Blog Santo Antônio
Notícias

 

Na noite de ontem, segunda-feira, 13, uma colisão entre duas motocicletas provocou de dois motociclistas na BA 172, na altura do Povoado Costa Lima, no município de Brejolândia.

Os dois motociclistas foram identificados como sendo: Alexandre Magno Mariano Wanderley de 43 anos e João Pedro Carlos dos Santos de 48 anos, ambos naturais de Brejolândia.

Os dois corpos foram removidos para o IML de Barreiras para a realização de necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares







No início da manhã desta terça-feira, 14, morreu no Hospital do Oeste, em Barreiras, a senhora Vilma Ramos Guerra, de 59 anos. Na tarde de anteontem, domingo, 12, por volta das 14h30, ela havia sofrido um acidente de trânsito na BR 242, na altura do bairro Top Park, na saída para o Tocantins, em LEM, após perder o controle do seu veículo Mitsubishi Outlander e capotar, só parando ao atingir um poste de energia.

Vilma foi socorrida no local pelo SAMU e encaminhada para a UPA e devido os graves ferimentos ela precisou ser intubada e transferida para o Hospital do Oeste.

Na ocasião, a SUTRANS registrou a ocorrência. 

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio
Salvador tem 52% da população totalmente imunizada e 96% com a 1ª dose
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Salvador atingiu a marca de 52% da população imunizada (com a dose única ou as duas doses) contra a Covid-19 nesta segunda-feira (13). A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta terça (14). O gestor informou, ainda, que a capital baiana está há 20 dias sem pacientes aguardando regulação nas UPAS (Unidade de Pronto Atendimento).

 

Durante a apresentação da Carteira Digital de Vacinação do município, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), Bruno Reis também voltou a pedir que os "faltosos" procurem os pontos de vacinação para receberem as doses da vacina contra a Covid-19.

 

"Nós temos 80 mil pessoas acima de 18 anos e 30 mil pessoas entre 16 e 17 anos, portanto 110 mil pessoas, que não foram tomar a primeira dose. Estamos sem registro de aplicação. Nós temos pessoas que já tomaram a primeira dose e que podem tomar a segunda dose, e essa segunda dose nós já estamos aplicando Oxford e Pfizer para quem tem o cartão até o dia 10 de outubro. Estamos antecipando aí quase um mês as duas vacinas. Aquele cenário de parcialmente vacinados, são pessoas que hoje, 14 de setembro, estão com a segunda dose vencida: 120 mil pessoas. É um número expressivo", disse o prefeito.

 

"É fundamental que essas pessoas voltem para tomar a segunda dose. Os números estão caindo, ontem não tivemos registros de óbitos, estamos hoje com 25% de ocupação de leitos de UTI, mesmo a prefeitura e o governo tendo desmobilizado um número significativo de leitos, todos os dados estão caindo", acrescentou o gestor.

Fonte: Bahia Notícias
Juiz admite que errou em resultado da luta de Robson Conceição pelo cinturão
Foto: Reprodução / Instagram

Um dos juízes da luta pela disputa do cinturão, Stephen Blea admitiu nesta segunda-feira (13) que errou no resultado do embate entre Robson Conceição e Oscar Valdez. Apesar do baiano ter dominado o combate, o mexicano saiu vitorioso aos olhos dos juízes, na categoria dos super-penas do Conselho Mundial de Boxe (WBC, na sigla em inglês), na última sexta (10), em Tucson, nos Estados Unidos (lembre aqui). Em carta enviada pelo conselho e reproduzida por veículos de imprensa dos Estados Unidos e do México, Blea reconhece a falha ao dar 117 a 110 para o detentor do título.

 

"Já vi a luta e analisei bem o meu desempenho. Minha pontuação de 117-110 não é exata e não representa as ações no ringue", afirmou.

 

Na carta, Blea diz que em dois rounds muito disputados deveria ter marcado 10 a 10, já que não houve vencedor. No entanto, deu a vitória para Valdez por 10 a 9, por entender que o campeão tem o benefício da dúvida, uma prática comum no boxe, mesmo não fazendo parte das regras. O juiz ainda afirmou que não tinha uma visão completa do combate e se deixou levar pela reação da torcida do mexicano, que lutava em casa, já que foi criado naquela região do Arizona.

 

"Não conseguia ver alguns golpes conectados de [Robson] Conceição, aos quais havia nenhuma reação da torcida, ao contrário de quando Valdez acertou socos", admitiu.

 

Robson e sua equipe discordam veementemente do resultado favorável ao mexicano, que ficou bastante machucado após a luta. Inclusive, o manager do pugilista baiano entrou com uma queixa formal no WBC (leia aqui), e um dos argumentos são os pontos dado por Blea. Os demais juízes deram 115 a 112 para Valdez. O staff dele ainda acusa a ESPN americana, que transmitiu o combate, de parcialidade, por só ter exibido os golpes aplicados pelo mexicano nos replays.

 

Apesar de admitir o erro na pontuação, Blea segue entendendo que Valdez venceu Robson. Para ele, o correto seria ter dado 115 a 112 ou 114 a 113 ao mexicano, que defendia o cinturão.

 

O staff do baiano não espera que o cinturão seja trocado de mão após a queixa. A ideia é garantir uma revanche ou que Robson Conceição seja alçado à primeira colocação do ranking, o que forçaria uma nova luta contra Oscar Valdez. Vale lembrar que o mexicano havia testado positivo para uma substância proibida, mas não foi suspenso por doping e mesmo assim a luta aconteceu.

Fonte: Bahia Notícias
Julgamento do marco temporal deve ser novamente adiado pelo STF
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve adiar mais uma vez o julgamento do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A próxima sessão para analisar o tema está marcada para quarta-feira (15).

 

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a tendência é que um dos ministros que ainda precisa analisar o assunto peça vista, ou seja, um prazo maior para analisar o assunto.

 

O STF analisa a tese defendida por proprietários de terras de que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse ou sob disputa judicial no dia 5 de outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada. 

 

O Supremo julga a disputa por parte da posse da terra indígena Ibirama, em Santa Catarina, que é questionada pela procuradoria do estado.

Fonte: Bahia Notícias
Operação Kauterion afasta promotor de Justiça Everardo Yunes por corrupção
Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), deflagrou a “Operação Kauterion”, na manhã desta terça-feira (14), na região metropolitana de Salvador.

 

De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o promotor de Justiça afastado é Everardo Yunes. Ele ficará afastado do cargo pelo período de um ano. O promotor e a esposa, a advogada Fernanda Marques, não poderão acessar as dependências do MP-BA, se comunicar com funcionários ou utilizar os serviços do órgão pelo período de um ano. O casal é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão de uma empresária.

 

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e local de trabalho da advogada e do promotor de Justiça, com o objetivo de coletar documentos indicativos de associação entre os investigados, bem como de corrupção e de ocultação de bens, além de mídias de armazenamento e aparelhos celulares.

 

As medidas foram deferidas pela Seção Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, com base nas provas apresentadas. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Bahia (OAB-BA), participa da deflagração da operação, pois seu estatuto determina que buscas relacionadas a advogados sejam acompanhadas pela entidade.

Fonte: Bahia Notícias
Covid-19: Vacina em spray nasal desenvolvida no Brasil pode estar disponível em 2022
Imagem ilustrativa | Foto: Agência Brasil

Uma vacina em forma de spray nasal contra a covid-19 está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em fase de estudos, o novo imunizante promete ser de baixo custo, proteger contra variantes e bloquear o novo vírus ainda no nariz. A expectativa é que ela esteja disponível até o fim de 2022. As informações são da Agência Brasil.

 

"Você já começa a induzir resposta no epitélio nasal e induzir a produção de um anticorpo que é muito importante nas mucosas, que são as IgAs [Imunoglobulina A] secretórias", explica o coordenador do estudo, Jorge Elias Kalil Filho, professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas.

 

Além de inovar na forma de inoculação do vírus, com aplicação pelo nariz e não por via intramuscular, o imunizante também se diferencia no antígeno. "Em vez de usarmos a Spike do vírus de Wuhan, nós vamos utilizar só a RBD [domínio receptor obrigatório, pela sigla em inglês] das quatro variantes de preocupação", diz Kalil Filho. De acordo com a Fiocruz, a proteína Spike é associada à capacidade de entrada do patógeno nas células humanas e é um dos principais alvos dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo organismo para bloquear o vírus.

 

O pesquisador explica ainda que o antígeno vai conter pedaços de proteínas que estimulem a resposta celular mais duradoura do que aquela mediada pelos anticorpos neutralizantes.

 

Sobre o custo, Kalil Filho diz que deve ficar em torno de US$ 5, mas que ainda são necessárias outras análises relacionadas ao rendimento. "Nós temos alguns laboratórios que produzem proteínas recombinantes, mas ainda está muito no início, então estamos tratando com as empresas farmacêuticas pra ver se a gente acha alguma que consiga produzir com boa quantidade".

Fonte: Bahia Notícias

Uma vacina em forma de spray nasal contra a covid-19 está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em fase de estudos, o novo imunizante promete ser de baixo custo, proteger contra variantes e bloquear o novo vírus ainda no nariz. A expectativa é que ela esteja disponível até o fim de 2022. As informações são da Agência Brasil.

"Você já começa a induzir resposta no epitélio nasal e induzir a produção de um anticorpo que é muito importante nas mucosas, que são as IgAs [Imunoglobulina A] secretórias", explica o coordenador do estudo, Jorge Elias Kalil Filho, professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas.

Além de inovar na forma de inoculação do vírus, com aplicação pelo nariz e não por via intramuscular, o imunizante também se diferencia no antígeno. "Em vez de usarmos a Spike do vírus de Wuhan, nós vamos utilizar só a RBD [domínio receptor obrigatório, pela sigla em inglês] das quatro variantes de preocupação", diz Kalil Filho. De acordo com a Fiocruz, a proteína Spike é associada à capacidade de entrada do patógeno nas células humanas e é um dos principais alvos dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo organismo para bloquear o vírus.

O pesquisador explica ainda que o antígeno vai conter pedaços de proteínas que estimulem a resposta celular mais duradoura do que aquela mediada pelos anticorpos neutralizantes.

Sobre o custo, Kalil Filho diz que deve ficar em torno de US$ 5, mas que ainda são necessárias outras análises relacionadas ao rendimento. "Nós temos alguns laboratórios que produzem proteínas recombinantes, mas ainda está muito no início, então estamos tratando com as empresas farmacêuticas pra ver se a gente acha alguma que consiga produzir com boa quantidade".

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Publicidade

Com as fortes temperaturas do final de semana, bombeiros militares de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e apoio de cinco caminhões-pipa e reforços de Barreiras, enfrentaram um incêndio de grandes proporções, que iniciou no fundo da Galvani, passou pelo Jardim Paraíso e avançou para o bairro Santa Cruz.

Em função do período de seca, e altas temperaturas que acontecem anualmente aqui no oeste, estes incêndios tornaram-se recorrentes e hoje causam grandes prejuízos na prestação de serviços como da internet e telecomunicação, por exemplo.

Ontem, segunda-feira (13), o município recebeu um reforço com a chegada de alguns brigadistas do Corpo de Bombeiros do Governo do Estado, para dar continuidade ao combate às chamas no município.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

O segundo maior bioma do Brasil, teve uma semana especial em Barreiras, atividades de cunho ambiental e sustentáveis foram realizadas no Rio Grande em comemoração a Semana do Cerrado, bem como a recuperação ambiental de uma nascente no Povoado Água Branca, na comunidade de Barrocão de Cima. Integrando essas ações, de homenagem ao Cerrado, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, caracterizou dois veículos que executam atividades de fiscalização ambiental com espécies da fauna e flora do bioma, que encanta pela sua beleza única.

A biodiversidade do Cerrado é sua principal marca, em Barreiras a flora e a fauna foram representadas na identificação dos veículos através das Cachoeiras do Acaba Vida, Cachoeira do Redondo, Rio Grande, e ainda animais como lobo-guará, arara azul e a vegetação do Cerrado. Conforme o secretário de meio ambiente e sustentabilidade, esse conjunto de medidas facilita a identificação da frota quando estiver em serviço, principalmente nas atividades de fiscalização.

“Temos a felicidade e gratidão de ter nosso município pertencendo ao Cerrado brasileiro, esse bioma rico é também encantador, dessa maneira, caracterizamos nossa frota de modo especial os veículos que participam das atividades de fiscalização com essa temática representativa. A ideia é além de homenagear nosso Cerrado, também é para identificar o uso destes veículos em serviços voltados para a fiscalização, principalmente em atos de preservação e cuidado com o bioma”, pontuou Demósthenes Júnior. 

Fonte: DIRCOM/PMB

Na noite de ontem, domingo, 12, a doméstica de iniciais D.S.B, 35 anos, moradora do bairro Santa Cruz, acionou a Polícia Militar dizendo que um homem identificado com as iniciais G.F.L, 41 anos, havia tirado fotos íntimas sua e de sua filha de 12 anos, sem o consentimento das vítimas. O homem através do aplicativo de mensagem (WhatsApp), encaminhou algumas imagens para a vítima, ameaçando a mesma de publicar em redes sociais, caso ela não o procurasse.

As vítimas não souberam dar detalhes de quais os meios ilícitos utilizados pelo autor para tirar as fotos, mas pelas posições das imagens possivelmente ele destelhou a casa na altura do banheiro.

Uma guarnição se deslocou até o local e os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Policia, juntamente com o aparelho celular contendo imagens e áudios que comprava a autoria das denúncias.

Fonte: JB NOTÍCIAS

Fonte: Grupo Santo Antonio
Unidade vai agilizar os processos judiciais de baixa complexidade e desafogar o judiciário formosense

A população formosense passa a contar com um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), unidade que dará celeridade aos processos judiciais, por meio da mediação e conciliação. O posto é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e vai funcionar no Fórum Desembargador Gérson Pereira dos Santos.

O prefeito Manoel Afonso de Araújo comemorou a implantação do instrumento, cujo objetivo, segundo ele, é oferecer à população de baixa renda amplo acesso à justiça. “Os serviços ofertados são todos gratuitos e sem burocracia, além de serem ágeis porque o que se busca ali é a solução do conflito, por meio da mediação e conciliação, ou seja, busca-se pôr fim ao processo e não mais arrastá-lo”.



A estrutura atende demandas das áreas Cível e de Família, Direito do Consumidor, cobranças, negociação de dívidas, dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia e regulamentação de visitas. Para tanto, dispõe de equipe com preparo especializado para promover o entendimento entre as partes do litígio, de forma amigável. O corpo técnico é formado por servidores cedidos pelo município para atuar nas funções de mediador, atendente, coordenador, assistente social, psicólogo e advogado.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Lourival Almeida Trindade, participou da entrega do instrumento. “Eu defendo a conciliação para que todas as partes envolvidas em um litígio saiam satisfeitas. Afinal, quando se é firmado um acordo diante de um juiz há ali a solução do conflito”, ressalta.



O titular da Comarca, o juiz Joel Firmino, ressaltou a relevância da unidade para a Comarca. De acordo com ele, os acordos firmados no Cejusc são homologados pelo magistrado e têm validade de uma decisão judicial. Ainda conforme informação, não há limite de valor da causa para que se tenha uma solução rápida e efetiva.

Durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o prefeito Manoel Afonso Araújo pleiteou a elevação da Comarca de Formosa do Rio Preto de entrância inicial para entrância intermediária. “Esta situação, se concretizada, garantirá um juiz titular de forma perene na comarca, evitando o que vem acontecendo desde 2011, com a Comarca sofrendo pela ausência de juiz”, defende.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Formosa do Rio Preto

Fonte: JOVEM PAN

A Pfizer entrega neste domingo (12) a maior remessa de vacinas ao Brasil desde o início do acordo feito pelo Governo Federal. 

Ao todo, serão enviadas em quatro voos diferentes 5,1 milhões de doses do imunizante, que desembarcam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O primeiro lote, numerado como 69º com 1.392.300 vacinas chegou às 3h02 em Campinas. O segundo, 70º com 1.134.900 doses, pousou às 8h05.

Os lotes seguintes, 71, com 1.521.000 doses tem previsão de chegar às 14h55, enquanto o 72º com 1.133.730 doses.  Desde o início do acordo, a farmacêutica americana já entregou ao Ministério da Saúde em 68 lotes, 67,3 milhões das 100 milhões de doses do primeiro contrato com a Pfizer. As entregas devem ser finalizadas no até o último dia de setembro.

Fonte: Bahia Noticias.

Nas últimas 48h, a Bahia registrou 640 novos casos de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), neste domingo (12). Segundo o órgão estadual, o estado contabilizou mais quatro mortes pela doença.

O boletim deste domingo contabilizou dados das últimas 48h porque, no sábado (11), segundo a Sesab, um problema na base de dados do Ministério da Saúde impossibilitou a divulgação das informações daquele dia. A Sesab ainda destacou que os dados divulgados neste domingo podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde e que "a base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas".

De acordo com o órgão, apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados neste domingo. Com os novos dados, o estado tem 26.637 mortes pela doença, desde o início da pandemia. Desde o início da pandemia, a Bahia registrou 1.226.337 casos confirmados, com, 1.197.391 considerados recuperados, enquanto 2.309 encontram-se ativos.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.

Fonte: G1 Bahia

Continua nesta segunda-feira (13), das 8h às 14h, no sistema Drive-Thru,  em Luís Eduardo Magalhães,  a vacinação para segunda dose contra o Covid-19.

Estão disponíveis no município, as seguintes vacinas: Oxford/AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. 

Confira a data no seu cartão de vacina e complete o esquema vacinal.

Primeira dose
O município aguarda a chegada de nova remessa, ainda sem previsão de chegada, para dar continuidade à vacinação para primeira dose.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Florestais 61 e 62, o cabo BM Marçal e o sargento BM Queirós, do 17º Grupamento (17º GBM), participam de uma instrução de nivelamento de conhecimento com a Força Nacional, no Acre.

O objetivo é capacitar equipes para o enfrentamento a incêndios florestais pelo Brasil.

Ao todo, 20 bombeiros da Bahia, além de militares de outros estados, participam da instrução. O treinamento seguirá ao longo do mês.

Fonte: 17º GBM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |