Blog Santo Antônio
Notícias
RMS: Festa com drogas é encerrada em Jauá; 85 frascos de lança-perfume foram apreendidos

Uma festa foi encerrada por guarnições da Rondesp na noite deste domingo (14), após uma denúncia anônima. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), 85 frascos de lança-perfume e comprimidos de ecstasy foram encontrados com um grupo, na localidade de Jauá, município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 

Ainda de acordo com a pasta, na ação, sete pessoas foram conduzidas para a 27ª Delegacia Territorial. Além dos frascos de lança-perfume, também foram apreendidos  comprimidos de ecstasy, uma porção de maconha, quatro seringas, duas porções de cocaína e quatro latas de gás propano.

Fonte: Bahia Notícias
Ilê Aiyê anuncia retorno dos ensaios em 2021 com show para o fim de novembro
Foto: Reprodução / Estu?dio Casa de Mainha

O mais belo dos belos fará seu retorno à Senzala do Barro Preto após quase dois anos de hiato devido à pandemia da Covid-19.

 

No dia 28 de novembro, o Ilê Aiyê realiza a primeira edição dos ensaios em 2021, com promessa de convidados especiais.

 

"Estamos de volta à quadra na #Senzala. Essa é fácil, cantem com a gente e sintam a energia para aquecer nossos corações “Quero ver você Ilê Aiyê...", 

 

Os ingressos para o show estão sendo vendidos no Sympla e custam a partir de R$ 40 (meia) e R$ 120 (camarote).

Fonte: Bahia Notícias
Reformas de Guedes travam na Câmara por falta de empenho do governo
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Anunciadas como prioridades da equipe econômica para 2021, as reformas administrativa e tributária não devem sair do papel neste ano por falta de empenho do governo de Jair Bolsonaro e pela antecipação da disputa eleitoral, na avaliação de aliados do Planalto. As duas reformas são frequentemente citadas como fundamentais para melhorar a situação fiscal do país e abrir espaço nas contas públicas para ampliar os investimentos.
 

No entanto, erros na negociação política de ambas praticamente inviabilizaram as mudanças até o final do governo --a própria cúpula do Congresso admite publicamente que a janela de aprovação de matérias controversas terminava agora em novembro.
 

Diante da dificuldade em destravar essa agenda, Bolsonaro já admitiu que, caso não sejam aprovadas até dezembro, as reformas tributária e administrativa não avançarão em 2022, quando o país passará por eleições.
 

"Essas reformas têm que acontecer no primeiro ano de cada governo. Já estamos praticamente terminando o terceiro ano [de governo]. Se não aprovar neste ano, no ano que vem pode esquecer", disse o presidente no fim de outubro.
 

A janela para o ministro Paulo Guedes (Economia) conseguir concluir o plano das reformas é curta. O apoio político para as propostas se minguará no próximo ano, quando Bolsonaro pretende tentar a reeleição.
 

Aliados de Guedes dizem que a prioridade do ministro nos últimos meses tem sido encontrar uma solução para o Orçamento de 2022, pressionado pelo aumento de despesas obrigatórias e sentenças judiciais (precatórios).
 

Além disso, a equipe econômica participa da força-tarefa do governo para conseguir que as contas do próximo ano incluam demandas de Bolsonaro, como o fortalecimento dos gastos na área social (Auxílio Brasil) e medidas que atendam a base eleitoral do presidente (auxílio financeiro a caminhoneiros).
 

Sem o esforço do Palácio do Planalto, a agenda reformista segue sem perspectiva de votação no Congresso.
 

Entregue em julho de 2020, a primeira fase da reforma tributária de Guedes até hoje não avançou na Câmara, onde começou a tramitar. O projeto que unifica PIS e Cofins em um novo tributo (a CBS, Contribuição sobre Bens e Serviços) nem sequer tem relatório.
 

Houve um esforço de governistas para tentar votar a proposta ainda em julho. Mas, por falta de consenso e pressão de empresários, o projeto travou.
 

"Estamos nos reunindo ainda com os setores e com a Receita [Federal] e vamos começar a elaborar o relatório", disse o relator da proposta, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP).
 

A Câmara também discutia uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que previa juntar impostos federais, estaduais e municipais sobre o consumo em um único tributo. O governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), atuaram para enterrar essa proposta.
 

Em troca, tentaram emplacar uma reforma fatiada, como defende Guedes. Mas o primeiro pilar segue empacado.
 

O governo propôs fundir PIS e Cofins na CBS, com alíquota de 12%. O objetivo principal mencionado pelo governo era simplificar a legislação.
 

De acordo com a Receita Federal, os impostos hoje são cumulativos ao longo da cadeia de produção e são variadas e subjetivas as regras sobre como descontar o valor já pago sobre outras etapas.
 

Mais de 70 mil processos na Receita e no Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais) questionam essas cobranças.
 

Por outro lado, setores como o de serviços reclamam da alíquota proposta dizendo que haveria aumento de carga tributária. Diante das críticas, Guedes já sinalizou uma alíquota mais baixa.
 

O governo conseguiu aprovar um outro pilar da reforma tributária --as mudanças no IR (Imposto de Renda).
 

Mas o Senado caminha para engavetar a proposta ou desfigurá-la, e tem resistido à ofensiva de Lira para tentar emplacar o texto que, segundo o presidente da Câmara, é crucial para tornar permanente o programa de transferência de renda que vai substituir o Bolsa Família, o Auxílio Brasil.
 

Já a reforma administrativa, enviada pelo governo em setembro de 2020, sempre foi vista como uma das mais difíceis de serem aprovadas por causa do forte lobby dos funcionários públicos no Congresso.
 

Para diminuir a resistência, o presidente da Câmara desde o início adotou discurso de que as mudanças buscavam otimizar o serviço público e que não alteravam direitos adquiridos, só valendo para novos servidores. Ainda assim, o texto travou.
 

A PEC (proposta de emenda à Constituição) foi aprovada na comissão especial na madrugada de 24 de setembro. Para que a proposta avançasse, partidos da base mudaram a composição do colegiado para reverter uma derrota --7 dos 8 deputados do Novo foram incluídos no grupo, entre titulares e suplentes.
 

Por isso, a aprovação por 28 a 18 foi considerada por muitos como artificial, demonstrando a dificuldade que a proposta enfrentaria no plenário.
 

O próprio Lira, em discursos recentes, deixou claro que havia pouco esforço do governo para aprovar a PEC impopular.
 

"Eu defendi e defendo a reforma administrativa. Ela está parada sem vir ao plenário por falta de apoio popular. Por falta de apoio de quem defende um estado mais leve. Por falta de mobilização também do governo, coloco isso claramente, ele não tem interesse nessa situação", disse em entrevista à emissora CNN.
 

Para o presidente da frente parlamentar Servir Brasil, deputado professor Israel Batista (PV-DF), será difícil o governo conseguir retomar a tramitação da PEC.
 

"Acho que não conseguem reverter, porque a vitória na comissão especial teve gosto de derrota. Eles venceram por margem pequena, levando-se em consideração que 7 dos 8 membros foram colocados de última hora", afirmou.
 

O deputado disse que a mobilização contra a PEC foi pequena enquanto a tramitação se dava na comissão especial. "Depois, porém, teve injeção de ânimo, mobilização mais forte nas redes, nas ruas. É difícil o governo conseguir ressuscitar essa PEC", disse.
 


 

ENTENDA AS REFORMAS
 


 

ADMINISTRATIVA
 


 

Principais Pontos:
 

Previsão de estabilidade a todos os servidores, ainda que com possibilidade de demissão por desempenho insuficiente
 

Corte transitório de jornada de trabalho em até 25%, com redução de remuneração correspondente em caso de crise fiscal
 

Permissão para contratação temporária pelo prazo máximo de dez anos
 

Travas para "privilégios" e fim da aposentadoria compulsória como modalidade de punição
 


 

Tramitação:
 

Enviada pelo governo ao Congresso em setembro de 2020, foi aprovada em comissão especial em setembro deste ano, mas segue sem previsão de votação em plenário
 


 

TRIBUTÁRIA
 


 

Principais pontos:
 

Unifica PIS e Cofins em um novo tributo (a CBS, Contribuição sobre Bens e Serviços), com alíquota de 12%
 

Reformula as regras do Imposto de Renda
 


 

Tramitação:
 

A primeira etapa, entregue pelo governo em julho de 2020, não avançou na Câmara, nem sequer tem relatório. A reforma do Imposto de Renda foi aprovada pela Câmara, mas está parada no Senado

Fonte: Folhapress
Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de coronavirus – Covid-19.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 19 (dezenove) resultados, sendo que 18 (dezoito) testaram negativos e 01 (um) testou positivo. Os 18 (dezoito) casos que testaram negativos trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 12 e 53 anos, e 09 (nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 36 e 72 anos.

Já o único caso que testou positivo, trata-se de 01 (uma) pessoa do sexo feminino, com idade de 36 anos, que teve contato com caso confirmado.

O caso que testou positivo foi confirmado mediante Teste Rápido, assim como os 18 (dezoito) que testaram negativos, totalizando 19 (dezenove), que não foram diminuídos dos 35 (trinta e cinco) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 20.183 (vinte mil cento e oitenta e três) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.851 (dezenove mil oitocentos e cinquenta e um) estão recuperados, 08 (oito) estão em isolamento domiciliar, 01 (um) paciente está internado e o município registra 323 (trezentos e vinte e três) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 35 (trinta e cinco).

Barreiras contabiliza 52.848 (cinquenta e dois mil oitocentos e quarenta e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 31.470 (trinta e um mil quatrocentos e setenta) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


Barreiras – BA, 15 de novembro de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Dircom PMB

Os homens João Pedro dos Reis, Wilson Batista Miclos Filho, os irmãos Luiz Henrique da Rocha Silva e Fernando Rocha da Silva estão sendo procurados pela Polícia.
O quarteto foi identificado como supostos envolvidos no homicídio que vitimou José Luís Lima Leite, conhecido como "Luiz Pitbull" em Janeiro do corrente ano. A Justiça, através da Vara de Jurisdição Plena de Santa Rita de Cássia, já expediu os mandados de prisão preventiva contra os indivíduos sob nº 8000561-45.2021.8.05.0224.01.0004-18, com data de validade até 03/11/2035.
 
Qualquer informação acerca do paradeiro a de qualquer um deles, podem ser informados também à Polícia Militar de Santa Rita Cássia, através do número (77) 9 9875-4003.
Fonte: 86 ª CIPM

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: JOVEM PAN

Um ônibus Scania, placa HJZ-4459 de Porteirinha-MG, que saiu de Bom Jesus da Lapa, com destino a Minas Gerais, que transportava 44 pessoas, colidiu com um caminhão de placa DVA-3053, Imperatriz-MA, com dois ocupantes na noite deste domingo(14), por volta das 21h, na BR-430, em um trecho denominado de “Curva do Vento”, entre os municípios de Igaporã e Caetité.

Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o motorista do ônibus, Gilmar Marques de Oliveira, 55 anos, morreu no local, bem como os dois ocupantes do caminhão. Diversos passageiros do ônibus ficaram feridos e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Igaporã, Caetité e Guanambi, além de uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militares de Guanambi. Os feridos foram encaminhados para os hospitais de Igaporã, Caetité e Guanambi.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. 

Fonte: Bom Jesus da Lapa Notícias

Na manhã de ontem, domingo, 14, por volta 10h40, policiais militares realizavam patrulhamento na Avenida Anália Nascimento, no centro de Santa Rita de Cássia, quando avistaram uma Motocicleta Honda Bros 160c, cor branca, placa FUY 5953.

Ao ser realizado a consulta no sistema, foi constatado que se tratava de um veículo do Estado Do Rio Grande do Norte, cidade de São Miguel, apesar de o veículo estar com a placa de São Paulo-SP.

Diante disso, foi realizado o procedimento de identificação veicular. Na análise dos elementos de identificação (número do motor e chassi), verificou-se possível divergência no padrão de gravação da montadora, tendo ocorrida suposta supressão da numeração original e feita a gravação de número diverso em seu lugar.

Na numerações do chassi e motor, aparentemente houve a mudança apenas de um dígito, o que possibilitou se chegar ao número original pertencente à placa PAF-4606, como provável original, a qual possui registro de furto em Brasília - DF na data de 21/09/2016, conforme BO 9755/2016, registrado na 21ª DP (Taguatinga Sul-DF).

Diante do fato, o veículo foi conduzido ao pátio do 3º Pelotão e será apresentado na Delegacia de Santa Rita de Cássia no próximo dia útil.

Fonte: 86ª CIPM

No final da tarde de ontem sábado, 13, pouco depois das 17h, câmeras de segurança flagraram uma colisão envolvendo um veículo Fiat Toro e um Fiat Argo no cruzamento da ruas Piauí e Rui Barbosa, no centro de LEM.

O Fiat Argo trafegava pela rua Rui Barbosa e  não obedeceu a placa de PARE, invadindo a preferencial da rua Piauí, sendo atingido pelo Fiat Toro violentamente na lateral. Com o impacto, o Fiat Argo foi parar em cima de uma calçada e por pouco não atingiu uma mulher que caminhava tranquilamente pela via.

O SAMU esteve no local e socorreu uma das ocupantes do Fiat Argo para a UPA. A SUTRANS registrou o acidente.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) resgataram uma cobra de 1,5 metro que apareceu numa casa em construção, em Barreiras, na tarde deste sábado (13).

A ocorrência foi registrada no bairro Parque da Cidade, por volta das 16h50. Uma mulher notou a presença do animal e, assustada, acionou o resgate.

Em poucos minutos, já no local, a guarnição conseguiu localizar a cobra e realizar a captura. Ela foi transportada em uma caixa própria para o trabalho com espécies peçonhentas, sem que ninguém ficasse ferido.

Fonte: 17º GBM

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, por meio do Centro Especializado de Atendimento ao Homem – CEAH, dentro do Projeto Saúde Humanizada realizou neste sábado, 13, o Dia D – HOMEM CUIDE-SE, com consultas médicas com Urologista, USG de próstata, atendimentos psicológicos, de enfermagem e outros procedimentos. Os pacientes atendidos foram pré-agendados nos postos de saúde e regulados pela Central Integrada de Regulação – CIR. No total, 146 atendimentos foram realizados. Essa ação faz parte da programação do Novembro Azul, mês de referência mundial no combate ao câncer de próstata.

Segundo o enfermeiro e coordenador do Centro de Atendimento Especializado ao Homem – CEAH, a realização do Dia D HOMEM CUIDE-SE, é um momento de grande importância para esses pacientes, uma vez que o câncer de próstata, é um dos cânceres que mais mata homens no mundo, e o diálogo e a prevenção ajudam a minimizar essas incidências. “O Centro de Atendimento Especializado do Homem tem esse compromisso com a população masculina, de cuidar da saúde do homem. Esse dia D, tem por objetivo a mobilização e a prevenção do câncer de próstata. É muito importante que tenhamos em mente esse papel como profissional de orientar e fazer uma busca desse público, que infelizmente, tem dificuldade de procurar um atendimento no sentido de prevenir uma doença”, destacou o coordenador José Itamar.

E por conta desses tabus, seu Gildeon Fernandes, 52 anos, só procurou atendimento após sentir fortes dores na região da próstata, e nesse Dia D, ele falou da importância dos homens cuidarem da saúde, e principalmente, da quebra desse tabu que pode custar a vida. “Infelizmente eu só busquei atendimento médico quando já estava com problema. Eu senti dores na região e quis descobrir do que se tratava, felizmente, não tive algo mais sério, mais passei por situações bem difíceis. Depois de dois anos fazendo tratamento com medicação, a minha qualidade de vida mudou positivamente, e voltei a trabalhar, porque até para fazer simples atividades eu não conseguia. Eu acho muito importante essas campanhas que chamam atenção para esse assunto, na minha época tínhamos pouca informação, e hoje, as pessoas são bem informadas e não deveria ter ainda tanto tabu sobre esse exame tão importante”, disse seu Gildeon.

O secretário de saúde acompanhado da subsecretária Jamile Rodrigues e do vice-prefeito e secretário de planejamento Emerson Cardoso, destacou as ações do Dia D HOMEM CUIDE-SE. “Hoje estamos desenvolvendo ações de prevenção em saúde para os homens, oferecendo atendimento especializado dentro das ações do Novembro Azul. Vale ressaltar que promover o diálogo em relação ao câncer de próstata e conscientizar a população masculina em relação à importância de cuidar da saúde, os encoraja a fazerem exames de rotina e a cuidarem da saúde constantemente. Mobilizar o público masculino a ter esse cuidado com a saúde, não é uma tarefa fácil, por isso estamos intensificando ações de cuidado com a saúde do homem”, ressaltou Melchisedec Neves, secretário de Saúde.

Fonte: Dircom PMB
Em Dubai, Guedes pede que “não apostem contra a economia brasileira”
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Em seu discurso durante a abertura da feira de aviação Dubai Airshow, em Dubai, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu que as pessoas  “Não apostem contra a economia brasileira”. Neste domingo (14) ele afirmou que apesar da subida dos juros para controlar a inflação, o crescimento da economia brasileira está garantido ao longo dos anos seguintes.

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, o ministro garantiu que o país já tem R$ 700 bilhões de investimentos contratados para os próximos. “São R$ 700 bilhões já comprometidos, fora o trabalho que vamos continuar fazendo.”

 

No evento, Guedes disse que o Brasil está em busca do que chamou de “petrodólares”. “Fizemos uma expansão da infraestrutura com base em dívida. Agora, nós vamos fazer com participação nos programas de investimento nossos, nas nossas parcerias de investimentos”, explicou.

 

O ministro evitou estimar um possível valor a ser arrecadado na visita aos Emirados Árabes. “Um número é difícil. O importante é assegurar a participação deles. Tivemos boas notícias: vão estar presentes agora, nos leilões de petróleo e de gás natural que nós vamos fazer", concluiu.

Fonte: Bahia Notícias
Pix completa um ano entre polêmicas sobre segurança e mais de 100 milhões de usuários
Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

O Pix completa um ano nesta terça-feira (16) e já acumula 112,6 milhões de usuários. Segundo o Banco Central, foi o sistema de pagamentos instantâneos com adesão mais rápida no mundo. Entre erros e acertos, a nova ferramenta facilitou transferências e viabilizou novos modelos de negócio.
 

Desde o lançamento, o sucesso do Pix foi consolidado entre pessoas físicas, que respondem por 93,4% dos usuários cadastrados atualmente. Já entre empresas, a adesão foi mais lenta, com 7,4 milhões (6,57% dos usuários).
 

Segundo a autoridade monetária, isso ocorre porque os comerciantes precisam adaptar os sistemas para receber com Pix. Ainda assim, em números absolutos, o número de empresas cadastradas cresce a cada dia. Em janeiro, eram 3,98 milhões de estabelecimentos registrados.
 

De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 8 em cada 10 negócios pequenos usam o novo meio de pagamento. "Negócios menores tiveram mais facilidade para implementar recebimento com Pix porque os sistemas de gestão de caixa são menos complexos. A adoção por trabalhadores autônomos, por exemplo, foi quase instantânea", avalia Carlos Netto, presidente da Matera, empresa de tecnologia para o mercado financeiro.
 

Vivaldo Gonçalves dos Santos, 60, vende água de coco na área central de Brasília e adotou o novo sistema dois meses após o lançamento. "Fiquei desconfiado e quis esperar para ver se ia dar certo. Hoje, metade das minhas vendas são feitas com Pix", conta.
 

Santos afirma que teve benefícios com o sistema porque é gratuito e o dinheiro fica disponível na hora. "Uma vez um cliente disse que ia fazer o Pix, me mostrou a tela, mas acabou não fazendo e saiu sem pagar. Esse foi o único problema que tive", lembra.
 

Kayllan Jorge Rodrigues, 26, é dono de uma loja de eletrônicos no Sudoeste, bairro na região central de Brasília, e relata que 20% das suas vendas são feitas com Pix. Em contrapartida, desde o lançamento da nova ferramenta, caíram em 30% os recebimentos em dinheiro.
 

"O principal meio de pagamento ainda é cartão, mas acredito que a tendência é de crescimento do uso do Pix, porque tem vantagem para quem paga e para quem recebe", afirma.
 

Kayllan Jorge Rodrigues, 26, tem uma loja de eletrônicos no Sudoeste, em Brasília, e 20% das suas vendas são feitas com Pix Larissa Garcia/Folhapress Comerciante, atrás de um balcão de loja de venda de aparelhos eletrônicos **** Até outubro, 348 milhões de chaves estavam cadastradas no Pix. Uma pessoa pode fazer até cinco chaves por conta e uma empresa, até 20.
 

Na prática, quem faz o cadastramento das chaves não precisa informar todos os seus dados na hora de transferir dinheiro ou pagar pelo Pix. A pessoa precisará apenas falar a chave cadastrada (CPF, email ou número de celular, por exemplo).
 

Ao todo, o sistema tem 227 milhões de contas cadastradas.
 

Em pouco tempo, o Pix se tornou um dos meios mais usados para transferências de recursos e ultrapassou os tradicionais DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível). Desde o lançamento, o Pix movimentou R$ 3,9 trilhões.
 

Netto atribui a adoção rápida do modelo pela população a uma série de fatores. "Até ter um nome ajudou [na adesão]. Em alguns países criaram um sistema centralizado, mas sem nome. Então as pessoas não sabiam como pedir porque cada banco nomeou o seu. Além disso, foi primordial ter obrigado os grandes bancos a oferecerem o serviço", diz.
 

Para Marcelo Martins, diretor da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), o saldo do primeiro ano do sistema de pagamentos instantâneos é positivo. "Tivemos um ano agitado para o setor, desde o início deste ano, o Pix passou por 51 mudanças regulatórias e muitas inovações. Para atender a todas as necessidades, é preciso colocar em prática todas as funcionalidades previstas no cronograma", ressalta.
 

Desde novembro do ano passado, o Pix tem integrado novas funcionalidades, como o Pix cobrança, que é semelhante ao boleto, com vencimento futuro. A ferramenta, que teve implementação adiada três vezes, começou a ser oferecida em 14 de maio.
 

O cronograma para inclusão de outras utilidades é extenso. Em 29 de novembro, o Pix saque e o Pix troco vão começar a funcionar.
 

Ambos possibilitarão a retirada de recursos em espécie, mas o Pix Saque é uma transação exclusivamente para saque e o Pix Troco está associado a uma compra ou prestação de serviço. No último caso, ao adquirir um produto, por exemplo, o cliente passa um valor superior para receber o restante em dinheiro.
 

Outras funções, como débito em conta e pagamento offline, também devem ser lançadas nos próximos meses.
 

Para Martins, é impossível prever as futuras inovações que deverão surgir dentro do novo modelo. "Vai depender muito das necessidades dos usuários, da demanda dos estabelecimentos. A agenda de inovação não tem fim", destaca.
 

No início, o Pix ganhou funções inusitadas, como de rede social e de paquera. Muitos passaram a usar o sistema para envio de pequenos valores como forma de mandar mensagem. "Não imaginávamos, por exemplo, que as pessoas usariam um meio de pagamento para esse fim", afirma o diretor da ABFintechs.
 

A agilidade do novo sistema de pagamentos, entretanto, abriu caminho para que criminosos pudessem aprimorar golpes -com o Pix, eles conseguem pulverizar rapidamente o dinheiro entre várias contas, dificultando o trabalho da polícia. O Pix também facilitou a ação de criminosos em sequestros e assaltos.
 

Muitas dessas contas utilizadas por bandidos são de laranjas, que são alugadas ou emprestadas por terceiros.
 

Com o boom de crimes envolvendo o Pix, recentemente o BC implementou medidas de segurança para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos em fraudes, sequestros e outros crimes.
 

Foi determinado, por exemplo, o limite de R$ 1.000 para operações em canais digitais, como Pix e TED, entre pessoas físicas à noite, que começou a valer em 4 de outubro.
 

A aposentada Dirlene Fiel dos Santos de Souza, 63, moradora da Asa Norte, em Brasília, foi vítima de um golpe aplicado pelo WhatsApp em que o criminoso pedia dinheiro por meio do Pix. Por causa da nova regra, ela conseguiu transferir apenas R$ 1.000, mas acabou enviando mais R$ 9.000 por meio de TED, canal pelo qual tinha limite maior.
 

"A pessoa disse que era a minha filha e tinha a foto dela no perfil. Ela me pediu para transferir o dinheiro e não pensei duas vezes, até porque ela tinha viagem marcada, pensei que podia ser por isso. Tirei dinheiro até da poupança. Só percebi que era golpe quando mandei uma mensagem para o número que eu já tinha perguntando se havia recebido e ela não sabia do que se tratava", lembra.
 

Souza conta que fez boletim de ocorrência e pediu ajuda ao seu banco. "O dinheiro foi enviado para uma conta em um banco digital, mas quando fui atrás o dinheiro já tinha sido transferido para outras contas e foi inclusive sacado", afirma.
 

Em meio a polêmicas de segurança, em setembro o BC registrou o primeiro caso de vazamento de chaves Pix. Segundo a autarquia, a base de dados do Banese (Banco do Estado de Sergipe) foi usado para expor 395 mil chaves de clientes de outras instituições por "falhas pontuais em sistemas dessa instituição financeira".
 

Logo depois, a autoridade monetária afirmou ter adotado mecanismos complementares de monitoramento dos sistemas das instituições financeiras participantes do Pix.
 

De acordo com a autarquia, uma das iniciativas foi reforçar o tratamento de consultas no sistema de chaves em volumes atípicos.
 


 

LINHA DO TEMPO
 

16.nov.20
 

Lançamento do Pix para transferências e pagamentos
 

3.dez.20
 

Chaves cadastradas no Pix passam de 100 milhões
 

31.jan.21
 

Pix ultrapassa TED e DOC em quantidade de transações
 

18.mar.21
 

BC autoriza integração de agenda de celular ao Pix
 

30.abr.21
 

Pix ultrapassa marca de R$ 1 trilhão em movimentações desde o lançamento
 

1º.jul.21
 

Pix bate recorde de transações em um dia, com 27,9 milhões
 

14.mai.21
 

Lançamento do Pix cobrança
 

27.ago.21
 

BC anuncia mudança nas regras do Pix para aumentar segurança e reduzir vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos
 

22.set.21
 

Pix supera 100 milhões de usuários
 

30.set.21
 

BC registra primeiro caso de vazamento de dados, com 395 mil chaves expostas
 

4.out.21
 

Começa a valer limite de R$ 1.000 para transferência entre pessoas no Pix
 

28.out.21
 

Pix é integrado ao open banking
 

16.nov.21
 

Pix faz um ano e começa a valer o mecanismo especial de devolução em caso de fraude ou outros crimes
 

29.nov.21
 

Lançamento do Pix troco e Pix saque
 

Nos próximos meses
 

Lançamento previsto do Pix offline, Pix débito em conta, Pix aproximação e Pix garantido (que permite parcelar compras)

Fonte: Folhapress
Vitória da Conquista: Carreta tomba em anel rodoviário e deixa vias interditadas
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma carreta tombou, na tarde deste domingo (14),  no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. Os dois sentidos da rodovia estão interditados. Ainda não se sabe o que teria motivado o acidente. Uma pessoa sofreu ferimentos leves. 

 

Conforme divulgou o Blog do Anderson, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local prestando socorro a uma vítima que sofreu ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Federal e a ViaBahia também foram acionadas.

Fonte: Bahia Notícias
Ciro Gomes condena possível candidatura de Sérgio Moro à presidência: 'juiz ladrão'
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em visita Ceará, o pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes (PDT), criticou, no último sábado (13),  a possível entrada do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) na briga pela  faixa presidencial em 2022. 

 

Em entrevista ao jornal O POVO, Ciro foi enfático ao dizer que “o povo brasileiro não vai botar um juiz ladrão e politiqueiro para administrar uma economia como a nossa”, disse. 

 

Polêmico,  Ciro ainda classificou a possível candidatura de Moro como 'um factoide' e disse que ele irá de se desfazer como fumaça. “Porque os endinheirados do Brasil e os interesses estrangeiros que estão entrando estão desesperados porque não têm votos”, disse, ainda em entrevista ao jornal. 

 

Na última quarta-feira (10), o ex-ministro Sérgio Moro registrou sua filiação ao Podemos já visando entrar para a disputa presidencial do ano que vem (relembre).

 

Na ocasião, Moro disse que se sente preparado para disputar o cargo. “Mesmo com o aumento do Auxílio Brasil, que representa um bom plano para o país, vêm junto jabutis como o calote a pagamentos de dívidas. Com tudo isso, as pessoas passam a acreditar que não há governo, ou futuro. Que estamos sozinhos, e que tudo é inútil”, disse. 

Fonte: Bahia Notícias
Com marcas de violência, idoso é encontrado morto no banheiro de casa em Cajazeiras
Foto: Divulgação

Um homem de 60 anos foi encontrado morto na casa onde morava, no bairro de Cajazeiras, na manhã desde domingo (14). De acordo com as informações preliminares da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), o idoso tinha marcas de violência pelo corpo. A causa da morte será investigada.

 

Conforme divulgou o Portal G1, a vitima foi identificada como José Carlos do Santos. Ele teria sido encontrado já sem vida no banheiro da casa. Agora, familiares devem prestar depoimentos na  2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. 

Fonte: Bahia Notícias
Prefeitura e Unicef se reúnem para estabelecer parceria voltada a crianças e adolescentes
Fotos: Adam Vidal / Segov

Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se reuniram com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, para apresentar o projeto #AgendaCidadeUNICEF, que visa fortalecer as políticas públicas para crianças e adolescentes, formando uma rede com oito capitais brasileiras.

 

A proposta da iniciativa para centros urbanos envolve ações em educação, inclusão socioprodutiva e proteção contra violência que serão adotados, inicialmente, nos bairros de São Caetano e Valéria, localidades com altos índices de violência e afetados pela pandemia, segundo mapeamento da Diretoria de Infância e Juventude da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

 

A #AgendaCidadeUNICEF inclui estratégias de enfrentamento da exclusão escolar, fortalecimento dos sistemas de saúde e educação para primeira infância, redução do impacto da violência na vida de meninas e meninos e expansão de oportunidades para adolescentes e jovens. Até 2024, a instituição apoiará as cidades parceiras com cooperação técnica, metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais.

 

“Além de todo o fortalecimento das políticas sociais, vamos trabalhar a educação, a inclusão socioprodutiva e o combate à violência. Para isso, precisamos contar com o apoio do Unicef. Essa troca de experiências é importante para entender como chegar nessas crianças. A cidade está disposta a construir esses novos caminhos com a parceria”, pontuou a vice-prefeita Ana Paula Matos.

 

Segundo o Unicef, a iniciativa propõe uma atuação em um território vulnerável da capital com a garantia de priorização de investimentos, implementando ações de qualificação e integração de serviços para crianças e adolescentes. Com isso, busca fortalecer a mobilização de serviços municipais e atores-chave, como adolescentes, famílias, sociedade civil, setor privado, mídia e agentes culturais, para a criação de soluções de enfrentamento de privações e violência que possam ser escalonadas, ajudando a garantir os direitos de meninos e meninas que vivem nas cidades.

Fonte: Bahia Notícias
Modalidade impressa do ENEM 2021 concentra maioria dos candidatos
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Como ocorreu no ano passado, o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano também contará com duas modalidades de prova, a impressa e a digital. No entanto, diferente do ano anterior, nesta edição, as duas versões serão nas mesmas datas – 21 e 28 de novembro. Em 2021, o número de inscritos para o exame na modalidade presencial, é superior ao online. 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo país, 3.109.762 de pessoas se inscreveram para o exame de 2021. Deste total, 3.040.871 pessoas optaram pela prova impressa e apenas 68.891, pela modalidade digital.

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, no ano passado, em meio à pandemia, cerca de 70% dos inscritos não compareceram ao exame. A intenção do Inep  é de que, ano a ano, mais candidatos façam a prova no computador e que, até 2026, o Enem se torne totalmente digital.

 

Vale lembra que, da mesma forma que os candidatos do Enem impresso, os inscritos para o formato digital terão de ir até uma instituição estabelecida pelo Inep para realizar o exame em um computador. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, pois a redação, no primeiro dia do exame, é feita manualmente.

 

Já no segundo dia de prova, os estudantes receberão folhas de rascunho para fazer, à mão, caso desejem, os cálculos das provas de matemática e ciências da natureza.

 

O MEC chegou a destacar facilidades da modalidade digital do exame. Dentre elas está a  marcação das questões feita em tela, não sendo preciso, portanto, preencher o cartão de respostas ao final da prova; é possível navegar entre as questões e marcar aquelas que ainda não estão preenchidas e fazer anotações em tela. O Inep disponibilizou um tutorial no Youtube.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |