Blog Santo Antônio
Notícias

Nessa sexta-feira (21), equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes realizaram serviços de podas e limpeza na Rua Profª. Guiomar Porto, no Centro da cidade. A ação teve como objetivo promover a limpeza da área afetada pela sujeira provocada por centenas de aves (andorinhas) migratórias que estão utilizando as árvores de maneira temporária.

As ações de podas realizadas na parte inferior das árvores e a limpeza conduzida pelo coordenador de Praças e Jardins, Genivaldo Laurindo, têm por meta dispersar as aves para outros espaços, bem como promover a salubridade do ambiente em frente às lojas e demais pontos comerciais. Esta é uma ação que faz parte da rotina das equipes, contribuindo também para que as copas e os galhos não prejudiquem a fiação da energia elétrica. A limpeza com lavagem em logradouros, pontos de ônibus, praças, hospitais e demais espaços públicos fazem parte do cronograma feito pela Secretaria de Infraestrutura e tem sido também realizado com maior intensidade como forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Essas aves migratórias estão de passagem pelo nosso município, enquanto isso estão utilizando árvores na Rua Profª. Guiomar Porto, e acabam provocando sujeiras que causam incômodos a lojistas e a população em geral. A opção para o momento foi suspender a copa das árvores através de podas, seguindo as normas ambientais vigentes e promover a lavagem das ruas com o objetivo de minimizar a situação até que as aves cumpram seu ciclo migratório”, destaca a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos.

Sobre a Andorinha-azul: Uma ave unindo continentes!

Andorinha-azul é uma ave migratória, que faz um percurso de 8 a 20 mil quilômetros entre a América do Norte, onde vive e se reproduz, e a América do Sul, para onde vem no inverno em busca de temperaturas mais amenas. Dentre as espécies de andorinha encontradas no Brasil, é considerada grande. Tem o bico ligeiramente curvo e largo, e a sua cauda é bifurcada. Seu padrão de voo é típico de andorinhas, com planeios curtos alternados com batidas longas de asas.

No leste e no noroeste da América no Norte, fazem seus ninhos em construções feitas pelos seres humanos, como cabaças perfuradas e caixas de madeira, enquanto no oeste, utilizam cavidades naturais, muitas vezes construídas por espécies de pica-pau (http://www.andorinhaazul.org/index.php/migracoes).

Fonte: 30ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na tarde de ontem, sexta-feira, 21, por volta das 15h30, enquanto realizada rondas na cidade de Bom Jesus da Lapa, uma Guarnição da CIPE/Cerrado foi informada por uma guarnição da 38a CIPM, que no município de Sítio do Mato, um indivíduo de alta periculosidade, contumaz na prática de roubos e suspeito de homicídios estaria armado, ameaçando populares e realizando disparos de arma de fogo no Conjunto Habitacional no município de Sítio do Mato.

As guarnições foram ao local indicado, realizaram a aproximação para fazer a abordagem, mas foram recebidas com disparos de arma de fogo, prontamente, tomaram postura de segurança e revidaram a injusta agressão. O homem que portava um revólver foi alvejado e caiu ao solo.

O resistente foi imediatamente socorrido para o Hospital Maria Pereira de Macedo, ainda com sinais vitais, porém teve seu óbito constatado pelo médico de plantão.

O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, onde foi registrada a ocorrência.

Fonte: CIPE Cerrado
As inscrições terão início na próxima segunda-feira, (24)

A Prefeitura de Barreiras publicou, nesta quinta-feira (20), o edital com a abertura de inscrições para o Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos de restauração e modernização de prédios/monumentos históricos e espaços públicos do município. O Edital completo e as tratativas do documento podem ser conferidos no Portal da Transparência ou pelo link https://portaldatransparencia.barreiras.ba.gov.br/licitacoes/ .

A execução do concurso “História Viva – A cidade do futuro que preserva seu passado” trata-se de um projeto que visa a recuperação de patrimônio histórico e equipamentos urbanos sob a conceituação da requalificação urbana, que compreende em um instrumento para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo a recuperação e requalificação de equipamentos e infraestruturas e a valorização do espaço público com medidas de dinamização social e econômica através de melhorias urbanas, de acessibilidade ou centralidade e a revitalização que conceitua-se como um processo de planejamento estratégico capaz de reconhecer, manter e introduzir valores de forma cumulativa.

O concurso versará na escolha espontânea pelo Arquiteto Urbanista de 1 (um) ou até 2 (dois) lotes de equipamentos e espaços públicos, objetivando a revitalização e/ou requalificação por meio de um anteprojeto dos seguintes espaços: Antigo Frigorífico de Barreiras (Matadouro); Antiga Usina Hidrelétrica; Antiga Delegacia; Rua Humaitá e Praça Dr. Augusto Torres; Praça Amphilóphio Lopes e Praça Duque de Caxias.

O Concurso será de âmbito regional e ocorrerá em etapa única. As inscrições iniciam já na próxima segunda-feira (24) e segue até 11 de março, será gratuita e aberta às pessoas físicas e jurídicas com ou sem fins lucrativos, necessariamente de arquitetura e urbanismo. Os interessados devem realizar as inscrições e encaminhar o projeto até meio-dia do dia 11 de março pelo site smecelbarreiras.webnode.com e e-mail concurso.arq.urb@hotmail.com

Poderão participar deste Concurso todos os arquitetos que estejam em situação regular perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e os estudantes que estejam no penúltimo período ou semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na região, desde que sob a orientação de um professor.

A Comissão de Avaliação, composta por cinco representantes do CREA, CAU, IFBA, Prefeitura Municipal de Barreiras e um historiador representante da Sociedade Civil Organizada, avaliará os trabalhos segundo valores arquitetônicos em atendimento ao Edital. O vencedor em primeiro lugar ganhará R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais), o 2º Lugar R$ 3.000,00 (Três Mil Reais) e o 3º Lugar receberão também placas alusivas ao resultado alcançado no concurso.

Fonte: Dircom PMB
Em nota, Governo da Bahia informou que quando for formalmente intimado, vai adotar todas medidas cabíveis para reversão da ordem, seja perante o próprio Tribunal local, seja em instâncias superiores em que caibam providências.

Em nota, Governo da Bahia informou que quando for formalmente intimado, vai adotar todas medidas cabíveis para reversão da ordem, seja perante o próprio Tribunal local, seja em instâncias superiores em que caibam providências.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atendeu o pedido de um policial militar e suspendeu a exigência de vacinação contra a Covid-19 imposta pelo Governo da Bahia para que ele continue exercendo a função. O servidor não tomou o imunizante contra a doença.
 
Além de permitir que o PM exerça a função, o TJ-BA determinou que o governo mantenha o pagamento da remuneração na íntegra, sem descontos pelos dias em que for eventualmente impedido de acessar o ambiente de trabalho.
 
O policial alegou à Justiça que não se vacinou por motivos de saúde e afirmou que se sente inseguro em relação as vacinas disponibilizadas. O servidor afirmou que os imunizantes se encontram em fase de estudos e análises, em estágio de testes, e só foram liberadas em caráter emergencial.
 
Em nota, o Governo da Bahia informou que quando for formalmente intimado, o órgão adotará todas as medidas cabíveis para reversão da ordem, seja perante o próprio Tribunal local, seja em instâncias superiores em que caibam providências.
 
O Governo da Bahia informou que "defende a vida, adota práticas orientadas pela Ciência e compreende a vacinação contra Covid-19 como algo de suma importância para a superação do desafio que essa pandemia representa para todos".
 
Eficácia das vacinas
 
Há pouco mais de um ano no Brasil – as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 eram aplicadas.
 
Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, explica que eficácia e efetividade são conceitos diferentes: "quando você fala nos estudos clínicos, se chama eficácia. Quando você vê o desempenho da vacina na população em geral, isso se chama efetividade".
 
As eficácias das vacinas são diferentes: vacinas de RNA mensageiro e vetor viral são as mais eficazes, enquanto vacinas de vírus inativado tendem a ser menos. No entanto, todas elas se provaram importantes para evitar hospitalizações e mortes.
 
No Brasil, temos vacinas de diferentes tecnologias: Pfizer, de RNA mensageiro; AstraZeneca e Janssen, de vetor viral; e CoronaVac, de vírus inativado.
 
"São as de mRNA, sem dúvida [as mais efetivas]. Todas elas funcionaram. A CoronaVac funciona. O que acontece é que a Pfizer funciona melhor", disse a imunologista Cristina Bonorino, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Fonte: G1

A Bahia atingiu 16.831 casos ativos da Covid-19 nesta sexta-feira (21). De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nas últimas 24 horas, foram registrados 5.101 novos casos da doença (taxa de crescimento de +0,39%), 2.992 recuperados (+0,24%) e 21 mortes.

Ainda segundo a Sesab, de 1.308.146 casos desde o início da pandemia, 1.263.563 são considerados recuperados e 27.752 pessoas tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.720.109 casos descartados e 290.599 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 54.678 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria, a base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Vacinação

A Sesab ainda informa que 11.035.327 pessoas foram vacinadas contra a Covid com a primeira dose, 263.587 com a dose única, 9.267.100 com a segunda dose e 2.052.834 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 18.627 crianças já foram imunizadas.

Fonte: BNEWS

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste, designou hoje, 21, o subcomandante da unidade, Ten Cel PM Soares, para proferir a palestra "Combate a Ansiedade" aos alunos a soldados do 10° BEIC.

Na oportunidade, temas fundamentais de saúde mental e desenvolvimento pessoal foram tratados pelo Ten Cel PM Soares, como, por exemplo, síndrome do pensamento acelerado, inteligência multifocal, gatilhos mentais, diferença entre estresse e ansiedade.



No que diz respeito ao desempenho da atividade policial militar, a psicoeducação é fundamental, seja no próprio combate à ansiedade, seja de forma auxiliar no desenvolvimento do controle emocional.

Fonte: Ascom CPRO

As inscrições para o processo seletivo para trabalhar no Censo Demográfico serão encerradas nesta sexta-feira (21), às 16h. A seleção disponibiliza 14.173 vagas de trabalho temporário para este ano, sendo 2.915 em Salvador e 11.258 em outros municípios do estado. Interessados nas oportunidades devem realizar a inscrição pelo site Fundação Getúlio Vargas.

Do total de vagas no estado, 12.485 são para recenseadores. Elas exigem ensino fundamental completo e tem remuneração por produção. As inscrições para o cargo custa R$57,50.

As demais 1.688 vagas são para agentes censitários. Elas exigem ensino médio completo, têm jornada de 40 horas semanais e remuneração mensal entre R$ 1.700 e R$ 2.100. Os candidatos precisam pagar uma taxa de inscrição no valor de R$60,50.

As taxas de inscrição podem ser pagas em toda a rede bancária ou pela internet até o dia 16 de fevereiro. Os processos seletivos permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. O pedido de isenção também deverá ser feito até esta sexta-feira (21).

As provas serão realizadas no dia 10 de abril em todos os municípios. Em seguida, o candidato classificado passará por um treinamento, que será eliminatório e classificatório. O edital está disponível no site do IBGE.

Fonte: Infosaj
Em uma das ocorrências a equipe de Policiais encontrava-se em atendimento de acidente de trânsito.
WhatsApp Image 2022-01-20 at 09.58.44.jpeg

APolícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia recuperou, ontem (19), dois veículos roubados e que circulavam adulterados. As ocorrências aconteceram em trechos da BR 242, em Barreiras (BA), oeste Baiano.

A primeira ação ocorreu por volta das 12 horas, quando os policiais realizavam fiscalização de trânsito e abordaram o veículo FIAT/SIENA, de cor preta. Ao decorrer das consultas documentais e análise do veículo verificou-se que o mesmo possuía indícios de adulteração. Diante da situação, os policiais constataram que o veículo, na verdade, era clonado, tendo o original registro de roubo, em maio do ano passado, na cidade de Salvador/BA. Questionado a respeito da origem do veículo, o condutor afirmou ter comprado na cidade de Monte Santo/BA pela quantia de R$ 23.000, em uma feira livre automóveis.

Já por volta das 17h30, a equipe de policiais foi acionada, por usuários da rodovia, para atender acidente de trânsito no qual resultou uma vítima levemente lesionada. Ao realizar consultas dos veículos envolvidos, perceberam inconsistências no HONDA/CIVIC, de cor cinza. Diante dos fatos, procederam com uma averiguação detalhada nos elementos de identificação veicular e constataram que o veículo era clonado, e o original possui ocorrência de roubo/furto, datada em novembro de 2020, na cidade de Belo Horizonte–MG. O condutor, que também não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), afirmou que o veículo pertence ao irmão de sua namorada e que o pegou emprestado para utilizar naquela dia.

Ambos os condutores, acompanhado dos respectivos veículos, foram encaminhados para a Polícia Civil de Barreiras para os procedimentos cabíveis.

SISTEMA SINAL – Para cadastrar casos de roubo ou furto de veículos, as pessoas podem acessar o site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel. De imediato, uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estejam mais próximos da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo. Vale ressaltar que o registro no sistema não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Fonte: PRF BA


Irmã Silma, Sigi Vilares e Marcom Alecrim

Na noite de ontem, quinta-feira, 21, o radialista Sigi Vilares se reuniu em Barreiras com a vereadora Irmã Silma, presidente do diretório regional do Republicanos, e com Marcos Alecrim, presidente do diretório do Republicanos em Luís Eduardo Magalhães.

"O partido tem um projeto de crescimento na região. O Republicanos terá papel decisivo na sucessão ao governo do estado e a região oeste não pode ficar de fora. Para isso, iremos apresentar bons nomes, tanto na esfera estadual quanto na federal, e Sigi Vilares é um desses nomes. Contamos com ele para colocar um representante nosso na ALBA em 2023”, revela Silma.

Na mesma visão de Silma, Marcos Alecrim espera que o partido saia fortalecido nas eleições de outubro. "Estamos trabalhando para que tenhamos um crescimento significativo aqui na região, estamos desenvolvendo um projeto que não ficará apenas em 2022, ele vai se estender e se firmar para 2024, 2026, 2028, e assim continuar em franco crescimento. Estamos felizes com a chegada de Sigi Vilares ao nosso partido. Ele vem para somar conosco e com reais chances de ter sucesso em outubro".

O diretório regional do Republicanos está planejando um grande evento em Barreiras para apresentar seus pré-candidatos. O evento ainda não tem data definida, mas deverá com as grandes lideranças do partido.

Fonte: ASCOM/REPUBLICANOS
Para a creche serão destinadas 30 vagas, enquanto 2.973 serão destinadas às 15 unidades do colégio no estado.

Terminam nesta sexta-feira (20), às 13h, as inscrições para o processo seletivo de novos alunos para a creche e para os colégios administrados pela Polícia Militar de todo estado.

As inscrições devem ser feitas através dos sites da Polícia Militar e da Secretaria de Educação do Estado. O sorteio eletrônico está previsto para o dia 27 de janeiro, às 10h. As matrículas dos alunos sorteados ocorrerão no período de 2 a 5 de fevereiro.

De acordo com o Diário Oficial do Estado, para a creche são abertas 30 vagas. 70% serão destinadas ao grupo composto por filhos de policiais militares, bombeiros militares e servidores públicos civis da PM e dos Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA).

Enquanto 30% serão abertas para o público em geral. Podem concorrer às vagas da creche, crianças nascidas entre 1º de abril de 2016 e 31 de março de 2020, no entanto a maioria das vagas são para crianças de 2 anos.

Já para os colégios da Polícia Militar (CPM) serão disponibilizadas 2.973 vagas em toda a Bahia. Serão 2.484 para o Ensino Fundamental e outras 489 para o Ensino Médio.

Para as unidades localizadas em Salvador (Dendezeiros, Lobato, Ribeira, Luiz Tarquínio e Cajazeiras), a distribuição de vagas será semelhante à da creche, com 70% destas destinadas a filhos de policiais militares, bombeiros militares ou servidores públicos civis da PM e dos Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e 30% para o público em geral.

Já para os CPMs de Alagoinhas, Barreiras, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, a distribuição de vagas será de 50% para o grupo de militares ou servidos públicos da PM e CBMBA e 50% para o público em geral.

Fonte: G1

Foi publicada nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial do Estado (DOE) a atualização do decreto que estabelece medidas para conter a disseminação da Covid-19. A nova determinação foi anunciada pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (20), e reduz de 3 mil para 1.500 pessoas o público máximo permitido em eventos de qualquer tipo no estado, inclusive em estádios de futebol. O novo decreto passará a vigorar a partir da 0h do dia 24 de janeiro (segunda-feira) e tem validade até 4 de fevereiro.

A escalada no número de infectados pelo coronavírus no estado é, segundo o governador, o principal motivo para a nova mudança. “Com essa taxa de crescimento, nós ultrapassaremos, em menos de uma semana, o maior número de contaminados que já registramos em toda a pandemia. Algo precisa ser feito pra evitar impactos maiores na economia e na vida das pessoas. É preciso conter esse crescimento”, justificou Rui. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgado nessa quinta (20), a Bahia registrou 14.743 casos ativos de Covid-19.

Além de respeitar o limite de 1500 pessoas, os responsáveis pelos eventos precisarão obedecer à capacidade máxima de 50% de ocupação dos espaços onde eles são realizados. Estão mantidas no decreto as exigências de comprovação de vacinação completa para o público e envolvidos nos eventos e do uso de máscaras, além do distanciamento social.

As regras valem para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, em circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins. Bares e restaurantes seguem com a obrigação de exigir dos clientes o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Ainda segundo o governador, “há uma pressão muito grande para atender pacientes tanto com Covid-19 como com H3N2 (gripe)”. Também devido a essa pressão, Rui autorizou a abertura de mais 30 leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19 no Hospital Espanhol e não descartou que também sejam abertos novos leitos de UTI caso haja necessidade.

Fonte: Secom BA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), garantiu que não irá exigir o Passaporte de Vacinação contra Covid-19 na rede municipal de ensino da capital baiana para crianças e adolescentes entre 5 e 11 anos.

“Eu não vou obrigar o pai e a mãe a vacinarem os seus filhos. Eu não quero dificultar o retorno às aulas”, declarou o democrata, em entrevista à TV Bahia na manhã desta sexta-feira (21).

Ontem (20), o governador Rui Costa (PT) confirmou o retorno das aulas presenciais no próximo dia 11 de fevereiro em todo estado, e disse que vai exigir a vacinação dos estudantes como condição para acessar às salas de aula.

O chefe do Executivo baiano afirmou que vai organizar uma estratégia com as Prefeituras para vacinar os alunos nas próprias instituições de ensino.

Fonte: Mateus Soares/Política Livre

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), garantiu que não irá exigir o Passaporte de Vacinação contra Covid-19 na rede municipal de ensino da capital baiana para crianças e adolescentes entre 5 e 11 anos.

“Eu não vou obrigar o pai e a mãe a vacinarem os seus filhos. Eu não quero dificultar o retorno às aulas”, declarou o democrata, em entrevista à TV Bahia na manhã desta sexta-feira (21).

Ontem (20), o governador Rui Costa (PT) confirmou o retorno das aulas presenciais no próximo dia 11 de fevereiro em todo estado, e disse que vai exigir a vacinação dos estudantes como condição para acessar às salas de aula.

O chefe do Executivo baiano afirmou que vai organizar uma estratégia com as Prefeituras para vacinar os alunos nas próprias instituições de ensino.

Fonte: Mateus Soares/Política Livre

Na tarde desta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro de acolhimento com os profissionais médicos formados pela Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, que a partir de agora, fazem parte da rede de atendimento à saúde no município de Barreiras. No total, 14 médicos participaram do acolhimento que tem como objetivo apresentar a estrutura da Rede de atenção à saúde do município, como a Atenção Primária, Secundária e Especializada.

Na oportunidade a subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, acompanhada dos representantes das coordenações da Saúde, fez uma apresentação destacando a atuação do médico em cada um desses serviços, as especificidades e a importância do mesmo na condução das atividades, destacando que os profissionais médicos formados pela Ufob já conhecem a rede e tem familiaridade com a população, e esse acolhimento, significa um avanço na saúde de Barreiras.

“Hoje foi um dia de esclarecimento sobre as diretrizes e normas que regem a Secretaria Municipal de Saúde. Nosso objetivo é orientar esses profissionais médicos nos fluxos da rotina, para que eles possam orientar da melhor forma o paciente. Vale ressaltar, que esses profissionais buscaram a Secretaria de Saúde e nós enquanto gestão os acolhemos sabendo da contribuição que esses médicos darão para uma saúde Humanizada, Integrada e Inovadora”, destacou a subsecretária.

O secretário de saúde também destacou a relevância desses profissionais formados pela Ufob, na condução das atividades dentro da rede de atendimento de saúde. “É importante que esses novos profissionais saibam que agora eles fazem parte da nossa equipe. Esperamos que eles sejam multiplicadores das práticas que nos norteiam, os pilares do funcionamento da Secretaria, pautados nos conceitos de uma saúde: humanizada, integrada e inovadora. Estamos felizes em poder contar com o apoio e colaboração desses profissionais formados aqui em Barreiras, pela Universidade Federal do Oeste da Bahia”, destacou Melchisedec Neves.

Também participaram do acolhimento o coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete, coordenador Médico da UPA, João Paulo, coordenadora médica do SAMU, Milena Marques, coordenadora Regional da Regulação, Juana Jamile e a apoiadora da Atenção Básica, Fernanda Gomes.

Fonte: Dircom PMB

Os bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) capturaram uma cobra em uma casa na rua Rui Barbosa, no Centro de Barreiras. O animal foi encontrado pela moradora no telhado do quarto.

Segundo a guarnição, a serpente era da espécie Corre-campo e tinha aproximadamente 1 metro de comprimento. Embora não seja peçonhenta, quando ameaçada ou acuada torna-se agressiva, podendo dar bote e até morder.

Com utilização de equipamentos de proteção individual e ferramenta específica para manejo de serpentes, os militares fizeram a captura e a cobra foi solta em uma área de preservação distante do perímetro urbano.

Fonte: 17º GBM

A aposta de pesquisadores e produtores em introduzir o cultivo do cacau em áreas não tradicionais como o cerrado e semiárido está resultando em projetos inovadores, com a produção de mudas que carregam o DNA da fruticultura tropical brasileira. Para socializar as experiências nesta nova cultura e também, buscar o fortalecimento da cadeia produtiva na região Oeste, durante dois dias, produtores, pesquisadores e investidores estão reunidos em Barreiras, no evento Cacauicultura 4.0, aberto nesta quinta-feira (20).

Para o diretor-científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC), Cristiano Vilella Dias, o Matopiba é uma região estratégica para o desenvolvimento da cultura, com o uso de tecnologias aliadas à responsabilidade social e sustentabilidade. “Este evento busca promover a articulação entre os principais atores envolvidos na atividade, o histórico do cacau brasileiro não é considerado dos melhores, agora, vamos trabalhar juntos para reverter esta realidade e colocar o Brasil no mapa dos países produtores de cacau de qualidade”, destacou.

Representando o prefeito Zito Barbosa, o vice-prefeito Emerson Cardoso reforçou que o Oeste é resultado de investimentos em produção e tecnologia associados ao empenho dos produtores que aqui apostaram, porém que é fundamental a união de todos para que projetos como o da cacauicultura alcancem êxito e se fortaleçam. “Esta cultura é uma nova janela que se abre para a região e, certamente, terá o apoio do poder público. Porém é importante reforçar que precisamos de uma macroestrutura para o escoamento da produção regional, assim como a ampliação no aeroporto de Barreiras, estas demandas serão exitosas com a união do poder público e produtores”, disse.

A diversificação de culturas no Oeste da Bahia foi lembrada tanto pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Davi Schimidt, quanto pelo diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira. Ambos ressaltaram que a produção do cacau pode ser comparada a introdução da soja, na década de 70, uma experiência que pode estar sendo repetida agora. “Acreditamos que o Oeste produzirá um cacau de alta qualidade e com tecnologia certificada para atender a exigente demanda dos mercados nacional e internacional. A cultura pode ser a soja dos próximos 20 ou 30 anos”, disse Schimidt.

Programação –  O evento Cacauicultura 4.0 – Desafios e oportunidades da produção de cacau em áreas não tradicionais está sendo realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho até a sexta-feira (21). A programação é composta por palestras técnicas, casos de sucesso e visitas de campo. O objetivo é discutir os desafios da nova cadeia e promover a união e a visão estratégica de futuro da cacauicultura, gerando desenvolvimento e sustentabilidade para o cacau brasileiro.

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |