Blog Santo Antônio
Notícias

Nos próximos dias 11 (quinta-feira) e 12 (sexta-feira) de fevereiro, a unidade de saúde Oswaldo Cruz, localizada no bairro Santa Cruz vai realizar o atendimento com dois médicos.

Essa é uma medida emergencial, para suprir a demanda reprimida da população atendida na unidade: “Sempre que a demanda estiver maior, vamos tentar suprir com algum médico para melhor atender a população”, pontuou a diretora de Atenção à Saúde, Fernanda Fischer.

O Município tem ciência da demanda do bairro e vem estruturando gradualmente a rede de atenção básica de toda cidade, que se encontrava em sua grande maioria sem funcionar.

E lembra que o posto foi um dos primeiros a retomar o atendimento médico, já nos primeiros dias de janeiro.

Atualmente, já são 14 unidades de saúde em funcionamento no município.

Fonte: ASCOM

Agendamentos para atualização do Bolsa Família e Cadastro único serão retomados a partir de hoje
A secretaria de Trabalho e Assistência Social retoma hoje (08), os agendamentos presenciais para atualização do Cadastro Único e do Bolsa Família. Das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Os atendimentos acontecerão em três pontos: na sede da secretaria, localizada na Avenida Barreiras, nº 825, Centro, às margens da BR 242.

No Centro de Fortalecimento de Vínculo, localizado na Rua Ibitiba, próximo ao CRAS, no bairro Santa Cruz.

E no Centro de Convivência, no bairro Jardim das Oliveiras com horário diferenciado: das 8h às 16h, sem intervalo para almoço.

Documentos necessários para o agendamento (apenas os originais): RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e título de eleitor.

Dependentes: RG, CPF, certidão de nascimento e declaração escolar.

Fonte: ASCOM

Mais quatro unidades de saúde de Luís Eduardo Magalhães retomam o atendimento com médico a partir desta segunda-feira (08). São elas, Jardim das Oliveiras, no bairro Jardim das Oliveiras, Ida Klein, no Mimoso 3. Luiz Gustavo Rosa e Moacir Marchesan, ambos no Mimoso 2.

A retomada das consultas é resultado do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura, através da equipe da secretaria de Saúde do município.

Reestruturação gradual

Hoje Luís Eduardo Magalhães já conta com 14 unidades de saúde funcionando, que foram reabertas de forma gradual. 


No dia 28 de Janeiro, o posto de saúde Egon Riffel, localizado no Novo Paraná voltou a atender. 


Desde o último dia 25 de janeiro a ESF Jardim das Acácias, no bairro Jardim das Acácias, ESF Antônio Carlos Faedo, no bairro Florais Lea e ESF Buriti, na Vila Buriti estão funcionando.

No dia 18 de janeiro, foi a vez dos postos de saúde do Mimoso 1, Vereda Tropical e Luiz Yoshio Shirabe, no bairro Cidade Universitária.

E no início de janeiro, no dia 06, a ESF Conquista, localizada no bairro Conquista, Nair Idite Poganski, no Florais Léa e a Oswaldo Cruz, no Santa Cruz.


Equipe por unidade
ESF Conquista – Bairro Conquista
Médico, dentista e enfermeiro.

Nair Idite Poganski – Bairro Florais Léa
Médico, dentista e enfermeiro.

Oswaldo Cruz – Bairro Santa Cruz
Médico, dentista e enfermeiro.

Luiz Yoshio Shirabe - Bairro Cidade Universitária
Médico, dentista e enfermeiro.

Vereda Tropical – Bairro Vereda Tropical
Médico, dentista e enfermeiro.

Mimoso 1 – Bairro Mimoso 1
Médico, dentista e enfermeiro.

ESF Jardim das Acácias – Bairro Jardim das Acácias
Médico, dentista e enfermeiro.

ESF Antônio Carlos Faedo - Bairro Floraes Lea
Médico, dentista e enfermeiro.

ESF Buriti - Vila Buriti
Médico, dentista e enfermeiro.


Egon Riffel - Novo Paraná
Médico, dentista e enfermeiro. 


Jardim das Oliveiras - Bairro Jardim das Oliveiras
Médico, dentista e enfermeiro. 


Luiz Gustavo Rosa - Mimoso 2
Médico, dentista e enfermeiro. 


Ida Klein - Mimoso 3
Médico, dentista e enfermeiro. 


Moacir Marchesan - Mimoso 2
Médico, dentista e enfermeiro.

Fonte: ASCOM
08
Fev / 2021

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os fatos ocorridos na tarde deste sábado (06), na Maternidade Dr. Gileno de Sá.

Um áudio com informações distorcidas tem circulado durante o final de semana em grupos de aplicativo de mensagem, acusando a equipe da unidade de Saúde do município de descumprimento de uma lei Federal, que garante o direito a liberdade de culto em hospitais e prisões. 

É importante ressaltar que, em momento algum, foi negado o acesso do líder religioso à enfermaria da unidade. 

Pelo contrário; a equipe de Saúde o orientou a voltar no horário estabelecido para visitas de líderes religiosos, que é das 17h às 18h. 

De acordo com a direção da unidade, ele se negou a voltar no horário estipulado e, visivelmente alterado, ameaçou processar a equipe do Gileno. 

A Maternidade Dr. Gileno de Sá para resguardar a saúde dos pacientes, e garantir as medidas de segurança para evitar a contaminação por Covid-19, definiu um regulamento interno com horários de visita, o qual é obedecido diariamente por familiares e demais religiosos que adentram a unidade.

A Prefeitura ressalta ainda, que a lei é cumprida em todos os casos e para todas as pessoas, sem exceções. 

Inclusive, a Lei Federal n° 9.982 de julho de 2000, citada no áudio calunioso, diz em seu 2° parágrafo:

"Os religiosos chamados a prestar assistência nas entidades definidas no Art. 1° , deverão, em suas atividades, acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição hospitalar ou penal, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar ou prisional".

Ou seja, as normas das unidades de Saúde do município de Luís Eduardo Magalhães devem ser respeitadas e cumpridas a rigor.

Fonte: ASCOM

As recentes mudanças na questão da privacidade promovidas pelo WhatsApp já começaram a fazer efeito. Em janeiro, o aplicativo de mensagens Telegram ‘superou’ o rival e alcançou a primeira posição no ranking de aplicativos mais baixados em todo mundo. Os dados foram divulgados pela plataforma Sensor Tower.

No total, foram 63 milhões de downloads do aplicativo de mensagem, sendo que 24% desse número ocorreram na Índia.

Em segundo lugar ficou o Tik Tok, seguido pelo Signal, pelo Facebook e pelo WhatsApp.

Fonte: Pleno News

A Campanha da Fraternidade 2021 tem recebido críticas por apresentar viés ideológico partidário em seu texto, e o bispo da diocese de Formosa, em Goiás, Dom Adair José, decidiu se posicionar. O líder religioso orientou os fiéis a não darem atenção a pautas “que nada tem a ver” com a fé cristã.

– Não fiquemos escutando coisas que não tem nada a ver com a nossa fé. Toda essa confusão com campanha da fraternidade… esquece isso! Isso não tem a menor importância para nós. Ele basta. É Cristo. Aqueles que querem velejar contra a doutrina da Igreja não terão as suas empreitadas bem-sucedidas. Quem está fora do rumo, quem não segue a Sagrada Escritura, a tradição e o magistério ordinário da Igreja bate com a cabeça no muro – afirmou o bispo durante a homilia.

Promovida tradicionalmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a cada quatro anos, a Campanha da Fraternidade traz como tema de 2021 “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14). O objetivo era promover o diálogo entre partes discordantes da polarização política.

O texto-base, contudo, trouxe temas escritos segundos as convicções políticas exclusivas da esquerda, utilizando termos como “discurso de ódio”, “fundamentalismo religioso”, “estrutura do patriarcado” e um trecho dedicado ao “movimento LGBTQI+”.

Para Dom Adair José, a teologia da libertação, que combina diferentes correntes de pensamento das ciências humanas e sociais aos evangelhos de Cristo, não tem dado frutos e impede as pessoas de se apegarem à “espiritualidade viva”.

– A teologia da libertação não tem dado frutos, e muita gente teima nisso e perde tempo pq não descobre a beleza do sagrado, de uma espiritualidade viva, e fica apegada às coisas passageiras desse mundo, sem olhar para o alto. Olhemos para Deus – finalizou o clérigo.

 

Fonte: Pleno News

Um bebê de seis semanas morreu afogado, no último domingo (31), durante a realização de uma cerimônia de batismo em uma igreja ortodoxa na Romênia. A morte da criança, por parada cardiorrespiratória, comoveu o país.

De acordo com a CNN, a criança foi mergulhada três vezes no tanque de água benta e começou a passar mal ainda na igreja. Paramédicos tentaram reanimar o bebê, mas sem sucesso, e levaram-no para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Condado de Suceava. A criança veio a óbito horas depois do batismo.

Segundo a autópsia, “o bebê teve uma morte violenta e um líquido foi encontrado em seus pulmões”.

A polícia local abriu investigação para apurar a conduta do padre e trata o caso como homicídio culposo.

Por sua vez, a Igreja Ortodoxa Romena vem sendo pressionada pela população a dar uma resposta sobre o incidente. Uma petição, que já acumula 60 mil assinaturas, pede que o protocolo de batismo seja revisto. Como alternativa, eles sugerem que o ritual seja feito com borrifadas de água.

O porta-voz do Patriarcado Romeno, Vasile Bnescu, classificou o caso como “trágico” e apoiou a abertura de uma investigação. No entanto, ele afirmou que não possível que uma “criança possa ser mergulhada na água sem cobrir o nariz, a boca e as orelhas”.

– Há uma técnica que um padre experiente sempre usa. É assim que o batismo é celebrado com o maior cuidado – defendeu Bnescu.

Fonte: Pleno News

O jornal Folha de São Paulo voltou a ser motivo de piada entre os internautas. Ao atualizar, como de costume, o número de mortos pela Covid-19 no Brasil, o veículo publicou que se tratava de um recorde em seis meses, chegando ao número de 224 milhões.

De acordo com a última atualização do IBGE, o atual número de habitantes no país não passa dos 212 milhões. Caso a publicação estivesse correta, a Covid-19 já teria dizimado toda a população brasileira.

Os internautas não perderam tempo e movimentaram as redes sociais.

Após o “escárnio”, a Folha corrigiu o erro, alterando o número para 224 mil.

Fonte: Pleno News

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) denunciou a circulação de fotos de seu rosto em corpo de mulheres nuas nas redes sociais. Ela esteve neste domingo (7) em uma delegacia de São Paulo, a fim de registrar um boletim de ocorrência contra os responsáveis.

– Acabo de registar Boletim de Ocorrência contra uma quadrilha que, desde ontem, espalha montagens grosseiras com corpos de mulheres nuas e meu rosto. Todos os envolvidos serão pegos! Não tenho medo de bandido… nem os que atacam no mundo físico, nem os que atacam no mundo virtual – escreveu Joice no Twitter.

Em vídeo anexado à publicação, ela disse que “vai atrás de um por um até chegar ao chefe da quadrilha”.

– O crime não deixa de ser crime porque é cometido no ambiente virtual. E eu vou pegar quem está fazendo isso. A polícia de SP dará uma resposta – finalizou a deputada.

 

Fonte: Pleno News

O apresentador Fausto Silva surpreendeu o público ao surgir 24 quilos mais magro no Domingão desta noite (7). O comunicador, que deixará a Rede Globo no fim deste ano, emagreceu durante o tratamento de um edema linfático em uma de suas pernas.

A mudança no visual foi percebida com facilidade pelo público. Isto porque os programas que tinham ido ao ar nas últimas semanas tinham sido gravados antes do procedimento médico.

Em janeiro, quando passou uma temporada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e chegou a levantar suspeitas de que estava com Covid-19, Faustão passou por “sessões de desinchamento”. Ele conta que saiu de 114 quilos para 90 quilos.

– Estou com menos peso do que quando fiz a cirurgia bariátrica. Agora estou super bem, zerado, fazendo ginástica – disse ao site Notícias da TV.

O edema linfático, ou linfedema, acontece quando alguma insuficiência no organismo provoca a retenção de líquidos, o que gera inchaço, podendo até desenvolver úlceras na área afetada. Um dos tratamentos utilizados é justamente a drenagem do líquido retido.

Fonte: Pleno News

Neste domingo (7), morreu George Shultz aos 100 anos, em sua casa em Standford, na Califórnia (EUA). Formado em economia, Shultz foi secretário de Estado dos EUA por seis anos no governo do republicano Ronald Reagan, além de ter ocupado posições importantes na administração do ex-presidente Richard Nixon anos antes.

Mesmo após ter deixado o serviço público, Shultz continuou sendo uma voz ativa em assuntos envolvendo economia, segurança nacional, armas nucleares e questões ambientais. Ele ajudou, inclusive, também a negociar o fim da Guerra Fria.

– Lembrado como um dos secretários de Estado mais influentes de nossa história, Shultz foi um jogador-chave, ao lado do presidente Ronald Reagan, na mudança de direção da história, usando as ferramentas da diplomacia para encerrar a Guerra Fria – afirmou a Instituição Hoover, ao comunicar o falecimento do diplomata.

– Ele sabia o valor de uma palavra, que “a confiança era a moeda do reino” e se agarrou firmemente a um conjunto de princípios. Isso, combinado com uma inteligência aguçada, permitiu-lhe não apenas imaginar coisas consideradas impossíveis, mas também levá-las à prática e mudar para sempre o curso dos eventos humanos – conclui a instituição em nota.

Fonte: Pleno News

O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) afirmou em suas redes sociais, neste domingo (7), que o programa Big Brother Brasil deste ano está “desmascarando a militância esquerdista”. Com elenco diverso e antagônico, o BBB21 tem dado o que falar sobretudo pelos conflitos internos entre as supostas “minorias” e também pela postura agressiva daqueles que se dizem “militantes” fora da casa.

– O Big Brother Brasil está conseguindo a façanha de desmascarar a militância esquerdista. Se não fosse por eles, boa parte da população não ficaria sabendo como são intolerantes, raivosos, preconceituosos e [o quanto] buscam incessantemente por protagonismo. São doentes! – escreveu o deputado.

Com menos de três semanas no ar, o BBB21 já exibiu discussões acaloradas, muitas delas protagonizadas pelo núcleo considerado “lacrador” da casa, que está “guerreando” entre si. As tensões chegaram ao limite na madrugada deste domingo (7), em que o participante Lucas Penteado pediu para sair do programa após ser confrontado por ter beijado o colega de confinamento Gilberto Nogueira.

Lucas, que até então era visto como heterossexual pelo público, foi acusado de querer “aparecer” e “usar” Gilberto para conquistar a simpatia do público. Quando ele assumiu ser bissexual, foi categoricamente rejeitado pelos colegas, incluindo os participantes negros que se diziam militantes pelas minorias.

Fonte: Pleno News

O menino de 11 anos que foi resgatado após ser encontrado acorrentado em um barril, em Campinas (SP), alimentava-se basicamente de cascas de fruta e fubá cru. A informação foi revelada pelos vizinhos do garoto, que também contaram que ele era agredido desde os três anos de idade. Por conta do fato, o pai, a madrasta e uma irmã da criança estão presos por tortura e omissão.

O jardineiro Ivanei da Silva, vizinho da família, contou que ouviu o garoto pedir ajuda da janela do imóvel e disse que, diante do pedido de socorro, resolveu entrar na casa. O jardineiro afirmou que a criança teria revelado que estava acorrentado ao barril porque estava de “castigo”.

– Ouvi ele dizendo: “Quero água, quero comida, estou com muita fome”. Ele disse que estava lá porque era um castigo – revelou o vizinho.

Após ser resgatado pela polícia, o menino precisou ficar internado em um hospital para se recuperar do quadro grave de desnutrição e desidratação. O menino pesava apenas 27 quilos no momento em que foi salvo. Enquanto se recupera, o garoto já ganhou doações de brinquedos e peças de roupa. Até doações de bolsas de estudo nos Estados Unidos e no Canadá ele já recebeu.

Segundo a Polícia Militar, foi constatado que o menino era mantido nu, acorrentado pelas mãos e pelos pés em um tambor de ferro exposto ao sol. O local era coberto por uma telha do tipo Brasilit e com uma pia de mármore por cima, para impedir a saída do garoto. Apesar da situação grave, o vizinho Ivanei contou que ficou aliviado com o resgate do pequeno.

– Sei que ele vai passar a ter uma vida decente, que toda criança merece – completou Ivanei.

Fonte: Pleno News

Um padre da cidade de Laranjal Paulista, no interior de São Paulo, usou uma de suas homilias para dar um recado duro ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por conta das medidas de restrição determinadas pelo tucano nas últimas semanas no estado. Na mensagem, o padre Edison Geraldo, chama o gestor de “neurótico” e critica as incoerências do poder público.

– O povo tem que parar e gritar: “Ninguém vai fechar nada”. Que palhaçada é essa. O povo vai morrer de fome? Começa lá… O neurótico do governador, quanto ele ganha por mês? Mais de R$ 40 mil? [Que ele] Divida o salário dele com os pobres aqui, com os pais de família que vão ficar sem [renda], com o vendedor ambulante que não vai ganhar nada. Se é para fazer a coisa certa, vamos lá – protestou o padre.

O sacerdote também questionou os protestos feitos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro e destacou que tais atos são “neurose”. O líder religioso também afirmou que os “buzinaços” não contribuem em nada para a melhora do Brasil e que visam apenas “implodir o país”.

– Vamos todo mundo nos unir para o bem e para salvar o povo, mas ninguém quer salvar o povo, querem implodir o Brasil, detonar por dentro, para o Brasil morrer. São Paulo ‘tá infestada? Cadê o dinheiro que foi lá para São Paulo? – questionou.

Por fim, o clérigo voltou a tecer críticas contra Doria, a quem chamou de inconstante e que disse sofrer de “neurose”. O líder religioso ainda disse que o gestor paulista vive “fora da realidade” e comparou o tucano a Nero e Adolf Hitler.

– Chega de ficar engolindo tudo que mandam para nós. Não, nada de obedecer a esse tipo de gente. Parem de engolir mentiras, essas falcatruas, essa maracutaia toda, essa falácia sem fundamentação nenhuma, tá na hora de gritarmos também – completou o padre.

Fonte: Pleno News

A Argentina está acostumada a crises econômicas recorrentes, mas a pandemia de Covid-19 agravou a recessão que o país sofre desde meados de 2018. O desemprego e a pobreza aumentaram expressivamente. A economia está em queda livre, com mais de 42 mil pequenas e médias empresas fechadas desde março.

A jornalista Maria Laura Assis, que recentemente compartilhou imagens de um “centro de isolamento” forçado na cidade de Formosa, voltou a expor a grave situação do país vizinho. Nesta sexta-feira (5), Maria publicou no Twitter um vídeo que mostra cidadãos argentinos em filas para receberem sobras de uma padaria.

Todas as noites antes do fechamento do estabelecimento, os funcionários saem para distribuir o que sobrou de alimento.

– Antes eram 20 pessoas, agora temos 300, muitos são clientes daqui. Dizem que ficaram sem trabalho e vêm pedir para levar a família – conta uma das funcionárias ao jornal argentino El Siglo.

Na publicação, internautas relacionam o agravamento da crise às medidas de restrição e isolamento adotadas no país.

– Estar na Argentina significa ter muitas crises, com quedas e altas no consumo, quedas e altas na lucratividade, e é preciso ir lidando com tudo isso. Temos alma de empreendedores, mas isto agora é diferente, tudo fechou. Receita zero – disse o comerciante Federico Cillarroca.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina caiu 19,1% no segundo trimestre do ano, o maior colapso desde 1981.

De acordo com Observatório da Dívida Social da Universidade Católica Argentina (UCA), a pobreza na Argentina atingiu 44,2% da população no fim de 2020.

Fonte: Pleno News

O Papa Francisco nomeou pela primeira vez uma subsecretária para o Sínodo dos Bispos. Nathalie Becquart, uma freira nascida na França, é a primeira mulher nomeada para o cargo e terá direito de voto no sínodo, que aconselha o pontífice. Ela será acompanhada no cargo pelo padre espanhol da Ordem de Santo Agostinho Luis Marín de San Martín.

A nomeação de Becquart reflete a vontade do papa de promover “uma maior participação das mulheres nos processos de discernimento e decisão eclesial”, de acordo com o secretário geral do sínodo, o cardeal Mario Grech, em entrevista aos meios de comunicação do Vaticano.

Nathalie já era consultora da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos desde 2019. Formou-se na Escola de Pós-Graduação em Negócios de Paris (HEC Paris) e estudou filosofia e teologia no Centro Xavier – Faculdade jesuíta de Paris.

Também cursou sociologia na Escola de Pós-Graduação em Ciências Sociais (EHESS), na mesma cidade, e especializou-se em Eclesiologia com pesquisa sobre sinodalidade na Escola Superior de Teologia e Ministério de Boston (EUA).

Em agosto de 1995, entrou no Instituto La Xavière, Missionários de Jesus Cristo. Em 2005, fez seus votos perpétuos.

Nathalie Becquart ocupou vários cargos na área de marketing e na formação de jovens, tais como diretora espiritual da Rede Inaciana da Juventude na França, coordenadora nacional do programa de escotismo para jovens em áreas urbanas pobres e multiculturais e, entre 2012 e 2018, foi diretora do Serviço Nacional para a Evangelização da Juventude e das Vocações (SNEJV) na Conferência Episcopal Francesa

Fonte: Pleno News

Na manhã deste domingo (7), a deputada federal Bia Kicis utilizou suas redes sociais para defender a “exclusão” de transgêneros em esportes femininos. Em sua conta do Twitter, ela ressaltou que apresentou um projeto sobre o assunto em 2020 e afirmou que é preciso “resguardar o espaço tão duramente conquistado” pelas mulheres.

O comentário foi feito ao compartilhar dados sobre um estudo, publicado pelo British Journal of Sports Medicine, apontando que mulheres transgênero possuem vantagens em esportes femininos.

Ao comentar os resultados, Bia Kicis ressaltou que o espaço está sendo tomado “por conta de uma ideologia”.

– Em 2020 apresentei o PL 3396 que determina o sexo biológico como o único critério para definir gênero dos atletas em competições. Precisamos resguardar o espaço tão duramente conquistado por nós mulheres e que nos vem sendo tomado por conta de uma ideologia – destacou.

Fonte: Pleno News

Na manhã deste sábado (6), a Polícia Militar (PM) de São Paulo resgatou uma menina de 2 anos de idade que havia sido amarrado com fios pela mãe. Agentes chegaram ao local após uma denúncia anônima.

O caso aconteceu no bairro de Cidade Líder, na capital paulista.

De acordo com a PM, a chegarem à residência, os “policiais militares encontraram a garotinha desamparada e amarrada com fios”. Além disso, a corporação informou que a menina “chorava muito”.

Os agentes então desamarram a menina e encontraram um brinquedo ao lado dela, que seria utilizado enquanto a criança ficava sozinha.

Até o início da tarde de sábado, os pais da menina não haviam sido localizados. Eles poderão responder por abandono de incapaz, lesão corporal e tortura.

Fonte: Pleno News

 

Uma forte explosão em uma residência no bairro de Mãe Luiza, zona leste de Natal, no Rio Grande do Norte, deixou ao menos quatro mulheres mortas, uma delas adolescente, e um casal de idosos feridos na madrugada deste domingo (7), segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Franco, chefe de Comunicação da Polícia Militar do RN, ainda não se sabe a causa da explosão.

– Possivelmente foi vazamento de gás. Houve um estrondo forte e logo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para atender a ocorrência – disse Franco.

Na explosão, houve desabamento da residência e possíveis rachaduras em casas próximas do acidente.

– O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão fazendo análise das estruturas para avaliar a necessidade de interdição do local e possível transferência dos moradores – explicou Franco.

*Estadão

Fonte: Pleno News

A Polícia Federal (PF) pediu, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorização para indiciar Helder Barbalho (MDB), governador do Pará. O motivo seriam “condutas delituosas” na compra de respiradores para pacientes com Covid-19. A informação foi dada pelo portal G1.

Além de Barbalho, outras sete pessoas também serão indiciadas, entra elas o ex-secretário de saúde, Alberto Beltrame, o ex-secretário adjunto de gestão administrativa da saúde, Peter Cassol, e servidores e empresários envolvidos na aquisição dos respiradores, feita sem licitação durante a pandemia.

A compra envolveu cerca de R$ 50 milhões em recursos públicos. A PF considera que a aquisição dos respiradores foi utilizada para favorecer a empresa SKN do Brasil. Durante a Operação Bellum, agentes apreenderam documentos indicando que servidores teriam agido para esconder as irregularidades.

Para a PF, há elementos suficientes para comprovar a atuação de todos em um esquema de fraude.

A solicitação do indiciamento teve que ser feita ao STJ porque Helder Barbalho possui foro privilegiado. Caso o pedido seja aceito, o governador do Pará irá responder por crimes licitatórios, falsidade documental e ideológica, associação criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção.

A Polícia Federal afirmou que Barbalho editou um decreto para adquirir os respiradores pagando antecipadamente. Dois dias depois, o governo estadual pagou R$ 25,2 milhões à empresa recebedora, isso antes do Pará receber os produtos.

Ao portal G1, o governo do Pará disse que não ficou provado o envolvimento de Helder Barbalho em algum ato ilegal ou antiético. Além disso, também ressaltou que foi o próprio estado quem denunciou os fornecedores por entregadores respiradores defeituosos.

Por fim, o governo paraense explicou que pediu à Justiça o bloqueio dos bens dos fornecedores até o ressarcimento dos produtos.

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |