barreiras também protocolaram o georreferenciamento do Perímetro do Assentamento Rio de Ondas, além de se reunirem com o superintendente do instituto, Paulo Emmanuel Macedo de Almeida Alves e com o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação, Douglas Coelho da Silva Gomes. “Aproveitamos para cobrar celeridade na certificação tanto do Assentamento Rio de Ondas, quanto no da Ilha da Liberdade, uma vez que o mapa deste já havia sido protocolado em outro momento”, reforça Maia.

Avanço – Desde que a Prefeitura de Barreiras aderiu ao Titula Brasil, os processos de regularização fundiária avançaram no município. No último dia 4, os presidentes do Assentamento Rio de Ondas, Vilas 1, 2, 3, 4 e a Vila Nova Esperança, receberam das mãos do prefeito Zito Barbosa e do secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, a planta georreferenciada da área do assentamento que perfez um total de mais de 13 mil hectares na divisa entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, destes, aproximadamente 8 mil hectares localizados em Barreiras. Agora, com as peças técnicas já protocoladas junto ao Incra e com a anuência da instituição, será iniciado o parcelamento dos lotes.

Fonte: Dircom PMB

O governo enviou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei ao Congresso em que pede licença para que cortes de impostos sobre combustíveis dispensem compensação orçamentária.

A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) exige compensação para medidas não previstas no Orçamento que cortem receitas ou aumentem despesas e possam afetar a meta fiscal.

O projeto do governo pretende alterar a LDO e adicionar exceções à regra. Caso a proposta seja aprovada, não estará sujeita à exigência a “redução de tributos incidentes sobre operações que envolvam biodiesel, óleo diesel, querosene de aviação e gás liquefeito de petróleo, derivado de petróleo e de gás natural”.

A dispensa já está prevista na lei sancionada por Bolsonaro que cortou impostos federais sobre esses mesmos itens e limitou a cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), mas ainda há insegurança jurídica no governo sobre o instrumento.

A dúvida é se realmente a lei sancionada, por ser complementar, pode se sobrepor ao estabelecido na LDO. Por isso, de acordo com membros do Ministério da Economia ouvidos pela reportagem, a dispensa da exigência diretamente na LDO trará mais segurança ao corte de impostos.

Bolsonaro sancionou integralmente, há cerca de uma semana, o projeto de lei que altera a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis e zera as alíquotas de PIS/Cofins sobre diesel e gás até o fim de 2022.

O texto havia sido aprovado pelo Congresso após a Petrobras anunciar um mega-aumento nos preços de gasolina e diesel. A estatal teve de reajustar os valores, após a guerra na Ucrânia pressionar o dólar e o preço internacional do petróleo.

De acordo com o ministro Paulo Guedes (Economia), o corte de PIS/Cofins sobre o diesel sancionado pelo governo gera um impacto superior a R$ 15 bilhões. As receitas dos estados também devem ser afetadas pelas novas limitações no ICMS.

Além de respaldar a medida já sancionada, integrantes da Economia afirmam que a dispensa prevista na LDO valerá para eventuais novas discussões a serem feitas acerca de cortes de tributos sobre combustíveis neste ano.

O governo continua discutindo a possibilidade de medidas voltadas aos preços de combustíveis e integrantes da ala política defendem, por exemplo, iniciativas voltadas à gasolina.

Guedes tem resistido às novas investidas, embora tenha cedido um passo na semana passada ao admitir que um programa de subsídios ao diesel pode vir a ser adotado caso a guerra na Ucrânia se prolongue.

“Vamos nos movendo de acordo com a situação”, afirmou. “Se isso [guerra] se resolve em 30 ou 60 dias, a crise estaria mais ou menos endereçada. Agora, vai que isso se precipita e vira uma escalada? Aí sim você começa a pensar em subsídio para o diesel”, disse o ministro na semana passada.

O projeto é enviado enquanto a equipe econômica continua sob pressão da ala política do governo Jair Bolsonaro (PL) por medidas que possam aliviar os preços. O objetivo é conter eventuais danos para a campanha eleitoral de presidente e aliados neste ano.

Outro ponto do projeto de lei é a manutenção do fundo eleitoral em R$ 4,9 bilhões, após o valor ter sido reduzido durante as discussões orçamentárias entre governo e Congresso.

A quantia estava definida em R$ 5,7 bilhões na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), mas passou posteriormente para R$ 4,9 bilhões no Orçamento de 2022. De acordo com integrantes do governo, houve acordo com a classe política para manter o valor previsto.

O projeto ainda cria normativos para a execução dos precatórios (valores devidos pela União após determinação judicial), cujas regras passaram por modificações via emendas à Constituição no ano passado. De acordo com o governo, a intenção é regulamentar as alterações.

As mudanças foram aprovadas após proposta apresentada pelo governo, que justificou a necessidade da medida citando o expressivo crescimento de precatórios em 2022 (de 61%, para R$ 89 bilhões).

O Congresso, após as discussões, aprovou a flexibilização solicitada pelo governo em duas emendas. Em uma delas, mudou a regra de correção do teto de gastos (causando sua expansão); em outra, criou um limite anual para o pagamento de precatórios dentro do teto.

Fonte: Políticia Livre

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Diretoria de Cultura, irá promover a Feirarte, Feira de Cultura, Arte e Artesanato, em Barreiras. A data para início do Projeto será dia 31 de março, das 08h às 22h. A ideia é valorizar os artesãos locais criando um espaço dedicado ao entretenimento e lazer para a população barreirense, além de visitantes.

A Feirarte é uma das atividades culturais que está dentro do plano de ação da Diretoria de Cultura para este ano e será realizada sempre na última quinta-feira do mês, mensalmente, na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com música, arte e exposição de trabalhos manuais, explica a diretora de Cultura, Emília Moreno.

“A Feirarte será um evento familiar com a exposição de artesanato, diversidade gastronômica e muita cultura. Foi tudo pensado com muito carinho e responsabilidade, ressaltando, que os artesãos estão animados e ansiosos para esse momento, visto que esse projeto foi abraçado por todos. Estamos felizes e gratos por todo o apoio que estamos recebendo da gestão municipal”, destacou.

Fonte: Dircom PMB

O trabalhador poderá sacar até R$ 1.000 de suas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) a partir de 20 de abril. O novo saque extraordinário do FGTS foi lançado pelo governo federal nesta quinta-feira (17). A previsão é que a medida beneficie 42 milhões de pessoas e injete R$ 30 bilhões na economia.

O calendário de resgates começa em 20 de abril e vai até 15 de junho. O dinheiro ficará disponível até 15 de dezembro, quando voltará para a conta vinculada do FGTS.

Calendário do saque extraordinário do FGTS

Nascidos em janeiro - 20 de abril
Nascidos em fevereiro - 30 de abril
Nascidos em março - 4 de maio
Nascidos em abril - 11 de maio
Nascidos em maio - 14 de maio
Nascidos em junho - 18 de maio
Nascidos em julho - 21 de maio
Nascidos em agosto - 25 de maio
Nascidos em setembro - 28 de maio
Nascidos em outubro - 1º de junho
Nascidos em novembro - 8 de junho
Nascidos em dezembro - 15 de junho

Como será o pagamento

O pagamento será como o do saque emergencial do FGTS, que ocorreu em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, por meio do aplicativo Caixa Tem. O dinheiro será depositado numa conta poupança digital, podendo ser transferido posteriormente para uma conta-corrente por meio do celular.

Cada trabalhador poderá retirar até R$ 1.000, independentemente do número de contas que tenha. A Caixa esclareceu que quem antecipou o saque aniversário do FGTS e ficou com o valor bloqueado na conta não poderá retirar o valor. Isso porque a nova rodada de saques só poderá ser feita para contas com recursos liberados.

Assim como nas últimas rodadas, o calendário de pagamento foi definido com base no mês de nascimento do trabalhador. A partir da data da liberação na conta poupança digital, os recursos poderão ser retirados até 15 de dezembro.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o saque tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por causa da crise sanitária provocada pela Covid-19.

A pasta informa que as demais possibilidades legais de movimentação dos recursos do FGTS continuam válidas. O fundo pode ser sacado nos seguintes casos: despedida sem justa causa, extinção da empresa, aposentadoria, falecimento do trabalhador, pagamento de prestações do financiamento habitacional concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação a pessoas com idade igual ou superior a setenta anos, além de doenças graves definidas em lei.

Fonte: R7

A tarde desta quinta-feira (17), foi de capacitação e treinamento para os condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que compõem a Central de Regulação e abrange 23 municípios da Região Oeste. A atividade foi realizada no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, estiveram presentes o secretário de Saúde, Melchisedec Neves, a subsecretária, Jamile Rodrigues, a coordenadora da Base do SAMU, Samara Barbosa, a coordenadora Regional do Samu/Barreiras e Ibotirama, Juana Jamile, o coordenador de transportes da Secretaria de Saúde, Welligton Evangelista, e o diretor da Cootrans, Rondinele Carvalho.

Na capacitação coordenada pela Secretaria de Saúde de Barreiras, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, ministraram as palestras o subdiretor de Trânsito, Carlos Reis, o condutor socorrista do SAMU Barreiras, Ismael Silva e os agentes da Polícia Rodoviária Federal, Piotri Iano, Diogo Cerqueira e Leonardo Checon, todos, trouxeram para o treinamento as experiências, vivências e conhecimentos, com o objetivo de ampliar as competências e as técnicas dos profissionais condutores de veículos de emergência.

A coordenadora da Base do SAMU, explica as propostas da capacitação e treinamentos que acontecem mensalmente com as equipes de multiprofissionais. “Essa capacitação é um reforço do compromisso que temos em qualificar, atualizar e preparar os nossos profissionais condutores socorristas para que possam atuar com excelência nas diversas situações que deparam no dia a dia. Nós da Base do SAMU realizamos treinamentos mensais com toda nossa equipe de multiprofissionais. Esse mês, resolvemos fazer um treinamento diferenciado específico para os condutores tendo em vista a necessidade deles estarem mais atualizados sobre as Leis de Trânsito e suas condutas. Juntamente com a coordenação Regional, estendemos esse convite para as demais regiões que fazem parte da Central de Regulação, que totaliza 23 munícipios”, destacou Samara Barbosa.

Condutor socorrista há 5 meses, Gledson Santana destaca a importância da capacitação realizada nesta tarde. “É importante participar desses cursos de capacitação, deixa a gente com uma visão mais profissional no trânsito, da forma como devemos conduzir na via com brevidade, quando há necessidade, e faz com que se torne mais operacional e objetivo o tempo resposta da ocorrência”, disse.

“Além de garantir melhor preparo para o exercício da profissão, essa capacitação e treinamento também representa uma forma de valorizar o servidor. Eles trabalham com o deslocamento de pessoas com estado de saúde vulnerável, por isso, os condutores socorristas devem estar aptos a atender situações de emergência sendo necessária a atualização periodicamente que são fundamentais. Através dessas ações, iremos fortalecer ainda mais a nossa missão de tornar a saúde de Barreiras mais humanizada, integrada e inovadora”, frisou o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

Fonte: Dircom PMB

Na terça-feira e quarta-feira, nos dias 15 e 16, o efetivo da ROCAM da 83ª CIPM em conjunto com policiais militares da 84ª CIPM ministraram palestra para efetivo do 4º Batalhão de Engenharia e Construção, em Barreiras, sobre o tema: Prevenção de Acidentes com Motocicleta e Primeiro Socorros.

A instrução foi dividida em duas partes, uma teórica e outra prática, dentre as técnicas e conteúdos explorados destacam-se: Equipamentos de segurança, tipos de pistas, adversidades nas pistas, postura do condutor, desvios de obstáculos, sinalização e preferência na pista, primeiros socorros com motociclista, etapas a serem seguidas em acidente, noções de utilização do torniquete em situações de hemorragia grave, imobilização da vítima até a chegada do serviço de emergência.

Fonte: 83ª CIPM

Na noite de ontem, quinta-feira, 17, por volta as 18h45, o PETO da 83ª CIPM, prendeu um indivíduo com farta quantidade de drogas no interior de veículo na rua Voluntários a Pátria no bairro Renato Gonçalves, na cidade de Barreiras.

Segundo informações, os policiais militares estavam realizando o patrulhamento ostensivos, quando se depararam com um veículo Ford KA com vidros fumês e em atitude suspeita, na abordagem, bem como na busca pessoal, foi encontrado uma vasta quantidade de substâncias de entorpecentes armazenadas em sacos plásticos e caixas de papelão.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e o abordado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/PETO 83ª CIPM

As empresas de telefone, água e esgoto, escolas e cartão de crédito registraram o maior número de reclamações feitas pelos consumidores no ano de 2021. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15), pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA), durante evento que celebra o Dia Mundial do Consumidor, realizado no museu Eugênio Teixeira Leal, em Salvador.

Os dados estão reunidos no Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2021, que apresenta o levantamento dos atendimentos realizados pelo órgão no ano passado. Ao todo, o órgão da Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) realizou 29.811 atendimentos nos postos instalados em diversas localidades da Bahia. Já através do atendimento virtual, por meio do site ‘Consumidor.gov.br’, foram realizados 84.017 mil atendimentos.

No ranking dos assuntos mais reclamados, o produto ‘telefone’ registra o maior número de queixas, com 24%. Já os serviços de água e esgoto aparecem em segundo lugar com 15% das reclamações. As escolas e instituições de ensino superior respondem por 12% das queixas e cartões de crédito e telefonia móvel são 11% das reclamações. Entre as áreas mais reclamadas no Procon-BA, 46% referem-se a produtos; 17% assuntos financeiros; 16% serviços essenciais; 16% serviços privados; e 5% saúde.

Presente no evento, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, ressaltou a importância do Procon-BA para os consumidores e disse ainda que o órgão “não tem medido esforços para se manter atual e eficiente em seu propósito de proteger o consumidor, propagando os seus direitos e deveres”.

O secretário ainda defendeu o fortalecimento da rede de proteção ao consumidor, para que “se possa estabelecer diálogo com a sociedade e alertar empresas e consumidores sobre essa relação de consumo”.

O cadastro apresenta ainda o percentual de reclamações atendidas e não atendidas pelas empresas. Ao todo, o Procon-BA contabilizou 66% de atendimento e 34% de não atendimento. Entre as empresas que não atenderam as reclamações dos consumidores estão a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Casas Bahia, Oi, Zurich Seguros, FACS Serviços Educacionais, Coelba.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas foi apresentado pela diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes, e está disponível no site da SJDHDS.

Fonte: Bahia Notícias


Nesse mesmo período foram registradas mais 10 mortes em decorrência de complicações com a Covid-19

A Bahia registrou mais 1.161 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (16), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No momento, são 2.182 casos ativos da doença, sendo que desde o início da pandemia já foram contabilizados 1.521.110 casos.

Nesse mesmo período foram registradas mais 10 mortes em decorrência de complicações com a Covid-19, totalizando 29.531 óbitos.

Vacinação

Ainda segundo a Sesab, são 11.413.080 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.444.500 com a segunda dose ou dose única e 4.310.781 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 717.445 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 50.900 já tomaram também a segunda dose.

Fonte: BNEWS

A tarde de terça-feira,15, foi repleta de muita alegria e emoção para a família de seu João Carlos que comemorou a chegada da energia elétrica, obra da Prefeitura de São Desidério, executada com recursos próprios do município. “A gente estava sem energia há 16 anos, eu já estava pesando em ir embora daqui, porque estava muito difícil. Hoje, estou muito feliz por essa conquista e grato a prefeitura”, disse o morador Carlos Francisco da Silva, 74 anos.

Ele e os filhos dele que residem lá, sobrevivem da agricultura familiar e fornecem produtos para a prefeitura, o sistema de energia elétrica vai ajudar no aumento da produção. “Com a chegada da energia, iremos aumentar a nossa produção e a nossa renda”, completa João da Silva, filho de seu Carlos e morador da comunidade.

Fonte:ASCOM, prefeitura de São Desidério

Fonte: ASCOM, prefeitura de São Desidério

No próximo dia 27 de março, a Prefeitura de Barreiras retorna com a realização da Caravana da Cidadania, que nesta 7ª edição acontecerá na localidade de Val do Teiú, com oferta de serviços essenciais para toda população, desenvolvidas pelas equipes das Secretarias Municipais. Na terça-feira (15), coordenadores e diretores das Secretarias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Planejamento, Saúde e Segurança Cidadã e Trânsito, estiveram reunidos para definir os detalhes da programação.

Após dois anos suspensa, devido à pandemia da Covid-19, a 7ª edição da Caravana da Cidadania levará os serviços ofertados pela Prefeitura de Barreiras para o Val do Teiú e demais comunidades circunvizinhas, como: Palmira, Arcada, Nova Vida, Riacho D’água, Pedra de Amolar, Sambaíba, Mangabeira, Riacho D’Anta, Sucuruiu, Marimba, Várzea Grande, Lamarão, Barro Vermelho, Almesca, Alto Alegre, Chico Preto, Fazenda Vereda, Lavras, Canto Grande, São Vicente, Retiro e Alto da Telha.

Além de atendimento médico, a população contará também com orientações sobre o trânsito, bem como, com informações dentro do contexto da Semana da Água a importância da preservação e o uso consciente, além da sala de cinema com diversos filmes educativos, lazer com equipe de Esportes, orientação acerca da agricultura familiar, direitos do consumidor, também atendimento para o CadÚnico, Auxílio Brasil, demais benefícios sociais  e outros serviços disponibilizados.

Nesta quarta-feira (16), as equipes visitaram o espaço da Escola Municipal Antônio Machado que atende 260 alunos do ensino infantil ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino. Conforme Denise Mesquita, essa nova visita técnica serviu para detalhar a estrutura da Caravana que será montada na comunidade.

“A Caravana da Cidadania realizada pela Prefeitura de Barreiras é fruto do esforço conjunto de todas as secretarias municipais. Portanto, para que tudo dê certo, precisamos planejar e nos organizar, afinal o objetivo é levar o melhor serviço para essas 23 comunidades da região do Val do Teiú. Na reunião de planejamento expomos nossas necessidades e discutimos o leque de serviços a serem levados no domingo, 27. A visita técnica é o momento de organizarmos os espaços, entender como as ações serão desenvolvidas e a estrutura necessária para melhor atender a comunidade. É o reconhecimento do espaço, suas possibilidades e limitações”, pontuou Denise Mesquita, diretora da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

Fonte: Dircom PMB



Ontem, quarta-feira, 16, a equipe da Ronda Maria da Penha de Barreiras, a convite da direção e coordenação pedagógica, ministrou uma palestra com o tema: Enfretamento à Violência Contra a Mulher, na Escola Municipal Eurides Santana, para as turmas do 8° e 9° anos, na cidade de Barreiras, nos períodos matutino e vespertino.

Na ocasião, com a participação e interação dos alunos, foram discutidas as temáticas que envolvem a violência doméstica; tipos de violência contra a mulher; ciclo da violência; feminicídio e lei Maria da Penha.

Além disso os alunos puderam conhecer o serviço da Ronda Maria da Penha, bem como o que fazer nos casos de violência doméstica.

Fonte: RMP Barreiras

Na noite de terça-feira, 15, por volta das 18h, a CIPE CERRADO, apreendeu arma de fogo na zona rural de Formosa do Rio Preto.

Em rondas, os policiais militares abordaram dois homens numa motocicleta e durante a busca pessoal, foi encontrado um revólver, na cintura de um dos abordados.

A dupla foi presa e encaminhada para a delegacia de policia de Barreiras, juntamente com o material encontrado.

Fonte: CIPE/CERRADO
Ministro diz que definição sai até 2 de abril; Quatro pré-candidaturas já foram lançadas no estado: ACM Neto, do União Brasil; Jerônimo Rodrigues, do PT; Kleber Rosa do PSOL; e Giovani Damico, do PCB.

O ministro da Cidadania, João Roma, deve trocar de partido e deixar o Republicanos para se filar ao mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL.

Nesta quarta-feira (16) em Salvador, Bolsonaro afirmou que Roma é quem tem coordenado o trabalho de seu grupo político na Bahia e que o ministro pode ser candidato ao governo do estado.

"Quem está coordenando tudo (nacionalmente) é o presidente do partido, o senador Flavio (Bolsonaro). Aqui na Bahia, quem está coordenando para mim é o João Roma. Ele é o, possivelmente, candidato ao governo do estado", disse Bolsonaro.

Roma confirmou que tem mantido conversas para se filiar ao PL até o fim da janela partidária, período em que deputados federais e estaduais podem trocar de partido para concorrer ao pleito deste ano sem perder o mandato. O limite da janela é o dia 1º de abril.

"Nós estamos fazendo as tratativas e o que nós estamos buscando é que a Bahia esteja de mãos dados com o Brasil. (Mas) Quem tem prazo não tem pressa. Então até o dia 2 de abril os baianos saberão", disse o ministro.

O presidente indicou a candidatura do deputado federal licenciado e usou o fato de que, assim como ele, Roma também serviu ao Exército para falar sobre a possível dobradinha. O ministro foi 2º Tenente da Arma de Artilharia. Bolsonaro garantiu que Roma terá o seu apoio na disputa estadual.

"É lógico (que ele terá meu apoio). Eu sou capitão do Exército, ele é tenente da Reserva de R2 Setor R da artilharia", disse Bolsonaro.

O presidente disse ainda que, caso seja reeleito, a eleição de Roma significaria uma melhor interação do governo federal com a Bahia.

"O final de toda jornada passa pro ele. Obviamente, vamos supor que eu reeleito e ele eleito aqui teremos uma melhor interação entre o estado e a União", disse o presidente.

Na semana passada, o então presidente do PL na Bahia, o ex-deputado federal José Carlos Araújo renunciou à presidência da legenda no estado e pediu desfiliação. Ele indicou que deve apoiar a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Fonte: G1

 

 

Seguem, até esta quinta (17), as inscrições para o processo simplificado de seleção para ingressos de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (Mediotec) e nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ambas na modalidade de ensino presencial.

 

Serão ofertadas 425 vagas para os cursos do Mediotec, distribuídas em três Eixos Tecnológicos e quatro cursos técnicos de nível médio, totalizando 17 turmas composta por 25 estudantes. A carga horária dos cursos técnicos ofertados variam entre 800 e 1.000 horas. Os estudantes do Ensino Médio do 1º ou 2º ano regularmente matriculados na rede estadual de ensino realizarão o curso no contraturno do Ensino Regular. As inscrições, nessa modalidade, estarão abertas para os cursos técnicos de Vendas, Paisagismo, Hospedagem e Administração.

 

Para o estudante Tiago Cândido, do Colégio Estadual do Rio Corrente, no município de São Felix do Coribe, oeste baiano, que atuou em outra edição do programa no curso técnico em Agronegócio, pelo Mediotec, a teoria e prática lhe deram uma nova visão sobre a economia. “No ramo do agronegócio, o que me chamou a atenção foi uma visita à fábrica de café, no município de Santana, e de laticínio, em Santa Maria da Vitória. Hoje, uso os meus conhecimentos no meu dia a dia. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, disse.

 

Para as turmas do Pronatec, nos cursos de Formação Inicial e Continuada, nas quotas Novos Caminhos e Qualifica Mais Emprega Mais, estão sendo destinadas 3.455 vagas, neste caso para estudantes do Ensino Fundamental até o egresso da rede pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

 

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) serão organizados e ofertados para preparar o estudante para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. Trata-se de um curso compacto, de curta duração, que visa a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização profissional do estudante em todos os níveis de escolaridade.

 

Esses cursos rápidos, de 160 a 240 horas, serão distribuídos em sete Eixos Tecnológicos e 18 cursos de qualificação profissional ou de FIC, em um total de 125 turmas, distribuídas por 106 municípios, nos 27 territórios. A novidade é que agora as aulas voltam a ser presenciais, com turmas compostas por 25 a 30 alunos, e será concedido auxílio estudantil aos que estiverem matriculados nos cursos do Pronatec e Mediotec, no valor de R$ 10 por dia de aula efetivamente frequentada, para custeio de transporte e alimentação.

 

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico e o processo de seleção dos candidatos inscritos se dará via sorteio eletrônico, de modo aleatório e equitativo, no próximo dia 18. A lista com o resultado final da seleção será publicada no dia 21, no Portal da Educação. Após a publicação do resultado final do processo de seleção, o candidato contemplado deverá apresentar-se a unidade escolar na qual o curso será ministrado, no período de 21 a 25 de março, para apresentação dos documentos indicados no Edital. As aulas terão início no dia 28 de março.

 

Fonte: Ascom SEC

Um homem, de 33 anos, acusado de estupro de vulnerável, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na tarde de segunda-feira (14), no município de Santana, região do Oeste da Bahia. Ele vinha mantendo um relacionamento com uma menina de 13 anos. 
 
“A mãe veio até a delegacia e ao Conselho Tutelar para denunciar. Ela soube que desde que ela tinha 12 anos os dois estavam mantendo relações sexuais. De posse das informações do autor, solicitei a prisão preventiva que foi deferida e cumprida”, explicou o titular da DT de Santana, delegado Paulo Victor Muniz. 
 
O homem ainda possui passagens por desacato e roubo. Ele foi encaminhado para a carceragem da DT de Santa Maria da Vitória, onde segue custodiado à disposição da Justiça. Exames periciais foram solicitados para a garota que será acompanhada pelo Conselho Tutelar municipal. 
Fonte: Ascom PC

Fonte: Grupo Santo Antonio



O pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), anunciará nesta quinta-feira (17) seu acordo com João Leão (PP), vice-governador do Estado, em coletiva de imprensa.

A expectativa é que Leão seja anunciado como o pré-candidato ao Senado na chapa de Neto. A coletiva de imprensa será realizada no Salão Lótus do Hotel Fiesta, a partir das 11h30.

João Leão rompeu com o PT oficialmente no início da semana, ao entregar para o governador Rui Costa (PT) sua carta de demissão do cargo de secretário estadual, assim como os secretários de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, ambos do PP.

Fonte: Política Ao Vivo
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |