Blog Santo Antônio
Notícias

Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes Foto: STF/SCO/Dorivan Marinho

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez questão de afirmar que a anulação das provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obtidas pela Operação Lava Jato não significam uma “absolvição” do petista. Segundo o ministro, trata-se de uma “correção” de questões “meramente processuais” e não do mérito do processo. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez questão de afirmar que a anulação das provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obtidas pela Operação Lava Jato não significam uma “absolvição” do petista. Segundo o ministro, trata-se de uma “correção” de questões “meramente processuais” e não do mérito do processo.

Em entrevista ao jornal o Estado de S. Paulo, Gilmar Mendes explicou seu voto – um dos mais contundentes contra a atuação da força-tarefa da Lava Jato.

– O que o tribunal está mandando é para o juiz competente processar e julgar as denúncias. É isso. Não foi uma absolvição. Claro que cancela as condenações, mas manda que o juiz competente prossiga no seu julgamento – defendeu.

Ainda segundo Gilmar, “a suspeição de Moro” é um caso resolvido e não haverá nenhum “reviravolta” na decisão do STF.

– Essa questão está resolvida. Porque, de fato, nós julgamos o habeas corpus (da suspeição de Moro na Segunda Turma). Nós temos que ser rigorosos com as regras processuais. Não podemos fazer casuísmo com o processo, por se tratar de A ou de B. O que é curioso é que eu propus que a matéria fosse afetada ao plenário, na época, em 2018 no início do julgamento. E por três a dois a minha posição ficou vencida. E, agora, a decisão foi tomada. (O relator da Lava Jato, Edson Fachin, no entanto, vai levar a discussão para o plenário na próxima semana).

O ministro aproveitou ainda para comparar os ‘erros’ cometidos por Sergio Moro e a Vara Federal de Curitiba, com o caso do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara do Rio de Janeiro, responsável pela Lava Jato no estado.

– De alguma forma, estão ocorrendo episódios semelhantes na Sétima Vara de do Rio de Janeiro. Em que aparece um super advogado (Nythalmar Filho, alvo de mandados de busca da Polícia Federal), que teria relacionamento com o juiz (Marcelo Bretas), que teria trânsito com os procuradores, que faziam todas as delações… E tudo mais. Nesse mundo obscuro que é o Rio de Janeiro. O combate à corrupção não pode ser instrumento de corrupção – afirmou.

Fonte: Pleno News

Dezenove respiradores novos foram encontrados no Hospital Abelardo Santos, no Pará, logo após uma vistoria. Os aparelhos estavam em uma “parede falsa” de uma sala da unidade hospitalar. O hospital, que é referência no atendimento da Covid-19, não utilizava o equipamento mesmo em meio à segunda onda da pandemia.

A vistoria foi realizada durante o processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administrava o hospital, no dia 11 de março.

Uma funcionária do hospital, que manteve a identidade preservada, contou à CNN que os respiradores estavam atrás de uma parede falsa no auditório do prédio e que foi preciso quebrar a parede para terem acesso aos equipamentos. De acordo com ela, os 19 respiradores eram registrados no patrimônio do hospital, mas estavam desaparecidos.

A Secretaria de Estado de Saúde do Pará se manifestou nas redes sociais, neste sábado (17), classificando a informação como “notícias falsas de blogueiros”.

A ISSAA (Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia), informou em nota que os aparelhos estavam em uma sala nas dependências do hospital, mas não “escondidos” e foram colocados para uso imediatamente, após uma análise técnica.

Segue a nota na íntegra:
A Direção do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), Organização Social em Saúde (OSS) responsável pela gestão do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, desde o último dia 11 de março, reitera que preza pela transparência na administração pública, sobretudo, da supremacia do interesse público sobre o privado. Por isso, mais uma vez nega, com veemência, que os 19 respiradores não estavam em parede falsa no momento em que foram identificados.

Os equipamentos identificados na troca da gestão, estavam em uma sala nas dependências do Hospital. Após uma análise técnica, eles, imediatamente, foram colocados em uso, o que possibilitou a abertura de mais Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas aos pacientes com a Covid-19. A Direção ressalta ainda que, uma investigação interna está sendo realizada para apurar os fatos.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

O toque de recolher imposto na Bahia voltou a funcionar das 20h às 5h em 208 municípios do estado, a exemplo de Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista (ver lista de cidades atingidas abaixo). Nessas cidades, os cidadãos ficam proibidos de circular à noite, exceto para atividades consideradas essenciais, e também ocupar equipamentos, locais e praças públicas.

 

 

A medida foi divulgada pela assessoria de comunicação do governo na noite deste domingo (18), dia em que entrou em vigor. O texto ressalta que nos demais municípios baianos permanece a regra anteriormente vigente, com o toque de recolher iniciando uma hora mais tarde, às 21h.

 

Quanto às mais de 200 cidades em situação mais restritiva, seus estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.

 

Em quase todo o estado, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h da próxima sexta-feira (23) até as 5h da segunda-feira seguinte (26). Essa medida só não será aplicada nos municípios (ver lista abaixo) em que a taxa de ocupação de leitos atingiu patamar igual ou inferior a 75% por cinco dias consecutivos.

 

TRANSPORTE

A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 21h30 às 05h, de 18 de abril até 26 de abril de 2021. A circulação dos ferry boats deverá ser suspensa das 21h30 desta segunda às 05h de sexta-feira, ficando vedado o seu funcionamento no sábado (24) e no domingo (25).

 

Já a circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 21h30 às 05h de hoje a sexta, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação, no fim de semana.

 

MUNICÍPIOS COM TOQUE DE RECOLHER A PARTIR DAS 20H

Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé, Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Mirante, Morpará, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sátiro Dias, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Urandi, Utinga, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.

 

MUNICÍPIOS COM VENDA DE BEBIDAS LIBERADA

Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

 

Fonte: Bahia Notícias

O Brasil teve a segunda semana mais letal da pandemia, atrás somente da semana anterior. De 12 de abril até este domingo (18), foram registradas 20.149 mortes por Covid.

 

 

Na semana anterior, a pior da pandemia até aqui, foram registrados 21.763 óbitos pela doença.

 

Neste domingo, foram registrados 41.694 casos da Covid e 1.553 mortes pela Covid. Aos finais de semana e segundas, os números relativos à Covid são menores por atrasos de notificação nas secretarias de saúde, que trabalham com equipes reduzidas nesse período.

 

Com os dados deste domingo, o Brasil soma 373.442 mortes por Covid e 13.941.828 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

 

A média móvel de mortes agora está em 2.878 óbitos por dia. O Brasil completa 33 dias com média acima de 2.000 mortes por dia e 88 dias seguidos acima de 1.000. A média móvel é um instrumento estatístico usado para amenizar variações de dados. Ela é obtida pela soma de todas as mortes dos últimos sete dias e divisão do resultado por sete.

 

Os dados do país, coletados até as 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diariamente com as secretarias de Saúde estaduais.

 

O consórcio de imprensa também atualizou as informações repassadas sobre a vacinação contra a Covid-19 por 16 estados e Distrito Federal.

 

Já foram aplicadas no total 35.774.530 doses de vacina (26.180.254 da primeira dose e 9.594.276 da segunda dose), de acordo com as informações disponibilizadas pelas secretarias de Saúde.

 

Neste domingo, foram aplicadas 155.701 primeiras doses e 114.491 segundas.

 

Com o total de doses aplicadas até o momento, 16,27% dos brasileiros maiores de 18 anos tomaram a primeira dose e só 5,96% a segunda.

 

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.??

Fonte: Bahia Notícias

As atividades letivas nas escolas públicas e particulares situadas em municípios baianos com taxa de ocupação de leitos de UTI até 75% poderão ocorrer de forma semipresencial. Isso significa que as escolas nessas cidades foram autorizadas pelo governo da Bahia a funcionar com ensino híbrido, em que parte das aulas são ministradas de modo virtual e parte delas é realizada presencialmente.

 

 

A autorização foi publicada em decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT) neste domingo (18) e se refere aos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova. 

 

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, a medida se alinha às disposições editadas pela Secretaria da Educação. Nesta modalidade semipresencial, as aulas ficam condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

 

No restante do estado, no entanto, as aulas presenciais seguem suspensas pelo menos até a próxima segunda-feira (26).

Fonte: Bahia Notícias

O secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira, estima que as aulas presenciais podem ser retomadas em Salvador nas próximas duas semanas. Neste primeiro momento, a volta será em regime híbrido, ou seja, com atividades remotas e presenciais. Em edição extra do Diário Oficial do Município, publicada na noite deste domingo (18), a prefeitura detalhou os parâmetros para o retorno.

 

Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Bruno Reis, para o retorno às atividades, mesmo que de forma híbrida (aulas presenciais e remotas), a ocupação de leitos de UTI adulto deve ser igual ou abaixo de 75% na cidade. No entanto, a gestão estabelece uma tolerância de até 5% nesta taxa - ou seja, ela pode estar em até 80% - caso seja observada tendência de queda de dois entre cinco indicadores nos três dias que antecedem a retomada. Os critérios são os seguintes: estabilidade ou queda na ocupação de leitos exclusivos de UTI Covid-19 adultos; estabilidade ou queda na média móvel de novos casos de Covid-19 confirmados; estabilidade ou queda na média móvel de casos ativos de Covid-19; estabilidade ou queda na taxa de transmissão (RT) da Covid-19; e incremento no percentual de professores vacinados contra Covid-19.

 

O decreto ainda diz que as atividades escolares presenciais podem ser suspensas se, após 14 dias da reabertura, a ocupação em UTIs Covid-19, adultos, chegar a 80% e os critérios de tolerância não forem atendidos.

 

“O prefeito vai anunciar, espero, em breve, as datas e as condições da volta às aulas. Vai ser necessário a questão das matrículas, treinar os funcionários para o novo formato híbrido, uma coisa que deve acontecer dentro de duas semanas. A gente está imaginando, se a gente alcançar os critérios objetivos, retomar as aulas neste período”, afirmou o secretário de Educação em entrevista nesta manhã ao “Isso é Bahia”, programa da rádio A TARDE FM em parceria com o Bahia Notícias.

 

Ele afirmou, ainda, que a retomada será feita em conjunto para a rede estadual e privada de ensino. O objetivo é voltar desde o ensino infantil ao médio. “Se você volta o privado e não volta o público, há uma defasagem muito grande. Tem que voltar tudo junto, com condições iguais para todos”, salientou. 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Mais de 21 quilos de maconha foram apreendidos em Palmas de Monte Alto, durante operação da Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste. A droga foi encontrada por policiais militares na quinta-feira (15), em um imóvel abandonado na zona rural do município.

Foram encontrados 21 tabletes prensados de maconha, 371 papelotes de cocaína, uma sacola com porção maior da mesma droga, uma balança, munições e um coldre para revólver.

Segundo informações da Polícia Militar, as equipes chegaram no local após uma prisão realizada no dia anterior. O imóvel era utilizado como ponto de distribuição de entorpecentes.

Fonte: BH Noticias

Um homem foi preso em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, após ser flagrado com 130 mil carteiras de cigarros falsificados, escondidos no fundo falso de um caminhão e de uma van. De acordo com a Polícia Civil, responsável pela prisão e apreensão, o caso ocorreu na noite de quinta-feira (15).

Segundo a polícia, o serviço de investigação da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Teixeira de Freitas recebeu denúncias sobre a chegada da carga, que saiu de São Paulo em um fundo falso de um caminhão.

Durante apuração do caso, com base nas denúncias, os policiais encontraram o homem descarregando um caminhão e circulando com uma van branca na cidade. Quando os policiais interceptaram o motorista, flagraram e apreenderam os cigarros.

Ainda de acordo com a polícia, as 130 mil carteiras de cigarros falsificados estavam armazenadas em 180 caixas. O valor estimado da mercadoria apreendida é de R$ 650 mil.

Em depoimento, o homem contou que a carga saiu de São Paulo e seria distribuída em Teixeira de Freitas. O homem está preso e segue à disposição da Justiça.

Fonte: G1 Notícias

Parte de uma carga de óleo, roubada na sexta-feira (9) e avaliada em R$ 280 mil, foi recuperada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) de Feira de Santana, na quinta-feira (15). Quatro suspeitos foram presos e dois comerciantes foram autuados por comprar a mercadoria roubada.

A polícia informou, que uma parte da carga foi apreendida em Dias D’Ávila, na região metropolitana de Salvador, e a outra no município de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano.

Segundo informações da Decarga, o roubo da mercadoria aconteceu na última sexta-feira e, em seguida, a polícia passou a procurar os suspeitos de envolvimento no crime.

Após investigações, um dos suspeitos foi identificado através de câmeras de segurança. No dia seguinte ao roubo, a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos da receptação de parte da carga, em Dias D’Ávila.

Com a identificação dos suspeitos, que não tiveram identidade revelada, a polícia conseguiu rastrear o restante da carga em Santo Antônio de Jesus.

De acordo com a Decarga, parte do combustível for recuperado com um comerciante que adquiriu 750 caixas de óleo pelo valor de R$ 100 mil reais em Dias D’Ávila. Ele assumiu que pegou a carga com um dos criminosos, que já estava preso.

Fonte: G1/BA

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram parcialmente as conclusões contidas no relatório de auditoria realizada por técnicos do TCM e que apontaram irregularidades no serviço de transporte escolar fornecido pela Prefeitura de Barreiras. A inspeção foi realizada durante os meses de junho e julho de 2018. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, imputou uma multa de R$7 mil ao prefeito João Barbosa de Souza Sobrinho. O relatório da auditoria foi analisado na sessão desta quinta-feira (15/04), realizada por meio eletrônico.

Também foi determinado à administração municipal que siga a orientação técnica da Rede de Controle da Gestão Pública sobre a contratação e administração do transporte escolar. O relatório e voto serão ainda enviados – para conhecimento – ao Ministério Público Federal, já que recursos federais também são utilizados no financiamento do transporte escolar.

A auditoria temática do TCM sobre transporte escolar foi realizada em Barreiras e em outros 16 municípios baianos selecionados após análise de uma base de risco, com o objetivo de identificar ilegalidades, examinar a economicidade dos contratos e a qualidade do serviço prestado à população estudantil. Foram auditados, em Barreiras, 75 veículos utilizados no transporte escolar, sendo 13 da frota própria do município e 62 disponibilizados pela empresa contratada para complementação dos serviços. Também foram realizadas observações diretas em seis das 70 rotas utilizadas para o transporte escolar.

De acordo com o relatório técnico, os serviços de transporte escolar no município de Barreiras foram objeto de licitação, na modalidade Pregão Presencial, do que resultou a contratação da empresa Atlântico Transporte e Turismo Ltda., com valor previsto no montante de R$8.032.352,00. Foram pagos, do início do contrato em 2017 até o final de sua vigência em 31/12/2018, o valor total de R$10.159.942,56, estando tal valor amparado contratualmente, tendo em vista o termo aditivo aplicado ao contrato. A relatoria concluiu pela regularidade dos pagamentos, vez que inexistente qualquer comprovação de que tenha ocorrido sobrepreço ou de que não tenha ocorrido a prestação dos serviços contratados.

Constatou, contudo, a ausência de controle adequado e sistemático do abastecimento dos 13 veículos da frota própria da prefeitura, resultando na destinação de combustíveis em quantidades superiores às necessidades de consumo. Foi verificado a existência de uma diferença entre a quantidade adquirida e consumida na ordem de 32.147 litros de óleo diesel, indicando que as planilhas contêm dados incompletos, o que relevou patente a desorganização do setor de controle interno no acompanhamento dos abastecimentos realizados na frota auditada.

Também foram destacadas, no relatório, como irregularidades, a realização de transporte escolar com veículos em situação precária de funcionamento; subcontratações sem apresentação de autorização da administração devidamente formalizada; utilização de veículos em más condições, principalmente quanto à segurança e acomodações; diversos motoristas da frota terceirizada sem atentado de curso para condutores de transporte escolar, em desatenção ao art. 138, V do Código de Trânsito Brasileiro; e superlotação de estudantes em veículos da frota terceirizada, ficando nítida ainda mais a deficiência do sistema de controle interno do Poder Executivo Municipal.

Para o conselheiro Raimundo Moreira, a falta de atuação do controle interno para a correção das irregularidades apontadas, além de atestar a má gestão municipal, coloca em risco a integridade dos alunos usuários do sistema de transporte escolar do município.

O Ministério Público de Contas, em sua manifestação, opinou pela procedência parcial das irregularidades apontadas no relatório de auditoria, e sugeriu a aplicação de multa e também o ressarcimento de valores aos cofres municipais, com recursos pessoais dos responsáveis pelas irregularidades.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM

Na manhã de ontem, 15, por volta das 10h, uma guarnição da CIPE-CERRADO realizava patrulhamento tático especializado no distrito de Beira Rio, e durante seu retorno para a cidade de Oliveira dos Brejinhos na altura do trevo da BR-242/BA-156, visualizou uma motocicleta com dois indivíduos parados próximo ao ônibus da EMTRAN, decidindo então por fazer a abordagem.

Os indivíduos ao perceberem a aproximação da viatura tentaram evadir-se do local, tendo um deles adentrando ao matagal, enquanto o outro foi contido e abordado pela guarnição. Sendo encontrado com ele, uma mala e uma mochila de viagem, onde em uma delas foi encontrado aproximadamente 1.000 papelotes de cocaína.

Diante da situação foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, e todo material apreendido, juntamente com o detido foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia de Oliveira dos Brejinhos para as medidas cabíveis.

Fonte: CIPE/Cerrado

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção Bahia (Abrasel) – Luiz Henrique do Amaral, reclamou em entrevista da falta de respostas sobre os decreto do Governo da Bahia e o toque de recolher, medidas adotadas para impedir o avanço do novo coronavírus.

Segundo o presidente da Abrasel, as demandas do setor de bares e restaurantes encaminhadas à Frente Parlamentar responsável pelo caso na Assembleia Legislativa (Alba) não estão avançando. Por conta disso, empresários da área estão fazendo manifestações e reivindicações.

“A ausência de respostas e a emissão dos decretos quanto às bebidas, quanto do toque de recolher, resultam em ação. Fizemos uma carreata, levando os pleitos na governadoria. Da necessidade do toque de recolher para às 22h e a liberação de bebidas final de semanas. Essa equação que vemos. Fizemos uma ação com a prefeitura no Rio Vermelho, delimitando áreas, não atendendo ninguém em pé, mantendo o distanciamento, medição de temperatura. Precisamos de consumo responsável”, disse ao Bahia Notícias.

Luiz Henrique ainda reclama da fala de diálogo do governo com a categoria.

“Nada. É triste e é aquilo que estamos buscando: o diálogo”

O governo do estado proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana, além de autorizar a abertura dos bares com horário reduzido. O setor é um dos mais atingidos economicamente pela pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Política Ao Vivo


João Leão, que teria como vice Raíssa Soares, disputaria o governo em jogo combinado com Jaques Wagner

Preocupados com a dificuldade de um entendimento entre ele e o ex-prefeito ACM Neto (DEM) para 2022 na Bahia, aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passaram a pensar num cenário mais ousado para eventualmente dar sustentação à sua candidatura à reeleição no Estado.

Uma das ideias sobre as quais se debruçaram recentemente implicaria uma aproximação, por Brasília, com o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), para a qual pode contribuir um entendimento entre o presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira (PI), e sua contraparte no Republicanos, o deputado Marcos Palmeira (SP).

Eles se encarregariam de criar as condições para montar uma chapa ao governo da Bahia no ano que vem da qual Leão assumiria a cabeça, tendo como vice a secretária municipal de Saúde em Porto Seguro, Raíssa Soares, e um candidato ao Senado ainda não definido que poderia ser indicado pelo Republicanos.

No Estado, a composição seria, naturalmente, regida pelo ministro da Cidadania, João Roma, cujo esgarçamento da relação com Neto parece a cada dia mais profundo, apontando para um quadro que aliados de ambos consideram de provável irreversibilidade.

A cereja do bolo é que a articulação não exigiria um afastamento de Leão do PT baiano, cujo plano é lançar o senador Jaques Wagner candidato a governador. Mas poderia ser executada com pleno entendimento entre ambos.

Ou seja, Leão saira candidato em jogo combinado com o próprio Wagner com o único objetivo de enfraquecer Neto, cujo eleitorado os cabeças da ideia imaginam que disputaria, permitindo, a depender do grau do acerto, que Rui Costa renunciasse ao governo para disputar o Senado.

Para o plano, a dia de hoje considerado pelos próprios mentores da ideia um tanto quanto mirabolante mas não impossível, eles chamariam, inclusive, o PSL e o MDB, partidos que fecharam recentemente uma aliança com o objetivo de se posicionar melhor frente ao grupo do ex-prefeito e o governo.

A discussão que se desenvolve em Brasília e na Bahia sobre o projeto não leva em conta outros nomes, bolsonaristas entre eles, que vêm tentando se colocar na disputa para representar o presidente da República em 2022, mas cujos planos são considerados por demais pueris.

Fonte: Política Livre

A Embasa informa que, para realizar manutenção programada no reservatório e rede distribuidora, o fornecimento de água será temporariamente interrompido na manhã deste domingo (18), em todos os bairros da margem direita do rio Grande, partindo do Centro em direção à Salvador (lista completa abaixo).

Os serviços deverão ser concluídos no final da tarde do mesmo dia, quando o fornecimento de água será gradativamente retomado. A completa regularização dos imóveis desta região está prevista para ocorrer em até 24 horas.

Recomenda-se o uso racional da água armazenada nos reservatórios dos imóveis. Aqueles que contam com reservatório compatível com as necessidades de consumo diárias dos seus moradores não devem sentir os efeitos dessa interrupção temporária.

Bairros afetados pela suspensão temporária do abastecimento:

Alphaville, Antônio Geraldo, Aratu, Bandeirante, Boa Sorte, Centro, Cidade Nova, Flamengo, Firenzi, JK, Jardim Ouro Branco, Jardim Primavera, Jardim Imperial, Jardim Vitória, Jardim Europa, Mimoso, Morada da Lua, Novo Horizonte, Ribeirão, Reserva Park, Ravena, Renato Gonçalves, Rio Grande, Recanto dos Pássaros, Park Verde, Sandra Regina, Santa Luzia, São Miguel, São Paulo, Serra do Mimo, Sombra da Tarde, Vila Brasil, Vila Dulce, Vila Nova e Vila Regina.

Localidades da zona rural: Barreiras Sul, Barreiras Norte, Baraúna, Baixão, Buritis, Nanica, Riachinho e Cinturão Verde.

Fonte: EMBASA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Dados do Observatório do Audiovisual Baiano apontam que o Município de Luís Eduardo Magalhães se destacou na produção audiovisual a partir de 2018. 

Em um processo de interiorização dos festivais de Cinema, com as duas edições do Festival Mimoso de Cinema, realizado pela 242 Filmes, produtora capitaneada por artistas locais. 

Segundo o relatório, que analisou mostras entre os anos de 2016 e 2019, a iniciativa permitiu uma maior circulação de obras,  ampliando a possibilidade de conexão destes eventos com públicos mais amplos. 


Ficha técnica:
Equipe de pesquisa e redação do boletim: Carmem Lima, Daniele Canedo, Leonardo Costa, Luis Gustavo Campos (Observatório da Economia Criativa da Bahia - OBEC - BA);
Equipe do Observatório do Audiovisual Baiano: André Araújo, Clarissa Viana, Denis Martins, Everaldo Azevedo, Gabriel Pires e Milena Araújo;
Pesquisador convidado: Filipe Gama;
Identidade Visual: Carlos Luiz;
Diagramação: Clarissa Viana.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |