Blog Santo Antônio
Notícias

A Justiça garantiu a uma mulher de Feira de Santana o direito a acompanhante durante todo o trabalho de parto, nascimento e pós-parto no Hospital Inácia Pinto dos Santos – também conhecido como Hospital da Mulher. A decisão, proferida no dia 15 de julho deste ano, abre um precedente judicial positivo para as gestantes de Feira de Santana.

A mulher, no entanto, deu à luz antes da sentença e também da data prevista (inicialmente em 17 de julho). Apesar de não beneficiar a mulher diretamente, é a primeira decisão na cidade neste sentido, conforme explica a defensora pública Júlia Baranski. “Embora essa decisão não venha a beneficiar a assistida, essa decisão é a primeira proferida pelos juízes de Feira de Santana. Inclusive, já existem outras demandas parecidas com essa que podem vir ser julgadas da mesma maneira, ao menos liminarmente, considerando que já houve um precedente proferido por um dos juízes da Fazenda Pública do município”, afirmou a defensora.

Diagnosticada com esclerose e alteração dos ossos do cotovelo direito que limita a realização de movimentos, Flavia buscou a Defensoria da Bahia por considerar ilegal e irrazoável a recusa do direito a acompanhante, motivo que a fez recorrer ao Judiciário. Atuante no caso da assistida, Júlia Baranski relembrou que esta não foi a única vez em que o Hospital da Mulher de Feira de Santana realizou tal impedimento, o que se configura como uma violação de direitos da mulher. 

A Defensoria já até recomendou à unidade hospitalar que assegure o direito a acompanhante de gestantes no período de trabalho de parto, parto e pós-parto. Mas a recomendação não foi acatada. Na decisão, a Justiça assevera que o direito à saúde é garantia assegurada pela Constituição Federal aos cidadãos, sendo obrigação do Estado provê-la. Também pontuou que, por tratar-se de uma pessoa com deficiência às vésperas de ser submetida aos procedimentos de parto a situação requer maior atenção.

“Reveste-se de urgência a preservação da saúde e vida, não somente da requerente, mas também do nascituro, sendo que em tais circunstâncias, negar a presença de acompanhante, evidentemente, coloca em riscos reais e iminentes à vida e saúde de ambos os protagonistas, configurando-se, na hipótese dos autos, indubitavelmente, o risco de dano reverso”, diz trecho da decisão. A sentença também previu que o município e a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, gestora do hospital, fossem obrigadas a cumprir a determinação sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.

Fonte: Bahia Notícias

No final da noite de ontem, quarta-feira, 4, por volta das 23h, Policiais Militares do PETO da 86ª CIPM prenderam um homem de 22 anos e uma mulher de 23 anos com entorpecentes no bairro Progresso, em Formosa do Rio Preto.

A ação aconteceu após um indivíduo dispensar um papelote contendo à cocaína ao perceber a aproximação da viatura.

Ao ser abordado, o sujeito relatou ter comprado a droga de uma mulher. Ao averiguar o endereço informado, foi encontrado num terreno baldio vizinho à residência da suspeita duas sacolas contendo 22 papelotes, dois tabletes pequenos prensados, três tabletes grandes prensados de maconha, além de 13 papelotes pequenos e um papelote médio de cocaína.

A mulher foi identificada e ao ser interpelada sobre as duas sacolas com as drogas afirmou que pertencia ao seu marido, o qual encontra-se preso por tráfico de drogas e teria dispensado as sacolas no terreno com medo de ser presa. O casal recebeu voz de prisão.

Os suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes, juntamente com todo o material apreendido. A ocorrência foi entregue à Polícia Civil, sendo que ao homem foi lavrado um TCO por porte de entorpecentes, e liberado. Já a mulher foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante por tráfico de drogas.

Fonte: Com informações da 86ª CIPM

No final da tarde e início da noite de ontem, quarta-feira, 4, por volta das 18h, um jovem identificado por Erisvaldo Jesus de Souza, de 23 anos, natural de Araci/BA, morreu vítima de afogamento nas águas do Rio de Janeiro, no povoado da Muriçoca, na zona rural de Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com informações, Erisvaldo foi tomar banho com alguns colegas de trabalho e acabou se afogando. Como já estava escuro, os colegas não conseguiram salva-lo a tempo.

Uma equipe do SAMU ainda foi ao local, mas só pôde atestar o óbito. O corpo de Erisvaldo foi removido para o IML de Barreiras.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
O treinamento teve o apoio de uma equipe da Médicos Sem Fronteiras

Ontem, quarta-feira (4) uma equipe da Médicos Sem Fronteiras (MSF) realizou um treinamento com a temática: Manejo Clínico da Equipe Multiprofissional no enfrentamento da Covid-19, ministrada para os agentes comunitários de saúde de Barreiras. O treinamento que aconteceu em dois locais, no auditório da Secretaria de Educação, Vila Rica, e no espaço Javan, no Centro, contou com a presença da subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e da coordenadora da Atenção Básica, Zaíra Vidal.

“Uma equipe da Médicos Sem Fronteiras está atuando nas cidades circunvizinhas e achamos importante acolher essa equipe no nosso município para aproveitar essa bagagem de experiência e compartilhar com nossas equipes de saúde. Hoje a equipe escolhida foi os agentes comunitários do nosso município, uma vez que é considerado o elo principal com a população. Essa orientação transmitida pela MSF contribuirá ainda mais no combate da Covid-19”, destacou Jamile Rodrigues, subsecretária de saúde.

A equipe da MSF no estado da Bahia é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem e promotores de saúde. Os profissionais estão atuando em diferentes municípios da Bahia desde Junho, e realizaram uma visita de cortesia a Barreiras com objetivo de conhecer também as estratégias do município no combate ao novo coronavírus.

A organização humanitária internacional é voltada para o paciente, atua de maneira independente e imparcial sem vínculo político-partidário. De acordo com a médica Laís Monteiro Vazami, a ação de hoje foi voltada para os profissionais de saúde que de certa forma trabalham na linha de frente, para que se sintam preparados para possíveis oscilações da pandemia.

“A saúde não se faz sozinha, se faz em parceria. Diante da imprevisibilidade acerca da pandemia, os profissionais devem estar preparados para lidar com essas informações rápidas e básicas a respeito do coronavírus e ainda, como reagir com aumento de números de casos ou até mesmo com a diminuição de novos casos. É um treinamento básico para esse enfrentamento no dia a dia”, pontuou.

No segundo momento, previsto para acontecer na próxima segunda-feira (9), o treinamento será voltado para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais integrantes da equipe multiprofissional da saúde de Barreiras.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio
Governo da Bahia publica nomeação de professores e coordenadores pedagógicos
Foto: Camila Souza/Arquivo GOVBA

Após o governador Rui Costa anunciar na última terça-feira (3), a nomeação de 312 novos servidores da Educação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (5). Serão 277 professores e 35 coordenadores pedagógicos que foram convocados no dia 16 de junho de 2021.

 

Segundo o governador, a posse acontece em até 30 dias, e até setembro, os professores e coordenadores pedagógicos deverão assumir as suas funções nas escolas. Com este quantitativo, o certame totalizará 2.630 docentes e 652 coordenadores nomeados.

 

As informações sobre documentação e prazos estão no portal da educação. Na semana passada, a Secretaria da Educação do Estado convocou 214 professores da educação profissional e tecnológica do estado, aprovados também na seleção Reda.

 

Os nomeados vão atuar em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. São docentes das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Filosofia, História, Inglês, Português, Matemática, Sociologia, Arte e Educação física.

 

Os 277 professores e 35 coordenadores precisam comparecer à sede da Secretaria da Educação ou no Núcleo Territorial de Ensino (NTE), de acordo com o local onde vão atuar, no prazo máximo de 30 dias.

Fonte: Bahia Notícias
Tóquio-2020: Bia e Hebert vencem semifinais e vão à luta pelo ouro no boxe
Fotos: Wander Roberto e Julio Guimarães / COB

A Bahia segue muito bem representada no boxe. Bia Ferreira e Hebert Conceição podem provar isso. Na madrugada desta quinta-feira (5), os dois venceram as suas semifinais e vão lutar pelo ouro nos jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

 

Pela categoria peso leve (até 60kg), Bia derrotou a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos juízes. Na grande final, ela irá encontrar a irlandesa Kellie Anne Harrington às 2h do próximo domingo (8).

 

"Eu quero (a medalha) dourada, vou brigar até o fim. Vamos adiante, vamos subir no pódio, ficar no lugar mais alto e ouvir o nosso hino. Vai ser difícil tirar ela de mim. Treinei o tempo todo pra isso", disse a atleta.

 

Já Hebert, que estava na categoria do peso médio masculino (até 75kg), ganhou do russo Gleb Bakshi por decisão dividida (4x1). A briga pelo ouro será contra o ucraniano Oleksandr Khyzniak às 2h45 do próximo sábado (7).

 

"Estou muito feliz com minha classificação pra final, com meu desempenho. É pouco tempo pra poder pensar e descansar. É só tirar o peso, aproveitar um pouquinho com a família, com os amigos, responder algumas mensagens, mas voltar logo para o foco, porque o ouro nunca esteve tão próximo, e agora é hora de abraçar essa oportunidade, fazer meu máximo, deixar toda minha energia dentro do ringue para poder buscar mais uma medalha de ouro para o Brasil", celebrou.

 

Até o momento, o Time Brasil tem 16 medalhas no Japão. São quatro ouros, quatro pratas e oito bronzes

Fonte: Bahia Notícias
Brasil perde para russos no vôlei e não vai à final das Olimpíadas pela 1ª vez desde 2000
Foto: Wander Roberto / COB

Uma das favoritas ao ouro em Tóquio, a seleção brasileira de vôlei masculino não conseguiu mais uma vez superar os russos, perdeu na semifinal, por 3 sets a 1 (, e ficou fora da disputa pelo ouro pela primeira vez desde Sidney-2000.
 

O time do técnico Renan Dal Zotto fracassou diante da seleção do Comitê Olímpico da Rússia, que já havia batido os brasileiros na fase de grupos por 3 a 0 -mesmo placar na Liga das Nações, em junho, na Itália.
 

O terceiro set foi crucial para o emocional dos atletas de Renan. O Brasil chegou a abrir 20 a 12, mas deixou os adversários, eficientes no bloqueio e no saque, virarem e chegarem com o confiança no quarto e último set na Ariake Arena, que contou com a presença de integrantes a delegação brasileira, entre eles Ana Marcela, medalha de ouro na maratona aquática.
 

Agora, o Brasil vai disputar o bronze contra França ou Argentina, que jogam na noite desta quinta-feira.
 

A queda na semifinal em Tóquio tirou a seleção brasileira do que poderia ser sua quinta final consecutiva. Nas quatro edições anteriores, a seleção levou o ouro no Rio, em 2016, e em Atenas-2004. Ficou com a prata em Londres-2012 e Pequim-2008. O ouro veio em Barcelona-1992, oito anos depois da prata em Los Angeles-1984, que tinha Renan em quadra.
 

Campeão da Copa do Mundo de 2019, a seleção brasileira vinha sendo apontada como uma das principais equipes na briga por medalha em Tóquio. No entanto, a equipe não conseguiu se sobressair ante ao estilo de jogo dos russos, que são bem eficientes no bloqueio e apresentam consistência no saque.
 

Depois de passar pelo Japão na semifinal, o técnico Renan Dal Zotto disse que era o momento de tirar o estudo para encontrar uma alternativa de pará-los na semifinal.
 

Para dinamitar a muralha russa, a seleção precisaria contar com o passe do levantador Bruninho e finalizações certeiras dos ponteiros Leal e Lucarelli e do oposto Wallace.
 

Assim que acabou o confronto contra o Japão pelas quartas de final, Renan disse que era o momento de tirar o estudo da gaveta para conseguir vencer os russos. A seleção fez um primeiro set quase impecável tanto na defesa quanto no ataque.
 

Diante do poderoso bloqueio russo, os brasileiros foram felizes na cobertura dos atacantes, e fecharam o primeiro set por 25 a 18.
 

Na segunda parcial, porém, os brasileiros cometeram erros no. No último ponto, o ponteiro Kliuka encheu o braço, e o líbero Thales não conseguiu chegar na bola. Thales e Leal bateram boca em quadra, e Bruninho pediu calma.
 

O tempo fechou de vez para o Brasil a partir do terceiro set. O time controlava a partida, chegou a abrir 20 a 12, mas tomou uma virada de 26 a 25. Os atletas não conseguiam esconder o abatimento, assim como o técnico Renan.
 

A última vez que o Brasil caiu na semifinal foi nos Jogos de Seul-1988, contra a Argentina. Na campanha do título em 2016, a seleção passou pelos russos na semifinal, uma espécie de revanche após os brasileiros perderem o ouro para os europeus em Londres.
 

Apesar da possibilidade do bronze, o elenco da seleção deixou Ariake Arena em clima de luto. Havia grande expectativa de brigar pelo título olímpico depois de um ciclo com bons resultados, entre eles a Copa do Mundo de 2019.
 

O time se reencontrou neste ano, após a pandemia de Covid-19 cancelar a temporada de 2020. Conquistou a Liga das Nações, em junho, em Rimini, na Itália. Competição na qual a equipe verde-amarela também levantou a taça e foi comandada pelo auxiliar Carlos Schwanke.
 

O técnico Renan Dal Zotto, que contraiu o coronavírus em abril, só voltou a comandar a seleção em julho deste ano, a poucas semanas da estreia do Brasil contra a Tunísia.
 

Após 36 dias internado com quadro grave de coronavírus, ele cumpriu uma rotina rigorosa de recuperação física, com até três sessões diárias de fisioterapia, para conseguir chegar e trabalhar em Tóquio.
 

Renan, presente em três Olimpíadas como jogador, assumiu a seleção em janeiro de 2017 no lugar de Bernadinho e sob desconfiança: não conduzia uma equipe à beira da quadra há quase dez anos.
 

Substituir Bernardinho é uma tarefa das mais complicadas. No cargo por 16 anos, o treinador conduziu o Brasil a dois ouros (Atenas-2004 e Rio-2016) e duas pratas (Pequim-2008 e Londres-2012).
 

O Brasil alternou altos e baixos momentos ao longo da competição na capital japonesa. Dos cinco confrontos na primeira fase, perdeu somente para Rússia por 3 sets a 0 e demonstrou dificuldades de superar a marcação e o bloqueio dos europeus. Teve boa vitória contra os Estados Unidos, mas por pouco não foi derrotado pela Argentina e a França.

Fonte: Folhapress

A PRF flagrou um caminhão transportando onze romeiros em um “Pau de Arara”, na tarde desta quarta-feira (4), na BR-242, próximo a Ibotirama.

A situação aconteceu à altura do km 593, em Muquém do São Francisco. O veículo tentava retomar a viagem, logo após um conserto, quando foi descoberto pelos policiais.

Romeiros foram encaminhados à rodoviária para fazer o transbordo.

Segundo informações, os romeiros saíram de Corrente (PI) e seguiam para Bom Jesus da Lapa, onde pagariam uma promessa. Crianças estavam entre os passageiros.

Diante da irregularidade, os agentes da PRF acompanharam o Pau de Arara até o terminal rodoviário de Ibotirama e orientaram o transbordo dos passageiros.  O motorista receberá multa pela infração, conforme a legislação de trânsito.

Fonte: GAZETA 5 - Parceiro do Blog do Sigi Vilares em Ibotirama

Fonte: Grupo Santo Antonio

Continua hoje quinta-feira 5, com a vacinação para a segunda dose da Coronavac e Oxford. A imunização acontece no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI,  das 8h às 16h.

Fonte: Da Redação do Blog do Sigi Vilares

Na tarde desta quarta-feira, 4, por volta das 15h10, policiais da CIPE/Cerrado e do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 85ª CIPM realizavam uma operação conjunta preventiva no Bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, quando visualizaram um indivíduo com características físicas semelhantes às de um traficante perigoso que atua na cidade.

As guarnições então decidiram abordá-lo, porém o mesmo não atendeu a ordem legal policial e fugiu para o interior de imóvel, ao passo que foi acompanhado pelos policiais. Nesse momento o infrator efetuou disparos contra as guarnições, que revidaram atingindo-o. Foi prestado o imediato socorro ao alvejado, que após entrada e atendimento na UPA de LEM foi declarado morto.

No local do confronto foram feitas várias apreensões, dentre elas, uma arma de fogo usada pelo resistente, além de vasta quantidade de drogas. Todo o material foi  apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública de LEM. Ninguém foi preso.

Fonte: CIPE/Cerrado. A CIAC nos une, o CERRADO é nosso!🌵🦅

Ontem, por volta das 13h30, policiais da CIPE/Cerrado realizavam o patrulhamento no bairro Florais Léia, quando visualizaram uma mulher que havia fugido de uma abordagem no bairro Santa Cruz, tendo deixado cair a sua cédula de identidade. Na ocasião, a guarnição apreendeu entorpecentes com uma dupla no local.

Diante da situação, a guarnição realizou a abordagem na mulher de 24 anos e encontrou uma quantidade de drogas, além do dinheiro oriundo da movimentação do tráfico de drogas.

A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida ao Distrito Integrado de Segurança Pública de LEM, onde foi autuada por tráfico de drogas.

Fonte: CIPE/Cerrado. A CIAC nos une, o CERRADO é nosso!🌵🦅

Nesta quarta-feira, 4, um caminhão carregado de soja tombou na BR 242, próximo Da localidade de Beira Rio, após Ibotirama.



O motorista perdeu o controle do veículo para evitar uma colisão frontal, vindo a tombar as margens da rodovia. O motorista nada sofreu.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Comitiva de Jake Sullivan desembarca no Brasil na próxima quinta-feira (5). Esta será a primeira vez que um representante do governo de Joe Biden se encontrará com o presidente Jair Bolsonaro.


Conselheiro de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em foto de arquivo — Foto: Leah Millis/Reuters

 

Conselheiro de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em foto de arquivo — Foto: Leah Millis/Reuters

 

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados UnidosJake Sullivan, chega ao Brasil na próxima quinta-feira (5) para uma visita à região com foco na Amazônia e mudanças climáticas. Esta é a 1ª vez que um representante do governo de Joe Biden vai se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro.

Além de encontro com o presidente brasileiro e com o governo brasileiro, Sullivan vai se encontrar com governadores da região da Amazônia para dar continuidade às conversas iniciadas pelo enviado especial do governo americano sobre o Clima, John Kerry, na semana passada.

Kerry coordenou uma conversa com o grupo dos governadores brasileiros da Região Norte para tratar de possíveis financiamentos americanos para programas estaduais voltados para combater o desmatamento ilegal.

Uma alta autoridade do governo americano disse em entrevista à TV Globo que os temas ambientais são uma prioridade para o presidente dos EUA na região, e que o Brasil é um "líder natural sobre o tema"

Fonte: G1

Fonte: Grupo Santo Antonio
Campo Formoso: Comerciante é preso por 'gato' de energia e paga fiança de R$ 30 mil
Foto: Divulgação / Coelba

Um comerciante de Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru, foi preso por furto de energia elétrica. O caso foi descoberto nesta terça-feira (3). O homem, que atua no ramo de cimento, foi liberado após pagar uma fiança de R$ 30 mil.

 

Conforme a Polícia, a ação ocorreu como parte de uma operação de combate a furto de energia cometido por grandes empresários e envolveu a 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (19ª Coorpin), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Segundo o G1, ainda não há estimativas dos valores roubados pelo empresário de Campo Formoso.

 

Em comunicado desta terça, a Coelba disse que recuperou nos seis primeiros meses do ano 157 milhões de kWh. O volume é o maior já registrado pela companhia para o período. Segundo a empresa, a energia furtada no período seria suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por um mês ou Feira de Santana, durante dois meses e meio.

 

A Coelba também informou que a energia recuperada no primeiro semestre deste ano é cerca de 40% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A empresa realizou, de janeiro a junho de 2021, foram realizadas 176 mil inspeções na Bahia, com a substituição de mais de 141 mil medidores obsoletos ou com defeito.

 

No mesmo período, a companhia identificou 55 mil irregularidades nas operações de combate ao furto de energia. Do total de energia, cerca de 79 milhões de kWh foram recuperados em fazendas e propriedades agrícolas e 27 milhões em residências.

Fonte: Bahia Notícias
Rui exonera Vilas-Boas e chef alvo de ofensa se pronuncia: 'Mundo mudou'
Foto: Paula Fróes/GOVBA

O pedido de exoneração do agora ex-secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi oficializado em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4). A decisão foi tomada após uma reunião com o governador Rui Costa, onde Vilas-Boas entregou uma carta com o pedido, aceito por Rui (leia mais aqui).

 

A saída se deu após o caso de ofensa contra a chef do restaurante Preta, Angeluci Figueiredo (reveja aqui).

 

Na carta, o médico agradeceu a confiança do governador que lhe fez o convite e que "me deu a oportunidade de contribuir para uma verdadeira revolução na saúde visando atender a quem mais precisa". Fábio também desculpou-se por episódios recentes envolvendo a empresária Angeluci Figueiredo.

 

Após ficar sabendo sobre o pedido de exoneração, Angeluci Figueiredo falou com o Alô Alô Bahia sobre o episódio. "No fundo, eu não queria isso, mas tenho minha consciência tranquila. Sempre o tratei bem, como um amigo que visita um outro em uma casa. Sempre o acolhi da melhor forma em todas as vezes que ele foi ao Preta", disse.

 

Ela também explicou o motivo de ter divulgado as mensagens. O mundo mudou, a gente tem que trabalhar a empatia e revelei o que aconteceu não mais por mim, mas por todas as mulheres que já foram de alguma forma assediadas e não tiveram chance de serem ouvidas", afirmou.

 

Depois do caso, Fábio foi alvo de muitas críticas, entre elas, de parlamentares e entidades, que repudiaram as ofensas do secretário da Saúde contra empresária (veja aqui). O então titular da Sesab chegou a ser flagrado por câmeras invadindo o estabelecimento (veja mais aqui). 

 

O governador Rui Costa realizou uma live na noite desta terça-feira (3), em suas redes sociais, o Papo Correria. O gestor estadual ignorou o tema e não falou sobre a saída de Vilas-Boas (veja aqui).

Fonte: Bahia Notícias
Luis Miranda diz à PF que Pazuello relatou ter sofrido pressão de Lira por repasse de verbas
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) disse, em depoimento à Polícia Federal, que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello lhe relatou ter sofrido pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para enviar recursos da pasta para regiões que desejava.
 

O depoimento, realizado na semana passada, foi divulgado pelo jornal O Globo e confirmado por Miranda à Folha.
 

No relato, Miranda contou que ouviu o desabafo de Pazuello durante um voo, poucos dias antes de ser exonerado da pasta. O general da ativa teria dito ter sofrido pressão grande do presidente da Câmara e que não sabia como resolver.
 

"Arthur Lira botou o dedo na minha cara e falou assim: 'Eu vou te tirar dessa cadeira' porque eu não quis liberar a grana para a listinha que ele me deu dos municípios e lugares que ele queria que recebesse", teria dito Pazuello a Miranda, segundo a versão do deputado.
 

A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) emitiu nota para negar pressão sobre Pazuello. Lira, também em nota, disse que o ex-ministro deveria ser questionado sobre o assunto.
 

Miranda disse ainda à PF que teria questionado Pazuello se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sabia que o então ministro teria sofrido esta abordagem. Segundo o deputado, Pazuello teria respondido que sim.
 

"Eu falei: 'Mas o presidente sabe disso?' [Suposta resposta:] 'Lógico que o presidente sabe, eu falei pro presidente'", afirmou o deputado em depoimento.
 

"Eu falei: 'Pazuello, você não tem noção do que você está falando para mim'. Aí, ele: 'Luis, eu não duro essa semana, eu tô fora, eles vão me tirar, o cara falou para me tirar'", prosseguiu Miranda no relato do suposto diálogo.
 

Surpreso com a resposta, o deputado perguntou se esta seria a referência que Pazuello teria feito sobre o "pixulé", em seu discurso de despedida do ministério. Na ocasião, ele ligou a saída do ministério a pedidos negados por "pixulé".
 

"Aí, eu falei: 'Ah, é isso. É então aquele desabafo que você fez do pixulé?' E ele falou: 'É, porra, aquela história que eu falei, do tal do pixulé", disse o deputado no depoimento ao relatar a conversa com o então ministro.
 

Em nota de sua assessoria de imprensa, Lira afirmou ainda que vai acionar Miranda no Conselho de Ética da Casa.
 

"A respeito das declarações dadas pelo deputado Luis Miranda, as mesmas devem ser respondidas pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. Sobre as demais informações propagadas, o deputado deverá responder no foro adequado, que é o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados", afirmou.
 

A Secom negou as afirmações feitas por Miranda à PF. "O secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Eduardo Pazuello, esclarece que não sofreu qualquer pressão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante sua gestão no Ministério da Saúde, para disponibilizar recursos da pasta em atendimento a demandas do parlamentar", disse o órgão.
 

Miranda disse à CPI que teria relatado a Bolsonaro suposta irregularidade na compra da vacina indiana Covaxin, que entrou na mira do colegiado. Seu irmão, Luis Ricardo Mirando, é servidor da Saúde e relatou pressão atípica ao MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal.
 

No dia 2 de julho, a Folha mostrou que Pazuello disse a aliados que sofreu pressão de Lira e do atual ministro da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos, para liberar dinheiro ao centrão. Ramos estava à frente da Secretaria de Governo.
 

A ofensiva sobre o ministério buscava o repasse de recursos que restavam no Orçamento no fim de 2020. A ideia seria contemplar acordos feitos entre a gestão Bolsonaro e o centrão.
 

A divergência foi exposta nas entrelinhas do discurso de despedida de Pazuello do ministério. Na ocasião, ele ligou a saída da pasta a pedidos negados por "pixulé".
 

"Chegou no final do ano uma carreata de gente pedindo dinheiro politicamente. O que fizemos? Distribuímos todo o recurso do ministério. Foi outra porrada, porque todos queriam um pixulé no final do ano", disse o general em 24 de março.
 

Segundo autoridades que acompanharam as discussões, um dos conflitos ocorreu quando a Saúde recebeu listas de estados e municípios que deveriam obter cerca de R$ 830 milhões em verbas de emendas do relator --ou seja, indicada pelo Congresso.
 

Assinados pelo relator do Orçamento daquele ano, o deputado Domingos Neto (PSD-CE), os ofícios foram elaborados com aval de Ramos, então ministro da Segov, segundo apurou a Folha com congressistas que acompanharam as discussões.
 

Aliados de Pazuello dizem que o Ministério da Saúde não seguiu o acordo político e aplicou a maior parte dos recursos dentro dos próprios programas.
 

Em plena disputa pelo comando da Câmara, a decisão da pasta incomodou Lira e Ramos. Ao deixar o ministério, Pazuello disse que ficou "jurado de morte" por se opor a acordos políticos.
 

"E aí começou a crise com liderança política que nós temos hoje, que mandou uma relação para a gente atender e nós não atendemos. E aí você está jurado de morte", afirmou Pazuello há três meses.
 

Quando da publicação da reportagem, Ramos e Pazuello não se manifestaram. Lira disse que só fez pressão sobre o ex-ministro da Saúde para a compra de vacinas.
 

"Quando assumi a presidência da Câmara dos Deputados, solicitei ao ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que trabalhasse pela ampliação da vacinação no Brasil, como única forma de retomarmos a vida normal. Da mesma forma, falei com o ministro Pazuello", disse Lira, por meio de sua assessoria.
 

Senadores da CPI da Covid pediram de Pazuello explicações sobre o seu discurso de despedida do ministério. O general modulou a fala e disse que não houve pedidos ilegítimos por verbas.
 

"No final do ano, é normal ter recursos não aplicados em projetos, programas. Chega final de ano, começa prefeitura, hospital [a fazer pedidos]... Não tem nada aí ilegítimo", disse. "Não havia ninguém recebendo nada", afirmou ainda o general à CPI.

Fonte: Folhapress
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |