Blog Santo Antônio
Notícias

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2ºSGBM) debelaram um incêndio que atingiu uma área de vegetação no Parque São José, ao lado do Condomínio Ouro Preto, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde da última quinta-feira (26).

O fogo atingiu uma área de preservação ambiental, por volta das 14h20, sendo controlado depois de muito esforço e quase três horas de trabalho. Na ocorrência, os militares utilizaram técnicas de combate a incêndio florestal, além de mochilas costais para adentrar à mata e combater o fogo em áreas de difícil acesso. A guarnição também contou com o apoio de uma retroescavadeira e um caminhão pipa da prefeitura. Não há informações sobre o que causou o incêndio nem registro de feridos.

Os bombeiros alertam que o tempo seco e a baixa umidade podem favorecer a ocorrência de queimadas, especialmente próximo a rodovias.

Por conta disso, evitar lançar bitucas de cigarro da janela de veículos, não utilizar fogo para limpeza de lotes e descartar o lixo de maneira correta, sem atear fogo, estão entre as principais recomendações.

Fonte: 17º GBM

A Bahia registrou, nesta sexta-feira (27), 1.018 novos casos da Covid-19 e mais 29 óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A pasta ressalta que, apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados nesta sexta. Dos 1.218.650 casos confirmados da doença desde o início da pandemia no Estado, 1.188.884 já são considerados recuperados, 3.387 encontram-se ativos e 26.379 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.492.806 casos descartados da doença e 231.331 em investigação.

Vacinação

Com 8.625.110 vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 77,7% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. 

Variante Delta na Bahia 

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou na última quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no Estado. Em decorrência disso, o governador Rui Costa reuniu técnicos da Sesab e propôs o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos. 

Fonte: BNEWS

A inclusão de jovens de 12 a 17 anos sem comorbidade na vacinação contra a Covid-19 na Bahia foi aprovada nesta sexta-feira (27), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Além disso, foi decidida a antecipação da dose de reforço (3ª dose) para os idosos de 80 anos ou mais; que vivem em Instituições de Longa Permanência; imunossuprimidos e profissionais de saúde ativos na linha de frente, acima dos 60 anos.

“A antecipação da 3ª dose para esses grupos prioritários tem o objetivo de conter o avanço da variante Delta, identificada pelo Lacen-BA (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia), através de sequenciamento genético. Será realizado ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes, e todos os pacientes internados nas UTIs terão amostras colhidas e sequenciadas”, disse a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim.

As doses de reforço devem ser aplicadas com intervalo mínimo de seis meses em relação à última dose no caso de idosos, pessoas institucionalizadas e profissionais de saúde. Já para pessoas imunossuprimidas, a 3ª dose deve ser aplicada com intervalo de 28 dias em relação à última dose. A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com a vacina da Pfizer ou de maneira alternativa, com Janssen ou AstraZeneca.

No escalonamento por idade, somente os municípios que já alcançaram a vacinação de pessoas com 18 anos poderão avançar para a faixa etária de 17 a 12 anos sem comorbidades, de forma escalonada. Para esse grupo, a vacinação deve acontecer com o imunizante da Pfizer.

Fonte: Bahia Notícias

A família de Maria dos Anjos comemora a nova realidade na casa recebida pela prefeitura de São Desidério por meio do Programa Municipal Casa Bela. A dureza de uma vida sem moradia segura ficou para traz e a esperança de um futuro mais confortável para as crianças deixou de ser apenas sonho. “Tenho três filhos pequenos e a gente sofria demais naquela casa de adobe e palha porque era chuva, era bicho, era o perigo da casa cair em cima da gente, eu só posso dizer que estou feliz e agradecida”, revela Maria dos Anjos.

A entrega simbólica das residências aconteceu na tarde de ontem, 26 de agosto. Todas as famílias receberam as chaves das mãos do prefeito, Zé Carlos que falou sobre a grandiosidade do Programa. “O Casa Bela é um dos programas mais bonitos e importantes que criamos, porque assegura às famílias carentes o direito a uma moradia digna, estamos muito felizes em ver a felicidade no olhar de cada mulher, homem, jovem e criança, continuaremos com esse trabalho, porque ainda temos muitas famílias para atender”, assegura o prefeito.

Nessa terceira etapa do Casa Bela já foram entregues 11 casas das 85 em construção. “Aqui para nós agora é só alegria, olha a situação de onde a gente saiu, eu, meu marido e nossos 4 filhos vamos cuidar dessa casa com todo carinho, porque é nosso sonho que se realizou, a gente pode dizer que tem onde dormir de verdade”, comemora, Edicélia Conceição.

O projeto contempla sala, banheiro, quartos, cozinha e área de serviço. “Além de receber esta casa que é uma benção de Deus, eu também sou atendida com a cesta básica, se não fosse essa ajuda, não sei como ia sobreviver”, comenta a dona de casa Doralice Maria.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

 











Na manhã desta sexta-feira, 27, por volta das 8h30, duas motos pegaram fogo após se colidirem na Avenida JK, nos fundos do bairro Tropical Ville, em Luís Eduardo Magalhães, deixando os dois condutores, sendo uma mulher, feridos.

O SAMU foi acionado e rapidamente chegou ao local para socorrer as vítimas. O corpo de bombeiros também agiu rápido e debelou as chamas.

De acordo com informações, o estado de saúde dos feridos é grave.

Fonte: Da Redação do Blog do Sigi Vilares com fotos de Fidelis Lopes

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, informa que estão disponíveis no município nesta sexta-feira (27), a vacinação para segunda dose da Oxford e Coronavac, das 8h às 16h, no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM





No final da madrugada desta sexta-feira, 27, por volta das 5h50, um homem foi encontrado morto na calçada do cais, no centro histórico de Barreiras. A equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares esteve no local, mas até o fechamento desta matéria não havia identificação do corpo que continha sinais de perfuração na altura do tórax, provocada por arma branca ou tiro. A vítima trajava bermuda e camiseta de cor branca e havia sangue nas imediações.



Uma equipe da Polícia Militar foi ao local, isolou a área até que a perícia no local fosse feita. Em seguida o corpo foi removido para o IML do DISEP onde passará por necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Drogas que seriam enviadas pelos Correios são apreendidas em Salvador
Foto: Divulgação / Ascom-PC

Equipes da Draco e da COE, interceptaram e apreenderam drogas que seriam enviadas pelos Correios de Salvador para o interior da Bahia e outros estados em mais uma fase da “Operação Correios”, realizada nesta quinta-feira (26).

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante a inspeção realizada pela equipe do Canil da COE, 27 encomendas contendo os entorpecentes foram identificadas pelos cães de detecção de entorpecentes, a cocker spaniel, “Jade” e o pastor holandês, “Naja”, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios e no setor de cargas do Aeroporto de Salvador. A pasta não informou se algum suspeito foi preso na operação.

 

Ainda segundo a SSP, foram apreendidos, 3 mil comprimidos de ecstasy, 1,8 quilos de cocaína, 8,15 quilos de maconha, 1,10 de haxixe, 390 gramas de skank, 220 gramas de kush e 10 gramas de crack. As drogas estavam acondicionadas em utensílios domésticos, brinquedos e outros objetos empacotados para as encomendas. 

Fonte: Bahia Notícias
Governo institui sistema de crédito facilitado para microempresas
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.

 

De acordo com a Agência Brasil, pelo novo sistema, as garantias dos empréstimos poderão ser realizadas por outras instituições, uma espécie de “fiador”. As entidades autorizadas são: as sociedades de garantia solidária e as sociedades de contragarantia; as cooperativas de crédito; os fundos públicos ou privados; e qualquer instituição cujo estatuto ou contrato social contemple a outorga de garantia em operações de crédito.

 

“Assim, por exemplo, um grupo de empresas poderá se juntar e montar uma cooperativa de crédito e garantir as operações que forem contratadas pelos seus cooperados”, explicou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

 

Os fundos já em operação também poderão participar do novo sistema, como o Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil, que dá garantia aos créditos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, de acordo com o decreto, a instituição desse sistema não implica em aporte adicional de recursos do Tesouro Nacional nas outorgas de garantias em operações de crédito, exceto se previsto em lei orçamentária.

 

O novo sistema de garantias integra o Sistema Financeiro Nacional. Para estimular as operações na nova modalidade, os órgãos reguladores do sistema financeiro serão responsáveis por estabelecer condições mais flexíveis nos empréstimos para esse segmento do mercado. Por sua vez, o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá regulamentar a aceitação e a prestação de garantias por parte das instituições financeiras, estabelecendo critérios prudenciais e de supervisão.

 

“A criação desse novo sistema possui potencial para estimular a competição bancária, a eficiência do mercado e proporcionar maior acesso ao crédito, além de contribuir para a retomada da economia”, diz a nota, destacando que as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 72% dos empregos formais do país.

 

Segundo a secretaria-geral, apesar da contribuição para a geração de vagas, essas empresas possuem dificuldades de acesso ao sistema de crédito tradicional, por não conseguirem prestar as garantias normalmente exigidas nessas operações. “Por esse motivo, elas acabam sendo preteridas pelas instituições financeiras, que podem preferir emprestar seus recursos para empresas com maior porte e patrimônio”, completou. 

 

Em até 180 dias, as entidades autorizadas a operar pelo novo sistema deverão disponibilizar em seus sites as informações sobre a origem dos recursos que lastreiam as garantias emitidas e os saldos agregados das operações de crédito garantidas e ativas.

Fonte: Bahia Notícias
Apoio a quarentena eleitoral para militares, policiais e juízes une centrão e oposição
Foto: Sérgio Lima / Poder360

A proposta de estabelecer uma quarentena de cinco anos para militares, policiais, juízes e promotores que quiserem disputar eleições tem apoio dos principais partidos do centrão e da oposição.
 

Incluída de última hora no projeto de reforma da lei eleitoral, a medida deve ser votada pela Câmara dos Deputados na semana que vem. Se entrar em vigor até o início de outubro, inviabilizaria eventuais pretensões políticas de policiais e militares que buscam surfar na onda do bolsonarismo, como o general Eduardo Pazuello, além do ex-ministro e ex-juiz federal Sergio Moro, entre outros.
 

Conforme decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) no caso da aplicação da Lei da Ficha Limpa, as condições de elegibilidade dos candidatos são aferidas no momento de registro da candidatura, com base nas regras em vigor naquele momento.
 

Ou seja, a vedação prevista na quarentena, que trata da elegibilidade dos candidatos, atingiria mesmo aqueles que tivessem se afastado de suas antigas funções antes de a norma passar a valer.
 

Apesar de a possível nova regra ser do campo do direito eleitoral, e não do penal (lei penal não retroage, salvo para beneficiar o réu), há possibilidade mesmo assim de questionamentos na Justiça sob o argumento de que estaria havendo aplicação retroativa de lei prejudicial ao candidato.
 

As duas principais siglas do centrão, PP e PL, estão na linha de frente da articulação e querem que a quarentena valha a partir de 2022.
 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já defendeu publicamente a medida. A reportagem ouviu de pessoas que acompanharam as negociações que o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), principal cacique do PP, também articulou inclusão da quarentena no projeto de reforma do código eleitoral.
 

A relatora do projeto, Margarete Coelho (PP-PI), é próxima a Lira e Ciro. Procurada, ela não se manifestou.
 

O PL de Valdemar Costa Neto também apoia a proposta. O centrão é hoje a base de sustentação de Jair Bolsonaro no Congresso e comanda também os ministérios de articulação política, com Ciro, do PP, e Flavia Arruda (Secretaria de Governo), do PL.
 

A oposição também é favorável. "Se nós tivermos tempo hábil de votar agora, sem açodamento, sou a favor de que se tenha uma quarentena", afirma o deputado Bohn Gass (RS), líder da bancada do PT, o maior partido da oposição.
 

Ele defende, porém, um período menor de descompatibilização e nega que a medida tenha o objetivo de atingir candidaturas específicas, como a de Moro e Pazuello.
 

"Absolutamente. É uma regra geral, para valer para todas as instituições. Não é para desidratar eventual candidatura deles, elas já estão se desidratando por outros motivos."
 

O que une oposição e governistas em torno desse tema é a tentativa de barrar pretensões políticas de integrantes da força-tarefa da Lava Jato, que tiveram PT e centrão como alguns de seus principais alvos, além de conter a politização de quartéis e polícias.
 

Neste mês, por exemplo, o governo de São Paulo está lidando com o caso do coronel da PM Aleksander Toaldo Lacerda, que participou da convocação dos atos pró-governo Bolsonaro para 7 de Setembro. O policial foi afastado.
 

Apesar do apoio à quarentena, presidentes de dois partidos importantes de centro-direita que não integram o centrão, Gilberto Kassab (PSD) e Baleia Rossi (MDB), dizem defender que ela só valha só para 2024 em diante.
 

Os dois argumentam que propor tal medida já na disputa do ano que vem pode passar à população uma impressão de que o Congresso está agindo com casuísmo. "Temos que respeitar a sociedade, ela não admite mais esse tipo de coisa", afirma Kassab.
 

Já o Podemos é contra a proposta, dizendo que ela iguala juízes e policiais aos fichas-sujas. O partido deseja o ingresso de Moro em seus quadros.
 

O texto que pode ir a votação na semana que vem afirma que são inelegíveis, para qualquer cargo, militares, policiais, guardas municipais, magistrados e integrantes do Ministério Público que não tenham se afastado definitivamente de seus cargos e funções até cinco anos antes do pleito. Apenas aqueles detentores de mandato eletivo, ou ex-detentores de mandato, estariam fora da restrição.
 

"Estamos fazendo uma avaliação final para ver se isso valerá para quem ainda está ocupando o cargo.
 

Se for desta maneira, entendo que pode ser positivo, não sei se necessariamente os cinco anos. Agora, se atingir aqueles que deixaram a magistratura ou qualquer função durante os últimos cinco anos, aí eu sou contrário. Acho que não pode valer retroagindo, só para quem está em exercício da função", diz Alex Manente (SP), líder da bancada do Cidadania.
 

Pazuello, que comandou o Ministério da Saude e é general da ativa, é citado como possível candidato ao governo do Rio de Janeiro. Ele chegou a subir em um palanque político ao lado de Bolsonaro, mas o Exército acabou livrando-o de punição, o que foi visto como um possível estímulo à politização na caserna.
 

Moro, que foi juiz da Lava Jato e ministro da Justiça de Bolsonaro, é citado como possível candidato à Presidência da República.
 

Se passar pela Câmara, o projeto tem que ser votado ainda pelo Senado e, após isso, vai a sanção ou veto de Bolsonaro.
 

Além da quarentena, o projeto traz diversas modificações na legislação eleitoral, entre elas uma fragilização de regras de transparência, de fiscalização e de punição pelo mau uso do dinheiro público.
 

Entidades lideradas pelo movimento Transparência Partidária têm patrocinado a campanha "Freio na Reforma", que aponta uma série de retrocessos na legislação que está sendo proposta.

Fonte: Folhapress

A Bahia registrou 1.086 novos casos e 18 óbitos por covid-19, doença causada pelo coronavírus, nesta quinta-feira (26), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os dados desta quinta fizeram com que a Bahia atingisse 26.350 mortes e 1.217.632 casos desde o início da pandemia.a

De acordo com a Sesab, 3.292 casos da doença são tidos como ativos. A secretaria indica ainda que 1.187.990 pessoas se recuperaram da doença no estado. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.490.242 casos descartados e 231.634 em investigação.

Fonte: BNEWS
O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país

Um automóvel Ford/Focus, com ocorrência de roubo registrada em 2016, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quinta-feira (26), em Barreiras.

A ação iniciou após denúncia de possível ‘clonagem’ de uma Focus, de cor prata que circulava no perímetro urbano da cidade. A fim de averiguar a situação, os PRFs se dirigiram a uma localidade no bairro ‘Barreirinha’ e conseguiram localizar o veículo suspeito.
Logo em seguida, um homem de 55 anos, apresentou-se como proprietário do carro e foram solicitados a documentação pessoal e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), quando a equipe identificou indícios de falsificação no documento do veículo.

Durante a fiscalização no carro, foram encontradas também indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no Focus. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo e constataram se tratar na realidade de um carro com ocorrência de roubo, registrada em dezembro/2016, na cidade de Luiziânia (GO).

Para não levantar suspeitas, as placas originais foram trocadas por outras ‘clonadas’ de um veículo com características semelhantes.
Questionado, o condutor informou que pagou pelo carro 20.000 reais e disse desconhecer às irregularidades apresentadas.
Diante dos fatos, ele foi encaminhado juntamente a documentação apreendida e o veículo à Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos legais. Ele responderá pelos crimes de receptação (art. 180) e uso documento falso (art. 304), ambos do Código Penal Brasileiro.

A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado.

Fonte: PRF/BA



No final da manhã desta quinta-feira, 26, pouco depois das 11h, um homem identificado como Luiz Carlos Pereira da Silva perdeu o controle de um caminhão basculante quando trafegava pela BA 460, próximo ao povoado de Placas, zona rural de Barreiras.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o caminhoneiro informou que estava trafegando pela BA 460, sentido BR 242, quando teria sido fechado por um veículo, saído da pista, e atingindo um barranco.



Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local o caminhoneiro já tinha sido retirado das ferragens por terceiros, mas a equipe realizou verificação de risco devido o vazamento de combustível e eletricidade nas imediações do acidente.

O SAMU socorreu a vítima para a UPA com alguns ferimentos pelo corpo.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Prepostos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) visitam o 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), na manhã desta quinta-feira (26), para tratar de assuntos relacionadas à segurança contra incêndio e pânico na área de atuação do grupamento.

Na ocasião, o major Cedraz, comandante do 17º GBM, se reuniu com o supervisor de fiscalização da entidade na região, Daniel da Mota, e com o Coordenador de Fiscalização do CREA-BA, Marcos Bezerra.

Fonte: 17º GBM

A fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a regulamentação dos meios de comunicação, pelo visto, desagradou o governador Rui Costa (PT) que, em entrevista à rádio Metrópole nesta quinta-feira (26), fez pontuações sobre a proposta.

“Eu diria mordenizar, democratizar os meios de comunicação”, disse o chefe do Executivo baiano. “Nós queremos fazer uma modelagem igual tem nos principais países democráticos do mundo”, continuou o petista.

“Então eu diria modernizar, democratizar, isso significa dar oportunidade nas regiões para os jornalistas e aos blogueiros. Isso que precisamos fazer”, acrescentou Rui.

Fonte: Política Livre

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |