Blog Santo Antônio
Notícias
Bahia tem quase 300 mil pessoas que não tomaram a 2ª dose da vacina contra Covid
Foto: Betto Jr. / Secom

Mais de 290 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17), pela secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

 

"Reforce, segunda dose já. Vamos todos estar vacinados, conto com vocês", disse a secretária da Saúde em exercício, Tereza Paim, em vídeo da campanha que incentiva o retorno da população para completar o esquema vacinal.

 

A Sesab também ressalta que "a imunização só acontece após a segunda dose da vacina. Por isso, acompanhe o cronograma, confira o local e data da sua segunda dose e complete o seu esquema vacinal contra a Covid-19".

 

 

 

Fonte: Bahia Notícias
ACM Neto defende abertura da Embasa para o capital privado: 'Modelo tem que ser estudado'
Foto: Max Haack / Secom PMS

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), não esconde de ninguém que deseja viabilizar sua candidatura a governador em 2022 e já tem alguns planos para executar, caso seja eleito. Em entrevista ao BP Money, parceiro do Bahia Notícias nesta terça-feira (17), o ex-gestor soteropolitano defendeu a abertura da Embasa para o capital privado. Segundo ele, a mudança na empresa pode aumentar os investimentos em saneamento básico na Bahia, que ainda sofre com falta de esgotamento sanitário e de abastecimento com água potável.

 

 

“Eu sou a favor de trazer o capital privado. O modelo tem que ser estudado. Tem que ser discutido e combinado com as cidades maiores da Bahia, com as cidades da Região Metropolitana, com Salvador, pensando no estado como um todo. Existem cidades, sobretudo pelo porte e pela população, que são superavitárias, mas existem outras que são deficitárias e a empresa é uma só, que tem que atrair agora o capital privado para ter um volume e uma capacidade grande de investimentos, com ampliação e oferta de serviço”, disse ACM Neto.

 

De acordo com o presidente nacional do Democratas, no início de sua gestão como prefeito de Salvador, ele levou um estudo para o então governador do estado, Jaques Wagner (PT), que demonstra, segundo ele, a ineficiência da Embasa como empresa prestadora de saneamento básico. Entretanto, as conversas entre os dois, prováveis adversários na disputa pelo Palácio de Ondina em 2022, não caminharam.

 

“Propus que prefeitura e governo do estado pudessem avançar na discussão de um modelo onde todos saíssem ganhando. Porque é impossível pensar em qualquer solução para a Embasa - seja de concessão, de abertura de capital, ou o que seja - desconsiderando o papel que Salvador tem para a empresa. Eu não consegui, ao longo de oito anos, avançar nessa discussão com o governo do estado”, reclamou o ex-prefeito de Salvador.

 

Para ACM Neto, a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico, em julho de 2020 pelo Congresso Nacional, abre novas possibilidades de investimento no setor, através da entrada da iniciativa privada. O pré-candidato ao governo da Bahia citou como exemplo a privatização da Cedae, do Rio de Janeiro, leiloada em abril deste ano por R$ 22,7 bilhões.

 

“Os maiores investimentos privados nos próximos anos vão girar nessa área de saneamento e é importante que assim seja. Eu, por exemplo, estive esta semana na cidade de Barra do Choça. Lá, uma pequena parcela, uma ínfima parcela da população tem acesso à rede de água e esgoto. A gente não pode continuar convivendo com isso. Quando a gente olha a realidade das grandes cidades, por exemplo Salvador, vê que os investimentos feitos foram quase nulos na área de saneamento”, finalizou Neto.

 

A entrada do setor privado na gestão da empresa baiana de saneamento básico, porém, não é uma pauta exclusiva de ACM Neto e do Democratas. Liderado pelo PT, o governo da Bahia pretende concluir a primeira etapa da abertura de capital da Embasa até 2022. Em maio deste ano, o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes Silva, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, que a intenção é levar a atual estatal à bolsa de valores (relembre aqui).

Fonte: Bahia Notícias
Homem que perdeu pai e irmão com Covid-19 mata casal que supostamente os teria infectado
Casal morto a tiros | Foto: Reprodução / Facebook

Um casal foi morto a tiros e um jovem foi baleado na perna, nesta terça-feira (17), em Itumbiara, em Goiás. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é que o crime tenha sido motivado por uma suposta transmissão de Covid-19 das vítimas para a família do suspeito, que perdeu o pai e o irmão para a doença.

 

Segundo o delegado Felipe Sala, o suspeito culpou Flanklaber Silva e Silva, 40 anos, e a esposa, Marília Silva e Silva, 37, pela infecção e morte por Covid de seus familiares.

 

Ainda conforme informações da Polícia Civil, o crime ocorreu em um galpão onde as vítimas trabalhavam. O filho do de Flanklaber, de 21 anos, foi atingido na perna e foi socorrido. O suspeito fugiu após os disparos.

Fonte: Bahia Notícias

Com o objetivo de facilitar e garantir aos cidadãos o acesso à saúde digna e de qualidade a Prefeitura de São Desidério iniciou a construção de uma Unidade de Saúde no povoado de Jacaré, a mais de  50 km da sede do município.

A unidade de saúde irá ofertar os atendimento que compõem a atenção básica, consulta com médico, dentista, vacinas, curativos, farmácia básica e trabalhos de prevenção de doenças. A obra foi iniciada recentemente e os moradores já comemoram. “Essa é uma grande conquista para nossa comunidade, estamos muito felizes. A nossa vida aqui era difícil, porque quando era para fazer uma consulta a gente tinha que deslocar a outras localidades, mas, agora é só felicidade”, disse o morador da localidade e pai de seis filhos, Amaraldo Francisco da Silva.

“Estamos pulando de alegria em saber que a nossa comunidade receberá um posto de saúde. Desde que a nova gestão assumiu, a nossa localidade vem sendo bem atendida, a Prefeitura construiu também o sistema de abastecimento de água aqui pra nós, resolvendo um problema antigo, então temos muitos motivos para sorrir e comemorar”, frisou a moradora Elivania Santos Sales.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

Com data de início estabelecida para a próxima sexta-feira, 20, a Prefeitura de Barreiras iniciou nesta terça-feira (17), a vacinação antirrábica destinada a imunizar cães e gatos. Até 28 de setembro os donos de animais poderão garantir a vacina em um dos postos volantes disponíveis nos bairros da cidade e que podem ser conferidos no site oficial de Barreiras, por meio do link https://barreiras.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/campanha-antirrabica-2021-ok.pdf. Devido à pandemia da Covid-19, este ano não terá o dia “D” da vacinação.

Na zona rural, a imunização também já está sendo realizada pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses. A meta para Barreiras é vacinar 22.567 cães e 4.051 gatos somando a zona rural e urbana. Não há contraindicação para aplicação da vacina, porém, deve-se evitar superdosagens ou dosagens fora do indicado pelo laboratório, assim como não há restrição em animais prenhes, entretanto, aconselha-se cuidar das fêmeas gestantes, principalmente no último terço da gestação para evitar abortos.

“Pedimos que o animal seja levado por um adulto, na guia e com o cartão de vacina. No caso de cães que estejam recebendo a imunização pela primeira vez, ela deverá ser repetida após trinta dias”, orienta o coordenador de zoonoses, Dorimar Almeida. O horário da vacinação é das 8h às 17h.

Fonte: DIRCOM/PMB

Com foco no atendimento especializado, os médicos proprietários Graça Melo (pediatra), Rodrigo Melo (nefrologista e responsável técnico), Tiago Melo (cirurgião vascular) e Igor de Almeida (médico do trabalho), entregaram a Barreiras nessa segunda-feira (16), o Instituto Doutor Brancildes, que realizará procedimentos médicos de doença renais e vasculares. O evento contou com a presença do prefeito Zito Barbosa, vice-prefeito, Emerson Cardoso, do governador da Bahia, Rui Costa, do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, vereador Alcione Rodrigues, secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves, subsecretária Jamile Rodrigues e a assessora especial Marileide de Carvalho.

Localizado na Rua das Turbinas, n° 1167, Bairro Bela Vista, próximo ao Hospital do Oeste – HO, o Instituto leva o nome de Dr. Brancildes, patriarca da família que foi vítima das complicações da Covid-19 e deixou um legado na história do município, sendo pioneiro na implantação do primeiro Centro de Hemodiálise de Barreiras, o Unisang e também responsável pelo Programa de Anemia Falciforme do Centro de Atendimento Leonídia Ayres.

Conforme a Drª Graça Melo, a inauguração do Instituto é um sonho realizado da família Melo e terá como principal objetivo o tratamento de qualidade aos pacientes acometidos por doenças crônicas, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes que necessitarem realizar hemodiálise em Barreiras e região Oeste.

“Com esse Centro de Referência em Hemodiálise, Barreiras passará a ser referência para toda Bahia pelo apoio que tem recebido dos governos estadual e municipal. Esse é efetivamente um sonho realizado, aqui no Instituto Doutor Brancildes será atendido pacientes de Barreiras, da região Oeste e de outros estados que poderão realizar seus procedimentos. Será um centro conveniado com o Sistema Único de Saúde e que facilitará ainda mais o acesso às pessoas que precisarem desse atendimento”, destacou a médica Graça Melo.

O prefeito de Barreiras parabenizou a família Melo por mais esse empreendimento na área da saúde, que contribuirá ainda mais no atendimento especializado ofertado à população. “Barreiras é referência no atendimento médico e acompanhamento clínico para toda região, são 36 municípios pactuados que realizam seus procedimentos na Capital do Oeste. Tenho certeza que o Instituto Doutor Brancildes, que faz uma justa homenagem a este amigo querido, irá somar com a oferta do tratamento especializado de doenças renais e vasculares em nossa cidade. Desejamos boa sorte a todos os envolvidos nesse empreendimento”, pontuou Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde inicia nesta quarta-feira (18), das 8h às 16h, no sistema Drive-Thru, a vacinação contra o Covid-19, de pessoas a partir dos 30 anos de idade.

O município recebeu na tarde desta terça-feira (17), 1.668 vacinas para primeira dose.

Para comprovar que faz parte do público-alvo, o munícipe deverá apresentar um documento de identificação com foto, CPF/CNS e comprovante de residência.

Segunda dose
A Segunda dose para Coronavac e Oxford continua sendo aplicada. Confira a data no seu cartão de vacina e complete o esquema vacinal.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Prefeituras baianas têm mais de R$ 38 mi em saldo com PNAE em 2021
Foto: Reprodução / CNM

Trinta e oito milhões, vinte e cinco mil, oitocentos e trinta e dois reais e trinta e cinco centavos. Esse é o valor total do saldo que prefeituras baianas possuem com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, através da lei de acesso a informação (LAI), o montante corresponde ao saldo existente nas contas das entidades sem ter sido resgatados pelas prefeituras. 

 

A cidade de Juazeiro é a cidade com maior saldo até julho de 2021: São R$ 5.350.749,96. Na sequência está Feira de Santana com R$ 4.990.880,21 e Barreiras aparece com R$ 2.921.145,28, em terceiro lugar. Em quarto lugar, com maior saldo com o PNAE está Vitória da Conquista com R$ 2.240.035,18 e em quinto, está a cidade de Paulo Afonso com o saldo de R$ 2.019.436,26. 

 

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) é a entidade com maior valor previsto para para 2021, com valor de R$ 63.794.415,60 - já tendo sido pagos até julho para a SEC R$ 38.274.949,20. Em terceiro, a cidade de Feira de Santana tem um valor previsto de R$ 5.320.136,80, seguida de Vitória da Conquista tem um valor total previsto para 2021 de R$ 4.749.868,20. 

 

Ao todo estão previstos para a Bahia em 2021 o pagamento de R$ 289.955.354,32 com o montante de  R$ 198.237.482,36 já pagos as entidades do estado até julho. 

 

Atualmente, o valor repassado pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino: creches recebem R$ 1,07, pré-escola R$ 0,53, escolas indígenas e quilombolas R$ 0,64, ensino fundamental e médio recebem R$ 0,36, educação de jovens e adultos R$ 0,32, ensino integral R$ 1,07, instituições com programa de fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral recebem R$ 2,00 e alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno recebem R$ 0,53.

 

COMO FUNCIONA O PNAE?

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

 

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

 

O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

 

Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Fonte: Mauricio Leiro/Bahia Noticias
Site campeão de compartilhamentos no WhatsApp lidera comunicação bolsonarista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na linha de frente dos veículos bolsonaristas que emulam sites noticiosos tradicionais e amplificam as narrativas do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais está o Terra Brasil Notícias.
 

Fundado há pouco mais de um ano por um casal de Mossoró (RN), que vive em um apartamento financiado pelo então Minha Casa Minha Vida (hoje sob o nome de Casa Verde e Amarela) e recebeu auxílio emergencial, o Terra Brasil é o site mais compartilhado em grupos bolsonaristas no Telegram e no WhatsApp, segundo levantamento do Net Lab da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 

Usando uma versão do slogan de campanha de Bolsonaro em 2018, “Deus Acima de Tudo e de Todos”, o Terra Brasil copia notícias de sites tradicionais e reempacota as informações com um viés conservador e bolsonarista.
 

Chegou a 12,9 milhões de visitas em julho, aumento de 92,5% em comparação a janeiro deste ano, segundo dados do SimilarWeb.
 

Entre os veículos bolsonaristas, só perde para o Jornal da Cidade online, com 16,2 milhões de visitas em julho, e fica à frente do Conexão Política (1,6 milhão), Brasil sem Medo (730 mil) e Renova Mídia (479.469).
 

Mas o Terra Brasil é campeão disparado em compartilhamentos em grupos de Telegram e de WhatsApp, segundo o NetLab, que monitora 149 grupos públicos de viés bolsonarista e de extrema direita no WhatsApp (20.970 usuários) e 1.074 grupos e canais do Telegram de vários perfis ideológicos, em um total de 9,4 milhões de usuários.
 

Esses sites hiperpartidários, que costumam veicular conteúdo favorável a Bolsonaro e ataques à oposição, cumprem um papel importante na estratégia de comunicação do governo.
 

Segundo Marie Santini, professora da Escola de Comunicação da UFRJ e coordenadora do NetLab, esses sites são usados para respaldar teses e fornecer insumos para alimentar narrativas bolsonaristas.
 

“Os links desses sites são usados para corroborar argumentos da direita e extrema direita, com gráficos e números”, diz Santini. “Eles parecem sites noticiosos profissionais, imitam sites jornalísticos.”
 

O Terra Brasil já foi prestigiado pelo próprio Bolsonaro e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho.
 

“Olá Júnior Melo, do blog Terra Brasil, está aqui do meu lado, nosso ministro, Rogério Marinho, eu queria te mandar um abraço, agradecer a maneira como você divulga as matérias do governo e as outras também que interessam a todo o Brasil, você sempre tem isenção, coisa que realmente é louvável”, disse Bolsonaro em vídeo ao lado de Marinho.
 

“É isso aí, um abraço Júnior, continue sendo essa pessoa maravilhosa, e esse blog fantástico, com esse alcance aí, a partir de Mossoró, teve quase 9 milhões [na verdade, eram 6,3 milhões em abril, e 12,9 milhões em julho] de acessos no Brasil pela credibilidade das notícias”, disse o presidente.
 

Pouco antes da votação da PEC do voto impresso, em 10 de agosto, o Terra Brasil veiculava a manchete “URGENTE: CENÁRIO DA PEC DO VOTO IMPRESSO MUDOU E PODE SER APROVADA: Muitas adesões”. Embora por margem inferior à esperada pela oposição, a proposta foi derrotada porque teve 229 votos favoráveis, menos do que os 308 necessários.
 

Além de conteúdo sobre realizações do governo e críticas a políticos de esquerda, o site também veicula textos sobre supostas curas para a Covid que não têm comprovação científica, como ivermectina, e teorias da conspiração.
 

“Ivermectina: tratamento barato para Covid demonstrou ser altamente eficaz em um novo estudo revisado por pares” e “Bomba: documentos mostram coronavírus sendo testado (sic) como arma biológica 5 anos antes da pandemia por chineses” foram algumas das manchetes.
 

Por causa de conteúdo considerado desinformativo por agências de checagem, as publicações do Terra Brasil no Facebook e Instagram tiveram seu alcance reduzido pela plataforma.
 

Mas o número de acessos no site e, consequentemente, de anúncios direcionados pelo Google Adsense, continua a crescer, além dos compartilhamentos por WhatsApp e Telegram.
 

“Chegamos a ter 1 milhão de acessos em um único dia, em junho do ano passado...era algo sobre ivermectina”, conta o editor-chefe do site, o advogado Agacy Vieira de Melo Júnior, conhecido como Júnior.
 

Júnior toca o Terra Brasil ao lado da mulher, Micarla Rocha da Silva Melo, que registrou o CNPJ da empresa em 20 de maio de 2020. Ela recebeu, desde 2020, R$ 3.600 em auxílio emergencial, e devolveu R$ 600, segundo informações do governo.
 

“Nós somos entusiastas do conservadorismo e do presidente Bolsonaro, e sentíamos que a imprensa filtrava muito, não deixava passar o que a gente queria saber”, disse Junior à reportagem.
 

“Nós praticamente não criamos, nós só reproduzimos [reportagens]...Por exemplo, pego um título ‘Daniel Silveira foi preso novamente’ – aí eu coloco uma pitada de irreverência...faço uma chamada... Eu pego a notícia, dou uma pesquisada, e reescrevo com viés conservador”, diz o advogado.
 

Indagado de onde tira as notícias, o advogado afirma: “Da CNN, Gazeta do Brasil, Pleno News, Crítica Nacional, Gazeta do Povo”.
 

Segundo ele, as “matérias” são feitas “dentro do carro, no celular, deitado na rede, às vezes escrevo errado e depois ajeito”. Ele informa ter perdido em primeira instância um processo movido pela atual governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), por um conteúdo publicado no site.
 

Junior diz participar de mais de 200 grupos de WhatsApp e Telegram, onde compartilha os conteúdos. Segundo ele, seu conteúdo já foi compartilhado por políticos como o deputado General Girão (PSL-RN) e a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). “O Sikêra Junior, quando republica a gente, é uma maravilha...”
 

O advogado conta que já foi convidado para eventos com os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria, das Comunicações, mas diz que não recebe nenhuma ajuda financeira do governo. Só conheceu Bolsonaro pessoalmente há poucas semanas, quando tirou foto ao lado do presidente em um evento no Estado.
 

Segundo Agacy Júnior, o site se sustenta por meio de anúncios direcionados pelo Google Adsense e por assinaturas, que custam R$ 9,99.
 

“Teve um mês que conseguimos ganhar R$ 12 mil, mas, geralmente, fica na faixa de R$ 6.000”, diz. Além disso, ele afirma ter 250 assinantes e receber muitas doações. “Mas eu vivo da advocacia.”
 

Júnior afirma que seu apartamento é financiado pelo Minha Casa Minha Vida e que a esposa recebeu auxílio emergencial porque, no começo da pandemia, os dois pararam de ganhar dinheiro.
 

No site, eles se apresentam dizendo que o site “começou como um hobby, que foi crescendo e nos tornamos, hoje, um dos maiores meios de informação do Brasil.”
 

E acrescenta: “Notícias sempre checadas, feitas com cuidado, seriedade e carinho para manter nossos leitores sempre bem-informados com notícias atualizadas diariamente.”
 

Segundo Santini, esses sites hiperpartidários estão crescendo, financiados por anúncios via Google e a chamada mídia programática e disseminados por aplicativos de mensagens, ainda que algumas plataformas venham restringindo o alcance de publicações consideradas desinformativas.

Fonte: Folhapress

 

Ação contra contrabando cumpre mandados em Guanambi e Luís Eduardo Magalhães
Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias

Uma operação cumpre na manhã desta terça-feira (17) mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Guanambi, no Sudoeste, e em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste. Denominada de Tabapy, a operação investiga uma associação criminosa que atua na importação, transporte e distribuição de cigarros oriundos do Paraguai.

 

Dos cinco mandados de prisão preventiva, quatro são cumpridos em Guanambi e um Luís Eduardo Magalhães. Em relação aos mandados de busca e apreensão, a ação cumpre a medida em 17 imóveis de Guanambi e um em Luís Eduardo Magalhães.

 

A operação também bloqueou uma soma de R$ 42,17 milhões dos investigados. Atuam no cumprimento dos mandados equipes do Ministério Público Federal na Bahia e da Polícia Federal também no estado. 

 

Fonte: Bahia Notícias
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) completa 126 anos nesta segunda-feira (16) com muito a comemorar

Mesmo durante a maior crise sanitária do pais, a pandemia da Covid-19, o agronegócio foi o único que cresceu. De acordo com dados da Superintendência de Estudos Econômicos – SEI, o produto interno bruto – PIB do agronegócio teve crescimento de 4% no primeiro trimestre de 2021. Sem falar na participação do setor na economia baiana que compreende cerca de 25%. Ou seja, um quarto de todas as riquezas geradas no Estado vem do agro. O que só confirma a importância do segmento para a manutenção e expansão da economia da Bahia. Assim como para garantir a empregabilidade, já que 1/3 da população economicamente ativa está vinculada à atividade rural. 

“A soja e o algodão, produzidos no oeste baiano, por exemplo, continuam a se destacar nacionalmente e colocam em evidência a qualidade dos nossos produtos. Ainda segundo a SEI, a soja representa cerca de 65% da produção de grãos no Estado. Já o algodão, tem a Bahia como o segundo maior produtor nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso, além do produto ter sido classificado como premium, ou seja, projetando positivamente a imagem da Bahia no exterior”, ressaltou o titular da pasta da Seagri, João Carlos Oliveira, que acrescentou haver na Bahia outras cadeias produtivas em destaque. 

Um exemplo é a fruticultura, sendo Juazeiro o maior polo do Estado. Só para se ter ideia, apenas a produção de manga e uva da região, sem contar as outras culturas, responde por um faturamento anual em torno de R$ 2 bilhões e, deste valor, R$ 440 milhões são relativos aos frutos destinados à exportação. Inclusive, o quarto maior entreposto do país está instalado em Juazeiro - o Mercado do Produtor, que movimenta R$10 milhões e comercializa 100 milhões de quilos de produtos por dia. 

Outro destaque do agronegócio no Estado é o setor leiteiro que bateu recorde na série história, que se iniciou em 1997. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2021 a produção de leite na Bahia foi de 159,9 milhões de litros, representando aumento de 14,8% em relação ao mesmo período de 2020 (139,2 milhões de litros). Mas, diferente do observado na Bahia, no cenário nacional os números do primeiro trimestre de 2021 são menores do que os levantados no quarto semestre de 2020 (-3,5%).

Neste cenário positivo para a economia baiana, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura – Seagri, comandada pelo agrônomo João Carlos da Silva, desde junho deste ano, intensificou o apoio aos produtores com foco no crescimento do setor. Sendo assim, com o apoio das emendas parlamentares da bancada federal baiana, conseguiu o feito de entregar, até agora, 647 equipamentos agrícolas (tratores, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, caminhões pipa, entre outros) para consórcios, associações e prefeituras do Estado. Um total investido de mais de R$ 30 milhões de reais.

Fonte: Tribuna da Bahia

Fonte: UOL

A Bahia registrou 320 novos casos e 23 óbitos por covid-19, doença causada pelo coronavírus, nesta segunda-feira (16), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os dados desta segunda fizeram com que a Bahia atingisse 26.151 mortes e 1.209.749 casos desde o início da pandemia.

De acordo com a Sesab, 3.823 casos da doença são tidos como ativos. A secretaria indica ainda que 1.179.775 pessoas se recuperaram da doença no estado. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.471.448 casos descartados e 228.516 em investigação.

Fonte: BNEWS
Bahia registra queda na taxa de ocupação das UTIs para adultos com Covid-19
Foto: Paula Fróes / GOVBA

A Bahia registrou, nesta segunda-feira (16), queda na taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) reservadas para adultos com Covid-19. O percentual de leitos ocupados no estado caiu de 42% para 40% nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

 

 

Também houve queda no número de casos ativos do novo coronavírus na Bahia, com a diminuição de 4.229 para 3.823 contaminados. Salvador é o município com mais registros (454), seguida de Itabuna (204), Vitória da Conquista (159), Guanambi (138) e Barreiras (90).

 

Nas últimas 24 horas, o estado confirmou 320 novas contaminações pelo novo coronavírus e 23 mortes em decorrência da infecção. No total, a Bahia acumula, desde o início da pandemia, 1.209.749 casos confirmados da Covid-19 e 26.151 óbitos pela doença.

Fonte: Bahia Notícias
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em sede de organizada do Bahia
Foto: Ascom-PC / Haeckel Dias.

Em cumprimento da operação "Paz no Futebol", policiais da 3ª Delegacia de Homicídios prenderam um homem em flagrante e apreenderam cinco munições e oito frascos de lança perfume na sede da torcida organizada Bamor, maior grupo de torcedores do Bahia, localizada na Avenida Joana Angélica. 

 

De acordo com a Polícia Civil, as ações têm o objetivo de encontrar elementos que contribuam para a elucidação do homicídio de Luís Fernando Ribeiro Lacerda. O crime ocorreu em junho, no bairro de Nazaré, quando o integrante de uma torcida organizada rival foi atingido por disparos de arma de fogo. 

 

Segundo o delegado Oscar Vieira, da 3ª Delegacia de Homicídios, a rivalidade entre torcedores é a principal motivação do crime. “Estamos apurando informações e resultados de perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Com o resultado desta operação, teremos mais consistência nos desdobramento das investigações”, afirmou, disse.

Fonte: Bahia Notícias
Shoppings dizem que vendas superaram o patamar pré-pandemia pela primeira vez
Foto: Divulgação

Pela primeira vez desde o início da pandemia, os shoppings tiveram uma data comemorativa com resultado superior às vendas registradas antes da chegada do coronavírus no Brasil.
 

A Abrasce (associação dos shoppings) fechou o levantamento do Dia dos Pais deste ano com um total movimentado pelo setor em torno de R$ 3,8 bilhões, avanço de 8,3% em relação a 2019, sem considerar a inflação, segundo a entidade.
 

Na comparação com a data em 2020, a alta foi de 45,4%, superando a expectativa de 30% de crescimento.
 

O ticket médio das compras também subiu para R$ 193, ante R$ 172 em 2020, diz a entidade.
 

Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, o setor tem apresentado tendência de crescimento desde março, quando as medidas de restrição ao funcionamento dos shoppings começaram a diminuir.
 

A perspectiva é fechar 2021 com avanço de 58,3% no faturamento em relação ao ano passado.
 

Para Humai, o momento é de “otimismo com cautela” devido ao cenário ainda volátil na saúde, somado a questões como inflação, juros e queda de renda.

Fonte: Folhapress
Mototaxistas bloqueiam acesso a posto de gasolina em protesto contra aumento de preços
Foto: Matheus Caldas/Bahia Notícias

Um grupo de mototaxistas que atua na capital baiana realizou, na tarde desta segunda-feira (16), um protesto contra as seguidas altas no valor da gasolina. Em Salvador, o preço médio por litro é de R$ 6. Os trabalhadores permanecem concentrados em frente ao Posto Shell da Avenida Tancredo Neves, onde bloquearam o acesso de consumidores. A manifestação provoca lentidão no trânsito da região. 

 

Adilson Couto, presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais da Bahia (Asmop), classificou como “absurda” a situação enfrentada pela categoria em função do aumento do combustível. “Não adianta o governo federal dizer que a gasolina é dólar, desde quando a gente ganha em real e temos perdido valores absurdos. Hoje estamos trabalhando praticamente para colocar no posto e gastar na padaria”, enfatiza. 

 

O grupo promete mobilizar os 1.200 profissionais regulares registrados na capital para como forma de pressionar os donos de postos, para que façam chegar às distribuidoras o recado: “Esse absurdo não pode continuar. Gasolina a seis reais nós não vamos pagar”. 

 

Desde 2016 a Petrobras adotou um modelo de cálculo denominado PPI para definir o preço dos combustíveis, buscando uma paridade com o mercado internacional. A política tem por base, além dos custos como frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias, uma margem para remunerar riscos inerentes à operação, como, por exemplo, volatilidade da taxa de câmbio e dos preços sobre estadias em portos e lucro, além de tributo

Fonte: Bahia Notícias
Estudo da Fiocruz analisou óbitos entre menores de 18 anos em 2020

Uma em cada três mortes causadas pela covid-19 em menores de 18 anos no Brasil em 2020 vitimou bebês de menos de 1 ano de idade. A conclusão é de um estudo de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisaram 1.207 óbitos provocados pela doença entre menores de idade no ano passado, tendo como base os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil do Ministério da Saúde.

As mortes por covid-19 entre recém-nascidos (bebês com menos de 28 dias de vida) representaram 9% de todos os óbitos provocados pela doença entre crianças e adolescentes, enquanto bebês com idade entre 28 dias até menos de 1 ano responderam por 28% dessas mortes. 

A faixa etária de 1 ano concentrou 8% das mortes entre crianças e adolescentes e a de 2 anos, 5%. Com isso, as mortes de bebês de até 2 anos representaram cerca de 45% de todos os óbitos entre crianças e adolescentes por covid-19 no Brasil em 2020.

A pesquisa foi coordenada por Cristiano Boccolini, integrante do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz. Ele alerta que é mais comum que crianças e adolescentes tenham formas assintomáticas de covid-19, porém, eles não estão imunes a formas graves.

Boccolini ressalta que, para proteger as crianças, a vacinação de adultos deve ser acelerada, com prioridade para gestantes e lactantes. "Contudo, para conter a circulação do vírus e proteger nossas crianças, o uso de máscaras e o distanciamento social devem continuar, mesmo após a vacinação", afirma. 

O pesquisador recomenda que mães com covid-19 continuem a amamentar os filhos se ambos tiverem condições físicas para tal, já que os benefícios da amamentação superam em muito os riscos de contaminação. Para minimizar a chance de transmissão, é preciso reforçar os cuidados por meio do uso de máscaras PFF2 e N-95, além de higiene das mãos.

A Fiocruz reforça que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso universal de máscaras de proteção a partir dos 12 anos de idade. "Entre crianças menores, o uso deve ser supervisionado e avaliado caso a caso. Crianças com menos de 5 anos não devem ser obrigadas a usar máscaras", diz o texto.

Fonte: Agência Brasil
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |