Blog Santo Antônio
Notícias
Feira de Santana: Quase 300 novos casos de HIV são registrados neste ano
Foto: Divulgação / Feira de Santana

Um total de 294 pessoas foi diagnosticado com o vírus HIV em Feira de Santana. Segundo a prefeitura, o número é correspondente ao período entre janeiro e novembro deste ano. No mesmo período do ano passado foram 280 casos de HIV. A alta de casos ficou em 5%. Em Feira de Santana 3.411 pessoas são acompanhadas pelo Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS.

 

No local, situado na rua Professor Geminiano Costa, no Centro, pacientes podem ser acompanhados por uma equipe composta por médicos infectologistas, obstetras, ginecologista e pediatra, além de uma equipe de enfermeiros, psicólogos, odontólogo, assistente social e nutricionista.

 

Segundo a prefeitura, os exames de carga viral são realizados sempre na segunda-feira à tarde, terças e quartas pela manhã. O CD4 – exame que indica o nível de imunidade do paciente – é realizado às terças e quartas pela manhã. Todas as amostras são encaminhadas para análise em Salvador.

 

Os exames, a depender do quadro do paciente, são realizados de seis em seis meses em cada pessoa.

Fonte: Bahia Notícias
Diferente de São Paulo, Salvador opta por aguardar dose da Janssen para segundas doses
Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF

Diferente de São Paulo, Salvador não vai aplicar a vacina da Pfizer como dose de reforço para quem recebeu a primeira dose de Janssen contra a Covid-19. De acordo com o secretário da Saúde da capital baiana, Leo Prates, a cidade vai aguardar a chegada do imunizante do braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

 

A decisão de Salvador parte do entendimento de que a substituição do imunizante da Janssen pelo da Pfizer na segunda aplicação não foi orientado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

"Vamos seguir a ciência, ontem falei com o secretário executivo, Edson Aparecido, de São Paulo, e ele me disse que realmente estavam fazendo. Falei com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, e ele me disse que não tinha autorização do ministério e da Anvisa. Enquanto não tiver essa autorização, não faço nada porque vamos continuar seguindo o que o prefeito sempre adotou, a coerência de seguir a ciência”, sinalizou Leo Prates ao BN nesta quarta-feira (1º).

 

Léo completou destacando que neste momento não há autorização dos órgãos competentes, mas se autorizarem, Salvador vai adotar a medida “sem nenhum problema".

 

Em São Paulo, a prefeitura justificou a decisão de usar a Pfizer porque o Ministério da Saúde não entregou doses da Janssen e pela ameaça da nova variante do coronavírus, Ômicron, detectada pela primeira vez na África do Sul e que já registra casos no Brasil.

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador espera receber doses da Janssen ainda este mês. "Já recebemos a notificação do ministério que agora em agora em dezembro vamos receber as segundas doses da Janssen e vamos poder vacinar todas as pessoas que já tem mais de 60 dias que tomaram a primeira dose da Janssen", disse Prates, sem detalhar a data para recebimento dos imunizantes. O titular da SMS acrescentou que o governo federal "acertou o prumo" e adotou a política vacinal como fundamental.

Fonte: Bahia Notícias
Cantor Netinho deve se filiar ao PL para disputar eleições de 2022
Foto: Reprodução/Twitter

Convertido ao bolsonarismo, o cantor Netinho deve se filiar ao PL para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pela Bahia nas eleições de 2022. O presidente Jair Bolsonaro oficializou a entrada no partido durante evento na terça-feira (30) (veja aqui).

 

“O próprio presidente Valdemar [Costa Neto] me apresentou Netinho e me disse que ele quer entrar no PL para ser candidato. Marquei com ele em Salvador para ele se filiar”, revelou José Carlos Araújo, que chefia a legenda no estado, ao Bahia Notícias.

 

O cantor é um dos apoiadores mais notórios do presidente da República no estado. Em julho de 2020, um encontro entre o artista e Bolsonaro no Palácio da Alvorada foi bastante criticado. Na ocasião, em um dos momentos mais graves da pandemia, o chefe do Executivo fez defesa do vermífugo nitazixanida, conhecido como Annita, como tratamento da Covid-19, oração do Pai Nosso e puxou a música “Milla”, do cantor e apoiador do presidente, Netinho. Ao lado do presidente, o próprio Netinho deu voz original à canção.

 

Já em julho deste ano, ele foi convidado pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) a se candidatar, mas teria negado o convite. A reportagem tentou entrar em contato com o cantor, mas não obteve retorno.

 

POSSÍVEIS FILIAÇÕES

Além de Netinho, outros nomes fortes do bolsonarismo da Bahia podem aportar no PL. Vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM/UB) é um deles. O edil, que é cotado para disputar uma cadeira na Câmra, e o seu pai, o ex-deputado federal José Carlos Aleluia, estiveram presentes no evento de filiação de Bolsonaro e ainda tiraram uma foto com Valdemar da Costa Neto.

 

Quem também marcou presença no ato foi a deputada estadual Talita Oliveira (PSL/UB). Embora inda não tenha sinalizado, a saída dela do PSL é dada como certa nos bastidores.  

Fonte: Bahia Notícias
Vitória demite Lucas Grillo; técnico estava interinamente no sub-20
Foto: Pietro Carpi/ Vitória

O técnico Lucas Grillo foi desligado do Vitória nesta quarta-feira (1º). A assessoria de imprensa do treinador anunciou o desligamento do treinador.

 

Lucas estava no Vitória desde 2017 (relembre aqui). Ele foi contratado para comandar a equipe de futebol feminino. Com o recesso da modalidade, Grillo ficou como interino do sub-20, que disputa a Copa do Nordeste da categoria.

 

O motivo para o desligamento é em razão do corte de gastos do clube após o rebaixamento para a Série C. A expectativa é que mais profissionais sejam demitidos.

Fonte: Bahia Notícias
Inflação medida pelo IPC-S sobe para 1,08% em novembro, diz FGV
Foto: Divulgação / FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 1,08% em novembro deste ano, taxa superior ao 0,77% registrado no mês anterior. Em 12 meses, o IPC-S acumula taxa de 9,89%, também superior aos 9,73% acumulados até outubro. As informações são da Agência Brasil.
 

A alta da taxa mensal de outubro para novembro foi puxada por apenas dois dos oito grupos de despesas que compõem o IPC-S. A inflação de transportes mais do que duplicou no período, ao passar de 1,31% para 3,07%. Já os gastos com habitação passaram de 0,37% para 0,56%.
 

Por outro lado, seis grupos de despesa tiveram queda na taxa de um mês para outro: alimentação (passou de 0,88% para 0,66%), vestuário (de 0,81% para 0,59%), saúde e cuidados pessoais (de 0,25% para 0,16%), educação, leitura e recreação (de 1,57% para 1,51%), despesas diversas (de 0,28% para 0,20%) e comunicação (de 0,44% para 0,09%).

Fonte: Folhapress

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jesuíno Rissato anulou nesta quarta, 1, as condenações de 13 réus no âmbito da Operação Lava Jato, entre eles o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. As condenações haviam sido feitas pelo juiz Sérgio Moro em 2017. Rissato determinou o envio dos processos desses 13 réus e de outros dois, que haviam sido absolvidos, para a Justiça Eleitoral. “Reconheço a incompetência da Justiça Federal para processar e julgar o presente feito, declaro a nulidade de todos os atos decisórios”, escreveu Rissato na decisão. Os advogados de Vaccari Neto alegaram que a Justiça Federal era incompetente no caso por causa de “existência de elementos de ocorrência da prática do delito de caixa dois eleitoral”.

Rissato acatou o argumento, já que em decisão de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que crimes eleitorais como o caixa dois que tenham sido cometidos em conjunto com outros crimes, como corrupção ou lavagem de dinheiro, sejam enviados à Justiça Eleitoral. Na prática, a decisão significa que o processo voltou à estaca zero. Além de Palocci, Vaccari Neto e Duque, também estão entre os réus haviam sido condenados Marcelo Odebrecht, ex-presidente do Grupo Odebrecht, e os publicitários Monica Moura e João Santana, enquanto Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, e Rogério de Araújo, ex-executivo da Odebrecht, haviam sido absolvidos por falta de provas.

Fonte: Jovem Pan

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse não descartar a possibilidade de se candidatar à Presidência da República em 2022. A declaração foi feita em uma entrevista à Record News, nesta quarta-feira (1º). Apesar do tom hipotético, Temmer chegou a dizer que, se o povo brasileiro considerar que ‘ele é a solução’, não irá titubear.

Conforme divulgou a Carta Capital, o político disse que integraria a terceira via. "Confesso que não está no meu horizonte. Entretanto, devo dizer, apenas por hipótese, se em um dado momento houver uma conjunção nacional, com vários setores, quase um Brasil inteiro dizendo que ‘ele é a solução porque já teve experiência, etc’, aí posso examinar”, respondeu. 

O ex-presidente chegou a reforçar que ‘em política nunca se descarta nada’. O MDB lançou oficialmente o nome da senadora Simone Tebet como pré-candidata ao cargo em 2022. 

Fonte: Bahia Notícias
Dos 1.260.931 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.230.350 já são considerados recuperados



A Bahia registrou nas últimas 24 horas, 590 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 615 recuperados (+0,05%). Segundo informações do boletim epidemiológico desta quarta-feira (1º), 11 óbitos foram contabilizados. Nesta quarta a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ao menos 23 países já identificaram a presença da variante do coronavírus Ômicron.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos 1.260.931 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.230.350 já são considerados recuperados, 3.261 encontram-se ativos e 27.320 tiveram óbito confirmado.

A pasta ressalta que os dados podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Fonte: BNEWS

Fonte: TV SIGI - A SUA TV NA WEB

Fonte: TV SIGI - A SUA TV NA WEB
Ex-ministro da Justiça teve 18 votos a favor e 9 contra

Foi aprovado hoje (1º) o nome do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado Federal. O evento, que durou cerca de 8 horas, teve votação secreta. Dos 27 presentes, 18 votaram a favor de Mendonça, outros 9 contra.

Na última parte da sabatina, vários senadores anteciparam publicamente o voto, entre eles Simone Tebet (MDB-MS), Jorginho de Mello (PL-SC), Orioristo Guimarães (Podemos-SP) Eduardo Gião (Podemos-CE). Eles destacaram a humildade e reputação ilibada do candidato à vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).

Drogas

Questionado sobre uma eventual descriminalização do uso de drogas no Brasil – sem especificar quais seriam -, Mendonça disse ter convicção de que as drogas fazem mal às pessoas e que devem haver políticas públicas para seu combate.

Direito à vida e eutanásia
Embora tenha dito que o direito a vida deve ser preservador, Mendonça ponderou que casos de pessoas com idade avançada e que estejam sofrendo com tratamentos devem ser analisados. Porém, declarou ser temerária a adoção da eutanásia como política pública.

Papel do Poder Judiciário

O candidato à vaga no STF ouviu, reiteradamente, manifestações dos senadores a respeito da preocupação com o chamado “ativismo judiciário”, a extrapolação do poder por parte de juízes e do Supremo. Novamente, Mendonça defendeu o respeito ao papel primordial dos poderes: “Cabe ao legislativo legislar”, disse ele, mas esclareceu que isso não significa que o judiário possa se omitir diante de eventuais questões do legislativo. Para ele, o papel do poder judiciário deve ser um papel mais reservado.

Plenário

Após ser questionado e ter passado pela votação pela CCJ do Senado, Mendonça terá o nome submetido ao crivo dos 81 senadores no plenário da Casa. Para ter o nome aprovado nesta etapa, o jurista precisará do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

,

Fonte: Grupo Santo Antonio

Ex-secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa voltou a ocupar um posto na Polícia Federal (PF) ao ser nomeado para atuar na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz) no Estado.

Em outubro, o advogado Sérgio Habib, que representa o ex-secretário, confirmou ao BNews que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia determinado o retorno de Maurício Barbosa à PF.

Barbosa é delegado federal há 19 anos, mas passou 14 anos à frente da SSP, 10 deles como titular da pasta. Sua nova função é responsável, principalmente, por fiscalizar e combater crimes tributários.

Além de ex-secretário e delegado, Maurício Barbosa foi presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.

Fonte: BNews

O Ministério da Cidadania disparou uma mensagem por SMS para 625 mil brasileiros que receberam o auxílio emergencial sem atender as regras ou que estão com Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) gerado quanto à declaração do Imposto de Renda, mas pagamento em aberto. O texto vai pedir que as pessoas devolvam o recurso.

Entre os destinatários, estão pessoas que, na data da concessão do benefício, estavam recebendo outra assistência, como seguro-desemprego, aposentadoria ou benefício do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM), ou aqueles que possuem vínculo empregatício e renda incompatível para o recebimento do auxílio.

Também estão inclusos na lista as pessoas que, por ocasião da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) geraram DARF para restituição de parcelas do Auxílio Emergencial por terem recebido em 2020 rendimentos acima de R$ 22.847,76, entretanto, não realizaram o pagamento.

A devolução é obrigatória e está prevista na lei que instituiu o Auxílio Emergencial. Conforme publicado pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, os cidadãos que receberam a mensagem deverão realizar o pagamento ou acessar a página gov.br/dirpf21ae para denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergência de valores.

Fonte: Bahia Notícias

“É notória a evolução da nossa economia e isso nos dá a certeza de que estamos acertando nas políticas de governo”. A afirmação do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, é referente aos dados da geração de empregos no mês de outubro. A Bahia gerou 12.462 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês, resultado que põe o estado na primeira posição entre os estados nordestinos e na sétima colocação entre os entes federativos.

Com 118.745 novas vagas de saldo no acumulado do ano, a unidade federativa baiana continuou à frente das demais do Nordeste, com Pernambuco (+81.507 postos) e Ceará (+72.747 postos) na segunda e terceira posições, respectivamente. Entre as unidades da Federação, situou-se na sétima colocação.

“Com a expansão da vacinação, os principais setores da economia baiana, que são Comércio e Serviços, estão retomando suas atividades, além da construção civil, reflexo do investimento do Governo do Estado em grandes obras públicas”, elenca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Na região Nordeste, em outubro, a Bahia (+12.462 postos) foi seguida pelo estado de Pernambuco (+11.152 postos), Ceará (+7.576 postos), Maranhão (+4.979 postos), Paraíba (+4.283 postos), Rio Grande do Norte (+3.893 postos), Alagoas (+3.444 postos), Sergipe (+2.270 postos) e Piauí (+1.396 postos). Dos cinco grandes setores de atividade econômica, quatro segmentos registraram saldos positivos: Serviços (+6.753 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+2.850 vagas), Indústria geral (+1.562 postos) e Construção (+1.490 postos).

De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Fonte: Ascom Seplan

Na tarde desta terça-feira, 30, por volta das 16h30, uma guarnição da 85ª CIPM ao realizar abordagens em um estabelecimento comercial na rua Irecê, em Luís Eduardo Magalhães, encontrou um individuo, que após consulta de seus documentos nos sistemas de Segurança Publica, foi identificado como alvo de um mandado de prisão em aberto em seu desfavor. Sendo portanto dado voz de prisão ao mesmo.

No mesmo estabelecimento comercial, em continuação as abordagens aos demais indivíduos presentes, foi encontrado com outro suspeito com uma pistola calibre .380. Ao indagar o indivíduo sobre a posse da pistola o mesmo confessou que já possuía algumas passagens pela policia. Diante dos fatos os dois indivíduos e todo material apreendido foi apresentado a Delegacia de Polícia Civil de LEM, para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 85ª CIPM


Ex-ministro repete prática de outros presidenciáveis, como Lula e Ciro

O ex-juiz Sérgio Moro vai receber a partir do mês de dezembro um salário do Podemos. Recém-filiado ao partido e apontado como nome para concorrer a presidente em 2022, Moro vai receber R$ 22 mil, o que, descontados os impostos, ficará em torno de R$ 15 mil. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão.

Assim que foi anunciado como filiado ao Podemos, Moro tem feito uma série de viagens e encontros políticos mirando construir uma candidatura presidencial no ano que vem. Sempre acompanhado da presidente do partido, Renata Abreu, o ex-juiz já se reuniu com dirigentes do Cidadania, PSL, DEM, Novo e Patriota. Desde a semana passada, o ex-ministro tem se dividido entre reuniões em São Paulo e Brasília e nesta semana fará um giro pelo Brasil para divulgar seu livro. Estão previstas viagens para Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e São Paulo.

Moro está sem emprego desde que deixou a consultoria Alvarez & Marsall para se filiar ao Podemos. O pagamento de salários por partidos políticos a representantes nacionais é comum. De acordo com as prestações de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PT paga ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cerca de R$ 27 mil, o que dá R$ 22 mil em valores líquidos. Ciro Gomes também recebe do PDT um valor mensal na ordem de R$ 27 mil sem os descontos.

Apesar de não ter cargo formal na direção nacional do partido, Moro tem auxiliado a legenda em temas como o combate à corrupção. Ele tem acompanhado de perto a implantação do sistema de compliance do Podemos desde antes de ser filiado.

Fonte: Estadão

A Bahia registrou nas últimas 24 horas, 898 casos de Covid-19 e 597 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira (30), 12 óbitos foram contabilizados pela doença. Com relação a variante Ômicron, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou hoje que identificou de maneira preliminar dois brasileiros testaram positivo.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos 1.260.341 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.229.735 já são considerados recuperados, 3.297 encontram-se ativos e 27.309 tiveram óbito confirmado. A pasta ressalta ainda que os dados podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

O boletim epidemiológico contabiliza 1.633.476 casos descartados e 254.090 em investigação.

Fonte: BNEWS

Na sexta-feira, dia 26 de novembro, após denúncia do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado da BAHIA- CRECI BAHIA, em uma operação conjunta com a Inteligência da Polícia Civil e DECON – Delegacia do Consumidor, denominada de “Black Fraude”, foram presas 3 pessoas (que não tiveram os nomes divulgados), acusadas pelo crime de estelionato com fraude eletrônica e exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

Os suspeitos foram acusados de integrar uma empresa falsa que oferecia serviços de consórcio e financiamento de imóveis. Durante as buscas foram apreendidos documentos e computadores.

Agentes Fiscais do CRECI participaram das diligências, realizadas no Centro da Cidade. A Delegada Maria Aparecida Guerra, titular da DECON, registrou que a ação deflagrada foi desencadeada por uma denúncia do CRECI, acontecendo após um trabalho minucioso e árduo da Inteligência da Polícia Civil.

MOMENTO DA AÇÃO:

Empresas que não têm autorização do Banco Central para operar como consórcio, primeiro captam clientes com anúncios de imóveis, carros e motos com imagens reais (em geral com preço muito abaixo do mercado) sem o conhecimento dos seus proprietários e oferecem um suposto financiamento ou contrato falso de consórcio onde a vítima tem que pagar uma entrada para obter o bem.

No momento da operação, 03 clientes estavam sofrendo o golpe, que se não fosse o flagrante dos policiais da DECON, junto com os Agentes Fiscais do CRECI BAHIA, totalizaria um prejuízo de quase R$100 mil reais.  Sete pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes, respondendo pelo crime de estelionato e contravenção penal por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis. Dos 07 detidos, 03  ficaram presos em flagrante e foram reclusos nas celas da Central de Flagrantes.

Foram incontáveis as denúncias, junto à nossa Ouvidoria, sobre as ações destes falsários contraventores, que se autodenominavam corretores de imóveis, enganando a população e desonrando a reputação de nossa classe! Após nossa denúncia, acompanhamos, em sigilo, o excelente trabalho da Inteligência da Polícia Civil e da DECON, e, finalmente, obtivemos um desfecho satisfatório, nesta primeira etapa! Mas, não vamos parar por aí, outras empresas estão sendo investigadas e esperamos desarticular, em breve, outros grupos que também praticam os crimes de estelionato e exercício ilegal da profissão!” afirmou Samuel Prado, Presidente do CRECI BAHIA.

O Diretor de Fiscalização, Miguel Prado, o Coordenador Jurídico, Wilson Lima, a Coordenadora de Fiscalização, Gleice Araújo e o Superintendente Marcosuel Sousa têm trabalhado, incansavelmente, com a equipe de Agentes Fiscais, do Conselho, com a determinação de extinguir estes clandestinos contraventores que tanto prejudicam nossa classe profissional e também a Sociedade!

Portanto, Corretores de Imóveis continuem denunciando para a nossa Ouvidoria todas as infrações que, porventura, venham a tomar conhecimento, porque juntos somos mais fortes e quem cala, consente. Sua denúncia não precisa ser pública, o pedido de anonimato é permitido, porém, para a denúncia, precisamos de fatos concretos e comprovados, para que possamos agir e obter resultados eficientes como este.

Fonte: CRECI BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |