Blog Santo Antônio
Notícias

A maioria da bancada do DEM na Câmara é simpática às pautas do governo no Congresso e não descarta apoiar o presidente da República, Jair Bolsonaro, na disputa pela reeleição em 2022.

A provável saída do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) do partido também não provocará uma “debandada” dos deputados da legenda. As conclusões são de um levantamento do Estadão com os parlamentares da sigla na Casa.

Nos últimos dias, a reportagem contatou os 27 deputados em exercício do partido. Entre os 22 que responderam às perguntas, só dois – Alexandre Leite (SP) e Kim Kataguiri (SP) – descartaram apoiar Bolsonaro em 2022. Outros seis disseram que vão apoiar o atual presidente da República na disputa pela reeleição. Os demais afirmaram que não decidiram ainda, mas deixaram aberta a possibilidade de defender uma aliança com Bolsonaro. E nenhum deputado, com exceção de Maia, pretende deixar o DEM.

Boa parte dos que foram ouvidos também se mostraram dispostos a apoiar as pautas do governo na Câmara, ainda que o alinhamento não seja automático.

Segundo o líder do partido, Efraim Filho (PB), a bancada “segue a linha da independência”.

– O grupo aprovará os temas com os quais temos identidade, especialmente a agenda econômica, mas preservará a autonomia de divergir com temas discrepantes – disse ele.

Apesar disso, a sigla conta com dois ministros na gestão Bolsonaro (Onyx Lorenzoni, no ministério da Cidadania, e Tereza Cristina, no da Agricultura), além de um deputado na função de vice-líder do governo na Câmara (Paulo Azi, BA) e um no Congresso (Pedro Lupion, RJ).

No começo de fevereiro, a eleição para a presidência da Câmara expôs divergências entre figuras poderosas do partido, como Maia e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, e a maioria dos deputados.

Inicialmente o DEM apoiou o candidato de Maia à presidência da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP). Às vésperas da votação, porém, o partido retirou o apoio ao emedebista e adotou a neutralidade. A mudança favoreceu o candidato apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), que saiu vitorioso no primeiro turno, com 302 votos.

Questionado, Maia disse que o posicionamento dos colegas de bancada não o surpreendeu.

– Nenhuma novidade. O resultado da eleição da Câmara mostrou que isso é uma tendência no partido. Independência não existe. Ou você é governo, ou é oposição – disse o ex-presidente da Câmara.

Maia também reconheceu que seu plano de deslocar o partido da direita para o centro do espectro político deu errado.

– Pela pesquisa que vocês [da reportagem] fizeram, parece que sim, né? O projeto de levar o DEM para o centro fracassou – afirmou Maia.

Sobre a inexistência de um movimento de saída de deputados do DEM, Maia disse que não está trabalhando para provocar uma revoada na sigla.

– Eu não convidei ninguém para sair comigo do partido… Nem mesmo o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

As respostas dos deputados contrariam o discurso do presidente nacional do DEM, ACM Neto.

Na terça-feira (9), Neto jantou em São Paulo com o governador João Doria (PSDB) e, segundo o tucano, disse que a sigla não apoiará Bolsonaro no Congresso nem na disputa de 2022. Doria também tem a intenção de disputar a Presidência nas próximas eleições.

Pouco após o governador relatar o encontro em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (10), ACM Neto divulgou uma nota. No texto, o ex-prefeito de Salvador diz que “não permitirá, neste momento, que aconteça qualquer debate interno sobre o processo eleitoral de 2022”. Para ele, “esse assunto não compõe a agenda prioritária do país, e nem da sigla”.

– Tal como vem acontecendo desde o início de 2019, o DEM mantém sua posição de independência em relação ao governo federal, não estando sequer sob discussão partidária qualquer posição diferente desta – diz o texto assinado pela Executiva Nacional da legenda.

LEVANTAMENTO
Dos 27 parlamentares procurados pela reportagem, só quatro não responderam aos questionamentos: Carlos Henrique Gaguim (TO), Igor Kannário (BA), Juninho do Pneu (RJ) e Marcos Soares (RJ). Do total, quatro são presidentes de diretórios regionais do partido, o que significa que têm maior influência nas decisões partidárias. São eles: Alan Rick (AC), Hélio Leite (PA), Norma Ayub (ES) e Professora Dorinha (TO).

O conjunto das respostas mostra que parte da bancada está magoada com Maia, ainda mais depois das últimas declarações públicas dele com críticas ao partido.

Arthur Oliveira Maia (BA), por exemplo, ironizou ao ser perguntado se sairia do DEM.

– Kkkkk, era só o que faltava. Rodrigo já vai tarde – disse ele por mensagem de texto. Apesar do sobrenome, o baiano não tem parentesco com o carioca.

– Ninguém na bancada, depois da última entrevista que ele [Rodrigo Maia] deu, está feliz com ele. Depois daquela entrevista, ele acabou com o nome dele… de vez. Se estava ruim [o clima], agora está péssimo – disse o deputado Luís Miranda (DF), referindo-se à entrevista do ex-presidente da Câmara para o jornal Valor Econômico, publicada na segunda-feira (8).

Sobre o apoio ou não a Bolsonaro, alguns deputados foram enfáticos ao defender seus posicionamentos. Kataguiri, por exemplo, disse que prefere fazer “campanha pelo voto nulo antes de apoiar Bolsonaro”. Pedro Lupion (RJ), por sua vez, disse que é “óbvio” que defenderá a reeleição.

A maioria, no entanto, preferiu a cautela. “Agora é momento de falar de Brasil”, afirmou José Schreiner (GO).

– É muito cedo para falar de 2022. A gente nem sabe se estará vivo [até lá] – acrescentou Elmar Nascimento (BA).

ACM NETO E DORIA
Em um movimento para tentar conter a crise no DEM, o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional da legenda, ACM Neto, jantou na noite de terça em São Paulo com o governador João Doria (PSDB). No encontro, o dirigente afirmou que o partido ainda avalia a hipótese de apoiar o governador na disputa presidencial de 2022 e não estará necessariamente na área de influência do presidente Jair Bolsonaro.

Na conversa na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, estavam à mesa ACM Neto, o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), o ex-ministro Mendonça Filho (DEM-PE), o presidente do PSDB-SP e secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o “embaixador” de São Paulo em Brasília, o ex-deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

Segundo participantes, ACM Neto foi “respeitoso” em relação ao deputado Rodrigo Maia (RJ), ex-presidente da Câmara e que está de saída do partido, e não cobrou Doria pelo convite que este fez ao deputado Maia para que se filiasse ao PSDB. À tarde, em nota, ACM Neto afirmou apenas que “não permitirá, neste momento, que aconteça qualquer debate interno sobre o processo eleitoral de 2022”.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 69 (sessenta e nove) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 30 (trinta) pessoas do sexo feminino com idades entre 20 e 89 anos. E 39 (trinta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 14 e 70 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 44 (quarenta e quatro) resultados, sendo que 23 (vinte e três) testaram negativos e 21 (vinte e um) testaram positivos. Os 23 (vinte e três) casos que testaram negativo trata-se de 14 (quatorze) pessoas do sexo feminino com idades entre 24 e 65 anos. E 09 (nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 22 e 59 anos.

Já os 21 (vinte e um) casos que testaram positivo, trata-se de 14 (quatorze) pessoas do sexo feminino, com idades entre 08 meses e 56 anos. Destas, 10 (dez) são sintomáticas, e 03 (três) tiveram contato direto com caso confirmado e 01 (uma) preencheu requisito para coleta.  E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 17 e 78 anos. Destes, 03 (três) são sintomáticos, e 04 (quatro) preencheram requisito para coleta.

Dos 21 (vinte e um) casos positivos, 09 (nove) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 14 (quatorze) dos 23 (vinte e três) que testaram negativo, totalizando 23 (vinte e três) que não foram diminuídos dos 56 (cinquenta e seis) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 9.191 (nove mil cento e noventa e um) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 8.903 (oito mil novecentos e três) estão recuperados, 172 (cento e setenta e dois) estão em isolamento domiciliar, 07 (sete) pacientes estão internados e o município registra 109 (cento e nove) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 94 (noventa e quatro).

Barreiras contabiliza hoje 25.296 (vinte e cinco mil duzentos e noventa e seis) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 14.939 (quatorze mil novecentos e trinta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Nesta quinta-feira (11), por volta das 10h55min, uma equipe do PETO efetuou a prisão de indivíduo após patrulhamento pelo bairro São Miguel. Com o indivíduo foi encontrado quantidade relevante de droga.

Diante dos fatos, autor e droga foram levados à delegacia para o procedimento legal.

MATERIAL APREENDIDO:

✅ 01 Tablete de maconha, aproximadamente 474,6g;

✅ 01 rolo de papel filme;

✅ 01 balança de precisão.

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: 11ª COORPIN

Polícia Militar da Bahia

"PMBA, uma força a serviço do cidadão!"

Fonte: BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/PETO

Nesta quinta-feira, 11, após inúmeras ocorrências de furtos de hidrômetros registradas na delegacia de polícia de Santa Maria da Vitória, a equipe de investigação da unidade saiu em diligência com objetivo de identificar a autoria dos furtos.

Após informações colhidas durante a diligência, foi possível identificar os adolescentes K.D.S e J.B.R.S como autores do mencionado crime.

O adolescente K.D.S foi conduzido com seu responsável, o outro adolescente não foi encontrado. Em ato contínuo, a equipe se deslocou até uma residência localizada na Rua 1° de Maio, Bairro Malvão, Santa Maria da Vitória, onde foram recuperados os produtos furtados.

Foi identificado como receptador o nacinal J.B.R.S, responsável em vender os hidrômetros furtados. Foram recuperados, na casa do receptador, o total de 34 hidrômetros e levados para Delegacia de Policia Civil. O receptador ficou preso e irá responder pelo crime.

Fonte: Da Redação do Blog do Sigi Vilares com informações da PC de SAMAVI

Nesta quinta-feira, 11, a 85 CIPM realizou em LEM mais uma operação “Administração Presente”. Desta vez os bairros visitados foram: Santa Cruz, Jardim das Oliveiras, Jardim das Acácias, Centro e Sol do Cerrado.

Ao todo foram 82 pessoas abordadas; 4 veículos quatro rodas abordados; 31 veículo duas rodas abordados; 2 veículos retidos e liberados após sanados as irregularidades no local.

Fonte: Da Redação do Blog do Sigi Vilares com informações da 85 CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os proprietários de lotes deverão realizar a limpeza da sua propriedade até o dia 05 de março de 2021.

A partir dessa data, e até o dia 20 de março, a Prefeitura irá notificar os donos de lotes que não realizarem a limpeza de seus lotes.

A partir do dia 20 de março, a Prefeitura, através da secretaria de Infraestrutura, irá realizar roçagem, remoção e destinação final dos resíduos sólidos nos lotes que não atenderam a notificação feita, a um custo de 70 centavos o metro quadrado.

Esse valor será calculado, juntamente com a multa prevista pelo descumprimento do decreto, no valor de R$ 158,85 (cento e cinquenta e oito reais e oitenta centavos).

O proprietário terá que efetuar o pagamento do custo total à Prefeitura, em até 10 dias após a realização do serviço.

Caso o município não seja ressarcido, o devedor será incluído na dívida ativa.

Fiscalização
A secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão ficará responsável pela fiscalização do cumprimento das determinações previstas na lei.

Em caso de reincidência no período de um ano, a multa será aplicada em dobro.

Fonte: ASCOM
11
Fev / 2021

INFORME

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, (Sutrans), informa que a Rua Jatobá será interdita na manhã desta quinta-feira (11), para realização de asfaltamento nas imediações do canal. 

A intervenção, que seria realizada hoje, foi interrompida em função das chuvas.

A recomendação é de que os motoristas que precisarem acessar os bairros Cidade Alta e Alvorada deverão utilizar a Avenida Kichiro Murata. 

A via estará devidamente sinalizada.

Fonte: ASCOM

Continua na manhã desta quinta-feira (11), o recapeamento de um trecho da Rua Rondônia, na quadra em frente à Mimoaço. A Superintendência de Transporte e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães (Sutrans), vai realizar a sinalização do local.

O serviço, que seria realizado hoje, foi interrompido em função das chuvas.

Durante o curto período em que serão realizadas as intervenções, o motorista que precisar acessar essa região, deverá utilizar a Avenida Barreiras ou a Rua José Cardoso de Lima.

A requalificação da Rua Rondônia faz parte do ‘Programa Novo Centro’, lançado pelo prefeito Júnior Marabá. 

Na medida em que o asfaltamento for avançando, os agentes da Sutrans irão fechar outras ruas, seguindo até a Avenida JK.

A programação será atualizada diariamente e poderá sofrer alterações.

Fonte: ASCOM

Os Agentes de Endemias e de Saúde de Luís Eduardo Magalhães passaram por capacitação nesta quarta-feira (10). O vice-prefeito Filipe Fernandes, participou da abertura e destacou a importância dos trabalhadores para a saúde do município.

“Eu gostaria hoje de parabenizar todos vocês e reconhecer a importância dos senhores e das senhoras para o município. Muitas gestões tratam como custo, mas essa gestão trata como economia. Hoje o papel de vocês é fundamental para a nossa gestão”, pontuou.

No encontro, foi apresentado o projeto ‘Minha Rua Limpa’, que tem o objetivo de eliminar os focos de Dengue no Município atuando bairro a bairro. E vai funcionar em quatro frentes:

Ação 01 - Limpeza de quintais: O morador vai fazer a limpeza do quintal e deixar os resíduos sólidos na frente da casa. Esses resíduos serão recolhidos pela Prefeitura.

Ação 02 - Coleta de lixo: Serão distribuídos adesivos e panfletos com o dia e turno para coleta de lixo.

Ação 03 - Recolhimento de material de construção: O morador será impedido de colocar sobras de materiais de construção nas calçadas, como tijolos, areia e brita.

Ação 04 - Limpeza de lotes: Após a publicação do decreto 148 de 05 de fevereiro, os proprietários serão obrigados a realizar a limpeza e dar manutenção nos seus lotes.

Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Darkson Marques, a diretora de Atenção à Saúde, Fernanda Fischer; a diretora de Atenção Básica, Maysa Ducatti; a Diretora de Vigilância à Saúde, Juliana Melo; a gerente de Promoção de Saúde Bucal, Jurema Gregório; a Gerente de Vigilância Epidemiológica¸ Ana Luiza Lima; o consultor Francisco Vitória; o coordenador de Endemias, Paulo Nei Pereira e o supervisor Geral de Endemias, Florisval Teles.

Fonte: ASCOM

Em mais uma ação de saúde pública, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Agricultura e Indústria e Comércio, promoveu nessa terça-feira (09), a palestra sobre regularização dos produtos de origem animal, ministrada pelo diretor do serviço de Inspeção Municipal, Claudinei pires.

Na oportunidade, os proprietários de açougues que atendem na feira do bairro Santa Cruz, puderam entender a importância da inspeção como fomento econômico e de segurança alimentar para toda a cadeia produtiva.

No encontro, o diretor de agricultura, Kenni Henke apresentou a proposta de implantação de um complexo modular de abate de aves e pescados. E o diretor de Indústria e Comércio, Gilson Sena falou sobre os projetos de adequação e melhorias para o atendimento da população que frequenta as feiras do Município.

Fonte: ASCOM

Sua fase na adolescência também não foi fácil devido a depressão, a crise de ansiedade, dentre outras coisas. Os anos foram se passando e Vânia conheceu seu esposo, com quem tem um filho, se formou como cabeleireira, mas infelizmente ainda carregava consigo o tão pesado fardo da depressão e por esta razão tinha pensamentos suicidas e atentou por diversas vezes contra a própria vida, a ponto de ir parar no hospital sem saber o que havia acontecido. 

Certo dia, após lesionar a coluna na academia ficou impossibilitada de malhar, foi então que sentiu dentro de si, a necessidade ser útil na vida de alguém, de fazer a diferença. Então teve a brilhante ideia de dançar em casa mesmo, e assim fez.

Retornou pra Divino em 2019 e decidiu convidar uma prima pra dançar juntas na sala de casa, foi então que teve início a Zumba, essa prima levou junto duas filhas, que levaram uma amiga pra dançar também, foi então que a sala ficou pequena, surgiu uma amiga muito querida que cedeu o terraço de sua casa para as aulas, foi ótimo, mas não foi o suficiente, pois a turma só foi aumentando, havendo assim a necessidade de ir para um lugar maior, migrando então para o parque de exposições. Hoje Vânia conta com o total de 37 alunas e não recebe nenhum centavo para ministrar suas aulas. Segundo Vânia, o Zumba é a realização de um sonho, sonho de fazer a diferença na vida do próximo, pois há vários relatos de alunas, que também sofriam de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, pressão alta, obesidade, entre outras coisas, que tiveram melhor qualidade de vida após a Zumba.

Para Vânia, o Zumba também é uma ferramenta de cura, pois através desse projeto sua saúde mental e psicológica tiveram um grande progresso, a ponto de ela abandonar os medicamentos que tomava por conta da depressão e crise de ansiedade.

Fonte: oimpactopublicidade

O tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza, da Polícia Militar (PM) de São Paulo, foi alvo de ofensas racistas durante sua palestra em um curso online nesta terça-feira (9). Duas pessoas invadiram a apresentação, rabiscaram mensagens com termos racistas, que também foram replicadas no chat da sala com todos os participantes. Um boletim de ocorrência foi registrado sobre o caso.

Souza coordena o Programa de Combate ao Racismo da PM de São Paulo e participava da 1ª edição do Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, realizado pelo Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP) em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O curso está sendo ministrado para mais de 2 mil alunos de todos os Estados e países vizinhos.

O IRI-USP informou em nota que, nesta terça-feira Souza, foi recebido para uma exposição sobre o programa que coordena e os desafios para o combate ao racismo no contexto da atividade policial. “Às 17:26h, um usuário começou a hostilizar o palestrante com termos racistas, chegando inclusive a tomar o controle da apresentação e rabiscar tais termos na tela compartilhada com todos os participantes. Também aparece no chat às 17:30h um outro usuário disparando injúrias racistas e foi retirado da sala pela nossa equipe”, disse o instituto.

Uma denúncia foi feita ao diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, e o registro da ocorrência foi feito no 14º DP (Pinheiros). “A Diretoria do IRI-USP manifesta repúdio a todo e qualquer ato de injúria racial que fere os princípios constitucionais da honra e dignidade da pessoa humana que balizam a parceria com a REDPPOL e as demais instituições parceiras”, declarou em nota. REDPPOL é a sigla para Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial de quem partiu a iniciativa para a realização do curso.

Em nota, a PM disse que “repudia veementemente os ataques com ofensas raciais e mensagens de ódio” dirigidos ao oficial da corporação. “Como membro do grupo revisor do Manual de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e profundo conhecedor da matéria, o tenente-coronel Souza foi convidado pela organização do curso para, justamente, expor o programa da PMESP de combate ao racismo quando, logo no início da exposição, sofreu ataque cibernético que comprometeu desenvolvimento do trabalho”, apontou.

O Estadão mostrou em dezembro que o tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza se tornou o responsável por rever os procedimentos da PM paulista para combater o racismo nas ruas do Estado. Souza foi designado para o grupo de trabalho que está reformulando o manual de direitos humanos da corporação.

“O procedimento operacional será claro: o racismo não será tolerado”, disse na oportunidade o oficial.

O ataque racista foi comentado pelo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, em suas redes sociais.

– A # FogoNosRacistas não subirá, não haverá artigos indignados na mídia, nem protestos do movimento negro. Para essa gente, vidas negras negras importam só quando se trata de bandidos e militantes. Minha total solidariedade ao PM e repúdio ao ataque racista! – escreveu.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Um relatório confidencial da Organização das Nações Unidas revelada pela imprensa da Coreia do Sul, nesta quarta-feira (9), indicou que a Coreia do Norte roubou mais de 300 milhões de dólares (R$ 1,6 bilhão) em criptomoedas. A quantia seria destinada a investimentos nos programas nuclear e balístico do país – o que é proibido pela comunidade internacional.

De acordo com o grupo de especialistas no controle da aplicação de punições contra a Coreia do Norte, calcula-se que “no total, o roubo de bens virtuais cometidos pelo país entre 2019 e novembro de 2020 alcança o valor de US$ 316,4 milhões”, estima o grupo.

Segundo o levantamento, o valor estimado teve origem em dois roubos cometidos no fim de 2020. As quantias foram desviadas de instituições financeiras e bolsas de valores.

O roubo só foi descoberto porque especialistas da ONU estavam investigando um ataque hacker em setembro do ano passado que resultou no “desaparecimento” de 281 milhões de dólares. Um mês depois, outra ação cibernética atribuída a hackers norte-coreanos levou 23 milhões de dólares.

– Uma análise inicial dos vetores utilizados para o ataque e os meios utilizados posteriormente para lavar a receita ilícita revela fortes vínculos com a República Popular Democrática da Coreia do Norte – afirma o relatório.

HACKERS EXPERIENTES
A Coreia do Norte é conhecida por treinar hackers que causam prejuízos a nível internacional. Sabe-se que empresas e instituições da Coreia do Sul, por exemplo, já foram alvos de ataque do vizinho. Os Estados Unidos também são um alvo comum, visto que é um dos países mais impõe sanções econômicas contra o país de Kim Jong-un.

Um dos episódios mais conhecidos dos ataques norte-coreanos aconteceu em 2014, quando a Sony Pictures Entertainment foi alvo de invasões como uma forma de retaliação pela lançamento do filme The Interview (A Entrevista), em que o ditador Kim Jong-un é ironizado.

Fonte: Pleno News

A Justiça Federal do Distrito Federal (DF) decidiu rejeitar uma denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Sara Winter por “ameaçar” o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua decisão, o juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal Criminal, ainda determinou que o MP proponha um acordo com a ativista.

Sara Winter havia sido denunciada pelo MP por injúria e ameaça contra Moraes em junho do ano passado. A medida ocorreu após ela ter sido alvo de uma ação da Polícia Federal (PF) no chamado inquérito das Fake News.

A decisão do magistrado foi publicada nesta segunda-feira (8). Ele rejeitou a acusação e afirmou que crimes contra a honra não são compatíveis com a Constituição de 1988.

“Não é razoável que alguém possa perder a liberdade ou ter direitos restringidos por dizer o que pensa, ainda que de alguma forma suas expressões possam macular a honra ou a imagem
de outrem […] As faculdades de reivindicação e protesto em nenhuma hipótese poderá o Direito Penal recortá-las, por mais aborrecedoras que essas manifestações possam se revelar”, escreveu o juiz.

Fonte: Pleno News

Uma professora de 35 anos foi presa pela Polícia da Flórida, nos Estados Unidos, por manter relações sexuais com uma aluna. Hayley Morgan Hallmark, que também é treinadora de futebol, iniciou o relacionamento com a menina ainda em 2018, quando ela tinha 15 anos. Desde então, elas passaram a ter encontros sexuais em diversos locais, incluindo a sala de aula, após os treinos. A informação é do jornal NY Post.

– A adolescente explicou que a ré e ela realizavam esses atos dentro da sala de aula, acobertando as câmeras da sala e encostando-se na porta, para que ninguém pudesse entrar – informou o relatório policial ao qual o jornal teve acesso.

De acordo com as investigações, elas se aproximaram em 2017, quando a menina ainda tinha 14 anos e estava terminando o último ano do ensino fundamental. Professora e aluna passaram a trocar mensagens de texto, que logo evoluíram para mensagens de cunho sexual e troca de fotos nuas. A partir daí, elas passaram a ter encontros sexuais após as aulas.

Ainda de acordo com o depoimento da jovem, elas também se encontravam tanto na casa da professora quanto na sua própria casa. O relacionamento terminou em agosto de 2020.

Hayley foi colocada em licença administrativa e, no dia seguinte, teve um mandado de prisão emitido. O superintendente distrital afirmou que irá recomendar a suspensão sem remuneração da professora enquanto o processo criminal estiver em andamento.

Fonte: Pleno News

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (9) que começará a experimentar reduzir a exposição de conteúdos políticos no feed de notícias dos usuários da rede social. O teste irá contemplar uma pequena porcentagem de usuários do Brasil, Indonésia e Canadá já nesta semana, informou a companhia, que também irá aplicar o experimento ao público americano nas próximas semanas. Conteúdos de contas governamentais, agências de saúde e outros órgãos oficiais regionais serão isentos do teste.

A rede social afirma que um “ponto comum” levantado pelos usuários é que eles não querem que temas políticos tomem conta do feed de notícias. Por isso, a medida tem como objetivo entender as preferências das pessoas e experimentar diferentes soluções alternativas, com a aplicação de um questionário à base de pessoas impactadas.

O Facebook frisa que a medida não irá excluir totalmente o conteúdo político da plataforma, que corresponde, em média, a 6% do que é exibido.

– Nosso objetivo é preservar a habilidade das pessoas de procurar e interagir com conteúdo político no Facebook, enquanto respeitamos o apetite de cada um pelo que fica no topo do feed de notícias – escreveu Aastha Gupta, diretor de produto da companhia.

Ao longo de 2020, a rede social de Mark Zuckerberg sofreu pressão da sociedade por permitir que campanhas de desinformação e de notícias falsas tomassem conta do feed de notícias. A empresa respondeu banindo anúncios políticos às vésperas das eleições americana, que aconteceram em novembro.

*Estadão

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |