Blog Santo Antônio
Notícias

Na manhã desta quarta-feira, 9, foi cheia de homenagens no Comando de Policiamento da Região Oeste, em Barreiras.

O Comandante do CPRO, Cel PM Osival, homenageou a Cap PM Lidiane, pelos bons serviços prestados a este Comando Regional e pela sua transferência para comandar a 84ª CIPM, sendo a primeira mulher a assumir o Comando de uma Companhia Independente, dentro da área de atuação deste CPR.

Dando continuidade as homenagens do dia, foi a vez do Maj PM França, que no dia de ontem, terça-feira, 8, foi publicada a sua transferência para a reserva remunerada, após 33 anos de serviços prestados a Policia Militar da Bahia, servindo a população baiana.

E para finalizar, teve bolo, brinde e parabéns para os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro que servem neste comando regional.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Viares/CPRO
Articulações sobre o governo da Bahia chegaram ao comando nacional do PP

 

Os rumos do PP na Bahia deverão ser decididos fora da agitação política que se criou nos últimos dias, é o que defende o deputado federal Cacá Leão.

Da aliança histórica com o PT à possível composição com ACM Neto (UB), os progressistas baianos vivem um turbilhão de possibilidades desde que o senador Jaques Wagner deu declarações contrárias aos arranjos que o PP já havia assegurado no desenho da chapa majoritária no estado.

A reflexão foi submetida também à direção nacional da legenda num encontro que o vice-governador teve, nesta quarta-feira (9), em Brasília, com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional licenciado do Progressistas e atual ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Em meio ao impasse, Jaques Wagner chegou a pedir desculpas ao vice-governador, seu filho Cacá e ao grupo do PP.

Fonte: BNEWS

 

Enquanto o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), e o vice-governador João Leão (PP) concentram-se nas articulações que podem aproximar e unir ambos na mesma chapa em outubro de 2022, eleitores entusiasmados com a possibilidade já produzem, por conta própria, cards em que ambos figuram como candidatos ao governo e ao Senado.

 

Em contas de WhatsApp já circulam cards com “Neto governador – Leão Senador”. Parlamentares do União Brasil e do PP ouvidos consideram que a chapa entre ambos seria “imbatível” se for confirmada. Na terça-feira (8), diversos parlamentares e prefeitos do PP também fizeram campanha em apoio a Leão, após considerarem a traição que o líder progressista teria sofrido após saber, pelo rádio que Rui Costa (PT) ficará na cadeira de governador até o final do mandato.

 

ACM Neto também informou nesta quarta-feira (9) a suspensão de sua agenda no interior marcara para a sexta-feira (11) – Santanópolis, Irará, Ouriçangas, Aramari e Alagoinhas eram os destinos. A intenção de Neto é focar toda a atenção para que o que são apenas cards de eleitores tornem-se realidade e peças de propaganda eleitoral oficiais com vistas ao pleito de outubro.

 

Fonte: Política Livre

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab divulgou o boletim epidemiológico desta quarta-feira (9) com o registro de 3.022 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 861 casos da doença e 16 mortes.

De acordo com a Sesab, de 1.512.970 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.480.530 são considerados recuperados e 29.418 pessoas tiveram óbito confirmado devido à Covid-19.

O boletim epidemiológico da secretaria contabiliza ainda 1.775.021 casos descartados e 326.542 em investigação. Na Bahia, 62.406 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que 11.424.454 pessoas foram vacinadas contra a Covid-10 com a primeira dose, 10.410.438 com a segunda dose ou dose única e 4.043.879 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 655.847 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 25.047 já tomaram também a segunda dose.

Fonte: Política Livre







O acidente ocorreu por volta das 19h desta quarta-feira, 9, na BR 020, próximo ao distrito de Roda Velha, no município de São Desidério, e ceifou a vida de Jeferson Klegler que conduzia uma caminhonete Toyota Hilux.

De acordo com informações, havia uma carreta quebrada na pista, o motorista da caminhonete não viu, ocorrendo assim a colisão traseira. O motorista da carreta contou que havia colocado um triângulo sinalizando o local, mas não foi suficiente para evitar que o acidente ocorresse.

Uma equipe médica do posto de saúde de Roda Velha chegou rapidamente ao local, mas não havia o que fazer, o motorista estava morto.

Uma equipe do corpo de bombeiros e do SAMU de LEM também foram ao local e ajudaram na retirada do corpo das ferragens.

Fonte: Reportagem de Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares

A Prefeitura de Barreiras tem realizado de maneira contínua o acompanhamento técnico aos produtores da zona rural através da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, dentro do Projeto Vale Produtivo que já alcançou a marca de mais 3.000 agricultores atendidos. Todas essas famílias vêm recebendo assistência técnica de engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas necessários para fomentar suas propriedades no que tange a produção e produtividades das principais culturas como milho, feijão, mandioca, pastagem, hortaliças, frutíferos e pequenas criações.

Em visita técnica, o secretário José Marques, acompanhado dos engenheiros agrônomos Inácio Macêdo e Alberto Amorim, visitaram a comunidade do Bezerro localizada na área do Cinturão Verde e acompanharam de perto as lavouras de milho transgênico, que tem sido uma proposta em parceria com a AIBA para inserção de tecnologia nas áreas de agricultura familiar do município. Para o produtor Janilson João da Silva, a colheita deste ano será satisfatória e agradece as intervenções da Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras.

“Em 2020 nossa produção de milho não se desenvolveu, agora em 2022, graças a Deus e com todo esse suporte e apoio dos profissionais da Prefeitura, desde a avaliação do solo e orientação do controle de pragas durante o desenvolvimento dessa produção, teremos uma boa colheita. Nosso nível de produção está bem superior com relação às outras tentativas, nossa expectativa é colher uma média de 120 a 150 sacos de milho em nossa produção, nos possibilitando um lucro em torno de 12 mil reais”, destacou Janilson.

Da mesma alegria compartilha o agricultor rural Nelcino Neri de Souza, que há 70 anos sobrevive de suas plantações. Esse ano, a colheita do milho servirá para produção de ração para seu pequeno rebanho. “Só tenho a agradecer esse apoio da Prefeitura de Barreiras, o acompanhamento realizado tanto para mim quanto para os demais colegas da comunidade, foi fundamental. Irei colher pouco mais de um hectare de milho e irei transformar em ração para a criação de gado, uma vez que no período de seca o pasto fica pouco e a ração de milho ajuda muito”, pontuou Nelcino.

O Projeto Vale Produtivo foi implantado em 2017 e tem garantido aos agricultores familiares apoio e assistência técnica para a produção de alimentos. Conforme o secretário José Marques, esse aporte técnico em parceria com outras instituições, tem possibilitado ao agricultor familiar se aproximar de pacotes tecnológicos que buscam viabilizar suas produções e produtividades, melhorando sua renda familiar. “Para essa ação, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia contou com a parceria da AIBA que colaborou com a doação das sementes melhoradas geneticamente e de fato é visível as mudanças e os resultados significativos para essas comunidades que têm sido contempladas com esse projeto”, disse.

Fonte: Dircom PMB

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), informou em um despacho os motivos para ainda não ter concluído o julgamento da Ação Penal 940, a primeira originada com a Operação Faroeste. A ação tem como réus desembargadores, juízes e advogados baianos, além do casal Adailton e Geciane Maturino, por envolvimento em um suposto esquema de compra e venda de sentenças sobre mais de 300 mil hectares de terras no oeste do estado.

Segundo o ministro, a ação penal apresenta peculiaridades, como 15 réus com imputações de múltiplas condutas delituosas. Ele conta que já foram realizadas 18 audiências para oitiva de mais de 200 testemunhas arroladas pelas partes. Por esse motivo, a intimação dos réus ocorrerá após o encerramento das audiências de instrução, pois requerem diligências para renovação ou alteração das já requeridas na denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), apresentada pelas partes há mais de dois anos.

A explicação foi dada diante de questionamentos da defesa do desembargador Gesivaldo Britto, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), afastado na operação. A defesa do desembargador alega que o próximo ato processual deveria ser o interrogatório dos réus. Do mesmo modo, a defesa da desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal e da sobrinha dela, Karla Janayna Leal Vieira, pediu a requisição de novas diligências após o interrogatório dos acusados.

O ministro salienta que a resposta das partes reforça a necessidade de algumas provas e, eventualmente, a dispensa de outras, “promovendo o saneamento processual e evitando a produção probatória irrelevante ou inútil ao processo”. Destaca que diligências probatórias podem esclarecer dúvidas sobre pontos relevantes ao processo, “auxiliando o Juízo na formação de seu convencimento”. “Ainda, entendendo o interrogatório como ato processual de natureza híbrida (meio de prova e também de defesa), o princípio do devido processo legal recomenda, dentro do possível, a oitiva pessoal dos acusados como ato final da instrução processual”, explica.

Og Fernandes frisa que, após os interrogatórios dos réus e antes da intimação para oferecimento de alegações finais, será oportunizada às partes a realização de novas diligências, “desde que comprovada a sua necessidade a partir de circunstâncias ocorridas na instrução”. Na mesma manifestação, o relator da Faroeste determinou que a Polícia Federal entregue à defesa de Maria da Graça e Karla Janayna o HD com as mídias apreendidas durante as operações.

Fonte: Bahia Notícias

Uma semana após autorizar concurso público para a área da Educação, o governador Rui Costa autorizou nesta quarta-feira (9) a realização de concurso para a Segurança Pública do Estado (SSP) A autorização está publicada na edição hoje do Diário Oficial do Estado.

“Mais uma demonstração do governo do Estado, na prioridade em combater a violência na Bahia. O trabalho do DPT é fundamental na elucidação de crimes”, destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Em 2014, o governo também realizou concurso público para estas carreiras da Segurança Pública. Foram disponibilizadas 40 vagas para perito criminal, 60 para perito médico legista, 10 para perito odonto-legal e 20 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Na última quarta (02), o governador autorizou a realização de um concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC). Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

Fonte: Ascom/ Saeb

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto que permite a incidência da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), anunciada em fevereiro pelo governo, também sobre veículos em estoque nas concessionárias. No final do mês passado, o governo aplicou um corte no IPI de diversos produtos, como carros, geladeiras, celulares e televisores. No caso de veículos, a redução foi de 18,5%.

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) vinha pleiteando junto ao ministério da Economia que o benefício se aplicasse também aos carros em estoque nas concessionárias. A federação calcula o estoque atual nas lojas em cerca de 83 mil unidades. O decreto publicado nesta quarta autoriza que as distribuidoras possam realizar a devolução ficta dos veículos novos que estavam no estoque em 25 de fevereiro de 2022 --dia da edição do decreto original de corte do IPI.

A devolução ficta ocorre apenas pela emissão de documentos fiscais. As fabricantes, por sua vez, poderão retornar a nota fiscal do veículo às concessionárias com o imposto reduzido. Essas operações de devolução poderão ocorrer até o final de junho deste ano.

"Trata-se de medida que, ao dispor sobre obrigações relacionadas à emissão e ao registro de notas fiscais, almeja viabilizar a redução das alíquotas do IPI incidentes sobre automóveis, além de tornar mais equilibrada a concorrência no mercado, não desfavorecendo as concessionárias que, à época da redução das alíquotas, estavam com baixo estoque", afirmou a Secretaria-Geral da presidência, em nota enviada sobre o novo decreto.

Fonte: Bahia Notícias

A população do Distrito de Sítio Grande, a 15 km da sede, a partir de agora conta com sinal de celular para atender toda a população e visitantes. Para garantir este serviço de qualidade aos moradores do Distrito, foi instalada a antena para a transmissão do sinal da operadora Tim, com cobertura de 100% de todo o distrito, graças aos esforços da Prefeitura Municipal.

A população comemora a chegada do sinal de celular, assim como o morador e comerciante Osmar da Silva. “Além de garantir a comunicação com parentes e amigos, estamos conectados virtualmente com o resto do mundo, Sítio é um dos pontos turísticos mais visitados da região, então vai melhorar o serviço dos comerciantes e agradar aos visitantes também”, declara.

A meta da gestão é garantir que todos os munícipes tenham acesso à comunicação por meio da cobertura de telefonia celular em toda a zona rural. “Além de se comunicar a qualquer momento, encurtando as distâncias, o sinal de celular ajuda em outros setores como educação, saúde, lazer, economia. A implantação desta torre é uma conquista de grande relevância, pois enfrentamos vários desafios para conseguir esse sinal”, afirmou o prefeito Zé Carlos.

Fonte: A população do Distrito de Sítio Grande, a 15 km da sede, a partir de agora conta com sinal de celular para atender toda a população e visitantes. Para garantir este serviço de qualidade aos moradores do Distrito, foi instalada a antena para a transmissã

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Os policiais descobriram que a motocicleta possuía ‘queixa’ de roubo registrada no município de Luís Eduardo Magalhães

Uma motocicleta roubada há quase 10 anos foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final da tarde desta segunda-feira (07), em uma fiscalização no km 687 da BR 242, no município de Cristópolis (BA).

A moto Honda/Cg 125 FAN estava sendo conduzido por um homem de 21 anos e durante a vistoria, os PRFs verificaram que os caracteres do veículo estavam adulterados e que a placa foi clonada no intuito de ‘burlar’ fiscalizações da polícia.

Após consulta nos sistemas informatizados da PRF, os policiais descobriram que a moto possuía ‘queixa’ de roubo, registrada em 22/08/2012, no município de Luís Eduardo Magalhães (BA).

O homem informou aos policiais que tinha adquirido a moto mediante uma negociação feita com um amigo. Alegou ainda que a Cg 125 era fruto de leilão e não possuía ciência das adulterações.

Diante de todas as informações o condutor foi enquadrado por receptação (art.180 CP). Ele e o veículo foram encaminhados à Polícia Judiciária de Barreiras para continuidade nos procedimentos legais.

Fonte: PRF
Empresa que opera a Refinaria Mataripe aumentou o preço dos combustíveis cinco vezes este ano.

O preço do óleo diesel teve um aumento de 23,4% na Bahia, de acordo com a Acelen, empresa que opera a Refinaria Mataripe, na Bahia. Em Salvador, o litro do combustível é encontrado em uma média por R$ 7,29, cerca de R$ 0,50 mais barato que a gasolina.

O aumento representa impacto significativo, principalmente, no orçamento de caminhoneiros e outros transportadores. Além disso, gera alta no índice de inflação por causa da perda do valor de compra e aumento no preço da energia elétrica.

O economista Cézar Almeida destaca que a alta no valor tem um efeito cascata, porque também cresce os preços de bens de consumo, como comida e roupas, além do repasse no valor do frete.

“O diesel tem um grande impacto na nossa economia porque, no Brasil, a maior parte do nosso transporte é feito de forma rodoviária, e os caminhões são abastecidos com óleo diesel. Isso gera um impacto direto no preço do frete, que gera um impacto direto nos preços da cadeia de produção como um todo, diretamente no consumidor, nos alimentos, nos eletrônicos, compras pela internet e por aí vai", avaliou.

"Também tem o que a gente chama de efeito em cascata, porque a própria indústria, para comprar insumos, vai comprar de empresas, e a maior parte será transportado de forma rodoviária, então, o preço dos custos é pressionado, o que gera um aumento do preço final para o consumidor", complementou.

Os preços do combustível na Bahia passaram a subir suscetivamente desde que a Refinaria Landulpho Alves foi privatizada e o grupo árabe Mubadala Capital assumiu a gestão, rebatizando a refinaria para Mataripe. Só neste ano, a Acelen reajustou os valores de combustíveis na Bahia cinco vezes.

Em janeiro, foram três aumentos nos dias 1º, 15 e 22. Já em fevereiro, um novo aumento começou a ser praticado no dia 5. Novamente no dia 5, mas no mês de março, a operadora aumentou o valor dos combustíveis no estado baiano.

Congelamento de imposto
O aumento do preço dos combustíveis está ligado ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que foi congelado pelo governo da Bahia, em decreto. A Acelen alegou que houve problemas operacionais praticar os mesmos valores. No entanto, a empresa não detalhou quais foram os problemas.

A sugestão da Acelen foi pagar uma alíquota baseada em uma média de valores cobrados pela empresa em novembro do ano passado. Na segunda-feira (7), a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA) aceitou a proposta da Acelen, após uma reunião.

Essa medida será adotada a partir de uma nova base de cálculo. Apesar disso, ainda não está definido é se, na prática, haverá uma redução no preço do combustível.

Fonte: G1
Assinatura ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, nesta terça-feira (8), um decreto que oferece proteção menstrual a partir da distribuição de itens de higiene, incluindo absorventes.

A assinatura ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O Programa da Saúde Menstrual prevê a oferta gratuita de produtos de higiene e outros produtos necessários ao período da menstruação feminina bem como oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.

“Temos problemas, mas os lucros são muito grandes e isso nos anima a continuar. Obviamente, em grande parte, esse lucro vem do trabalho das mulheres que estão ao nosso lado”, disse Bolsonaro em pronunciamento no evento.

O benefício será concedido a mulheres em situação de rua, aquelas de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e alunas de 9 a 24 anos de idade matriculadas em escolas que integram o programa Saúde na Escola. 

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, serão destinados R$ 130 milhões ao programa de saúde menstrual. “Atualmente, em relação à questão da promoção saúde menstrual, como vocês sabem, foi aprovado um projeto de lei no Congresso Nacional e o presidente aplicou alguns vetos. E agora, através desses vetos o presidente aloca recursos para atender esse tema da saúde menstrual”, disse o ministro.

Fonte: CNN
Carminha Missio entrou no ano passado na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes Brasil

Primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Carminha Missio, de 65 anos, entrou no ano passado na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes Brasil. Natural de Espumoso, no Rio Grande do Sul, mas baiana de coração, ela mora na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia.

“Receber a notícia de que eu estava como uma das 100 poderosas do agro foi muito surpreendente para mim. Num primeiro momento fiquei assustada e não conseguia entender direito. Ao mesmo tempo que estava feliz, eu estava confusa. Eu parei, refletir e pensei bastante se algum passo durante a minha trajetória, serviu como referência para outras mulheres ou para outras pessoas, independente de gênero, isso já me enriquece e me deixa extremamente feliz”, afirmou Missio.

Casada, mãe de três filhos, revelou à reportagem que herdou a atividade agrícola de seus familiares que vieram da Itália para o Brasil há mais de 100 anos.

“Eu nasci agricultora, cresci agricultora e me desenvolvi agricultora. Essa atividade eu herdei dos meus antecessores que migraram da Itália para o Brasil há mais 130 anos. Eu amo essa atividade e sou extremamente feliz e realizada em estar atuando nela”.

Além de agricultora, Carminha se orgulha em falar que também é formada em direito, faculdade que começou a cursar quando tinha 45 anos.

“Fiz um supletivo de primeiro grau e segundo grau e em três meses eu consegui concluir o ensino médio para prestar o vestibular de Direito em uma faculdade privada. Entre 80 vagas eu passei como 30ª colocada. Durante os cinco anos de curso, eu nunca peguei uma recuperação. Me sinto muito feliz porque esse conhecimento eu trouxe para o agro”, diz.



Apesar de possuir uma relação intensa com o oeste baiano desde a década de 80, Carminha só passou a morar em Luís Eduardo Magalhães em 2005, após a conclusão do curso de direito, no Mato Grosso do Sul.

"A minha relação com oeste da Bahia ocorreu devido a meus familiares que antes de mim migraram para cá. Meus patriarcas, ao descobrirem que todos os filhos sonhavam grande e que queriam crescer e ter autonomia financia, viram que era necessário ampliar os horizontes e sair daquele universo de agricultura de subsistência buscando novos horizontes. Aqui descobrimos esse universo e fomos muito bem recebidos”.

Questionada sobre o atual cenário das mulheres no agronegócio, ela ressalta que o protagonismo feminino tem crescido dentro da área.

Fonte: BNEWS

Após a conclusão das intervenções de manutenção para corrigir  danos provocados pelas fortes chuvas de dezembro e janeiro na Unidade de Saúde Clayton Pignata Macêdo, localizada na divisa entre os bairros Santa Luzia e São Miguel, as equipes de Saúde da Família, III, XII e XXXIII, retomam os atendimentos na sede própria, a partir desta quarta-feira (9). Os atendimentos continuam acontecendo das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min para os agendamentos de consultas médicas, pediátrica, odontológica, pré-natal e demandas espontâneas.

“A partir desta quarta-feira, os pacientes que são atendidos pelas Equipes de Saúde da Família, inseridas na Unidade de Saúde Clayton Pignata Macêdo, podem procurar a unidade já na sua sede própria para o atendimento. É importante ressaltar que em nenhum momento os pacientes dessa Unidade de Saúde deixaram de ser acolhidos pela saúde do município. A Secretaria de Saúde agiu de imediato, reordenando as equipes em outras Unidades de Saúde para a continuidade dos atendimentos prestados à população”, pontuou o coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete

Transferência do atendimento

Desde o dia 06 de janeiro, as equipes da Unidade de Saúde Clayton Pignata Macêdo foram direcionadas para atendimento em outras Unidades de Saúde. A Equipe de Saúde da Família III, atuou na Unidade de Saúde Davy Bessa, no bairro Novo Horizonte. Já a Equipe XXXIII, atendeu na Unidade Jardim Ouro Branco, e por fim, a Equipe XII foi direcionada para a Unidade Dr. Nivaldo Moreira, no bairro Jardim Vitória. Vale destacar que a Secretaria de Saúde agiu com prontidão, para preservar a segurança dos servidores e as condições de atendimento aos pacientes.

Fonte: Dircom PMB

Após dois anos com as atividades suspensas em função da pandemia, no próximo dia 27 deste mês, a Prefeitura de Barreiras através das diversas secretarias de governo retoma as atividades do Projeto Caravana da Cidadania. A comunidade do Val do Teiú foi a escolhida para o reinício das ações que levam os serviços essenciais às populações de bairros da zona urbana e também de localidades rurais de Barreiras. A última edição da Caravana da Cidadania foi realizada na Vila Brasil, em dezembro de 2019.

Nessa segunda-feira (7), técnicas das Secretarias de Assistência Social e da Saúde realizaram uma visita técnica a Escola Municipal Antônio Machado, local escolhido para a realização da 7ª edição do evento. A exemplo das edições passadas, são esperadas cerca de 1.500 pessoas no dia das ações que acontecem entre  8h e 13h com oferta de serviços nas áreas de saúde, segurança, assistência social, educação, meio ambiente, empreendedorismo, agricultura e direitos do consumidor. “Trata-se de uma oportunidade para que as pessoas atualizem documentos e coloquem em dia consultas, exames e serviços essenciais, explica a secretária Karlúcia Macêdo”.

O projeto, leva serviços essenciais para as comunidades por meio de atendimentos descentralizados ou itinerantes. As ações incluem atendimento médico, odontológico, vacinação, atendimento para o CadÚnico, Auxílio Brasil e outros benefícios sociais, música, teatro, contação de histórias, educação ambiental, plantio e distribuição de mudas, além de atividades sociais, esportivas e culturais, bem como orientação para o empreendedor e condutores de veículos. Todos os atendimentos são gratuitos e feitos por ordem de chegada.

Fonte: Dircom PMB

O governador Rui Costa realizou, na segunda-feira (7), no Parque de Exposições em Salvador, a assinatura de convênios e de ordens de serviços para a construção e reforma de equipamentos esportivos em 16 municípios baianos, num investimento de R$ 15,5 milhões.

Por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), estádios e campos de futebol, campos com iluminação em led e a construção de areninhas (campo society) vão receber esses investimentos nos municípios de Andaraí, Belo Campo, Cipó, Ibirapuã, Itanhém, Lapão, Serrolândia, Ubaíra, Ipirá, Luís Eduardo Magalhães, Várzea do Poço, Campo Alegre de Lourdes, Gandu, Jequié e Ubatã.

“Este ato hoje é mais do que entregas e assinaturas. Representa um método de governar em parceria com prefeitos e prefeitas, tendo como objetivo fortalecer o ente municipal e estimular o desenvolvimento das cidades do interior. Temos muito orgulho das parcerias entre o governo e os consórcios de saúde e de infraestrutura espalhados pela Bahia. Desta forma, todos saem ganhando”, destacou o governador.

De acordo com o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, este conjunto de investimentos compõe um montante de mais de R$ 100 milhões do governo do estado projetado para a infraestrutura esportiva. “A Bahia segue investindo na infraestrutura esportiva de forma nunca vista antes. É uma satisfação muito grande saber que mais 16 prefeitos do nosso estado saem daqui com a certeza de que serão feitas melhorias ou mesmo novas construções importantes de equipamentos esportivos no seu município”, disse Vicente, reafirmando que a política da Sudesb segue levando esporte por toda parte.

Mais investimentos – Na ato de hoje, o governador entregou equipamentos agrícolas e ambulâncias para diversas prefeituras baianas, além de firmar outros 125 convênios com 98 municípios e assinar ordens de serviços para realização de obras de infraestrutura urbana, como pavimentação de ruas, recuperação de praças, construção de sistemas de abastecimento de água e saneamento, reforma de mercados, dentre outros.

Fonte: Ascom/Sudesb

Durante 30 dias, mais de 900 policiais civis dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), sob supervisão da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ), realizaram as prisões de 267 envolvidos com violência doméstica e familiar, além de outras ações, referentes à segunda fase da Operação Resguardo, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). 

As ações voltadas à operação tiveram início no dia 7 de fevereiro e encerraram nesta terça-feira (8). Foram cumpridos 31 mandados de prisão preventiva, cinco de temporária, além de 231 autuações em flagrante. Os crimes variam desde ameaças e lesões corporais, até estupro, feminicídios tentados e consumados. No mesmo período também foram solicitadas 983 medidas protetivas de urgência, instaurados 1401 inquéritos policiais e 904 foram concluídos e encaminhados para a Justiça.  

A atenção às mulheres também foi intensificada pela Polícia Civil da Bahia com mais de 20 palestras, além de 2.332 atendimentos a vítimas de violência contra mulher. A Operação Resguardo contou com a parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelos canais de denúncias de violências – como o disque 180 e o Ligue 100. 

A primeira edição da Operação Resguardo, realizada de janeiro a março de 2021, apurou 51.551 denúncias. Quase 190 mil vítimas foram atendidas, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidas e mais de 10 mil pessoas presas. 

Fonte: Ascom PC
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |