Blog Santo Antônio
Notícias

Continua neste sábado (12), das 8h às 12h, no sistema Drive-Thru em Luís Eduardo Magalhães, a vacinação contra a Covid-19 de pessoas acima dos 55, profissionais da educação e pacientes com comorbidades maiores de 28 anos e lactantes a partir dos 36 anos.

A vacinação será escalonada, seguindo determinação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para evitar aglomeração.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM







No início da noite desta sexta-feira, 11, por volta das 18h, um homem foi morto a tiros na Rua João Pereira de Souza, no bairro Bandeirantes, em Barreiras.

Segundo informações, dois indivíduos encapuzados efetuaram vários tiros na direção de Paulo Antônio Ribas Grendene, de 62 anos, que estava no interior de um veículo Renault Sandero fazendo uma visita no bairro, já que ele morava no bairro Morada Nobre. O idoso morreu no local.

Nas proximidades existem câmeras de segurança que poderão ajudar a polícia a elucidar o crime.

Fonte: SigiVilares
Com estreia discreta na Netflix, ator baiano Genário Neto inicia incursão no cinema 
Foto: Divulgação

Conhecido por interpretar a personagem Meire, comadre de Mainha em “Na Rédea Curta” - série online que virou espetáculo teatral e sairá também em longa-metragem -, o ator baiano Genário Neto estreou discretamente no cinema na semana passada, no filme “Carnaval”. Original da Netflix, a produção conta ainda com outros dois artistas da terra, Jean Pedro e Rafael Medrado.

 

“Eu fui convidado a partir de outra artista aqui de Salvador, Alethea Novaes. Ela tem alguns contatos com produtores de elenco, viu esse perfil desse filme e me indicou”, contou o artista, que no mesmo dia preparou o material, enviou, e em pouco tempo recebeu a aprovação da equipe. “Trabalhar em cinema sempre foi muito um desejo meu”, revela o artista, que cursou o 28° curso livre de teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e já estrelou mais de 20 espetáculos teatrais da cena local.

 

As filmagens de “Carnaval” começaram no período da folia, em 2020, e, por ser um personagem secundário, Genário conseguiu concluir suas cenas antes das gravações serem paralisadas pela pandemia, quando faltavam quatro diárias para concluir o trabalho. A retomada para o elenco principal, no entanto, foi em setembro.

 

O longa narra a “saga” de Nina (Giovana Cordeiro), uma jovem influenciadora digital que, após ser traída pelo namorado e virar meme, viaja à capital baiana com três amigas, na tentativa de superar o término e a exposição negativa, além de se firmar como influencer. Em Salvador - na verdade parte das cenas se passam em Praia do Forte, que pertence ao município de Mata de São João -, ela se depara com Luana (Flávia Pavanelli), celebridade digital que acumula milhões de seguidores e é tida como inspiração pela protagonista.

 

É justamente ao lado de Luana que entra o baiano Genário Neto, que encarna o assistente da influenciadora. “Quando ela está em Salvador, ela tem uma assessoria de pessoas tratando de roupa, maquiagem, e eu sou esse assessor dela, que vou acompanhando nesse sentido”, conta o artista, que teria um papel importante no desfecho da história, mas a passagem não foi ao ar.

 

“Essa personagem Luana dá um depoimento bem polêmico relacionado a preconceitos, ela acaba sendo homofóbica, gordofóbica, machista, racista, tudo numa frase só. E tinha uma cena que meu personagem, que acabava se encaixando nesse perfil, rompia com ela e tal. Mas, enfim, eu acabo de ver o filme e essa cena foi cortada”, conta o ator baiano. “Acontece, eu fiquei com muita pena mesmo, mas no audiovisual acontece, porque o principal é o geral e o que tiver que se cortar vai ser cortado”, completa, sem esconder a decepção, mas ao mesmo tempo resignado.

 


Cena cortada do filme "Carnaval" | Foto:Divulgação

 

O fim de Luana no filme foi previsível e um tanto quanto piegas. Depois das falas inoportunas, veio o cancelamento e, rapidamente, a presunçosa influenciadora fica mais discreta e humilde, foge dos holofotes e apaga o perfil nas redes sociais.

 

“Se a cena não tivesse sido cortada, o final do personagem seria esse: a personagem de Flávia Pavanelli está no ofurô, o assessor está perto conversando sobre a carreira dela e ele rompe com ela, joga o celular dela longe e vai embora. Ele, teoricamente, abandonaria ela por sofrer todos os ataques que ela praticou. Mas não aconteceu, você é uma das poucas pessoas que sabe (risos)”, relata o ator.


NA RÉDEA CURTA


Genário no papel de Meire, ao lado de Mainha (Sulivã Bispo) | Foto: Florian Boccia


Se em “Carnaval” a performance de Genário foi apagada, por outro lado, ele está prestes a retornar às telas e brilhar no projeto cinematográfico do “Na Rédea Curta”, que também foi impactado pela crise sanitária.  

 

“As gravações começaram também em 2020, no início da pandemia. Na verdade, uma semana depois que eu terminei a Netflix, começou o ‘Na Rédea Curta’. Eu não cheguei a gravar, porque não era meu dia de gravação, mas teve cinco dias de gravação e tudo teve que parar novamente por conta da pandemia”, lembra o artista, que após dois adiamentos, prevê que a equipe volte ao set em agosto, caso a atual programação possa ser mantida. “Vamos esperar também, porque se precisar adiar vai adiar”, pontua.

 

Intérprete de Meire - comadre de Mainha (Sulivã Bispo) e madrinha de Júnior (Thiago Almasy) -, Genário Neto conta que suas cenas ainda não foram registradas e ocorrerão no Recôncavo baiano. “Minhas gravações vão ser todas em Cachoeira, porque o filme se passa lá e em Salvador. Já tive contato com roteiro, mas ainda não tive contato com o set e a produção do filme presencialmente, mas já começou a ser gravado”, revela o artista.

 

Além dos locais de filmagem, Genário confirmou que o filme seguirá tendo como foco a relação familiar de mãe e filho, mas revelou que os público pode esperar surpresas. “Coisas novas vão aparecer, inclusive coisas que as pessoas que acompanham estão sempre perguntando. ‘E essa pessoa? E esse parente, o que acontece?’. Então, vamos dizer assim, esse âmbito familiar mãe e filho vai aumentar pra trazer mais personagens pra essa família”, disse o ator, sem deixar escapar quem mais entrará na história, além dos já conhecidos Mainha, Júnior, Meire, Bisteca (Rodrigo Villa) e Keilane (Bárbara Portugal). “O filme lembra um pouco também a história do passado, tem essa coisa do passado. É o que eu posso dizer! (risos)”, deixa a pista, aguçando a curiosidade sobre a possível aparição física do pai de Júnior ou a revelação sobre o nome de Mainha.

 


Elenco de "Na Rédea Curta" | Foto: Florian Boccia

 

Além dos longas, Genário Neto tem mais dois projetos em audiovisual no horizonte: O espetáculo“Nau”, ainda sem data de estreia prevista, dentro da segunda edição do edital Fábrica de Musicais, da Fundação Gregório de Mattos; e “Via Láctea”, um curta-metragem dirigido pelo parceiro Thiago Almasy, previsto para sair este mês. “O curta trata um pouco da chegada da pandemia e atinge essas personalidades que são humanas e também não são. A protagonista é uma mulher preta, interpretada por Márcia Lima, e a gente faz uma reflexão sobre isso também, sobre os percalços que ela pode encarar”, explica o artista, que além de atuar, também assina o roteiro da obra.

 

Somado a isso, o ator também se prepara para voltar aos palcos em um possível trabalho na Europa. “No final de 2020 existiu um convite pra fora do país, porque eu já estudei e morei em Portugal e tenho esses contatos com umas pessoas. A gente namora muito esse projeto, ele foi aprovado mas precisou ser suspenso porque foi o momento em que chegou lá a segunda onda”, conta o baiano, sobre a criação de um espetáculo em conjunto com um grupo português. “Se acontecer e tudo der certo, provavelmente esse ano eu devo dar uma puladinha lá”, conta o artista, que segue na torcida pelo controle da pandemia para alçar novos voos.

Fonte: Bahia Notícias

Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) levaram kits de higiene pessoal para homens assistidos pelo projeto “Eu me importo com você”, na tarde desta sexta-feira (11), no povoado de São José do Rio Grande, distrito de Riachão das Neves.

As doações foram fruto de uma arrecadação voluntária da tropa, que soube das necessidades da casa de apoio e decidiu ajudar. Ao todo, vinte kits foram montados e beneficiará 17 inscritos no projeto.

O “Eu me importo com você” é tocado pelo voluntário Gerson Ferreira Martins e se destina à recuperação de pessoas que enfrentam problemas com o alcoolismo e outras dependências químicas.

De maneira voluntária, os assistidos passam a cumprir uma série de atividades propostas pela casa, até que estejam prontos para o retorno ao convívio social. Orações, alimentação, atividades recreativas e trabalhos para a manutenção do local fazem parte da rotina.

Fonte: 17º GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio
Fórum Forró de Raiz lamenta falta de apoio do Governo em projeto de São João
Foto: Reprodução / YouTube

Há quem diga que o "dois para lá, dois para cá" pode ser um caminhar característico do início do mês de junho no Nordeste.  O ato de arrastar os pés no chão ao som de um triângulo e uma zabumba já te diz qual é o gênero que está sendo tocado antes mesmo da palavra forró ser pronunciada por qualquer indivíduo que por aqui viva ou que conheça a cultura nordestina.


Mas o questionamento é sempre o mesmo durante o período de São João: o forró é um gênero sazonal? 


É possível que em alguns lugares do Brasil, e até mesmo aqui pelo Nordeste, só lembrem de 'roncar' o fole, ou tirar a poeira da sanfona, no momento em que o calendário vira de 31 de maio para 1º de junho. No entanto, o ritmo faz parte da vida de muita gente ao longo dos 12 meses do ano.


Ao Bahia Notícias, a coordenadora do Fórum Forró de Raiz da Bahia, Alessandra Gramacho, relatou sua preocupação quanto a lembrança momentânea dos forrozeiros, que vivem da arte desde sempre.


"Essa ideia de que o forró é um ritmo sazonal foi feita através das mídias. Não interessa ao empresariado fomentar essa música, já que eles não conseguem transformar essa música, esses artistas em um produto que eles possam colocar valores sobre shows e enriquecer através deles. O forró deseja estar nos espaços, nos grandes palcos e grandes festivais, mas você nunca vai conseguir, de um artista de forró autêntico, a descaracterização da cultura dele".


Porém se engana quem acredita que o esquecimento se restringe aos outros 11 meses de junho. A coordenadora do Fórum da Bahia lamentou a falta de assistência aos forrozeiros até mesmo durante o período junino por parte do Governo da Bahia.

Fonte: Bahia Notícias

Flagrante aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), na BR-116, trecho de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (11), após ser flagrado com 20,6 Kg de maconha escondidos dentro de um cilindro de gás do carro que dirigia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fez o flagrante no km 429 da BR-116, trecho de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

De acordo com a PRF, os agentes faziam a fiscalização e resolveram abordar o carro. Ao ser parado, o motorista ficou bastante nervoso, o que fez com que os policiais ficassem desconfiados.

Durante a revista no porta-malas, os policiais perceberam que o cilindro de gás, que deveria ser usado como combustível do veículo, não funcionava.

Ao notar a situação, os agentes notaram que o cilindro servia apenas como disfarce e resolveram desmontá-lo. Em seguida, encontraram diversos tabletes de maconha dentro do cilindro.

O homem preso foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana e irá responder pelo crime de tráfico de drogas.

Homem é preso na Bahia após polícia encontrar mais de 20 kg de maconha em cilindro de gás de carro — Foto: Divulgação/PRF

Fonte: G1 Bahia

A Superintendência de Trânsito de Luís Eduardo Magalhães concluiu na tarde desta quinta-feira (10), as sinalizações das ruas Castro Alves e Rui Barbosa, mudando o sentido de circulação, nas últimas quadras que dão acesso à Avenida Brasília.

"A Avenida Barreiras mudou o sentido de circulação em toda a sua extensão e as ruas Castro Alves e Rui Barbosa, apenas as quadras que dão acesso à Avenida Brasília", explicou o superintendente de Trânsito, Adê Cerrado. 

A Sutrans pede que os motoristas que utilizam diariamente essas vias, fiquem atentos às modificações viárias.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, atraves da Secretaria de Saúde vai realizar a vacinação contra o Covid-19, para pessoas acima dos 55, profissionais da educação maiores de 28 anos e pacientes com comorbidades, acima dos 28 anos de idade. Serão incluídas também, lactantes a partir dos 36 anos. 

A vacinação segue no sistema Drive-Thru, no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI, das 8h às 16h e aos sábados, das 8h às 12h.

A vacinação será escalonada, seguindo determinação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para evitar aglomeração.

O município recebeu um novo lote de AstraZeneca/Oxford, nesta quinta-feira (10), o que permitirá a aplicação
das doses.  

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

O município de Luís Eduardo Magalhães inicia na próxima sexta-feira (11), a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a partir dos 18 anos de idade, com a vacina da Pfizer.

Das 8h30 às 12h e das 14h às 16h, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, localizado na Rua Sergipe, nº 985, Mimoso 1.

O governo do Estado liberou 348 doses para a cidade. A imunização com a vacina da Pfizer foi liberada pelo Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para receber a vacina, será necessária a apresentação de um laudo médico, comprovando a comorbidade.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Começou nesta sexta-feira (11) a suspensão temporária do embarque de ônibus e caminhões no sistema ferry-boat de Salvador. A medida determinada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) visa ampliar o embarque de veículos convencionais e melhor atender os usuários regulares do sistema.

Com isso, ônibus e caminhões não podem fazer a travessia marítima das 5h das sextas-feiras até as 5h das terças-feiras, como também das 5h de vésperas de feriados até as 5h do dia posterior ao seu retorno.

Veículos pesados transportando alimentos e produtos perecíveis, como também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

O embarque desses veículos está suspenso em caráter emergencial até que seja normalizada a prestação dos serviços do transporte hidroviário, com o seu quadro de horário regular.

Suspensão:

 

  • Das 5h das sextas-feiras até as 5h das terças-feiras
  • Das 5h de vésperas de feriados até as 5h do dia posterior ao seu retorno

 

Tipos de veículos:

 

  • Ônibus, jamanta, caminhão simples, caminhão trucado e micro-ônibus
  • Travessia de ônibus e caminhões no sistema ferry-boat está suspensa temporariamente entre sextas e segundas — Foto: Ulgo Oliveira/Agerba
Fonte: G1 Bahia

Trabalhadores nascidos em agosto podem sacar auxílio emergencial nesta sexta

Os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em julho podem sacar, a partir desta sexta-feira (11), a segunda parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 29 de junho. A terceira parcela poderá ser sacada a partir de 27 de julho e a quarta, a partir de 27 de agosto.

 

Segundo a Agência Brasil, os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

 

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Fonte: Bahia Notícias

Os postos SAC de alguns municípios baianos alteraram o horário de atendimento ao público. Outros, tiveram as atividades temporariamente suspensas.

Os SACs dos municípios de Alagoinhas, no nordeste baiano, e de Barreiras, no oeste, ampliaram o horário de funcionamento. As unidades, que funcionavam de 7h às 13h, estão abertas até às 15h30, a partir de agora. Os postos atendem de segunda a sexta-feira.

A ampliação de duas horas e meia no expediente é para atendimento exclusivo de carteira de identidade e serviços do Detran.

O SAC de Alagoinhas fica situado no Laguna Shopping Alagoinhas, na rua Dantas Bião. Já o SAC Barreiras funciona na Avenida Barão do Rio Branco, na Vila Rica.

O SAC de Jequié, Centro-Sul baiano, teve o atendimento suspenso nesta quinta, 10, e sexta-feira, 11, para desinfecção. O funcionamento deve ser retomado a partir da segunda-feira, 14.

Fonte: G1 Bahia

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 90 (noventa) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 48 (quarenta e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 06 e 66 anos. E 42 (quarenta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 e 82 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 212 (duzentos doze) resultados, sendo que 100 (cem) testaram negativos e 112 (cento e doze) testaram positivos. Os 100 (cem) que testaram negativos trata-se de 59 (cinquenta e nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 03 e 90 anos. E 41 (quarenta e uma) pessoas do sexo masculino com idades entre 05 e 60 anos.

Já os 112 (cento e doze) casos que testaram positivos, trata-se de 65 (sessenta e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 05 e 72 anos. Destas, 46 (quarenta e seis) foram sintomáticas, 09 (nove) tiveram contato com caso confirmado e 10 (dez) preencheram requisitos para coleta. E 47 (quarenta e sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 06 e 73 anos. Destes, 31 (trinta e um) foram sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 13 (treze) preencheram requisitos para coleta.

Dos 112 (cento e doze) casos positivos, 91 (noventa e um) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 85 (setenta e três) dos 100 (cem) que testaram negativos, totalizando 176 (cento e setenta e seis) que não foram diminuídos 72 (setenta e dois) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 16.464 (dezesseis mil quatrocentos e sessenta e quatro) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 15.591 (quinze mil quinhentos e noventa e um) estão recuperados, 589 (quinhentos e oitenta e nove) estão em isolamento domiciliar, 14 (quatorze) pacientes estão internados e o município registra 270 (duzentos e setenta) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 126 (cento e vinte e seis).

Barreiras contabiliza hoje 41.891 (quarenta e um mil oitocentos e noventa e um) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 24.243 (vinte e quatro mil duzentos e quarenta e três) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 10 de junho de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Policiais Militares da PETO da 84ª CIPM, ao realizar rondas pelo bairro São Francisco em Barreiras, abordaram alguns indivíduos que estavam em atitude suspeita, dentre os quais estava G. V. L. J., 28 anos. Ao realizar buscas no sistema policial, foi constatado que existia um mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara Criminal de Barreiras.

Diante disso, o indivíduo foi conduziu e apresentado à autoridade policial para adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte: 84 CIPM

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Com o simples ato de separar materiais recicláveis do lixo, como papelão, plástico, metal e vidro, mais de 30 famílias garantem a sobrevivência em Luís Eduardo Magalhães, através da Coleta Seletiva Solidária.

“É o nosso sustento e graças a Deus a população do município tem colaborado com a gente. Dependendo da quantidade de material que entra, a produção vai bem no final do mês, contou o presidente da Associação”, Jailson Souza. Nilmara Santos e Francisco Soares também fazem parte da Reciclalem.

Existe um contrato de Prestação de Serviços celebrado entre o município de Luís Eduardo Magalhães, a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária e a Associação Reciclalem. O lucro que eles retiram do material reciclável que é coletado e vendido, é a renda mensal dos trabalhadores.

“A gente pede que a população separe o seu material reciclável e se atente ao dia da Coleta Seletiva porta a porta”, ressaltou a engenheira ambiental e Sanitarista da Secretaria de Meio ambiente, Natália Oliveira.

E um detalhe importante: “Para descartar o vidro, a gente pede que a comunidade coloque numa sacolinha separada ou numa caixa, que anote que é um material de vidro, perfurocortante, para que a Associação fique resguardada em relação a sua saúde”, concluiu

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

Bahia deve receber lote com mais 180 mil doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Janssen — Foto: Janssen/ Divulgação

Bahia deve receber lote com mais 180 mil doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Janssen — Foto: Janssen/ Divulgação

A Bahia deve receber uma remessa com 180.600 doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quinta-feira (10). A previsão é que os imunizantes cheguem ao estado na próxima semana.

Sobre o envio, o Ministério da Saúde informou que aguarda a chegada do imunizante, mas que já está em processo de planejamento de como a distribuição será feita. A pasta disse ainda que não confirma o quantitativo que a Bahia vai receber. Ainda não há data para os imunizantes cheguem ao estado.

De acordo com a Sesab, 50% do quantitativo será enviado para Salvador e a outra metade será distribuída proporcionalmente para 13 municípios da região metropolitana da capital, além de Santo Amaro, Conde e Saubara. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios.

Segundo a Sesab, a distribuição foi acordada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e a Bahia, realizada nesta quinta.

A coordenadora de imunização da Bahia, Vânia Rebouças, esclarece que nas próximas remessas haverá um ajuste para que as vacinas continuem sendo distribuídas de forma proporcional. Ou seja, serão descontadas as próximas remessas de vacinas nas cidades que vão receber o imunizante da Janssen.

Vânia Rebouças explica também que a decisão tomada na reunião da CIB levou em conta o curto prazo de validade da remessa que será enviada para os estados. “Os munícipios assumiram o compromisso de fazer uso de 100% das doses recebidas em um curto prazo, que é inferior a 15 dias”, aponta.

Ainda segundo Vânia, o imunizante não será aplicado em gestantes puérperas. A vacina será aplicada em dose única, e pode ser armazenada em geladeiras comuns de 2°C a 8°C. Após aberto, o frasco tem validade de 6h. Ainda de acordo com a Sesab, o lote que a Bahia vai receber tem prazo de validade até o dia 27 de junho.

Fonte: G1 Bahia

O município de Bonito foi o que mais vacinou sua população em toda a Bahia, segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas. Ele aponta que, de acordo com dados colhidos pela pasta até quarta-feira (9), 83% das pessoas, considerando o público-alvo habilitado para vacinação, já receberam a primeira dose na cidade.

Em seguida, vem os municípios de Maetinga, com 74% da população vacinada em primeira dose, e Filadélfia, com 67%. O "top 10" é composto ainda por Senhor do Bonfim (65%), Jussiape (64%), Ibititá (63%), Piatã (61%), Mulungu do Morro (60%), América Dourada (59%) e Coaraci (58%).

Quanto à aplicação da segunda dose, Maetinga é a cidade com a maior parcela da população vacinada: 40%. Na sequência, aparecem Banzaê e Jussiape, ambas com 30% do público-alvo com esquema vacinal completo. Os demais municípios no ranking são Pau Brasil (28%), Rodelas (27%), Itaju do Colônia (26%), Coaraci (25%), Boa Nova (23%), Santa Cruz Cabrália (23%) e Guajeru (22%).

No total, os dados Sesab indicam 3.813.754 primeiras doses e 1.585.252 segundas doses já aplicadas em todo o estado. Desse total, mais de 1,2 milhão foi aplicada em Salvador. Os dados da capital são atualizados em tempo real no vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Acsom Sesab
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |