Blog Santo Antônio
Notícias

Como forma de aprimorar os trabalhos de fiscalização à poluição sonora em Barreiras, nos dias 9 e 10 deste mês, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade participaram do Curso Medição de Níveis de Ruído Ocupacional e Ambiental, realizado por uma empresa especializada em aparelhos de medição em diferentes setores. O treinamento foi feito por Marcos Domingos, mestre em higiene ocupacional e ex-presidente da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO).

Dentre o conteúdo abordado na capacitação estão fundamentos técnicos de acústica aplicados à ruído ambiental; a normalização e critérios de avaliação da exposição ao ruído; resposta humana aos sons: efeitos à saúde, conforto ambiental, funcionamento do ouvido, ajustes das medições à resposta subjetiva aos sons; limites de exposição e, práticas de instrumentação.

“Muitas vezes as pessoas não percebem a gravidade que a poluição sonora causa. Ela atinge grávidas, idosos, crianças e pessoas de todas as idades. Pode colaborar para problemas mentais e é um desconforto cíclico ligado às festas e estabelecimentos que desrespeitam os cidadãos. Por isso o combate é essencial para tornar a cidade um lugar melhor”, diz o diretor de fiscalização Judson Almeida. Ele, que atua há cinco anos no combate à fiscalização sonora em Barreiras, foi um dos participantes do curso.

Em Barreiras, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, as denúncias e casos relacionados à poluição sonora são bastante frequentes, e se constituem em crime grave considerando que as diversas fontes de ruídos, causam problemas de natureza ambiental e também refletem na saúde das pessoas. “Esse curso traz uma oportunidade de atualização teórica e técnica, favorecendo o dia-a-dia no trabalho e trazendo para a sociedade uma melhor qualidade no serviço de combate à poluição sonora. Vale destacar que ruídos acima do nível tolerado podem, a curto e longo prazos, causar transtornos de ordem emocional como o estresse e até de ordem psíquica”, destaca o secretário Demósthenes Júnior.

Fonte: Dircom/PMB

O Governo da Bahia, em mais uma ação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), deu início ao processo licitatório para a contratação de empresa especializada que ficará responsável pela construção de 36 novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), que vão suprir a demanda de 1.987 famílias de moradores em diversas localidades dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Canápolis, Carinhanha, Coribe, Paratinga, Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada, Sítio do Mato e Tabocas do Brejo Velho.

Os novos sistemas serão construídos por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), vinculada à SIHS. O projeto prevê a captação de água através de poços, 34.679 metros de adutoras, 96.868 metros de rede de distribuição, tratamento de água por cloração, casa de química, dosador de hipocloreto de sódio, floco decantador, filtro de fluxo ascendente, filtro redutor de ferro e ortopolifosfato. Os sistemas contarão com 39 reservatórios de água e 1.987 ligações domiciliares.

A abertura das propostas terá início nesta segunda-feira (13). A previsão é que os novos SAAs sejam concluídos em 210 dias após a assinatura da ordem de serviço.

Fonte: Ascom/SIHS

Uma vacina contra HIV testada em macacos mostrou ter resultados promissores, segundo um estudo publicado na última quinta-feira (9) na revista Nature. O imunizante, que usa tecnologia a base de RNA mensageiro, conseguiu reduzir o risco de infecção nos animais em até 79%.

O número é considerado bastante satisfatório, no entanto, o produto ainda deve demorar um pouco para começar a passar pela etapa principal de testes: em humanos. Isso porque os pesquisadores informaram que ainda são necessárias melhorias na fórmula.

“Apesar de quase quatro décadas de esforços da comunidade científica mundial, uma vacina eficaz para prevenir o HIV continua sendo um objetivo inatingível”, disse o imunologista Anthony Fauci, um dos autores da pesquisa. O médico também ficou conhecido por ser uma das principais referências no combate à Covid-19 pelo governo dos Estados Unidos.

O estudo foi conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAD) em parceria com a farmacêutica Moderna. O produto utiliza RNA Mensageiro e foi testado em ratos e machados com várias aplicações durante um ano.

A partir da semana 58, todos os macacos estavam com anticorpos contra a HIV depois de tomarem a vacina detectável. Após isso, semanalmente os animais foram expostos ao vírus. Apesar disso, os macacos não são vulneráveis ao HIV que contamina humanos, por isso foi usada uma versão símia do vírus.

Vacina contra HIV

“Esta vacina experimental de RNA mensageiro combina várias características que poderiam superar as falhas de outras vacinas experimentais contra o HIV e representa uma aproximação promissora”, disse o NIAD em nota.

Dos sete macacos testados, apenas dois desenvolveram HIV. Já os não vacinados foram todos contaminados e levaram cerca de três semanas para isso. No grupo imunizado, o tempo foi maior, de 8 semanas.

A vacina contra HIV funciona provocando no corpo a criação de proteínas presentes no vírus. Após isso, essas proteínas se agrupam em pseudovírus e estimulam a criação de respostas do sistema imunológico contra a Aids. O imunizante ainda vai passar por mais testes.

Fonte: Olhar Digital

No último sábado, 11, por volta das 9h, a Polícia Militar, por intermédio da 86ª CIPM, prestou mais uma vez um excelente serviço para a sociedade na rua Siqueira Campos, no centro da cidade de Santa Rita de Cassia.

Após acionamento por um cidadão, informando que na noite anterior três indivíduos armados lhe rendeu, o colocando na mala do seu próprio veículo, um Renault/Logan. Ele contou ainda que rodarem pelas ruas da cidade, os marginais o liberou, mas levando seu carro. Informou ainda que o trio dois aparelhos celulares e uma certa quantia em dinheiro. Em diligência, o veículo foi localizado abandonado nas proximidades do Cais da cidade, sendo devolvido ao proprietário, mediante apresentação de documentos comprobatórios.

Fonte: redação do Blog do Sigi Vilares/86 CIPM
Piloto conquista o seu primeiro título nacional no Rally Cross Country na sua primeira temporada disputada nos carros…

Não é a primeira vez que o piloto baiano Adroaldo José Weisheimer, o Major, comemora um título nacional. Em 2019, Major foi campeão Brasileiro de Velocidade na Terra, correndo na categoria Autocross e em 2020 migrou para o rali, correndo nos UTVs. Em 2021, o piloto de Barreiras, Oeste da Bahia, estreou nos carros e começou a escrever seu nome na história do esporte no Brasil. A dupla, que tem como navegador o catarinense Fred Budtikevitz, conquistou neste fim de semana seu primeiro Campeonato Brasileiro no Rally Cross Country. A última etapa da temporada foi disputada neste fim de semana no Rally Caminhos da Neve, em Bom Retiro (SC).

A dupla confirmou o título ainda na sexta-feira (10) ao vencer a especial com cerca de 190 km e foram para o segundo dia “apenas para passear”, mas não foi bem isso que aconteceu. A bordo do X Rally Ranger #334, os dois aceleraram para terminar a segunda especial na segunda colocação e garantir o título do Caminhos da Neve, com uma vantagem de 2min17s8 sobre a dupla formada por Dan Nacif e Ramon Sacilotti, que terminou com a segunda colocação.

“A prova foi demais, viemos controlando o tempo de olho no título do rali, já que o Brasileiro já estava consolidado. Muito trecho de serra, foi bem divertido. Realmente é um feito muito grande conquistar um título nacional logo no primeiro ano na categoria”

O título da dupla é uma marca importante também para a equipe X Rally Team, que vê a sua X Rally Ranger vencer o campeonato pela quarta vez na história, repetindo os feitos de 2017, 2018 e 2019.

Beco Andreotti, CEO da X Rally Team, salientou a qualidade do carro fabricado pela equipe e também da dupla estreante nos carros. “É o quarto título brasileiro da X Rally Team com o X Rally Ranger, isso mostra que é um carro extremamente competitivo. Esse resultado do Major e do Fred, que chegaram nos carros neste ano, mostra que eles formam uma dupla muito forte e que ainda tem muitos títulos para conquistar”, comentou Beco, comandante da equipe e navegador tetra campeão do Sertões.

Agora a dupla entra em férias e passa a aguardar pela divulgação do calendário de 2022. O que já está mais do que certo é a participação no Sertões histórico, que promete se tornar o maior rali do mundo na próxima temporada.

Fonte: Fala Barreiras

 

 

No final da tarde de ontem domingo, 12, por volta das 17h40, a Polícia Militar, por intermédio da 86ª CIPM, prestou mais uma vez um excelente serviço para a sociedade na BR 135 nas proximidades do povoado de Canabrava, na zona rural de Formosa do Rio Preto.

 

A guarnição do PETO trafegava pela rodovia quando avistou um indivíduo conduzindo uma motocicleta na cor preta. O motociclista, ao perceber a viatura policial, abandonou o veículo e tomou rumo ignorado. Ao realizar o procedimento de inspeção veicular, foram verificados indícios de adulteração grosseira em alguns caracteres da numeração do chassi e motor. Foi mantido contato com o proprietário do veículo original, o qual relatou tratar-se de uma placa clonada, uma vez que o veículo original encontra-se em Itabuna.

 

Diante das circunstâncias, a materialidade da ilicitude foi apreendida e apresentada na delegacia de polícia para adoção das medidas cabíveis.

 

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/86 CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio
Neste domingo, o presidente Bolsonaro e o governador Rui Costa sobrevoaram áreas atingidas. Também neste domingo, idosa e filha foram encontradas mortas após soterramento.

Após quatro dias de temporal, o domingo foi de chuvas menos intensas e diminuição de alagamentos em algumas cidades da Bahia.

De acordo com dados da Defesa do Civil do Estado, o estado registrou sete mortes provocadas pelas chuvas. Além disso, 70 mil pessoas foram atingidas e 3,7 mil estão desabrigadas.

No entanto, diversas cidades ainda registram alagamentos e comunidades ribeirinhas apontam para a subida do nível dos rios nas regiões do estado mais atingidas pela chuva, especialmente no extremo sul do estado.

Também neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro e o governador da Bahia Rui Costa sobrevoaram áreas atingidas. Em visitas que aconteceram em pontos diferentes, os gestores analisaram a situação e falaram sobre o que tem sido feito para minimizar os problemas.

Depois do voo, Bolsonaro aterrissou em um estádio de futebol, na cidade de Itamaraju. Ele foi recebido por pessoas que se aglomeravam no local – a maioria delas sem máscaras, assim como o presidente.

"Pudemos ver os estragos causados pela chuva. Alguns municípios estão bastante afetados, como Itamaraju, por exemplo. Quando soubemos do ocorrido, além de contatar os prefeitos, providenciamos a liberação do FGTS", disse.

Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba. O Governo Federal também autorizou o emprego de tropas do Exército Brasileiro no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações.

Já o governador da Bahia disse que a partir desta segunda-feira (13), o governo inicia o planejamento para recuperação das cidades afetadas. “Vamos iniciar a recuperação e reconstrução de muitas casas que foram perdidas. Vamos iniciar essa reconstrução em um local mais adequado, mais alto, fora do alcance das águas dos rios. Nesta segunda, vamos fazer uma grande reunião com as secretarias e prefeitos para decidir novas ações”, disse Rui Costa.

De acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 30 cidades estão em situação de emergência. Vilarejos e povoados da região ficaram ilhados por causa da chuva, o que dificulta o acesso dos bombeiros.

Neste domingo, cerca de 241 militares do corpo de bombeiros e 2 helicópteros atuaram no resgate de vítimas e no apoio às comunidades afetadas.

Fonte: G1

Um princípio de incêndio na cozinha de uma lanchonete mobilizou equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), no início da manhã deste domingo (12), em Barreiras.

A situação aconteceu no Centro da cidade, por volta das 6h. A guarnição de serviço foi acionada após populares notarem fumaça saindo do local.

A atuação rápida dos bombeiros evitou grandes prejuízos para o estabelecimento. “O local estava totalmente tomado pela fumaça. Fizemos o isolamento e foi necessário fazer o arrombamento, já que não havia ninguém. Constatamos que se tratava de um princípio de incêndio na chapa da cozinha e se espalhava para o forro, que foi controlado rapidamente, mas que poderia tomar grandes proporções já que havia muito material combustível”, afirmou o Sargento BM Gerliano.

Não há informações sobre as causas do incêndio nem registro de feridos.

Fonte: 17º GBM

Na noite de ontem, sábado, 11, por volta das 21h, guarnições da RONDESP OESTE realizavam policiamento tático pela cidade de Barreiras, quando receberam informações de que um indivíduo teria realizado disparos com arma de fogo nas proximidades de um bar, situado no Povoado da Tabua.

De imediato, as guarnições se dirigiram até o local, onde, após diligências, obtiveram êxito ao encontrar o indivíduo acusado, o qual tinha sob sua posse 03 armas de fogo de fabricação caseira. 

Foram apreendidas, também, 04 munições, sendo uma cal. 38 percutida e três cal. 22 intactas.

Diante dos fatos, todos os envolvidos foram conduzidos e apresentado na delegacia de polícia de Barreiras.

Fonte: Coordenador de área

Visando melhorar a condição técnica dos policiais lotados na CIPT Oeste, quatro policiais participaram, no 11 Batalhão/ Itaberaba, do curso de operadores MARC I, que aconteceu nos dias 10 e 11 deste mês, com a participação de policiais da CIPT Oeste, CIPT Chapada, 7 Batalhão/ Irecê, 11 Batalhão/ Itaberaba.

Durante os dias de curso foram demonstradas técnicas de atendimento pré-hospitalar em combate, noções de Balistica e realização de oficinas de realidade simulada, instrução ministrada pelo PC Pablo Bozon, cobra 75.

Fonte: Núcleo de instrução CIPT/Oeste.
Último caso foi registrado na cidade de Caturama há mais de três meses

Imagine viver numa cidade onde o último caso da Covid-19 foi registrado pela última vez há mais de três meses. Pode parecer difícil, no entanto, essa é a atual realidade dos moradores de Caturama, localizada no sudoeste da Bahia. O município completou 100 dias sem registros de novos casos da doença.

De acordo com a secretária da Saúde de Caturama, Mary Barbosa, as ações de prevenção realizadas pela pasta foram determinantes, além da conscientização da população, para a cidade atingir a marca.

Ao BNews, Barbosa salientou que apesar do município zerar os casos da Covid-19, medidas básicas de combate a transmissão do vírus foram mantidas na cidade. “Medidas como o uso da máscara. A importância de lavar as mãos e evitar aglomerações são abordadas diariamente pelas equipes de saúde e prontamente atendidas pela população”, afirma.

O avanço da vacinação, segundo a secretária, também contribuiu para o feito. Até a última atualização da Secretaria Municipal da Saúde, Caturama registrava 6.591 vacinados com a primeira dose e 5.335 pessoas completamente imunizadas, ou seja, que tomaram as duas doses do imunizante.

Para que numeral zero continue aparecendo na área destinada aos casos ativos do boletim epidemiológico, Mary Barbosa explica que a secretaria está monitorando a chegada de visitantes na cidade. “Realizamos visitas domiciliares através dos agentes comunitários de cada localidade. As orientações são feitas pelos agentes comunitários de saúde e de endemias”.

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, duas mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Desde o início da pandemia, o Estado soma 27.386 óbitos pela doença.

De acordo com a pasta, em virtude ao ataque de hackers sofrido pelo Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira (10), não foi possível divulgar o boletim epidemiológico completo neste sábado (11).

Fonte: BNews
Depois de quatro dias, a chuva diminuiu, mas estradas continuam bloqueadas, cidades estão sem energia e faltam água potável e alimentos.

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vistoriaram a ponte, que foi liberada depois de 30 horas de interdição. Outras cidades da região também tiveram estradas bloqueadas.

Em Jucuruçu, a prefeitura e voluntários improvisaram uma ponte para facilitar o acesso à cidade. Quando as doações chegam, a população comemora.No quarto dia consecutivo de intensas chuvas que atingem a Bahia, 25 municípios decretaram situação de emergência. As medidas foram publicadas neste sábado (11) no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os temporais causaram inundações e muitos moradores, sobretudo das regiões sul e extremo sul do estado, ficaram desalojados e contam os inúmeros prejuízos.

Segundo o governo do estado, as vítimas estão sendo socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros. Os habitantes de 13 cidades recebem com prioridade insumos médicos, comida e água levados pelos militares.


No extremo sul da Bahia, as cidades mais afetadas, segundo os Bombeiros, são: Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Guaratinga, Itabela, Vereda, Itanhém, Itamaraju, Mucuri, Prado, Jucuruçu, Medeiros Neto e Porto Seguro.

Já na região sul, os municípios que mais sofrem com os temporais são: Ilhéus, Canavieiras, Itacaré, Camacan, Jequié, Ibicuí e mais algumas localidades que recebem as chuvas, mas apresentaram menos prejuízos.

Fonte: Diário do Poder

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou como obrigatório o comprovante de vacinação para viajantes estrangeiros que cheguem ao Brasil. A ordem foi dada neste sábado (11) após ação da Rede Sustentabilidade. Segundo o G1, a agremiação cobrava a adoção pelo governo de medidas sanitárias recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O "passaporte da vacina" ou quarentena obrigatória serve para fiscalização dos voos que desembarcam no país. Pela decisão, estrangeiros sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil. Barroso declarou que a situação ficaria sem controle caso o país tivesse de monitorar a quarentena de milhares de viajantes.

 A exceção, segundo o ministro, servirá apenas para viajantes que venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional. ícias

Fonte: Bahia Notícias

Em Barreiras, o clima natalino já está presente nas ruas, avenidas e praças com a iluminação e decoração instaladas pela Prefeitura como parte da programação do Natal de Luz da Cidade do Futuro. Agora, a Vila do Natal, um espaço cheio de encanto, volta a fazer parte da vida dos barreirenses após deixar de ser realizada durante a pandemia. Para esta edição a novidade será o novo local do evento, no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. O espaço que será entregue pelo prefeito Zito Barbosa já na próxima quarta-feira (15), está sendo preparado com decoração natalina, iluminação e contará com uma ampla programação a partir do dia 20.

A Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, preparou todo um leque de atividades para compor o Natal de Luz da Cidade do Futuro que inicia na segunda-feira (20), às 19 horas, com apresentação do Coro Sinfônico dos alunos da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio. Depois, o Musical de Natal com professores também da escola de música e encenação do Conto de Natal “Qual a cor do Amor” com alunos das oficinas Biblioteca Municipal Folk Rocha.

Na terça-feira (21) a partir das 14h terá distribuição de brinquedos e às 18h, a chegada do Papai Noel seguida de apresentação musical da Banda Municipal 26 de Maio. Quarta-feira (23), encenação da peça “O Boi e o Burro a Caminho de Belém, com alunos das oficinas da Escola Municipal de Teatro. A apresentação das quadrilhas Sapecou Queimou e Encanto do Oeste com “Um pedido de Natal”, encerra a programação na quarta-feira. Já no último dia do evento, quinta-feira (23), a Banda Milho Cru, levará aos presentes o Forró Natalino.

“Pensamos uma programação que agrade as crianças e também o público em geral, com muita música, dança e teatro. Teremos ainda uma feira de artesanato com itens alimentícios e natalinos.  É uma felicidade grande retomarmos estas atividades, então, esta edição chega carregada de carinho e afeto”, diz a diretora de Cultura, Emília Moreno.

Feirinha Zé Buriti – Também na Vila do Natal, no dia 15, será realizada a Feirinha Zé Buriti com a comercialização de hortaliças, frutas, verduras, biscoitos e demais alimentos produzidos por agricultores familiares do Vale. No local será possível encontrar também peças de artesanato como opção de compra para as lembrancinhas de Natal. O evento realizado pela Secretaria de Agricultura estará aberto ao público das 15h às 22h.

Fonte: Dircom PMB

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG), Demósthenes Júnior, participou nessa quinta-feira (9), durante a XLII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizada em Salvador, da assinatura de um termo de Cooperação Técnica para realização do levantamento de usos de recursos hídricos na bacia do Rio de Ondas.

A bacia hidrográfica do Rio de Ondas está localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e drena uma área de aproximadamente 5.559 km², seus principais tributários são: Rio das Pedras, Rio Borá e o Rio Cabeceira de Pedras. O Rio de Ondas é um afluente do Rio Grande, que por sua vez, é afluente do Rio São Francisco.

A proposta do acordo de Cooperação Técnica conta com a participação do CBHSF, CBH Rio Grande, Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Agência Peixe Vivo, com responsabilidades e atribuições específicas a cada partícipe. Será elaborado também um plano de trabalho esclarecendo os objetivos do estudo, produtos esperados e outras especificações técnicas, financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com recursos da cobrança pelo uso da água.

“O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco considera esse Termo de Cooperação essencial para que o nosso comitê possa apoiar as ações do Comitê do Rio Grande, queremos conhecer e apoiar a implementação de instrumentos de gestão nessa bacia tão importante que é o Grande, que contribui tanto com a vazão do Rio São Francisco”, ressaltou o presidente da Bacia do Rio São Francisco José Maciel.

O acordo tem o objetivo de desenvolver um instrumento de gestão de recursos hídricos capaz de realizar serviços de levantamento aerofotogramétrico para cadastramento de usuários, permitindo a identificação de usos ainda não cadastrados. O trabalho consiste em realizar a primeira etapa do cadastro de usuários, a partir de levantamento aerofotogramétrico (voo tripulado) dos usos de água da bacia do Rio de Ondas, afluente do Rio Grande. O cadastro de usuários de água é uma ferramenta que possibilita uma gestão mais eficiente através do acesso a informações mais precisas e objetivas.

Segundo Demósthenes Júnior, o trabalho será pioneiro na bacia hidrográfica do Rio Grande, sendo uma ferramenta fundamental para a gestão das águas na bacia do rio de ondas. “Esse é um projeto piloto realizado na bacia do Rio Grande de fundamental importância na gestão dos recursos hídricos, que visa o melhor do uso da água para garantir os usos múltiplos. Quero agradecer ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco pelo atendimento ao nosso pleito”, destacou.

Fonte: Dircom PMB

Pesquisa do Instituto datAcerta obtida com exclusividade por este Política Livre aponta a liderança isolada do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato do DEM ao governo da Bahia, ACM Neto, na disputa pelo Palácio de Ondina em 2022 com 47% da intenções de voto. No mesmo levantamento, o senador Jaques Wagner (PT) surge com 19%.

Ainda neste cenário estimulado, Otto Alencar (PSD), João Leão (PP), João Roma (Republicanos) e Marcelo Nilo (PSB) aparecem com 1%. Raíssa Soares (Patriota) e Hilton Coelho (PSOL) têm 0%. Os indecisos ou os que não sabem em quem votar são 18% e brancos e nulos chegam a 11%.

No cenário espontâneo, ACM Neto também lidera, com 17% das intenções de voto, seguido por Rui Costa (PT), com 9%, e Jaques Wagner (PT), com 3%; “Candidato do PT” tem  1%. Os indecisos somam 65%; brancos e nulos, 5%. Os demais candidatos que figuraram na espontânea não saíram de zero ponto percentual na espontânea.

Num cenário em que são apresentados apenas os nomes de ACM Neto e Jaques Wagner, o democrata venceria com 49% das intenções de voto e o petista teria 21%. Os votos brancos e nulos seriam 12%; indecisos/não sabem, 18%.

A pesquisa foi realizada de forma presencial com 1002 eleitores maiores de 16 anos, entre os dias 3 e 8 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiabilidade do levantamento é de 95%.

Fonte: Davi Lemos/Política Livre

O datACerta também auferiu o impacto do apoio dos presidenciáveis aos pré-candidatos ao governo da Bahia. No cenário em que ACM Neto (DEM) aparece com o apoio de Sérgio Moro (Podemos), Jaques Wagner (PT) é vinculado a Lula e João Roma (Republicanos) a Jair Bolsonaro, o democrata alcança 42% das intenções de voto, o petista bate 32% e o ministro da Cidadania, 4%.

No mesmo cenário, os votos brancos e nulos são 10% e não sabe/indeciso, 11%. Em um segundo cenário em que Neto aparece sem apoio de presidenciável e Wagner e Roma surgem apoiados pelos candidatos mencionados no levantamento anterior, o democrata amplia a vantagem e aparece com 45%; Wagner e Roma aparecem com 30% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos são 11% e os indecisos/não sabem somam 10%.

Cenário alternativo

Em um levantamento em que ACM Neto aparece sem apoio nacional e Jaques Wagner apoiado por Lula, o democrata vence com 46% dos votos contra 31% do petista. Os indecisos somam 12%; e os brancos e nulos, 11%. A pesquisa foi realizada de forma presencial com 1002 eleitores maiores de 16 anos, entre os dias 3 e 8 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiabilidade do levantamento é de 95%.

Fonte: Neto venceria Wagner e Roma em cenário com apoios de presidenciáveis, segundo datAcerta

Durante operação Unum Corpus, de iniciativa da Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior, na manhã desta sexta-feira, 10, Policiais Civis da 11ª Coorpin/Barreiras, CATI DEPIN, cumpriram 06 mandados de prisão na cidade de Barreiras, Formosa do Rio Preto e Cotegipe.

Os seis alvos são investigados por homicídio e vários deles já respondem por outros delitos.

Os acusados cometeram crimes de homicídio consumado e encontravam-se foragidos . A iniciativa da Polícia civil terá continuação nos meses seguintes , para dar cumprimento aos mandados represados e tirar criminosos das ruas.

Fonte: 11ª COORPIN

Durante a sessão ordinária ocorrida nesta terça-feira (07), os vereadores aprovaram o marco legal de criação do Fundo Municipal de Cultura de Barreiras (FMCB), cuja finalidade principal consiste em assegurar apoio financeiro permanente às iniciativas de natureza artística e cultural.

Trata-se da aprovação do Projeto de Lei nº 20/2021, encaminhado ao Legislativo Barreirense, pelo prefeito Zito Barbosa, com o propósito de oportunizar dotação orçamentária própria aos projetos artísticos e culturais, assim como abrir espaço para a captação de recursos mediante convênios celebrados com instituições públicas e privadas.

Essa Lei recém-aprovada pelos vereadores de Barreiras também favorece a busca por outros recursos ou créditos extraordinários que permitam assegurar a efetividade dos projetos a serem avaliados por uma comissão igualmente estabelecida, cujos integrantes serão responsáveis pela seleção das propostas mais consistentes a serem beneficiadas pelo Fundo Municipal de Cultura.

A sessão foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Hipólito dos Passos de Deus (MDB), e a propositura motivou manifestação favorável unânime dos vereadores. Presentes na plenária, a diretora de cultura Emília Moreno e os representantes Marcelo Azevedo (diretor/Junina Luar do Nordeste) e Cândido Queiroz (vice-presidente/Junina Encanto do Oeste), dentre outros entusiastas. Todos comemoraram o resultado final em prol do novo marco legal de incentivo às atividades culturais na cidade.

Fonte: Ascom CMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |